O Sporting já realizou 26 jogos na I Liga, registando 18 vitórias - 6 empates - 2 derrotas - 60 pontos. O acesso aos "play-offs" da Liga dos Campeões foi matematicamente selado com a vitória sobre o Paços de Ferreira, faltando agora apenas vitórias nos próximos dois jogos para garantir o acesso directo à fase de grupos da máxima competição europeia. Isto, perante os actuais 49 pontos do FC Porto, com 5 jogos e 15 pontos ainda em disputa.
No que ao título concerne, embora ainda matematicamente possível, é uma meta muito pouco realista. O Benfica lidera o campeonato com 64 pontos em 25 jogos, tendo então 5 jogos e 15 pontos por disputar. Para o Sporting chegar ao primeiro lugar, além de ter que vencer os seus restantes 4 jogos, o Benfica teria de perder, no mínimo, 2 jogos e empatar outro, o que dar-lhe-ia 71 pontos perante os 72 do Sporting. Considerando as circunstâncias do campeonato português, é praticamente impossível isto vir a acontecer.
Neste momento o Sporting lidera o campeonato em golos marcados, com 50 - uma média de 1,92 golos por jogo - e é segundo em golos sofridos com 18 - uma média de 0,69 golos por jogo. Antes da realização do seu 26.º jogo, esta tarde, o Benfica está em segundo lugar em golos marcados, com 48, e em primeiro em golos sofridos, com 15. O FC Porto é terceiro com um registo de 45-20.
Na conferência de Imprensa pós-jogo, Leonardo Jardim foi instado a comentar a partida, a exibição dos seus pupilos e outras disposições do Sporting. Entre as suas diversas declarações, a que mais apreciei foi esta, afirmada com a sua usual honestidade:
«No meio dos jogadores existe uma equipa de trabalho, em que todos são importantes e com objectivos em comum. Num clube como o Sporting as vedetas são os adeptos.»
Para um bom entendedor "meia" palavra basta !