Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




34937267_770x433_acf_cropped.jpg

Apesar de já ter abordado este tema no post "A alma do Sporting" onde contestava que essa alma residisse nas claques, a abertura de uma nova discussão leva-me a acrescentar o seguinte:

Vi neste debate muitos leitores pedir a extinção dos grupos organizados. Do ponto de vista legal não sei se isso será fácil, uma vez que estes existem como fazendo parte da estrutura orgânica  do Clube.

O facto é que têm vindo, desde há  alguns anos a ganhar poder, arrogando-se o direito de intervir, de forma paralela, na gestão do Sporting. Durante a anterior Direcção esse poder foi amplificado, como forma de se criar um grupo que funcionasse como um extensão do poder legal, visando sobretudo aproveitá-lo como uma força de mão do presidente, que atingiu a sua plenitude no processo que terminaria com o caso "Alcochete".

As regalias que esta Direcção lhes retirou, serviram de motivação para voltarem a assumir-se como um grupo de bloqueio ao serviço da Direcção destituída, o que nunca deixaram de ser de uma forma velada.

21571293_oi0S2.jpeg

Os resultados da época anterior que ficaram acima das expectativas, calaram estes grupos que mantiveram alguma descrição forçada. A forma como começou esta época, deu-lhes oportunidade de aparecerem como pontas de lança da oposição brunista, que continua a acreditar que pode regressar a breve prazo ao Sporting.

Neste momento, o seu objectivo é derrubar a Direcção em funções, e provocar eleições onde aparecerá um novo salvador. O advogado golpista Trindade Barros já anda a dizer, com todas as letras, que esse salvador será o destituído.

Por isso, tudo indica, por parte das claques, sobretudo da Juve Leo, a contestação será contínua, mesmo que a prestação da equipa seja melhor. Deste modo, a questão neste momento não é nada fácil de resolver. Penso que caberá aos adeptos que são a maioria, "silenciá-los", dentro e também fora de campo. A liberdade de expressão não pode significar libertinagem, que parece já estar a prejudicar o Clube com sanções.

O Sporting não pode estar refém de arruaceiros.

Tags:

publicado às 03:32

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


33 comentários

Sem imagem de perfil

De LG a 05.10.2019 às 06:43

Se não são por Varandas, só podem ser brunistas. Nada mais errado.

E desengane-se quem pense que a contestação está apenas nas claques. Basta ir ao estádio para ver isso (sim, eu sei, são arruaceiros colocados estrategicamente noutros locais do estádio para parecer que são mais)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.10.2019 às 11:37

Só é possível avaliar por o que se verifica nesta espaço. E, aqui, são sempre os mesmos a repetir esse disco usado e abusado.

Exige-se mais imaginação e sobretudo inteligência.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 05.10.2019 às 14:30

Claro que a contestação não está apenas nas claques, mas está sobretudo nelas. No último jogo,foi interessante ver a reacção da maioria dos adeptos, às atitudes insultuosas desses grupos organizados.
Sem imagem de perfil

De Transmontano a 05.10.2019 às 08:46

As claques (principalmente a Juve Leo) dedicam a maior parte do seu tempo ao trafico de drogas, assaltos, extorsão, coação, agressões e invasões passando o apoio prestado ao Sporting para segundo ou terceiro plano..

Todos os clubes tem problemas com as suas claque, mas o Sporting tem sido o clube mais prejudicado onde o caso Mourinho e Alcochete são exemplos perfeitos do enorme prejuízo causado por esses criminosos..Os clubes não precisam dessa gente para terem apoio, o Sporting é Centenário sempre ganhou títulos durante 70 sem ter apoio das claques, inclusive deixou de ser Campeão quando a Juve Leo começou a ter poder de decisão dentro do clube..

As claques devem ser extintas, em Inglaterra acabaram com as claques e os clubes não deixaram de ter apoio nos seus jogos..Por mim esses criminosos eram corridos de Alvalade..

Os de Carnide tem razão ao só deixarem entrar no galinheiro os membros das claques que sejam portadoras de cartão de sócio do clube..Veja-se que dos 40 acusados de Alcochete poucos eram sócios, se não estou em erro só 6 eram sócios..
Acabe-se com as claques que só sabem desestabilizar o Sporting e que muito contribuíram para o estado lastimável a que chegou o Clube..
Perfil Facebook

De José A Cristóvão a 05.10.2019 às 09:20

Total e absolutamente de acordo, Transmontano. Acho que isto já não vai com medidas "leves"!
Sem imagem de perfil

De RCL a 05.10.2019 às 11:04

Julgo que a Juve Leo foi criada em 1976 pelos filhos de João Rocha, com boas intenções, claro.
Desde essa altura o Sporting ganhou 4 campeonatos(80-82-2000 e 2002) . Logo dos 19 campeonatos da história do clube só 4 com as claques, isto em 43 anos. Se o objetivo era ganhar campeonatos, falhou redondamente.
SL
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 05.10.2019 às 14:05

Os filhos de João Rocha fundaram as claques com o intuito de reunir os jovens no apoio ao Clube. No entanto, o seu contributo para a conquista de títulos é insignificante, pela simples razão que estes se ganham dentro e não fora do campo. Para além disso, ultimamente, funcionam mais como grupos de pressão do que como grupos de apoio.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 05.10.2019 às 13:59

Transmontano,
Uma abordagem que subscrevo. Também concordo que as claques, no estádio, apenas acrescentaram ruído, Mas a questão da extinção é mais problemática. Nem sei se isso está expresso nos Estatutos.
Sem imagem de perfil

De Orlando Santos a 05.10.2019 às 09:38

Ainda agora o Sporting foi multado por desacatos e insultos a Varandas das claques. Com todas as câmaras que os estádios têm, nada melhor que identificar os prevaricadores e puni-los individualmente.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 05.10.2019 às 14:06

Deviam ser eles e não o Clube a pagar as multas.
Sem imagem de perfil

De ALPER a 05.10.2019 às 10:09

Se há claques, ou GOD, que prejudicam o Sporting, o que me parece ser um facto actual e verdadeiro, o Conselho Fiscal e Disciplinar deve tomar o assunto a seu cargo, se tiver poderes para isso. Também, se não tiver, quem é que tem?
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 05.10.2019 às 14:07

Quem tem poderes? Uma questão que gostaria de ver esclarecida.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 05.10.2019 às 11:05

Ontem comentei questionando qual a forma de proibir estas manifestações.... Existem pessoas que falam em proibir as claques, coisa que não cabe ao Sporting legislar..... outros falam em proibir a entrada no estadio, mas não sei se sabem mas só a JuveLeo tem perto de 5 mil pessoas, como proibes alguém de entrar se tem gamebox válida?! Em democracia é possível uma minoria bloquear a maioria, dou os exemplos das greves.... democracia também é isto!

Não me parece minimamente inteligente resolver isto proibindo e expulsando.... só vai criar mais atrito entre as partes.
Cabe à direcção do Sporting conseguir acalmar a situação, porque existem sócios que são contra o Varandas e não são da JuveLeo..... portanto parece-me impossível esta ideia de decretos de imposição para apoiar, isto não funciona assim.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 05.10.2019 às 14:17

Schmeichel,

Na Direcção anterior uma AG aprovou por decisão do Presidente acabar com um órgão que o incomodava, pela sua autonomia. Do mesmo modo, penso que pode decidir o que fazer com as claques. O que não pode continuar é este comportamento, que ao fazer guerra contínua a uma Direcção eleita há um ano, está a prejudicar é o Sporting.

Nos Estatutos estão expressas razões que podem determinar destituição de uma Direcção. Em nenhum artigo se diz que este deve ser expulso a partir das bancadas.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 05.10.2019 às 18:10

Ok.... proibe as claques.... e depois?! O que muda?!
Se isso acontecer é uma pressão brutal no Varandas porque leva a questão para uma situação sem retorno....
Sem imagem de perfil

De Rute Rockabilly a 05.10.2019 às 15:48

Gameboxes válidas a metade do preço do que pagaria um sócio para aquela bancada, pois...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.10.2019 às 11:34

Vitor Azevedo...

Não volte a aparecer aqui com diatribes do género que publicou há pouco porque será tudo apagado.

Aqui não admitimos IDIOTAS com agendas partidárias!!!
Sem imagem de perfil

De João Gil a 05.10.2019 às 12:07

O Sporting devia banir imediatamente as claques. São hoje um verdadeiro inimigo do Sporting, grupos capturados por energúmenos que minam e ameaçam equipas, direções, técnicos, atletas , presidentes, uma sociedade anónima como é a SAD e prejudicam gravemente os interesses desportivos e financeiros do clube. O actual presidente, como outros que o antecederam e outros dirigentes e funcionários recrutados na Juve Leo têm óbvia dificuldade em fazê-lo, porque militaram nesses grupos e devem-lhes algum tipo de fidelidade. Mas a bem do Sporting Frederico Varandas devia coordenar-se com as autoridades e garantir o imediato banimento das claques da vida do clube. Podemos ter menos meia dúzia de milhar de espectadores a seguir as equipas de futebol, mas viveremos muitíssimo melhor e com melhores resultados, a curto prazo. Sem chantagens e sem ameaças.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 05.10.2019 às 14:21

João Gil,

Os que estão nas claques, para apoiar o Clube (e também os há) continuariam a ir ao estádio, mesmo sem a existência destas.
Sem imagem de perfil

De João Gil a 05.10.2019 às 18:08

Não tenho dúvida.
Sem imagem de perfil

De Pelisca a 05.10.2019 às 13:31

Bom dia,

Só teorias de conspiração enfim.
Sem imagem de perfil

De José Mário Costa a 05.10.2019 às 13:59

Já aqui o manifestei: a soluçaça para acabar de vez que este arruaceiros das claques no futebol pruguês é, "só" seguir-se a receita inglesa na exeriminação do seus "hooligans". Quanto aos arruaceiros das dclaques do SCP e, em particular, os da Juve Leo, mais do que serem a tropa de choque do ex-presidente destituído ora entregue à Justiça, mais a sua centena de crimes lesa-SCP de que está acusado pelo Ministério Público, o que o move é a fúria de lhe terem acabado com a "mama" dos 480 bilhetes de borla. É só fazer as contas de o perderam: 480 x 10,00 (duas vezes pelo menos por mês).... Até dava para o delinquente "Mustafá" ganhar um ordenado de 2 mil euros/mês!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.10.2019 às 14:55

Caro José Mário Costa,

Eu corrigi este seu comentário, identificando-o como compete, mas agradeço que siga estas simples instruções para, de futuro, identificar-se como se exige.

http://camaroteleonino.blogs.sapo.pt/3531015.html

Sem imagem de perfil

De J. Correia a 05.10.2019 às 14:00

Atualmente o Sporting está refém destes arruaceiros. que ficaram com mais força porque o psicopata lhes deu uma série de benefícios, que alguém é bem entendeu acabar.. No estrangeiro o Sporting é considerado um um clube de ordinários, arruaceiros e malfeitores. Isto faz corar de vergonha seja quem for. Foi isto que eu li na imprensa lá fora em Agosto, e que durante 5 anos esteve no Sporting alguém com problemas mentais que destruído o clube. Esta é a imagem do Sporting lá fora. SL.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 05.10.2019 às 14:25

J.Correia,

A existência deste grupos organizados, devia merecer profunda reflexão dos órgãos sociais e de todos os sportinguistas.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo