De Pedro Miguel a 03.12.2014 às 23:21
Começo a ficar irritado com os resultados da Equipa B. Bem sei que a B serve para preparar os jogadores para o salto, mas convém que se ganhe jogos, nem que seja de vez em quando. O potencial está lá, a qualidade também. Não se João de Deus é bom treinador ou não, o que sei, é que em 6 jogos, não se nota evolução nos jogadores, não se nota uma ideia de jogo. Fazemos melhores 2ªs partes, que deve em parte, de corrermos invariavelmente atrás do prejuízo e, convém dizer, que a média de um jogador expulso por jogo, desde a chegada de João de Deus, não pode ser explicada unicamente por más arbitragens.
Pelo que constou, Marco Silva esteve presente, pelo que espero, que tenha tirado as notas necessárias, para transmitir à direção o que pensa estar mal. Espero e quero acreditar, que a SAD comece também a dedicar mais tempo ao que se passa na equipa B e faça os ajustamentos necessários. Vergonha não é errar, vergonha é não assumir o erro e persistir no mesmo.
Janeiro será um mês crucial. Acredito que se existirem ajustamentos, traduzidos na saída de determinados jogadores: Cissé, Enoh, Nuno Reis, Sambinha, Heldon e Capel e o regresso de Zezinho e Betinho as oportunidades irão surgir tendo em conta o melhor equilíbrio dos planteis, traduzindo-se também no aumento dos níveis de confiança da equipa B.
Noutro plano, não podemos desresponsabilizar João de Deus. Apesar de o ultimo 11 estar mais de acordo, com a qualidade e potencial existente, a forma como a equipa se exibe, tem um quota parte do seu trabalho. O seu discurso pós jogo é sempre o mesmo: resultado injusto, resultado injusto.
Volto a dizer que para tirarmos rentabilidade dos investimentos, tem de haver alguém que saiba retirar todo o potencial individual em prol do colectivo, e , julgo que João de Deus não está a ser bem sucedido nessa tarefa, pelo que, um esforço adicional na aquisição de um Treinador com outras qualidades poderá em termos futuros proporcionar o retorno necessário.
Mais uma vez repito, gostava de ver Litos à frente dos destinos da equipa B e quiçá o regresso à estrutura do Sporting e em particular ao departamento de formação: Manuel Fernandes, Carlos Xavier e Carlos Pereira.
SL