Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Ar fresco... o atleta e o homem

Naçao Valente, em 30.03.23

Gosto de ver futebol e aprendi a reconhecer os grandes talentos que ao longo dos tempos se imortalizaram pela sua genialidade. Lembro, sem menosprezo por nenhum dos outros, Pelé, Eusébio e Maradona. Mais recentemente sobressaíram Cristiano Ronaldo e Messi. A ordem dos factores é arbitrário. No entanto, o reconhecimento das suas valias, acima da média, não implica qualquer tipo de adoração que alguns adeptos cultivam, de cariz quase religioso. Aliás, dou-me à consideração de separar o homem do atleta. Este caracteriza-se pela sua competência técnica, o outro pela sua humanidade, onde a humildade e a gratidão assumem papel relevante.

Screenshot (63).png

Este texto vem a propósito da recente polémica gerada depois do último jogo da Selecção nacional de futebol, após Ronaldo ter mandado uma farpa ao anterior Seleccionador, que sempre o privilegiou, e com o qual se incompatibilizou depois de “birras” no Mundial. A expressão “ar fresco” teve a discordância de Bruno Fernandes.

O saudoso Manolo Vidal afirmou após a ida de Simão Sabrosa para o Benfica, que tivemos êxito na formação do atleta, mas falhámos na formação do homem. Esta afirmação pode aplicar-se a outros jogadores formados no Clube, o que acaba por comprovar que o que move estes atletas (haverá alguma excepção?) é sobretudo o dinheiro. Por outro lado, o treinador Manuel José manifestou a sua opinião sobre a expressão de Ronaldo. De uma forma frontal e até bastante agressiva disse:

«Ar fresco era se tirassem o Ronaldo da Selecção. É impressionante, mas ele esqueceu-se das origens. Portou-se mal com Fernando Santos, com os colegas e com os portugueses. Tem um cifrão em cada olho. O seleccionador tem de ter carácter e personalidade para lhe fazer perceber a idade que tem, que está a representar um país e que tem de dar exemplos de humildade. O Bruno Fernandes só disse a verdade e colocou-o no devido lugar».

Sem ter qualquer simpatia pessoal por Fernando Santos, e sem o admirar como técnico de futebol, tenho de manter gratidão pelo que conquistou com a nossa Selecção. Da mesma forma, agradeço a Ronaldo o contributo que deu à nossa equipa nacional, que sem dúvida gosta de representar.

Isso não invalida que não dê alguma razão a Manuel José, mau grado o tom, sobre a falta de humildade do atleta, considerando-se como inamovível e superior, e que aproveitando um jogo que correu bem, não resistiu a fazer uma “vingançazinha” a quem teve a coragem de o confrontar, como sendo apenas mais um. No entanto, não iria tão longe, excluindo-o da Equipa das Quinas. Deve lá estar enquanto o seleccionador entender e desde que não se considere “prima dona”.

A atitude, que não abona nada em seu favor como pessoa, acaba por prejudicar a própria Selecção, gerando polémica desnecessária, mas valorizando o seu ego. Desta forma, talvez não se possa considerar “ar fresco” mas ar contaminado.

P.S.: Sem pôr em causa o desejo da mãe de Cristiano Ronaldo, de o ver acabar a carreira no Sporting, nunca acreditei que fosse essa a sua real vontade, pela simples razão que não existem condições para lhe pagar o que pode ganhar. E não o vejo a jogar “pró-bono”. Ao invés, fiquei agradado com a afirmação de Pedro Porro ao dizer que em Portugal só jogará no Sporting. E nem é da nossa formação. Muito raro. Tiro-lhe o chapéu.

publicado às 03:04

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


79 comentários

Sem imagem de perfil

De Elitista a 30.03.2023 às 11:58

Muito bem! Não podia estar mais de acordo.
Cristiano Ronaldo Aveiro saiu do Sporting Clube de Portugal, salvo erro, em 2003.
Enquanto Sportinguista não sinto, nem nunca senti, que lhe deva o que quer que seja.
Usando um direito que me é inalienável, nunca apreciei o seu estilo de futebol baseado na compleição atlética. Aprecio mais um futebol composto por 80% de técnica e 20% de trabalho de ginásio. CR7 é o oposto.
Como homem, pese lhe desejar o melhor, está a anos luz de ser alguém com quem me identifique.
Nesta altura, sinceramente, enquanto telespectador da selecção, agradecer-lhe-ia que "desamparasse a loja" de uma vez!
Já não há pachorra!
Tirando alguns devotos apaixonados, julgo que ele está a desgastar a imagem dele irremediavelmente. É pena...

Porro é um menino extraordinário que deixou muitas saudades. É campeão pelo SCP!
Sem imagem de perfil

De José Santos a 30.03.2023 às 12:23

"Usando um direito que me é inalienável, nunca apreciei o seu estilo de futebol baseado na compleição atlética. Aprecio mais um futebol composto por 80% de técnica e 20% de trabalho de ginásio. CR7 é o oposto".

Mas que ESTUPIDEZ de comentário!!!... Denota inveja por quem tanto fez na sua carreira, não pode ser outra coisa. À boa portuguesa... triste e lamentavelmente!

Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 30.03.2023 às 12:51

O Elitista denota claramente ter paupérrimos conhecimentos de futebol.

Portanto, de acordo com o Elitista um fora de série intemporal e planetário como Cristiano Ronaldo tem pouco talento natural. E vá lá, ter dado 20% deve ter sido com muito boa vontade!

Ia argumentar contra esta ideia, mas..... para quê?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 30.03.2023 às 13:48

Este Elitista...
És sobretudo, um grande invejoso pelo êxito do CR7, tanto na sua vida profissional como pessoal.
O seu êxito são 80% de ginásio? kkkkkkkk
Alguém escreveu que não percebes nada de futebol e é bem certo.
Vê-se que não o viste nos primeiros tempos no MU quando ainda era um magricelas! Consulta o Youtube e verifica para te informares!

Se a inveja pagasse imposto, não ganhavas para comer...

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.03.2023 às 16:43

Identificação???
Sem imagem de perfil

De RCL a 30.03.2023 às 14:44

Elitista
Rui Costa, atual presidente do Benfica, deita por terra tudo o que você disse . Diz ele: quando Cristiano Ronaldo chegou à seleção com aqueles malabarismos, nós, os mais velhos, ficávamos escondidos, por vergonha, a ver.
Você nunca deve ter visto Cristiano Ronaldo, ou então , foi na cantiga do Messi arte/Cristiano Ronaldo força.
Ninguém adora Cristiano Ronaldo, aliás , nos tempos de hoje, já nem "o menino" é adorado. Cristiano Ronaldo não precisa de propaganda, os seu números falam por si.
É o maior jogador português de todos os tempos . Aprendeu quase tudo na Academia do Sporting.
SL
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 30.03.2023 às 15:20

Elitista,

Estamos de acordo. Ronaldo desde que saiu do Sporting preocupou-se com a sua carreira, e não me lembro qualquer acto de reconhecimento, ao clube que o formou.

No que diz respeito à Selecção admito que goste de a representar, mas não pode pôr o seu "ego" acima dos interesses da mesma.
Sem imagem de perfil

De Elitista a 30.03.2023 às 20:17

Eu, sinceramente, chego a ter pena de certos seres...
Ora, agora, não apreciar alguém significa ter inveja dessa pessoa?!
Ó imbecis, eu não tenho inveja de ninguém!!! Mas mesmo que padecesse desse mal, Cristiano Ronaldo seria a última pessoa por quem EVENTUALMENTE nutriria esse sentimento. Porquê? Porque se tivesse tido o talento e as oportunidades dele, ter-me-ia transformado numa pessoa completamente diferente.
Não percebo nada de futebol?! E depois?!
Isso retira-me o LEGÍTIMO DIREITO de gostar mais de A do que de B ou de não apreciar C?!
Enfim... há com cada coitado!

Caro Nação Valente, diga-me com franquesa: em termos de personalidade, se retirar o ego a Cristiano Ronaldo, sobra o quê? SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.03.2023 às 20:52

Para reiterar as palavras de um outro leitor, outra estupidez sua, não se cansa da verborreia.

Sem lhe dar razão alguma, o que interessa a personalidade de Cristiano Ronaldo?... O que conta é o muito que ele fez dentro das quatro linhas ao longo dos anos.

Que triste mentalidade a sua que se evidencia constantemente pela negativa!
Sem imagem de perfil

De Elitista a 30.03.2023 às 22:29

E onde é que leu algo no que eu escrevi onde sequer belisco o legado de Cristiano Ronaldo dentro de campo?
Apenas não é um estilo de futebol que aprecio. Não disse que era mau!
É uma questão de gosto.
Se vejo tudo pela negativa? Sei lá!
Só se for por não chamar ninguém, nem às opiniões do mesmo, de estúpido...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.03.2023 às 22:48

As pessoas não são necessariamente estúpidas, mas por vezes as suas acções e/ou palavras é que são estúpidas.

Que aprecie ou não o chamado "estilo" dele, os factos falam por si próprios. Ele já não o é mas foi um goleador exímio e com consistência como nunca se viu no futebol.

Isso do "estilo" não pega... ele só pode ser louvado por tudo o que fez ao longo dos muitos anos da sua carreira.
Sem imagem de perfil

De Elitista a 31.03.2023 às 08:43

Concordo e louvo o extraordinário feito dele. Só não me entusiasma vê-lo jogar nem aprecio a sua postura dentro e fora de campo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.03.2023 às 20:54

Caro Nação Valente,

E, já agora, que acto de reconhecimento esperava de Cristiano Ronaldo?

Pergunto, porque a minha imaginação não dá para tanto. O problema, decerto, será meu.
Perfil Facebook

De Jose Mateus Gonçalves a 30.03.2023 às 23:14

Caro Rui,

Para a pergunta que faz não tenho resposta, nem nunca foi assunto sobre o qual me interrogasse. A questão veio a talhe de foice, no seguimento de debate com outro leitor.

Para além disso posso-lhe dizer que nunca vi qualquer manifestação pública de "amor" ao clube, a não ser que não me tenha apercebido, como por exemplo fez Porro, ao dizer, como referi, que em Portugal só joga pelo Sporting.

Mas também lhe digo que reconhecimento e amor clubístico vejo-o na sua mãe pelo entusiasmo perante os jogos, e pelas afirmações que tem feito, de que gostaria que ele voltasse ao Sporting.

As palavras são como as cerejas. O que estava aqui em discussão fundamentalmente eram as suas declarações no âmbito da Selecção.




a
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.03.2023 às 23:26

Amigo Mateus,

Creio que tem a ver com a sua personalidade. Não se dá a esse tipo de manifestações.

No entanto, sei directamente de quem priva com ele intimamente ao longo dos anos que o seu sportinguismo é indiscutível.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2020
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2019
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2018
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2017
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2016
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2015
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2014
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2013
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2012
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D




Cristiano Ronaldo