Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

 

Adenda: Este é o mesmo post que se publicou esta manhã, agora com um breve resumo do jogo. Por uma questão de direitos, não sabemos por quanto tempo o vídeo vai estar disponível.

 

De qualquer modo, o lance em debate pode ser visto sensivelmente aos 4:05 minutos do vídeo. O contacto entre Bas Dost e o guarda-redes dp Borussia Dortmund teve lugar mesmo no limte da pequena área e pode ser analisado através de repetições. Duvido muito que opiniões venham a ser alteradas, mesmo com estas imagens, mas cada um é livre de apurar as suas próprias conclusões. 

_________________________________________________

 

Em declarações à imprensa holandesa, esta quarta-feira, Bas Dost voltou a manifestar a sua indignação pelo golo que foi anulado a Coates (39') por alegada falta sua:

 

«Eu acho que não foi falta, porque nem sequer vi o guarda-redes. Ele é que veio contra mim. Acho inacreditável que um lance como este seja anulado. São momentos muito importantes, não estou muito contente.

 

19989324_5daPl.jpg

 

Depois do 0-2, tudo parecia perdido, mas lutámos de forma fantástica. Tive uma oportunidade para fazer o 2-2... devia ter marcado».

 

Última palavra sobre este lance, que nós consideramos ter sido mal ajuizado por Damir Skomina, árbitro Esloveno.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:42

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


42 comentários

Sem imagem de perfil

De Altino Torres a 20.10.2016 às 07:50

Razão tem aquele adepto que disse na TV ; " treinadores para o segundo lugar ja cá tivemos muitos...e muito mais baratos"
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 20.10.2016 às 08:05

O habitual da euforia à depressão .... velhos hábitos que não mudam facilmente!
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 20.10.2016 às 08:35

Ontem dei por mim a pensar o SCP que as desculpas da arbitragem nada servem para além de desculpar erros próprios mas depois vejo o FCP ganha com um golo de diferença marcado de penalti, o SLB adianta-se no marcador logo no inicio do jogo com um golo de penalti ... e um gajo pensa e se o cabrão do esloveno tivesse assinalado o penalti do Socratis sobre o Bas Dost !? com o 0-0 lance que precede o golo do Dortmund ... e se o arbitro não invalidasse o 1-1 do Coates por suposta falta sobre o GR !? que jeitinho dava que o arbitro do SCP tivesse feito o seu trabalho como fizeram os árbitros do FCP e do SLB!
Sem imagem de perfil

De Altino Torres a 20.10.2016 às 09:50

Isso é uma visão muito redutora do que se passou nesta jornada europeia. O Sporting tem de se queixar de si mesmo. Como é que se admite que um treinador venha dizer que o Sporting tem de aprender com os sub 21 do Dortmund? O Ruiz, o Patricio, o B Cesar, o próprio Coates e mesmo o Bas Dost o que é que têm de aprender com aqueles putos que jogaram o que quiseram e ganharam como quiseram? E depois vir mandar recadinhos para o jogo de Guimarães? Ainda a cobrar da equipa? E quem cobra dele? Ningu+em? Não ha uma alma sportinguista de relevo que se atreva a cobrar do treinador aquilo que é de cobrar de um treinador? Por isso mais uma vez teve que ser um adepto, um popular, um bi-polar, como ali ecima se descreveu, a dizer "o JJ não está acima do Sporting" e reforçou, para o caso de alguém não pensar que estava fora desta crítica "NINGUÉM está acima do Sporting." E é isto, amigos. saudações desportivas.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 20.10.2016 às 09:55

Meu caro os "Sub-21" do Dortmund demonstraram toda a racionalidade e maturidade que os alemães têm e nós não ... mas isso é outro assunto e terá razões culturais por traz não meramente futebolisticas.

O que eu disse redutor ou não é uma simples constatação que fiz, goste ou não goste concorde ou não concorde é um direito seu.

SL,
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 20.10.2016 às 10:12

Comentário apagado.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 20.10.2016 às 10:24

Justiça seja feita o Bas Dost falha da oportunidade que teve para o 2-2 e falhou.

De resto o que você acha pouco me interessa, choradeira ou não o rapaz fala de um lance concreto outros há que se queixam de algo que não lances concretos.

Costuma se dizer que os grande jogos se decidem em detalhes ... ai tem 2 grandes detalhes (um penalti e um golo anulado), agora vamos todos assobiar para o lado e malhar nos jogadores e treinadores como fosse tudo culpa deles, alias é isso que "todos" fazemos nas nossas vidas não ligamos às injustiças sociais nem perdemos tempo com os erros de terceiros que nos penalizem sem termos qualquer responsabilidade ... isso não, focar-nos sempre naquilo que devemos fazer e em que podemos melhorar ... pois!


Sem imagem de perfil

De Nuno Ferreira a 20.10.2016 às 10:09

Não vi o lance do penalty, pelo que vou assumir que é verdade o que dizem os adeptos Sportinguistas e como tal, sai uma vez mais o Sporting prejudicado nas competições europeias. Sobre o lance do golo anulado, não só discordo da opinião da maioria dos Sportinguistas, como acho essas opiniões, aceitáveis pelo clubismo, porém inaceitáveis racionalmente. E bastava conhecer a lei que diz o seguinte no ponto 12 - faltas e incorrecções:

"Faltas cometidas sobre o guarda-redes

- Há falta quando um jogador impede o guarda-redes de soltar a bola das mãos.

- Um jogador deve ser penalizado por jogo perigoso se pontapeia ou tenta pontapear a bola quando o guarda-redes a vai repor em jogo.

- HÁ FALTA QUANDO UM JOGADOR IMPEDE OS MOVIMENTOS DO GUARDA-REDES, POR EXEMPLO, DURANTE UM PONTAPÉ DE CANTO"
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.10.2016 às 11:11

Salvo a sua explicação, não teríamos conhecimento das leis do jogo !!!
Sem imagem de perfil

De Joao a 20.10.2016 às 11:59

Bom, se o contacto e' feito dentro da pequena area, nao interessa se o contacto e' accidental, causado pelo guarda-redes ou pelo adversario. E' sempre falta a favor do guarda redes.

O guarda redes sai para socar a bola, esbarra no avancado dentro da pequena area: falta do avancado.
Sem imagem de perfil

De Joao a 20.10.2016 às 12:13

Alias, a segunda fotografia que tem no post mostra que e' claramente falta. O facto do Bas Dost dizer que nao sabia onde estava o guarda redes (e vamos fingir por um momento que acreditamos nisso...), nao tem relevancia ou nao para ser falta ou nao.

O avancado bloqueia a progressao do guarda redes. E' na pequena area? E'. Entao e' falta sempre.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.10.2016 às 13:25

É falta porque o caro quer que seja falta. Vindo de um benfiquista, nem outra coisa podia ser.
Sem imagem de perfil

De Joao a 20.10.2016 às 13:49

Benfiquista? Nao, sou Sportinguista desde sempre.

Acho muito triste que chegamos a este ponto: nao se pode ter liberdade de opiniao ou pensar pela propria cabeca. Para se ser de um clube nao se pode tentar ser justo, so´se pode ser parcial.

Ja participo neste blogue, sempre com o meu nome proprio, ha muito tempo. Esperava melhor de si, devo confessar
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.10.2016 às 14:01

Sabe quantos leitores com o nome "João" comentam aqui no blogue ?... Alguns dos quais benfiquistas ?

Tanto que se respeita a liberdade de expressão que se verifica aqui um bom número de comentários seus. Isto, no entanto, não quer dizer que todos estejam de acordo consigo.

Se há alguém que não desculpa insuficiências do Sporting com a arbitragem sou eu e raramente faço comentários nesse sentido nos meus escritos. Mas de vez em quando surgem lances que merecem discussão e este é um deles. Na minha opinião não há falta e se o golo tivesse sido validade, este lance nunca mais seria referido. Ao longo do jogo o árbitro errou em vários lances onde houve contacto físico e este foi um deles.

Nunca saberemos, claro, mas teria sido invalidado se tivesse sido ao contrário ?

Apesar da histórica superioridade alemã, também há um registo de decisões que nos prejudicaram ao longo dos anos. Lembra-se do penálti quando a bola bateu na cara do Jonathan Silva ?
Sem imagem de perfil

De João Antunes a 20.10.2016 às 20:06

...E ser benfiquista atesta de imediato a falta de credibilidade para comentar?

Essa visão peregrina de quem não opina favorávemente é adversa julgava que fosse exclusiva de BdC.
O Sporting perdeu bem porque jogou pior, evocam alguns as oportunidades desperdiçadas as quais tambem as houve em maior numero por parte do Borussia.
O Sporting a fazer primeiras partes como a que fez è que não é admissível para conquistar o que quer que seja.
Há muito nervosismo em Alvalade já, o presidente trás todos os dias um tema requentado para desviar atenções dessa insegurança no qual os jogadores também percebem o motivo. Os oito milhões que JJ ganha em paralelo com os tortuosos processos de renovação que estiveram na ordem do dia daquela casa torna qualquer um sensível ao barómetro do desempenho milimétrico.
Este sábado vai ser um desses jogos de grande receio como acontece às equipas de Jesus após este tipo de jogos.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 20.10.2016 às 12:18

Tive de comentar....

Dizer que é sempre falta a favor do GR, veio-me à memória, em 2004 no estádio da Luz, o lance entre o Luisão e o Ricardo....
Sem imagem de perfil

De Joao a 20.10.2016 às 13:17

E era falta, como e evidente.

Agora vamos mudar os protagonistas: Rui Patricio e um qualquer avancado do Dortmund. Estariamos todos aqui a dizer que era falta do avancado do Dortmund
Sem imagem de perfil

De jpinto a 20.10.2016 às 15:26

Devo depreender pelas suas brilhantes conclusões que é impossivel haver penalties dentro da pequena area - o que se aprende aqui

Já agora quem diz que é esquesito ou sei lá o quê - os jogadores 2 dias depois andarem a falar do arbitro que pensem a que horas da manha essas declaraçoes já estavam publicadas e se têm assim tanta certeza que foram proferidas hoje
Sem imagem de perfil

De Joao a 20.10.2016 às 16:19

Nao, nao se depreende nada. So nao "depreende" quem nao quer.
Sem imagem de perfil

De Guilherme Rosado a 20.10.2016 às 11:34

Acontece que o contacto é provocado pelo guarda redes. Pormenores. SL
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 20.10.2016 às 11:59

Nuno Ferreira,

Essa lei que citaste em maiuscula aplica-se quando o jogador vai fazer parede contra o GR, por exemplo, ou quando se atira contra o GR como muita vezes vemos nos pontapés de canto. O que aconteceu neste caso e é bem visivel nas imagens, o GR atirou-se contra o Bas Dost que estava lá quieto e nem se fez à bola.
Sem imagem de perfil

De Joao a 20.10.2016 às 12:15

Nao interessa se for na pequena area. Se fosse fora, ja seria diferente.

Podes argumentar que entao o guarda redes pode abalroar quem quizer se estiver na pequena area? Nao, mas nao foi o caso aqui.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 20.10.2016 às 14:03

Ai não? Muito me contas. O jogador está lá quieto e leva com o GR em cima e isso não é ser abalroado. O Bas Dost só não caiu porque é mais forte fisicamente que o GR senão tinha ido parar ao chão.
Sem imagem de perfil

De Joao a 20.10.2016 às 16:53

Mike,

acabei de ver o lance no youtube, para ter a certeza do que vou escrever.

Para comecar, e ao contrario do que dizes, o Bas Dost nao esta parado. Esta em movimento, com o defesa para interceptar a bola, em direccao a baliza. Era um canto, caso nao te recordes.

O guarda redes tambem e chocam os dois dentro da pequena area. Link: https://www.youtube.com/watch?v=H1zUVKamGF4

Ve a partir do minuto 4:25, em particular a repeticao aos 4:32. Nao vale queixar que nao se ve a parte de baixo do ecran, porque na repeticao que digo, nao e' preciso.

Dentro da pequena area, falta do avancado. Ponto final. Se fosse o Rui Patricio toda a gente diria que era falta.
Sem imagem de perfil

De Joao a 20.10.2016 às 16:55

O lance em tempo real acontece nos 4:14
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 20.10.2016 às 16:58

Isso de ser na pequena área não é tão trigo limpo como dizes. O que a regra diz é que se o GR estiver em salto e for tocado, é falta. Nenhum dos jogadores estava em salto. O Bas avança para a bola sim senhor numa trajetoria paralela à da baliza. O GR avança contra o Bas numa trajetoria perpendicular à dele e choca contra ele. O Bas não tem, repito, não tem que sair dali para o GR poder jogar à vontade, especialmente se nenhum dos 2 está a saltar à bola.

Volto a repetir, se o Bas fosse mais fraco fisicamente teria ido parar ao chão com o encontrão.
Sem imagem de perfil

De antonio a 20.10.2016 às 21:03

A ver se é desta que não me apagam o comentário. Fico lisonjeado pois deve ser por ter razão.

A regra da FIFA é claríssima: "o árbitro deve assinalar falta se na sua OPINIÃO entender que houve obstrução ao movimento do guarda-redes".

Bas Dost corre na direção da baliza, o guarda-redes corre na direção contrária e chocam já dentro da pequena área. A isto o árbitro chama de obstrução, mesmo que não tenha sido intencional.
Se Bas Dost estivesse parado, provavelmente não seria falta, mas fica ao critério do árbitro.
O facto de Bas Dost saltar ou não saltar não tem nada a ver com a regra.

Uma nota a um comentário sobre Luisão vs. Ricardo em 2004. É um lance muito discutível pois existe um contacto muito leve, mas que não foi suficientemente forte para sequer colocar Ricardo no chão (Ricardo aterra de pé e deixa-se cair em desespero). De qualquer forma, se Ricardo se tivesse feito ao lance como um guarda-redes a sério, certamente que teria havido outro tipo de contacto e, portanto, falta.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.10.2016 às 21:59

Não deixa de ser curioso pessoas aparecerem aqui a dar explicações sobre as regras do jogo como se os outros não as conhecessem. E, bem sabemos, qualquer decisão fica sempre ao critério do árbitro.

Sobre o caso de Ricardo e Luisão nem vale a pena falar.
Sem imagem de perfil

De Frederico Cerveira a 20.10.2016 às 11:07

"a culpa é do árbitro" E não se sai disto...
Sem imagem de perfil

De Joao a 20.10.2016 às 12:17

Ja cansa. E ver os jogadores passados dois dias ainda a queixar-se do arbitro deixa-me muito preocupado, relativamente ao seu estado mental actual.

Isso e o William dizer que fizeram uma boa primeira parte e que o Dortmund "teve duas oportunidades e marcaram dois golos".
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.10.2016 às 13:22

Mas se fossem jogadores do "glorioso" já não cansava !!!

Acho piada às v/análises que deixam a ideia que o guarda-redes pode fazer o que desejar e que o avançado não tem o direito de disputar a bola. Este lance não ocorreu dentro da pequena área, daí que o guarda-redes fique mais vulnerável a ser confrontado fisicamente.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 20.10.2016 às 13:29

Rui,

Desde que se reclame sem serem lances concretos não há stress!

SL,
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.10.2016 às 13:33

Desculpe, mas não compreendo.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 20.10.2016 às 14:06

LOL

Desta vez passa Rui ... estou a brincar com as reclamações publica do treinador Rui Vitória após o empate em casa com o Setubal em que reclamou da arbitragem:

: "Não fomos eficazes, mas o árbitro também não foi. Repetiu o que tinha feito na última época. Repetiu a exibição e, resumindo, deu empate. Fundamentalmente na segunda parte, houve decisões que na minha opinião não foram bem tomadas. Não é nenhum lance em concreto, mas quem anda no futebol percebe. Uma ou outra situação condicionou o jogo. Não foi uma arbitragem bem conseguida, Quando os jogadores falham, prejudicam-nos. Quando os árbitros erram, prejudicam uma das equipas".

Sendo a parte curiosa da intervenção a que eu faço referência dada a imbecilidade da mesma:
"houve decisões que na minha opinião não foram bem tomadas. Não é nenhum lance em concreto"
Sem imagem de perfil

De Joao a 20.10.2016 às 13:51

O lance foi na pequena area.

De novo, nao sou benfiquista.
Sem imagem de perfil

De jpinto a 20.10.2016 às 15:22

No Benfica não se reclama dos arbitros

No Benfica diz-se assim:

Se quisessemos tinhamos razões para nos queixarmos do arbitro porque nos roubou 5 penalties 3 golos e 4 lançamentos laterais, mas como nao somos como os outros, nao o vamos fazer
Sem imagem de perfil

De Amilcar Alho a 20.10.2016 às 20:23

Sabe bem que aqui os lances discutiveis do Benfica não são debatidos, são sim OPRIMIDOS.
Desnecessária essa sua lamentação quando o próprio não deixa que isso aconteça.
Sem imagem de perfil

De Pedro a 20.10.2016 às 16:30

É por estas e por outras que não passam da "cepa torta", como se diz no Alentejo!
Bla bla bla... árbitros.... bla bla bla.... Benfica...!!!
Enfim.... nunca mudem!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.10.2016 às 22:03

Só sabe isso ???
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 20.10.2016 às 21:15

Que nao é falta, todos, mas todos nós o sabemos. Só nao ve quem nao tiver pré-disposicao..e aí há muitos, já sabemos !!
Interessante, até os alemaes o reconheceram !!!

O árbitro errou mas, ele nao tem repeticoes e só tem dois olhos .
Analisando o video....Ele ve o Bas Dost movendo-se direccao guarda-redes, por isso apita .
O que ele nao ve e é de difícil analise, é o empurraozinho do alemao ao Bas Dost que consequentemente fica na rota de colisao com o guarda-redes.
O guarda-redes vai contra o Bas Dost, porque também nao consegue perceber o empurraozinho.
Coisas do jogo...analiso eu !! Para o bem e para o mal
Erros, há em todos os jogos, por isso...........
Que influiu no resultado?? Pode ser como pode nao ser... Se fosse no ultimo minuto como no caso do Schalke ou aquele outro golo do Slimani..aí sim, poderiamos afirmar-lo com toda a certeza.

A verdade, é que nao foi por aí que perdemos !!!..Desculpem.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 20.10.2016 às 21:18

O problema portugues com os árbitros é que todos acham que os árbitros estao comprados ou vendidos LOOOOOOLL !!
Para mim, o pior é que ninguém contribui ou quer contribuir para um melhor entendimento desse difícilissimo trabalho .
Comecando por Presidentes de todos os clubes!!!!
Estes deveriam ser os primeiros a entender e sobretudo pretender uma maior aceitacao natural dos erros arbitrais.
Mas pronto !! O futebol portugues só mostra a qualidade de quem o dirige....

Nota: Nunca fui árbitro, nem pretendo ser !!
Era o ultimo que faria no futebol. Nem o faria...retirava-me. :)))
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.10.2016 às 22:05

Carlos,

Este debate sobre o lance não anula a primeira parte realizada pelo Sporting, mesmo admitindo que caso tivesse sido golo, a equipa elevava o seu nível de jogo.
Sem imagem de perfil

De Ataíde a 20.10.2016 às 22:59

Em relação à carga, não intencional admito, mas que não me deixa quaisquer dúvidas, de Bas Dost sobre o guarda-redes do Borussia no limite da área de baliza e que vós vedes, sempre mas sempre, de outra maneira, leva-me à lembrança do que até hoje, foi, é, e será, a vossa versão da 'falta' do Luisão, no frango à Labreca.

Quanto ao outro lance e porque só o vi (repetido por uma única vez e pelas costas do defesa) durante a transmissão do jogo e, nem sei se houve repetições às carradas com imagens e velocidades variadas, não consegui discernir entre o bem disfarçado penálti e o espalhafatoso mergulho !...

Do que não tenho dúvidas é que o lance foi visto pelo árbitro de baliza!....Bem ou mal analisado, eis a questão.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D




Cristiano Ronaldo