Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

bettencourtz.jpg

 

O Sporting anunciou, esta segunda-feira, no seu site oficial, a aparente retirada da acção judicial contra José Eduardo Bettencourt, tendo sido apurado que face às explicações dadas pelo próprio, não houve "qualquer ilícito nos actos de gestão" praticados durante o seu consulado.

 
O comunicado do Sporting:

1 – Apresentar a desistência parcial da acção judicial em curso para responsabilização Cível do Dr. José Eduardo Bettencourt e respectivos membros da sua equipa directiva, por considerar que os argumentos apresentados em sede de audição foram credíveis, esclarecedores e permitem concluir pela não existência de qualquer ilícito nos actos de gestão praticados durante o seu mandato.

2 – As razões para esta decisão prendem-se com a constatação de que existiu total colaboração entre as partes para o esclarecimento e alcance da verdade, tendo ainda sido aceite por parte do Dr. José Eduardo Bettencourt colaborar em tudo o que venha a verificar-se necessário para a salvaguarda, a bem do Sporting Clube de Portugal, de todas as condições associadas a tudo o que esteja relacionado com o Pavilhão João Rocha.

3 – No que ao Sporting Clube de Portugal diz respeito, considera-se digna de referência a postura construtiva do Dr. José Eduardo Bettencout em todo este processo, faltando agora a homologação por parte do tribunal para que a pretensão do Clube seja validada.

4 – Manter a acção intentada contra a Direcção do Engº. Godinho Lopes, sendo o único processo a correr termos, reduzindo o respectivo pedido de indemnização para o valor de 31,6 milhões de euros.
 
Vamos lá ver se consigo compreender isto. Primeiro avança-se com uma acção judicial, passados muitos meses a pessoa alvo da acção é então ouvida, pela primeira vez, em particular, e, ainda, passado mais algum tempo, desiste-se dessa acção, mas só parcialmente.
 
A primeira dúvida que surge: se a desistência da acção judicial contra José Eduardo Bettecourt e outros elementos do seu Conselho Directivo é só parcial, conforme indicado no comunicado, qual é a parte que falta ?
 
Por deconhecer os supostos factos, nem sequer comento o pedido de indemnização no valor de 31,6 milhões de euros a Luiz Godinho Lopes.
 
Só espero que um dia, um futuro presidente do Sporting venha a ordenar uma auditoria de gestão a "pente fino" ao consulado de Bruno de Carvalho. E quando digo "pente fino", que seja um "pente" mesmo muito fino.
 
E para evitar a perda de tempo e energia, alerto os usuais para não virem com a usada e abusada tanga "quem não deve não teme", para eu evitar de perguntar que resposta foi dada a João Pedro Paiva dos Santos relativamente à auditoria de gestão que ele solicitou recentemente, e sobre a qual ainda nada de concreto foi ouvido.
 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 03:45

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


17 comentários

Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 10.01.2017 às 09:54

O que eu acho que ainda não ficou totalmente esclarecido durante o mandato de Bettencourt foi a emissão das primeiras VMOC's, no valor de 55M€.

- Porque razão as emitiram, e porque razão no dia seguinte Bettencort pede a demissão?

- Qual era o plano associado para se poder pagar essas VMOC's em 2016? uma vez, que de 2011 a 2013, acumulámos 90M de prejuízo...

Questiono isto, porque leio actualmente muita gente a pedir o regresso da elite ao Sporting.... é importante percebermos quem é esta elite, o que fizeram para lá chegar, e para quem trabalham...
Sem imagem de perfil

De Nuno Coelho a 10.01.2017 às 10:09

As VMOCs foram aprovadas em assembleia geral e ja vinham do tempo do Soares Franco.

De facto na internet pode dizer-se tudo...

Sem imagem de perfil

De Lion73 a 10.01.2017 às 10:15

Foram.aprovadas no mandato de JEB.
Sem imagem de perfil

De Nuno Coelho a 10.01.2017 às 10:27

Nao disse o contrário até porque estava lá. Disse é que a proposta ja vinha a ser cozinhada desde o tempo do Soares Francos com os nossos credores.

Dizer que o JEB aprovou a VMOCs e demitiu-se no dia a seguir...é de gargalhada. Até porque salvo demitiu-se no final de um jogo que perdermos / empatamos em casa depois de uma pressão insustentável...
Sem imagem de perfil

De Lion73 a 10.01.2017 às 10:55

JEB saiu logo após a irreversibilidade das medidas da reestruturação. Não estou a perceber a sua questão.
Sem imagem de perfil

De Nuno Coelho a 10.01.2017 às 11:05

Estava a comentar o que disse o Schmeichel, insinuando que o JEB saiu no dia a seguir a aprovar as VMOCs, como tivesse ido para o Sporting so fazer esse "trabalhinho".

A si nao lhe diz qualquer questão.
Sem imagem de perfil

De Nuno Coelho a 10.01.2017 às 11:05

fiz
Sem imagem de perfil

De Lion73 a 10.01.2017 às 11:18

Não me colocou a questão a mim, mas colocou-a. JEB demitiu-se poucos dias após o fim do período de subscrição das VMOCs.
Sem imagem de perfil

De Jorge a 10.01.2017 às 11:35

Sendo assim tb meto a colher.

" JEB demitiu-se poucos dias após o fim do período de subscrição das VMOCs."

Só para ficar claro: Está a dizer que JEB se demitiu por ter concluido o processo das VMOCS ou acha que foi por outra razão qualquer?
Sem imagem de perfil

De Lion73 a 10.01.2017 às 11:41

Estou a dizer aquilo que disse. JEB demitiu-se poucos dias após a subscrição das VMOCS e da irreversibilidade da reestruturação financeira que "garantiria a laboração saudável da SAD".

Poucos dias após a demissão, Liedson é vendido. Disse quem.o comprou que aproveitou os problemas financeiros do clube para o comprar em saldo.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 10.01.2017 às 11:47

Jorge,

Pergunta muito importante que fez.... eu respondo-lhe assim:

1- Quem é que comprou na maioria esses 55M€ das VMOC's em 2011?
resposta: Millenium BCP e o Banco Espírito Santos.

2- Para onde foi contratado o Bettencourt em 2014?
resposta: foi contratado por Eduardo Stock da Cunha para ser o chefe de gabinete do presidente do Novo Banco.

Cada qual fará as suas suposições.... mas na minha opinião, é este o tipo de gente, com este tipo de conflitos pessoais/profissionais, que colocaram o Sporting no fundo... mas depois tiraram os seus benefícios pessoais!
Sem imagem de perfil

De Nuno Coelho a 10.01.2017 às 12:16

Schmeichel, eu tambem acredito em bruxas...mas achar que:

1) Um homem teve um grande sucesso no sporting na sua 1a passagem

2) Decide candidatar-se numa altura de vazio total de candidatos tal era o "estado" do nosso clube

3) Sai do CA do Banco Santader com a perde de salário e prémios que é publica

4) Para culminar um acordo de VMOCs ja a ser trabalhado por outra direção e com os bancos ja em curso.

5) Demite-se apos maus resultados desportivos.

6) O BES cai (depois de ter saido do sporting)

5) Espera 1 ano e meio ou 2 anos....as estrelas alinham-se e um ex colega é convidado pelo BdP para chefia o banco depois do Vitor Bento se ter demitido...

Lucrou com o que exatamente? O homem foi banqueiro toda a vida....um alto quadro, queria fosse trabalhar para onde? Para a minha papelaria?
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 10.01.2017 às 12:37

Nuno Coelho,

Sinceramente... a minha critica visa somente registar, que o facto de teres como Presidente um gestor financeiro da capacidade do Bettencourt não te impediu de ter a estratégia financeira ruinosa que expus acima!
Portanto, o mito de que é necessário a elite para gerir o Sporting, é isso mesmo... um mito!

Eu quero acreditar que o Bettencourt não beneficiou pessoalmente ao ser contratado pela entidade com a qual fez o acordo das VMOC's... mas não deixa de ser um conflito de interesses!
Sem imagem de perfil

De Nuno Coelho a 10.01.2017 às 13:56

Schmeichel, ser um grande gestor nao significa ser milagreiro nem significa fazer tudo bem. É importante lembrar que quando chega o JEB e estamos plena ebulição da crise económica, ou seja, o poder de negociação do clube e a própria flexibilidade dos credores tinha um contexto muito próprio....tenho alguma dificuldade em condenar ou sequer dizer se foi bom ou mau para um clube à beira da falência.

Fazer hoje o que se acordou com os bancos que daqui a 10 anos (com toda a saúde financeira de que se fala) pagar 26M para nao perder a maioria do capital....uma asneira tremenda.

Mas que da jeito ter menos 20% da SAD a carregar negativamente as contas do clube....dá...

Quanto ao Lion73....deve ter alguma problema pessoal com o JEB (pelos comentários, posts em tronco nu e tal..) nem vou perder tempo. Diz e insinua coisas tão levianas e graves que enfim...ja me apetecia ser o Bruno Carvalho e dizer que merecia um "processo"!

Sem imagem de perfil

De Lion73 a 10.01.2017 às 14:28

Extraordinário.

Ainda por cima quando se fala do que fala do actual presidente, se fala em leviandade e perante aquilo que escrevi.

"As VMOCS foram aprovadas no mandato de JEB". Falso? Não.

"Bettencourt demitiu-se poucos dias após a subscrição das VMOCs". Falso? Não.

"Liedson foi vendido no final desse mês, quando supostamente a reestruturação garantaria a laboração saudável da SAD". Falso? Não.


Mas é sempre curioso ver a defesa de um dirigente que se demitiu a meio do mandato quando foi eleito por 90% dos votos, após a conclusão de processos estruturantes e definitivos que falharam redondamente, que contribuiu para a implosão desportiva do clube, que contribuiu para dezenas de milhões de prejuizos, para a venda do capitão da equipa a um rival, entre outras coisas.

E eu até simpatizo e simpatizava com o homem. E?
Sem imagem de perfil

De Nuno Coelho a 10.01.2017 às 15:51

Espero que nunca "simpatize" comigo então...

Fique la com a teoria da conspiração, limito a minha argumentação ao que escrevi ao schmeichel para tentar refutar que alguém consegue mover o pais so para aprovar umas VMOCs. Sinceramente...

Deve ter aberto a tradição com o Liedson, depois o Godinho com o Wolfswinkel...vamos ver que avançado Vende o Bruno antes de sair. Espero que seja o Balada...
Sem imagem de perfil

De Lion73 a 10.01.2017 às 16:10

Mas o que é que as simpatias têm a ver com o Sporting e a verdade dos factos?

Eu enunciei-os. Ponto. Sem possibilidade de serem refutados.

Nem entrei por qualquer teoria de conspiração ( chato quando estas não incidem sobre o BdC, não é? Sobre este, qualquer teoria serve e quem a desmente ou pede provas, é brunista).

A minha teoria, aliás, opinião e que não exprimi anteriormente, é que um presidente do Sporting não pode ter os resultados desastrosos ( factuais e objectivos ) que este teve e relativamente ao timing da demissão, é de uma enorme irresponsabilidade ou se preferir fraqueza, sair após medidas estruturantes e que afectariam e afectaram tremendamente no futuro do clube, medidas que defendeu e fez aprovar em AG.

Comentar:

CorretorEmoji

Notificações de respostas serão enviadas por e-mail.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2013
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2012
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D




Cristiano Ronaldo


subscrever feeds