Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




GoalPoint-Sporting-Benfica-Liga-Bwin-202122-90m.jp

Depois do extenso debate de ontem à noite, não sei se há disposição para voltar a abordar o dérbi da 30.ª jornada da Liga Portugal.

Muito além do golo imperdoavelmente sofrido aos 14 minutos, as estatísticas confirmam o que mais esteve à vista: considerando a posse de bola e o controlo maioritário do jogo, o Sporting teve muitos problemas no último terço. Apenas 4 remates enquadrados num jogo cuja importância exigia muito mais. Curiosamente, no entanto, no mesmo número de remates, o Benfica fez dois golos.

Ontem surgiu um leitor a lamentar não se ter falado na arbitragem de Fábio Veríssimo. Há, na realidade, lances discutíveis, mas o que está mais em destaque foi a falta para grande penalidade de Otamendi sobre Coates, aos 68 minutos, que ficou por assinalar.

Screenshot (844).png

Dito isto, e apesar do triunfo, Rui Pedro Braz, dirigente do Benfica, considera que o que aconteceu ontem em Alvalade merece "profunda reflexão" e que o seu clube foi "muito prejudicado". Ainda, que esta "falta de respeito" está a acontecer não só no futebol, mas também nas modalidades. A "dieta" diária com Rui Costa na presidência...

Ontem comentei neste espaço que nunca na minha vida esperava ver o "glorioso" jogar à equipa pequena com o "autocarro estacionado", todavia, segundo os leitores, é a minha memória que me está a atraiçoar, dado que já recorreu a essa estratégia em vários jogos esta época com Veríssimo ao leme.

Algumas considerações (em síntese) de Rúben Amorim, no final da partida...

"Este é um momento duro na época, mas ainda temos a Taça de Portugal e temos de lutar pelo segundo lugar, que ainda não está fechado. É o que temos de fazer".

"O que não correu bem? Praticamente tudo. Apesar de termos tido iniciativa, foi um jogo desinspirado. Sofremos um golo num lance em que a bola está controlada do outro lado. O Benfica jogou baixo, esperou o erro. Faltou-nos inspiração, tanto no passe, no cruzamento, na bola parada... E quando não há inspiração torna-se difícil".

"O adversário defendeu com muita gente, soube defender, tirou imaginação. O Benfica defendeu no último terço. A estratégia do treinador deles foi melhor do que a do Sporting. Agora é levantar a cabeça. Temos uma prova para disputar na quinta-feira e vamos fazê-lo".

"Pote teve muitas paragens. Ainda não conseguiu embalar. Onde ele não está muito bem é com a bola. A capacidade que tinha de fazer golo e assistências. A preencher espaços e a pressionar está lá. Não está a atravessar seu melhor momento de forma, mas continuamos a acreditar nele. Tem mais alguns jogos para voltar à sua forma".

"Por mim, do que depender de mim, a equipa não vai ficar abalada com esta derrota. Sei os jogadores que tenho, vamos dar o máximo para estar no final da Taça, temos de levantar a cabeça e o futebol é mesmo assim, está sempre a correr e não pára, temos de olhar para o próximo desafio e o próximo é uma meia-final da Taça".

"Se o FC Porto é um justo campeão?... Quando for matematicamente, todos os campeões costumam ser justos. Não ganhando [Sporting], nada mais interessa".

publicado às 03:03

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


53 comentários

Sem imagem de perfil

De Rui a 18.04.2022 às 07:59

Já quase tudo foi comentado ontem, não há muito a dizer. O benfica não tinha nada a perder, jogaram sem pressão e com sorte.
Não sei também se a absurda vitória antes do porto sobre o portimonense terá desmotivado os jogadores.
Agora é segurar o 2º lugar e fazer uma exibição épica na quinta-feira. Mas o porto é ainda mais matreiro, não será fácil.
Como já se disse, a falta que um bom central está a fazer...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.04.2022 às 08:09

A equipa ontem não esteve inspirada contra um Benfica a jogar à equipa pequena com o autocarro estacionado.

Uma estratégia que resultou em função do resultado, mas vergonhosa para a história de um grande clube como o Benfica.

Um golo teria alterado a dinâmica de jogo, mas não surgiu. Ainda por cima, sofremos aquele primeiro golo, que Rúben Amorim diz, e bem, que foi oferecido.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.04.2022 às 08:19

P.S.: Salvo os jogadores o admitirem, nunca saberemos se esse jogo do FC das Antas desmotivou as tropas.
Sem imagem de perfil

De Rui a 18.04.2022 às 08:28

É impossível não ter efeito, para mais a sensação de se lutar contra um sistema...
Vamos esperar que os jogadores deem tudo na quinta-feira, e corrijam os erros.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.04.2022 às 08:40

Vai ser uma autêntica batalha na quinta-feira.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 18.04.2022 às 08:30

O SLB já tinha avisado contra o Ajax que ía jogar assim. Não podia ser nenhuma novidade fecharem-se lá atrás. Nós é que jogamos sem ter isso em conta, mais uma vez erro do treinador tal como contra o City, que quis fazer o seu típico jogo quando o adversário pede outro tipo de tática. Eu culpo inteiramente o treinador por este jogo.

Agora faltam 4 jornadas, ou seja, 12 pontos, quando 6 nos separam do SLB, portanto basta ganhar 2 jogos e asseguramos o 2º lugar. Não há desculpa para falhar.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.04.2022 às 08:39

O Mike pode culpar quem desejar, se isso lhe dá alguma satisfação, mas o treinador não está lá dentro para fazer o que os jogadores deviam ter feito.

Nós não ignorámos o sistema do Benfica, faltou foi inspiração para elevar a dinâmica de jogo e eficácia no último terço.

E, claro, a defesa menos batida do campeonato, mesmo sem o Matheus Reis, nunca devia ter sofrido aquele primeiro golo da maneira que sofreu.

Evocar o primeiro jogo com o Man City ignora a realidade do que ocorreu.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 18.04.2022 às 08:56

Só não concordo que uma estratégia defensiva seja "pequena". Não é. Defender faz parte do futebol e é tão legítima como optar jogar de peito aberto.

Estratégias "pequenas" são as do anti-jogo, essas sim são miseráveis e inimigas do futebol.

O Benfica tem uma defesa fraquissima devido a dois fatores:

- Os laterais são todos fracos a defender, inclusive Grimaldo.

- Apesar de ter boa imprensa, Weigl é um pobre 6 no capítulo defensivo, e Meité não o queria nem para o Sporting B.

Veríssimo sabe disso e montou por uma estratégia defensiva. É futebol. De outro modo provavelmente teria levado 3 ou 4.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.04.2022 às 09:03

Bem... mas essa estratégia viu o Benfica perder na final da Taça da Liga frente ao Sporting, ser eliminado da Taça de Portugal e estar a 6 pontos do 2.º e a 15 do 1.º na Liga.

O resultado de ontem não justifica tudo...
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 18.04.2022 às 10:02

Isso acontece porque a equipa do Benfica é objetivamente mais fraca do que a nossa e a do Porto.

Daqueles todos só Darwin, Otamendi e Rafa seriam titulares nas duas equipas, e por isso os resultados da época não derivam da estratégia mas sim da lei do mais forte.

A estratégia defensiva é uma opção... válida como qualquer outra. E no meu entender, quando uma equipa tem um meio campo composto por Weigl e Taraabt não terá muitas outras opções realistas nos jogos grandes.

Sem imagem de perfil

De Everton Costa a 18.04.2022 às 09:43

Caro Juskowiaki, concordo plenamento consigo, época passada toda gente veio cá elogiar a tática do Sporting frente ao Futebol Clube das Antas no terreno deles, onde também estacionamos o autocarro na frente da baliza e tivemos uma única chance com o Matheus Nunes ao cair dos panos em uma jogada individual com uma arrancada a partir da defesa, nenhum remate enquadrado, mas era o que precisava-se para aquela partida, na mesma época frente ao Braga em Alvalade jogamos uma primeira parte atrás esperando roubar uma bola para sair em transição rápida e foi assim no inicio da segunda parte que chegamos ao golo.

Uma coisa foi o jogo deles em Amsterdam em que ficavam atrás e desfaziam-se rapidamente da posse de bola, deram um único remate o jogo inteiro, vindo de uma bola parada contra vários do Ajax, ontem ficaram a atrás para partir em contra ataques, o que fizeram várias vezes, vejo como uma estratégia diferente do que fizeram na champions e totalmente válida.

No duelo entre os 4 primeiros marcamos 7 pontos na casa do adversário e somente 1 em Alvalade, na minha visão aí é onde perdemos o campeonato, mesmo com a distribuição de frutas ao longo da época.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.04.2022 às 12:18

Tem direito à sua opinião, mas o que o caro "vê" e a realidade não são necessariamente a mesma coisa.

"Adoro" análises em função do resultado!
Sem imagem de perfil

De Artur a 18.04.2022 às 08:59

Publicar e, posteriormente, apagar (!) é demonstrativo que assimilaste devidamente a mensagem.

A verdade doi é um facto!
.. Ui se doeu!

Um bem haja, Rui.
Abraço
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.04.2022 às 09:05

Em primeiro lugar, não me conhece de lado nenhum. Seja bem educado.

Segundo, se quiser comentar sem atirar "pedras" não será apagado.

Terceiro, quem referiu a arbitragem foi o dirigente do seu clube.
Sem imagem de perfil

De Artur a 18.04.2022 às 09:12

"Pedras" atirou o Carissímo Rui, na resposta ao mesmo. Aliás, respondeu e, posteriormente, apagou.

Boa semana.
Boa sorte para quinta-feira.
Sem imagem de perfil

De Artur a 18.04.2022 às 09:16

" (...) Ontem surgiu um leitor a lamentar não se ter falado na arbitragem de Fábio Veríssimo. Há, na realidade, lances discutíveis, mas o que está mais em destaque foi a falta para grande penalidade de Otamendi sobre Coates, aos 68 minutos, que ficou por assinalar"
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.04.2022 às 09:27

Não obstante a referência do leitor, o que me fez mencionar a arbitragem no post foi a choradeira sem nexo do dirigente encarnado.

Além do mais, o lance com Otamendi e Coates é uma realidade. Basta ver as imagens.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 18.04.2022 às 09:00

E de resto o jogo de ontem não tem qualquer importância. O campeonato já estava perdido e o 2° lugar já estava assegurado. Ontem foi absolutamente ridículo ouvir Veríssimo dizer que ainda acredita no 2° lugar!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.04.2022 às 09:08

Só se ele sabe de alguma coisa que nós não sabemos.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 18.04.2022 às 11:26

Comentário apagado.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 18.04.2022 às 11:47

Acha mesmo que mesmo que ontem tivéssemos ganho ainda seria possível chegar ao título?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.04.2022 às 12:13

Atendendo às circunstâncias do futebol português, era possível mas improvável.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 18.04.2022 às 12:28

Comentário apagado.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 18.04.2022 às 12:40

Tão ridículo como seria ridículo Ruben Amorim dizer que ainda acredita no título. As coisas são como são e a Matemática é como é.
Sem imagem de perfil

De Corvo a 18.04.2022 às 13:00

com doze pontos em disputa para cada um já dá o segundo lugar por garantido e depois a matemática é o que é.
Reitero os parabéns.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 18.04.2022 às 15:19

Já vi que a sua clubite é incurável, por isso passe bem.
Sem imagem de perfil

De Corvo a 18.04.2022 às 16:38

Felizmente para si a sua não é.
Saudinha da boa
Sem imagem de perfil

De Cacunha a 18.04.2022 às 09:09

O que podia fazer-se não foi feito, agora resta-nos reagir, levantar a cabeça e preparar-mo-nos para o jogo da meia final com o antas. Já jogará o Mateus Reis que como alguém já disse foi realmente uma excelente aquisição e vai permitir encarar o jogo de outra forma. O bi estava muito complicado, não podemos entrar em desespero, o segundo lugar é nosso! Quinta-feira vamos com tudo e a vitória será, seguramente nossa. SPORTING sempre.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.04.2022 às 09:19

Não creio que desespero, mas quinta-feira vai ser um jogo muito difícil.

Estou ansioso por saber quem vai ser o árbitro.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.04.2022 às 09:24

Perdão,,, devia ter escrito "não creio que haja desespero".
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 18.04.2022 às 09:10

Não há por onde fugir. Foi um jogo mal conseguido pela nossa equipa, muito agravado pelo golo infantil sofrido logo aos 14 minutos. Colocou todas as bases do jogo à feição do adversário.
É lógico que a equipa poderia, e deveria, ter apresentado outro tipo de soluções para contrariar o adversário, mas ontem pouco saiu bem e a inspiração ficou à porta do estádio. Até o treinador assumiu que as substituições não deram o resultado pretendido, antes pelo contrário.
O importante agora é concentrar energias no que falta da época. A cultura de vitórias assim o exige, independentemente de objectivos mais ou menos desejáveis.
O Sporting das últimas duas épocas conseguiu criar uma cultura vencedora e é bom que o segundo lugar nos deixe frustrados. Não vamos voltar aos tempos do 3° lugar onde a vitória contra o rival nos deixava satisfeitos e "salvava" a época. Se outros, que antes tanto gozavam, dão mostra de satisfação com essa realidade é lá com eles.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.04.2022 às 09:17

O Esgaio fez tudo menos o que devia fazer, o Slimani correu muito mas sem sentido, o Ugarte lutou muito mas pecou pela ansiedade de querer fazer tudo e o Daniel já entrou tarde e pouco ou nada acrescentou.

P.S.: O Edwards não conseguiu penetrar a muralha encarnada.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 18.04.2022 às 09:20

Ontem faltou-nos muito do essencial num jogo de futebol: definição nos passes, inspiração na área adversária e aproveitamento das bolas paradas. Perdemos a oportunidade de continuar a pressionar o Porto e de garantir o 2º lugar. Agora, é preparar e enfrentar com convicção o jogo para a Taça e confirmar o acesso directo à Champions. O valor de uma equipa também se revela na maneira como encara as adversidades.




Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.04.2022 às 09:23

Precisamente por isso, Rúben Amorim afirmou que tem confiança nos seus jogadores e na parte que lhe compete o Sporting vai cumprir.
Sem imagem de perfil

De Rui Câmara Pina a 18.04.2022 às 10:45

Atendendo a que o SLB fechou-se bem, vê-se que falta ao Sporting um Otávio abre-latas, para não dizer um Darwin que isso é muito caro, para abrir as defesas. Pote e Palhinha estão a milhas do que podem fazer, e houve realmente jogadores muito abaixo do normal. É preciso ter opções para a próxima época.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.04.2022 às 12:11

Até parece que este jogo vale pela época toda!
Sem imagem de perfil

De João Gonçalves a 18.04.2022 às 10:51

Li este post e o de ontem no pós-jogo, incluindo todos os comentários.
Para além da azia compreensível, destaco o facto de não haver uma única referência ao "cumprimento" do Nuno Santos feito com o pé na cara do Gilberto. Um leitor aflorou o tema, dizendo que o Sporting não pode ter jogadores como ele com escola do Benfica... A culpa será do Benfica, como é usual.
Gostava de ver como seriam aqui comentadas situações semelhantes, mas se fossem ao contrário, ao pisão do Coates ao Darwin (sem intenção mas factual) e a entrada de Sarabia aos gémeos (os músculos) de Verthonghen, mais essa lamentável atitude do Nuno Santos. Ou tem alguma desculpa?
Ontem assisti ao jogo e a todo o pós jogo em diversos canais (excepto a Sporting Tv e a BTV), e só hoje ao vir aqui é que descubro que houve um penalty por marcar favorável ao Sporting. Seria o 2-1 e a derrota seria mais suportável.
Em relação ao jogo jogado, o Benfica entrou com muito receio do grande Sporting e foi por isso que optou por aquela tática. Os 60/40 da posse de bola dizem muito e os 4 remates enquadrados de cada uma das equipas também.
Li algures que nos últimos 10 anos para o campeonato o Sporting ganhou UM JOGO em Alvalade ao Benfica... Os outros ou perdeu ou empatou. É a vida...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.04.2022 às 12:08

Não lhe respondo para não ser mal educado!
Sem imagem de perfil

De João Gonçalves a 18.04.2022 às 13:11

Já respondeu.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo