Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Ar fresco... o atleta e o homem

Naçao Valente, em 30.03.23

Gosto de ver futebol e aprendi a reconhecer os grandes talentos que ao longo dos tempos se imortalizaram pela sua genialidade. Lembro, sem menosprezo por nenhum dos outros, Pelé, Eusébio e Maradona. Mais recentemente sobressaíram Cristiano Ronaldo e Messi. A ordem dos factores é arbitrário. No entanto, o reconhecimento das suas valias, acima da média, não implica qualquer tipo de adoração que alguns adeptos cultivam, de cariz quase religioso. Aliás, dou-me à consideração de separar o homem do atleta. Este caracteriza-se pela sua competência técnica, o outro pela sua humanidade, onde a humildade e a gratidão assumem papel relevante.

Screenshot (63).png

Este texto vem a propósito da recente polémica gerada depois do último jogo da Selecção nacional de futebol, após Ronaldo ter mandado uma farpa ao anterior Seleccionador, que sempre o privilegiou, e com o qual se incompatibilizou depois de “birras” no Mundial. A expressão “ar fresco” teve a discordância de Bruno Fernandes.

O saudoso Manolo Vidal afirmou após a ida de Simão Sabrosa para o Benfica, que tivemos êxito na formação do atleta, mas falhámos na formação do homem. Esta afirmação pode aplicar-se a outros jogadores formados no Clube, o que acaba por comprovar que o que move estes atletas (haverá alguma excepção?) é sobretudo o dinheiro. Por outro lado, o treinador Manuel José manifestou a sua opinião sobre a expressão de Ronaldo. De uma forma frontal e até bastante agressiva disse:

«Ar fresco era se tirassem o Ronaldo da Selecção. É impressionante, mas ele esqueceu-se das origens. Portou-se mal com Fernando Santos, com os colegas e com os portugueses. Tem um cifrão em cada olho. O seleccionador tem de ter carácter e personalidade para lhe fazer perceber a idade que tem, que está a representar um país e que tem de dar exemplos de humildade. O Bruno Fernandes só disse a verdade e colocou-o no devido lugar».

Sem ter qualquer simpatia pessoal por Fernando Santos, e sem o admirar como técnico de futebol, tenho de manter gratidão pelo que conquistou com a nossa Selecção. Da mesma forma, agradeço a Ronaldo o contributo que deu à nossa equipa nacional, que sem dúvida gosta de representar.

Isso não invalida que não dê alguma razão a Manuel José, mau grado o tom, sobre a falta de humildade do atleta, considerando-se como inamovível e superior, e que aproveitando um jogo que correu bem, não resistiu a fazer uma “vingançazinha” a quem teve a coragem de o confrontar, como sendo apenas mais um. No entanto, não iria tão longe, excluindo-o da Equipa das Quinas. Deve lá estar enquanto o seleccionador entender e desde que não se considere “prima dona”.

A atitude, que não abona nada em seu favor como pessoa, acaba por prejudicar a própria Selecção, gerando polémica desnecessária, mas valorizando o seu ego. Desta forma, talvez não se possa considerar “ar fresco” mas ar contaminado.

P.S.: Sem pôr em causa o desejo da mãe de Cristiano Ronaldo, de o ver acabar a carreira no Sporting, nunca acreditei que fosse essa a sua real vontade, pela simples razão que não existem condições para lhe pagar o que pode ganhar. E não o vejo a jogar “pró-bono”. Ao invés, fiquei agradado com a afirmação de Pedro Porro ao dizer que em Portugal só jogará no Sporting. E nem é da nossa formação. Muito raro. Tiro-lhe o chapéu.

publicado às 03:04

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


78 comentários

Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 30.03.2023 às 13:22

De qual tempo tu falas?.
Marcou golos ou não marcou?. Foram utéis ou não?.
É algum dos atacantes portugueses melhor neste momento que o C.Ronaldo?. João Félix, G.Ramos, R.Leão, André Silva.
Nos jornais talvez.!
Hoje é um jogador diferente?..É, mas não o retirem antes do tempo do mundo do futebol.
Agora inventaram esta do pressionar, que não pode de jogar 90 minutos. É mais, o treinador que põe craques desse nível a desgastar-se em essas funções, é fraquinho e estúpido.
Pergunta ao Ancelotti, ao Zidane.. até mesmo ao Mourinho como fizeram para ter o rapaz a 100% fresco os 90 minutos.

O melhor jogador europueu!
Já, entendi tudo!.
Nem com toda as falcatruas, ajudas é ou foi melhor, o teu favorito.
É mais, não consigo entender as pessoas que aceitam a batota desportiva.

Juskowiak,
Se o desejam fora da seleçao, por mim era hoje mesmo. Eu nem defendo o C.Ronaldo por isso.
Quando defendo o C.Ronaldo é das mil mentiras e injustiças feitas e ditas.
Mas, como o ódio que lhe professam a maioria, não deixa ver claramente um palmo à frente do nariz.
É mais, há gente disposta a perder amizades para atacar, humilhar o C.Ronaldo sem piedade. Inacreditável!.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 30.03.2023 às 16:05

Falo do tempo em que foi um fora de série. E falo do presente, em que já não o é.

Quanto à minha opinião de que Messi é melhor, ou a respeitas ou não respeitas. Em todo o caso repito: Messi é o melhor jogador que os meus olhos quarentões já viram jogar. E "teorias da hormonazição" muito mal fundamentadas e nem sequer remotamente comprovadas, não me convencem de todo.

Quanto ao resto, haters...... ódio pelo Ronaldo..... humilhar o Ronaldo.... deixa-te lá disso que ninguém está aqui a discutir pessoas. Apenas alguns aceitam que o tempo passa, e quando o tempo passa já não volta. E isso aplica-se também aos nosso ídolos.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 30.03.2023 às 17:05

Teoria..
Mas se todo o mundo sabe!.
Normal: não gostam de ler, ouvir verdades.
(Não te zangues, não há necessidade)

O tempo passa repetes. Claro que passa!.
E eu pregunto novamente: são o J.Félix, o André Silva, R.Leão, Diogo Jota, G.Guedes melores atacantes que o C.Ronaldo?..

Ninguém aqui está discutindo pessoas
Eu leio os comentários e chego claramente a outra conclusâo... !
Humilde, ego, pesetero, mau companheiro etc..etc..
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 30.03.2023 às 17:20

Verdades, não. Meias-verdades e descontextualizações: Messi aos 11 anos recebeu um tratamento contra o raquitismo com que foi diagnosticado em criança, e como deu no maior jogador de sempre (talvez em paralelo com Pelé), vá de construir uma absolutamente estapafúrdia teoria da hormonização.

Sim, neste momento Rafael Leão e Diogo Jota (se em boa forma) já estão num patamar superior ao de Ronaldo. Porque são jovens a atravessar os seus melhores anos e porque o tempo é cruel com quem já tem 38.

Humilde ele não tem de ser. Se há quem pode ser vaidoso é ele.

Peseteros somos todos. Muito gostam os portugueses de querer mandar na carteira dos jogadores.

Ego? Aí já torço o nariz.... as figurinhas que fez quando foi substituído e quando não foi titular, com as irmãs a malharem no Fernando Santos.... faltou ao respeito ao treinador, aos companheiros e à seleção.

Uma estrela comporta-se como uma estrela, mas um capitão tem de SER capitão. E nas repetidas vezes em que CR7 colocou o seu ego à frente da equipa, não foi de certeza o capitão de que Portugal precisava.

Figurinhas destas nunca vi Figo, Platini, Zidane, Ronaldo Nazário fazerem em público. Porque será?



Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.03.2023 às 17:25

Juskowiak,

"Messi aos 11 anos recebeu um tratamento contra o raquitismo com que foi diagnosticado em criança, e como deu no maior jogador de sempre (talvez em paralelo com Pelé)...".

Essa de Messi ser o "maior jogador de sempre" e ainda o colocar no mesmo patamar de Pelé, não é mais que a sua opinião. Vale o que vale!

Dispensa-se propaganda avulsa...
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 30.03.2023 às 18:08

Tem razão, Rui. As opiniões são só opiniões.

Mas não faço qualquer propaganda, por favor. Não represento nenhuma facção nem nenhuma entidade. Apenas exprimo as minhas opiniões, que valem o que valem.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 30.03.2023 às 17:43

Procura mais informação!.
Qual raquitismo, qual carajo!. Ainda assim e aceitando o teu conhecimento sobre o caso. Seria Messi o jogador craque de futebol que é hoje em dia?.
Quão é estapafúrdia a minnha pergunta, afirmação
(Lembra-te que não são só ossos que crescem, sim também a força fisica, velocidade, etc. E tem que se tomar por anis e anos a fio. Messi até aos 24)

Ronaldo de Lima em português 😊
Uff!.. Jogou a final contra a França depois de ter passado uma noite intoxicado, deitando espuma por a boca. Lembra-te !
O Luis Figo..🫣 o tal que não quiz, se recosou jogar as eliminatórias ou jogos amigávéis antes do Euro. Só participou na fase final.
O Platini!.. Ego. Até como presidente o foi.. o amigo do Blatter🫡

E se es Messi fan.. nâo fales das irmãs do C.Ronaldo.. pois, o irmão mafioso do Messi e se calhar mais alguém, têm a sua cidade natal, Rosário em alvoroço.
Ameaçam e destituem da TV tudo o que cheira a CR7.
Martin Liberman, Tamara..(uff!.não lembro o apelido agora) e outros argentinos youtubers que são acossados constantemente.

Abraço!
(A discussão desviou-se do tema.. como sempre acontece em estes casos.
Não tenho intenção de seguir esta discussão que sem interesse.)
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 30.03.2023 às 18:05

Essa teoria da hormonização vale tanto como a de que Ronaldo tomou esteróides no primeiro ano em MU. Provas? Nenhumas, além do facto de realmente ter ganho uma montanha de músculos em 6 meses.

Não há provas, não há indícios, nada. Mas essa teoria continua a ser difundida em diversos fóruns. E é assim a vida, é impossível desfazer um boato. E no saco dos boatos baseados em descontextualizações e meias verdades coloco também esse, absolutamente estapafúrdio e amplamente, defendido.

E se me julgas um Messi fan, estás só parcialmente certo. No essencial sou só um football livre e um Sporting Clube de Portugal "apaixoneitêde". 😁 Apenas faço as minhas apreciações relativas ao jogo pela minha cabeça, e sem clubites nem exaltações patrióticas.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2019
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2018
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2017
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2016
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2015
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2014
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2013
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2012
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D




Cristiano Ronaldo