Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Acabou a trégua

Rui Gomes, em 08.05.20

image.pngAinda falta definir muita coisa quanto à logística total que suportará o regresso da Primeira Liga. Se pensarmos bem, falta até garantir que esta regressará de facto: num país que não adoeceu mas também não imunizou, com alguns infecciologistas a insistir na precocidade deste desconfinamento e com virologistas a insistir no risco de novo surto de Covid-19, o que, a confirmar-se, ainda pode fazer tudo voltar para trás. Estas duas semanas serão decisivas.

Agora, defina-se o que se vier a definir, é urgente juntar um plano de segurança pública às prioridades de topo. As claques portaram-se geralmente bem durante o confinamento, em alguns casos até especialmente bem ainda antes dele. Mas o tom em que os SuperDragões expressaram o seu apoio ao FC Porto à volta do Olival já era dúbio. Este vandalismo na Rotunda Cosme Damião, eventualmente perpetrado por adepto do Sporting, é um alerta.

As saudades do futebol; as tensões acumuladas no lockdown; uma certa atmosfera de fim-do-mundo em que alguns de nós ainda se deixam viver; o agravamento do desemprego e dos problemas socio-profissionais ao longo de Maio; a dispersão de ultras por espaços algo mais difíceis de determinar do que um mero estádio (mas, por outro lado, com eventual concentração numa geografia muito mais pequena do que o país inteiro) - tudo isso vai transformar aquelas oito semanas num período de alto risco, que exige uma estratégia de contingência.

Pode correr tudo bem e, inclusive, pode estar toda a gente determinada a que corra tudo bem - mesmo as claques. Mas, como se sabe, às vezes basta um erro num penálti - que, aliás, o visionamento pela TV vai tornar ao mesmo tempo mais fácil de esclarecer e mais difícil de discutir com civilidade - para que as coisas descambem. Num país exausto, daí à violência pode ser um saltinho.

Joel Neto, jornal O Jogo

publicado às 03:01

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


20 comentários

Imagem de perfil

De Mike Portugal a 08.05.2020 às 10:40

Agora que a Liga volta, começam também os assuntos e polémicas a voltar. Os 2 mais recentes são:
- vamos receber finalmente os €900k que a FIFA obrigou o Sport Recife a pagar pela transferência do André em 1847;
- a Sampdoria meteu um processo na FIFA contra nós por não lhes termos pago os 10% de mais valias da transferência de Bruno Fernandes;
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.05.2020 às 12:33

Ainda não abordei em post a segunda questão, que até intriga em termos de Direito.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 08.05.2020 às 13:32

Não é fácil de resolver mas dúvido que o SCP não tenha que pagar, pois se se abrir o precedente do SCP não pagar, então estas clausulas futuras de nada valerão, podendo haver rescisões para se fazer novos contratos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.05.2020 às 13:53

Os clubes deviam te chegado a um acordo, mas pelos vistos os italianos não abdicam dos 10 por cento.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.05.2020 às 13:54

Perdão... "ter" chegado.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 08.05.2020 às 11:04

Um bocado ingénuo ou bem intencionado este articulista. Toda a gente determinada a que tudo corra bem ... mesmo as claques. Alguém acredita mesmo nisso? Até mesmo quando a sua própria equipa ganha causam problemas ... O que me admira é não haver a coragem de lhes dar o mesmo tratamento de Inglaterra.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.05.2020 às 12:30

Se não se identificar, não voltará a ser publicado. Obrigado.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.05.2020 às 22:46

P.S.: Para lhes dar o "mesmo tratamento de Inglaterra" é preciso ter uma determinada mentalidade, que nós não temos.
Sem imagem de perfil

De Rumo Certo - Ventos Favoráveis a 08.05.2020 às 11:58

A pandemia, veio colocar profundamente em causa, toda a anterior lógica e postura comportamental das claques, nos recintos desportivos.
Considerando o adágio de que "há males, que vêm por bem", o "covid-19" substitui-se às obrigações e competências atribuídas, e tardiamente levadas à prática por quem de Direito e competência - as entidades públicas e desportivas.
O vírus veio por agora, pôr fim a comportamentos desviantes e de risco, nos ajuntamentos de bandos promotores de coação e violência, fisica e verbal, nos locais de competições ou reunião.
Concedida a excelência da oportunidade para disciplinar e erradicar definitivamente o mal, será inadmissível que se voltem a repetir ou verificar desmandos, cânticos e ofensas no interior dos recintos deste País e particularmente no nosso Santuário de Alvalade.
Fraterno Abraço Leonino
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.05.2020 às 12:32

Um cínico dirá que passado algum tempo volta tudo à "normalidade", ou seja, ao mesmo de sempre.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.05.2020 às 15:03

Rumo certo…,

Até aprecio as suas análises desportivas. No entanto há um pequeno/grande aspecto que vou contestar. Refiro-me a designar como Santuário, o complexo desportivo/comercial de Alvalade. Na minha perspectiva Santuário está relacionado com religião. Ora o desporto não é uma religião, embora haja quem o viva como tal, sobretudo na área do futebol.
Deste modo, referir-se a Alvalade/estádio como um Santuário, mesmo que simbolicamente, constitui uma interpretação que não acho apropriada. Lá por os da" Luz" chamarem ao seu estádio Catedral, nós não temos, nem devemos seguir as suas pisadas. Aliás "neles" talvez faça algum sentido, pois já têm padres e quem te padres tem missas.
Prefiro dar à religião ao que é da religião, e ao desporto o que é do desporto. Cada macaco no seu galho, diria um iluminado. Com todo o respeito pela opinião, não compare o nosso Sporting a uma religião. Já nos basta o desvio "brunista".
Saudações Leoninas, sem "améns".
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 08.05.2020 às 15:58

Enfim um comentário que concordo quase na totalidade ! Quando chegou a parte de brunista ! Se você não tiver dinheiro para ir ao oculista eu mesmo sendo pobre posso lhe emprestar ! Queria que você conseguisse ler tudo o que o Brunismo consegui de positivo para o clube ! Tenho dificuldade e em saber se realmente sabe ler ou ainda não Teve vagar de ler a longa lista das coisas que o brunista consegui para o clube ! Você não passa de mais um loser , deve de comer muito fruto ! Tenham vergonha !
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.05.2020 às 16:32

Se não se identificar, não voltará a ser publicado.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.05.2020 às 17:06

Esta "arenguice" sobre as virtudes do brunismo nem merece resposta, mas como a administração não apagou a sua resposta apesar de se encontrar escondido atrás do anonimato, vou-lhe responder.

No meu comentário não existe qualquer intenção de abordar o brunismo, seja nos aspectos positivos, seja nos aspectos negativos. O brunismo é passado, embora teime em ser presente. Por isso, essa discussão não se insere no contexto do comentário, nem me interessa desenvolvê-la.

A alusão que faço ao brunismo, para bom entendedor, é feita como uma espécie de religião com os seus dogmas, os seus "evangelistas", os seus fiéis. Ora como as religiões, (sobretudo as mais fundamentalistas) se regem pela emotividade e pela irracionalidade, é assunto que não é passível de discussão.

Portanto, seja feliz na sua fé.



Sem imagem de perfil

De Anónimo a 08.05.2020 às 20:44

Em primeiro lugar devo lhe de dizer que não sou religioso E muito menos fundamentalista ! Dito isto fundamentalista são todos os anti brunistas, por uma razão muito peculiar , quando vocês insistem no mesmo erro e porque sao burros E isso é ser fundamentalista ! Ser fundamentalista e continuar a fazer a mesma coisa e esperar resultados diferentes ! O sporting já não ganha há 20 anos Um campeonato Não E só por vossa culpa muito por vossa culpa porque o vosso modelo de gestão para o scp já está mais que ultrapassado ! ! Estava aqui todo dia a dar lhe exemplos da vossa falta de Ambição know how , mas não me apetece ! Para terminar devo lhe dizer que eu já era brunista antes de ver o Bruno como presidente , não lhe vou explicar porque você não tem capacidade para entender ! Ser brunista não é follow the líder e ter as mesmas ambições do líder ao contrário de vocês os croquetes que vocês sao a prova de mediocridade para o scp como se pode comprovar ao longo dos anos ! O brunismo ou aquilo que o senhor lhe queira chamar fez os croquetes passarem por ridículos Insignificantes as vossas ideologias em somente 5 anos ! Vocês só vao Compreender o que é o brunismo quando novamente o estádio voltar a encher as modalidades a ganharem em tudo e o aumento de receitas triplicar ! Hoje voltei a ter esperança no scp ! Croquetes nunca mais ! Boa tarde
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.05.2020 às 21:48

Pode qualificar-me como quiser. Não me ofende. Nem sequer me conhece. Se me deixasse ofender pela falta de respeito, pela má educação, pelo disparate, nem sequer manifestava opinião nas redes sociais, onde predomina, armada em sabedoria, a estupidez humana. E quero salientar que este ainda é um espaço, onde se pratica, com raras excepções, o respeito e a boa educação. Por essa, entre outras razões aqui escrevo.

Sou sportinguista apenas, sem qualquer rótulo. Sou antes disso um cidadão que pauta o seu comportamento pelo civismo. Não vou continuar um debate, com quem não sabe, nem quer debater. Para concluir e deixando de ser politicamente correcto, por uma vez, esclareço que psiquiatria, não é a minha especialidade.

Não vou gastar mais o meu latim.
Sem imagem de perfil

De Rumo Certo - Ventos Favoráveis a 08.05.2020 às 13:03

👍 Verdade meu caro, infelizmente.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 08.05.2020 às 20:12

Comentário apagado.
Sem imagem de perfil

De João F. a 08.05.2020 às 20:42

"Agora metam a viola no saco "


Não cantes de galo, porque o mais importante nunca foi o teu querido guru ser acusado por cúmplice ao ataque a Alcochete. Espera por aquilo que aí vem com os inquéritos à sua gestão e ao desvio de dinheiro, dos quais a PJ está a fazer.

Tem calma, porque o teu querido chefe guru, não irá ter descanso nos próximos tempos.



Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.05.2020 às 22:42

Desculpe, apaguei o outro comentário por falta de identificação e sem reparar que já lhe tinha respondido.

De qualquer modo, a resposta está dada.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2014
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2013
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2012
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D




Cristiano Ronaldo