Como já expliquei a um leitor na caixa de comentários, dei-me ao trabalho de extrair três imagens do resumo em vídeo cujo link está indicada no post "Resumo do jogo e comentários", e muito embora não as tenha publicado, apurei o seguinte:
Imagem nº 1 - Com a bola ainda no pé de William Carvalho, André Martins não está em posição irregular.
Imagem nº 2 - No momento que a bola parte do pé de William Carvalho, André Martins aparenta estar em linha, não com o defesa portista mais próximo dele, mas sim com um outro mais no centro do terreno.
Imagem nº 3 - Com a bola a meio caminho, André Martins já corre isolado, como era de esperar e sem significância alguma, dado que o que conta para a lei do fora de jogo é a sua posição no momento em que a bola parte.
A minha conclusão pessoal é que não há clara evidência, baseado nestas imagens, tanto em sustento da decisão feita pelo árbitro auxiliar, como no sentido inverso. Num outro site, também já vi uma imagem semelhante, com uma linha virtual a especificar o posicionamento dos jogadores, e nessa imagem André Martins tem um pé no local da linha e o outro e o resto do corpo em posição irregular.
É tudo muito subjectivo porque ainda não se viu uma imagem com uma câmara exactamente em linha com os jogadores, mas sim em diagonal. As regras do jogo da FIFA indicam que quando em dúvida, neste tipo de lance, o benefício da dúvida deve ser concedido ao atacante. Dito isto, desconhece-se o raciocínio do árbitro auxiliar naquele exacto momento.