Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




As flores de retórica do Bruno

Rui Gomes, em 31.01.17

 

19983598__SX540_.jpg

 

A imagem é do livro intitulado ON BULLSHIT, da autoria de Harry Gordon Frankfurt, filósofo norte-americano e professor de filosofia na prestigiosa Universidade de Princeton, que é na sua maior parte dedicado a casos como o de Bruno de Carvalho, ou seja, pessoas que procuram projectar uma imagem de si próprios sem o mínimo de preocupação se corresponde à verdade. Pessoas que têm a levidade para manipular factos, diálogos ou eventos de tal maneira, que a distinção entre o que é verdade e o que é falso acaba por ser irrelevante.

 

Daí, o título do post "As flores de retórica do Bruno", um termo até relativamente elegante na língua de Camões, que, traduzido em inglês, surge em linguagem que exala menos perfume... BULLSHIT !

 

Ontem, do seu escritório favorito do Facebook, o ainda presidente do Sporting escreveu uma muito extensa narrativa cujo objectivo fulcral é atacar e denegrir Pedro Madeira Rodrigues. O escopo da missiva não me incomoda no que ao candidato diz respeito - decerto que ele saberá defender-se e responder ao que merece resposta - mas repugna-me mais uma demonstração de retórica da "banha da cobra" com muita hipocrisia à mistura, de Bruno de Carvalho.

 

Não me vou dar ao trabalho de transcrever o todo da missiva, mas não posso deixar de dar destaque a estas suas frases que ilustram o carácter deste personagem e quão agarrado ao poder ele está. Porquê, pode perguntar o leitor... porque este poder representa a sua sobrevivência numa sociedade - mesmo carente de muitos valores, materiais e morais - em que ele não era mais do que um mero naufragante até chegar ao trono da presidência do Sporting:

 

«Na vida não vale tudo e, por enquanto, não existem candidatos, apenas o Presidente. E, porque coloco o Clube acima de qualquer outra agenda, não abdico do meu mandato em toda a sua plenitude até ao dia que, por vontade dos Sócios, deixe de o ser».

«Sendo assim, e tendo esperado muito tempo para ver se estas intervenções caluniosas e prejudiciais paravam ou, no mínimo, diminuíam, fui estando calado. Agora, não posso mais. O Sporting CP não pode ser prejudicado por este tipo de intervenções absurdas e sem respeito institucional, reveladoras de total falta de noção da realidade e que apenas têm servido para prejudicar, de forma factual, o Clube. E diminui-lo perante os nossos rivais e parceiros».

«Ser candidato deve significar um debate sério e elevado de ideias e projectos e não um ataque, vil e calunioso, que prejudica exclusivamente o Clube mostrando a falta de apego ao Sporting CP de quem o desfere, revelando apenas a sede do poder pelo poder»

 

A clássica "banha da cobra" que o Bruno é tão hábil a propagar e que, infelizmente para o Clube, serve para eludir um número suficiente de sportinguistas votantes para lhe garantir o assento que ele procura preservar tão desesperadamente. O cúmulo desavergonhado da acusação a terceiros de terem a "sede do poder pelo poder", assim como a sua outra hipócrita enunciação "Na vida não vale tudo", que nem merece comentário.

 

publicado às 04:32

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


10 comentários

Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 31.01.2017 às 09:25

Falou e falou bem ... ou agora tem de estar calado perante as acusações e as insinuações do candidato PMR !?

Ontem salvo erro saiu mais uma basicamente afirmou se os Sportinguistas querem se ver livre do JJ sem pagar um tostão que votassem nele ... como disse o Rui lá em cima no post BULLSHIT!
Sem imagem de perfil

De Jorge Miguel a 31.01.2017 às 09:48

Aquilo que tenho visto de PMR, mais do que discutir as ideias dele, é dizer mal e criticar a actual direcção. Mas o problema é que, nos últimos dias, os seus comentários têm ido mais além, e afectam directamente o clube. Não só com a questão das assistências, que eu já ontem tinha alertado pela importância que essa estatística pode ter nas negociações com patrocinadores, mas também pela questão JJ, atacando freneticamente aquele que ainda é o treinador da equipa de futebol. Com ou sem razão, é algo que nunca pode fazer, e de certeza que não é assim que vai conquistar votos além dos que vão votar PMR só por quererem correr com a actual direcção. Muito más, estas últimas intervenções de PMR.

Sem imagem de perfil

De roc a 31.01.2017 às 10:41


"Aquilo que tenho visto de PMR, mais do que discutir as ideias dele, é dizer mal e criticar a actual direcção"

Mas afinal o que é que fez o BdC quando se candidatou às eleições anteriores! Não atacou as direcções que estavam no poder e de forma indecorosa?

Sem imagem de perfil

De George a 31.01.2017 às 11:19

Roc, ou seja, um candidato que começou a falar acerca de elevação e diferença, faz o mesmo - isto tomando o seu argumento por válido para estabelecermos uma base argumentativa. Vamos até colocar de lado o facto do candidato utilizar chavões, insinuações, da blogosfera vermelha, o que irrita profundamente o sócio comum, nem precisa de ser um minimamente fervoroso. Como se qualifica esta estratégia? Não sei quem aconselha PMR, se ele se iludiu a ele mesmo, mas optou por continuar a ser o City, e isso é uma catástrofe estratégica. No dia pós-eleições irá perceber a magnitude do erro, um erro do qual nunca irá recuperar. Vamos ver se tenho ou não tenho razão.

Voltando atrás, ao facto de ter estabelecido um paralelismo comportamental. Logo à partida enfraqueceria o candidato, por comparação, como alguém que se queria dar a conhecer como figura própria. O celebre dito de que "até a má publicidaed é boa", funciona numa lógica de venda de merchandising, mas numa candidatura que quer vencer...é como dar-se um tiro, não no pé, mas na cabeça, e esperar ser resgatado. Por último, ainda na vertente comparativa táctica, do "similar ataque a direcções anteriores", isso poderia funcionar ...mas apenas para quem já simpatizava com PMR, mas para qualquer sócio desapegado é impossível: Sá Pinto->Oceano->semanas de vazio->Franky->salários em atraso; Godinho a assumir o futebol; 13º lugar; vendas avulsas para pagamentos de conta corrente; passes nas mãos de 3os.. E isto apenas falando do período eleitoral anterior.

Fico-me por aqui. A vida ensina o resto. SL
Sem imagem de perfil

De roc a 31.01.2017 às 13:06


O que é certo é que vocês, os brunistas, preocupam-se muito com quem aconselha o PMR e estão-se a borrifar para quem tem aconselhado o BdC e o que ele tem dito.

Sabe-se bem que a vossa estratégia é de tentar o foco no que diz o PMR, para que não se fale da incoerência, da arrogância e da gestão danosa do vosso ídolo, principalmente desportiva, com prejuízo enorme para o Sporting.

A memória não é curta para todos e para aqueles que a têm, existe a memória remota para lhes lembrar.

Sem imagem de perfil

De Lion73 a 31.01.2017 às 13:38

Mas o que é que o roc lembra, além da utilização de adjectivos insultuosos para com o presidente e quem tem opinião contrária?

A questão não está na forma do discurso de PMR. Está nas referências desinformadas a questões estruturantes do Sporting. Quer na formação, quer nas contas, quer nas modalidades, quer no pavilhão.

E isto quando a campanha nem aqueceu, ainda.
Sem imagem de perfil

De roc a 31.01.2017 às 13:50


blá, blá,blá...

Desinformação nas questões estruturantes do Sporting, como formação, contas, modalidades, pavilhão...

E eu que gostava de saber do que consta essa desinformação transmitida pelo PMR. E fico à espera.

Com estes especialistas no mundo brunista, não me admira que alguns andem pela Net a mostrar serviço para arranjar um lugar na candidatura brunista para o 4 de Março próximo.
Sem imagem de perfil

De Lion73 a 31.01.2017 às 14:21

Saber do que consta? Só não vê e para pegar na muleta preferida de PMR "quem não quer".

Mas que disparate foi aquele relativamente à Academia e esta direcção a ter "perdido"?

Como é um candidato à presidência fala em modalidades insustentáveis quando o clube dá lucro?

Como é que um candidato não sabe que as quotas estão alocadas na totalidade ao clube?

Como é que quem defende "valores sportinguistas", afirma querer desinvestir nas modalidades mais representativas enquanto propõe clubes navais e velódromos?

Como é que um candidato não acerta uma unica vez nos valores das rubricas de custos do clube?

Como é que um Sportinguista desconhece por completo o propósito da Missão Pavilhão?

Como é que um candidato desconhece temas como a formação do clube, referindo-se a uma qualquer implosão da mesma, quando voltámos a ter grandes equipas em todos os escalões?

Como é que um candidato propõe um Jornal Sporting gratuito, quando não sabe o custo anual do mesmo?

Como é que um candidato tem a lata de fazer uma contagem decrescente para o despedimento, do actual treinador do clube, com contrato de longa duração?
Sem imagem de perfil

De roc a 31.01.2017 às 14:43


- Ter-se um contrato em leasing para a Academia, não é a mesma coisa que a ter hipotecado.

- O clube dá lucro, antes de pagar a quem deve.

- A formação foi assassinada pelo BdC para dar emprego a alguns dos seus apoiantes e dificilmente voltará ao nível anterior, mesmo com outra direcção, porque perdeu o comboio nos últimos anos. A prova é que não tem de lá saído nenhum jogador de valor nos últimos 4 anos, "fabricado" sobre a orientação do vendedor de electro-domésticos.

- O BdC tentou dar um "golpe de asa" com a renovação do JJ para tentar encravar uma futura direcção e enganar mais uma vez os incautos, mas vê-se agora que o tiro lhe saiu pela culatra. Se não tivesse renovado o seu contrato, com tudo o que se tem passado na equipa de futebol, a esta hora o JJ já tinha ido de vela!...
Sem imagem de perfil

De Diogo a 31.01.2017 às 14:48

Caro ROC,

Mas quem falou de hipotecas na academia?
Que dívidas o Clube tem e não paga?
Nos últimos 4 anos, saiu da formação apenas João Mário e Gelson Martins...

Por favor...

SL

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo


subscrever feeds