De Lion81 a 27.05.2014 às 22:02
Um pequeno aparte em relação a contratações já que tenho lido por aí muitos comentários em relação a fazerem-se boas e más contratações...
Não defendo direcção nenhuma apesar de até gostar do trabalho de quem lá está actualmente. Comentando a expressão utilizada pelo "Balajic" "camião de entulho"....Todas as direcções têm feito boas e más contratações e a que está actualmente também cometeu as suas "gaffes" como o caso do Ivan Piris e Gerson Magrão...A questão é que vieram por empréstimo e já foram à sua vida...Há "entulho" que esta direcção trouxe que já vale ouro...Montero, Slimani, Marcelo. Em todas as contratações gastou-se menos que pelo Elias e o salário de todas não deve passar muito o do Elias...Os jogadores que têm sido referenciados são jovens, apostas de futuro e que vêm por pouco dinheiro e não adianta falar em "entulho" antes de os ver jogar ou até mesmo antes de virem para o SCP. Se tiverem algum exemplo de algum clube que tenha contratado no total 4 ou 5 jogadores numa época e em que se aproveitem todos, ainda dou o benefício da dúvida...
Eu dou um exemplo...o grande FLOP do Mónaco...Custou 25M (teoricamente) e foi a grande decepção do campeonato (João Moutinho para quem ainda não soubesse).
Eu não consigo criticar até ver, até porque não são contratações despesistas e não significa que a equipa perca competitividade...
Caro Lion 81,
Entre as 19/20 contratações da época passada, houve mais "gaffes" do que cita: Welder, Cissé, Heldon (?), Shikabala (?) e mais uns quantos na equipa B.
O Welder e o Piris vieram por empréstimo com opção de compra. O Magrão não, ms só tinha um ano de contrato garantido. Quando menciona "Marcelo", não sei a quem se refere.
O talento de Fredy Montero está à vista, já o seu rendimento está muito em dúvida, dado que parou de marcar golos à 12.ª jornada.
O caso de Elias serve de exemplo para muito pouco.
Se fizer pesquisa no blogue, duas ou três páginas atrás, encontrará um artigo que eu escrevi sobre o João Moutinho no Mónaco.
De Lion81 a 28.05.2014 às 11:30
Citei 2 exemplos mas o Welder por exemplo também já vai a caminho...o Heldon a meu ver foi contratação a pedido do treinador e o Shikabala (?)...Sim vamos ver...O Cissé ficou tapado pelo Slimani e essa contratação provavelmente aconteceu devido à indefinição da vinda do Slimani na altura que esteve com um pé em França...As restantes Renovações (não contratações) surgem das necessidades da equipa B e para precaver, e bem, situações como a do Bruma.
O "Marcelo" foi gaffe minha...Queria dizer Maurício (Independentemente das qualidades que qualquer um lhe achar, foi titular indiscutível, mesmo quando foi apanhado alcoolizado). A meu ver o Dier era titular e nem era no lugar dele.
Li o seu artigo acerca do João Moutinho. Por isso dei esse exemplo. Do que vale contratar um jogador de topo a ganhar milhões se depois não tem o desempenho que lhe se espera???
O Sporting precisa de jogadores com nível à altura do clube que é, mas o Sporting, é clube, se não fôr à falência e como tal não pode ter jogadores a receber mais de 1M por época. É preciso encontrar aqui um meio termo e isso, por mais que custe, pode passar por perdermos alguns bons jogadores, inclusivé da formação, como é o caso do Fokobo e muito provavelmente do Dier. (E isto são temas já sobejamente debatidos aqui)
Não defendo a Direção, até porque por vezes acontecem coisas com as quais não me identifico, mas por enquanto tem a minha confiança...
De Balajic a 28.05.2014 às 23:31
Caro Lion81,
Quanto aos "flops", basta recordar que alguns dos "bidoni" da Liga Italiana foram nomes como Ian Rush ou mesmo o nosso mais conhecido Mário Jardel.
A História do Futebol está cheia de jogadores de qualidade que foram flops, não querendo, todavia, comentar o caso do Moutinho.
É um facto que todas as direcções (umas mais do que outras) fizeram boas e más contratações.
Mas o que não se pode querer é estar sempre a criticar as direcções anteriores e não se fazer o mesmo a esta. Isto, ou seja, a falta de (auto)capacidade de crítica é um dos defeitos que mais aponto a esta direcção e aos seus acólitos.
E basta ver que, das contratações efectuadas e já aqui elencadas (19) só 3 foram titulares indiscutíveis do Sporting - Maurício, Jefferson e, à vez (porque raramente e só em ocasiões de aperto jogaram juntos) Montero/Slimani.
Para quê, pergunto eu, se foi contratar Cissé, Welder (que nem calçou), Vítor, Piris? Em especial, dois laterais direitos quando já lá tínhamos um que foi o titular indiscutível...
Aliás, se virmos a equipa-tipo do Sporting (Patrício, Cédric, Maurício, Rojo, Jefferson, William, Adrien, A.Martins, Carrillo, Capel e Slimani/Montero) verificamos que 5 jogadores são da formação, 3 foram contratados por esta direcção e (curiosamente) 3 foram contratados pela direcção da "camioneta das pérolas preciosas": Rojo, Capel e Carrilo.
Foi assim tão determinante para a época que passou a política de contratações que esta direcção teve?
Os factos aqui estão para quem, como eu (que - friso! - "gosto" tanto desta direcção como "gostei" das anteriores), os quer ler objectivamente...