Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Ao que chegou o futebol português

Rui Gomes, em 10.04.17

 

 

O lance de Samaris com Diego Ivo no Moreirense-Benfica promete fazer correr muita tinta. Já perto do final do jogo, gerou-se uma imensa confusão depois de o médio grego ter travado um ataque adversário com recurso a falta. No meio da confusão, Samaris deu um soco no estômago de Diego Ivo, central do Moreirense, lance esse que a equipa de arbitragem não terá visto já que não mereceu qualquer sanção.

 

Não há dúvida alguma que Samaris cometeu uma agressão e merece ser punido, mas não deixa de ser importuno (não sei se é o termo mais adequado) ver os directores de comunicação do Sporting e do FC Porto a reagir quase em simultâneo logo após o termo da partida, com missivas nas redes sociais:

 

Nuno Saraiva:

 

"Quando existe impunidade, há sempre reincidência. Será que desta vez o árbitro também vai dizer que foi um lance normal de jogo? Aguardemos...".

 

Francisco J. Marques:

 

"Este jogo do Canelas foi um autêntico murro no estômago do Diego Ivo".

 

publicado às 04:11

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


57 comentários

Imagem de perfil

De M4D454F0X a 10.04.2017 às 05:04

Compreendo que é discutivel e muito, apesar de não ter sido validada a agressão com um cartão amarelo ou vermelho, acho que o que está em jogo é o nervosismo por se tratar do fim do campeonato e o medo de errar um lance que pode decidir o final do campeonato, é o que tem acontecido a arbitragem, nos ultimos tempos, sendo adepto de futebol é um lance que merece ser punido como qualquer um, agora os restantes clubes, por intermédio dos seus represantes também terão que tomar uma iniciativa perante estes atos.
Sem imagem de perfil

De Rui Carvalho a 10.04.2017 às 14:54

O nervismo nesse caso em concreto poderá até vir do facto de o Benfica ter posto uma bola fora para um jogador ser assistido e o Caué se não me engano não devolver a bola.. lá está, a falta de fair play só é esmiuçada para um lado...

a especulação sobre o que Jonas disse ou não também é gira especialmente quando ficou perceptivél tudo o que berraram ao Ederson...

e os comentadores com o Lobo a cabeça são um must... um jogador que pára outro com uma cotovelada no peito e ele fala na dimensão fisica do meio campo do Moreirense... triste.

quanto ao Luisão, era, assim como eram muitas outras, olha vem me a a memória o tipo do chaves sobre este mesmo Samaris... nem amarelo foi...

e já agora o Ederson fartou se de perder tempo não foi... também não me lembro de nenhum GR levar amarelo na 1ª parte como nesta situação!

um jogo inteiro a dar cacetada esse meio campo, falemos também de Dramé e o porquê de não ter sido expulso muuuuiiiittttooo antes desta ocorrência pelo acumular de faltas grosseiras.

ou então não, vamos apenas ser hipócritas e marrar no vermelho.

mas sem dúvida que o Samaris se excedeu, sebem que não magoa o adversário é uma falta antidesportiva, e merece justiça.

terá de falhar o 1º jogo da época que vem certo?
Sem imagem de perfil

De Rui Carvalho a 10.04.2017 às 16:16

e agora? comprovar-se-á que o Benfica em razão no comunicado em que acusa a FPF de dois pesos duas medidas e sairá castigo em tempo record?

ahhaha isto é uma risota pegada!
Sem imagem de perfil

De Luis a 10.04.2017 às 05:16

Foi isto e a entrada do luisão para vermelho.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 10.04.2017 às 08:29

Sim, a entrada era vermelho direto pois foi no tendão de aquiles , mas como essa ele já fez outras onde se safou por ser do benfas. Neste caso o CD não pode castigar Luisão pois o árbitro viu o lance e achou que era só amarelo.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 10.04.2017 às 08:28

Samaris já é reincidente em agressões. Não estou esquecido do murro em Bryan Ruiz que "foi visto" pelo árbitro, razão pela qual o CD não o castigou. Mas desta não se pode safar, pois o árbitro não viu.
Sem imagem de perfil

De antonio a 10.04.2017 às 09:00

Mike, lá nisto estamos de acordo. É uma vergonha o que o Samaris fez e estamos todos à espera de um castigo pesado. Os grandes tem que saber ensinar os seus jogadores a controlarem-se especialmente nestes casos em que as equipas pequenas provocam.

Repito o que Samaris fez é uma vergonha e merece um castigo exemplar, mas nao vou estar agora a julgar o jogador. Naquele momento com os nervos a ferver certamente nao é fácil.

Para mim igualmente grave é o comportamento de certos adeptos e dirigentes à volta destas questoes. É realmente nojento o que se passa ao nível da comunicacao dos clubes. Todos eles. O futebol devia ser motivo de discussoes e rivalidades saudáveis mas em Portugal tornou-se nesta guerra inútil que nao leva a lado nenhum.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 10.04.2017 às 09:05

antonio,

Correto. O problema é certamente vindo de cima, aliás como é sempre.
1º os dirigentes que não têm educação;
2º os dirigentes que não sabem gerir;
3º a Liga que não tem standards para lidar com os clubes da mesma forma;
4º o CD é uma vergonha;
5º a FPF é um antro de corrupção e arranjinhos (o caso Canelas é apenas a ponta do iceberg);

Havia de aparecer um programa de TV chamado "Football Nightmares" em que vinha cá um dirigente Americano pôr mão nisto.
Sem imagem de perfil

De JCN a 10.04.2017 às 14:06

Que grande comentério.

E acaba em beleza! TOP TOP!
Sem imagem de perfil

De I. Dias a 10.04.2017 às 09:21

Mike, já não é a primeira vez que diz que os dirigentes não têm educação e não sabem gerir.
Então na sua opiniao, estão todos no mesmo saco?
Tanto o BDC como o LFV como o PDC?
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 10.04.2017 às 09:48

I.Dias,

Em termos de educação são os 3 iguais. Uns mais dissimulados, outros mais diretos.
Em termos de gestão as diferenças entre PdC, LFV e BdC é que este último tem menos experiência de como se fazem as coisas e não se sabe mover nos "circuitos de bastidores" como os outros 2. Mas entre os 3, prefiro (de longe) BdC, pois ainda é o único que tenta, de facto, melhorar o futebol Português com algumas medidas.
Sem imagem de perfil

De CDS a 10.04.2017 às 09:56

Deixe-me rir...
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 10.04.2017 às 09:59

Para isso tens que falar com o Jorge Palma.
Sem imagem de perfil

De atitopoteu a 10.04.2017 às 11:03

realmente "não há pior cego que aquele que não quer ver" !... deve ser por isso que não sou 'vieirista' - apesar de nele ter votado em 2003 e 2006 por não 'haver' melhor - e me agradou a reeleição do bê ...
Sem imagem de perfil

De Paulo a 10.04.2017 às 09:27

O Samaris deve ser prontamente punido. Para mim não há qualquer tipo de atenuante, seja inicio ou final de campeonato, provocado ou não pelo adversário, agressão é um acto de cobardia sem qualquer justificação...

Muito mais perigoso que a agressão do Samaris é a reacção do departamento de comunicação do Porto. A "piadola", a comparar o incomparável, só serve para legitimar agressões continuadas de um clube que ameaçou, agrediu adversários, árbitros e adeptos...
Sem imagem de perfil

De O Cid a 10.04.2017 às 10:32

Paulo; prontamente punido com a mesma celeridade com que foi o Slimani. Depois de acabar o campeonato.
Estamos de acordo.
Sem imagem de perfil

De Paulo a 10.04.2017 às 12:52

O problema em Portugal é sempre este. Desculpa-se um erro com a repetição do mesmo. O castigo ao Slimani devia ter sido imediato e com outra duração.

Não consigo perceber esta linha argumentativa. Se na altura enquanto Benfiquista tinha toda a razão em criticar a demora e posterior castigo ao Slimani, agora que calha ao jogador do meu clube já acho que a decisão devia prolongar-se ad-aeternum...

A vergonha não está no facto do Samaris poder vir ser castigado a breve trecho, mas sim nos subterfúgios usados para que as decisões ocorram nos momentos que nos dá mais jeito. Todos cometem erros, a assunção dos mesmos é uma virtude.

PS-Não tem grande importância, mas não me revejo com o comentário do paulo das 11:30.
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 10.04.2017 às 13:33

Para o caro amigo desatento.

O lance de Slimani é com bola corrida , com o jogo em andamento e é uma ação perante um lance de disputa da bola que dificultou a analise de apreciação.

A agressão de Samaris é com o jogo parado uma infeliz resposta á sua discussão com o Diego Ivo.
Este lance nao da qualquer possibilidades de duvida e será punida rapidamente quizá ja durante esta semana.

Agressões em momentos e intenções diferentes nao misturemos.
Sem imagem de perfil

De João a 10.04.2017 às 13:47

O Samaris agride, e tem de ser bem castigado.
Mas quando desfere o murro, estava a ser pisado pelo Diego Ivo, não foi apenas em resposta a uma discussão, foi resposta a uma agressão.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.04.2017 às 14:14

Mas que grande "pisadela" !?!
Sem imagem de perfil

De O Cid a 11.04.2017 às 00:10

E que grande "murro" que o Diego Ivo vem dizer que nem o sentiu porque o Jonas estava a dizer que não valiam nada.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.04.2017 às 00:58

A exemplo do que já fiz com outro leitor que sofre de clubite aguda, não devia ser necessário estar a explicar que para ser considerado "agressão" basta a intenção, e esta está à vista de quem quer ver !!!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 10.04.2017 às 16:46

Meu caro eu chego-me junto de si e piso-lhe o pé e o amigo dame um murro no estomago , qual é para si a verdadeira agressão? Mas antes da respsta tire os oculos com lentes vermelhas dos olhos para que a sua resposta seja honesta.

Pisões leva toda a gente no metro no autocarro na entrada para o estadio e nao murros ou não é assim?
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 10.04.2017 às 16:47

o comentario acima é meu ( Julio Coelho)
Sem imagem de perfil

De Luis Vicente a 10.04.2017 às 21:18

«Samaris agrediu-me. Mas estava tão nervoso que na hora nem senti o murro» Diego Ivo
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 10.04.2017 às 14:33

Obrigado pelo esclarecimento Sr. Julius Coelho.

Tem toda a razão, esta "ciência" de foguetes que é o futebol português não poderia ser diferente do resto da sociedade civil. Realmente 6 meses para proferir uma sentença está em consonância com o tempo necessário para produzir uma acusação a Socrates e restantes processos em tribunal...

Como pode ver pelos comentários seguintes, com o intuito de aplicação de uma pena justa e razoável, urge fazer uma acareação rigorosa entre os intervenientes para perceber se o pisão de Diego Ivo molestou o dedo grande do pé do grego, ou se o mesmo injuriou algum dos seus familiares.

Apenas poderá ser produzida uma sentença após conclusão deste processo. Sendo assim retomaremos a conversa no próximo mês de Setembro.
Sem imagem de perfil

De Paulo a 10.04.2017 às 14:34

O comentário anterior é de minha autoria.
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 10.04.2017 às 17:08

De Paulo peço desculpa pelo meu comentário algo severo que lhe fiz porque só li o seu comentario de forma rapida e nao o tinha entendido correctamente . Agora lendo-o com mais atenção percebo a sua ideia que descreveu e nao merece a severiadade do comentário resposta que lhe fiz.,
Sem imagem de perfil

De Paulo a 10.04.2017 às 19:29

Caro Julius Coelho, não necessita de pedir desculpa.Se atentar ao meu primeiro comentário reparará que eu sou totalmente favorável a uma punição ao Samáris de forma exemplar e o mais rapidamente possível.Em resposta a um consócio meu, benfiquista, fiz relevância ao facto de o caso do Slimani não poder fazer jurisprudência. Entenda-se, uma punição leve e completamente fora de tempo. Face a este facto o Sr. Julius Coelho alegou que a demora deveu-se ao facto do lance em questão ser uma agressão dissimulada com o jogo a decorrer e por este motivo ser de difícil análise. Eu simplesmente ironizei com o facto, porque acho que quando são os jogadores das nossas cores há sempre um argumento dissuasor, e nada justificar o tempo que se leva a proferir uma decisão no futebol português.Desta forma ridicularizei o argumento de uma possível pisadela no pé, as injurias à honra familiar, como forma de levar o processo por caminhos invios que levam à aplicação de sanções ao final de seis meses.O problema é mesmo esse. Todos somos paladinos da moral quando toca a apontar o dedo ao adversário, mas aplicamos os mesmos argumentos ou tentamo-nos fazer valer daquilo que criticávamos. É um ciclo vicioso, interminável, para o qual não tenho paciência
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 10.04.2017 às 16:55

Percebe-see que o caro entende pouco da real vida dos relvados e dos jogos , nomes injuriosos entre jogadores mas isso conta para alguma coisa ? Isso acontece em quase todos os jogos e os fracos deixam-se cair nessa malha e respondem com agressões.

As injurias só contam se forem dirigidas aos arbitros e nao entre jogadores.

Pisão ?? Durante o jogo pode ser tema porque normalmente é feito com outra intensidade agora um pisão de alguem que se aproxima de outro e pisa-o? No metro , nos autocarros , na dança nunca foi pisado? E todas as vezes que o foi responde com um murro?
Esse tipo de "seriedade" fica-vos bem (fica-lhe)

Aqui neste caso o conselho de disciplina quando vir as imagens na reunião oficial obrigatoriamente terá que castigar Samaris de forma imediata.
Sem imagem de perfil

De Lopes a 10.04.2017 às 09:36

O Samaris terá que ser Punido com severidade, não podemos esquecer o castigo severissimo aplicado ao Slimani, 1 jogo na época seguinte!
Sem imagem de perfil

De O Cid a 10.04.2017 às 10:35

Concordo, sim senhor.
Como foi o Slimani um jogo na época seguinte, depois de já não jogar em Portugal.
Venha então esse castigo para o Samaris, mas primeiro vamos deixar terminar o campeonato.
Sem imagem de perfil

De joao pereira a 10.04.2017 às 09:55

Estava a ver o jogo em directo, e no momento da confusão, dos empurrões e tenho de admitir que não se percebe o gesto de Samaris, depois nas repetições é claro e evidente.
O arbitro não consegue ver porque tem um mar de jogadores pela frente.
Não estou aqui a desculpar ninguém, o Samaris deve ser punido.

São as atitudes de um jogador em campo a quente, não duvido que o jogador antes de sair do estádio já estaria arrependido.
Mas o que acho vergonhoso são as atitudes dos directores de comunicação de Clubes que nem sequer jogaram, estarem a colocar mais lenha na fogueira do nosso futebol.
Preocupem-se com os seus Clubes e os seus jogadores.

- no lance do Luisão, em lance corrido vê se a falta por trás e achei que o cartão amarelo era adequado mas só na repetição é que se vê que atinge o tendão com a entrada de sola, e que o vermelho devia ter sido exibido, mas só na repetição é que consegui ver.

- A comparação com o Canelas, acho que é demasiado infeliz e pouco acertada.

Sem imagem de perfil

De atitopoteu a 10.04.2017 às 10:27

é um facto que o Samaris com aquele mau 'gesto' (ou terá sido reacção à pisadela do Ivo ?!) que todos vimos (e o árbitro não viu, mesmo, por estar do lado contrário e de costas) arriscou a expulsão.

por que procuro não ser vesgo, ao contrário dos 'comunicadores' referidos, nas minhas observações, pergunto:

na confusão que se gerou - que p'ra mim que joguei futebol, teve muito pouco de natural - ninguém viu as várias tentativas, sem o conseguir pela diferença na altura, de um tal Roberto atingir à cabeçada o Luisão ?!!

- p. s. -

não quero, de modo nenhum, com o meu comentário 'limpar' a má acção do Samaris.

porque ainda os considero 'o' rival, agrada-me ver o Sporting a reboque do Porto clube e de 'mãos dadas' com a provinciana 'cúria papal'.
a submissão cega e doentia a quem tanto os tem prejudicado; é um bom sinal ... !!!
Sem imagem de perfil

De Jorge a 10.04.2017 às 12:29

Sim, sim, nota-se que não quer ser vesgo... é que estes, apesar dos olhos tortos, conseguem ver normalmente.

Relativamente a esse tal de Roberto, é fácil: se não tens altura para lhe dar uma cabeçada, tenta um carrinho. Em caso de duvida, é perguntar ao Luisão como se faz.






Sem imagem de perfil

De atitopoteu a 10.04.2017 às 16:40

Jorge

a sua deficiência parece bem mais grave !... apesar da acentuada ambliopia não deixe de ir ver as imagens de todo o lance e depois diga de sua justiça.

não, não quero ser 'vesgo' !... teria de lhe lembrar que uma entrada em tudo idêntica, dum simpático e 'macio' rapazinho que nem é 'habitue' em cada jogo nessas entradas, um tal Adrien Silva, no mesmo campo, contra o mesmo adversário e nem o amarelo recebeu !...

Ahhh sim, espere lá, seria o segundo e o Sporting ainda perdia por 2-1 !
Sem imagem de perfil

De Luis a 10.04.2017 às 18:16

A cartilha já chegou aqui também :)

Jorge, nem vale a pena tentar. Eles mandam nisto tudo.

Sem imagem de perfil

De atitopoteu a 11.04.2017 às 00:28

Luís

o caríssimo, tal como o Jorge, pelo parlapié tipicamente brunista e fraquíssima argumentação, devem ser ainda muito jovens ! ... dão ares de ser tão tenrinhos que, por certo, ainda estudam o catecismo, rumo à 'primeira comunhão'.

nunca precisei que me assobiassem às orelhas para beber água, também não é fácil que um qualquer 'vendedor de banha da cobra', me ponha a comer gelados com a testa ! ... teriam de ser mais inteligentes que eu !... e não são.

nenhum 'profeta da ilusão', nenhum 'salvador da pátria', nenhum 'messias', fosse qual fosse a sua raça, cor, credo ou clube, me levaria a sair à rua, numa patética festança, para o idolatrar por uma dorida desilusão.




Sem imagem de perfil

De paulo a 10.04.2017 às 11:33

O Bruno já enviou a cartilha aos mendes aos amaral aos eduardos e logo à noite não se vai falar noutra coisa.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 10.04.2017 às 11:49

Pelos vistos o Paulo já recebeu a sua.
Sem imagem de perfil

De Nelson a 10.04.2017 às 11:47

Mas Rui, afinal na sua opinião o sporting e o Porto deveriam ter ficado calados?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.04.2017 às 12:54

O que eu digo é que este clima de má fé, com todos a fazerem manobras de comunicação e outras, não beneficia o futebol português de modo algum.
Imagem de perfil

De Lusitanian Express a 10.04.2017 às 14:41

Caro Rui Gomes, concordo em absoluto com a sua afirmação. Mas deixe-me fazer o seguinte reparo, embora acredite que esteja consciente do que afirmo : de facto quem beneficia é o SLBenfica, isto porque os ataques constantes dos anti-benfiquistas do norte e do sul contribuem, e de que maneira, para unir a equipa e os adeptos. Aconteceu isso no ano passado, mas não aprendem. Já tentou imaginar o que pensa e sente o vulgar adepto do SLBenfica perante estes ataques contínuos? e o efeito que este episódio do Samaris irá ter na estrutura e no balneário do SLBenfica? É que só falta mandar fuzilar o homem!
Sem imagem de perfil

De nelson a 10.04.2017 às 16:19

Portanto, o melhor que temos a fazer é assobiar para o lado, não dizer nada que isto resolve-se por si. Os árbitros são a classe mais séria do mundo, até parece que não houve apito dourado.
Sem imagem de perfil

De antonio a 10.04.2017 às 18:47

Sim nelson o melhor era estarem calados à espera do castigo e depois falavam se discordassem.

Por que motivo fazem tanto barulho à volta disto e depois quando um Corona ou um Soares fazem igual e no pasa nada?

Sem imagem de perfil

De Nelson a 11.04.2017 às 09:04

Pois esperar uns meses ou mais pela decisão e só depois reclamar, já fora de contexto e sem efeito prático nenhum é isso que se quer. Uns têm máquinas organizadas para influenciar os media e a opinião pública e o sporting ideal seria aquele dos anginhos e bons rapazes. Um clube de gente gira mas que não conta para nada. Temos pena mas para esse campeonato já demos, agora a realidade é outra.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo