Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Ar fresco... o atleta e o homem

Naçao Valente, em 30.03.23

Gosto de ver futebol e aprendi a reconhecer os grandes talentos que ao longo dos tempos se imortalizaram pela sua genialidade. Lembro, sem menosprezo por nenhum dos outros, Pelé, Eusébio e Maradona. Mais recentemente sobressaíram Cristiano Ronaldo e Messi. A ordem dos factores é arbitrário. No entanto, o reconhecimento das suas valias, acima da média, não implica qualquer tipo de adoração que alguns adeptos cultivam, de cariz quase religioso. Aliás, dou-me à consideração de separar o homem do atleta. Este caracteriza-se pela sua competência técnica, o outro pela sua humanidade, onde a humildade e a gratidão assumem papel relevante.

Screenshot (63).png

Este texto vem a propósito da recente polémica gerada depois do último jogo da Selecção nacional de futebol, após Ronaldo ter mandado uma farpa ao anterior Seleccionador, que sempre o privilegiou, e com o qual se incompatibilizou depois de “birras” no Mundial. A expressão “ar fresco” teve a discordância de Bruno Fernandes.

O saudoso Manolo Vidal afirmou após a ida de Simão Sabrosa para o Benfica, que tivemos êxito na formação do atleta, mas falhámos na formação do homem. Esta afirmação pode aplicar-se a outros jogadores formados no Clube, o que acaba por comprovar que o que move estes atletas (haverá alguma excepção?) é sobretudo o dinheiro. Por outro lado, o treinador Manuel José manifestou a sua opinião sobre a expressão de Ronaldo. De uma forma frontal e até bastante agressiva disse:

«Ar fresco era se tirassem o Ronaldo da Selecção. É impressionante, mas ele esqueceu-se das origens. Portou-se mal com Fernando Santos, com os colegas e com os portugueses. Tem um cifrão em cada olho. O seleccionador tem de ter carácter e personalidade para lhe fazer perceber a idade que tem, que está a representar um país e que tem de dar exemplos de humildade. O Bruno Fernandes só disse a verdade e colocou-o no devido lugar».

Sem ter qualquer simpatia pessoal por Fernando Santos, e sem o admirar como técnico de futebol, tenho de manter gratidão pelo que conquistou com a nossa Selecção. Da mesma forma, agradeço a Ronaldo o contributo que deu à nossa equipa nacional, que sem dúvida gosta de representar.

Isso não invalida que não dê alguma razão a Manuel José, mau grado o tom, sobre a falta de humildade do atleta, considerando-se como inamovível e superior, e que aproveitando um jogo que correu bem, não resistiu a fazer uma “vingançazinha” a quem teve a coragem de o confrontar, como sendo apenas mais um. No entanto, não iria tão longe, excluindo-o da Equipa das Quinas. Deve lá estar enquanto o seleccionador entender e desde que não se considere “prima dona”.

A atitude, que não abona nada em seu favor como pessoa, acaba por prejudicar a própria Selecção, gerando polémica desnecessária, mas valorizando o seu ego. Desta forma, talvez não se possa considerar “ar fresco” mas ar contaminado.

P.S.: Sem pôr em causa o desejo da mãe de Cristiano Ronaldo, de o ver acabar a carreira no Sporting, nunca acreditei que fosse essa a sua real vontade, pela simples razão que não existem condições para lhe pagar o que pode ganhar. E não o vejo a jogar “pró-bono”. Ao invés, fiquei agradado com a afirmação de Pedro Porro ao dizer que em Portugal só jogará no Sporting. E nem é da nossa formação. Muito raro. Tiro-lhe o chapéu.

publicado às 03:04

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


78 comentários

Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 30.03.2023 às 03:59

A sério!.
Acusa uns de ser adoradores e o Nação Valente é simplesmente un "hater". E não diga que não.
Lê-se em cada letra quando escreve sobre o C.Ronaldo.

Não há(havia) necessidade alguma de fazer este artigo sobre algo de pouco valia para os adeptos sportinguistas.
É o meu entender!.
Ou sim... fazer ondas para que o insuportável, velho, acabado C.Ronaldo nunca jamais volte ao Sporting.. mesmo sabendo que isso provocaria uma entrada substancial de euros, dólares e bitcoins.
O C.Ronaldo já ajuda o Sporting. O patrocinador do Sporting é agora a Nike. Seria possível sem ele?.

Não se coneteve em alfinetar, mostrar o seu odiozinho de estimação ao C.Ronaldo.
Mas, critíca as palavras deste na suposta direcção do Fernando Santos.!😆
O F.Santos pode agradecer ao C.Ronaldo e ao Pinto da Costa ter ganho alguma coisa na vida dele.. porque tão bom treinador não era, nem é!.

Diga ao M.José que já está velho e ultrapassado no tempo futbolístico moderno, para dar opiniões sim nexo mas sim, provocando e ajudando a desunião do grupo. E se ele foi treinador, sabe-o melhor que ninguém.
Diga-lhe também que quem levantou o problema foi o Fernandes que contrariou um dos capitães da seleçao. Pois se não o fizesse, hoje nem noticia era. Deveria ter tido mais tacto.
Mas, atiramos a culpa ao sacana, ao malvado e pesetero do Ronaldo.!

Realmente, eu também estou com muita vontade que o C.Ronaldo diga finalmente adeus à seleçao.
Quero ver os "haters" portugueses chorar. Não ganharemos nada como sempre foi a sina portuguesa e os euros, sim os 💶 que entram à pala do C.Ronaldo se acabaram.
Diga-lhe também isso ao velhote M.José.

Viva a Academia Cristiano Ronaldo💚
Viva o Sporting Clube de Portugal 💚

P.S.. Leiam menos jornais e vejam menos telenovelas futeboleiras.
(Não pode ser que passados 3 ou 4 dias ainda necessitem de falar sobre o CR7)
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 30.03.2023 às 04:10

A nível futebol..
O C.Ronaldo ainda marca golos..
O que querem?.
Que ele marque!?.. Ah!.Ok. Percebo

A experiência que ele tem a nível internacional, ninguém na Seleção a tem
O que desejam vocês?.
Deitar por a borda fora essa acumulada experiência!..Ah!.Ok..Entendido

O Respeito que ele impôe aos adversários!.
O interesse internacional da comunicação social, marcas.. todos esses money que chegam às arcas da seleçao
Tudo isto.. é "pinears"😅

P.S..Pergunto!?..
Com que dinheiro se construiu a cidade do futebol no Jamor?.🤔
A Federação Portuguesa de Futebol era pobre.. (querem ver que se esqueceram)
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 30.03.2023 às 04:14

Não tenho vontade de escrever mais nada.
Responda o que quiser NV ou quem seja.

A ingratidão e memória portuguesa é demasiada para eu aborrecer-me ...

P.S..O Eusébio que era!.😊
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 30.03.2023 às 11:38

O tempo é cruel, Carlos. O tempo!

Todos os grandes homens têm o seu tempo. E o tempo em que Cristiano era de longe o melhor jogador europeu já lá vai.

Ele quer, mas não pode dar o que já deu à seleção.

Ele quer, mas não pode fazer 90 minutos ao mais alto nível.

Ele quer, mas não pode correr como corria, fintar como fintava, pressionar como pressionava. Apenas não pode.

Parece-me que estás em negação, Carlos. CR7 ainda dá cartas, ainda tem qualidade para estar na seleção, e ser titular ou não será opção de Martinez.

Mas o tempo é cruel na mesma. E o tempo de CR7 enquanto jogador estratosférico já lá vai.

Uns aceitam essa realidade, outros estão em negação. CR7 incluído.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 30.03.2023 às 13:22

De qual tempo tu falas?.
Marcou golos ou não marcou?. Foram utéis ou não?.
É algum dos atacantes portugueses melhor neste momento que o C.Ronaldo?. João Félix, G.Ramos, R.Leão, André Silva.
Nos jornais talvez.!
Hoje é um jogador diferente?..É, mas não o retirem antes do tempo do mundo do futebol.
Agora inventaram esta do pressionar, que não pode de jogar 90 minutos. É mais, o treinador que põe craques desse nível a desgastar-se em essas funções, é fraquinho e estúpido.
Pergunta ao Ancelotti, ao Zidane.. até mesmo ao Mourinho como fizeram para ter o rapaz a 100% fresco os 90 minutos.

O melhor jogador europueu!
Já, entendi tudo!.
Nem com toda as falcatruas, ajudas é ou foi melhor, o teu favorito.
É mais, não consigo entender as pessoas que aceitam a batota desportiva.

Juskowiak,
Se o desejam fora da seleçao, por mim era hoje mesmo. Eu nem defendo o C.Ronaldo por isso.
Quando defendo o C.Ronaldo é das mil mentiras e injustiças feitas e ditas.
Mas, como o ódio que lhe professam a maioria, não deixa ver claramente um palmo à frente do nariz.
É mais, há gente disposta a perder amizades para atacar, humilhar o C.Ronaldo sem piedade. Inacreditável!.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 30.03.2023 às 16:05

Falo do tempo em que foi um fora de série. E falo do presente, em que já não o é.

Quanto à minha opinião de que Messi é melhor, ou a respeitas ou não respeitas. Em todo o caso repito: Messi é o melhor jogador que os meus olhos quarentões já viram jogar. E "teorias da hormonazição" muito mal fundamentadas e nem sequer remotamente comprovadas, não me convencem de todo.

Quanto ao resto, haters...... ódio pelo Ronaldo..... humilhar o Ronaldo.... deixa-te lá disso que ninguém está aqui a discutir pessoas. Apenas alguns aceitam que o tempo passa, e quando o tempo passa já não volta. E isso aplica-se também aos nosso ídolos.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 30.03.2023 às 17:05

Teoria..
Mas se todo o mundo sabe!.
Normal: não gostam de ler, ouvir verdades.
(Não te zangues, não há necessidade)

O tempo passa repetes. Claro que passa!.
E eu pregunto novamente: são o J.Félix, o André Silva, R.Leão, Diogo Jota, G.Guedes melores atacantes que o C.Ronaldo?..

Ninguém aqui está discutindo pessoas
Eu leio os comentários e chego claramente a outra conclusâo... !
Humilde, ego, pesetero, mau companheiro etc..etc..
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 30.03.2023 às 17:20

Verdades, não. Meias-verdades e descontextualizações: Messi aos 11 anos recebeu um tratamento contra o raquitismo com que foi diagnosticado em criança, e como deu no maior jogador de sempre (talvez em paralelo com Pelé), vá de construir uma absolutamente estapafúrdia teoria da hormonização.

Sim, neste momento Rafael Leão e Diogo Jota (se em boa forma) já estão num patamar superior ao de Ronaldo. Porque são jovens a atravessar os seus melhores anos e porque o tempo é cruel com quem já tem 38.

Humilde ele não tem de ser. Se há quem pode ser vaidoso é ele.

Peseteros somos todos. Muito gostam os portugueses de querer mandar na carteira dos jogadores.

Ego? Aí já torço o nariz.... as figurinhas que fez quando foi substituído e quando não foi titular, com as irmãs a malharem no Fernando Santos.... faltou ao respeito ao treinador, aos companheiros e à seleção.

Uma estrela comporta-se como uma estrela, mas um capitão tem de SER capitão. E nas repetidas vezes em que CR7 colocou o seu ego à frente da equipa, não foi de certeza o capitão de que Portugal precisava.

Figurinhas destas nunca vi Figo, Platini, Zidane, Ronaldo Nazário fazerem em público. Porque será?



Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.03.2023 às 17:25

Juskowiak,

"Messi aos 11 anos recebeu um tratamento contra o raquitismo com que foi diagnosticado em criança, e como deu no maior jogador de sempre (talvez em paralelo com Pelé)...".

Essa de Messi ser o "maior jogador de sempre" e ainda o colocar no mesmo patamar de Pelé, não é mais que a sua opinião. Vale o que vale!

Dispensa-se propaganda avulsa...
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 30.03.2023 às 18:08

Tem razão, Rui. As opiniões são só opiniões.

Mas não faço qualquer propaganda, por favor. Não represento nenhuma facção nem nenhuma entidade. Apenas exprimo as minhas opiniões, que valem o que valem.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 30.03.2023 às 17:43

Procura mais informação!.
Qual raquitismo, qual carajo!. Ainda assim e aceitando o teu conhecimento sobre o caso. Seria Messi o jogador craque de futebol que é hoje em dia?.
Quão é estapafúrdia a minnha pergunta, afirmação
(Lembra-te que não são só ossos que crescem, sim também a força fisica, velocidade, etc. E tem que se tomar por anis e anos a fio. Messi até aos 24)

Ronaldo de Lima em português 😊
Uff!.. Jogou a final contra a França depois de ter passado uma noite intoxicado, deitando espuma por a boca. Lembra-te !
O Luis Figo..🫣 o tal que não quiz, se recosou jogar as eliminatórias ou jogos amigávéis antes do Euro. Só participou na fase final.
O Platini!.. Ego. Até como presidente o foi.. o amigo do Blatter🫡

E se es Messi fan.. nâo fales das irmãs do C.Ronaldo.. pois, o irmão mafioso do Messi e se calhar mais alguém, têm a sua cidade natal, Rosário em alvoroço.
Ameaçam e destituem da TV tudo o que cheira a CR7.
Martin Liberman, Tamara..(uff!.não lembro o apelido agora) e outros argentinos youtubers que são acossados constantemente.

Abraço!
(A discussão desviou-se do tema.. como sempre acontece em estes casos.
Não tenho intenção de seguir esta discussão que sem interesse.)
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 30.03.2023 às 18:05

Essa teoria da hormonização vale tanto como a de que Ronaldo tomou esteróides no primeiro ano em MU. Provas? Nenhumas, além do facto de realmente ter ganho uma montanha de músculos em 6 meses.

Não há provas, não há indícios, nada. Mas essa teoria continua a ser difundida em diversos fóruns. E é assim a vida, é impossível desfazer um boato. E no saco dos boatos baseados em descontextualizações e meias verdades coloco também esse, absolutamente estapafúrdio e amplamente, defendido.

E se me julgas um Messi fan, estás só parcialmente certo. No essencial sou só um football livre e um Sporting Clube de Portugal "apaixoneitêde". 😁 Apenas faço as minhas apreciações relativas ao jogo pela minha cabeça, e sem clubites nem exaltações patrióticas.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 30.03.2023 às 13:38

Amigo Carlos N.T.

Agradeço o seu comentário que já esperava, pois percebi a admiração que tem por Ronaldo, e até podia dizer adoração, mas não o faço porque não faço juízos de valor, e muito menos em relação a pessoas que apenas conheço através de manifestações sobre futebol, neste espaço. Muito pouco para conhecer uma pessoa na totalidade.

Do mesmo modo posso garantir-lhe que não me revejo na etiqueta de haker, mas agradeço-lhe ter usada a palavra que não conhecia (inglês não é o meu forte) nem o seu significado. Ponto.

Em relação ao assunto que desenvolvi fi-lo apenas para desencadear debate sobre um caso que está na ordem do dia. Manifestei a minha opinião, com respeito por todas as outras, incluindo a sua, e sem espírito "haker" ou "adorador", que mantenho sem qualquer alteração. Tenho a consciência que o tema é polémico, e por isso quis deixar claro que separo o homem do atleta.

Por fim quero acentuar que pouco me interessa a vida dos outros,. Abordo temas que que têm impacto público, e apenas enquanto tal.

Abraço
Sem imagem de perfil

De FR a 30.03.2023 às 14:45

O debate que o caro NV trouxe para aqui é o o mesmo que os jornaleiros debitavam nos canais televisivos a seguir aos jogos da selecção. Interesse.. zero!!
Se por acaso o caro tivesse perdido um pouco do seu tempo para assistir e "entender" a conferência de imprensa de Roberto Martinez a seguir ao jogo com o Luxemburgo talvez tivesse evitado perder tempo tão precioso para escrever este post.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 30.03.2023 às 14:57

👍👍👍👍
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 30.03.2023 às 17:37

FR

O Roberto Martinez, enquanto Seleccionador, tem de ser politicamente correcto. Os jornaleiros como lhe chama (talvez fosse mais correcto, não meter tudo no mesmo saco) fazem o seu trabalho.

Este post foi escrito por causa do "bruá bruá" que se gerou a partir de declarações do capitão da Selecção. Talvez também fosse correcto afirmar, que o atleta não devia perder o seu tempo a fazer afirmações no mínimo polémicas, embora com todo o direito, o mesmo que me assiste, enquanto houver liberdade de expressão. .
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 30.03.2023 às 15:37

Está comprovada a minha aptidão para inglês. Escrevi haker em vez de hater. Desculpas pelo erro, mas nem uma coisa, nem outra.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 30.03.2023 às 04:41

Mais farpas..

Lido na.. A Bola
Recado para Martinez!?. 《Se os jogadores estiverem no lugar certo....》
Diz o capitão da seleçao da Bélgica 😊
O malvado!..
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 30.03.2023 às 18:43

O capitão De Bruyne falou e não se geraram nenhumas ondas..
Tudo pacífico!.
Talvez, porque o B Fernandes não é jogador da Bélgica, senão o De Bruyne levava resposta😄

B Fernandes,
As hierarquias, os capitães respeitam-se em primeiro lugar!.
O tal que só renovou com o Sporting após o assalto à Academia por o dobro do salário.
O tal quem eu nunca ouvi um palavra de carinho ao clube que o ajudou, formou, o Boavista. Tal e qual o Nuno Ribeiro "Gomes".
O tal que o C.Ronaldo dá uma assistência ao C.Ronaldo contra o Luxemburgo e este aponta na sua direcção sorrindo e agradecendo.
O tal que queria seguir batendo os penaltis com o maior e melhor jogador na sua equipa.
Humildade dizem!.😎

P.S..Fim!.
Estou pronto para mais discussões sobre o Sporting e os seus/nossos interesses✌️
Sem imagem de perfil

De Miguel a 30.03.2023 às 05:57

Cristiano devia ser sempre enaltecido pelos sportinguistas. Nunca foi um Sabrosa nem João Mário. Sempre fiel ao Leão. Os feitos da selecção têm o cunho do melhor jogador português de todos os tempos. Não são obra de um treinador mediocre como F.Santos, com todo o respeito que merece. Ronaldo anda a ser achincalhado por toda essa imprensa galinácia, com relevo para o vespeiro lampiónico CM. Onde gente obesa se dá à falta de vergonha mais rasa.
Estranho ver neste post elogios a um homem que espancava a esposa e a amante e se embriagava ao nascer do sol, para desvalorizar alguém que é um exemplo para a juventude e que nunca rejeitou associar o seu nome e o esplendor da sua carreira ao nosso emblema.
Todos os dias saem artiguelhos a menorizar e a difamar Ronaldo. É uma campanha organizada pelos cartilheiros. Infelizmente, nesses antros de imprensa desonesta os comentadores afetos ao Sporting olham mais para a carteira do que para a sua obrigação moral de defender aquele que é o mais elevado expoente da formação do Sporting Clube de Portugal. Andam há 10 anos a tentar retirar o Ronaldo da selecção. Os mesmos que têm orgasmos com o Nelson Oliveira, Renato Sanches e companhia.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 30.03.2023 às 13:50

Miguel,

Não me fiz entender. A utilização do exemplo de Simão Sabrosa serve apenas para acentuar a diferença que é preciso estabelecer entre as competências técnicas e humanas de uma forma geral. Não estabeleço qualquer relação entre o comportamento de Sabrosa e de Ronaldo. Limito-me a criticar a sua atitude nas declarações que fez e que geraram polémica. Nem nunca pus em causa o sportinguismo de Ronaldo.

Apenas levantei um questão para debate. Manifestei a minha opinião e respeito as outras. Quanto ao tema de bêbados, amantes e afins, não sei a que se refere.

Sem imagem de perfil

De Leão da Pontinha a 30.03.2023 às 07:42

Muito bem escrito, toca em vários pontos fundamentais.
Bruno Fernandes mostrou o grande capitão que é.
No final do dia já sabemos o que acontece, Bruno vai capitanear o Manchester United e Cristiano vai capitanear o Al-Nassr, há diferenças, apesar de tudo.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 30.03.2023 às 14:26

Leão da Pontinha

Obrigado pelo comentário. Ronaldo pelo grande atleta que é, não precisava de descer o "nível". Fez uma grande carreira. Devia reconhecer que está no fim, e dar a sua colaboração, se lhe for pedida, com humildade.
Sem imagem de perfil

De RCL a 30.03.2023 às 08:04

Nação Valente
O título prometia muito mas logo o caro conspurcou o ambiente com alguns exemplos que nomeou.
- Comparar Simão Sabrosa com Cristiano Ronaldo não lembra ao careca. Manolo Vidal nunca diria isso a propósito de Cristiano Ronaldo.
- Manuel José , treinador que foi despedido pelo Benfica, seu clube do coração , com justa causa por incompetência.
- Quem deve a quem?
Basta ver o currículo de Cristiano Ronaldo, na seleção, na era Fernando Santos. Fernando Santos nunca seria o que é sem Cristiano Ronaldo, e já agora também, por que é justo, Pinto da Costa. O eng. do penta é literatura da frutaria.

Pessoalmente não tenho nada a ver com a vida social de Cristiano Ronaldo, com as suas extravagâncias, nem com a de Neymar que perdeu 1 milhão de euros no Casino.
Só analiso o seu percurso futebolístico que é fabuloso. O maior jogador português de todos os tempos. Com Pelé, os dois maiores do Mundo. E formado no Sporting. Orgulho.
SL
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 30.03.2023 às 14:40

RCL

Obrigado pelo contributo. Esclareço alguns equívocos: não comparei Simão Sabrosa a Ronaldo. O primeiro falhou a carreira internacional, e perante a questão do regresso preferiu o SLB; o segundo fez uma grande carreira internacional, pelo seu valor, embora pautada por interesse financeiro, o que é habitual. Cada caso é um caso. Utilizei a expressão de Manolo Vidal para exemplificar que a "ganância" comanda o mundo, e que os jogadores de futebol, em geral, não fogem à regra.

Volto a afirmar: reconheço o valor de Ronaldo enquanto futebolista. Ponto. Enquanto ser humano não é perfeito e comete erros. A polémica que criou na Selecção era dispensável. E já é reincindente.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 30.03.2023 às 14:41

Correcção: reincidente
Sem imagem de perfil

De João Lemos a 30.03.2023 às 09:02

Texto bem escrito e cheio de bom senso, de acordo a 200%
Sem imagem de perfil

De MAV a 30.03.2023 às 09:16

Já há muito tempo que não concordava com um texto do NV. Só diz verdades por muito que custe aos CR lovers. O CR jogador é uma coisa o homem é outra. Aliás, fazer
Crer que um jogador que não têm 40 jogos pela equipa principal é a bandeira, é o mais que tudo do clube só na cabeça daqueles que não percebem nada do que escreveu.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 30.03.2023 às 14:49

MAV

Do ponto de vista futebolístico Ronaldo pouco deu ao Clube. Saiu muito novo por interesse mútuo. Fez toda a sua carreira em clubes estrangeiros. Tornou-se um craque que nós admiramos por ser português e ter sido formado no Sporting. No fundo o principal beneficiado foi ele.

É verdade que contribuiu para muitas vitórias na Selecção Nacional, mas nunca jogou sozinho. Foi ele e mais "dez". E os outros? Merece reconhecimento, mas não adoração.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 30.03.2023 às 11:18

O amigo Nação Valente decidiu enfrentar uma questão muito delicada para a maioria dos sportinguistas de uma forma clara e frontal. Por muito desagradável que seja, também penso que no plano desportivo Cristiano Ronaldo cometeu erros e assumiu atitudes contraproducentes e lamentáveis, principalmente desde o Verão passado. Desde aí, tem sido notícia por más razões com maior frequência do que por boas razões.

Não ponho em causa o sportinguismo de Cristiano Ronaldo, é assunto que desconheço, ele próprio não é muito claro sobre isso, mas surpreende-me muito que nunca tenha visitado a Academia de Alcochete que tem o seu nome. Nunca teve uma breve meia hora que lhe permitisse visitá-la e fazer-se fotografar onde aprendeu e praticou as “bases” do futebol?
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 30.03.2023 às 14:57

Em princípio também não ponho causa o sportinguismo de Ronaldo, amigo Leão Zargo. Tem no mínimo o benefício da dúvida. Mas, como exemplifica, não lhe conheço qualquer acto que demonstre reconhecimento em relação ao Clube.

Concordo que levantar esta questão é polémico e muito delicado, até como se vê pelos comentários. De qualquer modo pareceu-me pertinente. Pior é meter a "cabeça debaixo da areia".
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 30.03.2023 às 11:50

Caro amigo Nação Valente,

Onde se foi meter!
Ronaldo é quase uma religião. Amado por muitos, odiado por uns quantos, é difícil emitir opinião sobre o seu comportamento sem despertar emoções.
A presença de Cristiano Ronaldo sempre significou "ar fresco", principalmente ao nível do talento, do profissionalismo, das conquistas desportivas... mas, nos últimos tempos, tem efectuado declarações e adotado comportamentos que não enriquecem o seu curriculum.
Só ele sabe o motivo de tais comportamentos e tem plena consciência das suas consequências, mas os adeptos, até pelo seu percurso futebolístico, têm legitimidade para questionar essas atitudes recentes, sem que isso coloque em causa a avaliação que fazem do seu passado.
Pessoalmente não gosto de o ver com atitudes que subentendem ajuste de contas. O seu percurso é tão diferenciado que o eleva para outro nível de actuação.

Sem que isso represente qualquer juízo de valor em relação ao seu sportinguismo, também nunca depositei grande esperança no regresso de Cristiano Ronaldo ao Sporting. Ele, independentemente das suas motivações, é um fenómeno à escala planetária e a vinda para a realidade portuguesa implicaria muitíssima boa vontade. E não há sportinguismo ou boa vontade que possa competir com tudo o que "o resto do mundo" lhe pode oferecer.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 30.03.2023 às 15:15

É verdade amigo Leão do Norte, "onde me fui meter", mas ao fazê-lo tinha plena consciência que ia ser polémico até como se pode ver pelos comentários. De facto, Ronaldo assume foros de um "deus" idolatrado por muitos, mas também "odiado" por outros. Qualquer religião provoca esses extremos.

Foi um assunto que resolvi abordar porque despoletou reacções públicas que não abonam em favor do próprio e criam ruído na Selecção Nacional, que ainda agora iniciou uma nova fase, com um novo Seleccionador. E, na minha perpectiva, para desvalorizar o anterior técnico, por questiúnculas pessoais, acaba por não beneficiar o actual. Espero que não passe de um episódio isolado.

Completamente de acordo com o seu último parágrafo, uma questão fulcral, que sintetiza o percurso do jogador.
Sem imagem de perfil

De Elitista a 30.03.2023 às 11:58

Muito bem! Não podia estar mais de acordo.
Cristiano Ronaldo Aveiro saiu do Sporting Clube de Portugal, salvo erro, em 2003.
Enquanto Sportinguista não sinto, nem nunca senti, que lhe deva o que quer que seja.
Usando um direito que me é inalienável, nunca apreciei o seu estilo de futebol baseado na compleição atlética. Aprecio mais um futebol composto por 80% de técnica e 20% de trabalho de ginásio. CR7 é o oposto.
Como homem, pese lhe desejar o melhor, está a anos luz de ser alguém com quem me identifique.
Nesta altura, sinceramente, enquanto telespectador da selecção, agradecer-lhe-ia que "desamparasse a loja" de uma vez!
Já não há pachorra!
Tirando alguns devotos apaixonados, julgo que ele está a desgastar a imagem dele irremediavelmente. É pena...

Porro é um menino extraordinário que deixou muitas saudades. É campeão pelo SCP!
Sem imagem de perfil

De José Santos a 30.03.2023 às 12:23

"Usando um direito que me é inalienável, nunca apreciei o seu estilo de futebol baseado na compleição atlética. Aprecio mais um futebol composto por 80% de técnica e 20% de trabalho de ginásio. CR7 é o oposto".

Mas que ESTUPIDEZ de comentário!!!... Denota inveja por quem tanto fez na sua carreira, não pode ser outra coisa. À boa portuguesa... triste e lamentavelmente!

Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 30.03.2023 às 12:51

O Elitista denota claramente ter paupérrimos conhecimentos de futebol.

Portanto, de acordo com o Elitista um fora de série intemporal e planetário como Cristiano Ronaldo tem pouco talento natural. E vá lá, ter dado 20% deve ter sido com muito boa vontade!

Ia argumentar contra esta ideia, mas..... para quê?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 30.03.2023 às 13:48

Este Elitista...
És sobretudo, um grande invejoso pelo êxito do CR7, tanto na sua vida profissional como pessoal.
O seu êxito são 80% de ginásio? kkkkkkkk
Alguém escreveu que não percebes nada de futebol e é bem certo.
Vê-se que não o viste nos primeiros tempos no MU quando ainda era um magricelas! Consulta o Youtube e verifica para te informares!

Se a inveja pagasse imposto, não ganhavas para comer...

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.03.2023 às 16:43

Identificação???
Sem imagem de perfil

De RCL a 30.03.2023 às 14:44

Elitista
Rui Costa, atual presidente do Benfica, deita por terra tudo o que você disse . Diz ele: quando Cristiano Ronaldo chegou à seleção com aqueles malabarismos, nós, os mais velhos, ficávamos escondidos, por vergonha, a ver.
Você nunca deve ter visto Cristiano Ronaldo, ou então , foi na cantiga do Messi arte/Cristiano Ronaldo força.
Ninguém adora Cristiano Ronaldo, aliás , nos tempos de hoje, já nem "o menino" é adorado. Cristiano Ronaldo não precisa de propaganda, os seu números falam por si.
É o maior jogador português de todos os tempos . Aprendeu quase tudo na Academia do Sporting.
SL
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 30.03.2023 às 15:20

Elitista,

Estamos de acordo. Ronaldo desde que saiu do Sporting preocupou-se com a sua carreira, e não me lembro qualquer acto de reconhecimento, ao clube que o formou.

No que diz respeito à Selecção admito que goste de a representar, mas não pode pôr o seu "ego" acima dos interesses da mesma.
Sem imagem de perfil

De Elitista a 30.03.2023 às 20:17

Eu, sinceramente, chego a ter pena de certos seres...
Ora, agora, não apreciar alguém significa ter inveja dessa pessoa?!
Ó imbecis, eu não tenho inveja de ninguém!!! Mas mesmo que padecesse desse mal, Cristiano Ronaldo seria a última pessoa por quem EVENTUALMENTE nutriria esse sentimento. Porquê? Porque se tivesse tido o talento e as oportunidades dele, ter-me-ia transformado numa pessoa completamente diferente.
Não percebo nada de futebol?! E depois?!
Isso retira-me o LEGÍTIMO DIREITO de gostar mais de A do que de B ou de não apreciar C?!
Enfim... há com cada coitado!

Caro Nação Valente, diga-me com franquesa: em termos de personalidade, se retirar o ego a Cristiano Ronaldo, sobra o quê? SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.03.2023 às 20:52

Para reiterar as palavras de um outro leitor, outra estupidez sua, não se cansa da verborreia.

Sem lhe dar razão alguma, o que interessa a personalidade de Cristiano Ronaldo?... O que conta é o muito que ele fez dentro das quatro linhas ao longo dos anos.

Que triste mentalidade a sua que se evidencia constantemente pela negativa!
Sem imagem de perfil

De Elitista a 30.03.2023 às 22:29

E onde é que leu algo no que eu escrevi onde sequer belisco o legado de Cristiano Ronaldo dentro de campo?
Apenas não é um estilo de futebol que aprecio. Não disse que era mau!
É uma questão de gosto.
Se vejo tudo pela negativa? Sei lá!
Só se for por não chamar ninguém, nem às opiniões do mesmo, de estúpido...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.03.2023 às 22:48

As pessoas não são necessariamente estúpidas, mas por vezes as suas acções e/ou palavras é que são estúpidas.

Que aprecie ou não o chamado "estilo" dele, os factos falam por si próprios. Ele já não o é mas foi um goleador exímio e com consistência como nunca se viu no futebol.

Isso do "estilo" não pega... ele só pode ser louvado por tudo o que fez ao longo dos muitos anos da sua carreira.
Sem imagem de perfil

De Elitista a 31.03.2023 às 08:43

Concordo e louvo o extraordinário feito dele. Só não me entusiasma vê-lo jogar nem aprecio a sua postura dentro e fora de campo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.03.2023 às 20:54

Caro Nação Valente,

E, já agora, que acto de reconhecimento esperava de Cristiano Ronaldo?

Pergunto, porque a minha imaginação não dá para tanto. O problema, decerto, será meu.
Perfil Facebook

De Jose Mateus Gonçalves a 30.03.2023 às 23:14

Caro Rui,

Para a pergunta que faz não tenho resposta, nem nunca foi assunto sobre o qual me interrogasse. A questão veio a talhe de foice, no seguimento de debate com outro leitor.

Para além disso posso-lhe dizer que nunca vi qualquer manifestação pública de "amor" ao clube, a não ser que não me tenha apercebido, como por exemplo fez Porro, ao dizer, como referi, que em Portugal só joga pelo Sporting.

Mas também lhe digo que reconhecimento e amor clubístico vejo-o na sua mãe pelo entusiasmo perante os jogos, e pelas afirmações que tem feito, de que gostaria que ele voltasse ao Sporting.

As palavras são como as cerejas. O que estava aqui em discussão fundamentalmente eram as suas declarações no âmbito da Selecção.




a
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.03.2023 às 23:26

Amigo Mateus,

Creio que tem a ver com a sua personalidade. Não se dá a esse tipo de manifestações.

No entanto, sei directamente de quem priva com ele intimamente ao longo dos anos que o seu sportinguismo é indiscutível.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2019
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2018
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2017
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2016
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2015
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2014
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2013
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2012
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D




Cristiano Ronaldo