Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




img_920x518$2022_03_16_17_10_08_1973420 (2).jpg

"O Veríssimo foi mais humilde que Amorim. Foi defender,defender…e depois a sua equipa marcou de canto com o guarda-redes adversário a ficar mal na fotografia. O SLB foi feliz mas mereceu vencer pois embora o Ajax seja melhor equipa que o SLB está longe de ser o colosso que as goleadas contra o Sporting fizeram supor. Amorim tem que tirar as devidas ilações".

Comentário do leitor Greenlight

"Concordo. Rúben Amorim tinha de ter tido uma abordagem defensiva contra o Man City. Podemos elogiar a coragem e a coerência de jogar de peito aberto contra um adversário muitíssimo mais forte, mas não deixou de ser uma péssima opção".

Comentário do leitor Juskowiak

Estes leitores sujeitam-se a ser acusados de analisar o jogo realizado pelo Benfica contra o Ajax exclusivamente em função do resultado, deveras inesperado, diga-se, e ignorar a verdade do jogo além do marcador.

Vamos a factos...

Os dados da UEFA indicam que o jogo - com a duração oficial de 90+8 minutos - apenas teve 54 minutos e 39 segundos de tempo útil. Deste tempo, o Benfica só teve a bola em sua posse 18 minutos e 32 segundos.

O Ajax fez 16 remates, 4 dos quais enquadrados, o Benfica 4, 1 enquadrado. O Ajax teve 51 acções na área do Benfica, os encarnados 20 na área do Ajax. O Ajax marcou 10 cantos, o Benfica 4. O Ajax teve 84% eficácia de passe, o Benfica 66%. O Ajax teve 21 acções defensivas no meio campo do Benfica, este apenas 1 no meio campo do Ajax.

Analisando estes factos, é justo perguntar se era esta a estratégia que se pretendia do Sporting frente ao Manchester City.

A vitória do Benfica em Amesterdão deve-se sobretudo à ineficácia de finalização do Ajax e não à eficácia estratégica/defensiva do Benfica. O golo vitorioso - embora com um bom cabeceamento de Darwin - foi acidental e totalmente contra o domínio quase total do adversário.

Por fim, e como já foi indicado aqui no blogue, o momento de forma do Ajax está muito longe da que demonstrou contra o Sporting no início da época.

Escreveu Alexandre Pais - que não é sportinguista, mas assistiu ao primeiro jogo frente ao Manchester City em Alvalade: "(...) Embora mande a verdade que se refira a tremenda infelicidade do Sporting pela forma como sofreu os golos iniciais, que deitaram tudo abaixo".

E, nesses golos iniciais, três para o caso, reside a real explicação, não do afastamento do Sporting da Champions - uma muito forte probabilidade assim que o sorteio (o segundo) foi anunciado - mas sim da goleada (0-5) que, para todos os efeitos, resolveu prontamente a eliminatória.

NOTA: A citação dos dois comentários visa apenas e tão só sustentar o argumento e não pretende de modo algum diminuir os leitores, que têm pleno direito à sua opinião.

NOTA #2: Caso haja alguém que desconheça, o primeiro sorteio para os oitavos-de-final da Champions foi anulado pela UEFA, alegando erros técnicos. Nesse sorteio, o adversário do Sporting teria sido a Juventus e do Benfica o Real Madrid.

A título de curiosidade, o Villarreal - actual 7.º classificado da Liga espanhola - eliminou a Juventus. O futebol, como a vida, tem destas coisas...

publicado às 03:04

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


35 comentários

Sem imagem de perfil

De Manuel Cunha a 17.03.2022 às 05:32

Tudo verdade. Mas passaram. Imagino q quem passa com tanta vaca, não se importa muito. Afinal, a vaca faz parte. Às vezes acontece. O q eu acho é q é possível ao pequenino ganhar ao grande. Tem é se se fazer pela vida. O futebol atual, está montado para isso acontecer o menos possível. Até por cá, veja-se a história das duas mãos nas meias finas da taça.
Agora, os responsáveis da equipa devem analisar as estatísticas, circunstâncias e incidências do jogo e reconhecer o q sucedeu. Pelo menos para dentro. Para fora, todos querem parecer bem.
Saudações Leoninas
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.03.2022 às 11:01

Há uma grande diferença entre as provas domésticas e a Champions. Nesta, especialmente na fase a eliminar, o "pequenino" ganhar ao "grande" é um caso deveras excepcional, para não dizer raro.
Sem imagem de perfil

De Manuel Cunha a 17.03.2022 às 21:06

É cada vez mais raro, de facto. O sistema está montado para isso mesmo, infelizmente. Mas a beleza do futebol ainda tem muito de superação, felizmente. Está vitória do Benfica demonstra isso mesmo. Senão, não valia a pena jogar, pois ganhavam sempre os mesmos (e é cada vez mais assim). Podemos perder porque o adversário é melhor ou tem mais sorte. Mas temos de entrar concentrados, prontos e focados. Esse é também o papel dum treinador. Levá-los a serem competentes nesse aspecto.
Amorim está cada vez melhor, mas não gostei nada daquelas desconcentrações. Tenho a certeza q Amorim tb não gostou.
Faz-me lembrar uma anedota antiga: fulano todas as noites reza a Deus que o faça ganhar a lotaria. A vida inteira passa e nada. Já no fim da vida, reza novamente, que se não fosse agora já não valia a pena. Ouve-se uma voz retumbante: Porra! Eu faço com que te saia a sorte grande. Mas aí menos compra o bilhete!
Saudações Leoninas
Sem imagem de perfil

De Cacunha a 17.03.2022 às 08:45

Independente de tudo e de todos os resultados só uma coisa interessa, Amorim é o nosso treinador com a graça de Deus, pois contribuiu em muito para as alegrias que temos tido e assim irá continuar a acontecer. Fomos infelizes na eliminatória com Ajax que não tinha nada a ver com este arremedo do Ajax actual. Sigamos em frente. Vamos perder mais jogos, vamos - com a certeza que não será este ano - mas acima de tudo Somos SPORTING e temos a crença que nunca nos vergara e no final a vitória é certa. Nós com um pouco de sorte - a sorte que os galinhas tiveram - também podíamos ter ganho o segundo jogo com o City, paciência. Acima de tudo, força Amorim, força SPORTING. Hoje e sempre SPORTING!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.03.2022 às 11:03

Apesar de tudo o que escrevi, admitirei que se a Champions desta época serviu para o crescimento dos nossos jovens, também terá contibuído para a evolução do igualmente jovem treinador.
Sem imagem de perfil

De RCL a 17.03.2022 às 09:02

Não há comparação possível, Manchester City e Ajax são muito diferentes, o primeiro representante da melhor Liga do Mundo, Ajax duma Liga mal classificada no Ranking e muito abaixo daquilo que jogou contra o Sporting.
Como já foi dito, o Sporting foi infeliz no primeiro jogo contra o M.City, 3 golos de rajada, o primeiro no limite do fora de jogo
Na terça feira passada, Veríssimo montou a única tática possível:, avião cá atrás, partir em transições tentar a sorte num canto, num livre. Como as equipas pequena fazem na nossa Liga, por vezes resulta.
Veríssimo , como diria Otto Glória, passou de besta a bestial. Há festa como se tivessem ganho ao Bayern de Munique, o CMTV entrou em comemoração carnavalesca, Darwin com uma cabeçada já é o melhor do Mundo Halland e Lewandowski que se cuidem.
Tenham juízo.~
SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.03.2022 às 11:06

Em função do inesperado resultado, a "comemoração carnavalesca" já era de esperar. É o que a casa gasta, especialmente com os encarnados.
Sem imagem de perfil

De Pacheco a 18.03.2022 às 01:40

Por acaso, numa equipa mal oleada como a do Benfica, acho que prefiro ter o Darwin, tem boa progressão com a bola.
Sem imagem de perfil

De Luis Romao Ribeiro a 17.03.2022 às 10:37

Concordo com quase tudo menos com "O golo vitorioso - embora com um bom cabeceamento de Darwin - foi acidental..."

Quem viu o jogo rapidamente percebeu que as bolas paradas seriam a unica forma de o Benfica chegar ao golo... pois foram sempre superiores nas alturas, seja no momento defensivo seja no momento ofensivo. Pois a estrategia inicial de contra-ataque nao estava a funcionar pois nem Rafa nem Everton estavam a conseguir ganhar duelos quando tentavam sair e correr com bola... Rafa entao foi uma completa nulidade na primeira parte e quase o mesmo na segunda.

A bola foi bem batida pelo Grimaldo e o Dawin estava no local certo, onde nem sequer teve de fazer movimentacao, apenas saltar. Depois, um erro do Onana na abordagem consumou aquilo que foi o resultado final.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.03.2022 às 11:08

Bem... tiveram apenas quatro cantos e não sei quantos cruzamentos houve para a área.

O Darwin desviou bem a bola, embora o guarda-redes tenha ficado mal no lance.
Imagem de perfil

De Greenlight a 17.03.2022 às 10:53

Como alguém já escreveu, não há comparação possível entre o Manchester City e o Ajax. O meu comentário inicial, não tinha, obviamente, comparar a prestação do Sporting contra o ManCity com a do SLB contra o Ajax, mas sim a das duas equipas contra o Ajax. Mesmo que se considere que o Ajax está agora mais fraco do que quando defrontou o Sporting, os factos são de que o SLB (jogando pouco, é verdade) venceu um dos jogos e teve um saldo de golos favorável de 3-2 e o Sporting perdeu os dois jogos com um saldo desfavorável de 3-9. Se isto não deve levar Amorim a tirar ilações e corrigir algumas das suas opções, em jogos da Liga dos Campeões, não sei, sinceramente, o que será preciso para um treinador tirar ilações. Finalmente, tenho que dizer que a verdade pode ser sujeita a análises subjectivas mas os factos são os factos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.03.2022 às 11:15

O único facto que sustenta o argumento do caro Greenlight é o resultado final.

Acredito, como já referi, que o todo da experiência na Champions tenha contribuído para o crescimento de Rúben Amorim como treinador. Não acredito, no entanto, que haja ilações a tirar das goleadas.

Apesar destas, não gostaria de ver o Sporting jogar com o proverbial autocarro estacionado no nosso meio campo, nem isso contribuiria para a evolução dos jovens.
Sem imagem de perfil

De José Gonçalves a 17.03.2022 às 12:28

👍
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 17.03.2022 às 13:58

A meu ver o Veríssimo teve a racionalidade que faltou a Amorim, e com ela aumentou substancialmente as probabilidades de vencer.

O Benfica defendeu-se muito bem, foi eficaz na oportunidade que teve e com sorte passou.

É assim o futebol: os pequenos só podem vencer os grandes se se defenderem muito bem e depois conseguirem dar um golpe de asa.

Adoro Ruben Amorim, como ótimo profissional que é e como pessoa educada e sensata. Mas contra o City cometeu suicídio tático.

É muito bonito e romântico que o Sporting tenha jogado contra o City de forma atrevida, mas não foi seguramente uma abordagem inteligente e condenou à partida as poucas hipóteses que poderiamos ter.
Sem imagem de perfil

De GreenHill a 17.03.2022 às 14:52

Diz-se "ter noção". Veríssimo teve noção das suas debilidades e actuou em conformidade. Claro que podia não ter resultado, bastava o Ajax estar numa noite inspirada e a estratégia ia pelo cano, tal qual como as equipas pequenas abordam os jogos com os grandes. Defender também faz parte do jogo e é tão válido como atacar. Veja-se o exemplo do Atlético de Madrid, defende melhor do que ataca e o facto é que está sempre nas fases finais. E defender bem não significa que não se crie oportunidades de golo, depende da qualidade com que se consegue sair em contra ataque.
É verdade que o City não jogou o 2º jogo com a mesma intensidade e faltaram alguns titulares mas não jogar De Bruyne, Rodri e Mahrez e jogar Fernandinho, Gabriel Jesus e Gundogan, não sei se tem grande diferença.
No entanto o SCP conseguiu, na 2ª parte, com jogadores mais rápidos, sair em contra ataque e podia ter marcado um golo.
Não poderia ter jogado de forma diferente e ter um resultado melhor? Acho que podia. Principalmente se tivesse 3 médios no centro com capacidade de trabalho.
Acho que também houve uma mentalidade fatalista ainda antes do jogo começar.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.03.2022 às 16:16

O caro é um grande treinador de bancada. Devia ser aproveitado...
Sem imagem de perfil

De GreenHill a 18.03.2022 às 12:20

Para além de treinador de bancada já fui treinador de banco e com relativo sucesso para as condições que tínhamos. Também eu já fui para jogos com a mentalidade de "pequeno" contra o grande e sem qualquer complexo de assumir essa posição de fragilidade. E também já fui para jogos onde tínhamos de assumir o jogo por, historicamente, sermos um clube "grande" face ao oponente, apesar de, na realidade, o oponente ter muito melhores condições do que nós...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.03.2022 às 16:15

Caro Juskowiak,

"O Benfica defendeu-se muito bem"... ???

Não deve ter visto o jogo. O que se viu foi ineficácia da parte do Akax que dominou o jogo completamente e não eficácia da parte do Benfica.

Uma equipa que teve a bola em seu poder apenas 18 minutos do jogo é louvada... em função do resultado quase milagroso, claro.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.03.2022 às 16:21

Caro Juskowiak,

P.S:"É muito bonito e romântico que o Sporting tenha jogado contra o City de forma atrevida, mas não foi seguramente uma abordagem inteligente e condenou à partida as poucas hipóteses que poderiamos ter".


O próprio Guardiola admitiu que nenhuma equipa resistiria sofrer aqueles primeiros três golos da forma como foram, mas há tenha prazer em bater na mesma tecla.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 17.03.2022 às 16:57

Se não fossem aqueles golos fortuitos outros teriam sido marcados, porque o City teria carregado até ter a eliminatória resolvida.

Com a autoestrada que Ruben Amorim abriu no meio campo, goleariam na mesma.

Seja de qualquer perspectiva, Ruben Amorim cometeu suicídio tático.

Se acaso David tivesse combatido Golias com as mesmas armas, certamente a Bíblia contaria outra história..
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.03.2022 às 17:16

Com esses argumentos gratuitos não convence ninguém, mas decerto que lhe dá imensa satisfação.

Pode ficar com a sua, não vou perder mais tempo depois de ter explicado tanto no post e que o caro insiste em ignorar.

Um Ajax eficaz teria marcado 3/4 golos e hoje estavam todos muito caladinhos sobre os estratagemas do novo génio que lidera a equipa técnica do clube da Luz.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 17.03.2022 às 17:25

Caro Rui, não se zangue que isto é só bola. Podem ser "argumentos gratuitos" e até meramente especulativos, mas é só falar de bola. .

Como li algures alguém conhecido, não me lembro quem, "o futebol é a menor das minhas pequenas preocupações".

Correu mal, muito mal, com o City e é só isso. Tudo o resto é falar de bola.

Um abraço leonino
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 17.03.2022 às 17:26

Correção: "o futebol é a MAIOR das minhas PEQUENAS preocupações".
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.03.2022 às 20:17

Não fico zangado com estas coisas, são apenas debates.
Sem imagem de perfil

De Zé Pevide a 17.03.2022 às 14:14

Ora bem. O Benfica jogou em Amesterdao como o Tondela ou outra equipe pequena jogaria no estádio das toupeiras. O que me espanta e que fazem tantas críticas ao futebol praticado por essas equipas quando visitam um dos grande, vide simulação de lesoes, percas de tempo, autocarros, metros e sei la o Que Mais, e, depois vão jogar lá fora e fazem o mesmo. Resumindo deixemo-nos de criticar esses clubes porque o que importa é fazer pela vida seja cá dentro seja lá fora e cada um joga com as armas que tem. O toupeirense jogou como equipe pequena que é na Europa e até em Portugal, em muitos jogos, mas acabou por ter a sorte do jogo como muitas outras equipas tem. Tão simples como isto.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.03.2022 às 16:17

"mas acabou por ter a sorte do jogo"...

É verdade, mas não por mérito próprio mas sim por demérito do adversário que com um domínio quase total não conseguiu "furar" a baliza.
Sem imagem de perfil

De Corvo a 17.03.2022 às 18:11

Estão a falar do Ajax que vos brindou com nove.
A verdade é que os jogadores do Ajax estavam prevenidos pelo treinador quando os avisou: meus senhores, cuidado, o Benfica não é o Sporting, de comum só têm pertencer à mesma cidade e país.
Sei que vos custou termos eliminado uma equipa que vos espetou nove.
Temos pena.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 17.03.2022 às 19:10

Por isso tás lá atrás e já esta época levaste dois banhos de bola, temos pena.
Sem imagem de perfil

De Corvo a 17.03.2022 às 19:46

O que tem isso a ver com o termos eliminado a equipa que vos deu nove?
Sem imagem de perfil

De Manuel Fernando a 17.03.2022 às 20:04

Ordinarice não lhe falta.
Sem imagem de perfil

De Manuel Fernando a 17.03.2022 às 20:24

Esse corvo.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 18.03.2022 às 10:15

Tem a ver que não há jogos iguais, pelos vistos a si é que custa, é que ninguém fez qualquer observação nesse sentido, a sorte também faz parte do futebol, aproveite-a que esta não dura sempre e pode bem dizer que se não fosse esta se calhar não tinha sido assim, eu tenho por hábito festejar as vitórias do meu clube e respeito todos os adversários mas também não posso deixar passar em claro observações parvas de gente doente.
Sem imagem de perfil

De Pacheco a 18.03.2022 às 01:36

Concordo que perdiam contra o Manchester City de qualquer forma e mais vale manter as rotinas da equipa.

O Benfica teve alguma sorte mas esteve tacticamente bem e esperou pelo momento certo para desferir o golpe. Foi pena o Darwin se ter lesionado, graças a esse grande jogador (sim é piada) que se dá pelo nome de Taarabt e que obrigou a equipa a correr muito mais do que devia no jogo contra o Vizela.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2020
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2019
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2018
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2017
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2016
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2015
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2014
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2013
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2012
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D




Cristiano Ronaldo