Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




As Notas de Julius 2021/22 (02)

Julius Coelho, em 07.08.21

Nesta rubrica, o leitor tem a oportunidade de apreciar - e se entender, criticar as notas (0-6) que eu atribuí aos jogadores do Sporting e a outros intervenientes do jogo Sporting - F C Vizela, da 1.ª jornada da Liga BWIN, que resultou numa vitória do Sporting por 3-0, golos de Pedro Gonçalves (48' e 64') e de Paulinho (74').

Leão predador, início da nova temporada à campeão. Depois do excelente triunfo na Supertaça, a equipa repetiu, ontem à noite, no arranque do campeonato, uma exibição agradável e segura, o guarda-redes Adán foi chamado a intervir uma única vez, para uma defesa de menor dificuldade para o único remate enquadrado do adversário em toda a partida. O FC Vizela cometeu o erro de iniciar o jogo disputando os lances em todas as zonas do campo e pagou bem caro por isso, na segunda parte só conseguiu defender. Pedro Gonçalves deu 45 minutos de avanço até abrir o livro deixando a sua marca de leão faminto, com 2 fantásticos golos.

img_920x518$2021_08_06_22_15_13_1887314.jpg

DESTAQUE - PEDRO GONÇALVES - 5 - Até parece muito fácil, 2 tiros certeiros sem hipótese de defesa e matou a presa, pouco mais há a dizer deste extraordinário jogador. Na primeira parte andou a reconhecer o terreno da caça e quando chegou o momento e a oportunidade não desperdiçou, mostrando mais  uma vez nesta nova época a sua fabulosa capacidade de finalização.

ANTÓNIO ADÁN - 4 - Foi espectador durante toda a partida, quase nem demos por ele, defendeu um remate frontal que lhe chegou com alguma força aos 56 minutos de jogo e foi a única coisa que o adversário conseguiu fazer, nem para os tradicionais cruzamentos foi chamado a intervir. Não seria justo ser penalizado na nota por isso.

RICARDO ESGAIO - 4 - Ontem subiu bastantes vezes, jogou quase como um extremo, mas vai com certeza melhorar os seus cruzamentos que foram muitas vezes ineficazes, mas deu para ver que é exímio a subir o seu corredor pela calada surpreendendo o adversário.

GONÇALO INÁCIO - 4 - Exibição segura, cada vez mais adulto, experimentou várias vezes os seus venenosos lançamentos em profundidade para as costas dos defesas adversários, Esgaio aproveitou bem alguns.

SEBASTIÁN COATES (CAP) - 5 - Voltou o "el comandante", varreu sempre o que havia para varrer, não dando hipóteses, em qualquer zona da defesa, lá aparecia ele a resolver da melhor forma. Falta-lhe agora ganhar pulmão e endurance para entrar na construção e fica fino de novo.

ZOUHAIR FEDDAL - 4 - Cumpriu sempre bem na sua zona quando a defender, mas falta-lhe igualmente ganhar o resto para se poder envolver com mais confiança quando sobe à área adversária. Assim como o Coates, ainda está perro e estático, para responder aos cruzamentos.

RÚBEN VINAGRE - 4.5 - Boa surpresa, muito activo no jogo e mostrando ser forte nos duelos tal como o Nuno Mendes. Atirou-se com coragem pelo seu corredor acima a levar quase sempre a melhor perante quem lhe aparecia pela frente; sacou dois excelentes cruzamentos para o Paulinho e Jovane que ambos desperdiçaram. Acabou esgotado e teve que ser substituído pelo Matheus Reis.

JOÃO PALHINHA - 3.5 - Fez um jogo mais discreto do que lhe é normal; ainda procura o melhor entendimento com o novo parceiro, Matheus Nunes, mas viu-se a fazer excelentes lançamentos longos, para a direita e esquerda isolando algumas vezes o Rúben Vinagre e o Ricardo Esgaio, levou injustamente um amarelo e o treinador achou melhor substituí-lo e resguardá-lo para Braga.

MATHEUS NUNES - 4 - Vai fazer-se e mais depressa do que se imaginava, tem queda para aquela posição pendular, está a melhorar e a crescer de jogo para jogo, já sabe que ali não pode perder muitas vezes a bola e começa a perceber quando é hora de arrancar e deixá-los para trás, tem um futebol deveras imprevisível. Vai fazer uma grande época.

JOVANE CABRAL - 3 - Entrou auto pressionado, o barulho do público, esse elemento agora novo, carregou-o de responsabilidade e viu-se menos solto do que é normal, teve vários momentos de precipitação, não lhe sairam bem as triangulações com os colegas e depois no penálti quis tanto colocar a bola que falhou o alvo, quiçá perdeu a sua vez e a próxima será entregue ao Pedro Gonçalves.

PAULINHO - 4 - Voltou a marcar, o que será sempre positivo para ele e para os adeptos que lhe exigem sempre coisas extraordinárias. No golo teve faro e correu para onde tinha que estar para responder ao soberbo cruzamento do Nuno Santos. Podia ter marcado antes num "cabezazo" mas o Charles não deixou. De resto combinou muitas vezes bem na construção faltando só o último passe, excepto no primeiro de Pote.

NUNO SANTOS - 3.5 - O Rúben Amorim confessou que  o Nuno anda zangado com ele por não ter sido titular e por isso gritou bem alto naquele irrepreensível cruzamento,  num "toma lá e faz -te famoso" para o Paulinho em que só teve que fuzilar fazendo o terceiro. Vinte minutos já não deram para muito mais.

DANIEL BRAGANÇA - 3 - Entrou para o lugar do João Palhinha, para a missão de "6" e saiu-se bem, inclusive podia ter marcado o quarto golo da equipa, num excelente remate de ressaca fora da área mas cheio de intenção, que obrigou o Charles a fazer um magnífica defesa in extremis negando-lhe o golo.

MATHEUS REIS - 2.5 - Entrou para o lugar do esgotadíssimo Rúben Vinagre e cumpriu, nessa altura o Vizela também ja se arrastava no terreno e já olhava mais para o relógio do árbitro, esperando o fim de todo aquele sacrífício. 

TABATA - 2.5 - Entrou cheio de energia e ainda lhe vimos um ou outro pormenores com algum destaque, mas cinco minutos de jogo não davam para mais nada com o resultado já assegurado. 

TIAGO TOMÁS - 2 - Entrou para a figura do jogo, o Pedro Gonçalves, receber a justa ovação dos adeptos das bancadas de Alvalade. O jogo estava no fim e já não deu para subir mais a nota. 

RÚBEN AMORIM - 5.5 - Nota quase imaculada para um excelente treinador, muito profissional e completamente focado nos objectivos da equipa. Vários jogos sem derrotas e com a equipa a crescer a olhos vistos de jogo para jogo; muito bom trabalho já visível no sector defensivo que se apresenta com muita eficácia; a construir é sempre muito mais complicado e depende muito da evolução física dos seus jogadores, mas na segunda parte foram demolidores, aproveitando muito bem o estoiro do adversário. 

ÁLVARO PACHECO - 3 - Equipa simpática que se apresentou atrevida na primeira parte, mas foi uma estratégia algo desajustada para o momento da época. Na segunda parte, a língua dos seus jogadores quase que chegava aos joelhos.

ANTÓNIO NOBRE  (Árbitro) - 3 - Confesso que no final da partida fui ver a sua idade, 32 anos. Bem... felizmente tem margem de progressão, mas tem tanto a aprender coitado;  cometeu um número de aselhices na interpretação de lances ao marcar faltas inexistentes. Porquê dar o amarelo ao João Palhinha depois deste ter feito um corte limpo e tão perto dos seus olhos?

NUNO ALMEIDA (VAR) - 4 - Quando teve que intervir, fê-lo sempre correctamente e não provocou polémicas desnecessárias.

publicado às 13:01

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


52 comentários

Sem imagem de perfil

De MAV a 07.08.2021 às 07:51

Bom resumo do jogo Julius como sempre.
Só mudava uma nota subia Paulinho para 4.5 marcou e assistiu Pote. E teve mais dois lances importantes fora o trabalho que efectuou.
Gostei muito da intensidade que o Sporting pôs em campo. Muita boa condição ao longo do jogo.
Gostaria de ter visto o miúdo Esteves no lugar de Esgaio depois do 3 golo. Quando Porro estiver ok vão ser poucas as oportunidades para o miúdo.
Falou de Matheus promete muito esta época vamos ver a continuidade. Estou com curiosidade como "casa" com Ugarte visto este também fazer muito transporte de bola.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 07.08.2021 às 11:38

Um bom dia de sábado caros amigos

Paulinho começa a estar bem integrado na equipa e a tendencia é ainda melhorar mais, joga com garra e muito focado em querer fazer tudo bem.
De facto depois do Pedro voltar o miudo Esteve fica com menos espaço, mas na hierarquia do banco estão outros na frente para o treinador aproveitar a fazê-los jogar alguns minutos.
O Matheus vai crescer muito naquele lugar, um dia disse aqui que ele dava "tiques" do James Rodriguez e pode chegar lá.
Imagem de perfil

De Greenlight a 07.08.2021 às 08:04

Nada a dizer acerca das notas de Julius. Bom jogo de Vinagre que esteve muito melhor a cruzar que Esgaio. Quanto a Matheus Nunes já não é uma promessa mas sim uma certeza. Sobre Pote, que dizer? Os golos dele parecem fáceis, mas ele concretiza quando outros falham, tem um dom especial. Demonstrou, mais uma vez, que merecia ter jogado no Europeu, mas enfim, a incompetência comanda a Selecção de Portugal.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 07.08.2021 às 11:43

Foi de uma tremenda injustiça o selecionador engenhocas o ter desprezado, mostrou uma enorme falta de visão ou que tem de verdade uma outra agenda para cumprir.
o Vinagre ainda sem o tempo da integração total mostrou que é opção de muito valor, é um bom reforço, gosto dos jogadores que vão para cima do adversário e saibam depois desenrascar-se, ganhando mais vezes que as vezes que perdem nesses duelos.
Sem imagem de perfil

De RCL a 07.08.2021 às 08:55

Boa leitura, concordo globalmente, apenas 2 notas:
- Jovane sentiu a presença do público, não foi o mesmo, julgo que foi o primeiro penalti falhado. Amorim vai ter de trabalhar com ele, é um ativo valioso.
- Nuno Santos entrou e mexeu com o jogo, grande passe para Paulinho, que imediatamente lhe veio agradecer.. Só não gosto da cara que faz quando não é titular ou substituído. Amorim diz :" # onde vaiumvãotodos". Esse tem de ser o lema, esta equipa vale pelo todo, pela amizade entre os jogadores.

Fui dos que disse que Nuno Santos, Gonçalo Inácio e Pedro Gonçalves mereciam jogar na seleção .A auência de Pedro Gonçalves brada aos céus, noutro país o eng.técnico tinha ido à vida.
SL
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 07.08.2021 às 11:56

Sim caro amigo, foi o primeiro penalti falhado, ele quer muito assumir-se nesta época e ontem com a presença do público sentiu em excesso a responsabilidade de querer fazer tudo bem feito, não conseguiu soltar-se, quando conseguir isso vai ser imparável.
o Nuno já nos conquistou a todos com a sua forma muito guerreira de viver o jogo e a equipa não deixa passar nada em claro e atira-se de corpo e alma, foi o rei das assistências e nos 20 minutos que lhe deram foram suficientes para fazer a primeira desta época e convenmhamos, uma fantástica assistência só ao alcance de poucos.
Se nos lembrar-nos que o Gonçalo nem à seleção sub 21 foi, aí se vèm a porcaria que ainda continua a existir naquelas seleções.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 07.08.2021 às 20:25

Eu gosto da atitude e do inconformismo do Nuno Santos. As caras que faz nada têm a ver com o ambiente da equipa, nem o afectam, como se viu na Supertaça quando reagiu à atitude de um dos Horta.
É também com este espírito e insatisfação que se constrói um balneário campeão.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 07.08.2021 às 21:13

É a sua forma de ser, tem a natureza de um lutador nato.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 07.08.2021 às 22:05

A falta desta forma de ser foi quase "norma" no Sporting durante muitos anos!
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 07.08.2021 às 09:13

Caro amigo Julius

Absolutamente de acordo com a sua avaliação. De diferença apenas alguns pormenores sem importância. Fiquei muito bem impressionado com Rúben Vinagre e gostei bastante de Paulinho.
Vinagre participou no jogo como se estivesse no plantel há muito mais tempo sempre a dinamizar a ala esquerda. Paulinho sacou a grande penalidade, assistiu Pote e marcou um golo cheio de oportunidade. Mas, não foi só isto, destaco também a movimentação dele que possibilitou que outros companheiros de equipa entrassem com perigo nos últimos 30 metros.

Imagem de perfil

De Julius Coelho a 07.08.2021 às 12:00

Pois caro amigo,

Eu sempre estive convicto que o Paulinho vai conquistar os adeptos sportinguistas, pode levar o seu tempo mas vai conquistá-los vão perceber que sem ele o ataque da equipa fica mais fraco.
Do Esgaio ja conhecemos o que pode fazer, faltava ver o Vinagre e foi um bonita surpresa, temos homem.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 07.08.2021 às 15:53

Caro Julius

É um número 9 diferente de Jardel ou Bas Dost. Participa muito no jogo da equipa e por alguma razão Rúben Amorim garante que é o melhor avançado português a jogar em Portugal.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 07.08.2021 às 16:03

É muito lutador, muito ativo no jogo e isso completa-o como jogador sendo de extrema utilidade à equipa, é inteligente nos seus movimentos.
Sem imagem de perfil

De jose Gonçalves a 07.08.2021 às 09:43

Vinagre muito bom jogador, é outro Fábio Coentrao!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 07.08.2021 às 12:00

Ficámos para já muito bem impressionados.
Sem imagem de perfil

De RCL a 07.08.2021 às 10:31

Vinagre não engana e o Ugarte também não.
Excelentes contratações.
Acabaram as comixões
SL
Perfil Facebook

De Fúlvio Amaral a 07.08.2021 às 10:35

Eu estou frustradíssimo, o Jovane devia levar nota 1, apostei num resultado de 4-0 com dois golos de Pote, 1 de Jovane e 1 de Paulinho, só notas a voar ontem.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 07.08.2021 às 12:02

Se o penalti entra tinha acertado em cheio
Fui simpático para o Jovane, dei um a ele e 2 á sua camisola 10, gosto dela
Sem imagem de perfil

De M1950 a 07.08.2021 às 11:55

O árbitro ficou pressionado para dar amarelo ao Palhinha porque há uma jogada anterior em que ele deixa seguir o lance pois o Vizela tinha a posse, quando acabou a jogada aí sim devia ter dado amarelo como não o fez, esperou por um corte limpo ao Guzzo para lhe dar amarelo.

Gostava de ver o Plata a receber também alguma importância por parte do treinador. Precisámos de todos e mostrar que contamos com eles.

Esgaio muito errático nas associações e devido a um mau posicionamento de apoios, depois os cruzamentos apesar de ter criado bolas de golo poderiam ter sido melhores.

Excelente jogo de Paulinho e azar para Jovane que não lhe saíram bem as coisas, mas deve continuar a ser aposta.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 07.08.2021 às 12:12

Pois mas castigar com o amarelo naquele lance foi ridículo e mostrou não saber analisar o que é e não é falta em alguns tipos de lances cortando jogadas de contra ataque que poderiam ser perigosos.
Confesso que também gostaria de ver o Plata a jogar uns poucos minutos que fossem, ja ouvi que pode ser emprestado ao Guimarães, mas espero que não, a equipa vai necessitar do seu futebol numa época em que se espera faça mais jogos, também é um facto que foi dos elementos a chegar mais tarde pode ter sido por isso.
Esgaio se melhora nos cruzamentos será uma opção de muito peso ao Pedro Porro, mostra competência durante todo os noventa minutos de jogo.
Jovane precisa de libertar-se está a absorver demasiadas energias em cima dele naquela responsabilidade de querer mostrar que faz tudo bem e depois acaba por fazer mais coisas mal que bem.
Paulinho ainda só está a aquecer vai ganhar muito a equipa com ele.
Sem imagem de perfil

De João F. a 07.08.2021 às 15:29

"...a ouvi que pode ser emprestado ao Guimarães..."

Se for para ser emprestado, para entrar na aquisição do Edwards, acho que será uma boa opção.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 07.08.2021 às 15:44

pois, veremos se essa possibilidade é mesmo real, mas o Plata tem tudo para dar certo, depende só dele.
Sem imagem de perfil

De Luis Moreira a 07.08.2021 às 11:57

Vinagre é mais uma das evidências que Ruben e a sua estrutura sabem o que fazem. Belissimo jogador, tecnicamente muito evoluído . Ugarte vem a seguir.
Matheus Nunes é um excelente jogador. Percebe-se porque Ruben não fez nada para João Mário ficar no Sporting com aquele salário.
Paulinho começa a mostrar porque Ruben tanto insistiu nele .
Aquele quarteto - Esgaio ( Porro ) - Palhinha (Ugarte ) - Matheus Nunes (Bragança ) - Nuno Mendes ( Vinagre ) tem uma rotação e intensidade raras.
Quanto ao Pote o que dizer de um marcador de golos de excelência ? A saga continua .
Abraço leonino
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 07.08.2021 às 12:24

Sim de facto e para já pareceu mostrar que tem qualidade para integrar um grupo que foi campeão nacional.
O Matheus está num curso intensivo para o diploma de mestre do meio campo, o João Mario não podia ir para o banco e o Rében ja se tinha dado conta de outras coisas que podiam ser mais benéficas para a equipa e para a sua estratégia.
Já escrevi, o Paulinho ainda só tem andado a aqueder os motores.
É onde está o verdadeiro poder desta equipa, nesse quarteto, a casa das máquinas.
Ontem até pensei que ele iria fazer outro hat trick, mas não vais tardar para começarem a sair.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.08.2021 às 12:40

Boa tarde Julius,

Confesso que não estou a gostar da casmurrice de Rúben Amorim.

O miúdo Gonçalo Esteves alinhou no primeiro jogo no Algarve, até esteve muito bem, e a partir daí nem mais um minuto. Ontem, a vencer por 3-0, teria sido uma excelente oportunidade para o deixar estrear-se na I Liga e jogar os últimos 20 minutos.

Reconhece-se que Gonzalo Plata carece de maturidade, pessoal e competitiva, mas precisa de jogar o mais possível para evoluir.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 07.08.2021 às 12:46

Bom dia caro amigo Rui Gomes

Todavia foi só a primeira jornada do campeonato, teremos que ser mais pacientes, a temporada vai ser desgastante, muitas competições, muitos jogos e todos terão as suas chances.

Por vezes penso que o que o miudo Esteves fez naquele seu primeiro ensaio colocou o Bruno Amorim com problemas, porque Porro e Esgaio são os primeiros da herarquia nas suas ideias. E se o Esteve rebentava aquilo ontem? Seria um problema.

O Plata está ainda a fazer o seu curso chumbou e teve que o repetir.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.08.2021 às 12:52

Quantos jogos de pré-época se realizou?... Não dava para mais minutos?
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 07.08.2021 às 12:54

Pois por isso é que comento que o Rúben viu ali no Esteves que lhe saiu mais ouro do que imaginou e tem primeiro que dar espaço ao Esgaio que custou bom dinheiro e tem que justificar esse investimento.
O Esteves vai ser um caso sério no futuro.
Sem imagem de perfil

De João F. a 07.08.2021 às 15:34

Acho que o Esteves tem capacidade para jogar mais na frente do lado direito. Veremos se estou enganado.
Sem imagem de perfil

De Rui a 07.08.2021 às 14:04

A questão é que todos os cinco que entraram, também precisarão de consolidar o ritmo de jogo e de equipa. O próximo jogo, em Braga, será um teste tremendo, e os jogadores terão de estar "rodados". Pelo menos é a explicação que eu encontro.
Quanto às notas e à equipa, só dar os parabéns, mostraram segurança e confiança.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 07.08.2021 às 14:09

Porque são os 5 que vão ser opção mais vezes e necessitam de ganhar a alta rodagem da competição para depois não falharem o ritmo quando forem chamados.
Em Braga vamos com a nossa bandeira bem hasteada e aconteça o que acontecer sairemos de lá com ela hasteada.
A equipa ja consegue impôr um ritmo forte no jogo, também será um jogo dificílimo para o Braga.
Perfil Facebook

De Fúlvio Amaral a 07.08.2021 às 15:03

Plenamente de acordo com o Rui, pensei o mesmo aquando das substituições
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 07.08.2021 às 15:14

O grupo todo necessita sentir-se útil ao jogo da equipa e só dessa forma o treinador consegue manter todos com a motivação em alta.
Sem imagem de perfil

De RCL a 07.08.2021 às 22:41

Amorim só pode fazer 5 substituições, seria bom se pudesse fazer 10. Há jogadores para isso.
A diferença desta equipa para a de 2015/16 é o Banco . JJ poucas substituições fazia e a meio da segunda volta apareceram as roturas musculares.
Amorim tem demonstrado grande mestria na gestão do plantel. O Sporting vai estar em 4 frentes todos vão jogar.
SL

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo