Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




As Notas de Julius (20)

Julius Coelho, em 22.04.21

176331661_10157678884936555_8544851048806170064_n.

Nesta rubrica, o leitor tem a oportunidade de apreciar - e se entender, criticar as notas (0-6) que eu atribuí aos jogadores do Sporting e a outros intervenientes do jogo de ontem com o Belenenses - a contar para a 28.ª jornada da Liga NOS - que terminou num empate por 2-2, golos leoninos de Sebastián Coates (84') e Jovane Cabral (90+6').

Quarenta e cinco minutos e dois golos oferecidos ao adversário, dão de certo modo a ideia de masoquismo de uma equipa que parece não ter assim tanta necessidade de ser campeã. Com uma segunda parte de um só sentido, viu-se muito desacerto e gritante falta de eficácia nas zonas de finalização. Mas o onze inicial trazia equívocos; Tiago Tomás perdeu condição para a titularidade, parece desgastado e não consegue ter reacção. Chegou a hora do Jovane? 

DESTAQUE- NUNO MENDES - 5 - Carregou a equipa às costas a maior parte do tempo, voltou à sua grande forma e foi o maior desequilibrador da equipa, foram dele as melhores movimentações e iniciativas que mais danos provocaram no adversário, esteve sempre uns furos bem acima dos colegas da equipa.

ANTONIO ADÁN - 2 - Acontece, mas ao Sporting nestas alturas acontece sempre tudo; um tremendo disparate aquele deslize em que ofereceu de bandeja o segundo golo ao colombiano Cassierra. Ficou então mais difícil dar a volta ao resultado.

PEDRO PORRO - 2 - Continua uma sombra do que já lhe vimos fazer, voltou a ser dos mais fracos da equipa e viu de novo uma bola a sobrevoar-lhe para as suas costas e que acabou em golo do adversário (o primeiro) e já vão três em 4 jornadas seguidas.

GONÇALO INÁCIO - 2.5 - Também muito hesitante nos duelos com o Miguel Cardoso e deu-lhe demasiado espaço no lance do primeiro golo; deixou a imagem de alguma perda de confiança.

SEBASTIÁN COATES - 3.5 - Se jogasse a ponta de lança seria por esta altura o melhor marcador da Liga. O treinador, a perder por 0-2, deveria ter logo arriscado e colocá-lo na frente. Jogo muito ingrato, anda preocupado com aquele lado direito da equipa. Marcou um bom golo e foi ele que rompeu o esquema defensivo que o Petit trabalhou durante a semana para este jogo.

MATHEUS REIS - 3 - Não consegue fazer esquecer o Feddal quando em forma, esforça-se bastante mas com pouca utilidade visível; menos mal a proteger as costas do Nuno Mendes mas também porque o adversário raramente lá chegou.

JOÃO PALHINHA - 2.5 - Ainda em recuperação daquela queda de forma que tem vindo a apresentar nos últimos jogos, melhor no jogo aéreo em que já conseguiu ganhar vários lances mas sem dar à bola a direcção da baliza. A velocidade e intensidade que se exigia logo na primeira parte esbarraram na sua lentidão em resolver.

JOÃO MÁRIO - 3 - Fala-se da falta de estofo que os jovens da equipa ainda apresentam com excepção do Nuno Mendes, neste momento mais crítico ao nível exibicional colectivo, e por isso esperava-se que os mais velhos e experientes como o João Mário empurrassem a equipa. Também mostrou algumas dificuldades e ainda falhou uma grande penalidade num momento chave, a acabar a primeira parte, em que poderia dar o golo do empate e melhores condições para a equipa dar a volta no segundo tempo.

POTE - 2.5 - Muito estático ao contrário do que fez e jogou em Faro, deixou-se amarrar e nunca se libertou, mesmo quando recuava a procurar jogo esteve lento e trapalhão e raramente decidiu bem. Tem que procurar ser mais constante e consistente.

TIAGO TOMÁS - 2 - Está a ser o maior equívoco do treinador ao trazê-lo para titular, está fora "dela"....e anda a maior parte das vezes perdido mostrando uma notável crise de confiança talvez porque se sente desgastado e perde por isso os duelos na velocidade que antes não perdia, teve pouco discernimento a finalizar quando lhe apareceu por duas vezes a bola em boas condições já dentro da área. 

PAULINHO - 2 - Ainda não foi desta e a falta de confiança que demonstra em cada lance contagia negativamente a equipa; parece que pode engatar a qualquer momento mas os jogos vão passando e os  pontos vão ficando pelo caminho; ainda há tempo, é um facto, mas......vai já ficando um sentimento de angústia nos adeptos.

NUNO SANTOS - 3 - Não foi tão consequente como se previa com a sua entrada para dar a volta ao resultado, mas foi dele o excelente cruzamento para Coates fazer o primeiro golo da equipa.

BRUNO TABATA - 2.5 - Entrou com vontade e quis ser protagonista; foi servido várias vezes mas raramente saiu dali bom sumo; desperdiçou bons lances ao rematar sem nexo e sem direcção, conseguiu espaço para alguns cruzamentos que acabaram por não ter efeito prático; tem de procurar ser mais pragmático e eficaz nas suas decisões.

DANIEL BRAGANÇA - 2 - Não foi muito feliz na ideia que trazia de ajudar a empurrar a equipa para a reviravolta, mostrou alguma precipitação e teve iniciativa de remate a alguma distância da baliza adversária mas se não olhar para ela no momento do remate dificilmente dará a melhor direcção à bola.

JOVANE CABRAL - 3.5 -Quiçá seja a hora do treinador apostar no Jovane a titular ou colocá-lo mais cedo em jogo; voltou a entrar bem e a conseguir espaços no meio da defesa adversária; teve o mérito do cruzamento que foi cortado pelo braço do Tiago Esgaio para penálti; assumiu a marcação dessa penalidade e fez o golo do empate no último lance da partida.

MATHEUS NUNES - 3 - Entrou nos 15 minutos finais quando o resultado ainda estava em 0-2, já se mostrou mais solto e ajudou a empurrar a defesa do Belenenses para trás e com isso teve papel importante por a equipa ainda ter ido a tempo de sacar o empate.

RÚBEN AMORIM - 3 - É o lider de uma equipa que ainda não perdeu e segue na frente a 6 jornadas do final, mas neste momento os adeptos anseiam por muito mais do que a equipa tem vindo a mostrar nos últimos jogos; na época passada deixou escapar 12 pontos nas últimas 10 jornadas e agora nas mesmas 10 jornadas finais em 4 já deixou escapar 6 pontos ;esperamos que não se repita o mesmo e comece a dar a volta já no jogo em Braga. A equipa apesar do empate mostrou ter condições de segurar a vantagem na tabela. Terá que analisar melhor tudo e todos na equipa e arriscar com quem se apresenta em melhores condições.

PETIT - 4 - O futebol que as suas equipas apresentam raramente agrada aos adeptos, mas ontem foi eficaz e quase tudo lhe saiu bem. Mesmo sem rematar à baliza do Sporting viu a sua equipa marcar dois golos e esteve a um fio de conseguir a primeira derrota do líder; e é importante registar que não recorreu ao odioso anti-jogo.

NUNO ALMEIDA (Árbitro) - 5 - Realizou uma excelente exibição o que surpreendeu com uma arbitragem sem erros e merece nota elevada, mostrou coragem de decisão nos lances das penalidades na área do Belenenses.

ANDRÉ NARCISO (VAR) - 5 - Um jogo com vários casos e todos a serem muito bem decididos. Merece levar nota elevada.

publicado às 06:00

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


68 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 22.04.2021 às 08:01

Bom dia julius, antes do jogo estava ao telefone com o meu pai e disse vamos começar o jogo com 10, para mim TT é um equívoco à muito tempo. Não percebo a queda da equipe na frente à faltar tão pouco a motivação deveria estar lá em cima, no entanto a equipa caiu a pique, urgente mudar algumas peças em campo entramos quase sempre com os mesmos e andamos quase sempre atrás do prejuízo, abraço
Perfil Facebook

De Fúlvio Amaral a 22.04.2021 às 08:02

Desculpe não me identifiquei
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 22.04.2021 às 11:08

Um bom dia a todos os sportinguistas e não sportinguistas,

Caro amigo eu também penso que terá que haver mudanças na equipa mas não creio que o motivo seja falta de motivação mas sim desgaste mental pela responsabilidade de terem que ganhar, temos jogadores que parecem bloqueados e pouco se movimentam na procura de linhas de passe ou a pedir a bola como vimos em quase toda a primeira parte.
Se reparou e sei que o amigo foi jogador de futebol, viu melhor, que contra um adversário com um bloco baixo se queríamos jogar para ganhar teríamos que arriscar com um dos 3 centrais tambem a tentar roturas e desiquilibrios, chegamos a ter muitas vezes o Belenenses encostado ás cordas e a nossa equipa mantinha uma linha de 3,4 longe da baliza adversária quando bastaria estarem aí 2 elementos rápidos.
O caso do TT é gritante não entendo como o Amorim não está a ver e continua a insistir, o Tiago está a necessitar de um profundo reset.
Perfil Facebook

De Fúlvio Amaral a 22.04.2021 às 15:42

Concordo com a análise, eu estou a escrever mais em modo desabafo do que outra coisa.
Eu não percebo o problema dos treinadores com os criativos. ou se é só treinadores que foram médios defensivos (bem guardiola não tem problema nenhum), mas no caso em concreto a comparação que faço é entre Paulo Bento e o Rubem Amorim, parece que à treinadores que têm dificuldade a lidar com os criativos, o futebol não é só régua e esquadro, posse, controle e o esquema de jogo ser a resposta para todo os momentos do jogo, é preciso criar desequilíbrios, Paulo Bento embirrou com Vuckcevick, acredito que não devia ser fácil de lidar, O Rubem com o Plata, mas nós precisámos de jogar com jogadores que desequilibram, senão como é que chegámos ao golo?
Se tirámos o nosso melhor finalizador esta temporada de zonas mais adiantadas do campo e colocámos na construção, como chegámos ao golo?
Passámos de um 3-4-3, para um 3-5-2 porque perdíamos o meio campo em todos os jogos, e estamos piores.
Os laterais não têm cobertura, falta criatividade no ataque e temos menos chances de finalização!
Crucial ganhar em Braga.
Abraço Julius.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 22.04.2021 às 15:53

Na segunda parte lembrei-me do Plata algumas vezes, num bloco baixo mas com jogadores obtusos a maior parte deles, é com jogasdores tipo Plata que arranca ali perto da area deles umas faltas e com elas começam a sentir-se empurrados para trás. Tirando o Paulinho os restantes era fáceis de anular nos cruzamentos pelos defesas por isso o Coates deveria ter ido mais cêdo para lá, enquanto não foi era o paraíso na defesa azul e depois passou a ser o inferno.

Não deviamos ter deixado o Belem marcar primeiro e logo com 2 golos, esta foi a ultima lição que tiveram, apartir de agora já não à mais tempo para liçôes.
Sem imagem de perfil

De Rui a 22.04.2021 às 08:27

Bem, as contas fazem-se no final do campeonato, mas os adeptos assim começam a ficar nervosos. Acho que também os jogadores estarão a sofrer de algum nervosismo.
Sofremos 2 golos: quando foi a última vez que o Sporting sofreu 2 golos?
O penalti falhado foi uma pena, mas o gr fez uma grande defesa.
Teria o Neto sido uma melhor aposta que o Mateus Reis? Não sei se esteve lesionado ou se foi opção de RA.
Vamos olhar para o que fazem os rivais, embora haja sempre as "ajudas" habituais. Em Braga será muito difícil, vamos ver. Até ao fim!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 22.04.2021 às 11:23

Caro amigo eu vejo um erro estarmos sempre à espera do que possam fazer os rivais porque depois se eles ganham fica um sentimento de maior frustração, o Sporting depende só dele tivemos uma margem bastante cómoda de 10 pontos que permitiam gerir os jogos em Braga e na Luz de uma forma diferente e agora estamos obrigados a ter que ganhar um deles ou pelo menos a não os perder, o fim do campeonato está próximo e terá que haver em todos os elementos da equipa uma vontade de superação e compreenderem de uma vez por todas que a jogar como o fizeram na primeira parte de ontem dificilmente ganharão a algumas das equipas dos 6 jogos que faltam.

Eu particularmente nunca fui fan do João Mario marcar penaltis, nunca o vi colocar a bola na zona de queda do guarda redes, eles não tem asas, das duas uma; a bola teria que ter ido um pouco mais acima ou então mais colocada, o Jovane fê-lo melhor e por isso não deu chances ao guarda redes que até advinhou o lado.
Sem imagem de perfil

De Luís Barros a 22.04.2021 às 12:21

Caro Julius, o penalti foi mal marcado e demasiado denunciado conforme se pode ver no plano feito por trás da baliza. João Mário já em jogos anteriores mostrou algumas dificuldades em marcar e por mais do uma vez os guarda redes adversários iam defendendo. Espero em próximas oportunidades que o erro não se cometa.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 22.04.2021 às 12:34

Concordo, mas procuro não massacrar mais com criticas num momento em que temos que manter-nos unidos no apoio à equipa aconteça o que acontecer. Mas em geral os penaltis do João Mario nunca são bem marcados é um facto por isso estranho por ser ele o escolhido.
Sem imagem de perfil

De Rui a 22.04.2021 às 15:30

Esta equipa do Sporting foi praticamente feita este ano. Dos titulares, quem transitou do ano passado? Coates... Há depois o Jovane, o Max, o Neto... É verdade que muitos vêm dos juniores, estiveram emprestados, mas na equipa principal, é o 1º ano. Mesmo o treinador começou na recta final do ano passado...
E, com esta equipa, o Sporting chegou a estar 10 pontos na frente. É mais que natural que não consiga manter a regularidade que teve até aqui. Nada está perdido.
Recordo-me dos anos em que o porto seguia sempre na frente com vários pontos, nesta altura era mais que campeão: tinha jogadores e estrutura que transitavam vários anos seguidos. O Sporting anda a fazer equipas do zero desde Alcochete. Pela primeira vez, este ano, acertou. Mas construir uma equipa dominante, sem falhas ou más exibições, é bem mais difícil. Exige anos. Venha o Braga.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 22.04.2021 às 15:41

O Jogo seguinte é em Braga mas já sabiamos que lá tinhamos que ir. sinceramente não fico cómodo ler por todas as partes que o Sporting vai ganhar em Braga isso normalmente trás maus resultados, creio que quanto menos se falar desse tipo de resultados no futuro melhor.

Temos que respeitar o Braga e muito, temos que ser humildes no jogo e pode ser que a sorte nos sorria no final.

Mas não estou a gostar do que escuto e leio por toda a parte de muitos sportinguistas. Freno lá na frente!!!!!!!!

Para já a equipa tem que descansar bem hoje e amanhâ e falarem todos muito bem entre eles e treinador.
O estofo de uma equipa ganhadora consegue-se com vitórias sucessivas, mas tambem com trofêus e tudo isso leva o seu tempo.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 22.04.2021 às 08:49

Amigo julius

Nós até entrámos bem... até sofrer o primeiro golo. Um descalobro, Gonçalo encolheu-se, Palhinha ficou a ver e Matheus Reis foi comido. Depois, um jogo previsível, demasiado interior, sem extremos, sem profundidade. Um desespero. O penálti falhado foi a cereja em cima do bolo, mas o que não sabíamos é que o pior ainda estava para vir. O segundo golo do B-SAD.

Agora, ainda estamos na liderança, continuamos a depender de nós, mas é altura de mudar alguma coisa para recuperar a criatividade e a ousadia da 1ª volta do campeonato, nomeadamente outros protagonistas que é evidente o desgaste de alguns titulares. Rúben Amorim tem a palavra.
Perfil Facebook

De Fúlvio Amaral a 22.04.2021 às 10:28

Concordo em absoluto, tenho a mesma linha de pensamento, não sei é se me expressei tão bem no meu comentário!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 22.04.2021 às 11:42

Caro amigo

Tem sido um descalabro desde à algumas jornadas, o que mais me aborrece é que tudo isto motiva os rivais que ja estavam prontos para atirar a toalha ao piso.
Mentalmente a equipa parece bloqueada, não se solta porque alguns elementos estão em sub-rendimento, o Rúben pode acreditar nas ideias que pensa que possam resultar mas tem que ver também o lado fisico e mental de jogadores como o TT, eu ao fim de 30 minutos tinha-o tirado do jogo, estava claro, era um a menos na equipa.
O João Mario que se esforça bastante mas pouco arrisca preferindo manter a bola que depois acaba por perder, vi várias vezes o Paulinho e o Pote tentarem fugir aos defesas e ninguem arriscava o passe.
Têm acontecido falhas gritantes que nos tem penalizado em golos sofridos e assim fica depois mais dificil.

Para nós sentados no sofá é muito fácil exigir o que gostaríamos que fizessem no jogo ou dar ideias ao treinador do que deve fazer, eles já demonstraram que na adversidade sabem como reagir e conseguem seguramente também perceber que desta forma arriscam-se a perder tudo.
O treinador demorou a vir à sala de conferências porque esteve fechado com a equipa logo após o jogo, pode já ser um sinal positivo.
Perfil Facebook

De José Mário Costa a 22.04.2021 às 09:05

Estamos a viver o mesmo que no tempo de Marcel Keize: depois de uma entrada de leão, quando os os treinadores adversários, qualquer um com o minimo de olhinhos, viu a forma de anular aquele sequema de jogo tão primário.... saídas de sendeiro. Com a agravante, agora, de termos uma equipa bem pior (a começar no guarda-redes) e um treinador obtuso nas suas embirações (com o Jovane, o caso mais evidente, e a exclusão do Luiz Phellype) e fixações (caso do ploff do Paulinho que custou o balúrdio que custou): Enfim, caminhamos para mais um record negativo na história do clube e do futebol portugês: a perda do campeonato (e se calhar até do segundo luga) quan do se tinna 10 pontos de avanço a oito jogos do fim da prova...
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 22.04.2021 às 11:57

Caro amigo,
Existem muitas diferenças nessa comparação com o treinador holandes, estamos a 6 jornadas do final e somos lideres ainda com uma vantagem interessante de 4 pontos e esta equipa ainda não foi derrotada.
O esquema do treinador Amorim exige de facto grande disponibilidade física aos jogadores e alguns demonstram não a ter neste momento, custa-nos ver que que é um miudo de 18 anos e para mais um lateral a carregar a equipa às costas e isso já explica muita coisa.

O Campeonato ainda não está perdido o Sporting mantem o seu posto de maior favorito nesta altura com os 4 pontos de vantagem e que todos os outros gostariam de ter.
Imagem de perfil

De Luísa de Sousa a 22.04.2021 às 09:21

Uma angústia sem fim .... está a ser um desespero assistir aos jogos do Sporting!
Concordo com a pontuação dada, amigo Julius ... e creio que a tão fraca pontuação dada a alguns jogadores deveu-se ao esquema bem montado de Petit, que nos limitava os passos (julgo!!)!

Ia ser um jogo de descalabro ... não fosse "remendado" com o penalti no último minuto!

Assim está mais difícil manter a confiança na nossa equipa ...

Vamos estar sempre juntos a apoiar o nosso Sporting, aconteça o que acontecer, ver o que se passará hoje com os nossos adversários diretos e esperar que a equipa se fortaleça para o jogo com o Braga.

Que ansiedade tremenda ... que intranquilidade!


Beijinhos Julius
Feliz Dia

Imagem de perfil

De Julius Coelho a 22.04.2021 às 12:12

Cara amiga madeirense

Confesso que já consegui passar essa fase, ontem vi o jogo muito tranquilo não sei se isso é bom ou mau sinal mas mantive-me sempre tranquilo e nem surpreendido pelo facto de estarmos a perder ao final da primeira parte, sempre acreditei que podiamos dar a volta caso alterassemos ali algumas coisas na equipa.
Mas a perder por 2 golos o Coates teria que ir logo lá para a área do Belenenses, falta essa aprendizagem ao Amorim de perceber quando é hora de ter que alterar tudo se tiver mesmo que ser.
O próprio treinador do Belenenses disse que só temia a hora que o Coates fosse para lá porque sabia que ele iria fazer estragos.

Já disse aqui que por coincidência ja ganhei um campeonato com um central do tipo do Coates que na hora me ia resolver todos os problemas como ponta de lança, mas não só a 10 ou 15 minutos do final dos jogos é que tomava essa decisôes.

Aconteça o que acontecer só nos resta continuar a apoia-los e fazê-los acreditar que "si se puede".
Beijinhos cara amiga e um feliz dia.
Sem imagem de perfil

De Orlando Santos a 22.04.2021 às 09:29

Já estava a pensar que vinha aí a primeira derrota e não era grande surpresa porque o Sporting tem vindo a baixar de rendimento nos últimos jogos. No menos, Paulinho é um corpo estranho na equipa, Tomás Tavares está claramente desgastado, Porro a pedir férias. No mais, Nuno Santos traz mais vivacidade, tem que ser titular; Jovane merece as mesmas oportunidades de Paulinho; Matheus Nunes traz mais força e agressividade ao meio campo. Espero que Amorim saiba ver o que está à vista. E, por favor, João Mário ??? (que nunca teve jeito para rematar à baliza) a marcar penalties? A coisa vai ser complicada até ao último jogo, há quer pragmático e não facilitar.
Imagem de perfil

De Greenlight a 22.04.2021 às 10:28

O nosso TT chama-se Tiago Tomás que é um bom jogador mas, neste momento, em baixo de forma. O Caro deve ter-se lembrado de Tomás Tavares do SLB, emprestado ao Farense, porque apesar da habitual propaganda lampiónica, esse Tomás é um jogador fraquinho.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 22.04.2021 às 12:20

Caro Orlando,

Não assistimos aos treinos mas sempre achei curioso ser o João Mario o escolhido para os penaltis e digo isto porque sempre o vejo marcar da mesma forma, ontem falhou mas quando não falhou pensava o mesmo. É um jogador que tem pouco faro com a baliza e com o golo e temos outros com bom remate colocado aos 5 pontos da baliza.Bom mas o treinador é que saberá melhor, o que posso dizer é nestes momentos os mais experientes não deviam falhar (João Mario e Adán) por isso escrevi que no Sporting ja estamos habituados a acontecer-nos tudo.

Desta vez acredito que haverá mudanças na equipa.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 22.04.2021 às 09:33

Comentário apagado.
Sem imagem de perfil

De MAV a 22.04.2021 às 10:18

Concordo muito com o que disse. Falta velocidade mais jogo "partido" mas penso que RA não o faz por causa dos centrais que têm pouco rápidos se não contarmos com Inácio.
JOÃO M para mim é exasperante tem 3 jogos no max conseguidos esta época, não finta não mete bolas entre linhas. velocidade nunca teve e golo também não.
Joao Pereira foi contratado para quê? Porro não está em forma à muito não percebo até podia ser útil dar experiência a equipa.
Paulinho que dizer dele. Até tenho saudades dos falhanços de Sporar , nunca ataquei RA mas esta defesa do jogador para já não cola falta golos um avançado são golos dizer que não é só para golos é areia para os olhos daquilo que se está a ver. Pois eu podia acrescentar nem golos nem assistências nem pressão nos defesas nada.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 22.04.2021 às 12:29

"Até tenho saudades dos falhanços de Sporar"

Caro amigo não podemos ter saudades de quem falha, mas eu continuo a acreditar no Paulinho, todavia ontem vi-o inconstante no jogo mas falta claro entrosamento dos colegas na forma dele jogar. Ele tinha no Braga os irmãos Horta que jogavam de olhos fechados e agora tem o Pote , tem coisas que demoram o seu tempo mas o Sporting está sem tempo e não pode esperar é um facto.
Pois também confesso que não entendo porque o João Mario não arrisca mais no passe e teve momentos para o fazer com os colegas a provocarem movimentos de rotura na ultima linha do bloco dos azuis e é aí que começam os problemas no nosso ataque.
Tudo se resume ao que o miudo Nuno Mendes consegue fazer quando rompe e arrasta os defesas atrás de si.
Sem imagem de perfil

De Luís Silva a 22.04.2021 às 09:52

Sinceramente acho que a maioria dos problemas advém dos maus posicionamentos dos jogadores.
- TT não pode jogar a extremo direito, pois influencia o jogo do Pote e do ataque em geral
- a não inclusão do Nuno Santos ou Jovane influencia a velocidade de jogo e o ataque em geral
- a inclusão do Paulinho ainda não está boa, o que influencia o jogo de ataque e o jogo dos colegas de ataque
- o João Mário está lento o que influencia o meio campo, influencia o jogo do Palhinha e a construção de jogo em si
- o Porro está em baixo, o que influencia o lado direito todo do jogo
- os centrais têm rodado muito (exceptuando o Coates), ora por lesão, ora por castigo, o que justifica também quebra de rotinas e mais golos sofridos

Resumidamente, isto nem é nenhum bicho de 7 cabeças, basta meter os jogadores a jogar nos seus sitios habituais e meter os que mostrarem estar em melhor forma.

GR: Adán
Centrais: Inácio, Coates, Feddal/Mateus Reis
Laterais: João Pereira/Mateus Nunes e Nuno Mendes
Médios: Palhinha e Bragança/Mateus Nunes
Ataque: Nuno Santos/Jovane, Pote e TT/Paulinho
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 22.04.2021 às 12:47

caro amigo,

Tudo bem mas tem outros aspectos importantes, não existe estratégia por muito fantástica que seja que resulte se os jogadoreres não estiverem bem no fisico e mental, repare quando eu dizia aos meus jogadores "se todos fizerem a sua parte tudo ficará mais fácil" era com a consciência que um jogador representa pelo menos 10% de uma equipa e se 1,2 ou 3 não estiverem a conseguir fazer a sua parte é um rombo grande nessa equipa, na sua produtividade e é precisamente o que está a aconter neste momento na equipa do Sporting tem ali 2/3 elementos que não estão a conseguir fazer a sua parte.
Pelo lado direito tem-se consentido algumas fugas que geraram 3 golos sofridos nos ultimos jogos e consequente perda de pontos. Porro não está bem, Palhinha não está bem, TT não está bem, a saída do Feddal tambêm estão a trazer consequências, Pote anda muito intermitente e Paulinho ainda lhe falta entrosamento, já são coisas a mais.
Sem imagem de perfil

De Jose Viegas a 23.04.2021 às 07:59

Não é verdade que contra cansaço físico e fadiga mental pouco se possa fazer. Aqui é a responsabilidade do treinador, que a primeira coisa que tem de fazer é parar de insistir em aplicar novos movimentos ou insistir em treinar os movimentos que foram recentemente assimilados. Os jogadores são simples humanos, e nós quando estamos cansados voltamos ao básico. Quando a mente desliga o corpo faz o que sempre fez durante anos. Se o RA quer continuar em colocar os mesmos jogadores tem de mudar os esquemas e voltar ao básico. Os jogadores só poderão produzir nas posições que treinaram a vida toda. É nesta fase que a maioria dos treinadores perde o seu mojo e a confiança da equipa e dos adeptos.
O futebol é mais do que táctica...é gestão de pessoas. Vamos ver o que acontece.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.04.2021 às 11:31

Caro José Veigas obrigado pela sua participação neste debate,

Os jogadores não são todos iguais, à e haverá sempre uns melhores que outros seja tecnicamente ou fisicamente por muito bem treinados que sejam essas diferênças mantêm-se e no Sporting perante as circunstâncias financeiras permitiu-se a construção de um plantel e de uma equipa com vários desiquilibrios na qualidade dos seus jogadores, em que à posiçôes que não têm opçôes com mesma qualidade do titular, quando esses titulares passam por momentos menos bons numa competição tão larga como é o campeonato a equipa ressente-se e coloca problemas no treinador que ou mantem o titular mesmo em sub rendimento ou o substitui por outro jogador com menores capacidades, seja qual fôr a decisão a equipa ressente-se sempre.

Por isso reafirmo que não existe estratégia que resista quando num plantel curto na qualidade a condição fisica dos jogadores está em causa.
Imagem de perfil

De Greenlight a 22.04.2021 às 10:40

Caro Julius,
Parabéns pela sua análise serena, neste momento de alguma angústia. O campeonato em que não acreditávamos mas que a equipa e Ruben Amorim nos fizeram acreditar, ao construir uma vantagem de 10 pontos, não obstante a oposição do Sistema e das ajudas recorrentes aos adversários, nomeadamente ao FCP, está, aparentemente a fugir-nos. Isso perturba a visão de muitos mas não a sua.
Concordo com quase tudo o que escreveu. Quando às notas, parece-me que foi excessivamente severo com Bragança, pois embora tenha rematado sem sucesso, veio trazer aquela clarividência que só ele tem em vislumbrar o jogador a quem deve passar e bem a bola.
SL
Sem imagem de perfil

De MAV a 22.04.2021 às 11:26

Eu acho que o que pertuba é falhar um penalty quando não se pode falhar... e haver sempre desculpas para tudo tipicamente português.
Ontem não fomos competentes como não temos sido em outros jogos. Agora sempre esta história de não haver mérito ou demérito em.nada só nos diminui
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 22.04.2021 às 13:13

Curioso amigo Green foi a nota que tive mais hesitaçôes e aceito que podia ter sido mais justo com o Daniel. Mas ele tem que treinar melhor a técnica do remate com melhor direção, exige-se mais naquela zona quando teve espaço para o fazer. Se não olhar para a baliza dificil lhe acerta.

Sejamos todos honestos, hoje a 6 jornadas do final estamos numa posição que jamais sonhariamos estar com esta equipa sem estrelas e sem investimento.
Eu nunca embandeirei em arco com a vantagem dos 10 pontos sempre deixei aqui avisos fortes e claros porque vi ali sempre algo que não me transmitia segurança total para mais sabendo desta ponta final complicada com deslocaçôes a Braga e à Luz que representam 6 pontos.

Mantenho-me coerente e por isso agora apareço no numero cada vez mais reduzido dos que acreditam que pode tudo acabar em bem, mas sempre com os pés bem assentes no chão.
O que temos a certeza é que vamos sair de Braga em primeiro lugar quando faltarem 5 jornadas para o final.

Quanto ao momento actual da equipa, tem que haver alteraçôes. O facto de ficarem fechados no balneário após o jogo é para mim um bom sinal.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 22.04.2021 às 11:41

Bom dia Julius,

É por demais evidente que o Sporting encontra-se intranquilo, por essa razão tenho dito de alguns jogos para cá que o Ruben Amorim já deveria ter mudado o tipo de discurso, não existem campeões sem pressão, portanto já deveriamos ter mudado o chip de dizer que não somos candidatos, esta é a altura para assumir com toda a força, se não formos campeões é como o Ronaldo disse ao Moutinho, que se fod.....

Não consigo perceber o jogo do Paulinho, basicamente não ganha bolas com o fisico, finalização miserável, e falta de raça e combatividade...... Vejo o Paulinho como uma das razões desta quebra da equipa...... Mais uma vez digo o que disse diversas vezes, por vezes os melhores jogadores não são as melhores soluções, antigamente jogávamos dentro das nossas limitações e isso obrigava-nos a ter mobilidade, o que na prática dificultava a vida das defesas contrárias porque não sabiam quem tinham de marcar, hoje o Paulinho é uma referencia para os defesas e não temos conseguido retirar vantagens disso.

Um outro aspecto que também tem de ser dito é a quebra de alguns jogadores tais como Porro..... ele é um jogador muito importante, e a faixa direita encontra-se amorfa desde que foi para a Selecção...... Palhinha também lhe fez mal ir à Selecção...... com isto quero dizer que a equipa tem de voltar a ser humilde, tem de voltar a dar tudo em cada lance, e sinceramente não é isso que tenho visto.

Para terminar mais uma vez falo da ausência de adeptos como uma coisa muito negativa para o Sporting..... muitos destes jogos com os adeptos no estádio, creio que os tínhamos ganho..... é o que eu disse inicialmente sobre o chip mental, não existem campeões sem pressão e portanto os adeptos fazem parte dessa pressão mas são também o garante de força, e não tenho qualquer duvida que os adeptos seriam essenciais nesta fase final de campeonato.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 22.04.2021 às 13:27

Caro amigo boa tarde,

Dos adeptos não comento, sou de opinião que o campeonato começou sem adeptos e tem que acabar sem adeptos para ser tudo igual para todos.

Sei que o amigo tem uma cruzada contra o Paulinho mas é a sua cruzada e desejo muito que perca essa guerra, seria sinal que o Paulinho a tinha ganho.
Eu não penso ser ele as causas principais da falta de capacidade que a equipa tem apresentado nos ultimos jogos, existe sim uma coincidência, a sua chegada à equipa com o momento de menor fulgor de alguns jogadores e ele por arrasto está a pagar as favas por inteiro.
Teve um excelente movimento em salto de peixe que quase marcava um grande golo. Mas se as bolas raramente lá chegam, fica mais dificil.
Quem arrastou a equipa mais vezes lá para a frente? Um lateral, um miudo de 18 anos sem o mínino de experiência de uma Liga tão exigente como o campeonato e isso já não explica muita coisa? Antes o Porro também o fazia e deixou de fazer, o próprio Palhinha que está em recuperação desse bom estado de forma.

As boas noticias que posso dar é que isto pode mudar numa só semana, no espaço de um jogo para o outro jogo pode ser tudo diferente. Veremos em Braga.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 22.04.2021 às 14:02

Julius,

Eu não digo que o Paulinho seja mau jogador, acho mesmo que bem integrado na equipa poderá ser uma mais valia...... outra coisa bem distinta é analisar os factos, e os factos dizem-nos que investimos 16M num avançado que não marca golos, e pior que isso desde a sua entrada deixámos como equipa de marcar golos.
Poderá ser uma coincidência como o Julius diz, mas eu acho que não.... Sinto que o jogador não se dá ao jogo porque está sem confiança..... mais uma vez temos de analisar os factos e relembrar o discurso do Amorim sobre o Paulinho, ao dizer que era ele e mais 10...... isto criou pressão no Paulinho e criou nos outros jogadores que estavam a ganhar, uma ideia de alguma injustiça. Por isso digo várias vezes que nem sempre os melhores jogadores são as melhores opções no 11.

Atenção caro Julius, eu estou a criticar porque quero melhorar...... acredito piamente num grande jogo em Braga, acredito que a equipa precisa de se soltar, e é nestas alturas que estes putos se têm de transformar em Homens...... por isso também tenho dito que o discurso de não candidato tem de acabar.

SL
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 22.04.2021 às 14:59

Pela minha experiência estou convicto que caso existam problemas estre jogadores pela vinda do Paulinho esses problemas foram agora adiados para serem tratados depois.
Os jogadores do Sporting estão numa posição privilegiadíssima no campeonato podendo acabar em vencedores e isso ultrapassa qualquer atrito que possa existir, eles vivem o sonho de serem campeôes e tomaram os colegas que o Paulinho comece a desatar o nó dos golos.

Eles querem fazer todos o melhor possível mas não o têm estado a fazer da melhor forma.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.04.2021 às 16:21

Não há problemas com a existência de Paulinho no plantel leonino. Só os Schmeichels desta vida é que levantam essa hipótese.

E não digo mais porque prometi a mim próprio não me chatear hoje com tanta estupidez que se lê (não necessariamente no Camarote Leonino).

Como sempre no futebol, passa-se de bestial a besta com um abrir e fechar de olhos. Até houve aqui (estupidez apagada por mim) quem apelidou Rúben Amorim de patético.

Triste, a má fé de alguns!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 22.04.2021 às 16:30

Tudo depende sempre das expectativas de cada um perante avaliaçôes de cenários ainda pouco sólidos e depois quando as coisas deixam de correr bem descambam as suas frustraçôes e aí disparam para todos os lados não importa a quem podem atingir.
Hoje de manhã li aquele comentário do Yazalde em que já dizia que o Amorim não era treinador para o Sporting, só podemos sorrir.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.04.2021 às 16:32

Nem todos estão dispostos a dar a outra face quando levam uma bofetada!!!
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 22.04.2021 às 17:27

Julius,

Eu não digo que a entrada do Paulinho no 11 criou problemas no balneário, criou sim foi um problema no colectivo..... tu estás a encarar a minha critica como uma coisa de balneário, isto é quezílias entre jogadores..... mas eu estou a criticar mais no sentido de termos perdido processos colectivos, por exemplo uma tabela, por exemplo uma marcação defensiva num livre, etc.

Paulinho não é o craque que foi pintado antes de vir para o Sporting, e muito menos lhe deveria ter sido dada a titularidade sem haver meritocracia ...... em resumo isto pressionou o Paulinho, não lhe foi dado tempo para se ambientar, e os resultados desta estratégia estão à vista.

Se é verdade que a critica em excesso é injusta..... também é verdade que existe um endeusamento ao Amorim que impede alguns sportinguistas de constatarem factos básicos tais como esta incapacidade demonstrada pelo Paulinho.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo