Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




imgS620I940583T20251005212806.jpg

O meu realismo vai muito para além dos recém-dois jogos maus. Está muitíssimo mais relacionado com as inconstâncias que a equipa do Sporting vem apresentando e que nos colocam mais perto de dissabores como o do jogo com o SC Braga.

Não preconizo mudanças que nos coloquem no nível de instabilidade do passado, mas espero melhoria contínua em quem, profissionalmente, desenvolve actividade no Sporting. E opiniões nesse sentido nunca devem complicar. Caso contrário poderemos estar a lidar com profissionais que apenas vivem na sua realidade, independentemente desta ser, ou não, a correcta.

Texto da autoria de Leão do Norte

publicado às 02:04

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


54 comentários

Sem imagem de perfil

De Miguel a 08.10.2025 às 03:49

Sempre olhei com reserva a alteração do sistema tático que nos deu tantas vitória, títulos e alegrias. Quando a máquina está afinada à perfeição como um relógio suíço, é arriscado mudar. Mas, pode ser que o Rui Borges consiga levar a melhor. Uma equipa de futebol deste nível requer arte pra se dirigir e manter o rendimento no máximo. Nestes anos de sucesso, começávamos sempre a todo o gás e tomávamos a dianteira.
No entanto, não vou cair na facilidade de pensar que os jogadores já não se esforçam, etc. Quando se fazem mudanças é preciso tempo. Espero que não se volte a pôr tudo em causa como em tempos não muito distantes.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 08.10.2025 às 07:30

Miguel, por norma os treinadores, também por teimosia, insegurança ou conforto, adaptam o plantel às suas ideias e não se moldam as condicionantes do plantel.
Em certa medida é compreensível e tem vantagens, mas quando a equipa está afinada na perfeição é um risco muito elevado.
Partilho a opinião que, no campeonato nacional, um bom começo é meio caminho andado para o sucesso final.
É totalmente despropositado colocar tudo em causa, questionando a qualidade do treinador ou a qualidade e o compromisso dos jogadores, mas é inegável que este Sporting precisa de afinação, seja na parte táctica, seja na interpretação da realidade competitiva durante o próprio jogo.
Perfil Facebook

De Henrique Martins a 08.10.2025 às 07:45

Henrique Martins
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 08.10.2025 às 09:26

Henrique Martins, o João Pereira foi a excepção e, utilizando uma expressão que o caracterizou, um "erro de casting".
O Rui Borges tem capacidades, e já as demonstrou, para levar ao sucesso esta equipa. No entanto, para além de necessárias afinações, há um conjunto de factores que estão a influenciar o rendimento da equipa.
Mas não podemos voltar a cair na instabilidade da troca constante de treinadores.
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 08.10.2025 às 08:59

Desde o início da época, mesmo antes do jogo da Supertaça que manifestei aqui a minha opinião que apesar de não ser o 3:4:3 o sistema favorito de Rui Borges, a equipa deveria manter o sistema “ montado” por Amorim. Porquê? Por duas razões para mim óbvias, o plantel estava talhado para esse sistema e se os resultados foram bons, para quê mudar? Não foi essa a opção, até agora os resultados indicam que a mudança de esquema tático não resultou. Além de que a mudança de sistema obrigou o Sporting a contratar jogadores que não seriam necessários, falo de Mangas e Vagiannidis, sobretudo do jogador grego que custou bom dinheiro e até hoje não justificou o valor pago. Também a SAD não está isenta de erros, falo da situação de Morten, que pela boca do Presidente FV todos ficámos a saber que sairá durante ou no final desta época. Repete-se de certa forma o episódio Gyökeres. Não defendo o afastamento do treinador, nem creio que isso seria benéfico para a equipa, mas é preciso que a SAD entre em ação, tente perceber o porquê de a equipa jogar sem aquela vontade de ganhar. Também creio que o afastamento de St. Juste do plantel, não ajudou em nada o ambiente de trabalho, quando a equipa, os colegas, entendem que o Clube está a ser injusto com um deles, o resultado pode ser desastroso. Haveria mais a escrever, mas por agora chega.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 08.10.2025 às 10:01

Caro Luís Carvalho,

Quando o presidente Varandas, sobre o sistema em que actualmente o Sporting joga, diz textualmente, "É o sistema de um treinador em quem nós confiamos muito, acreditamos muito no nosso treinador, e acreditamos muito neste sistema em que o treinador joga. Foi por causa deste sistema que nós fomos buscar o treinador há um ano. Para jogar neste sistema. Neste sistema jogamos com dois centrais.", não podemos esperar alterações.

Por diversas vezes abordamos aqui as palavras do presidente sobre o Hjulmand e temo que tenham algum efeito na inconstância de rendimento que ele tem revelado.

Tenho evitado falar sobre o St.Juste, mas os sinais dados pelos colegas indicam que a situação não será benéfica para o ambiente da equipa.
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 08.10.2025 às 14:09

Caro Leão do Norte, muito obrigado pela resposta, ao meu comentário. Frederico Varandas perde-se por vezes nas declarações que faz, dizer que tem toda a confiança no treinador e no seu sistema tático, parece-me lógico, não poderia dizer o contrário, era “ matar” o treinador. Mas dizer que foi contratado por jogar neste sistema, com 2 centrais é completamente absurdo. Um Presidente não deve entrar por esses caminhos, mais ainda quando o sistema de 3 centrais deu ao Sporting 3 títulos de Campeão Nacional e uma Taça de Portugal. Mais ainda quando o plantel tem 5/6 centrais( Matheus Reis como opção) a iniciar a época. Sobre Morten creio que concordamos que quer a comunicação ao exterior, mas sobretudo a “ promessa” feita ao jogador não se enquadra naquilo que chamo gestão rigorosa e competente. Creio que também não abordei aqui o caso St. Juste, mas tenho a ideia que há muita gente no plantel que não vê com bons olhos a situação. Não morro de amores por St. Juste como jogador, bem pelo contrário, a SAD ter-lhe-à dito, talvez tardiamente, que não contava com ele para esta época, mas o rapaz preferiu a boa vida de Lisboa, um bom salário, a outros lugares, está no seu direito. Se fosse eu a gerir, e isso aconteceu-me, teria negociado a sua saída, pagando o que havia a pagar até ao fim do contrato. O facto de ele estar presente nos jogos em casa, no camarote para os jogadores A, familiares e convidados diz muito que alguém( no plantel) não ficou nada contente com a sua despromoção. E para terminar e ainda sobre as declarações de FV, um plantel que tem Diamondé e Debast, quem fica no banco? O que fazer com Quaresma, joga aqueles jogos das Taças? O Inácio tem um suplente à altura para jogar na esquerda? Quem?
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 08.10.2025 às 22:36

Como anteriormente comentamos, por vezes o presidente Varandas empolga-se no discurso e excede os limites do desejável.
Independentemente dos ajustes efectuados, o plantel do Sporting é ainda caracterizado por 4 épocas de Rúben Amorim, a nível humano e táctico,, e alterar a sua matriz vai levar bastante tempo.
Os convites ao St.Juste para o camarote da equipa A são reveladores da ligação que mantém com os colegas.
Coloca questões pertinentes, cujas respostas agudizam o debate sobre o sistema táctico e revelam o ,"lado lunar" (com permissão do Rui Veloso) desta mudança de sistema.
Sem imagem de perfil

De De Perry a 08.10.2025 às 09:01

Como em todas as atividades, as pessoas são julgadas pelos resultados, no Sporting também é assim. Os espectáculos tirando um ou outro jogo tem sido pobres e se as coisas cotinuarem assim como nos jogos do Estoril e Braga tem que se mudar alguma coisa, se o técnico que é o responsável mor da equipa de futebol não o conseguir, tem que haver mudanças na chefia da equipa
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 08.10.2025 às 10:02

De Perry, essa avaliação simplista foi responsável por décadas de insucesso do Sporting.
Sem imagem de perfil

De De Perry a 08.10.2025 às 13:04

Leão do Norte foi assim com João Pereira e o amigo e outros nossos colegas também diziam o que agora disse. Materazzi fez péssimos resultados fomos obrigados a substitui-lo e Inácio foi campeão, tudo tem que ser bem analisado, temos agora uma paragem, se após estes dias tudo continuar na mesma, terá que haver uma mudança. Acredito que até Dezembro não haja bon técnicos livres, aí terá que haver uma decisão
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 08.10.2025 às 16:41

Sem prejuízo desses exemplos que apresentou, quantos bons treinadores não foram despedidos de Alvalade sem qualquer resultado práctico?
E com custos ao nível da estabilidade do Clube.
Sem imagem de perfil

De De Perry a 08.10.2025 às 19:36

E quais os plantéis do clube ? Eram os mais caliosos da liga ? Esta equipatem que fazer tem que ter muito mais produtividade que isto, se o técnico faz más escolhas técnicas e tacticas não pode ser treinador desta equipa. Temos o melhor plantel dos últimos 40 anos, mesmo lhe faltando ali duas pedras que seriam muito impotantes, um central forte na marcação e aí o Debast podia subir para o lado esquerdo e um homem oara a esquerda de pé direito, mas mesmo que viessem estes 2 homens era atirar milho a porcos. O ano passado havia Gyokeres apesar de termos um avançado bem escolhido e o trabalho de Amorim que ele a quase o deitou por água abaix, não foi o ano passado é este ano
Sem imagem de perfil

De De Perry a 08.10.2025 às 19:38

Queria dizer o Debast podia subir para o meio campo
Sem imagem de perfil

De Aracaçu a 08.10.2025 às 19:44

Os porcos também comem milho. Eles são omnívoros, comem de tudo.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 08.10.2025 às 23:18

Perry, recordo-lhe que a impaciência de um presidente do Sporting despediu um excelente treinador (Bobby Robson) que tinha um dos melhores planteis da história do Sporting.
Não podemos colocar as coisas ao nível do dramatismo.
Sem imagem de perfil

De De Perry a 09.10.2025 às 00:13

Isso foi em pleno apito dourado, nunca teriamos hipóteses. No jogo do Dragão expulsan-nos Valckx, Juskoviac e Vujacic, acabamos com 8 e perdemos 3-1, agora as coisas com o VAR estão muito melhores, nem nisso nos podemos queixar, Nessa altura jogavamos enormidades, um jogador como Balakov um dos melhores de sempre que passou pelo clube nunca foi campeão. Tomaramos nós que esta equipa jogasse metade dessa, já ficava contente
Sem imagem de perfil

De AFMA a 08.10.2025 às 15:23

Se a equipa da SCP não mudar de atitude e qualidade é o regresso ao insucesso. Temos de ser justos e compreensivos. Nos últimos dois jogos pelo menos a equipa do SCP não jogou o suficiente para termos confiança na equipa. O Pote pede para acreditarmos nesta equipa, mas o que vimos desde a apatia do treinador, que pouco ou nada fez para alterar o que estava mal. aos jogadores que alguns nem a camisola suaram , é na minha opinião um mau presságio. AFMA
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 08.10.2025 às 16:46

AFMA, é bom não desvalorizar os sinais que ultimamente a equipa tem dado, mas não os podemos sobrevalorizar, sob pena de agirmos precipitadamente.
Sem imagem de perfil

De AFMA a 08.10.2025 às 17:24

Leão do Norte---- 100% de acordo consigo. Construir é difícil, destruir é muto fácil AFMA
Sem imagem de perfil

De Fábio a 08.10.2025 às 09:03

Não me parece que as inconstâncias estejam relacionadas com o sistema tático, uma vez que o nosso Sporting continua a defender numa linha de 5 e muitas vezes tem uma saída a 3, tal como acontecia anteriormente. No ataque as combinações são necessariamente diferentes, para melhor, na medida em que o modelo de jogo não tem de passar necessariamente pelo avançado centro.
Aliás, a confiar nas estatísticas resulta provado que estamos a criar tantas ou mais oportunidades de golo, somente não as concretizamos, e aqui, sim, nota-se a ausência do Gyokeres.
Talqualmente foi dito, o motivo principal está relacionado com a manutenção do foco competitivo e com a união mental do grupo. Aí o Amorim era efetivamente muito bom, diria excelente. Também noto, uma vez que sou assíduo nos jogos em casa, que o nosso treinador hesita bastante nas substituições permitindo aos adversários ficarem demasiadamente confortáveis. Neste último jogo ficou claro que, quer o Morita quer o Trincão, não compareceram ao jogo e motivava uma alteração tática para explorar as debilidades dos laterais do SCB. Saudações leoninas.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 08.10.2025 às 10:11

Fábio, a inconstância a que me refiro está mais relacionada com a abordagem competitiva da equipa durante os jogos.
Rui Borges demonstra hesitação, até insegurança, nas alterações a efectuar na equipa, mas o aspecto da união mental do grupo é algo que me intriga.
É quase unânime, em quem trabalhou com ele, que o seu forte era a motivação, união e o espírito de grupo e fico surpreendido com essa aparente apatia que a equipa do Sporting por vezes demonstra.
Sem imagem de perfil

De Fábio a 08.10.2025 às 11:22

Concordo . O problema não está no sistema tático, mas no aproveitamento dos jogadores em melhor forma, veja-se caso do João Simões. O mais preocupante está ao nível mental, motivacional e leitura de jogo a partir do banco.
Sem imagem de perfil

De João Paulo Gracio a 08.10.2025 às 09:49

Temo que a teimosia do nosso treinador em insistir num sistema que já provou que não dá, nos custe uma época perdida quando tínhamos tudo para lutar pelos títulos, ou seja, praticamente a mesma equipa (com exceção) do avançado. Esta equipa neste sistema não joga nada, concede enumeras oportunidades aos adversários, tem muito menos posse de bola e não é dominadora nos jogos sobretudo no meio campo, sendo este composto pelos mesmos jogadores.
Acho que Rui Borges não tem categoria para esta esta teimosia. A ver vamos!

Saudações leoninas.

João Paulo Gracio
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 08.10.2025 às 11:27

João Paulo Gracio, quando presidente diz que é o sistema de um treinador em quem confiam muito, que acreditam muito neste sistema em que o treinador joga e que foi por causa deste sistema que foram buscar o treinador há um ano, para jogar neste sistema, não estou a vislumbrar alterações.
Sem imagem de perfil

De RCL a 08.10.2025 às 10:40

Na última época Rui Borges também mudou o esquema e não estava a resultar. Regressou ao 3-4-3 a pedido dos jogadores.
Não há sistemas táticos milagrosos, Amorim é muito contestado em Inglaterra, sobretudo porque insiste no 3-4-3.
No entanto, esta equipa foi construída para o 3-4-3; os jogadores titulares, excepto Suarez, são os mesmos.

O primeiro golo do Antas em Alvalade não pode acontecer, o avançado estava completamente livre na área, até podia ter marcado “ de bunda”, como Jardel. Já muitos comentadores disseram aqui que Inácio, Debast e Quaresma não funcionam no esquema dois centrais quando Diomande não está.
Rui Borges tem de pesar tudo e fazer alterações sobretudo lá atrás. Aproveite a estadia em Mirandela.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 08.10.2025 às 12:05

Caro RCL, não quero ser repetitivo, mas as palavras do presidente revelam sintonia e concordância com as opções do treinador em relação ao sistema táctico usado.
Situação diferente é a matéria prima para executar esse sistema. E a nossa não tem estado à altura. Cabe ao treinador aperfeiçoá-la.
Sem imagem de perfil

De Leão de Porto Salvo a 08.10.2025 às 11:18

Bom dia

Não sendo propriamente fã do treinador Rui Borges, acho que não faz sentido continuarmos a falar do antigo sistema do 3-4-3.
Rui Borges utiliza o 4-2-3-1, e se, no ano passado, teve de dar um passo atrás e utilizar o 3-4-3, foi porque o plantel tinha sido formado, por RA, para jogar nesse sistema e, no qual, os jogadores se sentiam mais à vontade. Potenciado pelo calendário e pelo pouco tempo disponível para treinar o 4-2-3-1.
Este ano, o plantel foi retocado para jogar no sistema preferido de Rui Borges (Vagiannidis e Mangas para laterais e não alas, dispensa de um central...) e, com tempo, nomeadamente pré época, trabalhar as rotinas deste sistema.
E, valha a verdade, até ao jogo com o Estoril e este com o Braga, a equipa estava a praticar o melhor futebol da Liga, inclusive em jogos que perdemos (Benfas, Antas e Nápoles).
Por isso acho que, nesta altura, devemos dar o benefício da dúvida a RB, se bem que ele não se pode "dar à morte" ao dizer que a equipa "ficou baralhada nas marcações, quem ia e quem ficava" no jogo com o Braga, porque isso subentende que preparou mal o jogo e foi incapaz de, no decorrer do mesmo, orientar os jogadores para fazerem face às dinâmicas do adversário.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 08.10.2025 às 17:09

Leão de Porto Salvo,
Pelas ideias do treinador e pela suporte que o presidente Varandas já lhe deu publicamente, também não vejo vantagem em falar do antigo sistema. Por mais que não concordemos.
Continuo a confiar nas capacidades do Rui Borges, mas espero que ele saiba interpretar, e corrigir, os vários sinais que o jogo da equipa tem dado.
Sem imagem de perfil

De Verdinho a 08.10.2025 às 17:14

Sim concordo, até ao jogo com o Estoril tudo corria bem o Sporting criava muitas jogadas pelo meio, boas tabelas, suficientes oportunidades de golo para ganhar jogos. Curiosamente esta baixa na performance surge na altura em que começa a Liga dos Campeões... portanto não me parece que seja um problema de sistema de jogo como leio aqui muitos a suspirar pelo sistema táctico de RA que tinha muitas falhas, esquecendo que sem um Gyokeres esse sistema falhou.
Parece sim um problema de foco dos jogadores, que claramente não esteve nos jogos da Liga, mas nos da Champions.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 08.10.2025 às 18:21

Verdinho, o jogo com o Estoril marcou esta fase do Sporting, mas anteriormente já eram visíveis alguns sinais de alerta. Recordo-me do início de jogo com o Nacional e de períodos na primeira parte do jogo com o Moreirense.
Também me preocupa o foco, a atitude competitiva, da equipa em determinados jogos e/ou períodos de jogo.
Imagem de perfil

De Chirola1974 a 08.10.2025 às 12:26

Não acredito minimamente que o Sporting tenha escolhido o Rui Borges pelas maravilhas do seu 4-2-3-1, escolheu-o para através do seu bom senso e capacidade de liderança salvar uma época que parecia comprometida pela saída extemporânea do Rúben Amorim e aposta falhada no João Pereira.

E salvou a época metendo o tal 4-2-3-1 na gaveta e dando continuidade ao 3-4-3 do Amorim.

Para esta época o Rui Borges deixou de lado um sistema único na 1ª Liga que se tinha provado ganhador para dar lugar ao seu e de quase todos os treinadores portugueses 4-2-3-1, embora com nuances que fazem a ponte com o anterior.

O problema não está na mudança em si. O problema está em mudar sem reforçar o plantel de acordo com o novo modelo táctico.

Não há nenhum jogador contratado que viesse fazer esquecer o titular da época passada, todos inferiores em tudo. São os jogadores do ano passado que acumulam minutos e desgaste entre Champions e Liga. No ranking de minutos jogados temos:
Inácio, Hjulmand, Trincão, Pedro Gonçalves, Suarez, Debast, Rui Silva, Quenda, Fresneda, Maxi, Kocho, etc...

Do 3-4-3 para o 4-2-3-1, sai o central do meio e entra um médio nº 10, para jogar atrás do ponta de lança. E onde é que está esse nº 10 ? É o Trincão que basicamente pega na bola e vai por ali fora até ficar sem ela ou rematar à baliza. Isto jogo após jogo até cair para o lado como aconteceu contra o Braga.

Quando as coisas correm mal, quando se empata ou perde jogos, logo vem alguns falar em falta de atitude, que não querem correr, que isto e aquilo. Para mim não passa de conversa da treta, atitude sem competência não ganha jogos, dá é expulsões e penaltis contra.

A temporada é longa, a temporada é de Champions, é preciso rotação de jogadores, é preciso um modelo de jogo que permita controlar as partidas através da posse da bola e do desgaste do adversário, atacando pela certa e não deixando que o jogo entre em correrias constantes para um lado e outro do campo. Como acontecia quase sempre com Rúben Amorim e o seu 3-4-3.

Imagem de perfil

De Leão do Norte a 08.10.2025 às 17:35

Chirola,1974
No início de Setembro, após o fecho de mercado, o presidente Varandas disse textualmente:
"Foi por causa deste sistema que nós fomos buscar o treinador há um ano"

Desconheço os parâmetros que motivaram a escolha do Rui Borges, mas como não tenho o presidente Varandas com mentiroso ou dissimulador, acredito nas suas palavras.
Imagem de perfil

De Chirola1974 a 08.10.2025 às 23:52

Está a confundir as coisas, o caracter do nosso presidente de que sou um apoiante da 1ª hora com as palavras que proferiu se calhar na intenção de proteger o treinador.
Se juntarmos os resultados do Rui Borges na época passada com esse sistema, mais que banal hoje em dia, com os desta época vamos constatar que os números não são famosos.
Mas a minha questão não é essa. É que se o sistema era mesmo esse para esta época não se contratou para o efeito.
Temos 4 defesas/alas esquerdos para 1 lugar, um nem no banco se senta, outro ainda lesionado e o Trincão para outro lugar. E depois ainda dizem que ele não corre e não se esforça.
De certeza que foi pelo sistema que o Rui Borges foi contratado ?
Como se chama o director desportivo que veio substituir o Hugo Viana ? Não existe ? Pois...
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 09.10.2025 às 00:18

Nunca confundirei o carácter do presidente Varandas!
E não acredito que ele, mesmo para proteger alguém, emita opiniões contrárias ao seu pensamento.

Sem imagem de perfil

De Fala verdades a 08.10.2025 às 13:21

A uma situação importante não devemos desunir quando aparece um resultado menos bom , isso é dar força aos adversários, adversidades todos nós temos , não vamos cair no erro passado, talvez alguns jogadores estejam acusar o psicológico, veio a paragem do campeonato é bom para por a cabeça a recuperar, isto não é fácil, se fosse fácil não era para nós, temos um bom plantel tomara os rivais terem o nosso plantel, que haja algum cansaço de alguns jogadores, á que afinar.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 08.10.2025 às 18:31

Fala verdades, temos de seguir o nosso caminho. Sem dramas, mas conscientes das correcções a fazer.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2020
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2019
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2018
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2017
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2016
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2015
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2014
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2013
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2012
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D




Cristiano Ronaldo