Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




download.jpg

Comentário do leitor Rumo Certo - Ventos Favoráveis que eu considero muito interessante, sobre esta questão, que apesar de não ter sido aprovada na reunião magna de domingo, irá reaparecer no mapa do Sporting CP num futuro não muito distante.

"O voto à distância obteve mais de 71% dos votos, o que significa que não foi rejeitado, nem chumbado. Apenas não alcançou (por pouco) a necessária maioria qualificada dos 75% e, porque muitos sócios se alheiam da vida interna de organização, gestão e modernização do clube. E é uma pena que assim seja, porque apenas se adia o inevitável. O argumento de que se precisa de mais informação, não colhe, nem corresponde à verdade.

Já no passado mais longínquo, foram votadas situações que considero substantivamente lesivas do Clube (a exemplo: venda de património) que careciam de mais detalhes, esclarecimentos, pormenores, e percepção do que esta e, foram aprovadas por maioria.

Os sistemas informáticos dispõem de diversos filtros que permitem validar ou detectar incorrecções, para além de serem submetidos a auditorias independentes de controlo e certificação de qualidade.

A descentralização para permitir o voto à distância, é uma inevitabilidade, sob pena de ficarmos para trás e, isso em consciência, ninguém quer.

Ora, em dia de jogo, com dezenas de milhares de presenças, perdeu-se uma oportunidade para alavancar esta situação e ao que julgo, conforme os resultados o demonstram, porque muitos pensaram o mesmo. De que independentemente do seu voto, todos os pontos seriam aprovados. Colocar nas mãos de outros, a nossa vontade e escolha, é abdicarmos de um nosso direito associativo inalienável e que fragiliza a moralidade de futuramente podermos reclamar contra o que seja nesta matéria.

______________________________________________

Como nota pessoal minha, apenas direi que não houve falta de informação sobre o sistema de voto, houve sim desinteresse por parte dos sócios. Com cerca de 37 mil espectadores no Estádio José Alvalade, a vasta maioria sócios, era de esperar que, no mínimo dos mínimos, 5 ou 7 mil se interessassem o suficiente para irem votar na Assembleia Geral. Infelizmente, esta maioria preocupa-se unicamente com a bola a rolar e decerto que entende que o Clube funciona através de pozinhos mágicos.

publicado às 03:05

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


24 comentários

Sem imagem de perfil

De LG a 10.10.2023 às 09:46

Eu volto a referir a falta de debate.
Que debate houve? No site, na SportingTV, no Jornal?
Quase zero, para além de 2 páginas na edição do jornal de 22/09 (com algumas inverdades lá metidas pelo meio), uns editoriais e artigos de opiniao a defender o sim.
E pagava para ver uma entrevista ou artigo no jornal ou na Sporting TV a alertar para os perigos inerentes ao voto eletrónico

E depois, há outra coisa para além de se concordar com o voto eletrónico (parece uma pergunta de concurso de miss mundo, "concorda com o voto eletrónico ou acha que só os sócios que moram perto de Lisboa podem participar ativamente na vida do clube?"), é a forma como isso seria feito.
É que a redação dada à alteração estatutária era infeliz e deixou muito a desejar.
E, por todos, basta ouvir a única voz discordante que teve palco para saber porquê. Teve sorte de ser um "notável" a falar para não ser ridicularizado.


Quanto ao resto, pertence tudo ao reino da adivinhação: é impossível concluir que se por acaso houvesse mais votantes os resultados teriam sido diferentes.
Para além de ser uma tentativa de passar um atestado de burrice a quem foi votar e se atreveu a votar não.

E a melhor pergunta foi colocada pelo Nação Valente ontem: porque é que num dia em que mais de 30 mil sócios (não sabendo quantos com direito de voto, claro) terão passado por Alvalade, apenas foram votar menos de 4 mil? Não será um ponto de reflexão?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.10.2023 às 09:52

Consideramos tudo isto que o LG escreve no comentário, não esquecendo, no entanto, que é eternamente do contra, seja do que for.

Não o vou apelidar de brunista, mas é fácil de imaginar que é/foi devoto do lunático.
Sem imagem de perfil

De LG a 10.10.2023 às 09:59

Aí está.
Sorte tem o Poiares Maduro em ser um "notável".
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.10.2023 às 10:25

E o que me interessa Poiares Maduro?
Sem imagem de perfil

De RASR a 10.10.2023 às 10:05

Caro LG,

Com toda a sinceridade e humildade, coloco a questão, o que precisa saber sobre o voto eletronico que já não saiba? Que tipo de debates necessita desenvolver?

SL
Sem imagem de perfil

De LG a 10.10.2023 às 10:19

Volto a repetir, tão importante como a pergunta "concorda com o voto eletrónico" é a forma para lá chegar, e o meio utilizado era perigoso, devido à infeliz redação da norma.
Sobre o voto eletrónico? Sei tudo o que preciso saber.
Posso dizer que no meu trabalho já fui responsável por mais de 10 eleições, que envolvem um número considerável de pessoas de todo o país.

Duvido é que os 40,50 mil sócios saibam de igual forma o que eu sei. Ou aquilo que MPM explicou.
E quanto ao voto eletrónico, admito-o mais facilmente nas AG eleitorais do que nas demais. E por uma questão muito simples: nas AG eleitorais há listas, há comissão eleitoral, há controle cruzado. Nas restantes AG quis custodiet ipsos custodes?
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 10.10.2023 às 12:20

As desconfianças de MPM são as típicas desconfianças do cidadão comum que não percebe nada de sistemas de informação, o que é normal.

É perfeitamente possível fazer um sistema em que o meu voto é capturado mas não fica gravado que foi feito por mim, simplesmente que foi feito por uma pessoa com X anos de sócio, X idade, X sexo, X nº de votos.

Depois o que é preciso é garantir que o sistema não é furado de fora, uma vez que vai estar ligado à internet. Pode-se usar a tecnologia de blockchain, pode-se descentrazilar os computadores do sistema de forma a que não haja só 1, etc....
Sem imagem de perfil

De Contrato 516733706 a 10.10.2023 às 09:58

Bom dia

Sobre o voto eletrónico está explicado porque andam á 50 anos a discutir
o local do aeroporto .

Viva o Sporting
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 10.10.2023 às 12:39

Sobre a questão do voto eletrónico e em relação à sua segurança e fiabilidade não possuo conhecimentos alargados. O que sei é que já é aplicado em atos eleitorais em vários países. Creio que do ponto de vista técnico, existem mecanismos rigorosos para garantir a sua aplicação de forma segura.

Mas o que me preocupa é a fraca participação dos associados na vida do Clube. Como diz o Rui Gomes, a grande maioria apenas se interessa com a bola a rolar. Isso, em parte, explica, a baixa participação num dia de jogo. E isso não é novidade. A presença de associados em Assembleias Gerais sempre foi reduzida.

Num aspeto concordo com o LG, com muitas vezes estou em discordância: compete à Direção mobilizar os associados para uma maior participação. E no caso do voto eletrónico, talvez tivesse sido necessário fazer uma campanha esclarecedora, usando todos os meios de comunicação que fosse possível arregimentar, acentuando as suas vantagens, para a vida do Clube.

Sem ter uma "voz que chegue ao céu" atrevo-me a sugerir que antes de pôr de novo a questão a votação, como é intenção do Presidente, que se faça uma divulgação clara e objetiva..
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 10.10.2023 às 15:17

Penso que bastaria uma entrevista na Sporting TV, onde estariam o presidente e o responsável técnico pela implementação do sistema (ou alguém com conhecimentos para tal), onde explicariam qual era a ideia geral e onde seriam permitidas perguntas dos espetadores, que teriam que ser submetidas umas horas antes do programa para poderem ser filtradas as importantes.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 10.10.2023 às 15:43

Mike Portugal

É uma sugestão interessante, mas poderá haver outras formas de divulgação. Acredito que os órgãos de gestão, tenham percebido que o assunto tem de ser divulgado e debatido.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.10.2023 às 17:19

Mike,

O presidente da MAG deu uma extensa entrevista na Sporting TV na qual explicou o que estava a ser proposto.

A não aprovação, ou seja, não se ter atingido os 75% tem pouco ou nada a ver com ausência de informação.

Tudo começa com o desinteresse geral sobre o que não se relaciona com a bola a rolar. Depois temos uns quantos sócios que vão para as AGs para votar contra tudo o que é proposto, seja o que for.

Aliás, já referi que acho incrível que até na venda do imóvel, a questão mais simples, houve 585 sócios a votarem contra.

Tenho um grande amigo que esteve na AG e pelos vistos até falou e sem sequer lhe perguntar, sei de certeza absoluta que ele votou contra sobre pelo menos dois pontos, já para não dizer os quatro: um, o voto electrónico, do qual ele percebe pouco ou nada porque não se informa, o outro, a porta 7, dado que ele nunca simpatizou com o Cristiano Ronaldo.

O voto electrónico teria sido aprovado se tivessem estado mais sócios na AG.

O Mike pode ter 10 técnicos na TV a explicar como o sistema funciona que terá sempre uma percentagem de votos contra, pura e simplesmente porque a oposição é permanente.

Nós gostamos de dizer que somos diferentes, e somos, mas não pela positiva em tudo.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 10.10.2023 às 17:33

Se o assunto foi falado no canal do clube pelo presidente da MAG, eu nem soube. Nesse caso o que falta à direção é divulgação, fazer alarido sobre o assunto, chamar a atenção das pessoas para as entrevistas, etc... Falta marketing, parece-me.

Em relação ao voto contra a venda do imóvel, haverá SEMPRE quem vote contra tudo, independentemente do que é, desde que venha desta direção.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.10.2023 às 17:25

Caro Nação Valente,

Como já referi, a questão tem pouco ou nada a ver com falta de informação.

Numa próxima AG em que o processo seja novamente proposto, vai ser aprovado sem dificuldades. Isto, porque muitos que concordam com a inovação mas que não participaram desta vez, irão estar presentes.

Tão simples como isso!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 10.10.2023 às 20:37

Caro Rui

Não vejo muito a Sporting TV e nesse aspeto não sei se o assunto foi abordado. O que sei é que nos órgãos de comunicação social que frequento, não se passou nada. Sou a favor do voto eletrónico, mas considero que sendo um tema muito importante e transversal, devia ter sido mais publicitado. O SCP teria mostrado estar à frente numa inovação, a que outros clubes são avessos.

Concordo consigo quando diz que se tivesse havido mais participação o voto eletrónico teria sido aprovado. De facto, há sempre um grupo minoritário que vota contra tudo. Acredito que numa próxima votação passará, mas continua a pensar que poderia ter passado já.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.10.2023 às 21:29

Caro Nação Valente,

O assunto foi extensivamente publicitado. O problema é que anda muito gente distraída e só a pensar na bola a rolar.

O presidente da MAG deu uma extensa entrevista na Sporting TV, o assunto foi explicado no jornal Sporting e em todos os diários desportivos, especialmente no Record.

O Paulo Berbardo, vice-pres. da Direcção deu também uma extensa entrevista sobre o assunto no Record.

Não sei onde está o grande mistério, vejo é muita gente à procura de desculpas.

A realidade nua e crua é que devido à AG não ter mais sócios presentes, a usual oposição conseguiu fazer frente à proposta e daí os 71%, face aos 75% necessários.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.10.2023 às 21:30

Perdão... o nome é Paulo Bernardo.
Sem imagem de perfil

De José Luís a 10.10.2023 às 14:18

Depois queixam se que nos apelidam de Sporting de Lisboa.. é triste..
Sem imagem de perfil

De Leão da Guia a 10.10.2023 às 15:21

Também considero profundamente lamentável - e prejudicial para a vida presente e futura do nosso Clube - que não tenha sido aprovada a instalação do voto à distância na Assembleia do passado domingo, desperdiçando-se uma excelente oportunidade de modernização e eficiência. Estou certo, porém, que numa próxima oportunidade o inevitável sistema será uma realidade.

Por uma razão de justiça e igualdade de direitos, é absolutamente obrigatório que as decisões sobre a vida do Sporting não se limitem unicamente aos sócios residentes em Lisboa e Setúbal. É de todo imperativo possibilitar/facilitar a participação activa e responsável dos associados sportinguistas espalhados pelo mundo inteiro. E é precisamente isso que o sistema do voto à distância garante.

Existem já vários organismos portugueses que adoptaram essa via eficaz e tecnicamente segura. Em Espanha, Real Madrid e Barcelona, por exemplo, contam-se entre os que a usam. E países realmente evoluídos, como a Suiça, por exemplo, utilizam desde há muito o sistema em todos os actos oficiais de contacto com a população, como eleições e consultas públicas.

Sem imagem de perfil

De Leão de Sta.Engrácia a 10.10.2023 às 16:27

Pese embora o permanente cerceamento do meu direito à opinião neste espaço (como o provam a eliminação dos meus dois últimos comentários, os quais me escuso de reproduzir, até por uma questão de economia), não posso deixar de sublinhar aquilo que quis dizer: não me parece alvo de qualquer especial censura que os sócios tenha reservas sobre a fiabilidade e segurança do voto electrónico e que aa expressem em sede própria. Não são mais grunhos, nem mais iluminados por isso.
Feita esta nota, aqui me despeço com estima e consideração por todos, já que o contraditório num certo sítios dos outros parece ser refresco para alguns.
Saudações Leoninas.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.10.2023 às 17:06

Não tenho memória para tanto, mas se de facto apaguei comentários seus, porque será?

Não faltam aqui opiniões divergentes, dia após dia, em qualquer post.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 10.10.2023 às 21:31

Já o disse ontem.. não percebo patavina destas modernices😄,internet, algoritomos, etc.. mas sei, que se podem ganhar milhões.
Esta modernice, é o mercado de amanhã(hoje).
E lá diz o ditado.. candeia que vai à frente, alumia duas vezes.
E o voto electrónico é uma dessas oportunidades.. (não, não é só pra votar e fazer feliz ao adepto marciano). Grátis pro adepto, encaixe pro clube.! E a bola rola mais suavemente.😊

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2026
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2025
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2024
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2023
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2022
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2021
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2020
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2019
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2018
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2017
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2016
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2015
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2014
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2013
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D
  183. 2012
  184. J
  185. F
  186. M
  187. A
  188. M
  189. J
  190. J
  191. A
  192. S
  193. O
  194. N
  195. D




Cristiano Ronaldo