Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




As Notas de Julius (17)

Rui Gomes, em 06.04.21

Screenshot (52).png

Na 17.ª edição desta rubrica, o leitor tem assim a oportunidade de apreciar - e se entender, criticar as notas (0-6) que o nosso colaborador Julius atribuiu aos jogadores do Sporting e a outros intervenientes do jogo de ontem com o Moreirense - a contar para a 25.ª jornada da Liga NOS - que terminou num empate (1-1).

"Sinal vermelho...ontem à noite oferecemos vitaminas aos adversários. Com um falso controle de um jogo que afinal nunca esteve controlado o Sporting deixou voar dois pontos. Jogadores em sub-rendimento a fazerem muito pouco para o que se exigia e exige nesta fase derradeira do campeonato, com atitudes displicentes a baixarem a guarda na atitude. Dessa forma não vamos lá. Uma bola não pode nunca ser rechaçada da área adversária para o nosso meio campo e voltar de novo perto da mesma área e apanhar jogadores do Sporting em fora de jogo, porque ainda recuperavam a passo e assim se perdeu o 2-0 e muito provavelmente os três pontos. Tanta matéria para o treinador ter que reagir no balneário".

DESTAQUE - 3.5 - MATHEUS REIS - Entrou a substituir Nuno Mendes e acabou por ser o mais esclarecido da equipa, com bons movimentos no ataque pelo seu corredor que criaram verdadeiros desequilíbrios na defesa do Moreirense; pena não ter conseguido definir melhor no último passe. Dos que manteve vivo o Sporting nas saídas.

ANTONIO ADÁN - 3 - O pior que pode acontecer a qualquer guarda redes é sofrer um golo indefensável do empate (ou derrota) nos minutos finais, depois de passar o resto do jogo a assistir como espectador. 

PEDRO PORRO -  2 - A chamada à selecção espanhola fez-lhe mal?... Os elogios que teve subiram-lhe à cabeça? Uma sombra daquele espanhol com fúria que nos habituou; esteve mansinho todo o tempo. O Abdu Conte foi-lhe superior na maior parte dos duelos e não estava lá quando ele fugiu para o golo do empate, precisamente naquela hora que era a de defender o ouro. Noite para esquecer ou para .....lembrar?

GONÇALO INÁCIO - 3 - A defender foi ajudando a tapar as insuficiências dos colegas à sua frente mas na construção esteve desastrado falhando vários passes ou atirando a bola para a terra de ninguém. Descoordenou-se com a linha da defesa no momento que deveria estar ainda mais atento e colocou o Conte em jogo, que resultou no golo do empate.

SEBASTIÁN COATES - 3 - A paragem fez-lhe mal, viu-se mais preso de movimentos e temeu aventurar-se mais à frente na construção; notou-se-lhe uma menor confiança na saída. Esperamos que recupere rápido e volte a ser o primeiro impulsionador da equipa.

ZOUHAIR FEDDAL - 2 - Jogo muito mal conseguido do marroquino, errático e sem acerto, transmitiu inseguridade, falhou um golo cantado e acabou por cortar a bola para o único avançado que estava ali mais perto para fazer o golo que nos tirou os 3 pontos. Um erro que mudou a história do jogo.

NUNO MENDES - 3 - Até ser atirado para fora do jogo estava a ser regular e seguro a defender e a levar a melhor em várias saídas pelo seu corredor; que lástima a sua saída forçada e sem que o adversário fosse expulso ou amarelado? Esperamos que não seja nada de grave, mas as imagens desse momento fazem-nos arrepiar.

JOÃO PALHINHA - 3 - Um jogo de altos e baixos, teve menos momentos em que foi igual a si próprio, parece que quando não joga tão bem o Sporting não joga também bem. Entrou muitas vezes em labirintos sem saída, correu muito mas nem sempre da melhor forma, mostrou sempre grande atitude até ao último minuto.

JOÃO MÁRIO - 3 - Tentou agarrar o jogo e a equipa mas foi quase sempre pouco eficaz; a par de João Palhinha, percorreu o campo todo, mas com muito pouco êxito; raramente pisou a área adversária, um detalhe que o treinador tem que o fazer melhorar.Teve mais intenções que boas execuções.

DANIEL BRAGANÇA - 3.5 - Só se explica a sua substituição por esgotamento, porque até aí estava com rendimento superior aos colegas; foi dos que mais pediu a bola e ajudou muito sem ela, fez um excelente cruzamento para o golo do Paulinho: "acariciou" a bola para a meter direitinha na sua cabeça.

POTE - 2 - "Que pasa" Pedro Gonçalves? Onde anda aquele Pote vagabundo e arrasador? Muito estranha a sua falta de atitude em vários momentos do jogo; a dez jornadas do final andamos a gerir o esforço? Não desequilibrou, raramente ganhou nos duelos, fez corpo presente grande parte do tempo e recuperava a ...passo? Voltou a desperdiçar um remate muito favorável, a equipa necessita urgente do regresso do Pote.

PAULINHO - 3 - Poderia ter sido a grande figura do jogo, não estivesse o Pote a dormir e a recuperar a passo no lance que daria o seu segundo golo. Não se pôde revelar mais pela permanente falência do ataque organizado da equipa. Nos golos, em que só um valeu, foram de excelente execução técnica.

TIAGO TOMÁS - 2 - Foi quase sempre engolido nos duelos, a seu favor o facto de ter sido servido poucas vezes em condições, entrou para caçar mas veio de cartuchos vazios.

MATHEUS NUNES - 2 - Trouxe os bolsos vazios de soluções e foram uns bons litros de água desperdiçados no banho.

RÚBEN AMORIM - 2 - É agora depois do que aconteceu neste jogo que irá revelar a sua capacidade de treinador, por outras palavras a sua vida de grande treinador para grande feitos vai começar amanhã, ficaremos todos à espera. Cometeu erros na abordagem mental da equipa ao jogo. Vi neste fim de semana um adversário que a correr atrás com 10 pontos de atraso ganhou com dificuldade mas não na atitude dos seus jogadores que comem a relva até ao final. Depois de jogos nas selecções, é quando se mexe menos na equipa; vendo o Pote a arrastar-se no campo, acreditamos que saberá reagir.

VASCO SEABRA - 4 - É difícil roubar pontos ao Sporting e a sua equipa conseguiu roubar 2, mesmo não merecendo; teve os deuses com ele: um a dar 2 cm ao VAR para sacar um golo ao Sporting e um outro a tapar a vista ao árbitro numa expulsão evidente. Mas a sua equipa manteve-se sempre organizada e com processos simples, banais mas que acabaram por ser eficazes.

JOÃO PINHEIRO (Árbitro) - 1 - O mesmo árbitro que com um toquezinho quase não teve dúvidas em expulsar o Fransérgio do SC Braga no jogo contra o Benfica nem amarelo dá naquela entrada que quase partia o tornozelo ao Nuno Mendes. O que merece um árbitro depois de mostrar ser de facto um grande "pendejo"?

BRUNO ESTEVES (VAR) - 1 - Tanto cuidado e perda de tempo infinito na procura microscópica de formigas de 2 cm e depois não vê um elefante quase a "esmagar " a perna ao Nuno Mendes? Cheirou a missas encomendadas em Moreira de Cónegos. É nestes detalhes que os campos são inclinados para o lado que mais dá jeito.

publicado às 04:33

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


62 comentários

Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 06.04.2021 às 15:56

Ontem o Paulinho jogou bem..... mas a minha critica não é a ele em particular, mas antes analisar que antes do Paulinho tínhamos de jogar por vezes com pseudo avançados como o Jovane, e isso pode ser algo contrário à lógica, mas a realidade é que dava-nos maior mobilidade. Mobilidade significa surpresa para o adversário, e sinceramente os adversários cada vez mais se adaptam melhor ao nosso sistema tático.

A critica que fazes sobre a falta de objetividade ofensiva é muito verdade..... mas não acho que o problema esteja no João Mário, acho que o problema está mais à frente, ontem jogámos com 3 médios centros e sem extremos, o que obrigaria aos laterais serem mais ofensivos, não vi isso acontecer. O Mateus Reis por muito que o elogiem, a mim parece-me um defesa esquerdo defensivo, e para este sistema de jogo não sei se serve. Um outro problema é o Pote que esconde-se muito do jogo, e rematamos pouco de fora da área. Por isso falei do Jovane que tem características únicas no nosso plantel, é um jogador forte no um para um, que explora bem o espaço na faixa e tem remate forte.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 06.04.2021 às 16:00

Estamos de acordo creio que tambem muitos sportinguistas que viram o jogo que o Jovane deveria ter entrado a abrir a segunda parte e o Matheus Nunes mais cêdo.
O treinador tambem tem conquisto créditos na esmagadora maioria dos adeptos e tem direito a errar mesmo em erros que a todos nos pareceram evidentes.
Agora so tëm, todos, uma saída que é arrepiarem caminho.
Sem imagem de perfil

De Luís Barros a 06.04.2021 às 22:06

Desculpem-me intrometer na Vossa conversa e estando de acordo na generalidade com a opinião do Schmeichel, gostaria de acrescentar mais alguns pontos.
Embora tenha bastante apreço por João Mário, creio que a sua forma de abordagem ao jogo, sempre feita de uma forma subtil e pouco agressiva, procurando quase sempre em contemporizar o jogo de forma algo lenta, têm sido uma das pechas do meio campo do Sporting. João Mário não tem golo nem remate. A velocidade também não é uma das suas principais características. Aliando estas características a João Palhinha, Daniel Bragança e a um Pedro Gonçalves a atravessar uma fase menos inspiradora, creio que temos os “ingredientes” para um meio campo, “controlador” mas lento e pouco criativo. Noto a falta de um ou dois jogadores rápidos e desequilibradores no 1/1 como tivemos ainda à relativamente pouco tempo. Plata e Jovane deviam de ser esses jogadores, mas por qualquer razão eclipsaram-se e a equipa ressente-se disso.
Ontem, com Paulinho em campo, notei que faltou criatividade no ataque, excluindo a assistência primorosa de Bragança, pouco mais se viu, o que para um candidato a título é manifestamente pouco. Amorim tem de apostar num ataque mais acutilante e criativo, nem que para isso tenha de sentar alguns jogadores no banco.
Esperemos por domingo, mas tem de se alterar alguma coisa de forma a ganhar sem dúvidas.

S. L.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo