Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




As contas do dérbi e da Europa

Rui Gomes, em 05.05.18

 

DcVuS_wW0AENX_q.jpg

 

O empate do SC Braga esta sexta-feira afastou a equipa minhota do segundo lugar. Com 75 pontos, os bracarenses farão no máximo 78 se vencerem o Rio Ave na última jornada. Ora, Benfica e Sporting têm 77 pontos.

 

Caso o Sporting vença o dérbi, o 2.º lugar é seu, face aos 80 pontos garantidos e a vantagem sobre o Benfica no confronto directo (1-1 no jogo da Luz). Neste cenário, as águias terão de lutar com o SC Braga para o terceiro lugar.

 

Se o Benfica vencer o dérbi, assegura prontamente o 2.º lugar. Isto, porque mesmo que venha a perder frente ao Moreirense na última jornada, fica com 80 pontos e terá sempre a vantagem sobre o Sporting no confronto directo.

 

No caso de o dérbi terminar empatado, o 2.º lugar fica em aberto entre leões e águias, salvo se o empate for a zero, o que dará a vantagem ao Sporting no confronto directo. Tudo será então decidido na última jornada, em que o Sporting visita o Marítimo e o Benfica recebe o Moreirense.
 
O outro cenário apresenta-nos Sporting, Benfica e SC Braga todos com 78 pontos e, neste caso, seria o Benfica a ir à 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, devido à vantagem no mini-campeonato entre os três (totalizava 8 pontos contra SC Braga e Sporting). O SC Braga seria, neste caso, o terceiro classificado (quatro pontos contra os rivais) e o Sporting ficaria em quarto lugar (três pontos contra Benfica e SC Braga).
 
Recorde-se, ainda, que o vencedor da Taça de Portugal terá acesso directo à fase de grupos da Liga Europa. Se o Sporting levar a melhor sobre o Desportivo das Aves, no dia 20, e já tiver apurado para a 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, por ter assegurado o 2.º lugar no campeonato, será o terceiro classificado a ter o referido acesso à Liga Europa.
 
Nota: Já percorri as páginas noticiosas deste sábado e não encontrei nenhuma declaração de António Salvador sobre os benefícios da arbitragem e do VAR no jogo de ontem frente ao Boavista. Uma expulsão discutível, por ser o tipo de lance que ocorre praticamente em todos os jogos, sem merecer expulsão directa, mas, muito mais do que isso, uma grande prnalidade que foi concedida à equipa minhota nos descontos, em erro, uma vez que o avançado bracarense que de facto sofreu a falta estava em posição irregular. 
 

publicado às 12:26

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


23 comentários

Perfil Facebook

De Indiana Julio a 05.05.2018 às 13:02

Comenta e muito bem os erros incriveis no jogo de ontem , nao só a ausencia do presidente do Braga nas suas extraordinarias conferencias de imprensa como tambem do treinador do Boavista que desta vez até tinha razão em explicar que o seu jogador foi mail expulso , ele que tanto gosta de fazer gestos diante das camaras , podia fazer o gesto do salto do seu jogador que deveria ter levado amarelo e nao vermelho e ainda tenho duvidas se o jogador do Braga rompe a boca por ter acertado na cabeça do jogador do Boavista quando ambos se fizeram ao lance .

Um penalti claro por assinalar contra o Braga que o VAR fez que não viu e por ultimo o penalti que poderia ter dado a vitória do Braga há fora de jogo claro do jogador do Braga antes do jogador do Boavista ter feito penalti.

Erros a mais num jogo só e todos caladinhos que nem ratos.
Esta amizade do presidente do Braga ao chefão da "estrutura" do futebol portugues tem coisa !!
Tipo dás-me e eu dou-te!!! Assim parece.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 05.05.2018 às 13:30

Os jogos entre forças semelhantes ganham-se nos pormonores e principalmente na moral do momento .

Eu previ (se lerem os meus comentarios de há semanas atrás) que caso o Benfica perdesse o jogo com Porto a sua moral cairia a pique , estavam todos preparados mentalmente para o PENTA e nunca para ficarem em 3º como pode vir a acontecer .
Depois a juntar a uma epoca horrivel em que nada ganharam e foram ainda chutados no rabo da Europa com vergonha, aquelas mentes fixaram-se num unico objectivo que os movia a ignorar a dor e a fadiga , o PENTA .
A derrota com o Porto foi um autentico reset naquelas cabeças , a passagem pelo inferno e a descida vertiginosa á terra e cairam com estrondo perante o Tondela .

Hoje tentarão apelar ao brio profissional , fixarem-se nalguma motivação extra pela certeza de um chorudo premio monetário e por poderem ganhar no campo do inimigo e assim passar a mao pelo pêlo dos seu adeptos numa tentativa de apaziguar as frustrações que todos eles sentem.
Veremos se o farão como equipa ou mais com o coração em esforços individuais

A primeira meia hora será na minha opinião fundamental para se perceber como irá decorrer o jogo , caso nao marquem nesse período terão tudo para lhes correr mal , os fantasmas da frustração podem começar a ganhar espaço e desactivar parte da motivação quando começar a hora da dor.

Do outro lado vão encontrar uma equipa forte , mais motivada pelas consecutivas vitorias nos ultimos jogos , porque estão na final da taça , porque estão agora mais repousados , porque ganhando hoje podem começar já a preparar a final da taça , porque se respira mais saude nos lados de alvalade, mas tudo isso pode nao chegar , a tal primeira meia hora será fundamental porque um golo do Benfica obriga a 2 do Sportinge isso pode transformar-se num handicap.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.05.2018 às 13:53

Bem... é tudo teorias da nossa parte. Creio que o Sporting será a equipa mais ousada no início do jogo, a exercer pressão alta e a ir à procura do golo para encostar o Benfica à parede.

O Benfica será um pouco mais conservador, mais apostado nos lances de contra-ataque. Muito dependerá também se Jonas joga ou não. Acredito que vá a jogo, mesmo não estando a cem por cento.

A outra consideração de relevo, é a segunda parte e o peso nas pernas. Aí, o Benfica terá a vantagem, com menos jogos disputados.

Sobretudo, o Sporting não poderá cometer erros não forçados, ou seja, por lapsos indevidos no sector defensivo.

Estamos em dúvida quanto ao 'onze' do Sporting. Isto, porque Mathieu, Piccini e William já treinaram, mas a sua forma de jogo não é certa. Entre os três, creio que Mathieu só não começa se for mesmo impossível. Jorge Jesus não hesitará em ir com Ristovski se Piccini ainda acusar alguma insuficiência.

Por último, se William for titular - e não é certo - terá de haver uma escolha entre Battaglia ou Bryan Ruiz, e neste cenário creio que será o costa-riquenho a ficar no banco.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 05.05.2018 às 14:50

Tenho opinião algo diferente Rui mas como diz e muito bem são só teorias porque são muitos os factores que fazem depender um jogo , basta um golo nos primeiros instantes e tudo fica ao avesso.

Eu acredito mais numa entrada forte do Benfica , porque tem sido uma equipa que sofre mais nas 2 partes dos jogos e quando nao marca nos primeiro 25 minutos tem tendencia a cair aos poucos á medida que o tempo avança.

E como á uma diferença de moral entre as duas equipas e porque o Benfica necessita de 1 golo para ficar por cima irá tentar tudo nesse período enquanto as forças estão a 100%.

Porque sabe que com o decorrer do jogo a sua equipa irá ficar mais encaixada no jogo do adversário e serão as bolas paradas a fazer as diferenças.

Acredito depois numa 2ª parte com muito mais Sporting, esperemos é que nao seja por ter que ir á procura do resultado.

A equipa do Sporting tem algo que me preocupa bastante , tem demonstrado que tem muita dificuldade em saber gerir resultados quando está a ganhar e um empate com golos neste caso será equivalente a uma derrota.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 05.05.2018 às 17:03

Isso até pode ter muita logica, mas esta logica vale zero perante um derby Sporting- Benfica.

Creio que o Sporting pode querer ter algum pendor ofensivo, mas é um jogo de tripla
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.05.2018 às 17:17

Meu caro Cris Dileo,

Não é uma questão de valer zero ou dez. Somos meros adeptos e damos a nossa opinião.

E quanto vale a sua "sentença" ???

Essa de ser um "jogo de tripla" quer dizer o quê?... Diga algo que nós não sabemos!
Perfil Facebook

De Mike Portugal a 05.05.2018 às 13:35

Já agora, porque é que "o 2.º lugar fica em aberto entre leões e águias, salvo se o empate for a zero" ?
Um 2-2 ou 3-3 ou 4-4 será favorável ao SLB por causa dos golos fora. E mesmo o 1-1 dará sempre vantagem ao SLB porque eles têm uma diferença de golos MUITO maior devido a terem muito mais golos marcados que nós.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.05.2018 às 13:42

Deve reler o post. Fica em aberto porque mesmo tendo o Benfica a vantagem no confronto directo num empate com golos, tudo dependerá dos resultados da última jornada.

Essa vantagem do Benfica é anulada se empatar ou perder com o Moreirense e o Sporting vencer o Marítimo.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 05.05.2018 às 17:05

Matematicamente a questão fica arrumada se qualquer uma das equipas ganhar
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 05.05.2018 às 17:06

Opá desculpe
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.05.2018 às 17:20

Ainda ponderei publicar um post só com essa frase, mas depois entendi que os leitores apreciaram um mais de detalhe!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.05.2018 às 17:21

Perdão... queria dizer "um pouco mais de detalhe".
Imagem de perfil

De Greenlight a 05.05.2018 às 14:55

A entrar William e se estiver recuperado tem que jogar, há que encostar Bryan que tecnicamente é muito bom, ninguém discute isso mas que será passado a ferro pelo meio campo adversário nomeadamente se os seus elementos puderem jogar com os cotovelos, como aliás é habitual. Battaglia neste momento é o único que garantirá a intensidade necessária. No entanto é por demais conhecido o fetiche do Mestre JJ pelo Bryan. Gostaria d ver o Bryan junto do Bruno...o de Carvalho.
Sem imagem de perfil

De Aracaçu a 05.05.2018 às 15:51

Neste momento Bryan Ruiz e William Carvalho não têm lugar no onze titular, ainda mais num jogo destes. William Carvalho pese a lesão está a fazer uma temporada banalíssima, é um jogador lento e conformado, e a dinâmica do Sporting com ele em campo ressente-se. Após o jogo de Madrid (outro jogo lento) nunca mais jogou, e o Sporting ganhou os jogos todos sem ele. Não acho que deva continuar, deve ser vendido este verão.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.05.2018 às 16:04

Meu caro Aracaçu,

Mesmo admitindo que tem vindo a jogar a um grau ou dois abaixo das suas capacidades, na sua posição não há melhor, não só no Sporting como em Portugal.

No Sporting, a partir de uma posição mais recuada, não temos ninguém com a sua eficácia e profundidade de passe. Battaglia tem vindo a jogar muito bem, sem dúvida, mas é mais um lutador e muito menos tecnicista.

Bryan Ruiz tem contribuído bastante nestas últimas semanas, embora se reconheça as suas carências. Creio que hoje será a sua despedida de Alvalade, mas se não entrar no 'onze' - e com William não entrará - poderá ser muito útil na segunda parte mediante as circunstâncias de jogo.
Sem imagem de perfil

De Aracaçu a 05.05.2018 às 16:11

Caro Rui Gomes.

Sim mas o William Carvalho é que tem que provar que merece voltar à titularidade hoje, se jogar no onze... E quando falo nessa obrigação de provar é no jogo da final da Taça... compreendo que seja um jogador tecnicamente e posicionalmente evoluído, mas tem que mostrar mais garra, trincar mais a língua como se costuma dizer como faz o seu companheiro de selecção Danilo que se lesionou e não irá ao Mundial. Mas quando esteve a titular no Porto, o Danilo corria que se fartava, estava em zonas de finalização constantemente, assistia e marcava golos... o William tinha potencial, se se empenhasse mais dentro de campo, para ser ainda melhor do que já é... quanto a mim hoje a ser titular é o último voto de confiança que lhe dou (como adepto claro não sou eu que decido as coisas obviamente) senão não acho que mereça fazer os 2 últimos jogos da temporada e principalmente o do Jamor.

Cumprimentos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.05.2018 às 17:24

O William tem um estilo de jogo muito próprio e até enganador. Ele faz com que as coisas mais difíceis pareça, fáceis.

Estando ambos em estado de igualdade na condição física, William é um jogador muito superior a Danilo, e já o provou.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 05.05.2018 às 16:38

Que tremenda injustiça que escreve , William no dragão foi ele que carregou a equipa as costas num pressing ao Porto como ainda nao se tinha visto á muito tempo , William liberta a bola com muito mais qualidade e melhor visão de jogo que Battaglia , William a 80% é melhor que Battaglia é mais competente aparte que tem enorme peso na equipa e todos sentem isso que com ele a musica é outra com outra confiança. Esteja ele bem fisicamente sem qualquer sintoma da lesão.

Como nao tem treinado nao aguentará os 90 minutos isso sim é um facto
Imagem de perfil

De PSousa a 05.05.2018 às 16:22

O Salvador não vem para a praça falar dos lances, porque não lhe convém.
Esse Salvador, mas só de nome, não é flor que se cheire...
Mas nós já saibamos que ele não viria agora mostrar o desagrado sobre o VAR!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.05.2018 às 17:25

Claro, só à conveniência. Mas acho que esta época não vai falar mais.
Imagem de perfil

De PSousa a 05.05.2018 às 17:33

Nesta acho que já não vale a pena! LOL
Tenho muita pena que estes senhores, incluindo também os nossos, são os que alimentam as desconfianças em que o futebol se afundou!
Sem imagem de perfil

De Aracaçu a 05.05.2018 às 21:49

Percebem agora porque não queria que o William, Piccini e Bryan Ruiz jogasse? 1ª parte muito lenta, perante um adversário que sabe que tem que correr e jogar em velocidade para fazer golos... o Sporting devia ser a mesma condição e não jogar para o 0-0.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.05.2018 às 23:04

Meu caro,

Falou do William em termos gerais e não em contexto exclusivo deste jogo. A titularidade dele era duvidosa precisamente pela sua ausência por lesão e falta de ritmo.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo