Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




As considerações de Leonardo Jardim

Rui Gomes, em 20.03.14

 

Na conferência de imprensa de antevisão ao jogo de sábado com o Marítimo, o treinador do Sporting teceu algumas considerações sobre o momento da equipa e do campeonato.

 

Admite vir a convocar Shikabala que, segundo ele, tem vindo a melhorar com a sua integração no futebol do Sporting, mas que ainda não é um dado certo. Pela expectativa inicial em torno da da chegada do jogador egípcio a Alvalade, a sua subsequente lesão na estreia pela equipa B e a sua aparente falta de ritmo competitivo, parece ser agora mais sensato não acelerar o processo de modo a que o jogador possa começar a jogar nas melhores condições para fazer valer a sua mais-valia como futebolista.

 

André Martins, por lesão muscular, está definitivamente fora das opções para este jogo. Indica que tanto Magrão como Carlos Mané são alternativas viáveis para a posição. Quero crer que não obstante algumas preocupações com o jogo defensivo de Mané, é por de mais evidente que o jovem é a solução ideal para o jogo interior do Sporting. Aliás, sempre insisti que a sua posição natural não é de extremo, embora ainda tenha algumas dúvidas se ele é o mais indicado para a posição 10, algo que não existe na equipa neste momento. De qualquer modo, existem várias opções válidas para as alas e a escolher entre Magrão e Mané, não há grande causa para hesitação.

 

Leonardo Jardim não esconde o seu entusiasmo pela performance em jogos recentes de Slimani, deixando clara a ideis de que o avançado argelino vai continuar a ocupar a ponta da lança ofensiva do Sporting, relegando Fredy Montero para um papel mais secundário. Pelas afirmações do técnico, também é possível depreender que a utilização mais regular de Diego Capel está directamente ligada à maior tendência para o jogo aéreo de Slimani. Diz o técnico que o extremo espanhol está num melhor momento de forma e que o seu tipo de jogo é o ideal para esse fim. Compreende-se a ideia, mas é discutível se a maior utilização de Capel só agora se evidenciou pelas razões citadas, não obstante as opções do treinador de há umas semanas a esta parte.

 

Por fim, não deixou passar em branco o actual "tiroteio" entre o Sporting e os seus rivais, nomeadamente o FC Porto, declarando que tanto a  equipa técnica como os jogadores, mesmo não estando totalmente alheios aos acontecimentos públicos, estão totalmente concentrados no seu trabalho do dia a dia e não no que ocorre fora das quatro linhas. Esperamos que ssim seja, sendo óbvio que esta série de "ruídos" laterais não beneficia a equipa nesta tão crucial derradeira fase da época. 

 

publicado às 16:16

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


48 comentários

Sem imagem de perfil

De iorda9 a 20.03.2014 às 16:40

E Vítor ? Não merece já uma oportunidade a titular ?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.03.2014 às 16:43

Considerando a pouca utilização que LJ lhe tem dado toda a época, não vejo que agora lhe conceda a titularidade.
Sem imagem de perfil

De RRAleixo a 20.03.2014 às 17:09

LJ também referiu o Vitor na conferencia de imprensa na altura de falar do possivel substituto do AMartins mas como o Rui disse e bem tem sido o menos utilizado ultimamente, na minha opinião deveria ter tido mais oportunidades mas quem os treina é o Leo Jardim...

SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.03.2014 às 17:12

Não li essa referência dele mas, de qualquer modo, não creio que as oportunidades que lhe deveriam ter sido concedidas mais cedo na época lhe sejam dadas agora.
Sem imagem de perfil

De Tywin Lannister a 22.03.2014 às 02:55

Tendo em conta as últimas convocatórias, não só seria surpreendente se ficasse pelo banco, mas mais surpreendente seria se alinhasse a titular. Acho que Magrão ficará no banco pelo menos, resta saber se Shika Show vai para a bancada ou não, pois tal pode sempre acontecer. Tendo em conta o pouco tempo de utilização de Magrão, só mesmo pelo baixo vencimento é que Magrão vai ficar para o ano, por isso e por ser vontade do treinador, isto a ser verdade que veio por indicação expressa de Leonardo Jardim...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.03.2014 às 09:06

Shikabala vai para o banco e bem espero que Magrão diga adeus no final da época.
Sem imagem de perfil

De Tywin Lannister a 22.03.2014 às 19:06

Shika Show foi para a bancada, é capaz de ser titular amanhã pela equipa B.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.03.2014 às 21:49

Foi visitar a Madeira.
Sem imagem de perfil

De M a 20.03.2014 às 18:57

A consideração sempre tida como certa de que os ruídos externos, quaisquer que sejam, condicionam os plantéis, as equipas e etc. é uma completa falácia. Daquelas que é dita em futebolês mas em nenhum outro dicionário léxico. Se o meu patrão andar chateado com o patrão de uma empresa concorrente, não sou eu, mero empregado, qualquer que seja a especialidade, que vou ter mais ou menos rendimento por causa disso.

Sim, isto é Futebol. Sim, isto é Desporto. Mas nem tudo é diferente, nem para melhor nem para pior, da vida corrente do comum dos mortais...

Os jogadores sentem-se "pressionados" é quando os árbitros não lhes assinalam penaltys a favor quando são mais que óbvios ou quando lhes anulam golos para os quais muito trabalharam para os conseguir. Se, porventura, ficam menorizados por questiúnculas que em nada lhes dizem respeito directamente, só demonstram que não têm tarimba para estarem na equipa que estão! A "pressão" desportiva existe - não estou a dizer o contrário, em qualquer linha do desporto, mas é apenas a pressão dos resultados e das exibições, dos jogos em si, e não de qualquer assunto fora das 4 linhas que não lhes diga respeito. O que é o caso...

Se lhes seria melhor não existirem tais questiúnculas e outros quejandos? De acordo. Que sejam mais ou menos consequentes no rendimento dos jogadores e da equipa? Discordo...

Dito isto, o meu XI para Sábado seria um simples:
Rui Patrício (capitão); Cédric Soares, Eric Dier, Marcos Rojo e Jefferson; William Carvalho, Adrien Silva e Carlos Mané; Diego Capel, André Carrillo e Islam Slimani
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.03.2014 às 19:11

A começar pelo fim, concordo com o "XI".

Quanto à outra temática, concordo no essencial, mas não deixo de dizer que sei por experiência própria que tudo em torno de uma equipa afecta, em contexto e com gravidade variável, especialmente nos dias de hoje em que os próprios jogadores recorrem tanto à Net e às redes sociais. Como bem sabemos, parte do jogo é físico e a outra parte é mental e por qualquer motivo tantos treinadores preocupam-se em resguardar as suas equipas da turbulência à sua volta. Mediante as circunstâncias, será até mais distracção ou até destabilização do que propriamente pressão.
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 20.03.2014 às 20:08

Rui, desculpe o "off-topic", mas viu o jogo dos lampiões? O Tottenham esteve quase a dar a volta a eliminatória. Só vi os últimos dez minutos, mas os ingleses tiveram duas oportunidades clamorosas. Aquelas bolas na cabeça do Slimani estavam lá dentro, mas o inglês conseguiu metê-las nas mãos do Oblak. E ficou um penalty por marcar contra o Benfica aos 87 minutos, além de que o penalty que o árbitro assinalou a favor deles, quanto a mim foi o lampião que se atirou para o chão. Será que já estão a ir abaixo das "canetas", ou foi por hoje terem jogado ao "natural"? Ou as duas coisas? Aguardemos.

Quanto ao protagonismo do Slimani, tem sido o jogador mais importante do Sporting, para além do William, nos últimos dois meses, tal como o Montero o tinha sido no primeiro terço do campeonato. Daí que, até para gestão do balneário, o Jardim tinha de o recompensar com a titularidade.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.03.2014 às 20:16

Vi a segunda parte e os lampiões tremeram na sua arrogância, peito feito com o resultado garantido, pensavam eles. Aquele penálti não assinalado foi falta e o outro nunca teria surgido porque o jogo transformava-se, então.

A titularidade de Silmani é justa, mas não deixo de lamentar que por mera teimosia não se acomoda os dois avançados no onze. É o 4x3x3 até "morrer".
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.03.2014 às 20:26

No outro jogo, o árbitro já perdoou um cartão vermelho ao Quaresma e o Nápoles acabou por marcar agora.
Sem imagem de perfil

De L a 20.03.2014 às 21:10


Até dá dó ver este Porto, todo remendado atrás, a jogar. Valha-nos este Porto, de qualquer forma fora da Liga Europa ainda se concentra mais no campeonato. Já nós e eu que sem dinheiro até fui sempre contra a vinda de qualquer reforço no Inverno, a partir do momento em que recebemos o Elias e mesmo não sendo mensurável de todo, vou-me perguntar sempre até ao fim da época quanto podia ainda ter rendido um verdadeiro box-to-box no nosso meio-campo e desesperado para ir ao Mundial, o que já só por si assegurava sempre o melhor Elias. De certeza mais que 50% dos direitos económicos. Da maneira como Jardim conseguiu fazer tanto com tão pouco a partir do Natal com Elias, que até permitia um Adrien mais adiantado, tinha sido um grande contributo inclusive na corrida ao titulo. Desta maneira, uma despesa do caraças.

Não consigo perceber mesmo este tipo de gestões desportivas, tinha ideia que as direcções também serviam para resolver este tipo de problemas. O Porto também está como está porque nos últimos tempos e para além das vendas e de uma forma absolutamente irreconhecível, não conseguiu fazer nada de verdadeiros talentos como Iturbe - agora com meio Calcio no encalce - Atsu e até Kelvin e ainda prescinde de Lucho, Otamendi e Fucile? Se calhar estavam à espera do Izmailov para resolver os problemas todos. Sem exagerar nada, não há melhor indicativo do que também se passa no Dragão e nem nunca tinha acontecido nada parecido no Porto com PdC. Também deve ser por isto que muitos adeptos já vaticinam o tal fim de ciclo.
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 20.03.2014 às 21:39

Realmente este porto não vale nada

Os italianos estão cheios de pena deles :)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.03.2014 às 21:46

Andaram " a ver navios" quase o jogo todo e um remate altera tudo. O futebol é mesmo imprevisível !
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.03.2014 às 21:49

O Elias estava pré-destinado não jogar, a todo o custo, que até não será muito pouco.
Sem imagem de perfil

De Tywin Lannister a 22.03.2014 às 03:01

O Elias se jogar, só depois do dia das mentiras, e mesmo assim, não acredito nisso piamente. Tendo em conta o seu elevado custo salarial mensal, seria preciso uma mudança grande nas actuais circunstâncias...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.03.2014 às 09:09

O problema é precisamente que continua a receber o seu elevado salário... para não jogar. Creio, no entanto, que nunca o vão deixar jogar.
Sem imagem de perfil

De Tywin Lannister a 22.03.2014 às 18:25

Tal como fizeram a Labyad e a Jeffrén. Por uma questão de "princípio". A mesma que não se aplica por exemplo à forma como LFV já maltratou o Sporting e os seus adeptos e associados noutras circunstâncias em visitas à Luz por exemplo. Mas como isso implica jogar noutros tabuleiros e como tal implica ser-se um mínimo de inteligente, isto é, de ser-se o menos estúpido possível...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.03.2014 às 18:46

"Princípios" à conveniência do momento, portanto !
Sem imagem de perfil

De L a 20.03.2014 às 21:39



O futebol é mesmo um jogo espantoso, não trazem um saco não sabem como e num ápice estão a ganhar.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.03.2014 às 21:47

E apurados... com um remate de quem tinha saltado do banco minutos antes.
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 20.03.2014 às 21:49

Que calhe um Benfica-Porto nos quartos-de-final. ;)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.03.2014 às 21:51

Merecem um ao outro :)
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 20.03.2014 às 22:08

Isto é mau para o Benfica, que vai levar com os andrades (pelo menos) mais três vezes a doer, já que o último jogo pode ser apenas para cumprir calendário. Nós já os passámos e só temos de fazer os nossos jogos.

O Porto tem bons jogadores e por isso pode fazer resultados como os de hoje e o de Frankfurt. Mas é uma equipa desequilibrada. Mas lá está, em jogos a eliminar eles estão a superar-se. Por isso é que é muito mau para o Benfica que eles tenham passado o Nápoles. Se eles ainda por cima se encontrarem na Liga Europa é o fim da picada...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.03.2014 às 22:16

O FC Porto passou o Nápoles hoje, nem sabe bem como. Por mérito do guarda-redes e muita sorte à mistura, não levaram uma tareia. E... como disse mais atrás, o árbitro fechou os olhos a uma entrada violenta de Quaresma que merecia vermelho. O outro jogador até ficou com as marcas dos pitons na perna.

Se for mau para o Benfica é na Europa, porque o campeonato está ganho. Aqueles dois pontos de Setúbal garantiram isso.
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 20.03.2014 às 22:35

É mau para o Benfica nas Taças. A primeira mão da meia-final da Taça de Portugal é já na próxima quarta-feira, no Dragão.

Não retiro muito deste jogo do Porto. Há jogos assim e claro que motivam, mas não há milagres todas as semanas.
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 20.03.2014 às 22:38

Não é preciso ir mais longe. Com um pouquinho mais de sorte, o Tottenham, mesmo a jogar com muitos suplentes, hoje poderia ter eliminado Benfica. Quem diria?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.03.2014 às 22:57

Depois do 3-1 em Londres, nunca imaginei este jogo da Luz. E se o árbitro marca aquele penálti... não sei o que poderia ser.

Curiosa e ainda sem explicação o treinador inglês ter voluntariamente optado por seguir o jogo da bancada.
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 20.03.2014 às 21:49

Só vou fazendo zapping, - acredito que seja assim como diz

Espero que canse muito e não motive por aí além
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.03.2014 às 21:53

Desculpe... o que é isso de "zapping" ?
Sem imagem de perfil

De Tywin Lannister a 22.03.2014 às 03:06

É estar refastelado no sofá, de comando na mão, saltando de canal em canal, até se encontrar alguma coisa de jeito na televisão. Ou, como explica a wikipedia:

«Channel surfing (also known as channel hopping or zapping) is the practice of quickly scanning through different television channels or radio frequencies in order to find something interesting to watch or listen to. Modern viewers, who may have cable or satellite services beaming down dozens if not hundreds or thousands of channels, are frequently channel surfing. It is common for people to scan channels when commercial broadcasters switch from a show over to running advertisements.

The term is most commonly associated with television, where the practice became common with the wide availability of the remote control. The first published use of the term is November 1986, in an article by The Wall Street Journal.

The term has some connotations relating to laziness, inattentiveness, and hyperactivity. The behavior itself may also suggest attention deficit hyperactivity disorder (ADHD).»
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.03.2014 às 03:39

Nunca ouvi esse termo, em inglês ou chinês !
Sem imagem de perfil

De L a 20.03.2014 às 22:08


Todos os cães têm sorte. Os milhões todos investidos nos mexicanos foram um dos maiores cancros da época e eu aqui até não cobro tanto porque há jogadores que precisam mesmo de mais tempo e é preciso saber ser paciente. Amanhá ainda vão fazer manchetes com a grande exibição do Reyes. O melhor jogador foi de longe o Fabiano, ao treinador saiu a sorte grande.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.03.2014 às 22:19

Sem dúvida, Fabiano salvou-os e de que maneira. O treinador hoje é "bestial", porque fez entrar um suplente e ele marcou logo o golo decisivo. Para o investimento feito, esta equip do FC Porto é mesmo muito fraca. O Lucho faz muito falta para comandar o meio campo. O belga agora é titular mas não convence, salvo no jogo físico.
Sem imagem de perfil

De L a 20.03.2014 às 22:42


O Porto tem que saber muito bem que este ano só se podem queixar deles, repare-se como perdem o Helton e não há outro capitão? O Mangala que acabou de chegar e já deve estar tão de saída como o Fernando? Faltam referências e de que maneira.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.03.2014 às 22:54

Quem não tem formação e sobrevive à conta de compras e vendas sujeita-se a isto, especialmente quando o poder obscuro já não consegue resolver tudo.
Sem imagem de perfil

De L a 20.03.2014 às 23:03


Claro que Porto e Benfica precisam de mais jogadores portugueses, por eles e pelo futebol português. Além de gastarem menos nenhuma equipa resiste a tanta rotação, são modelos perfeitamente absurdos em tudo. E só denota muito provincianismo.
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 20.03.2014 às 23:26

Alguém já fez o cálculo de quanto custa ao Benfica ganhar um jogo? É claro que é um absurdo, só possível num mercado disfuncional como o português, em que clubes como o Benfica continuam a lavar dinheiro no futebol e são por norma impunes. Num mercado aberto e funcional, para além do Estado de Direito, estariam sujeitos à racionalidade económica que os faria pagar amargamente o desperdício.

Mas tal como o paradigma relativamente ao sucesso no futebol tem sido o Porto e a sua corrupção, fazendo crer que não é possível vencer de outra maneira, o paradigma dos encarnados - com o esbanjamento - passou a ser a bitola até que outro clube consiga vencer de outra forma, ou o Benfica seja obrigado a desinvestir fortemente.

Já esteve mais longe. Recorde-se de como em Janeiro estiveram com a tesouraria por um fio. Dois dos jogadores que se falava que também teriam de sair, Rodrigo e Garay, têm sido cruciais na equipa. As operações "financeiras" do Vieira mantiveram-nos na equipa e assim, com isso muito provavelmente assegurou o campeonato.
Sem imagem de perfil

De L a 20.03.2014 às 23:31


E mesmo que seja com 10 pts de avanço valem 80 Milhões?
Sem imagem de perfil

De L a 20.03.2014 às 23:34


O JJ devia ter vergonha de reconhecer este Sporting como adversário, quanto mais principal.
Sem imagem de perfil

De L a 20.03.2014 às 23:21


Não foi mesmo por acaso que o último Porto campeão europeu também foi a espinha dorsal de Portugal vice campeão da Europa.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.03.2014 às 23:49

A pergunta que eu faço a mim próprio e já há muito é por quanto mais tempo este estado das coisas vai perdurar ? ... Isto, porque é mais do que evidente que o "balão" terá forçosamente de arrebentar.
Sem imagem de perfil

De L a 21.03.2014 às 00:01


Já rebentou em todos os clubes, mesmo os dois que ainda tentam manter a coisa artificial trataram de recuperar metade do orçamento em Janeiro.
Sem imagem de perfil

De L a 21.03.2014 às 00:12


E a partir daqui é mais ou menos como o Lionheart diz, enquanto for permitido partilhar os direitos económicos nunca mais vamos saber a ordem dos orçamentos mas não devem andar muito longe de cerca de metade do que já chegaram a ser.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.03.2014 às 00:21

Mas mesmo com todos estes remendos, o cenário mantém-se quase surreal face à realidade portuguesa. Deixa a ideia que ainda não estourou completamente, que muito pior ainda está para vir. Penso eu...
Sem imagem de perfil

De Tywin Lannister a 22.03.2014 às 03:16

Vai estourar quando se lhes acabar o financiamento bancário, resta saber é se terão o mesmo crédito, em quantidade, que teve o Sporting. Nós pelos menos, já batemos no fundo, já apertámos o cinto, mas ainda assim, ainda há margem para ir algo mais além, especialmente se na próxima temporada, o plantel for alargado para incluir mais jovens formados na Academia, em vez de se ir buscar mais jogadores estrangeiros lá fora, ainda que a baixo custo. Tendo em conta que a partir de 2015/16 a meta passa por gastar apenas 60% do total das receitas...

O Benfica, se ganhar o campeonato, e se mantiver o actual treinador, vai ter de reduzir custos, pois o principal objectivo terá sido atingido, logo Garay poderá ser um dos jogadores a sair, e talvez o Cardozo também, se permitir um encaixe engraçado. De resto, só se "venderem" mais alguns jogadores a fundos, é que "equilibram" as contas...

O FC Porto depende muito também das vendas que conseguir fazer, de quem vender, pois se despachar Mangala, Defour e Jackson Martinez, vai ter de encontrar talento comprovado a custo "acessível", mas principalmente, depende do treinador que contratarem.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo