Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Acuso

Naçao Valente, em 09.06.18

 

mw-1600.jpg

 

Os ditadores são como os melões, só se sabe o que realmente são depois de abertos. O ditador golpista assumiu a presidência  do Sporting Clube de Portugal através de eleições, como muitos congéneres o fizeram, sobretudo na área da política. Convém assim fazer um pouco de história.

 

O assalto ao poder no Sporting pelos ignóbeis golpistas começou em 2011. O abandono de Bettencourt levou ao aparecimento de uma multitude de candidatos, entre os quais estava o então desconhecido Bruno, o único que soube explorar o desencanto da nação leonina, recorrendo à demagogia e ao populismo.

 

Arregimentou alguns notáveis, como Barroso ou Sampaio, entre outros, ditos croquetes, mas croquetes bons. Arregimentou a juve leo, como guarda pretoriana, a troco de regalias, cada vez mais visíveis. Por uma unha negra não ganhou, quando já tinha montado o palco da adoração, rodeado de de fiéis e ruidosos seguidores.

 

Durante o mandato de Godinho Lopes, que fez uma direcção de saco de gatos, e cometeu erros de palmatória, o golpista manteve-se alerta à espera da sua oportunidade. Com os seus homens de mão, foi preparando o golpe. Godinho Lopes que mau grado os seus erros, não teve um mínimo de tolerância, entregou-lhe o poder de mão beijada. Aplauda-se a coragem de José Couceiro em ir a jogo, mas já entrou perdedor.

 

Com o apoio dos homens da finança, como Ricciardi e Sobrinho concluiu a reestruturação já estava em andamento. Em consequência teve de reduzir despesas e graças a treinadores baratos, jovens, mas prometedores, conseguiu melhorar os resultados no futebol.

 

Mas quem estava atento, percebeu, logo no segundo ano de mandato, que o ataque público à equipa após perder um jogo, não era comportamento de um líder equilibrado. Percebeu-se igualmente que pelo desrespeito por antigos presidente, pela  recusa em pagar dívidas, como a da Doyen, se estava perante um individuo, sem princípios e sem valores.

 

Marco Silva, ao colocar-se ao lado da equipa para a manter motivada, traçou aí o fim do sua função como treinador. Ao não apoiar o presidente no seu desvario, conseguiu, muito por vontade dos adeptos, concluir a época com um título.

 

Com o universo leonino dividido, o ditador anunciado,teve oportunidade de jogar a carta Jorge Jesus, para acalmar os ânimos. Contudo, os resultados no futebol ficaram aquém do expectável. Foi-se ungindo com êxitos nas modalidades, graças a grandes investimentos, pelo que parece, retirados da SAD, ao arrepio da normas da mesma.

 

Com uma poderosa máquina de propaganda de lavagem ao cérebro de adeptos ingénuos e pouco dados à capacidade reflexiva, e que preferem a ilusão à realidade, teve uma auto-estrada aberta para a reeleição.

 

Apenas com um único opositor corajoso, mas que serviu de cordeiro pascal, para o seu sucesso, saiu ainda mais reforçado. Foi então que chegou à conclusão que o seu poder era absoluto. E se o poder corrompe, o poder absoluto corrompe completamente.

 

Todo o ano do segundo mandato, demonstra claramente essa assunção do poder absoluto. O aumento de ataques à equipa, a perseguição a jogadores mais contestatários, a ruptura com o treinador, as assembleias como actos de adoração do chefe, com o beneplácito da MAG, a guerra com todos os críticos, incluindo antigos apoiantes.

 

E por fim, o atropelo das leis vigentes, assumindo, descaradamente o poder, à margem dos Estatutos, e desafiando instituições do próprio estado, como os tribunais.

 

Espanta a pueril ingenuidade dos restantes órgãos sociais, que face a situação conhecida nos últimos meses, se demitiram. esperando que o ditador e os seus acólitos também se demitissem. Mas algum ditador se demitiu?  Foram precisos cinco anos e acontecimentos graves para perceberem? Não estava há muito tempo demonstrada a natureza ditatorial do golpista? Não estranharam métodos de gestão, com utilização de verbas à margem das contas, como parece que aconteceu? Não tiveram conhecimento de desvio de verbas para os próprios bolsos, a ser verdade o que hoje vem na imprensa?

 

Agora, choram baba e ranho pelos tribunais, sabendo da lentidão da justiça e que esta é feita por homens, também sujeitos ao erro, ou à argumentação dúbia, como se viu na decisão da Providência Cautelar?  A estes e outros, chamados notáveis, acuso de serem responsáveis pela situação em que está o Sporting. "Croquetes" bons para o ditador, que agora viraram o bico ao prego, "croquetes maus" que contribuíram com o seu silêncio e apatia para que se chegasse a este ponto.

 

Acuso os vários financeiros que lhe abriram os cofres. Acuso os votantes que não tiveram discernimento, nem vontade, para perceber os sinais que levaram à situação a que se chegou. Acuso as claques, vendidas ao poder, por um prato de lentilhas. 

 

Ninguém viu o golpismo, em marcha? Estava claramente visto! Desejo que o despertar para o golpismo ainda venha tempo.Seja como for que esta situação termine, já ninguém tira esta mancha vergonhosa de cima da instituição. Seja como for que isto termine o Sporting levará tempo a recompor-se, se não ficar por muitos anos na mão dos golpistas.

 

Estou tão enojado com a situação a que se chegou, que não sei se voltarei a escrever sobre o assunto. Espero para ver.

 

publicado às 16:45

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


49 comentários

Sem imagem de perfil

De António a 09.06.2018 às 17:23

O Benfica é um desfilar de visitas da PJ.

O Sporting é um circo. É duro, mas é a verdade.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 09.06.2018 às 19:18

O futebol, nos clubes ditos grandes, implica mexer com muito dinheiro. Por isso, e pela visibilidade pública que dá, atrai a pior "ralé" da sociedade. E quando, nesses clubes, aparece gente boa e séria, acabam por sair, porque não têm paciência para o comportamento irracional de adeptos arruaceiros.

Por outro lado, é a área de vale tudo. A pressão para ganhar, leva os dirigentes, a cometer ilegalidades, julgando-se impunes. Em resumo, isto está entregue à bicharada e o poder político porque tem medo da tribo do futebol, faz-se de peixe morto.
Sem imagem de perfil

De Erik a 09.06.2018 às 23:32

Terminou hoje mais uma época da NBA. Não são conhecidas polémicas de arbitragem (tirando umas técnicas) e com a não existir programas de TV para analisar a arbitragem. Um desporto de gente bem formada, liderado por empresários de sucesso, para um povo de todas as classes desfrutar (mais que não seja pela TV).
Ver uma conferência de imprensa de LeBron James é colocar a duvida se este homem não teria perfil para presidente dos EUA até.
Com isto quero dizer que o problema do futebol português está na natureza mesquinha de uma enorme fatia do povo português que descarrega para o futebol a responsabilidade de sentir alguma realização na sua vida, mas também está no facto de continuar a ser um desporto onde os praticantes optam entre "a bola ou aprender a ler".
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.06.2018 às 17:51

Caro Estigarribia,

Agradeço a referência dos dois vídeos. Tomei note dos links e mais tarde vou decidir se os publico ou não.

De qualquer modo, apreciamos a sua gentileza.
Sem imagem de perfil

De Verde Protector a 09.06.2018 às 18:12

É possível dizer de que se tratam, mesmo que não os publique?
Obrigado.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.06.2018 às 19:38

Ainda não os vi, mas parecem ser monólogos humorísticos com crítica à mistura ao presidente.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 09.06.2018 às 18:24

Comentário apagado.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 09.06.2018 às 19:31

Este anónimo ordinário vai ter o comentário, recorrente, apagado. E só é visível, porque o Rui, democraticamente, nem sempre faz moderação. Mas este anónimo cobarde faz parte da ralé que dirige o Sporting. É escumalha da pior que existe na sociedade. É um verme, sem educação, e sem princípios. Vê-se pela linguagem que vive na fossa.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 09.06.2018 às 20:07

Comentário apagado.
Sem imagem de perfil

De antonio a 09.06.2018 às 20:22

O pior presidente da história do SCP não é capaz de um comentário mais crescidinho?
Sem imagem de perfil

De Estigarribia a 09.06.2018 às 20:41

Naçao Valente, o que é que esse anónimo disse para o comentário ter sido eliminado com justa causa??? Espero que não tivesse sido nada a favor daquela criatura aberrante que tomou de assalto o nosso clube...

Saudações Leoninas
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.06.2018 às 21:01

O que apareceu aqui foi esterco de um atrasado mental já conhecido.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 09.06.2018 às 21:07

É bem pior que dizer coisas a favor da personagem, porque não passa de um chorrilho de insultos, dos mais ordinários, ao blog e ao seu administrador. Aliás é um texto que publica, recorrentemente, em vários posts e que é sempre apagado.Para mim não passa de um débil mental.
Sem imagem de perfil

De Fidalgo a 09.06.2018 às 22:10

É a linguagem habitual dos habitantes do Brunistão
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.06.2018 às 17:59

Não podemos desistir, caro Nacão Valente.

Quem combateu este verme durante mais de cinco anos, decerto que ainda tem mais uns dias de luta no íntimo.

Como disse o outro, o "jogo" só acaba quando chega ao fim:)
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 09.06.2018 às 19:23

Caro Rui Gomes, parabéns pela espectacular imagem. Aprecio o seu optimismo, oxalá que sejam mais uns dias. Aqui estaremos atentos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.06.2018 às 19:31

Depois de tantos anos disto, tenta-se preservar algum optimismo:)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.06.2018 às 19:52

P.S.: O meu optimismo, ou talvez esperança, até não se relaciona a curto prazo com estes processos de tribunal mas sim com o que ocorreu na Academia. E mais não digo...
Sem imagem de perfil

De Fidalgo a 09.06.2018 às 20:15

temos esperanças similares...e mais não digo. :)
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 09.06.2018 às 21:09

Comungo da mesma esperança, mas não com tanto optimismo.
Imagem de perfil

De Greenlight a 09.06.2018 às 18:16

Eu até compreendo a vitória do sr.bruno em 2013. O Sporting estava em grandes dificuldades quer desportivas quer financeiras e cavalheiro apresentava um discurso moderno e prometia vitórias para além dos investidores russsos (que grande mentira!). Confesso e assim me penalizo, que não fui votar. Mas em 2017 o pequeno monstro (como um comentdor da RTP lhe chamou apropriadamente) já era visível para toda a gente que quisesse ver. Pois eu estive 2 horas na fila para votar contra o sr.bruno e embora possa entender (com alguma dificuldade) que os sócios menos esclrecidos tenham sido intoxicados pela máquina de propaganda do pequeno monstro, não consigo entender, de maneira nenhuma, que os outros a que ele agora chama de pseudo intectuais tenham pactuado ou mesmo apoiado uma criatura tão vil, oportunista e de baixo nível.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 09.06.2018 às 18:52

Godinho Lopes deixou arrastar o Sporting para uma situação de péssima prestação desportiva, devido a decisões disparatadas, na gestão do futebol. O oportunista teve então a porta escancarada. Mas estou convicto que com uma alternativa mais consistente não teria ganho. É preciso lembrar que muitos "notáveis" apoiaram o tiranete, nas duas eleições. Se consigo entender? Também não consigo.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 09.06.2018 às 18:23

De facto, caro Nação Valente, por vezes dou comigo a pensar que Bruno de Carvalho revelou-se desde o primeiro momento. Ou, então, desde um determinado momento algures pelo segundo ano do mandato. Estava lá tudo… estava escrito nas estrelas, como se costuma dizer.

E aquela instabilidade emocional permanente, de alguém com tendência para a vitimização, que exige sempre ser admirado, e nunca questionado. Agora, nesta deriva insensata e penosa, completamente alucinada, comporta-se como aquilo que é: um tiranete fechado num bunker a gritar "depois de mim o dilúvio"!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 09.06.2018 às 18:56

Pois, caro Leão Zargo, sempre pensei que a verdade, como o azeite, um dia viria ao de cima. Nunca pensei que que chegasse a este desvario. Nesse aspecto, falhei na avaliação do tiranete.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 09.06.2018 às 19:02

Agora já não é apenas desvario, caro Nação Valente, trata-se de ensandecimento puro e duro!
Sem imagem de perfil

De Nuno Ferreira a 09.06.2018 às 19:13

A verdade é essa, que nunca se pensou chegar a este ponto.
Sendo um assunto completamente diferente, o caso Doyen é muito semelhante ao que se vê agora. O gabinete jurídico do SCP, sempre avisou o Presidente que era um caso praticamente perdido. Ele sabia que ninguém daria razão ao Sporting no caso Doyen. E quantos Sportinguistas lhe davam razão nesse caso, embalados por todo um discurso de populismo contra os Fundos? Aqui, em determinado momento, achei que ele também sabia que tarde ou cedo acabaria por perder... mas até lá, demora.
Mas devo dizer que numa consulta breve nas redes sociais, me dá a sensação que ele ganharia de novo as eleições. Ele está a conseguir fazer disto uma guerra entre ele e o Marta Soares. E além do facto de Marta Soares não ter "andamento" para o BdC, a meu ver é ainda mais impopular no mundo Sportinguista
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 09.06.2018 às 19:40

A sua estratégia passa por ganhar tempo, fazer-se de vítima, criar inimigos, e esperar que a sua propaganda, vire a situação a seu favor. Mas por outro lado, também está a cometer erros. Actuando à margem das leis, corre o risco de ser excluído por desobediência. E concordo que Marta Soares não está ao nível que deve estar um presidente da MAG. Mas não foi por acaso, que foi escolhido.
Sem imagem de perfil

De Fidalgo a 09.06.2018 às 18:41

Obrigado pelo texto Nação Valente! É claro que vai voltar a escrever no assunto! Aqui ninguém deita a toalha ao chão! Somos Sporting, não somos Brunolândia! Queremos o nosso clube de volta e não nos vamos calar!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 09.06.2018 às 19:07

Fidalgo,
Obrigado pelo incentivo. Vou fazer uma confissão: esta miserável e degradante situação, sempre num crescendo, já me tira o sono. Antes poderia ser, eventualmente, um ou outro jogo, o que faz parte, da emoção desportiva. Eu sei que a luta deve continuar, mas o usurpador, parece estar a vencer, pelo cansaço. E na justiça as situações arrastam-se, e ele sabe isso. Claro que não deito a toalha ao chão. Veremos!
Sem imagem de perfil

De Joaquim Ferreira a 09.06.2018 às 19:56

O Salazar junior esta se a preparar pra publicar os novos estatutos. Já foram registados no portal da justiça mas não depositaram a cópia ainda.
Esse vai ser a jogada dele. É ter atenção!!!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 09.06.2018 às 20:21

Não sei se novos estatutos podem ser aplicados de forma retroactiva. O que se passou até agora decorre doa que estão em vigor.
Sem imagem de perfil

De Joaquim Ferreira a 09.06.2018 às 20:54

Mas após a publicação, entram em vigor e revogam os anteriores.

Alguém com conhecimentos pode esclarecer?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 09.06.2018 às 21:01

Comentário apagado.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.06.2018 às 21:03

Se insiste em não se identificar, os seus comentários serão eliminados.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 09.06.2018 às 21:17

Caro,
Não se esqueça da identificação, já que é uma regra do blog. Há muito que digo que esse indivíduo, não estatuto moral para ser líder de uma grande instituição. Nem sei se é verdadeiro sportinguista, pelas últimas atitudes não parece. É como o piloto suicida que quer levar o veículo com ele. Muito perigoso.
Sem imagem de perfil

De Sr. Comentador a 09.06.2018 às 21:20

O doido pariu um novo comunicado. Há 24 horas que não dizia nada e já estava a ficar impaciente por não ser ele o centro das atenções.
Desta vez ameaça os jogadores que rescindirem com processo-crime (levam nas ventas da tropa de choque do larápio e ainda respondem a processo-crime) e faz os sócios passarem por parvos ao sugerir que se candidatem a eleições sem validade, convocadas por órgãos ilegais.

Há muito que não tenho dúvidas: dali nada me surpreende e prevejo que só sairá à força.

Comentar post


Pág. 1/3





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo