De HY a 21.05.2014 às 16:26
Felizmente a informação confirmou-se.
Sendo a saída de LJ inevitável, fico feliz com a solução encontrada.
Que a sorte acompanhe o Marco.
Pode crer que não tenho opinião alguma sobre este "rapaz". Fico na expectativa de ver o seu trabalho e desejar-lhe o melhor.
Até vou um pouco mais longe, questionando o real fundamento para a euforia evidente, quando, na realidade, ele representa uma autêntica incógnita neste momento, e os eufóricos não possuam mais informação do que quaisquer outros.
É um risco calculado que aparenta fazer sentido, mas não menos risco por isso.
De Mike Portugal a 21.05.2014 às 17:17
A euforia vem do facto do Marco ter 3 anos no Estoril, no 1º ter feito a equipa subir de divisão e nos 2 últimos foram os resultados que vimos. E também o pessoal que percebe de metodologia de treino elogiar as capacidades dele para meter as equipas dele a jogar em posse.
De HY a 21.05.2014 às 17:24
Como dizia noutro local, é uma fezada completamente irracional. Mas é disso que vive o futebol em grande parte... :-))
De osa a 21.05.2014 às 18:15
Mas diga-se de passagem que o Rui Gomes também não tem grande visão para estes assuntos, afinal de contas faz um ano e também não trocava o Jesualdo Ferreira pelo Leonardo Jardim e depois foi o que se viu.
Agradeço que indique onde aqui no blogue, e em contexto factual, eu disse "que não trocava o JF pelo LJ".
Quando vier com esse tipo de argumento, deve ser sustentado por factos, e nem sequer vou perder tempo a reiterar o que eu então opinei.
De Tywin Lannister a 22.05.2014 às 01:04
O seu a seu dono:
«"Limito-me a reiterar a minha posição desde o primeiro dia: concordei com a contratação de Leonardo Jardim mas gostaria que o Professor tivesse ficado na estrutura, porque só beneficiaria o Sporting. »
http://camaroteleonino.blogs.sapo.pt/o-que-dizem-eles-773670
«Com tudo o que o professor Jesualdo Ferreira já ofereceu e ainda tem para oferecer ao futebol, só posso lamentar que as partes não tivessem consolidado pareceres quanto ao futuro do futebol do Sporting, a fim de permitir a sua continuidade na estrutura da SAD, mesmo com a presença de Leonardo Jardim. Dá para imaginar o que poderia ser !»
http://camaroteleonino.blogs.sapo.pt/420916.html
«Sem dúvida e lamento imenso que não tivesse sido permitido que Jesualdo Ferreira tivesse também ficado na estrutura. Penso que a combinação dos dois seria letal. »
http://camaroteleonino.blogs.sapo.pt/499491.html?thread=1611811#t1611811
«A continuidade de JF poderia não fazer sentido face à mentalidade/personalidade/filosofia de BdC , mas em termos de futebol penso que teria sido altamente produtiva, até porque o Jesualdo poderia ter ficado sobre a condução de todo o futebol, sem intervir no trabalho de LJ , mais a complementá-lo. »
http://camaroteleonino.blogs.sapo.pt/499491.html?thread=1612323#t1612323
Não que Rui Gomes precise de defesa alheia, mas se isto é sinal de trocar Jesualdo Ferreira por Leonardo Jardim, vou ali e já venho...
Obrigado caro Tywin Lannister. A iniciativa e o esforço são apreciados.

De Balajic a 21.05.2014 às 17:30
Confirmou-se...aquilo que já estava acordado há 2 meses atrás...
De HY a 21.05.2014 às 21:09
Pode explicar em pormenor, Balajic?
De Balajic a 21.05.2014 às 21:45
Mas o que há para pormenorizar mais do que aquilo que já disse?
Por acaso acham que o acordo com Marco Silva foi feito ontem ou hoje? Ou mesmo quando os jornais anunciaram que Leonardo Jardim ia para o Monaco?
Ou alguém que conheça minimamente o futebol acha que havia algum acordo com Leonardo Jardim para renovar se não chegasse nenhuma proposta até...ontem? Porquê o deadline ontem?
Quando Marco Silva veio a Alvalade na última jornada já sabia que, muito provavelmente, ia regressar na primeira jornada da próxima época...porque já tinha assinado um acordo nesse sentido.
De iorda9 a 21.05.2014 às 18:46
Como se disse - também me parece um risco calculado, mas não há apostas 100% seguras
É um jovem treinador, mas já com algumas provas dadas - quem tenha toda a sorte do mundo no Sporting
Estou mais ou menos com o mesmo sentimento que há 1 ano - queria que Jardim tal como Jesualdo tivessem ficado, mas com confiança nas escolhas
Ora bem, foi esse o meu exacto pensar na altura. Além de Jardim como treinador, que Jesualdo permanecesse na estrutura da SAD .
Compreendo que não tenha sido possível, por diversos factores.
De Balajic a 21.05.2014 às 22:04
Nunca gostei muito do Jesualdo. Mas estou-lhe grato pelo que fez pelo Sporting porque podia ter tudo acabado ainda pior...
Não quis ficar, na altura, por recear certamente o que iria ser esta época. Não o censurei (nem censuro). Depois de ter sido treinador não iria querer ficar com outra posição. Foi à sua vida.
Apenas temi pela alternativa que poderia estar a ser pensada, quando foi confirmado Jardim (que tinha um pré-acordo com o Porto) fiquei mais aliviado.
Desta feita, sinto mais ou menos o mesmo.
Jardim não quis ficar porque as coisas com a direcção não andavam muito católicas. Houve uma proposta de um clube estrangeiro, que constituiu uma "saída airosa" para a situação.
Tenho pena, porque gostaria que houvesse uma continuidade de um trabalho, mas, como já havia uma solução para a saída, não fiquei receoso porque, dificilmente, conseguiríamos melhor do que o Marco Silva.
Estou-lhe grato também. Espero que seja feliz e espero que o novo treinador seja mais ainda do que ele foi.
Bem dito meu caro !

De L a 22.05.2014 às 09:25
Mas a saída airosa só apareceu porque também havia resultados e interessava tirar Jardim do Sporting. E se as coisas também já não estavam católicas com resultados imagine-se sem resultados e sem saída airosa, 4 anos de salários é capaz de ser muita fruta para o Bruno - que quando diz que também há gente desatenta no Sporting parece que ele é que ainda não percebeu muito bem o que acaba de acontecer e sobretudo o que aí vem. Porventura mais ocupado em negociar uma cláusula!?
Para um jovem treinador, digam o que disserem é sempre a sorte grande, pela visibilidade e agora na Champions e em último caso até pela indemnização. Num Sporting onde não vai encontrar metade da estabilidade do Estoril. Jorge Mendes de regresso ao Porto é sempre uma garantia de mais equilíbrio com o Benfica e como Marco Silva já entra obrigado a fazer mais e melhor que Jardim – e em 2 anos de I liga nunca ninguém lhe exigiu mais que a manutenção - é mais um que vai perceber muito rapidamente porque é que há tantos treinadores no banco do Sporting.
Não é comparável ir superando sempre o 1º objectivo da época no Estoril ou começar o campeonato já com a exigência do topo no Sporting. Claro que acarreta muito mais pressão, que o Marco Silva nem sequer conhece ou pode imaginar, até pelo que disse. E infelizmente não vai ser só a pressão que ele vai encontrar de muito diferente do que já conhece e está habituado neste Sporting. E o que é um tiro no escuro depois de um enorme tiro no pé não é? Já nem dói nada!
De Balajic a 22.05.2014 às 16:08
Isso já são outros 500 diferentes daquilo que eu disse.
O que eu disse, e reforço, é que dificilmente, conseguiríamos melhor do que o Marco Silva.
Outras duas bem diferentes é a duração do contrato que foi assinado e se ele tem arcaboiço para levar a "nau leonina" a bom porto.
A primeira parece-me, com efeito, desajustada. Já quanto à segunda, só saberemos quando começar a época...
De osa a 22.05.2014 às 15:37
"Jardim não quis ficar porque as coisas com a direcção não andavam muito católicas."
Baseia-se em quê para ter uma afirmação destas??
De Balajic a 22.05.2014 às 16:05
"Baseio-me" naquilo que aconteceu, ou seja, nas "desinteligências" que houve entre o treinador e a direcção, em especial um dos membros desta.
Se o meu amigo não atenta a alguns "sinais" que iam aparecendo, já é problema seu...