Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




As Notas de Julius (20)

Julius Coelho, em 22.04.21

176331661_10157678884936555_8544851048806170064_n.

Nesta rubrica, o leitor tem a oportunidade de apreciar - e se entender, criticar as notas (0-6) que eu atribuí aos jogadores do Sporting e a outros intervenientes do jogo de ontem com o Belenenses - a contar para a 28.ª jornada da Liga NOS - que terminou num empate por 2-2, golos leoninos de Sebastián Coates (84') e Jovane Cabral (90+6').

Quarenta e cinco minutos e dois golos oferecidos ao adversário, dão de certo modo a ideia de masoquismo de uma equipa que parece não ter assim tanta necessidade de ser campeã. Com uma segunda parte de um só sentido, viu-se muito desacerto e gritante falta de eficácia nas zonas de finalização. Mas o onze inicial trazia equívocos; Tiago Tomás perdeu condição para a titularidade, parece desgastado e não consegue ter reacção. Chegou a hora do Jovane? 

DESTAQUE- NUNO MENDES - 5 - Carregou a equipa às costas a maior parte do tempo, voltou à sua grande forma e foi o maior desequilibrador da equipa, foram dele as melhores movimentações e iniciativas que mais danos provocaram no adversário, esteve sempre uns furos bem acima dos colegas da equipa.

ANTONIO ADÁN - 2 - Acontece, mas ao Sporting nestas alturas acontece sempre tudo; um tremendo disparate aquele deslize em que ofereceu de bandeja o segundo golo ao colombiano Cassierra. Ficou então mais difícil dar a volta ao resultado.

PEDRO PORRO - 2 - Continua uma sombra do que já lhe vimos fazer, voltou a ser dos mais fracos da equipa e viu de novo uma bola a sobrevoar-lhe para as suas costas e que acabou em golo do adversário (o primeiro) e já vão três em 4 jornadas seguidas.

GONÇALO INÁCIO - 2.5 - Também muito hesitante nos duelos com o Miguel Cardoso e deu-lhe demasiado espaço no lance do primeiro golo; deixou a imagem de alguma perda de confiança.

SEBASTIÁN COATES - 3.5 - Se jogasse a ponta de lança seria por esta altura o melhor marcador da Liga. O treinador, a perder por 0-2, deveria ter logo arriscado e colocá-lo na frente. Jogo muito ingrato, anda preocupado com aquele lado direito da equipa. Marcou um bom golo e foi ele que rompeu o esquema defensivo que o Petit trabalhou durante a semana para este jogo.

MATHEUS REIS - 3 - Não consegue fazer esquecer o Feddal quando em forma, esforça-se bastante mas com pouca utilidade visível; menos mal a proteger as costas do Nuno Mendes mas também porque o adversário raramente lá chegou.

JOÃO PALHINHA - 2.5 - Ainda em recuperação daquela queda de forma que tem vindo a apresentar nos últimos jogos, melhor no jogo aéreo em que já conseguiu ganhar vários lances mas sem dar à bola a direcção da baliza. A velocidade e intensidade que se exigia logo na primeira parte esbarraram na sua lentidão em resolver.

JOÃO MÁRIO - 3 - Fala-se da falta de estofo que os jovens da equipa ainda apresentam com excepção do Nuno Mendes, neste momento mais crítico ao nível exibicional colectivo, e por isso esperava-se que os mais velhos e experientes como o João Mário empurrassem a equipa. Também mostrou algumas dificuldades e ainda falhou uma grande penalidade num momento chave, a acabar a primeira parte, em que poderia dar o golo do empate e melhores condições para a equipa dar a volta no segundo tempo.

POTE - 2.5 - Muito estático ao contrário do que fez e jogou em Faro, deixou-se amarrar e nunca se libertou, mesmo quando recuava a procurar jogo esteve lento e trapalhão e raramente decidiu bem. Tem que procurar ser mais constante e consistente.

TIAGO TOMÁS - 2 - Está a ser o maior equívoco do treinador ao trazê-lo para titular, está fora "dela"....e anda a maior parte das vezes perdido mostrando uma notável crise de confiança talvez porque se sente desgastado e perde por isso os duelos na velocidade que antes não perdia, teve pouco discernimento a finalizar quando lhe apareceu por duas vezes a bola em boas condições já dentro da área. 

PAULINHO - 2 - Ainda não foi desta e a falta de confiança que demonstra em cada lance contagia negativamente a equipa; parece que pode engatar a qualquer momento mas os jogos vão passando e os  pontos vão ficando pelo caminho; ainda há tempo, é um facto, mas......vai já ficando um sentimento de angústia nos adeptos.

NUNO SANTOS - 3 - Não foi tão consequente como se previa com a sua entrada para dar a volta ao resultado, mas foi dele o excelente cruzamento para Coates fazer o primeiro golo da equipa.

BRUNO TABATA - 2.5 - Entrou com vontade e quis ser protagonista; foi servido várias vezes mas raramente saiu dali bom sumo; desperdiçou bons lances ao rematar sem nexo e sem direcção, conseguiu espaço para alguns cruzamentos que acabaram por não ter efeito prático; tem de procurar ser mais pragmático e eficaz nas suas decisões.

DANIEL BRAGANÇA - 2 - Não foi muito feliz na ideia que trazia de ajudar a empurrar a equipa para a reviravolta, mostrou alguma precipitação e teve iniciativa de remate a alguma distância da baliza adversária mas se não olhar para ela no momento do remate dificilmente dará a melhor direcção à bola.

JOVANE CABRAL - 3.5 -Quiçá seja a hora do treinador apostar no Jovane a titular ou colocá-lo mais cedo em jogo; voltou a entrar bem e a conseguir espaços no meio da defesa adversária; teve o mérito do cruzamento que foi cortado pelo braço do Tiago Esgaio para penálti; assumiu a marcação dessa penalidade e fez o golo do empate no último lance da partida.

MATHEUS NUNES - 3 - Entrou nos 15 minutos finais quando o resultado ainda estava em 0-2, já se mostrou mais solto e ajudou a empurrar a defesa do Belenenses para trás e com isso teve papel importante por a equipa ainda ter ido a tempo de sacar o empate.

RÚBEN AMORIM - 3 - É o lider de uma equipa que ainda não perdeu e segue na frente a 6 jornadas do final, mas neste momento os adeptos anseiam por muito mais do que a equipa tem vindo a mostrar nos últimos jogos; na época passada deixou escapar 12 pontos nas últimas 10 jornadas e agora nas mesmas 10 jornadas finais em 4 já deixou escapar 6 pontos ;esperamos que não se repita o mesmo e comece a dar a volta já no jogo em Braga. A equipa apesar do empate mostrou ter condições de segurar a vantagem na tabela. Terá que analisar melhor tudo e todos na equipa e arriscar com quem se apresenta em melhores condições.

PETIT - 4 - O futebol que as suas equipas apresentam raramente agrada aos adeptos, mas ontem foi eficaz e quase tudo lhe saiu bem. Mesmo sem rematar à baliza do Sporting viu a sua equipa marcar dois golos e esteve a um fio de conseguir a primeira derrota do líder; e é importante registar que não recorreu ao odioso anti-jogo.

NUNO ALMEIDA (Árbitro) - 5 - Realizou uma excelente exibição o que surpreendeu com uma arbitragem sem erros e merece nota elevada, mostrou coragem de decisão nos lances das penalidades na área do Belenenses.

ANDRÉ NARCISO (VAR) - 5 - Um jogo com vários casos e todos a serem muito bem decididos. Merece levar nota elevada.

publicado às 06:00

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


8 comentários

Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 22.04.2021 às 11:41

Bom dia Julius,

É por demais evidente que o Sporting encontra-se intranquilo, por essa razão tenho dito de alguns jogos para cá que o Ruben Amorim já deveria ter mudado o tipo de discurso, não existem campeões sem pressão, portanto já deveriamos ter mudado o chip de dizer que não somos candidatos, esta é a altura para assumir com toda a força, se não formos campeões é como o Ronaldo disse ao Moutinho, que se fod.....

Não consigo perceber o jogo do Paulinho, basicamente não ganha bolas com o fisico, finalização miserável, e falta de raça e combatividade...... Vejo o Paulinho como uma das razões desta quebra da equipa...... Mais uma vez digo o que disse diversas vezes, por vezes os melhores jogadores não são as melhores soluções, antigamente jogávamos dentro das nossas limitações e isso obrigava-nos a ter mobilidade, o que na prática dificultava a vida das defesas contrárias porque não sabiam quem tinham de marcar, hoje o Paulinho é uma referencia para os defesas e não temos conseguido retirar vantagens disso.

Um outro aspecto que também tem de ser dito é a quebra de alguns jogadores tais como Porro..... ele é um jogador muito importante, e a faixa direita encontra-se amorfa desde que foi para a Selecção...... Palhinha também lhe fez mal ir à Selecção...... com isto quero dizer que a equipa tem de voltar a ser humilde, tem de voltar a dar tudo em cada lance, e sinceramente não é isso que tenho visto.

Para terminar mais uma vez falo da ausência de adeptos como uma coisa muito negativa para o Sporting..... muitos destes jogos com os adeptos no estádio, creio que os tínhamos ganho..... é o que eu disse inicialmente sobre o chip mental, não existem campeões sem pressão e portanto os adeptos fazem parte dessa pressão mas são também o garante de força, e não tenho qualquer duvida que os adeptos seriam essenciais nesta fase final de campeonato.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 22.04.2021 às 13:27

Caro amigo boa tarde,

Dos adeptos não comento, sou de opinião que o campeonato começou sem adeptos e tem que acabar sem adeptos para ser tudo igual para todos.

Sei que o amigo tem uma cruzada contra o Paulinho mas é a sua cruzada e desejo muito que perca essa guerra, seria sinal que o Paulinho a tinha ganho.
Eu não penso ser ele as causas principais da falta de capacidade que a equipa tem apresentado nos ultimos jogos, existe sim uma coincidência, a sua chegada à equipa com o momento de menor fulgor de alguns jogadores e ele por arrasto está a pagar as favas por inteiro.
Teve um excelente movimento em salto de peixe que quase marcava um grande golo. Mas se as bolas raramente lá chegam, fica mais dificil.
Quem arrastou a equipa mais vezes lá para a frente? Um lateral, um miudo de 18 anos sem o mínino de experiência de uma Liga tão exigente como o campeonato e isso já não explica muita coisa? Antes o Porro também o fazia e deixou de fazer, o próprio Palhinha que está em recuperação desse bom estado de forma.

As boas noticias que posso dar é que isto pode mudar numa só semana, no espaço de um jogo para o outro jogo pode ser tudo diferente. Veremos em Braga.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 22.04.2021 às 14:02

Julius,

Eu não digo que o Paulinho seja mau jogador, acho mesmo que bem integrado na equipa poderá ser uma mais valia...... outra coisa bem distinta é analisar os factos, e os factos dizem-nos que investimos 16M num avançado que não marca golos, e pior que isso desde a sua entrada deixámos como equipa de marcar golos.
Poderá ser uma coincidência como o Julius diz, mas eu acho que não.... Sinto que o jogador não se dá ao jogo porque está sem confiança..... mais uma vez temos de analisar os factos e relembrar o discurso do Amorim sobre o Paulinho, ao dizer que era ele e mais 10...... isto criou pressão no Paulinho e criou nos outros jogadores que estavam a ganhar, uma ideia de alguma injustiça. Por isso digo várias vezes que nem sempre os melhores jogadores são as melhores opções no 11.

Atenção caro Julius, eu estou a criticar porque quero melhorar...... acredito piamente num grande jogo em Braga, acredito que a equipa precisa de se soltar, e é nestas alturas que estes putos se têm de transformar em Homens...... por isso também tenho dito que o discurso de não candidato tem de acabar.

SL
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 22.04.2021 às 14:59

Pela minha experiência estou convicto que caso existam problemas estre jogadores pela vinda do Paulinho esses problemas foram agora adiados para serem tratados depois.
Os jogadores do Sporting estão numa posição privilegiadíssima no campeonato podendo acabar em vencedores e isso ultrapassa qualquer atrito que possa existir, eles vivem o sonho de serem campeôes e tomaram os colegas que o Paulinho comece a desatar o nó dos golos.

Eles querem fazer todos o melhor possível mas não o têm estado a fazer da melhor forma.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.04.2021 às 16:21

Não há problemas com a existência de Paulinho no plantel leonino. Só os Schmeichels desta vida é que levantam essa hipótese.

E não digo mais porque prometi a mim próprio não me chatear hoje com tanta estupidez que se lê (não necessariamente no Camarote Leonino).

Como sempre no futebol, passa-se de bestial a besta com um abrir e fechar de olhos. Até houve aqui (estupidez apagada por mim) quem apelidou Rúben Amorim de patético.

Triste, a má fé de alguns!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 22.04.2021 às 16:30

Tudo depende sempre das expectativas de cada um perante avaliaçôes de cenários ainda pouco sólidos e depois quando as coisas deixam de correr bem descambam as suas frustraçôes e aí disparam para todos os lados não importa a quem podem atingir.
Hoje de manhã li aquele comentário do Yazalde em que já dizia que o Amorim não era treinador para o Sporting, só podemos sorrir.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.04.2021 às 16:32

Nem todos estão dispostos a dar a outra face quando levam uma bofetada!!!
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 22.04.2021 às 17:27

Julius,

Eu não digo que a entrada do Paulinho no 11 criou problemas no balneário, criou sim foi um problema no colectivo..... tu estás a encarar a minha critica como uma coisa de balneário, isto é quezílias entre jogadores..... mas eu estou a criticar mais no sentido de termos perdido processos colectivos, por exemplo uma tabela, por exemplo uma marcação defensiva num livre, etc.

Paulinho não é o craque que foi pintado antes de vir para o Sporting, e muito menos lhe deveria ter sido dada a titularidade sem haver meritocracia ...... em resumo isto pressionou o Paulinho, não lhe foi dado tempo para se ambientar, e os resultados desta estratégia estão à vista.

Se é verdade que a critica em excesso é injusta..... também é verdade que existe um endeusamento ao Amorim que impede alguns sportinguistas de constatarem factos básicos tais como esta incapacidade demonstrada pelo Paulinho.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo


subscrever feeds