Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




As discutíveis opções da Selecção Sub-21

Leão do Norte, em 19.11.20

A tripla dose de jogos da Selecção de sub-21 que deu para concluir a fase de apuramento para o Europeu do próximo ano revelou opções muito discutíveis na elaboração da equipa titular.

Pedro Gonçalves (Pote), elemento mais em destaque (sendo mesmo o melhor marcador) do Sporting CP e que foi "" o melhor jogador (não foi eleito o melhor jovem, foi mesmo o melhor na globalidade dos jogadores!) da Liga NOS nos meses de Setembro e Outubro, não mereceu a titularidade em nenhum dos jogos realizados nesta tripla jornada, entrando apenas nas segundas partes. 

Gedson Fernandes, que esta época disputou a relevante marca de um jogo (!) e 63 minutos pelo Tottenham, foi titular nos três jogos realizados pela Selecção.

Screenshot (400).png

Apresentei estes dois exemplos, como até poderia apresentar outros, mas este será mesmo o caso mais exemplificativo das muito discutíveis opções por parte do seleccionador Rui Jorge. Parece-me deveras incompreensível que Pedro Gonçalves, pelo seu momento de forma, não seja titular nesta equipa em nenhum dos três jogos disputados e, mais ainda, quando alguns outros jogadores com reduzido ritmo competitivo foram titulares em todos os jogos.

A Selecção de sub-21 deve ser um espaço de competição onde jogam os melhores jovens do momento, e não funcionar quase ao estilo "plantel de clube", onde há uma equipa base que joga quase sempre, independente do estado de forma e de competição dos jogadores. Além disto, as formações jovens nunca devem ser (e espero bem que não sejam) uma "coutada" gerida por alguns em benefício dos seus "protegidos", nem uma "montra" onde se expõe e valoriza a "mercadoria" para selectivos futuros negócios.

ADENDA

Não sei bem o que o cartoonista tem em mente, mas o que mais transparece é que se Rui Jorge não esteve bem nestes últimos jogos, Fernando Santos não fez melhor, praticamente oferecendo o apuramento para a final four da Liga das Nações à França com a sua escolha de jogadores para o 'onze' inicial no jogo decisivo.

A formação gaulesa é sempre um adversário muito difícil, mais ainda quando a Equipa das Quinas opta por jogar logo de início em 'inferioridade' numérica.

publicado às 03:50

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


35 comentários

Sem imagem de perfil

De RCL a 19.11.2020 às 08:33

Leão do Norte
Rui Jorge disse que Pedro Gonçalves tem de estar preparado para jogar e não jogar. Bom, Pedro Gonçalves foi o melhor jovem da Liga na última época, é o melhor marcador da presente, Homem do jogo em vários jogos.
Rui Jorge voltou ao tempo em que o selecionador dizia :"és do Benfica jogas!"
Como explicar Gedson, Firmino, jogadores sem minutos nas competições "por onde andam".
Pedro Gonçalves vai mostrar a Rui Jorge que este de futebol não percebe patavina.
SL
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 19.11.2020 às 11:31

RCL,
São todas essas contradições e incongruências , por parte do selecionador, que nos levam a questionar as suas opções e a suspeitar se não há algo por trás, para além do rendimento desportivo, na escolha dos jogadores.
Sem imagem de perfil

De LG a 19.11.2020 às 09:14

A RAPOSA E AS UVAS
(Alvalade Remix)


Contam que certa raposa Mendeira,
Andando muito esfaimada,
Viu roxas, maduras pérolas
Pendentes de Academia afamada.

De bom grado os abocanharia,
Mas sem lhes conseguir chegar,
Disse: «Estão verdes, não prestam,
Só os Carvalhos os podem tragar!»


Eis quando cai Alcochete,
Cofina e outros que tais,
E as pérolas que eram verdes,
passaram a ter cores normais.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 19.11.2020 às 12:40

LG,
Essa alegoria é uma boa "ilustração" de como influências e acontecimentos podem transformar a acessibilidade às pérolas!
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 19.11.2020 às 09:51

A Selecção é o clube dos amigos dos empresários..... dou outro exemplo que se chama Jota, que não tem um único minuto esta época e o ano passado fez a impressionante soma de 173 minutos.....

O futebol está podre, e quando verificamos as convocatórias mais tenho a certeza dos esquemas envolvidos..... valoriza-se em primeiro lugar jogadores do Benfica, depois aparecem os do Porto, a seguir vem um qualquer jogador do Wolverhapton, e só depois disto tudo aparece um titular da equipa principal do Sporting que por acaso tem sido só o melhor jogador do campeonato até ao momento.

É evidente que hoje o futebol é compadrio, e tanto o Rui Jorge como o Fernando Santos já estão no cargo há muito tempo e portanto vão se ajustando aos esquemas em causa, porque se gostam do lugar que ocupam eles sabem que não podem pôr em causa estes esquemas.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 19.11.2020 às 11:40

Schmeichel,

O Jota era precisamente outro dos exemplos que poderia apresentar.
Ele e o Gedson ainda pertencem ao tal clube que contava vendê-los por milhões. Como não jogam nos clubes, há que utilizar a "montra" da seleção, se não os negócios vão por "água abaixo"!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.11.2020 às 10:06

Excelente post , é isso mesmo , uma das respostas chama-se Humberto Coelho.
E mais nao digo.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 19.11.2020 às 11:41

Julius, daí a referência à "coutada"!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.11.2020 às 10:09

Posso tambem acrescentar que o Rui Jorge revelou-se um cobardolas agarrado ao tacho e com medo de o perder , dessa forma agrada a quem tem que agradar mas isso nao vem de agora , faz tempo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.11.2020 às 10:48

Não é surpresa alguma. Fernando Santos faz exactamente o mesmo. Estes últimos jogos jogámos com 2 jogadores a menos. Ele ofereceu o apuramento à França.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.11.2020 às 10:51

Afinal que porcaria existe na Federaçâo ? Dominada pele benfiquistâo e Jorge Mendes , eles sào os patrôes.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 19.11.2020 às 13:13

Comentário apagado.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.11.2020 às 13:18

Caríssimo Leâo da Beira , faltou o registro , chegou como anonimo e o amigo Rui Gomes nao gosta que respondamos a anónimos .

Nao sou descendente , pelo menos que eu saiba

Tambem sou da Beira mas da Alta , mas vivo no estrangeiro.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.11.2020 às 13:27

Entretanto, eu corrigi o comentário do leitor para ele ver como se deve identificar no futuro.
Sem imagem de perfil

De Leão da Cova da Beira a 19.11.2020 às 13:15

Caríssimo Julius,

O Senhor por acaso é descendente, ou filho do nosso ilustre e glorioso médio David Julius que venceu a Taça das Taças pelo nosso Sporting Clube de Portugal?

Saudações Leoninas
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.11.2020 às 13:20

Carissimo Leâo
Nao sou descendente , pelo menos que eu saiba

Tambem sou da Beira mas da Alta , mas vivo no estrangeiro.

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 19.11.2020 às 14:00

Comentário apagado.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.11.2020 às 14:12

Nao necessita sublinhar , eu sei que os meus comentarios incomodam muita gentinha
Imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 19.11.2020 às 10:13

Leão do Norte

Este é mais um caso que envergonha qualquer treinador de futebol. O treinador em questão é considerado excelente profissional. Li algures que o Pedro Gonçalves não foi titular nos outros jogos, para descansar (?) e ser titular contra a Holanda.
Quando vi a constituição da equipa fiquei irritado, pois ou o Sr. Jorge, não dá uma vista pelos jornais, ou então desconhece, que ele há dias foi considerado o melhor jogador do campeonato em dois meses seguidos e que vai à frente dos melhores marcadores. Cada treinador faz as opções que entende. Agora, fazer alinhar jogadores, que são suplentes nos seus clubes, e que raramente jogam. já me parece haver aqui "compadrio" escondido. Quero realçar as boas exibições do central do Famalicão (Queirós) dos dois jogadores do FCP (Fábio Silva e do Vitinha), assim como o jogador emprestado do Mónaco, que estão muito acima dos restantes colegas. Pior que isto só aquele treinador que convocou 14 jogadores do mesmo clube, quando o SCP tinha sido campeão de iniciados, salvo erro em dois anos seguidos.Coisas da vida que custam a perceber Fernando Albuquerque (SCP)
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 19.11.2020 às 11:46

Fernando Albuquerque,

Esperei pelo jogo da Holanda para ter a certeza do "afastamento" do Pedro Gonçalves. Mas quando voltou a ficar de fora achei que era demasiado "descaramento"!
Mas como bem diz, os exemplos já são de longa data.
Sem imagem de perfil

De Joao das caldas a 19.11.2020 às 11:29

O tipico favorecimento ao que é ou tem raiz encarnada, pena que até o Rui Jorge se tenha deixado infectar....talvez seja a cor da camisola que não permite deixar patetas benfiquistas fora....
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 19.11.2020 às 11:52

Joao das caldas,
O Rui Jorge também me surpreendeu com este comportamento. Tinha muito boa impressão dele a nível de personalidade e coerência no comportamento, especialmente pelo discurso e atitudes que revelou nos tempos em que foi jogador do Sporting.
Mas lá está, como diz o filósofo Ortega y Gasset "O homem é o homem e a sua circunstância. E aqui a circunstância mudou e o homem revelou-se!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.11.2020 às 12:54

"O Rui Jorge também me surpreendeu com este comportamento"

Aí o caro amigo tem andado distraído , faz tempo que Rui Jorge anda com estas "gracinhas" que ofendem a Academia do Sporting , o seu post nao é uma novidade aqui , faz 3 anos que escrevi aqui bastante sobre o misterio das convocatorias do Rui Jorge que tenta cortar as asas a uns e dar asas a outros que as menos merecem..

Inclusive interroguei o tipo de manobras que Humberto Coelho faz no seio das seleçôes , ninguem fala dele , puseram-no lá com uma missâo.

Ninguem impôe nada , nao precisa , basta fazer algumas observaçôes e os treinadores selecionadores decidem se tomam isso como recados .

Ser-se selecionador nao é o mesmo que ser-se treinador de clubes , a pressâo perante o expectro da saída é algo muito diferente e mais diferente ainda quando se trata de selecionadores das equipas jovens , se agradarem a quem tiverem que agradar garantem com maior certeza e firmeza o tacho da seleçâo.

Sao todos uns vendidos.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 19.11.2020 às 14:38

Julius,

Quando falo que me surpreendeu, não falo especificamente deste episódio, mas do comportamento que vem tendo ao longo dos últimos tempos.
Mas este episódio foi, sem dúvida, o mais marcante e o que desencadeou em mim uma certa revolta, precisamente porque no passado o tinha em consideração.
Sem imagem de perfil

De Jorge a 19.11.2020 às 13:51

Tendo em conta a admiração e respeito que sempre tive pelo Rui Jorge, até mais pela postura do que pelo que jogava (e estamos a falar do que foi , provavelmente, o DE mais consistente que vi no Sporting), opto pela ingenuidade e acreditar que ele acredita realmente nas opções que tomou.

Terei que rever a minha posição caso as opções dele passem a obedecer a um padrão que já se vê há muito nas nossas selecções. O que seria uma enorme decepção para mim.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.11.2020 às 14:22

Caro amigo Jorge ,

Analise , mas ja tem um exmplo claro que o Leâo do Norte desenvolveu e muito bem no seu post.

Eu que fui treinador nao conheço nenhum outro treinador que chame a titulares jogadores que nao jogam nas suas equipas ( sem ritmo e intensidade)e que nada fizeram por elas de relevante em detrimento do melhor jogador jovem da lIga passada que ja foi tambem considerado o melhor jogador da Liga nos ultimos meses áparte de ser o melhor marcador da Liga. Rui Jorge desmacarou-se e ficou bem visivel ao que anda.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.11.2020 às 14:34

Eu vou mais longe , as convocatorias sao (deveriam ser) feitas pelo momento de forma dos jogadores e nessa perspectiva o Pote pelo que ja fez e tem feito se vestisse outra camisola seria imediatamente chamado á equipa A pelo Fernando Santos aparte abarrotar as capas dos jornais.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 19.11.2020 às 14:41

"...o Pote pelo que ja fez e tem feito se vestisse outra camisola seria imediatamente chamado á equipa A..."

Disso não tenho a mínima dúvida!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.11.2020 às 15:00

Caro amigo,
Isto é um assunto que envolve muitas coisas , muito profundo , eu por exemplo nao gosto desta aparente aproximaçâo do nosso presidente ao bandido Vieira , porque depois ele fica sem margem para poder criticar quando se pede que o Sporting tome posiçâo forte sobre determinados assuntos.

Eu sou claro e direto ,nao tenho calos nos dedos para que me impeça de escrever o que tenho que escrever , defendendo sempre o meu clube em todas as perspectivas.
Sem imagem de perfil

De Jorge a 19.11.2020 às 14:45

Concordo. Até arrisco a dizer que se o João Mário tivesse regressado a Portugal via outro dos grandes, se calhar já tinha tido uma chamada nesta ronda de 3 jogos. E só não digo o mesmo do Palhinha porque a concorrência aí é muito forte, com o William, Danilo e Ruben Neves.
Sem imagem de perfil

De Jorge a 19.11.2020 às 14:39

Caro Julius,

Começa a ser insuportavelmente evidente. A forma como pus as coisas até foi mais para marcar o meu ponto de partida (admiração pelo RJ) e assim ilustrar o quanto fico decepcionado.

FS (assim como PB, Queiroz) faz o mesmo e já nem reajo. Encolho os ombros e penso "Ok, outra vez arroz..." :-D
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.11.2020 às 14:55

Rui Jorge começou bem quando assumiu os Sub 21 da seleçâo , durante um tempo foi honesto com ele próprio e com os jogadores que convocava mas aos poucos começou a estragar-se , provavelmente nao é boa ideia os selecionadores fazerem contratos muito prolongados .

Existe um elemento em comum , quando da sua entrada na Federaçâo as convocatórias estranhas passaram a ser ainda mais estranhas trata-se precisamente de Humberto Coelho , está á vista para todos os que têm estado mais atentos, eu nunca acreditei em coincidências.
Nao vamos esquecer o que fizeram ao Francisco Geraldes , ou naquela fantástica convocatória de 8 jogadores, a maioir parte deles nomes desconhecidos, dos juniores do Benfica que tinha ficado em 6º lugar no campeonato de juniores contra 3 convocados do campeâo Sporting.

Muitas coisas estranhas se passam nas seleçôes mas o povo adepto anda mais distraído com o que se passa na Liga e parece que isso convêm a alguem.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 19.11.2020 às 14:49

É claro que o objetivo é tentar valorizar os jogadores dos outros grandes, mas isto já acontece há anos, não é de agora.

Eu vejo isto duma forma diferente. Para o jogador é irrelevante se é titular ou não na seleção. Se o jogador for bom o suficiente irá sempre haver um clube estrangeiro que o quererá contratar e lhe pagará um bom ordenado. Portanto, o jogador nunca fará muito barulho.

Para o clube, neste caso, o SCP, há a desvantagem financeira a longo prazo do jogador não ser titular na seleção, mas também tem alguma vantagem que ele não seja titular ou nem sequer convocado, pois retira a hipótese de se lesionar e ficarmos sem ele durante algum tempo, onde aí haverá repercussão desportiva imediata. Veja-se Nuno Mendes, que se lesionou lá e agora devolvem-no e nós não o podemos utilizar. Sinceramente, embora haja algum prestígio em ter jogadores na seleção, o prestígio não dá campeonatos nem ganha pontos. Prefiro que os nossos jogadores não sejam convocados sequer.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.11.2020 às 15:19

O Mike analisa outras coisas diferentes , podemos ou nao querer os nossos sempre nas seleçôes sujeitos ao desgaste e a lesôes , isso é outra conversa .

Mas nao é a forma correcta , parte-se do principio que os melhores têm que ir representar Portugal , a Federaçâo paga a treinadores para fazerem esse trabalho de seleçâo mas hoje os adeptos andam melhor informados e ja nao andam a dormir ou a ver passar os comboios , constata-se que existe mafia nas convocatorias sejam na seleçâo principal ou nas seleçôes dos jovens e de tal forma que já manobram os selecionadores e estes para nao perderem o tacho vendem a alma ao diabo.

É tudo muito bonito quando ganham , ai escapam ás criticas mas se as coisas correm para o torto tudo lhes vai cair em cima e depois a mafia ja nao os protege.

Por ironia do destino os deuses têm estado a favor , porque têm saído fornadas de jogadores de grande nível tecnico das academias que ajudam a camuflar a verdade do que se passa , porque mesmo nao jogando os melhores vai dando para ganhar.

As seleçôes sâo e serâo sempre a principal montra do "produto" e a finalidade é jogarem as finais europeias e mundiais que fazem disparar a inflaçâo em alta desse produto e dar a ganhar muitos milhôes aos espertos , aos cabecilhas do sistema.
Sem imagem de perfil

De J.Oiveira a 20.11.2020 às 01:54

O que eu li e ouvi, já aquando do caso dos e-mails, e foi escrito e dito por diversas pessoas do futebol, era que SLB e Porto lutavam, alegadamente, taco a taco, para terem o maior número Associações de Futebol, sobre a sua alegada "influência" Para quê? Não sei.
Mas sei que são as associações que elegem a direcção da Federação, e é a direcção da federação que elege os directores, dos diferentes escalões (p.ex. H. Coelho A, Pauleta sub-21) são os directores (?) que escolhem os treinadores e por aí a fora. O Sporting ao que parece não tem nenhum adepto a presidir a uma associação (penso eu de que...), na de Lisboa é um benfiquista que a preside há muitos anos. É um ciclo, é como a terra é esférica, vai sempre dar tudo sítio, a terra podia ser por exemplo octogonal, já não desaguava tudo no mesmo sítio, enfim...

PS - Tenho Fernando Santos e Rui Jorge como pessoas com H grande, mas que há coisas que me deixam a pensar, lá isso deixam.

SL
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 20.11.2020 às 07:15

J.Oliveira, deixam a si e a todos nós a pensar.
E às vezes com grande desilusão.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo