Uma boa e fria análise sobre a situação de contestação existente no Sporting. Rui Santos, neste e noutros programas, tem vindo a elogiar a coragem do presidente Varandas, em enfrentar um grupo de desordeiros, que de há muito se vêm comportando como um contrapoder aos órgãos eleitos, ou como uma guarda pretoriana de quem lhe confere privilégios.
Acrescenta ainda este jornalista que outros poderes, nomeadamente o poder político devem apoiar esta luta contra os malfeitores que vivem à custa do futebol.
As Juve Leo ligada ao ataque a Alcochete, que custou milhões euros de prejuízo ao Clube, para além do desprestígio da sua imagem, precisa de ser banida do universo sportinguista. Ao contrário do que tenho lido, em comentários neste blogue, procurando branqueá-la, está ligada não só a esse ataque, mas a atitudes anteriores menos graves, como o "festival de pirotecnia sobre a baliza de Rui Patrício".
Vir agora dizer que os energúmenos que desrespeitam os órgãos sociais do Clube, e que têm praticado distúrbios violentos, são uma minoria, é tentar deitar areia para os olhos dos outros. Aquelas centenas que vemos no estádio a insultar dirigentes não são uma minoria, como mostram as imagens.E se nesta Claque existem pessoas que não concordam com esses actos devem afastar-se. Se seguem por arrastamento não deixam de ser cúmplices.
Estupidamente, esta gente, não aprendeu nada com Alcochete.
Nação Valente,
Esse comentário era dirigido a mim, portanto vou responder.
As pessoas da Juve Leo envolvidas no ataque a Alcochete são uma minoria. Isto não é uma opinião, é um facto. O grupo Casuals sim, foi a maioria. Porque é que as pessoas da Juve Leo que são boas pessoas (e serão a maioria) têm que sair da claque? Que saiam os maus.
Em relação à contestação, enganas-te muito se pensas que vem apenas da claque. Isso é querer meter palas à frente dos olhos. Eles serão os mais ruidosos, mas a contestação é generalizada aos vários setores.
"A contestação é generalizada aos vários sectores"...
Acho que o Mike confunde "contestação" com "insatisfação", e esta sim, é de facto generalizada, nomeadamente pelos resultados desportivos.
De J.Oliveira a 23.10.2019 às 21:59
Caro Rui, diria mais, insatisfação, mama, interesses, e seguidores da seita...É isto tudo que está representado nos sportinguistas. Insatisfação do adepto normal, por os resultados do futebol, não serem bons, mama para os que estavas habituados a isso, interesses dos que a todo o custo querem tacho seja como for, e os últimos os órfãos e viúvas...
SL
Mike eu fico agradado pela leitura com meu comentário, mas não foi dirigido a ninguém em especial. Foi dirigido às declarações do Rui Santos, que sigo sempre que posso.
De facto faço referência a vários comentários que tenho lido neste blogue, não ao do Mike em especial, e que pretendem demonstrar, sem factos precisos, que os adeptos que constituem a Juve Leo são uns "anjinhos" de igreja. Não são. Por convicção ou por seguidismo, espírito de carneirada, seguem o rumo traçado pelas chefias
Que foi a Alcochete em particular não sei. Nem sei se são Causuals ou não Causuals. O Mike lá saberá. Estou fora desses meandros, e esses meandros não deviam estar nas Claques. E se acaso estão é porque alguém os deixa estar.
Quanto á contestação falo da visível. Se há outra para além desconheço. o que acredito é que haja descontentamento. Eu também estou descontente com os resultados, mas não ando a insultar o Presidente, nem a pedir a sua demissão para mais não havendo motivos legais para o fazer.
De LeaoCapel a 24.10.2019 às 05:51
Essa é boa? Então mas agora para alguém se demitir ou ser demitido é preciso "razões legais" ? As emlresas estavam tramadas, então...
De Rumo Certo - Ventos Favoráveis a 24.10.2019 às 10:02
Obviamente que em qualquer circunstância, para que seja demitido, tem que imperativamente existir fundamentação legal, factual e comprovada.
Caso contrário, os riscos resultantes de ação interposta em Tribunal, são enormes e implicam naturalmente a certeza da perda de razão e pagamento de danos.
Estamos e vivemos num Estado de Direito.
Certamente V. Exa. nem se deu conta da enormidade de ignorância e capacidade analítica que acaba de escrever.
Força Sporting
SL
De João Paulo Gonçalves a 24.10.2019 às 11:24
Claro que o Nação Valente tem 100% de razão naquilo que escreveu.
Acho curiosa a tentativa de branqueamento dos desvarios da Juve Leo, apontando-os aos casuals...
Os casuals estão misturados com a Juve Leo contra a vontade da principal claque do clube? Ou esta permite a sua presença?
Acho que nem é necessário responder...
De Alberto a 24.10.2019 às 14:15
Atenção! O Rui Santos está, como adepto do Sporting, a tomar posição em defesa de um dos lados.Pela posição que tem no programa deveria manter-se isento. nesta matéria
Não sei se o Rui Santos é adepto do Sporting. Se é nunca o vi assumir. A isenção é um princípio básico, mas ninguém é isento a cem por cento, neste ou noutras áreas, porque em tudo existe subjectividade.
Para comprovar o que digo, informo-o, se não se recorda, que Rui Santos foi durante muito tempo, nos seus comentários, "apoiante" da anterior Direcção, o que significa que, mesmo como comentador, tem direito a tomar partido. Para mais, sempre tem sido um homem de causas, muito abrangentes.
De Vieirinha a 24.10.2019 às 15:43
Rui Santos também foi dos primeiros a criticar publicamente Bruno de Carvalho, tornando-o um dos alvos preferenciais do mesmo, isto muito antes dos acontecimentos que resultariam na invasão de Alcochete. Como aliás já o vi criticar outros presidentes em outras alturas. Sempre tive uma ideia de Rui Santos de alguém que sabe diz o que pensa sem qualquer agenda pessoal ou motivos ulteriores.
De Tork a 24.10.2019 às 21:34
Excelente artigo, não sei se seguiu a minha sugestão, mas bastante esclarecedor para que se perceba onde se posiciona o adepto comum relativamente a esta temática tão fraturante no seio leonino.
O senhor Santos é Sportinguista, é famosa uma fotografia onde além de se perceber em pano de fundo o seu sportinguismo, também se percebe o seu anti-benfiquismo.
Mas nos dias que correm, convém o senhor saber ter uma aparente imparcialidade, senão fica desempregado.
Confesso que nunca compreendi bem se ele é ou não sportinguista, mas admito que possa ser.
De Vieirinha a 24.10.2019 às 15:35
O Rui Santos está a tomar a postura que o seu bom senso e inteligência lhe dita, não dúvido que seria a mesma independentemente do clube ou claque em questão. É a postura que qualquer pessoa de bem, com o minimo bom senso tomaria. A Juve Leo que na sua génese deveria ser uma força positiva em prol das equipas e do clube tornou-se num problema que por interesses próprios prejudicou e continua a prejudicar gravemente o clube. Não tenho dúvidas que a maioria dos sócios e adeptos não se revêm neste comportamento, mesmo aqueles que contestam a direcção.