Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




As Notas de Julius (18)

Rui Gomes, em 12.04.21

Screenshot (68).png

Na 18.ª edição desta rubrica, o leitor tem assim a oportunidade de apreciar - e se entender, criticar as notas (0-6) que o nosso colaborador Julius atribuiu aos jogadores do Sporting e a outros intervenientes do jogo de ontem com o Famalicão - a contar para a 26.ª jornada da Liga NOS - que terminou num empate (1-1).

"Sporting continua líder destacado e é a melhor notícia do dia! A equipa apresenta-se em falência na intensidade do ataque mas que mesmo assim foi suficiente para produzir três claras oportunidades de golo para ganhar o jogo e que foram desperdiçadas. Amorim ainda não encontrou a fórmula para encaixar o Paulinho no ataque e já foi penalizado por isso em quatro pontos perdidos. Só Pote e Nuno Mendes estiveram ao nível do que era exigido. Todos nós esperamos que a equipa se reencontre e volte de novo ao caminho das vitórias já no São Luís contra o Farense".

DESTAQUE - NUNO MENDES - 4 - Mostrou sempre muita raça em cada lance que disputou e empurrou a equipa para a frente muitas vezes, raramente perdeu um duelo e só em falta conseguiam pará-lo sendo massacrado pelos seus adversários durante todo o jogo; descobriu Jovane dentro da área na melhor oportunidade do jogo. Não merecia os dois pontos perdidos.

ANTONIO ADÁN - 3 - A exemplo da partida em Moreira de Cónegos, o guarda-redes sofreu um golo indefensável depois de uma grande aselhice da defesa contra um ataque forasteiro inofensivo e ainda sacou com a cabeça uma bola com efeito para canto.

PEDRO PORRO - 2 - Depois de ter chegado das estrelas da selecção espanhola ainda não aterrou na terra, tem que se fazer à vida e não deixar cair por terra o que de tão bom tem feito neste campeonato. Muito mal no golo sofrido, deixando fugir o adversário pelo seu corredor; já tinha acontecido o mesmo na jornada anterior e ainda falhou um golo quase cantado quando estava bem posicionado. Deve ter ainda as orelhas a queimar de tantos raspanetes que levou dos colegas durante todo o jogo.

LUÍS NETO - 2 - Um desastre em directo com a bola nos pés mas isso não é novidade para ninguém, ficou muito mal na fotografia ao não fazer como devia a dobra ao Porro na jogada que deu o golo do Famalicão; nesse lance viu-se a diferença para o miúdo Gonçalo Inácio.

SEBASTIÁN COATES - 3 -Também batido no golo do empate. Não foi o grande capitão impulsionador da equipa, estando algo apagado e menos interventivo; também denotou dificuldades na saída, pausando em excesso o jogo que se pretendia mais rápido e mais intenso; teve uma acção individual até à área adversária que quase dava êxito, mas falhou no cruzamento.

ZOUHAIR FEDDAL - 2 - Em nítida crise de confiança, raramente acerta e não pareceu estar bem fisicamente, fez um jogo muito fraco e o treinador só tinha que o substituir. Esperamos que possa adiar o seu Ramadão que começa na próxima terça feira; a equipa necessita do Feddal em forma.

JOÃO PALHINHA - 2.5 - O seu jogo durou dez minutos quando foi amarelado em sequência do erro do árbitro em não assinalar uma falta clara que o Paulinho sofreu antes e no seguimento o João Palhinha tinha que parar o contra-ataque que podia trazer danos à equipa. A partir desse ponto, ficou condicionado e perdeu a sua usual agressividade de jogo. Acertada a sua substituição "forçada".

POTE - 4 - Junto com o Nuno Mendes foi claramente dos melhores jogadores da equipa e não foi por ele que se perderam os dois preciosos pontos; foi rápido a tirar aquela bola ao central do Famalicão e no seguimento acabaria por ser ele a fazer o primeiro golo do jogo. Posicionado mais recuado, em troca com João Mário, esteve muito mais em jogo com boas iniciativas. Segundo Rúben Amorim, esta é a sua posição mais natural. Pena Paulinho e principalmente Tiago Tomás terem estado mais em Marte que em Alvalade.

JOÃO MÁRIO - 3.5 - Tentou jogar bem e fazer com que a equipa tivesse mais posse de bola mas com pouco resultado produtivo; nas zonas perto da baliza faltou-lhe sempre mais audácia, preferindo mais um passe. Nesta nova versão, jogando mais adiantado, devia ter mais chegada e não teve, nunca teve olho para a baliza adversária.

TIAGO TOMÁS - 2.5 - Ontem, a sua titularidade terá sido um equívoco. Nem ele nem ninguém percebeu o que o treinador pretendia que fizesse ou onde tinha que estar, se era a apoiar o Paulinho ou cair na direita para extremo; não fez nem uma nem outra, foi sim inofensivo e depois falhou aquela oportunidade isolado deixando o defesa lá chegar .....tem estado a perder confiança.

PAULINHO - 3 - Ainda procura o seu lugar no esquema da equipa, luta bastante, recua a procurar as tabelas mas com pouco resultado prático e útil; pode ser coincidência, mas a produção da equipa caiu bastante com a sua integração.

DANIEL BRAGANÇA - 3.5 - Trazia instruções para mexer com o jogo, mas sentiu dificuldades em impulsionar os colegas; raramente conseguiu espaços para construir mas foi importante na melhor fase da equipa, quando na parte final obrigaram o Famalicão a recuar para mais perto da sua área, conseguindo ganhar muitas segundas bolas.

MATHEUS REIS - 3 - Não há muito a dizer, entrou na segunda parte a substituir Feddal e cumpriu a sua missão sem grandes registos. 

JOVANE CABRAL - 2 -  Entrou no jogo para o ataque final à baliza do Famalicão mas acabou por ser muito pouco produtivo. Contra o que lhe é habitual, perdeu vários duelos, não conseguindo fazer a diferença. Atirou ao charco a melhor oportunidade do jogo, daquelas do "toma-lá e faz-te famoso" desconcentrado não acertou com a baliza.

EDUARDO QUARESMA - 2 - Entrou para o lugar do Luís Neto, em claras dificuldades físicas, mas quase nem se deu por ele.

NUNO SANTOS - 2.5 - Amorim tentou tudo para que a equipa conseguisse o golo da vitória; o Nuno foi o último cartucho. Deixou a ideia de querer ajudar a resolver, fez um excelente cruzamento de trivela para o Jovane que não fez golo porque foi impedido em falta para penálti pelo defesa do Famalicão.

RÚBEN AMORIM - 3.5 - A vida não está fácil depois de ver quatro pontos voar. Parece estar com algumas dificuldades em entrosar no seu esquema o Paulinho; acreditamos que implementou uma ideia em que acredita, mas ainda sem grande sucesso. Resultaram sim oportunidades suficientes para ganhar o jogo, mas a produção da equipa no geral ficou aquém do esperado e do que se exigia.O Sporting segue na frente imbatível e ainda com uma margem de vantagem importante e foi a melhor noticia de hoje.

IVO VIEIRA - 3.5 - O Famalicão é neste momento da época uma das equipas em melhor forma. Jogaram em Alvalade num claro mano a mano e só cederam nos quinze minutos finais quando se sentiram empurrados para trás pela equipa do Sporting, mas foram quase sempre inofensivos no ataque fazendo dois remates à baliza de Adán nos 94 minutos.

RUI COSTA (Árbitro) - 2.5 - Arbitragem manhosa sempre na espreita da caça ao leão; à mínima infracção nunca hesitou. Foi manhoso no amarelo ao João Palhinha (9') depois de fazer vista grossa ao pisão claro a Paulinho. Mas não lhe podemos apontar o dedo pelos falhanços claros nas boas oportunidades que o Sporting teve no jogo. Ele e um dos seus assistentes serão alvo de discussão pelos dois lances passíveis de penálti já perto do fim do jogo.

ANTONIO NOBRE (VAR) - 1 - Nos lances passíveis de penálti por faltas sobre Jovane - um é bastante evidente, o outro discutível - teria de intervir para ajudar o árbitro a tomar a decisão mais correcta. Optou por fazer vista grossa, com influência directa no resultado.

publicado às 04:05

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


58 comentários

Sem imagem de perfil

De Rui a 12.04.2021 às 07:57

Por mim, o Sporting pode chegar à última jornada em primeiro com 1 ponto de vantagem e ganhar o jogo, basta isso... Continuo a acreditar nesta equipa que, como RA disse, "já ganhou o campeonato" superando todas as expectativas. Estará a sentir o nervosismo, também por o campo estar sempre inclinado para os rivais? Venha o Farense!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 12.04.2021 às 12:07

Bom dia a todos caros amigos sportinguistas e leitores em geral do camarote.

Os sportinguistas acreditam sempre na sua equipa e principalmente no jogo a seguir, sejamos ou não campeôes continuaremos a ser sportinguistas e a acreditar no dia seguinte.
Os campos inclinados não é nem será uma novidade, o Sporting nunca teve árbitros simpáticos e foi sempre vitima de arbitragens tendenciosas e no mínimo de extraordinário rigor, o que se pergunta neste momento é se 6 pontos de vantagem serâo suficientes para combater esse mal que reina no futebol português. O futuro próximo o dirá.
Imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 12.04.2021 às 08:25

JuliusCoelho

Uma grande desilusão, pois fizemos o necessário para ganhar o jogo. Alguns jogadores estão de rastos. O forte do SCP era a sua defesa e ontem não gostei da sua exibição., com excepção do Nuno que tinha sempre 3/4 jogadores a massacrá-lo. A equipa do SCP perdeu o fulgor , que durante muitos meses teve e a serenidade necessária, pois 3 jogadores diante do guarda-redes contrário chutaram para a bancada com a baliza escancarada casos de TT, Porro e Jovane.
Uma equipa que quer ser campeã não pode perder pontos com equipas do fim da tabela. Todos sabemos que as equipas ganham uma força estranha quando jogam contra o SCP. Este jogo é o exemplo do que estou a dizer. Com a ajuda de um apitador , que deixou dar porrada até quererem e que aos 10 minutos mostrou um amarelo ao Palhinha , quando um minuto antes não sancionou sequer uma patada ao Paulinho, esta atitude mostrou que ele trazia a lição bem estudada.
Já antes estava preocupado, pois o jogo de Moreira de Cónegos, foi um aviso do que será até ao fim da época o gamanço e ontem confirmei , que alguém anda a "incentivar" as equipas que nos defrontam,. Como é possível duas equipas que lutam pela decida de divisão se apresentarem com tanta garra e força física, quando já passaram 25 jornadas ?
Quem não viu o jogo em Paços de Ferreira, veja a gravação e aí percebemos como é possível ganhar por 5 que poderiam ser 10. A auto estrada que permitiu essa goleada, não foi focada , mas na minha opinião é escandalosa quando vemos as equipas contra o SCP jogarem com autocarros , automotoras, e todos os transportes públicos, no seu meio campo, para impedirem que o SCP marque golos. Quantos ao supostos penaltis, julgo que o nosso jogador tem de ir tirar um curso que existe no norte do País.. que tem dado bons resultados.
Fernando Albuquerque (SCP)
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 12.04.2021 às 12:22

Caro amigo Albuquerque um bom dia para si,
Coincidência ou não os 2 golos que sofremos em jogos seguidos contra o Moreirense e ontem em Alvalade contra o Famalicão foram erros pouco habituais no lado direito da nossa defesa à responsabilidade do Pedro Porro, depois do seu regresso das seleçôes vê-se que ainda não assentou e está-lhe a ser dificil mudar o chip, ontem por exemplo cometeu uma série de erros que gerou varias repremendas dos colegas, via-se que Coates estava bastante enfadado com ele porque tirando isso a defesa controlou sempre o adversário igualmente como já tinha acontecido em Moreira de Cónegos.

Todos já estamos mais que avisados dos factores extraordinários que nesta altura da época atacam sempre certos jogos do campeonato, estamos conscientes dessa infeliz realidade mas só temos que continuar a lutar e a tentar estar em melhores condiçôes nos jogos principalmente na condição mental.
O treinador tem experiência destas coisas e saberá lidar da melhor forma, agora têm que ser homens e enfrentarem todos a realidade que não podem continuar com este registo de erros.
Imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 12.04.2021 às 16:43

Amigo Juliuscoelho

Ontem, fiquei com uma dúvida que foi a seguinte. A SPORTV no final dos jogos analisa os lances mais contestados pelas equipas. Quando analisaram o golo do Famalicão parece que o comentador disse , que em caso de simulação do espanhol do Famalicão, que simulou uma entrada do Coates para penalti, o golo poderia ser invalidado. A verdade é que houve mesmo simulação (negada pelo comentador) e o jogador quando viu que tinha sido golo, levantou-se de imediato, mas não tenho dúvida que foi um bonito salto para a piscina (relva). Não sei o que a lei diz sobre isso., pelo que gostaria que alguém me esclarecesse este caso, repito, que julgo que o comentador disse que poderia ser anulado, a verdade é que depois negou a simulação em questão. O CAMPEONATO ESTÁ CHEIO DE ARTISTAS. Fernando Albuquerque (SCP)
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 12.04.2021 às 16:48

Mas o árbitro não assinalou falta para penalti e a bola sobrou para outro colega que se desmarcou por trás do Coates, podia e devia ter levado sim um cartão amarelo pela simulação assim como numa outra jogada do Famalicão dentro da nossa area em que a bola acaba controlada pela nossa defesa e um jogador sózinho atira-se para o chão com a mão na cara sem ninguem por perto.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 12.04.2021 às 08:52

Na minha opinião Ruben Amorim esteve muito mal.... primeiro via-se de longe o nervosismo desde muito cedo, pedia-se uma postura mais tranquila já que era isso que a equipa precisava..... depois errou nas substituições, uma bela confusão foi o que ele fez, ao tirar o João Mario ficámos apenas com um médio, o Bragança e recuou o Pote, perdemos o meio campo e a equipa perdeu qualidade. Jogámos com 3 centrais sem qualidade de passe, Ruben Amorim deveria ter tirado o Neto e colocádo um médio, era isso que o jogo pedia.
Já disse varias vezes que desde que o Paulinho veio para Sporting perdemos fluidez porque estamos a afunilar muito o jogo e perdemos velocidade, o Ruben Amorim alterou processos que estavam a ser vencedores.
Por fim dizer que este foi daqueles jogos se tivesse público talvez tivéssemos ganho, a falta de apoio das bancadas está agora a ser sentida.....
É preciso ter calma, temos 6 pontos, só depende de nós, estamos a ficar muito nervosos e a postura tem de ser afirmativa e não receosa, temos de dizer que somos favoritos ao titulo e assumir isso e não vir com a conversa de pseudo candidato que só traz duvidas aos jogadores.
Sem imagem de perfil

De Leão Campeão a 12.04.2021 às 09:58

Muito bom! 👍
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 12.04.2021 às 12:48

Bom dia caro Schmeichel,

O Sporting é lider com 6 pontos de vantagem a 8 jornadas do final e é essa a realidade, naquelas oportunidades falhadas pelo Jovane, Tomás e Porro bastava ter entrado uma delas e já não se criticava as decisôes que o treinador tomou.
Repare, o treinador pode falar muito bem a todos antes do jogo mas depois quando o jogo começa já não pode controlar tudo o que se lá passa, neste momento seria muito útil termos uma alternativa de qualidade para poder sentar o Pedro Porro alguns jogos mas não temos e todos ficamos dependentes de que ele se resolva de atinar e voltar a estar concentrado no que tem que fazer.
Uma velha máxima que sempre utilizei dizer aos meus jogadores antes de um jogo é que se todos fizerem a sua parte fica mais fácil chegarmos ao objectivo e todos vimos que tem gente ali que por esta ou outra qualquer razão não está a fazer a sua parte ao nível das suas reais capacidades e assim fica mais dificil.

De facto o esquema da equipa ainda não entrosou o Paulinho como todos gostaríamos mas sendo ele um jogador muito inteligente e bom tecnicamente acabará por se entrosar e fazer a diferença em muitos jogos.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 12.04.2021 às 17:02

O bastava ter entrado é a mesma coisa que dizer que ganhámos jogos no ultimo minuto.... o futebol sempre foi assim..... todos os sportinguistas sentiam algum nervosismo antes deste jogo do Famalicão e é este nervosismo que faz falharmos golos.
O Sporting deveria estabilizar o 11 porque parte deste nervosismo vem das muitas alterações promovidas nos últimos jogos.
Já a sorte faz parte do jogo e não deve ser usada como desculpa, temos de mudar o tipo de discurso para um discurso assertivo, porque esta conversa de que não somos favoritos também tem o condão de minorizar o Sporting e nestas alturas de maus resultados era importante saber lidar com a pressão. Ganhar titulos implica lidar com pressão.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 12.04.2021 às 17:12

Mas estamos de acordo que o Sporting é candidato a ganhar o próximo jogo o que me parece correcto seguirmos nesse registo, creio que o facto de ser lider isolado com 6 pontos de vantagem já é uma confirmação automática de ser o candidato com mais possibilidades de ganhar, não me parece que traga vantagens amplificar o tom do discurso nesse sentido.

A CS social usa tudo contra o Sporting, e muito mais tudo o que é dito internamente, por isso para quê dar-lhes mais motivos para se agarrarem? Eles por si só ja fazem a festa lançam os foguetes e vão buscar as canas para as lançarem de novo.

O treiandor e a equipa devem é manter-se tranquilos e tentar trabalhar para resolver onde mais a equipa está a falhar, o resto logo se verá.
Todos os jogos passaram a ser importantíssimos mas o próximo é ainda mais importante e desta vez terão que o jogar como uma final para ganhar.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 12.04.2021 às 17:21

Amigo Julius,

Só estou a dizer que vi uma equipa e treinador muito nervosos..... não existia razão para tal, só fica nervoso quem duvida das suas capacidade e por isso digo que o discurso tem de ser mais assertivo sobre as nossas capacidades, não tem sentido este discurso de ganhar apenas o próximo jogo, jogamos para o titulo e se não ganharmos vai ser uma desilusão..... os jogadores não são parvos e não deixam de ficar nervosos só porque o treinador diz que é jogo a jogo. Nesta fase considero que mudar o tipo de discurso era benéfico.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 12.04.2021 às 18:41

Quando afirma que se não ganharmos vai ser uma desilusão ja está a praticar pressão que a equipa dispensa porque esse discurso é o mesmo que escuto nos adeptos e comentadores rivais, tem coisas caro amigo que não será tão necessário dizê-las basta pensá-las e deixar esperar o timing correcto para desancar as frustraçôes.

Eu se fosse o treinador desta equipa desde já proibia a aproximação do grupo de gente com esse tipo de discurso, tenho formação em sociologia e posso garantir-lhe que determinadas palavras repetidas varias vezes influenciam a mente do receptor seja negativamente ou positivamente e o que os nossos jogadores têm que ouvir agora mais que nunca são palavras de ordem que sejam positivas e cercados de gente positiva.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 12.04.2021 às 18:45

Depois como ja comentei o treinador prepara seguramente o melhor possível o jogo mas depois deste se iniciar perde o controle de muitas coisas e não pode ficar satisfeito em visualizar falhas gritantes em alguns elementos da equipa mas que pouco pode fazer para as impedir mais enfadado fica se notar que o campo começa a inclinar pela terceira equipa tornando as coisas ainda mais dificeis.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 12.04.2021 às 19:44

Se repetir a mesma ideia influencia a psicologia humana, então porque razão não ter um discurso afirmativo?!
O treinador do Sporting pode dizer parecido ao que tem dito mas de forma afirmativa por exemplo dizer "Se ganharmos vamos ficar felizes e será histórico!".... nesta fase pede-se positivismo no alcance do objetivo.... quem joga qualquer desporto a pior coisa é a duvida, logo acho que RA deveria deixar de dizer que será culpa dele se não forem campeão... este tipo de discurso é negativo.... só ganharemos este titulo com uma resposta forte da equipa, e acredito que vamos ser campeões independente desta fase negativa.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 12.04.2021 às 20:12

Mas será a equipa que necessita de ouvir esse discurso para o exterior ou o Schmeichel?
Porque não sabemos de todo qual o discurso que tem sido feito lá dentro que pode ter algumas diferênças.
Recorda eu colocar aqui uma exposição do discurso que tive com os meus jogadores na semana que antecedia o inicio do campeonato em que acabamos campeöes? É assim que se "trabalha" com uma equipa que se pretende de sucesso mas que ainda nada ganhou, estou convicto que o discurso do treinador lá dentro de portas foi e tem sido algo diferente.

Falar para o exterior é provovar exposição do que se diz e pode fazer depois ricocochete em varios sentidos alguns menos desejáveis.
O grupo precisa de ouvir o seu treinador e os capitães é lá dentro e ficar entre eles e isso de certeza que tem acontecido.
Sem imagem de perfil

De RCL a 12.04.2021 às 14:00

Schmeichel
O Amorim que "esteve muito mal" é o treinador que pegou nesta equipa baratinha e ,faltando 8 jornadas para o final do campeonato, leva 6 pontos de avanço sobre o segundo.
Se Jovane tivesse concretizado um das oportunidades, tinhamos ganho o jogo. Toda a gente viu que o Famalicão jogou a sua final da LC, por vezes, roçaram a violência. E o lampião do apiteco só tinha amarelos para o Sporting.
O Famalicão fez 2 remates à baliza, um golo, o Sporting mais de uma dezena.

Você não acredita, mas os 3,5 milhões de adeptos acreditam. Ao menos, não tenha o descaramento de aparecer no Marquês.
SL

Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 12.04.2021 às 16:55

RCL,

O Amorim esteve mal sim senhor..... de facto eramos indiscutivelmente a melhor equipa do campeonato até começarmos a alterar tudo no 11 para entrar o Paulinho..... dai para a frente têm sido exibições mediocres. O ultimo jogo o Ruben Amorim perdeu o controlo emocional e perdeu o fio às substituições.

Se você não quer ver a realidade, isso é problema seu..... agora não precisa definir quem vai ao Marquês..... porque isso mais uma vez é a famosa divisão dos sportinguistas, daqueles que dizem que sem adeptos somos mais fortes..... ridiculo!
Perfil Facebook

De Fúlvio Amaral a 12.04.2021 às 18:29

O schemeichel ainda tem vértebras no corpo? As muitas alterações no onze? As constantes mudanças? O caro lê o que escreve? Ou mentir para si é igual a respirar? O onze é sempre o mesmo, só à mexidas forçadas devido a lesões ou castigos, a única que existiu foi a saída de Nuno Santos.
Sem imagem de perfil

De RCL a 12.04.2021 às 19:59

Schmeichel
Não faço ideia se voce frequentou Alvalade.
Com o "público" que vaiava os jogadores aos 15 minutos de jogo ,este Sporting já ERA.
Nas circunstâncias actuais acredito que tem grandes hipóteses. De qualquer modo, é melhor ter 6 pontos de avanço do que estar a - 2 como em 2015/16 por esta altura.
Não duvido do seu sportinguismo mas que é estranho, lá isso é.
SL
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 12.04.2021 às 20:36

Você fala dos assobios em Alvalade.... mas e os aplausos? Quantos jogos foram ganhos com aquela ajuda do público? Tenho a certeza que se houvesse público, os sportinguistas encheriam os estádios e seriamos mais fortes.....
É verdade que os sportinguistas sempre foram impacientes, e por vezes isso passa à equipa.... mas isso acontece quando estamos mal, não quando estamos em 1 lugar.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 12.04.2021 às 09:40


Caro amigo julius

A nossa equipa batalhou muito, procurou ser "feliz", mas não conseguiu. O futebol é um jogo em que a vitória depende da eficácia. Até há algumas jornadas atrás tínhamos eficácia, agora não temos. Isso decorre dos nossos adversários, mas também de nós. Para mim, esta é a questão principal.

No nosso caso, adeptos sportinguistas, é uma altura crucial para apoiar a equipa, de dar ânimo, de acreditar no sucesso e no título. Continuamos a liderar a classificação, dependemos apenas de nós.
Sem imagem de perfil

De Leão Campeão a 12.04.2021 às 10:10

Tal e qual, Leão Zargo.
Mas, como bem refere o Schmeichel no seu comentário anterior, bem precisava este clube de efectivo apoio nas bancadas, por esta altura.
É de uma ironia tremenda que, depois de tantos problemas havidos não relação entre a administração e as claques de apoio, se note agora uma falta evidente da sua presença nos estádios e que tão bem nos poderia impulsionar nesta fase à obtenção das vitórias necessárias para se atingir o título.
Infelizmente tal não sucede e por isso tanto esta equipa depende de si mesmo.
Fundamentalmente, tem que haver alguém que saiba incutir a vital segurança e confiança na equipa para a levar a acreditar novamente que ela é realmente superior aos adversários que tem ainda que enfrentar.
Tal trabalho depende sobretudo dos “capitães”, do treinador mas igualmente da direção.
Talvez dependa igualmente do apoio dos adeptos. Veremos se temos iniciativa para tal, mesmo sem a presença nos estádios.
Sem imagem de perfil

De RASR a 12.04.2021 às 10:40

Mas o caro, assim como o Schmeichel, querem atirar areia para os olhos? Alguém tem dúvidas que a equipa do Sporting tinha logo entrado sob um ruidoso manto de ruído e insultos contra a direção? Foi assim até terem sido atirados para fora de stadio. Eu estive lá. Era o pre-jogo todo a ouvir insultos e assobios! Depois, quando o Sporting cede o empate. Acha mesmo que ia ter as claques a bater palminhas e a cantar nas bancadas??? Não seja ingénuo! Iam, sim, ter uma pressão tremenda, de assobios e impropérios durante quase 60mins! Disso não tenho dúvidas. Não haver público, neste momento, nesta fase, até é o melhor. Não me esqueço das palavras do Bruno Fernandes "É como jogar sempre fora!" Ganhem vergonha qua do vêm defender arruaceiros organizados.
SL
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 12.04.2021 às 12:22

Desde que no dia 04 de janeiro de 1975 o meu tio Armindo me levou pela mão ao estádio de Alvalade para assistir à vitória do Sporting sobre o Olhanense por 7–0 que eu soube que me apaixonaria por aquele ambiente que este clube me proporcionou ao vivo durante todos estes anos.
Desde então me tornei sócio efectivo do clube, com lugar de Leão (nem deve fazer ideia do que falo...!) no novo estádio Alvalade XXI e acompanhei esta equipa a lugares vários pelo país fora.
Recordo uma inglória ida a Barcelona para a Liga dos Campeões onde vi nascer o célebre tikitaka de Guardiola, apesar da nossa exibição consistente, mas também recordo um jogo inesquecível em 2002 no antigo estádio das Antas, onde o Sporting sai com um empate a 3 golos e acabando o jogo com 8 jogadores, após 3 expulsões num prolongamento interminável que ainda assim não permitiu que Martins dos Santos conseguisse levar a a sua “encomenda” até ao fim...
Vivi momentos inesquecíveis ao vivo em Alvalade.
Recordo o 5-3 para a Taça quando ao intervalo perdíamos com o Benfica por 0-2. Recordo uma vitória memorável contra o Newcastle depois de estarmos a perder por 0-2 na eliminatória para virmos a ganhar esse mesmo jogo por 4-1.
Mas também a inglória final da Taça UEFA...
Lembro-me, como se fosse hoje, do 3-1 ao Benfica em 1982, sem Oliveira, lesionado, mas com uns tremendos Manuel Fernandes e Jordão e que nos conduziu ao título de campeão. Quando vejo as imagens desse jogo, observo sempre a imagem nas bancadas da enorme bandeira que de propósito fiz para levar a esse jogo é que lá aparece sempre na bancada Sul quando se veem as comemorações desses golos.

Meu amigo, desculpe-me que lhe diga....
Você não passa de um triste!
Sem imagem de perfil

De Leão Campeão a 12.04.2021 às 12:23

Esqueci a identificação!
Sem imagem de perfil

De RASR a 12.04.2021 às 13:59

Primeiro, não somos amigos e nem me conhece. Não falei sequer de si, diretamente. Também vou ao estádio e vibro as nossas vitórias e fico fodido nas nossas derrotas (se calhar até mais do que os jogadores, à uns poucos anos atrás, que parecia que só estavam a picar ponto). Vir incluir todo o seu repertório de memórias no estádio (e repare que refere memórias longínquas, nada dos dias de hoje. Por que será????), nada me diz e apenas a si, o que é suposto acontecer. Não tem melhores memórias do que eu. Também não tem piores do que eu. Tem as suas memórias e o seu sportinguismo. Se você pertence às claques, olhe, tenho pena. Não o puxei particularmente à colação do que disse sobre as claques. Se não é, não tem de se sentir assim tão diminuído. Não me sinto diminuído nem menos sportinguista quando as pessoas afirmam que o Sporting está a usufruir de bom momento pela ausência de público. É um facto indiscutível que as claques estavam a montar um ambiente muito negro, agreste e agressivo ao próprio clube. As palavras ditas por B. Fernandes (creio que foram dele, mas poderão melhor confirmar) ilustram exatamente isso. Os nossos jogadores sentiam que jogavam fora de casa em Alvalade. Isto é ser-se claque????? Não precisamos delas!!! Muito menos que andem a mamar à conta do clube. Se o clube precisa de adeptos e sócios a dar cor às bancadas e a dinamizarem o clube, sem dúvida nenhuma. Também irei lá estar quando voltarem a abrir as portas. Felizmente, a piores claques não estarão e fico muito mais contente por isso!!!
SL
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 12.04.2021 às 14:35

Caros sportinguistas Leão Campeão e RASR

Penso não ser o timing para discussôes acaloradas entre sportinguistas, afinal todos queremos e ansiamos pelo mesmo, que a equipa ganhe a maioria dos seus jogos e se mantenha à altura de um lider favorito à conquista do campeonato, podemos analisar os jogos e a prestação dos nossos jogadores e discutirmos opiniôes que visem melhores soluçôes mas não entrarmos em disputas pessoais uns com os outros.
Não podemos prever o futuro mas podemos emprestar a nossa melhor energia no presente a todos os elementos que compôem a nossa equipa para que recuperem a confiança
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.04.2021 às 15:57

Cuidado com a linguagem!!!
Sem imagem de perfil

De Tiago Leitão a 12.04.2021 às 16:34

Pode por favor indicar onde leu isso? Ou ouviu diretamente do Bruno? Isto é uma pergunta retorica porque ambos sabemos que o Bruno Fernandes nunca diria isso.
Sem imagem de perfil

De Leão Campeão a 12.04.2021 às 18:40

Esta gente inventa palermices e convence-se delas...
Sem imagem de perfil

De Tiago Leitão a 12.04.2021 às 20:06

O mal é "esta gente" debitar estes discursos que só interessam aos rivais e que foram inventado pelos rivais e ainda acharem que estão a defender o Sporting.

Quanto mais rápido os Sportinguistas perceberem que nós não somos diferentes dos outros e que temos muitos adeptos mal formados tal como qualquer outro clube, mais fortes vamos ficar.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 12.04.2021 às 12:54

Bom dia caro amigo Leão Zargo

Factos são factos, o Sporting é a unica equipa que depende só dela para ser campeão e todos os outros gostariam de estar no seu lugar neste momento mas não estão.
Esta não está a ser uma boa fase para a equipa mas segue invicta contra tudo e contra todos e vamos acreditar que poderá retomar de novo o seu caminho das vitórias ja no próximo jogo em Faro.
Nota-se alguma crise de confiança em alguns jogadores mas que a ambição de poderem ser campeôes irá resolver, só têm que continuar a trabalhar ainda mais.
Sem imagem de perfil

De Leão Campeão a 12.04.2021 às 09:52

É triste verificar uma equipa em nítida quebra anímica. Nunca pensei ser possível, depois daquilo que, com todo o mérito, o Sporting foi capaz de realizar durante 2/3 do campeonato.
Foi quando se tornou evidente o claro favoritismo ao título que a sua estabilidade a todos os níveis se perdeu.
O Sporting não tem o melhor plantel do campeonato, longe disso. Não é uma equipa experiente e vive com alguns equívocos nítidos. Mas tinha a força, a união ou o querer e parecia ter o acreditar.
Tudo isso agora corre o risco de se perder...!
Amorim é um bom treinador mas está longe ainda de se poder perceber se efectivamente será um dia um treinador de topo. Tal como esta equipa, está a aprender e várias vezes denota irregularidade no seu trabalho.

Mais do que reavaliar o jogo, que o caro Julius já fez de forma acertada, pese embora um pormenor aqui ou ali que eu eventualmente não concordasse tanto, importa referir quais poderão ser as chances do Sporting até ao final.
E tais chances dependem de alguns equívocos que já antes referi existirem.
Começando na defesa, tanto Neto quanto Feddal são verdadeiramente armadilhas perigosas que tendem a por em causa a solidez obtida até aqui. Porro é insubstituível por ausência de alternativa mas está num actual estado de forma absolutamente deplorável.
Palhinha no meio campo deixou de ser aquele esteio que funcionava como um porto de tranquilidade por nos termos habituado à ideia que por ali ninguém passava.
João Mário nunca voltou a ser o jogador que conhecíamos e é francamente uma peça que não faz sentido em campo neste momento.
Tirou-se Nuno Santos da equipa porque demonstrava sub rendimento mas pelo contrário não se colocou ninguém para o substituir neste esquema táctico, tornando-o órfão, reduzindo-se assim o poder ofensivo à equipa.
Pedro Gonçalves parece-me um bom jogador mas -e não é dos últimos jogos realizados- sempre me pareceu um jogador pouco influente, embora decisivo muito por via do seu excelente faro para o golo.
Mas o maior equívoco reside no ataque.
24 ou 25 milhões depois, o Sporting ainda não descobriu nestes últimos 2 anos uma solução realmente capaz para a posição de ponta de lança, e Paulinho não o é nitidamente, por mais que o treinador insista na sua tese e o tente encaixar, à força de calçadeira, nesta equipa.

O Sporting tem agora ainda a vantagem do já campeonato curto por realizar, contra adversários acessíveis em número suficiente que o leve a acreditar que ainda é perfeitamente possível vencê-lo, além ainda do tal jogo determinante que obrigará um dos, ou até os dois adversários directos, a perder pontos. Pode-se dar o caso de tal jogo vir a ser o “jogo do título” mas ironicamente com a ausência do campeão! Campeonato peculiar, este...

Mas para que o seu grande objectivo se realize, precisamos nitidamente de refazer alguns métodos tácticos, reformular a equipa e apelar ao espírito de luta mas igualmente de serenidade de alguns elementos que melhor denotam essa capacidade.
Coates, Palhinha, Adan mas também miúdos como Mendes, Inácio ou até Tomás são a minha maior esperança para o antídoto que pode resultar na mudança de mentalidade necessária para a obtenção do sucesso.
Acima disso tudo, a necessária capacidade do treinador, em notória quebra de clarividência e racionalidade, para voltar a estabilizar-se a si e à equipa que comanda.
Porque é evidente que a equipa reflecte neste momento exactamente o estado de alma do treinador: nervoso e receoso.

Muitas vezes ajuda uma intervenção decisiva e objectiva da cúpula do clube mas o Sporting infelizmente já nos habituou ao longo de muitas dezenas de anos a não ter a capacidade directiva para se tornar um clube estável, sólido e vencedor. Também eles estão a aprender como o saber fazer.

Se acredito que seremos campeões?! Sim.
Porque não chegámos aqui em vão, porque os astros alinham-se para tal e porque me habituei a ver sempre nas maiores incertezas e dificuldades a chave para a vitória neste clube.
No entanto, espero que tudo isto que este ano assistimos mereça uma profunda reflexão na forma como este clube, que tanto merece, está ainda tão longe de poder ambicionar ao lugar que um dia ocupou. E quanto árduo trabalho teremos pela frente para que oportunidades destas não passem de ser simplesmente fugazes.

Imagem de perfil

De Julius Coelho a 12.04.2021 às 13:21

Bom dia caro Leão Campeão

Não existem equipas perfeitas caro amigo e esta fase menos boa podia acontecer mesmo a um Sporting lider incontestado do campeonato, as fases vêm e desaparecem e todos nós sportinguistas fazemos parte da responsabilidade de ajudar a que passe mais rapidamente apoiando ainda mais não os deixando cair na confiança em si próprios e na equipa.

Qualquer outra equipa mesmo as que utlizam esquemas pouco claros gostariam de estar na actual posição do Sporting que depende só de si próprio e que felizmente tem uma almofada para gerir uma fase menos boa como esta que está a passar. O Sporting apesar das limitaçôes que tem e principalmente da evidente inclinação dos campos tem mesmo assim condições de ultrapassar estes problemas, so nos resta continuar a acrediar e apoiar com o força leôes.

Uma ultima nota o Sporting se chegou a esta posição invejável não foi por acaso é porque tem valor e qualidade e serão esses os principais factores que irão segurar a equipa até final.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 12.04.2021 às 21:05

" nao os deixando cair a perderem a confiança em si próprios e na equipa."
Sem imagem de perfil

De Orlando Santos a 12.04.2021 às 10:17

O Sporting precisa claramente de um homem de área, alguém combativo e bom no futebol aéreo. Paulinho não é esse homem, Luiz Phellype (já não me lembro como se escreve) seria mais útil. Espero que para a próxima época tratem dessa lacuna.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 12.04.2021 às 13:28

Caro Orlando bom dia

Independentemente do que o Sporting possa necessitar não é seguramente o momento para esse tipo de análise, agora nada se pode fazer e alterar nesse aspecto e só resta gerir da melhor forma as armas que o treinador tem à sua disposição, à muito ainda que fazer e trabalhar e a concentração tem que ser máxima nesse trabalho, para os jogos que faltam temos plantel suficiente para ganhar a maioria dos jogos e fazer desta vantagem de 6 pontos uma margem suficiente para chegar ao objectivo.
Mais grave seria não termos tido oportunidades mas todos vimos que elas existiram e foram claras para marcar e resolver um jogo complicado e dificil como o de ontem.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 12.04.2021 às 12:49

Neto e Fedal estiveram mal. Mateus Reis e Inácio dão mais garantias neste momento.
O meio campo com Palhinha e João Mário e Pote a jogar atrás de Paulinho reforça a influência do Pote.
TT - Paulinho - Nuno Santos na frente. Nuno Santos centra com muita precisão e liberta Nuno Mendes
Os nossos laterais têm sempre pelo menos 2 jogadores adversários por perto. O jogo interior avançado Pote - Paulinho - TT é agora fundamental.
Os adversários também perderão pontos.
Vamos ser campeões !!!

Luis Moreira com os problemas do seu velho PC
Sem imagem de perfil

De Carlos Manuel a 12.04.2021 às 13:26

Feddal tem sido, nos últimos jogos, a imagem fiel do sub-rendimento que a equipa, globalmente, vem patenteando...
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 12.04.2021 às 13:40

Bom dia caro Carlos Manuel

Feddal não tem estado bem assim como outros jogadores após o regresso das seleçôes, ontem para pior estava tocado e não devia ter ido a jogo mas facil é falar depois , sabemos que as opçôes válidas não abundam no plantel o que nunca será vida fácil para o treinador.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 12.04.2021 às 13:37

Bom dia caro amigo Luis Moreira,

Feddal jogou tocado segundo disse o treinador e só a sua vontade enorme para ir a jogo levou o treinador a arriscar, agora todos percebemos que não devia ter jogado.
Neto tinha que ir a jogo não tinhamos outra alternativa mais rodada para substituir o Gonçalo, temos o que temos e é com isso que o treinador tem que gerir da melhor forma, mais grave foram os falhanços vários num só jogo dos nossos jogadores com a baliza adversária à mercê assim como consentirem o golo do empate numa forma tão estranha por terem sido cometidos uma catadupa de erros na mesma jogada começando pelo Pedro Porro que não tem estado ao nível de concentração que se pede e exige.
Concordo que o Nuno Santos sabe cruzar bem, cruza como mandam as regras com a bola tensa mas bem direcionada , acredito que será de novo titular em Faro.
Imagem de perfil

De Luísa de Sousa a 12.04.2021 às 14:10

Caro amigo Julius ... não i o jogo, mas pelo que fui espreitando aqui e ali concordo com as suas notas!
Daria um pouco mais ao Coates ... na ultima parte do jogo tentou por tudo chegar ao golo ou dar passe para golo.

Fiquei muito triste e abalada com o resultado ... em Moreira de Cónegos pensei que seria um percalço e que ontem ganharíamos os 3 pontos.

Hoje, com mais serenidade, estou mais esperançada, afinal temos 6 pontos (ou 5) de avanço e só dependemos de nós.

Só peço à equipa que continue a acreditar, que nunca perca a motivação e a vontade de vencer que os caracterizou até agora.


E vou continuar a confiar na nossa equipa

Beijinhos
Feliz Dia
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 12.04.2021 às 14:47

Amiga Luíza bom dia faltou cá nos comentários ao jogo de Moreira de Cónegos

Ficamos de facto todos tristes com estes 2 empates e perda de 4 pontos mas em ambos os jogos o Sporting foi superior e ontem até que teve oportunidades suficientes para resolver o jogo.
São fases que passam nas equipas e infelizmente tocou-nos agora a nós mas como ja escrevi ainda bem que temos a margem dos 6 pontos, os outros por exemplo já não podem dar-se a este luxo de escorregarem e estarão condenados a ganhar todos os seus jogos para continuarem na luta por isso voltámos a ver as coisas estranhas do costume.

Todos nós acreditamos e muito mais os jogadores que sabem do que são capazes de fazer.

Beijinhos
e tambem um feliz dia para si.
Imagem de perfil

De Greenlight a 12.04.2021 às 14:44

Caro Julius,
Vou começar pelos bandidos (há muitos por aí à solta); o árbitro vinha com a lição bem estudada e logo mostrou um cartão amarelo a Palhinha, num lance em que se aceita a marcação de falta, embora discutível, mas longe de justificar a amostragem do cartão. Mas claro que o objectivo era condicionar o jogador e esse objectivo foi alcançado. O VAR não viu nada pois claro, penalties só para os artistas do FCP.
Porro esteve de facto mal e foi completamente "comido" no lance do golo mas os centrais também estavam a dormir na forma. Por falar em centrais, Neto mostrou, uma vez mais a sua qualidade técnica que é inexistente. Feddal continuou a acumular asneiras que já vêm do jogo em Moreira de Cónegos.
Os avançados mostraram uma ineficácia exasperante, nomeadamente Jovane mas Paulinho, o melhor PL do campeonato, segundo Ruben Amorim tem que fazer muito mais do que tem feito.
Pote voltou às boas exibições mas o melhor foi Nuno Mendes, claramente noutro patamar.
SL
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 12.04.2021 às 15:12

Green um bom dia para si caro amigo
Onde o Nuno Mendes está a surpreender ainda mais pela positiva é sua forma constante sempre em alta durante todo o jogo e cada vez mais está mais jogador e só com 2 e por vezes 3 adversários à porrada lhe sacam a bola. É o jogador mais desta equipa do Sporting.

Os artistas tiveram a sua actuação que lhes vai valer os oscares do costume mas nesta competição deste futebolzinho português os nossos profissionais não podem ser tão ingénuos, para jogarmos com as mesmas armas os nossos quando sofrem faltas têm que gritar de dor com todo o ar dos pulmôes, o Jovane no primeiro lance na area passível de penalti tem que ser mais "mosca" e tornar mais visível a falta evidente, devia pedir umas aulas ao Taremi.

A entrosão do Paulinho com o Tiago ao lado dele não está a ser fácil e o maior prejudicado parece ser o Tomás que pareceu confuso com os movimentos que tinha que fazer.
Sem imagem de perfil

De José Silva a 12.04.2021 às 19:10

Estive a ler mais ou menos de uma forma atenta a todos os comentários aqui descritos pelos nossos prezados sportinguistas sobre tática e entradas de jogadores que deveriam jogar ou entrar na equipa durante o jogo, e para meu espanto, nunca se falou num jogador que ( deixem-me agora ser também ser treinador), de...Matteus Nunes, que na minha opinião joga sempre bem e é de uma grande utilidade ( lembram-se do jogo com o Benfica? ) mas curiosamente não é referido aqui neste espaço. Ao fim e ao cabo, todos somos um pouco treinadores, e com este ou aquele, acredito que poderemos chegar ao fim em 1º lugar. vamos acreditar.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 12.04.2021 às 20:21

Boa noite caro José Silva,

Melhor do que qualquer um de nós o treinador conhece o Matheus Nunes e se não arriscou ainda com ele é porque ainda não estará nas melhores condiçôes, foi apanhado pelo virus e esteve parado a recuperar e pode tê-lo afetado mais fisicamente e ter sentido dificuldades em voltar à sua forma que todos viamos.Só ele poderá responder a essa questão.
Entretanto o tempo passa e o tratamento fisico é feito e irá seguramente reaparecer em pleno.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo