Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Sábado há Assembleia Geral !

Leão Zargo, em 01.02.18

 

16428933_uDjPc.jpg

 

Muitos sportinguistas acusam Bruno de Carvalho de considerar o Clube como uma coutada sua. Para ele, adeptos, jogadores, técnicos e restantes membros dos órgãos sociais são meros figurantes do seu projecto pessoal. Por estes dias percebeu-se que a sua estratégia se focou nos Estatutos do Sporting Clube de Portugal com uma finalidade que visa o reforço do seu próprio poder através de uma significativa alteração estatutária. As propostas de alteração do dos Estatutos, que se conheceram tarde relativamente à data da realização da Assembleia Geral (3 de Fevereiro), abrangem aspectos de carácter estrutural, funcional e disciplinar. Revelam uma intenção declarada de controlo autocrático do Clube, dos seus órgãos sociais e dos seus adeptos e associados.

 

Há propostas de alteração que podem parecer meramente simbólicas, mas que são reveladoras desse projecto de poder unipessoal. Refiro-me à intenção de estabelecer que, para além do Conselho Directivo, o Presidente passa a ser, ele próprio, um órgão social do Clube. Assim, constituiria uma entidade à parte do órgão no qual foi eleito. Por outro lado, a extinção do Conselho Leonino, cuja constituição decorre da votação dos sócios, e a sua substituição por um Conselho Estratégico cujos membros são designados pelo Presidente, configura uma grave limitação a uma participação mais plural na vida do Sporting. Com isto pretende-se reforçar ainda mais o poder do Presidente do CD.

 

Porventura mais grave é a vontade de terminar com a eleição por método de Hondt do Conselho Fiscal e Disciplinar, que passaria a ser constituído apenas por membros da lista vencedora.  É absurdo. Quando o CFeD foi eleito pela primeira vez pelo método de Hondt em 2013, foi consensual que isso constituía uma grande melhoria da democraticidade do Clube. Também surge como gravemente limitador da pluralidade do Sporting a intenção de impedir que movimentos independentes concorram apenas a um determinado órgão social, obrigando que se candidatem a todos os órgãos sociais. O controlo sobre os sócios vai ao ponto de se pretender estabelecer a obrigatoriedade de terem de comunicar ao CD o desempenho de quaisquer cargos sociais, incluindo a mera participação em listas eleitorais, em outras colectividades desportivas. Mesmo no bairro ou na aldeia!  

 

Percebe-se a volúpia minuciosa das alterações de natureza disciplinar no Regulamento. Pretende-se desesperadamente dominar o pensamento livre e crítico dos sportinguistas. Quem não repetir "ipsis verbis" a cartilha presidencial corre um sério risco de sanção. Por essa razão, entre outro articulado, pretende-se determinar que cada sócio colabore obrigatoriamente na prestação de declarações. Ou o carácter vago e arbitrário daquilo que passa a constituir infracção regulamentar. Finalmente, essa volúpia autocrática vai ao ponto de considerar que quem "no decurso de uma acção disciplinar, deixe por sua vontade de ser sócio, não mais poderá voltar a ser sócio do SCP". Mesmo que o associado esteja sujeito a um processo disciplinar injusto ou mal construído.

 

Estou confiante de que será repudiada esta intenção ditatorial que não reconhece aos sócios do Clube os direitos e as garantias consagrados na Constituição da República Portuguesa. Na verdade, opinar de forma livre e com espírito crítico constitui uma salvaguarda relativamente ao presente, mas também ao futuro. Unanimismos e caudilhismos de qualquer espécie não permitem que, em permanência, se descortinem as melhores soluções para o Sporting cujo caminho está enxameado de pedras. De tanto pretender domesticar a realidade, Bruno de Carvalho descolou dessa mesma realidade.

 

(Hoje, depois de ter este texto pronto para ser publicado, tomei conhecimento de um comunicado do CD, ao qual o Camarote Leonino deu o devido destaque. Na verdade, nada se altera, a não ser a constatação de que os proponentes procuraram arrepiar alguma coisa. A ameaça que pendia sobre quem participasse em grupos leoninos de reflexão foi substituída pelo que já está regulamentado nos Estatutos e que, afinal, se pretendia mudar. Por isso mesmo, levantou grande celeuma entre aqueles que tomaram conhecimento. No essencial nada muda: com a proposta de alteração dos Estatutos os proponentes pretendem controlar os sportinguistas e os órgãos sociais do Clube.)

 

publicado às 14:51

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


49 comentários

Sem imagem de perfil

De Fidalgo a 01.02.2018 às 15:17

Boa tarde,

O que podemos concluir é que, e caso as "ideias" de BdC tenham a devida aprovação, o Sporting Clube de Portugal passa a chamar-se Sporting Bruno de Carvalho. Não tenho dúvidas que BdC vai conseguir o seu objectivo. 1º porque o Sporting é líder do Campeonato; 2º porque o rival do lado está a atravessar um momento complicado; 3º O número de adeptos do Estado Brunista é enorme; 4º BdC (e os seus amigos) conseguiram meter medo a quem não o apoia.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.02.2018 às 15:22

A título de curiosidade, "medo" de quê e/ou de quem ?
Sem imagem de perfil

De Fidalgo a 01.02.2018 às 15:56

BdC (e a Youngnetwork) tem um enorme grupo organizado de pessoas em páginas, sites, blogs, jornais, facebook para meter medo, desinformar, destabilizar, contrariar, iludir, enganar e insultar. Não interessa se são verdes, vermelhos ou azuis. Há dezenas e dezenas de perfis e emails falsos (muitos deles geridos pelas mesmas pessoas) com esta missão.

Este espaço é, infelizmente, um dos alvos, porque BdC não quer democracia e direito à opinião.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 01.02.2018 às 15:58

Fidalgo,
tem razão. E isso deve ser denunciado! Mas, aqui no Camarote Leonino não nos deixamos intimidar.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 01.02.2018 às 15:24

Fidalgo,

talvez, embora eu tenha a esperança de que as propostas sejam rejeitadas pelos associados na Assembleia Geral. No entanto, a história não acaba aqui, atrás destes dias outros virão!...
Sem imagem de perfil

De Fidalgo a 01.02.2018 às 15:58

Eu não estou com muita esperança. Não estou confiante, porque neste momento BdC está na mó de cima. Tem muita coisa a favor, e está a capitalizar isso mesmo.
Sem imagem de perfil

De Francisco Maria a 01.02.2018 às 15:27

Só não percebo porque carga de água o "rival do lado" é para aqui chamado... mesmo quando se trata, apenas e só, dum problema interno do SCP.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 01.02.2018 às 15:49

Francisco Maria,
talvez a situação do "rival do lado" ajude a criar um contexto favorável para a aprovação das propostas.
Mas, essa referência não é minha, e penso que a estratégia de Bruno de Carvalho para esta Assembleia Geral já estava delineada há algum tempo.
Sem imagem de perfil

De Francisco Maria a 01.02.2018 às 16:50

Será, mas não acredito que os sportinguistas decidam alguma coisa sobre a vida interna do seu clube em função do que se passa em casa do vizinho.
Aliás, não vejo nenhuma relação de causalidade entre uma coisa e outra.
Se fosse uma questão de compra de jogadores na abertura do mercado poderíamos admitir alguma rivalidade, mas na discussão de normas dos estatutos???
Não me parece de todo.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 01.02.2018 às 17:01

Francisco Maria,

compreendo-o, mas o contexto é sempre considerado nas dinâmicas de massas ou em assembleias onde se decide pelo voto. Na verdade, neste momento, há um contexto favorável.
Mas, como referi anteriormente, penso que se trata de uma estratégia de poder de Bruno de Carvalho que já está delineada há algum tempo.
Sem imagem de perfil

De Fidalgo a 01.02.2018 às 16:00

O Rival é sempre utilizado por BdC para justificar algo que esteja a correr mal. Eu não tenho esse direito? Tenho que ler os novos estatutos...se calhar já não posso. Só o Grande Líder.
Perfil Facebook

De Mike Portugal a 01.02.2018 às 15:31

Já estive a ler o documento com as propostas, que foram aqui resumidas pelo Leão Zargo.
Não concordo com algumas, concordo com outras, nomeadamente tudo o que tenha a ver com páginas, sites, blogs, jornais, facebook (ou seja, meios de comunicação públicos) onde se insulte membros dos orgãos do clube/SAD.

Podemos muito bem escrever um post ou dar uma opinião no facebook, sem chamar fdp/ladrão/ditador/etc... a BdC. E o mesmo se aplicará a ele. Ele não poderá fazer posts no facebook a chamar nomes ao Rui Gomes ou ao Ricardo Leão, por exemplo. E isso eu quererei ver nos regulamentos do SCP. Nem admito que seja de outra forma.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 01.02.2018 às 15:43

Mike,

a triste ironia é que Bruno de Carvalho dirige-se frequentemente aos sportinguistas em termos grosseiros e, por vezes, até ordinários! Não é o meu caso, como se pode verificar.

De qualquer forma, por alguma razão, soube-se hoje que foi retirada uma alínea particularmente polémica (polémica para ser simpático!). E esta alínea foi substituída por outra cujos termos decorrem do que já está previsto nos Estatutos.
Sem imagem de perfil

De Transmontano a 01.02.2018 às 16:08

Os sócios, blogs etc tinham de tratar o Bruno pelo seu nome ou por Presidente, já ele ia continuar a chamar aos Sportinguistas de Carneiros, Sportinguistas da Treta, Infiltrados etc..

Se estas alterações forem feitas aos Estatutos a Oposição desaparece pois ele vai expulsar todos que ousem falar mal da sua Presidência..

Nem o Kadafi dos Pneus ou o Papa Ladrão chegaram a este ponto, este Presidente é um Embuste, pois só quem tem rabos de palha tem medo de fogueiras.

Falamos e rimos do Vale Azevedo ou do Kadafi , mas cada dia mais penso que temos um pior dentro de nossa casa, caso seja Campeão o Sporting como todos queremos, o nosso Azevedo vai aproveitar a euforia para armadilhar de vez os Estatutos.

Quem poder ir a AG que abra os olhos pois o que se está a cozinhar nesta AG, é uma Pura Ditadora onde quem criticar é logo corrido de Sócio..
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.02.2018 às 16:24

Quem o conhece pessoal e intimamente sabe, há muito, que ele é uma pessoa extremamente rude por natureza, entre outras coisas. Não vai mudar essa sua deficiência de carácter, entre outras.

Mas, em análise final, ele, e os dele, só intimida quem se deixa intimidar. Ele não passa de um cobarde que se refugia em tudo quanto ser presidente do Sporting lhe é facultado. Retirada essa cadeira da presidência, volta a ser o insignificante que era antes de surgir em cena em 2011. Menos anónimo, obviamente, e com os cofres pessoais muito mais recheados.
Perfil Facebook

De Mike Portugal a 01.02.2018 às 16:25

Tal como escrevi, eu não aprovarei os pontos tal como estão neste momento.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 01.02.2018 às 17:09

Mike,
faz muito bem.
Sem imagem de perfil

De Balajic a 02.02.2018 às 13:46

Mas é preciso uma coisa dessas constar num Regulamento de um clube?

Pensei que fosse algo próprio de uma sociedade civilizada com regras básicas de civismo, urbanidade e de respeito pelos outros...
Sem imagem de perfil

De Balajic a 01.02.2018 às 15:40

Amanhã?
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 01.02.2018 às 15:46

Obrigado, Balajic, está corrigido!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 01.02.2018 às 16:29

Caro Leão Zargo,
Dada a gravidade desta alteração dos Estatutos que muito bem analisa, em pormenor, vou publicar mais um post. Uma pequena achega para alertar os sportinguistas do que da sua aprovação pode resultar. É verdade que o timing do Presidente não é inocente. Estará relacionado com com a situação do futebol profissional com uma prestação mais competitiva. Não se sabe se isso se traduzirá em sucesso, de modo que é preciso aproveitar a boa onda. Também receio que muitos associados se inebriem com a euforia e não saibam separa o trigo do joio.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 01.02.2018 às 17:06

Caro Nação Valente

É excelente a sua publicação de um texto sobre esta matéria. Trata de uma questão muito importante para o nosso Clube que é necessário alertar e denunciar.

Estou convencido de que se trata de um plano que Bruno de Carvalho começou a arquitectar há algum tempo. Iria sempre para a frente, agora ou daqui a algum tempo.

Um abraço sportinguista
Sem imagem de perfil

De Inocencio a 01.02.2018 às 17:02

Engraçado.
Quanto mais a equipa de futebol consolida o lugar no pódio, maiores são as erupções e os pruridos.
Recomenda-se Fenistil!!!
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 01.02.2018 às 17:07

O Inocêncio de inocente não tem nada!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 01.02.2018 às 17:25

Comentário apagado.
Sem imagem de perfil

De hugo gomes a 01.02.2018 às 18:11

Ainda não consegui perceber o porquê de Bruno Carvalho vir falar aqui e não ter os tomates de se identificar,só prova o covarde que é.
Cumprimentos
A todos
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 01.02.2018 às 19:03

Hugo Gomes

Temos a indicação de que Bruno de Carvalho passa por cá, e poderá comentar uma vez por outra. Quando isso acontece reconhece-se à distância! Mas, o normal é serem pessoas da agência de comunicação youngnetwork a escreverem os comentários.
Sem imagem de perfil

De Fidalgo a 01.02.2018 às 17:53

Curioso verificar que BdC andou a comentar no Facebook do Sporting Clube de Oficial utilizando a própria conta do Sporting Clube de Portugal. Porque não o fez utilizando o seu utilizador? Bem sei que ele é um dos que gere aquilo, mas ficava com um aspecto mais querido e fofinho.

Imagem de perfil

De Leão Zargo a 01.02.2018 às 17:57

Fidalgo,

por vezes chega a parecer que Bruno de Carvalho pensa que ele e o Sporting constituem a mesma entidade!
Sem imagem de perfil

De J. a 01.02.2018 às 17:55

É uma caracteristica deste blog, julgar que os sportinguistas são facilmente manipuláveis por quem quer que seja ou entao que num determinado momento gostem mais de uma pessoa especifica que do próprio clube.

Eu apoio BdC pelo seu trabalho global á frente do clube. Desaprovo a maioria das suas intervenções públicas pela fraca capacidade que tem em expressar-se sem utilizar uma linguagem brejeira.
Ainda assim, e há falta de uma melhor oposição, votaria nele outra vez.
Serei um bruneco por isso?
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 01.02.2018 às 17:58

J.

e o que pensa sobre o conteúdo do texto?
Sem imagem de perfil

De J. a 01.02.2018 às 18:28

O primeiro parágrafo não sei se é o Leão Zargo a falar em seu nome, ou em nome de um suposto grupo de sportinguistas. Mas são adjectivos e apelidações que ofendem a inteligência de quem votou em BdC e os motivos porque o fizeram.
Os comentários feitos ao post utilizando termos depreciativos e ao qual o Zargo respondeu como se de algo normal se tratasse, tb indiciam que em parte se identifica com isso.

Em relação as propostas que enumera, tenho uma opinião própria que em parte está de acordo com o que BdC propõe e por outra parte também concorda com o que diz o Zargo.
Por exemplo, o Conselho Leonino na minha opinião nada traz nada de util ao clube. E quanto ao Conselho fiscal é evidente que tem que ser repartido entre as listas votadas de forma a garantir alguma independência e isenção.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 01.02.2018 às 18:53

J.

Evidentemente que esse parágrafo decorre de uma constatação do que pensam muitos sportinguistas. É tudo.

O J considera que o Conselho Leonino não é útil ao Clube. Talvez sim, talvez não, mas tinha o mérito de ser constituído por sportinguistas de várias sensibilidades. Isso já não se passará com o Conselho Estratégico em que todos os membros são designados pelo presidente. Sendo assim, há uma clara vantagem do Conselho Leonino.

Sem imagem de perfil

De JPT a 01.02.2018 às 18:36

Faço minhas as palavras do Sportinguista anterior. Votei 3 vezes em Bruno de Carvalho e se houvesse eleições amanhã votava outra vez. Aturá-lo é um pequeno preço a pagar pelo trabalho fantástico que está a fazer pelo Clube (ajuda eu não frequentar redes sociais, e evitar as entrevistas presidenciais). Mas, apesar disso, e com sacrifício para a minha família, vou ter de ir à AG para votar contra as alterações aos estatutos em matéria eleitoral e disciplinar. Discordo de tudo o que este blogue defende e representa, e se alguém consegue "dar baile" ao Presidente do SCP em intolerância, destempero e boçalidade são alguns dos seus redactores (não é o seu caso, obviamente, senão não estava aqui a comentar). Mas lá está, discordo do que dizem, mas defenderei até à morte o vosso direito a dizê-lo. Para punir a difamação e expulsar sócios que se coligam com rivais para lesar o Clube, já existe base estatutária e legal. SL!
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 01.02.2018 às 18:55

JPT

Registo com muito agrado as suas palavras. É verdade, o Sporting deve ser um Clube democrático.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 01.02.2018 às 18:45

Eu tenho uma perspectiva sobre o que entendo ser a importância da liberdade de expressão, que sinceramente não consigo perceber esta obsessão de BdC em atacar as críticas na Internet.... tudo isto para mim é colocar-se ao nivel de um blogger.... acho tudo isto doentio!
Eu não sou um crítico fervoroso de BdC, mas se por acaso o fosse, porque razão eu sendo sócio, que dou centenas de euros todos os anos ao Sporting, não o posso criticar?! BdC confunde casos de crime (a difamação é um crime....) com casos de crítica, que não interessa se é justa ou não, a critica é um direito de todos os sócios... mesmo o Ricardo Leão que para mim é super ofensivo tem o direito de ser sócio do Sporting.

Não entendo esta visão, muito menos a entendo no desporto, é que parece que por vezes nos esquecemos porque razão somos sportinguistas e não é com expulsão de sócios que nos tornamos melhores.... tornamo-nos apenas num clube menos democrático.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 01.02.2018 às 18:58

Schmeichel,

concordo consigo. Realmente, por vezes, não se compreende a obsessão de Bruno de Carvalho com aqueles que o criticam. Ainda por cima, ele venceu folgadamente as eleições para os órgãos sociais do Clube. A unanimidade é impossível, e até inconveniente!
Sem imagem de perfil

De Luis costa a 01.02.2018 às 19:56

Isto é para chumbar! É um atentado a democracia do nosso clube!
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 01.02.2018 às 21:01

E verdade, Luís Costa, as propostas de alteração dos Estatutos comprometem a democraticidade do Sporting!

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo