Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

brunocarvalhoricciardi.jpg

 

Aliviado com os 3 pontos de ontem e dado que a grande maioria dos meus amigos e até dos nossos leitores começa a dar-me razão naquilo que tenho escrito aqui há muito tempo quanto ao perfil do Bruno Carvalho, queria ajudar a esclarecer as pessoas do que, em minha perspectiva se passa em Alvalade na relação entre Marco Silva e Carvalho, contando a história da forma o mais aproximada possível à realidade (por mais conhecimento que tenha nem eu nem ninguém excepto os próprios terão os dados todos).

 

Bruno Carvalho aceitou com alguma dificuldade a forma como Leonardo Jardim o impediu de interferir com o seu trabalho, mas os bons resultados impediram que a “corda” partisse, excepto no fim da época quando o treinador já farto de aturar certas coisas do Presidente, se pôs à procura de novo clube e saiu, com muita pena da maioria dos sportinguistas.

 

Já com mais experiência no cargo e confiante com os resultados da época passada, Bruno Carvalho optou por contratar um treinador ainda mais “verdinho” que Leonardo Jardim e como tal, mais moldável, acreditando que agora sim poderia ver as suas ideias mais aceites e integradas. Começou logo por contratar mais uma carrada de jogadores de qualidade duvidosa sem “passar cavaco” ao treinador. O mal-estar começou a instalar-se com o facto de Macro Silva não apostar tanto nesses jogadores (em particular Ryan Gauld) nos jogos da pré-época e deu-se início a uma guerra fria, com alguns focos de tensão como nos casos Dier, Slimani e Rojo, nos quais Marco Silva não ajudou muito a posição do Presidente, com declarações a destacar a importância destes jogadores.

 

Depois, com a chegada apoteótica de Nani, Bruno Carvalho ficou ainda mais “inchado” e começa a tomar atitudes extemporâneas e de acordo com o seu perfil lampiónico, nomeadamente tendo feito quase um ultimato a Marco Silva na sequência do empate fora com o Maribor. A isto o treinador respondeu com frieza e declarações publicas que caíram muito mal junto de Bruno Carvalho. Este, à 1ª hipótese arrasou a equipa e desrespeitou o treinador depois do jogo de Guimarães com o tal post no facebook que marcou um corte de relações pessoais, mantendo-se a partir daí apenas o mínimo institucional.

 

Os empates caseiros e saída da Liga dos Campeões não terão ajudado a situação de Marco Silva e foi depois do jogo com o Moreirense que Bruno Carvalho decidiu que os dias daquele no Sporting (pelo menos esta sua 1ª passagem pelo nosso clube) ficaram marcados. No entanto e sabendo que esta é uma decisão muito arriscada, tendo em vista o seu grande objectivo e quase obcessão de ser reeleito, resolveu tirar da cartola a AG que não “lembra ao Diabo” excepto aos fiéis como o pai do seu psicólogo.

 

Marco Silva está agora num impasse, se por um lado a sua dignidade como pessoa e profissional diz-lhe e diz-nos que só lhe resta pedir já a demissão (aquela referência no comunicado ao Nani e João Mário e o que teria sido a época passada com eles é verdadeiramente assassina), por outro a sua relação com os jogadores e até adeptos e o seu futuro como treinador (a sair agora não seria com os resultados que acredita ainda poderemos ambicionar, apesar das limitações do plantel) pedem-lhe para ficar.

 

O resultado de ontem da Madeira ajudou todos a respirar fundo e a não haver decisões no imediato, mas não acredito que Marco aceite mais uma situação como esta, sob o risco de ser visto, até internamente como um treinador sem pulso.

 

Infelizmente quem tudo fazia para desestabilizar o Sporting quando estava fora do clube é quem continua a desestabilizá-lo dentro e ou há alguém com personalidade dentro da estrutura (coisa que não vejo) que lhe saiba fazer frente ou a coisa acaba muito mal para o nosso clube, cujos adeptos que têm tido um comportamento exemplar não mereciam isto que está a acontecer.

 

Um Óptimo Natal e Ano Novo com muitas vitórias leoninas (de preferência a ver-se mais verde e branco e menos amarelo).

 

P.S. Queria ter posto uma imagem de um abraço entre o Carvalho e o Marco Silva mas não encontrei nenhuma e arranjei esta que até vem de encontro ao espírito natalício.

 

publicado às 12:42

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


64 comentários

Sem imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 22.12.2014 às 18:06


Como Sportinguista "sénior" , já há muitos anos que vejo o meu SCP ser humilhado, a sua imagem denegrida, pois ninguém o respeita, sendo a CS a maior inimiga desse péssimo tratamento, ., pois foram poucos os Dirigentes , que tiveram coragem para combater essa situação. Aagora que temos um Presidente com alguns erros, que cada um de nós pode apontar, em vez de o apoiarmos nesta luta pelo domínio absoluto de dois clubes que tudo fazem para nos fazer, como clube, desaparecer do planeta, parece-me estranho que se ataque constantemente a única pessoa corajosa que dá a cara perante pessoas cuja companhia deixa muito a desejar e que em tempos recentes tiveram o mesmo comportamento.

Já há dias manifestei a minha preocupação pelo futuro do SPORTING, que é a minha dor por esta fase que atravessamos. Ainda não vi um acto que prejudique o SCP, pois se isso acontecer serei o primeiro a denunciar essa situação.

Só as pessoas que estão dentro da Academia, quartel general do SCP é que sabem o que se passa, porque os jornais, não são credíveis e estando ao serviço de interesses nós sabemos de que são capazes de fazer.

Cito uma situação. O primeiro classificado do nosso campeonato, ainda não fez uma exibição que justifique o lugar que ocupa. Já perdi o conto aos favores que esta época os "queridos" os contemplaram. Escândalos que dão pontos. Foram excluídos das ligas europeias. Eliminados da Taça de Portugal. Vendem jogadores para pagar as dividas , e a CS o que lhes interessa é explorar a "zanga" entre o Presidente e o treinador, e assim branqueiam a crise mais que latente do nosso vizinho da segunda circular.

FELIZ NATAL Fernando Albuquerque

Imagem de perfil

De City Lion a 22.12.2014 às 18:12

Fernando Albuquerque, o Benfica sempre foi levado ao colo não há novidade nenhuma. Agora esta guerra entre treinador e Presidente é uma vergonha para nós. Esta luta que fala do Bruno Carvalho é para inglês ver se o conhecer bem a luta dele é outra: é ser reeleito. Para isso arranja o que puder de inimigos para que pessoas bem intencionadas como me parece ser o Fernando diga o que diz. Eu conheço bem o bicho e não vou em cantigas e cá estarei sempre para alertar quem possa deixar-se enganar e lutar contra a benfiquização do Sporting.
Sem imagem de perfil

De jose a 22.12.2014 às 19:03

Caro City Lion,

1. Julgo que deve estar equivocado, se o problema do BdC fosse o de ser reeleito, face ao que já fez pelo sporting e reconhecido inclusive pelos seus opositores na fase de campanha e no ínicio do seu mandato, bastava se esconder como faziam outros, delegar mais em vez de centralizar, ter atitudes mais de acordo com os padrões futebolísticos e o problema de reeleição estava garantido. Pelos vistos anda ver moinhos de vento.

2. O bdC não é nenhum bicho papão, goste-se ou não é o presidente do SCP, eleito por maioria, se lhe causa inveja, azia, esse é problema seu e tem cura.

3. Não vai nas cantigas do BdC e faz muito bem, que saiba cantar, não deve ser o forte dele. E acha que alguém vai nas suas cantigas e na sua demagogia barata, sem apresentar factos. Em todo o caso se acha que pode acrescentar mais valor ao SCP, caso em Janeiro haja alguma assembleia, apareça e apresente as suas ideias. Tanto quanto sei, o BdC, costumava aparecer nas assembleias e apresentar os seus pontos de vista...

Um bom natal para si e veja se come bons doces para que essa azia desapareça.
Sem imagem de perfil

De carlos a 22.12.2014 às 19:31

Fernando,

Darei só uma perspetiva diferente à situação que descreveu.

O Fernando vê uma luta de bdc contra o benfica, porto e liga de clubes. BdC acha que as coisas estão mal e pouco transparentes, portanto declara guerra contra esses interesses instalados. O Fernando daqui retira que estas ações beneficiam o sporting pois ele, estará a defender os interesses do clube.

Por outro lado (partindo da premissa que obviamente concordo com a falta de transparência da liga e demais aldrabices que devem ser travadas) o que eu vejo são os dois clubes mais poderosos do pais a discutirem as percentagens dos direitos televisivos com as diversas entidades, sem que o nosso presidente esteja lá para defender os nossos interesses. Os direitos televisivos são importantíssimos para efeitos de orçamento do clube.

Este perfil de pé de guerra de bdc, não obstante trazer votos e headlines, é demasiado básico, populista, e em ultima instancia prejudica o sporting (mas não a ele, que é visto como um guerreiro na defesa dos nossos interesses). Mas estará a defender os nossos interesses ou é apenas uma aparência disso? Quem sairá prejudicado da birra com o porto benfica e liga? Quem está lá para defender o sporting quando pinto da costa e vieira disserem que ficam com 80% dos direitos?

Claro que as coisas têm de ser alteradas, mas com cabeça, racionalidade e sentido de oportunidade. Além disto, nunca na praça publica, sempre nos bastidores...mas isso interessará a bdc? BdC resolver um problema e ninguém saber disso? Não poder retirar os seus merecidos louros? Duvido que para ele isso interesse sinceramente....

O problema é que esta forma de atuar é transversal a tudo o que ele fez até agora....o sporting acaba por sair prejudicado na maioria das situações, mas ele não, o querido líder veio abalar os interesses instalados e ninguém se mete com ele! E para o comum adepto (demasiado emocional por ser o clube do coração) isso basta, o importante é pôr os outros no lugar, isto apesar de neste momento o pinto da costa e o vieira estarem a fumar um charuto no Ritz, enquanto se riem do dinheiro que vão fazer para o ano...

Sem imagem de perfil

De JRamos a 22.12.2014 às 19:47

"Quem está lá para defender o sporting quando pinto da costa e vieira disserem que ficam com 80% dos direitos? "

Quando isso acontecer o Sporting desliga-se da Sport TV e leiloa os seus direitos televisivos a outros canais. Nós não somos um clube pequeno. Os nossos jogos valem dinheiro. O Sporting depois de acabar o contrato com a Sport TV não é obrigado a renová-lo. Se a Sport TV não achar interessante os jogos do Sporting outros canais acharão.
Sem imagem de perfil

De L a 22.12.2014 às 20:16

Direitos centralizados na Liga quer dizer que é a Liga que os negoceia e depois divide.
Sem imagem de perfil

De JRamos a 23.12.2014 às 00:19

Mesmo assim, você acha que se o Sporting for manifestamente prejudicado e se recusar a assinar e cumprir a parte que lhe cabe que expulsam o Sporting da Liga? É só não esquecer o que é o Sporting. Em número de adeptos e simpatizantes em Portugal fica apenas atrás do carnide. E isto é força.
Sem imagem de perfil

De L a 23.12.2014 às 09:28

Só tentei explicar a definição de direitos centralizados, a partir da qual ninguém negoceia nada sozinho. A força do Sporting? Com o discurso à lampião de mais de 3 milhões de adeptos e 120 mil sócios? Há outras ponderações. Não adianta nada andar a pregar para os peixes sozinho enquanto o futuro se decide por maioria de clubes na Liga. E passando todos a receber mais o Sporting ficou completamente isolado. Ou também acha que a conversa das nádegas era um convite ao diálogo em sede própria? Se depois o Sporting recusar os direitos do Sporting problema do Sporting. Pode sempre impugnar uma decisão por maioria democrática, o que também resume bem a actuação do Bruno até aqui. Daí também a analogia com os orçamentos do Figueiredo na Liga com os desfechos dos processos judiciais à conveniência.

Para compreender a actual posição do Sporting era preciso ter guelras mas não consta que a AG se vá realizar debaixo de água.

Expulsam o Sporting para quê? A solução do Bruno para o futebol português é que passava por uma Liga sem nádegas não era? Com o famoso saco de propostas e a famosa sobranceria do Bruno para o futebol português? Mas o que é que alguém acabadinho de cair de páraquedas no futebol - em 2011 com 50 Milhões de aldrabices e em 2013 mais modesto, só com 20 Milhões - vinha ensinar a quem anda no futebol há 10, 20 ou 30 anos? Eu também concordo que ele para além de bazófias é sobretudo anormal mas noutro sentido.
Sem imagem de perfil

De L a 23.12.2014 às 09:51

Só para terminar o standart mais lógico e mais justo das várias ponderações dos direitos televisivos e publicidade centralizados na Europa. Por norma 40% ou 50% divide-se igualmente por todos, o que faz subir muito a dotação e a competitividade dos mais pequenos. E depois entram várias ponderações com 5%, 10% ou 15%, como as últimas classificações, a importância para a comunidade onde o clube está sediado, numero de adeptos, número de vezes que os jogos passam na televisão, etc. Por norma também nenhum clube se auto-exclui de discutir o seu próprio futuro!
Sem imagem de perfil

De L a 22.12.2014 às 20:41

E já agora divide segundo os critérios da Liga e o quadro normativo que está em cima da mesa diz respeito ao território, onde o Porto aparece como o grande clube do norte e o Benfica do sul. Ou seja o Sporting que sempre teve sensivelmente os mesmos direitos televisivos, com publicidade, que Porto e Benfica, arrisca-se passar a receber menos de metade. E as grandes receitas operacionais dos clubes em Portugal são estes direitos, bilhetes e merchandising e sponsorização, onde também passamos a estar muito mal. O Figueiredo - que apoiamos na Liga - também acabou a fazer orçamentos com processos em tribunal. De fora ficam as receitas extraordinárias, que resultam quer da participação ou não na Champions, quer da gestão desportiva via venda de jogadores. Aqui está mais ou menos o grande contributo para o Sporting das grandes lutas que o Bruno entendeu empreender no futebol português. Que aliás também vai dar conta na AG.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo