Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




As Notas de Julius (15)

Rui Gomes, em 14.03.21

Screenshot (22).png

Na 15.ª edição desta rubrica, o leitor tem assim a oportunidade de apreciar - e se entender, criticar as notas (0-6) que o nosso colaborador Julius atribuiu aos jogadores do Sporting e a outros intervenientes do jogo de ontem com o Tondela - a contar para a 23.ª jornada da Liga NOS - que o Sporting venceu por 1-0, golo de Tiago Tomás aos 81 minutos.

"Vitória justa mas com exibição muito tímida da equipa do Sporting. Trouxeram o ouro de Tondela mas passaram ao lado do jogo. Esta estratégia de só assaltarem a fortaleza do inimigo nos últimos 15 minutos está a deixar os adeptos em geral num enorme estado de ansiedade. A equipa imprimiu pouca velocidade e andou sempre longe da baliza adversária, controlando à distância, apesar da necessidade de ganhar. O cântaro tantas as vezes  vai à fonte que um dia.......ficamos sem ele!".   

DESTAQUE - TIAGO TOMÁS - 3.5 - Marcou o golo da vitória e pouco mais. Vimo-lo falhar na primeira parte um golo cantado. Tem que treinar os movimentos de cabecear a bola; dá pouca impulsão na altura e dessa forma a bola vai-lhe subir sempre. Tem baixado o seu rendimento. Mas nunca vira a cara à luta.

ANTONIO ADÁN - 3 - Esteve especialmente atento nas saídas. Sem facilitar, pontapeou a bola muitas vezes para longe; teve um deslize num cruzamento que o podia ter traído mas no geral teve uma noite serena. 

PEDRO PORRO - 3.5 - Teve direito a polícia privado mas conseguiu fugir-lhe várias vezes e testar alguns dos seus bons cruzamentos que foram das iniciativas de maior dificuldade que o adversário teve que enfrentar na primeira parte.

GONÇALO INÁCIO - 3 - Não comprometeu, mas nunca se sentiu muito confortável; algumas decisões de risco em momentos que não tinha necessidade; mostra já ansiedade e sente o peso da responsabilidade.

SEBASTIÁN COATES - 3 -  Hoje teve maiores dificuldades na defesa e ainda falhou vários passes na saída, quase que fazia golo mas o guarda redes do Tondela socou a bola primeiro; foi amarelado e enfim vai poder descansar e recuperar do desgaste que já se lhe nota; não irá jogar no próximo jogo contra o Guimarães.

ZOUHAIR FEDDAL - 1.5 - Nunca conseguiu entrar no jogo e cometeu vários deslizes comprometedores; lento a reagir e a decidir; valeu-lhe hoje o Nuno Mendes ter feito um bom jogo, salvando-o algumas vezes.

NUNO MENDES - 3.5 - Foi um dos elementos que melhor executou a estratégia do treinador, conseguindo esquivar-se várias vezes à marcação do adversário impondo a sua velocidade; faltou-lhe melhor apoio lá na frente; cruzou para o lance que deu os três pontos.

JOÃO PALHINHA - 3.5 - Travou no seu terreno a sua batalha nos muitos duelos com o adversário e saiu-se quase sempre por cima; só não conseguiu ser tão eficaz na construção.

JOÃO MÁRIO - 2 - Passou ao lado do jogo; foi ele ontem uma das causas por a equipa não ter conseguido acelerar quando o jogo pedia mais velocidade; o treinador tinha que fazer algo para mudar o rumo dos acontecimentos e por isso teve que sair. 

NUNO SANTOS - 2 -  Nada fez de importante a registar, tentou um remate de primeira fora da área que saiu muito ao lado e fez um sprint até à sua área para cortar uma bola perigosa e mais nada se viu.

POTE - 2 - Tem muitas dificuldades em combinar com o Tiago, mas deu-lhe de bandeja a bola para o golo do ouro que trouxeram de Tondela; sente-se confortável no jogo interior mas sem apoios fica tempo a mais a ver jogar; também não esteve feliz nos duelos. 

TABATA - 2 - O treinador viu-se obrigado a intervir a meio da segunda parte fazendo forte alteração na estratégia inicial mexendo na defesa face ao sub-rendimento do Feddal; tenta ao mesmo tempo encontrar o seu lugar e pelo que se viu também não é à direita a defender que ele se safa.

DANIEL BRAGANÇA - 3 - Sempre que entra mostra serviço, foi à luta  de frente e a verdade é que após a sua entrada o Tondela começou a recuar ainda para mais perto da sua área. O Sporting se queria ganhar teria que mudar o ritmo do jogo dando-lhe mais velocidade no passe e na pressão sem bola e foi o que o Daniel trouxe à equipa. 

MATHEUS REIS - 2 - Foi mais um elemento a ajudar na hora de empurrar o adversário mais para trás mas depois do golo mostrou algum nervosismo naqueles oito minutos finais que pareceram uma eternidade, perdendo alguns duelos que nos enervaram a todos nós.

JOVANE CABRAL - 2.5 - Entrou para o derradeiro assalto mas devia ter entrado mais cedo; teve boas iniciativas pela esquerda que romperam a defesa do Tondela. Após o golo esqueceu-se que o jogo ainda não tinha termindo e não pressionou o adversário como se impunha.

MATHEUS NUNES - Às vezes penso que Rúben Amorim se esqueceu dele no banco ou enganou-se nos Matheus fazendo entrar o outro, o Reis, aos 75 minutos. O jogo pedia a sua entrada para o assalto final, mas acabou por entrar a 5 minutos do fim para defender os três pontos. Será que o Rúben que se enganou?

RÚBEN AMORIM - 4 - Será estratégia cansar o adversário com o carrossel para depois fazer o ataque final nos últimos 15 minutos, fazendo entrar nesse período vários jogadores com características diferentes? Poderá ser e a verdade é que tem resultado, mas o futebol praticado pela equipa não tem sido bonito de se ver, sempre no risco e como ainda falta um terço do campeonato para se jogar .......!!

PAKO AYESTARÁN - 3.5 - Joga-se bem em Tondela com uma equipa de ilustres desconhecidos e isso é muito mérito do seu treinador, mas aquele autocarro estacionado em frente à sua baliza era maior que o autocarro do Sporting que estava à espera da equipa junto à porta do estádio. Jogou xadrez com o Rúben, também guardou para os minutos finais os trunfos, mas perdeu, levou xeque-mate.

NUNO ALMEIDA (Árbitro) - 2 - Não fez uma boa arbitragem e os casos com erros mais graves foram sempre em prejuízo do Sporting; aquela falta não marcada sobre o Tomás junto à linha da grande área do Tondela é inexplicável, ele viu e manda seguir? O 'pisão' ao Tomás dentro da área ele viu e manda seguir? Cartão amarelo ao Coates porquê? Apeteceu-lhe dar-lhe o cartão?

GUSTAVO CORREIA (VAR) - 2 - Os 'pisões' dentro da área não fazem parte do protocolo nos jogos do Sporting?

publicado às 04:34

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


9 comentários

Sem imagem de perfil

De Leão Campeão a 14.03.2021 às 11:56

Parabéns a todos!
Foi uma vitória difícil e saborosa mas que não posso considerar justa. O empate seria provavelmente, a certa altura, o resultado mais aceitável, face ao ascendente do adversário que colocou em causa a invencibilidade do Sporting neste campeonato, caso algum daqueles lances de ataque tivessem resultado num golo fortuito.
Houve algo que, de certa forma, modificou o rumo dos acontecimentos e deu alma à vitória do Sporting: as substituições!
Não colhe o argumento do campo difícil e do adversário quase imbatível. Por melhores “números” que o Tondela apresente em casa, o Sporting é o líder e, se quiser o título, só tem que saber contrariar tais estatísticas, face a um adversário claramente inferior.
O que sucede é que o onze e a disposição táctica inicial do Sporting não colabora para tal.
E tal é algo que se denota mais ainda desde que o Sporting se colocou definitivamente na condição de único favorito ao título de campeão nacional.
O peso dessa assunção de responsabilidade tem invariavelmente pesado sobre a cabeça de uma equipa muito jovem e que necessita de uma orientação e injeção de confiança daqueles que mais responsabilidade e capacidade têm para o fazer.
Desde logo o treinador que, por muito jovem que seja, não deixa de ser o líder do grupo e quem define as regras da equipa.
Depois passando pelos mais experientes e, se neste aspecto alguns se destacam pela positiva -casos de Coates e Palhinha- outros há que manifestamente têm jogos como estes de arrepiar- tal como João Mário ou Feddal.
O Sporting entrou dominador mas numa toada demasiadamente lenta e cautelosa, sempre à espera do rasgo de alguém e que até poderia ter surgido por Tomás.
Na segunda parte permitiu que o adversário ganha-se confiança e equilibra-se a jogo sem que se lhe tivesse notado reação alguma até que surgiram as substituições que manifestamente vieram a dar um impulso importante à equipa, embora pudessem ter resultado demasiado tardias.
No destaque também coloco Tomás, não pelo que fez mas pelo que faz. Este miúdo de 18 anos está a realizar um feito fantástico, o de se poder tornar campeão sendo a referencia atacante da temporada da equipa.
Justificam-se todos os erros e antevejo-lhe uma carreira auspiciosa assim que atingir a idade sénior.
Depois há a referir o jogo enorme de Palhinha que nunca vacila e que oferece a segurança decisiva naquele sector defensivo. Coates sempre presente e Porro sempre lutador.
Não entendo a insistência em Santos por ausência de Jovane, manifestamente muito melhor jogador a decidir, assim como não entendo que João Mário se deixe ficar tanto tempo em campo quando existem opções muito válidas no banco, quando aquele resolve estar em dia não.
Bragança tem tudo para vir a ser um jogador enorme...
O Sporting caminha para o título e, da minha parte, não me resta qualquer dúvida quanto a isso.
Basta apenas ser competente como em 2/3 do campeonato mostrou ser, tornando-se a melhor equipa e o único favorito a larga distância dos adversários.
Sem imagem de perfil

De RCL a 14.03.2021 às 13:15

Leão Campeão
Com esse Nick deve ser de 40/50, os meus filhos de 40, 42 anos só se lembram de 2 campeonatos. Não sei se seguiu o campeonato de 1961/62 com o campioníssimo(como jogador) Juca. Tem semelhanças com o actual. Teve 2 derrotas, espero que Amorim seja campeão invicto.
O Tondela teve uma oportunidade de golo numa falha na emenda. O Sporting além do golo teve outras duas, aquela de TT , cabeçada falhada, o rapaz não saltou.Há um penalti sobre o TT que até o Tribunal do Jogo é unanime. Este árbitro.............é melhor não dizer.
Hoje falam muito na posse de bola, lembro a seleção pós 1967 que tinha muita posse de bola mas golos, zero. Eram chamaados "armandinhos".
Futebol é golo o que o nosso CR7 fez e faz como ninguém no Mundo.
SL
Sem imagem de perfil

De Leão Campeão a 14.03.2021 às 13:49

Caríssimo RCL 😁😁😁
Infelizmente não posso recordar 61/62 por ainda não ser nascido mas em todo o caso já recordo bem os campeonatos de 80 e 82 e ainda remotamente o de 74, que tive a oportunidade de assistir a todos e ao vivo.
Por isso sou um campeão de 6 títulos, dos quais 5 são presenciados ao vivo!
Estou com um bocadinho de mais sorte que os seus filhos...
😅
Concordo com tudo o que diz mas apenas ressalvo o erro do árbitro ao qual não lhe imputo responsabilidade no erro. O campo de visão dele é muito difícil, dado haver muitos jogadores à frente e o toque ter sido dado subtilmente no lado oculto ao campo de visão do árbitro. Na primeira impressão não se vislumbra nada e só depois, através da câmara atrás da baliza se percebe do contacto e visto ao retardador. O VAR também não pode intervir nesta situação, a menos que tivesse lugar a interrupção de jogo por alguma decisão do árbitro e posterior análise para revisão da hipotética decisão.

Imagem de perfil

De Julius Coelho a 14.03.2021 às 14:21

Sim o VAR teve maior responsabilidade porque o pisão é claro e em qualquer outra parte do campo é sempre falta, mas o árbitro viu perfeitamente uma falta grosseira ao Tomás quase em cima da linha da area do Tondela e fez vista grossa mandando seguir o jogo, são detalhes? Mas foram sempre a prejudicar o mesmo lado.
Sem imagem de perfil

De Leão Campeão a 14.03.2021 às 14:44

O VAR não tem responsabilidade alguma...
É preciso entender os protocolos!
Esta jogada só podia ser interrompida se houvesse uma falta onde não fosse questionável o critério de decisão ou se, por outro lado, tivesse havido uma decisão do árbitro, em benefício do infrator que conduzisse a uma reavaliação da jogada.
Por exemplo, se no seguimento da jogada tivesse resultado a expulsão de Coates, tal como o adversário reclama, é possível que o VAR aí chamasse à atenção do árbitro para a reavaliar já que esta resultaria de um início hipoteticamente irregular onde o infrator passaria a, por isso, ser altamente beneficiado.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 14.03.2021 às 15:04

Nos lances de claras faltas na area que dão pontapé de penalti não são da responsabilidade do VAR?
O VAR hoie manda nas areas, se ver que foi falta para castigo máximo informa o árbitro que vá ver ao monitor.
Sem imagem de perfil

De Leão Campeão a 14.03.2021 às 15:13

Não é assim que funciona.
Terá que ir ler o protocolo para o entender.
Ontem o VAR não poderia intervir. Teria obrigação de o fazer, isso sim, se o Coates fosse expulso no seguimento da jogada.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 14.03.2021 às 15:17

Caro amigo, se o VAR ver uma falta clara na area espera que o jogo tenha uma paragem e avisa o árbitro para ir ver ao monitor.

Quantas vezes ja viu nos jogos os arbitros nas paragens pedirem aos jogadores que esperem um pouco mais por o VAR estar a analisar um possivel penalti? E só depois da infomação do VAR o jogo é reatado?
Sem imagem de perfil

De Leão Campeão a 14.03.2021 às 15:49

A pedido do árbitro...

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo


subscrever feeds