Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

download.jpg

 

Sejamos claros, desde já, para evitar más interpretações... O Sporting realizou uma péssima exibição, o Benfica foi superior e a vitória encarnada é indiscutível.

 

Esta disposição, no entanto, não significa que a arbitragem de Artur Soares Dias tenha passado despercebida, até porque ainda há muitos de nós que temos memória viva das suas actuações em jogos entre os rivais da Segunda Circular. Um cínico até teria a ousadia de afirmar que ele foi "bem escolhido" para este jogo.

 

Este árbitro, considerado um dos melhores da actualidade em Portugal, cometeu vários erros, tanto no capítulo técnico como no disciplinar. Apenas como meros exemplos, analisamos dois lances capitais, em que faltas foram ou não assinaladas sobre João Félix e Bas Dost.

 

No lance em que Renan sai aos pés de João Félix, o guarda-redes não toca sequer no jogador do Benfica, aproveitando este para se lançar com todo o aparato acrobático. Já revi este vídeo uma dúzia de vezes e, objectivamente, é esta a minha opinião.

 

Artur Soares Dias assinalou prontamente falta para grande penalidade e desconheço se o VAR complementou a sua decisão. Que eu me lembre, ele não se deslocou ao monitor na linha lateral para rever o lance.

 

Já agora, aproveito o ensejo para dizer que o miúdo João Félix é um talento muito promissor, mas se não deixar de ser "brinca na areia" com a frequência que vai ao chão, sujeita-se a que um qualquer peso pesado o faça sentir a fabilidade da sua actuação. E isto não se refere apenas a esta partida com o Sporting.

 

Vamos então ao caso de Bas Dost, em que por sinal, Soares dias até está bem posicionado à entrada da área e em linha directa com a bola. Creio que ficou prontamente à vista de todos que o guarda-redes do Benfica impediu Bas Dost de finalizar o lance, a um metro, se tanto, da linha de golo. 

 

Se Soares Dias viu - e tudo leva a crer que viu - nada assinalou e se não tivesse surgido o VAR, a falta nunca teria sido assinalada. Esta decisão, deste árbitro, está perfeitamente em linha com outras do género que ele tomou em jogos entre os rivais, sempre, por mera coincidência, decerto, a favorecer o Benfica.

 

Em análise final, pelas circunstâncias do jogo, acabou por não ter influência directa no resultado final. Caso tivesse sido um jogo disputado até aos últimos instantes, indiferente do vencedor, hoje teríamos passado o dia a debater mais uma arbitragem polémica do futebol português.

 

publicado às 14:18

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


57 comentários

Sem imagem de perfil

De LeaoCovilha a 04.02.2019 às 15:11

Pessoalmente acho que foi das melhores arbitragens que vi nos últimos tempos em derbys. Em relação ao João Félix foi um penalty bem cavado, Renan anjinho a tentar sair e o miúdo a deixar e bem o pé para provocar o contacto mas, não tenho dúvidas que o contacto existe. Em relação ao penalty do Bas Dost, acho que é penalty no segundo momento, quando o guarda redes levanta o braço, antes disso é um remate do Bas Dost e uma defesa do guarda redes. Em relação ao VAR, ele pode não ter dúvidas do penalty e assinalou logo mas de certeza que o VAR lhe validou o lance, assim como lhe disse que o do Bas Dost era passível de ser penalty. Acho que com o VAR é preferível deixar andar os lances até ao fim e depois ir consultar. Mas é apenas a minha mera opinião.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.02.2019 às 15:40

Eu não vejo contacto algum, vejo sim o salto acrobático.
Sem imagem de perfil

De LeaoCovilha a 04.02.2019 às 16:02

São opiniões e por haver opiniões diferentes é que o mundo anda para a frente.
Sem imagem de perfil

De JCR a 04.02.2019 às 18:16

Sim, mas o Renan foi de facto anjinho, ao ter ido ao lance com os pés, a mim também me pareceu que não terá havido algum contacto, mas se ele fosse com as mãos, talvez o lance fosse diferente, e a ser verdade, porque não me apercebi, que Artur Soares Dias não foi consultar as imagens do lance, quando o mesmo não aconteceu no penalty sobre Bas Dost, é mais 1 pedra a afundar a arbitragem Portuguesa, mas creio também, que não foi por causa do árbitro, que o resultado acabou como acabou, foi isso sim, por o SCP não ter jogadores melhores do que o SLB e, sobretudo, não ter 1 treinador melhor, e é por causa dele, que o resultado de ontem e outros tais, aconteceram, mas tudo é devido ao nosso problema histórico que temos, e que se chama, sermos sado-masoquistas, porque ao longo dos vários anos, o factor comum nas várias direcções, tem sido só 1: darmos sempre tiros nos pés, e quando assim é, nem o melhor treinador do mundo nos pode salvar!
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 04.02.2019 às 15:17

Já aqui foi dito e tenho de concordar - FV não deveria ter falado a seguir a um jogo em que fomos beneficiados e muito menos como falou.

Dar a ideia que todos erramos e que não vai culpabilizar os arbitros pelos mais resultados foi o abrir as portas a este tipo de arbitragem.

Agora não pode fazer o contrario, mas tem que haver alguem a fazer isso por ele senão isso vai-se repetir e já no proximo jogo
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.02.2019 às 15:39

"Em que fomos beneficiados" ???

Acho que "beneficiado" não é o termo adequado.
Sem imagem de perfil

De R. Ribeiro a 04.02.2019 às 18:37

O facto de ter dito que todos podem errar não invalida que para o resto da vida do clube não se possa culpabilizar as arbitragens por erros escandalosos e decisões influenciadas... O que FV disse é que não podemos estar sempre a respirar em cima dos árbitros sobre todos os lances, quando até se critica o sexo dos anjos, quanto à arbitragem. Não vejo inconveniente nenhum no que disse e nem lhe retiro a razão quando algum dia venha a falar de uma arbitragem flagrante e vergonhosa.
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 04.02.2019 às 15:18

Neste jogo em específico a arbitragem é uma não questão.
Preocupa-me mais os erros tácticos de Keizer, a forma como Jefferson não defende, o Gudelj que pensa que se faz a marcação do adversário com os olhos, a quebra física de Wendel que não jogou a época passada, a falta de qualidade de Diaby.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.02.2019 às 15:37

Este post não é para falar disso.
Perfil Facebook

De Pedro Veloso a 04.02.2019 às 15:44

Mesmo segundo a tua interpretação(subjectiva),o Sporting nunca ganharia o jogo, porque o Benfica foi muito superior a todos os niveis
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.02.2019 às 15:49

E eu a pensar que tinha escrito o post em português.
Sem imagem de perfil

De Sel a 04.02.2019 às 15:47

Queixas do árbitro? Reveja o lance em que o Seferovic se isola e remata ao poste. Repare na ação do guarda-redes sobre o avançado. No mesmo critério que foi usado mais tarde também aqui devia ser penalty e o guarda-redes do Sporting expulso. Isto só para falar num exemplo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.02.2019 às 15:51

Só para dar "um exemplo"... quais são os outros na sua óptica encarnada???
Perfil Facebook

De Luis Vicente a 04.02.2019 às 16:06

O penalty sobre o Pizzi!!
Mas isso é o que menos interessa.
O importante é ir fazendo uma lavagem,ás tremendas deficiências a todos os níveis que o Sporting apresentou.
Não ver o que toda a gente viu,inclusive milhares de Sportinguistas,é de uma das piores culturas desportivas do mundo,se não a pior,a vermelha claro.
É por essa mentalidade,que continuam a ver passar os navios.
O fim de Março está a aproximar-se.
Cumprimentos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.02.2019 às 16:34

E o Luís Vicente a ser igual a si próprio. O veneno em forma humana.

É um caso para estudo!!!
Sem imagem de perfil

De Sel a 04.02.2019 às 16:06

Já que pediu, aqui vai mais outro erro: no golo anulado ao Félix, no lance analisado entre Félix e Wendel repare nos pés dos jogadores e certamente observará o Wendel numa primeira fase a pisar o Félix. Só depois disso se pode considerar que o Félix terá feito falta sobre o Wendel. Mesmo partindo do princípio que o Félix não poderia ter beneficiado da falta que fez, devia ter sido marcada a primeira falta, cometida pelo Wendel que por sinal até foi numa zona relativamente perigosa.
Este erro não é tão grave como o anterior, mas agora também gostaria de saber da sua opinião sobre o lance do penaty/expulsão do guarda redes do Sporting.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 04.02.2019 às 15:54

Eu acho que foi uma má arbitragem…. mas tendo em conta a super má exibição do Sporting, não nos podemos queixar!

Destaco a demora na marcação do penalty a favor do Sporting, e não compensação no final de jogo…. só neste lance tivemos uns 8 minutos parados, já que é necessário incluir a entrada do Svilar.

Destaco ainda o lance do cartão amarelo ao B.Fernandes….. então ele leva uma entrada brutal do João Félix, a seguir o Pizzi vai lá empurra-o e encosta a cabeça…. e o Bruno Fernandes leva amarelo?!?

Quanto ao lance de penalty para o benfica, acho que foi penalty….. esteve bem aqui o árbitro, apesar de ficar registado, que para marcarem penaltys a favor do benfica não é preciso VAR….
Sem imagem de perfil

De LeaoCovilha a 04.02.2019 às 16:04

O ser marcado logo ou não é uma não-questão dado que esses lances passam sempre pelo escrutínio do VAR portanto, se não fosse penalty o jogo retomava com pontapé de baliza.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 04.02.2019 às 16:53

Então e o tempo decorrido?!
Sem imagem de perfil

De Sel a 04.02.2019 às 18:39

Respondo eu ao Schmeichel: tem razão em relação ao tempo de compensação. O árbitro devia ter dado mais tempo. Mas veja também se este lance não é merecedor de penalty+expulsão de guarda-redes:
https://www.dailymotion.com/embed/video/x71u6sw
Sem imagem de perfil

De E-mocho a 04.02.2019 às 16:22

Eu considero que é fácil de "justificar" a diferença de reação.
Enquanto no caso do penalty a favor do benfica há uma aproximação lateral do guarda-redes e cujo resultado foi a queda do avançado, no penalty a favor do Sporting há a tomada de posição do guarda-redes à frente do avançado e onde aparece o Bas a "tentar" saltar por cima do guarda-redes, movimento natural para impedir o contacto para impedir possivel lesões. Como acontece muitas vezes (salto por cima de jogador no chão) pode haver o tropeção sem que isso seja falta.

Claro que não foi o caso e, como já referi, eu só me apercebi disso com a repetição onde é claro o movimento de lavantar o braço para, nitidamente, impedir o avanço do Bas Dost
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.02.2019 às 16:28

As exibições das três equipas são questões distintas.

Percebe-se que não se deu ao trabalho de rever o lance do penálti do Félix, porque gostaria que me dissesse o que é que vê que eu não consigo ver.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 04.02.2019 às 16:55

Para mim é penalty porque o GR do Sporting é muito agressivo na forma como vai com os pés…. o João Félix não tem de tirar as pernas…. aproveita-se, é certo…. mas existe contacto….
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.02.2019 às 16:59

E um guarda-redes não pode e deve ser agressivo ao sair? Essa é nova...

Recordo o Ricardo ser carregado pelo Luisão precisamente por não ter sido mais agressivo ao sair da baliza.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 04.02.2019 às 17:07

Na minha opinião só não seria penalty se o Renan chegasse primeiro à bola…. quem toca na bola é o Félix, a partir daí o Renan fica à mercê da valia do jogador adversário.

Eu há muito tempo que digo que este puto parece o JVP, também especialista em mergulhos para a piscina, mas é preciso saber fazer….
Sem imagem de perfil

De Borges a 05.02.2019 às 02:17

Guarde redes sai à bola, não acerta na bola e causa contacto com o avançado que já o havia fintado. Qual é a dúvida? Tanto 'aparato' com o Bas Dost, e o excelentíssimo RG ainda está a bater nas teclas erradas. Até o xmeikel vê isso.

O puto Félix tem uns pézinhos de fazer inveja, não haja dúvida!
Sem imagem de perfil

De Pacheco a 04.02.2019 às 16:01

Renan não toca no Félix? Não está a ver bem, toca na canela da perna direita. Devia criticar o seu guarda-redes que podia ter abordado o lance de forma diferente indo lá com as mãos. Foi uma entrada totalmente imprudente, não toca na bola e toca no jogador, só pode ser falta.

Todos os lances capitais que o Artur Soares Dias errou em desfavor do Sporting, o VAR corrigiu, por isso não sei como pode dizer que com um jogo mais equilibrado ele teria tido influência no resultado para o lado do Benfica. Aliás, parece-me que ficou uma falta na grande área por marcar na 1ª parte quando um jogador do Benfica vai a passar por entre dois jogadores do Sporting e penso que um deles mete a perna que o derruba. Durante o jogo não deram nenhuma repetição com zoom para avaliar melhor o lance.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.02.2019 às 16:30

Caro Pacheco,

De si, não se pode esperar mais, inclusive citar afirmações que eu não fiz no post.
Sem imagem de perfil

De R. Ribeiro a 04.02.2019 às 18:42

Se nem a BTV2 mostrou esse tal lance, é porque não deve ter sido mesmo nada, ou esteve a ver um outro jogo
Sem imagem de perfil

De yazalde a 04.02.2019 às 16:09

Ao ver o lance ao pormenor nao ha penalty , em caso de duvida beneficia sempre as toupeiras ha sempre maneiras de contornar o var os vicios e medos estao nos arbitros ja do ba dost ja ficou indeciso e com medo de marcar contra o vermelho e depois ha outro pormenor o arbitro ou fez-se de indeciso ao levar tanto tempo a marcar as faltas para depois so dar sete minutos e um dos maus arbitros favorece sempre os mesmos nao esta em discussao a vitoria das toupeiras
Sem imagem de perfil

De PSousa a 04.02.2019 às 16:11

Não que mudasse alguma coisa, mas pior que isso foi a compensação de 7 minutos no fim. Só ele é gastou esse tempo ou mais no lance do penalty do Sporting.
Mas já passou, quarta há mais!
Sem imagem de perfil

De E-mocho a 04.02.2019 às 16:14

Não houve contacto na canela do João Felix (canela contra canela)? A sério? Vê-se pela rápida mudança de "trajeto" da perna do avançado e pela "oscilação" do pé do Renan! Isto não é, pura e simplesmente, possível de simular. O contacto, perante as “provas”, é claro e real!
Pode-se argumentar que o João Felix possa ter "deixado" o seu trajeto da perna embater no guarda-redes em vez de tentar evitar o contacto, mas nem nisso há como ter a certeza.

Quanto ao contacto entre Bas Dost e o guarda-redes do Benfica só na repetição me apercebi do movimento do levantar do braço para nitidamente impedir a possível progressão do avançado. Dizer que é clara, parece-me (opinião) um claro exagero, se bem que a minha impressão inicial (errada) poderá não ter sido a do árbitro. Mas o que acho mais extraordinário são as certezas e, não só isso, como da leitura "clara" das intenções e inclinações como se estivesse na vista e mente do sujeito! Mas, cada um é, de facto, livre.

Apesar de não ter visto absolutamente nenhuma opinião (de árbitros ou não) sobre o assunto, qual a razão por o guarda-redes do benfica ter levado cartão vermelho e o do Sporting não para situações (quase) equivalentes? Foi o facto de se ter interpretado (e acho que corretamente) que o Vlachodimos fez o movimento aparentemente voluntário (propositado) para impedir o avanço do Bas enquanto a intervenção do Renan parece ser para jogar genuinamente a bola (apesar de ter falhado e apesar de não ter esticado a perna)?
Sem imagem de perfil

De JCR a 04.02.2019 às 18:33

O futebol só lá vai, quando for tecnologicamente evoluído, e se meter sensores de contacto e carga nos jogadores, e só a partir, é que irão acabar os jogadores "brinca na areia", que a gente sabe que infelizmente, eles existem em todos os clubes, e quando os saltos são distintamente acrobáticos, pior para o espectáculo e verdade desportiva, mas melhor para os árbitros fazerem o mal trabalho que continuam a fazer!

Quanto a disparidade nos cartões, é simples, no penalty contra o SCP, João Felix estava no lado esquerdo, e não em frente à baliza, e se Renan não tivesse saído mal, a bola até saía pela linha final, dado que foi o jogador do SLB, ao fintar Renan, a meter a bola pra fora, no caso do penalty contra o SLB, basta perceber que Bas Dost estava em frente à baliza, e foi derrubado pelo último jogador do SLB, o seu guarda-redes, pelo que, assim se explica e bem, o porquê de haver cartolinas diferentes em lances aparentemente iguais, mas que não o são!

Mas embora o resultado não tenha sido influenciado pelo árbitro, há muitos anos já se sabe, que, em caso de dúvida, o SCP é sempre prejudicado, dado nunca por nunca ser, a arbitragem ter tido o SCP em boa imagem, não tem que ter, a arbitragem deve ser isenta para todos os clubes, mas a gente sabe bem que isso, infelizmente, em Portugal, não se passa, e é por causa disto, que advogo há muito tempo, que sejam árbitros estrangeiros a apitar jogos de dérbis, deviam até ser em todos os jogos do nosso campeonato, mas como isso é 1 utopia, ao menos, que fosse nos jogos mais importantes, é tão simples quanto isso!
Sem imagem de perfil

De Hugo Boss a 04.02.2019 às 16:23

Há contacto entre os 2 jogadores, mas um não toca no outro...e o outro finge que é tocado...

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo