Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Ainda a disputa dos títulos

Rui Gomes, em 01.07.22

Um vídeo sobre a disputa dos títulos preparado pelo Sporting em Dezembro 2017, que nos foi referido pelo nosso leitor Profeta.

Este trabalho, de cerca de 4 minutos, poderá contribuir para o esclarecimento de todos aqueles que ainda acham que é um assunto muito confuso.

É por de mais evidente que este nunca será um assunto consensual, como foi a pièce de resistance orquestrada por Gilberto Madail e Luís Filipe Vieira para atribuir mais umas conquistas falsas ao "glorioso" cá do burgo.

_____________________________________________

Sérgio Krithinas, que começou a sua crónica de ontem em Record afirmando que não tinha opinião sobre este assunto, acabou por dizer isto, entre outras considerações:

"A FPF, para acabar com as dúvidas, encomendou um estudo académico para colocar luz sobre o assunto. Houve uma divergência entre os cinco investigadores e, por isso, dali saíram duas conclusões diferentes. Mas ambas, que implicaram vários anos a queimar pestanas, indicavam uma contabilidade muito diferente da actual. Foram submetidas à votação dos delegados da AG da FPF, bem como um terceiro estudo apresentado pelo Sporting, e um quarto, o mais votado, que determina que não se mexe em nada, cujas bases científicas estão por explicar. Chegados ao fim do processo, a conclusão só pode ser uma: o ensino superior anda pelas ruas da amargura".

NOTA: Entretanto, o Marítimo, através de comunicado, declara-se campeão nacional pela conquista do Campeonato de Portugal em 1926.

publicado às 04:04

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


21 comentários

Sem imagem de perfil

De João F. a 01.07.2022 às 11:41

Mas depois destas explicações todas que não deixam dúvidas nenhumas, apareceram ontem os trafulhas da Luz com um comunicado, a acusarem o Sporting de REVISIO-
NISTA!

Conseguem com a colaboração do Madail, na altura presidente da FPF, anular os últimos 4 anos do Campeonato de Portugal, substituindo-os por essa tal LIGA experimental , tudo isto passados quase 70 anos e têm a distinta lata de virem acusar de REVISIONISTA quem se bate para repor a VERDADE DESPORTIVA!

Perante todos estes factos, o que é que se há-de chamar mais a esta corja corrupta?
Decididamente, se ainda alguém tinha dúvidas, as gentes da Luz têm como cultura, a trafulhice, a vigarice, o suborno e o espirito para ganhar a qualquer preço!...
Está confirmado, que não é por acaso, que algumas das suas "vitórias" dos últimos 60 anos, estão manchadas de ilegalidade.

Juntamente com os donos do estádio do Ladrão, têm sido os cancros do desporto Português!

Que vergonha!
Sem imagem de perfil

De APereira a 01.07.2022 às 12:55

Gostava que alguém me explicasse qual é que é a vantagem de ter mais 4 ou menos 4 títulos?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.07.2022 às 13:22

Não acha que a verdade histórica é importante?
Sem imagem de perfil

De João F. a 01.07.2022 às 13:38

Terá que fazer a pergunta aos trafulhas que anularam o campeonato de Portugal entre 1934 e 1938, para nesse período validarem um prova experimental, com a intenção de terem mais 3 títulos de campeão no currículo.

Para essa gente a verdade desportiva não conta, nunca contou e duvido muito que alguma vez conte.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 01.07.2022 às 13:43

Comentário apagado.
Sem imagem de perfil

De Profeta a 01.07.2022 às 14:00

O Sporting dentro do que podia tentou anular algo que o próprio árbitro admitiu que era um erro.

Não estamos a falar de nenhum jogo no Algarve em que o presidente é lampião, o accionista é director do Benfica, etc.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.07.2022 às 16:07

Este tipo é um imbecil sem vergonha. Agraeço que seja simplesmente ignorado.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.07.2022 às 17:09

Perdão... "agradeço".
Sem imagem de perfil

De José Carlos a 01.07.2022 às 14:09

Não é a questão da vantagem. É sim repor a verdade que outrora uns artistas decidiram manipular para tentarem ter mais títulos..
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 01.07.2022 às 14:43

Comentário apagado.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 01.07.2022 às 15:19

A verdade é aquela que está no vídeo. Até a pessoa mais ignorante percebe o que se passa ao ver o vídeo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.07.2022 às 16:08

O tipo a quem o Mike respondeu é um desses: pessoa mais ignorante!!!
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 01.07.2022 às 16:32

A decisão federativa tomada em 1938 de associar a Liga Experimental ao Campeonato Nacional e o Campeonato de Portugal à Taça de Portugal resultou da necessidade organizativa e competitiva do futebol português e não teve grande fundamentação jurídica e desportiva. Não há muita documentação oficial sobre o assunto. Formalmente está tudo correcto, foi tomada em reunião federativa com os representantes dos clubes interessados e sancionada pelo Ministério da Educação Nacional, que tinha a tutela do desporto.

Algo que me surpreende, é o silêncio do Sporting nos anos 30 sobre o assunto, como se fosse irrelevante. Não conheço qualquer divergência do presidente Joaquim Oliveira Duarte relativamente à reforma do futebol português dessa altura. Salazar Carreira, brilhante como poucos no pensamento desportivo, não lhe deu destaque. Tal como o futuro presidente Barreiras de Campos. Todos nós temos a obrigação de recordar quem era o presidente do Sporting nesse tempo. Era o almirante Joaquim Oliveira Duarte que esteve na base do período áureo do Clube e um dos maiores presidentes da história do Sporting.

Compreendo e concordo com a posição oficial do Sporting quanto à importância de reconhecer o mérito e os títulos de campeão nacional. No entanto, continuo convicto de que cada uma das quatro provas (Campeonato de Portugal, Campeonato Experimental da Liga, Campeonato Nacional e Taça de Portugal) possui uma identidade específica e conflituante com cada uma das restantes, que são competições distintas que surgiram em momentos históricos particulares.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.07.2022 às 17:09

Como já referi, em várias ocasiões, nunca será um tema consensual.

Lamentamos, no entanto, que nada seja feito para rectificar os títulos falsos apoderados pelo clube da Luz.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 01.07.2022 às 17:19

LZ,

Pelo que li a FPF indica que o Campeonato Nacional começa em 1938, estando mesmo escrito que a partir dessa data todos os clubes devem ser considerados como Campeões Nacionais. Nada é falado sobre os 4 anos anteriores, de 1935 a 1938, onde apenas alguns clubes competiram para se poder testar a viabilidade da prova.

Alguém me explique, se estamos a testar a viabilidade da prova, que ainda não existe e oficialmente só começa em 1938, como é que de repente esses 4 anos são transformados em prova oficial, onde nem todos os clubes da 1ª divisão tiveram hipotese de participar.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 01.07.2022 às 19:16

Mike Portugal,

Tem razão, a expressão “campeão nacional” surgiu oficialmente pela FPF em 1938. O vencedor da Liga Experimental nunca teve essa designação. O vencedor do Campeonato de Portugal normalmente era designado “campeão de Portugal”, mas alguns jornais, mais raramente, chamavam-lhe "campeão nacional".

No entanto, consta no Relatório e Contas de 1938-39 da Federação Portuguesa de Futebol o seguinte: “Por virtude da reforma a que se procedeu no Estatuto e Regulamentos da Federação, os Campeonatos das Ligas e de Portugal passaram a designar-se, respectivamente, Campeonatos Nacionais e Taça de Portugal. O campeonato da 1ª Liga passou a ser Campeonato Nacional da 1ª Divisão e o Campeonato da 2ª Liga obteve a designação de Campeonato Nacional da 2ª Divisão.”

Sem imagem de perfil

De Jcscp a 01.07.2022 às 18:21

Não parece muito importante para a discussão, qual prova sucedeu a qual, aquilo que sabemos é que até 1938 a prova que consagrava o campeão nacional era o campeonato de Portugal e a parir daí passou a ser o campeonato nacional da 1° divisão.

Ainda assim o campeonato da liga parece -me que surgiu para ser alternativa ao campeonato de Portugal, visto haver algum descontatamento com o formato deste.

Em relação à taça de Portugal, não sei qual era o seu formato na altura mas hoje em dia é diferente do campeonato de Portugal, este apurava primeiro os campeões regionais e só depois entrava no sistema de eliminatórias.
Sem imagem de perfil

De Jcscp a 01.07.2022 às 18:23

"Descontentamento", perdão
Sem imagem de perfil

De Profeta a 01.07.2022 às 18:40

Você viu o vídeo com atenção? A própria FPF na altura considerou que eram campeões todos os que venceram o dito campeonato de Portugal e que a partir de então seriam todos os que viriam a vencer o campeonato da 1 divisão. Está lá nas atas. Por isso a FPF despachou o assunto a votos (como se a história fosse a votos), porque pelas atas e pelos dados históricos nunca conseguiria refutar o Sporting.
Não entendo tanta confusão com algo que não parece assim tão difícil.
Se você não concorda que um formato a eliminar pode pode dar num campeão, isso é a sua opinião. Mas há um respeito pelos jogadores e adeptos daquele tempo!
Também para se apurar um campeão europeu não é necessário jogar todos contra todos a duas voltas!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 01.07.2022 às 23:25

Totalmente de acordo, caro amigo Leão Zargo. O que me perturba é que a decisão errada de equiparar a Liga Experimental ao campeonato iniciado em 1938,nunca tivesse sido contestada, e continue a não ser.
Sem imagem de perfil

De Profeta a 02.07.2022 às 11:41

Mas Portugal nesse tempo vivia em ditadura e não havia propriamente o hábito de debater ou protestar fosse o que fosse. Não sei se será o caso, mas esse era o contexto social da época ...
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 01.07.2022 às 19:18

Tanto quanto me recordo, a questão de associar os títulos da Liga Experimental aos do Campeonato Nacional esteve adormecida até por volta de 1980, quando A Bola lançou um debate sobre a unificação das duas competições. O Record preferia falar em vencedores de provas diferentes. A FPF presidida por Gilberto Madaíl, talvez por solicitação do Benfica, reconheceu a identidade entre as duas provas, permitindo que o Benfica somasse os 3 títulos da Liga.

Não sei bem quando é que esta autorização foi dada, provavelmente no final de 1990 ou início de 2000. Mas, apesar de questão adormecida, houve sempre debates sobre a matéria, até porque a reforma do futebol português em 1938 não decorreu de fundamentação jurídico-desportiva, mas da necessidade de institucionalizar um Campeonato em que os melhores jogassem com os melhores. Em grande parte, isto aconteceu em consequência do péssimo desempenho da selecção nacional na fase de apuramento para o Mundial de 1934.
Sem imagem de perfil

De JCR a 03.07.2022 às 21:37

Vindo do pior presidente da FPF, que continua a ter a treinar a selecção nacional de futebol o engenheireco Santos, tendo-o ajudado a escapar aos impostos, com rendimentos de 10 milhões de €, estavam à espera do quê, que este incompetente presidente da FPF fizesse as coisas como deve ser? Nunca por nunca ser fará, mas como em Portugal continuamos a ter 1 Secretário de Estado do Desporto incompetente também, logo, gozam connosco, no não pagamento do IRS, e pior do que isso, ao não demitir o incompetente Gomes, porque, noutro país como deve ser, tal jamais se passaria!

O chocante é apagar a história, faltando-se totalmente à verdade desportiva, e ao respeito dos jogadores que estiveram em campo, e menciono todos, sem especificar clubes, e aos adeptos daquela altura!

A maior vergonha nacional desportiva está à mostra de todos, com a benção dos incompetentes presidente da FPF e do Secretário de Estado do Desporto, e só espero e desejo que o Sporting continue a luta pela verdade desportiva, coisa que Madail e ladrão Vieira, nunca tiveram!

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo