Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




As Notas de Julius 2021/22 (07)

Julius Coelho, em 20.09.21

Nesta rubrica, o leitor tem a oportunidade de apreciar - e se entender, criticar as notas (0-6) que eu atribuí aos jogadores do Sporting e a outros intervenientes do jogo com o Estoril da 6.ª jornada da Liga BWIN, que resultou numa vitória por 1- 0. Golo de Pedro Porro (67').

Todos muito solidários a jogarem à campeão ontem à noite na Amoreira; garra, querer, disponibilidade física, concentração no limite, coragem e persistência resultou numa vitória justíssima que só peca por escassa. Um penálti muito bem marcado pelo Pedro Porro tirou o enguiço que parecia ter a baliza do Estoril...e o Ajax já é passado.

est10.jpg

DESTAQUE - PAULINHO - 5.5 - Mereceu a coroa do destaque e ainda mais valorizada pela concorrência de peso de colegas que poderiam também serem escolhidos. Se alguém merecia o golo foi o Paulinho, foi o mais rematador do jogo, procurou-o de todas as formas mas havia sempre algo a impedir a bola de entrar, até o poste naquele excelente remate em arco que daria um golo monumental, a sua persistência provocou o erro do guarda-redes no lance do penálti. Nunca se acomodou ou escondeu-se do jogo. Calou os críticos.

ANTONIO ADÁN - 4.5 - Foi fundamental na primeira parte ao impedir que o Estoril Praia ficasse na frente do marcador, defendendo à queima em duas situações a bola que levava o caminho do golo. Na segunda parte teve menos trabalho sem necessidade de intervenções de nível complicado.

PEDRO PORRO - 5 Está num bom período de forma e de muita confiança, foi um abre latas pelo seu corredor, pena que o Sarabia ainda não esteja entrosado e maiores danos poderiam sair daquele lado para o adversário, com facilidade consegue espaço para cruzar com perigo. Marcou o penálti de forma irrepreensível e o próximo voltará a ser dele.

LUÍS NETO - 5 - A sua excelente forma física permitiu-lhe chegar à bola sempre primeiro que o adversário, varreu tudo à sua frente não dando nenhumas chances a ninguém. Podia ter marcado num remate de ressaca que levava o selo de golo mas ressaltou num defesa e a bola saiu ao lado. Boa exibição do veterano, foi um exemplo de garra.

SEBASTIÁN COATES (cap) - 5 - O patrão voltou ao seu posto e tudo foi diferente na defesa. Só mesmo ele consegue fazer aqueles cortes in extremis com a acentuada classe de grande craque. Comandou tudo à sua volta e a música saiu bem sincronizada com todos. Tornou-se fundamental no centro da defesa desta equipa do Sporting de Rúben Amorim.

MATHEUS REIS - 4 - Olhem quem é ele, entrou com atitude do sim ou sopas e as coisas até que lhe começaram a sair melhor que as outras vezes que foi chamado, foi até agora a sua melhor exibição na equipa, mostrou-se mais decidido a assumir a responsabilidade e o risco, menos faltoso, quererá sair da casca? 

RÚBEN VINAGRE - 3.5 - Voltou a ser o elo mais frágil da defesa, melhor que na quarta-feira (o adversário também foi outro) procura recuperar a confiança. Esteve uns furos abaixo dos colegas mas fez uma exibição no geral positiva.

JOÃO PALHINHA - 5.5 - Um monstro no meio campo, a sua melhor forma está a chegar e foi o que se viu, entregou-se ao jogo como um leão com um só objectivo, vencer. Levou quase sempre a melhor e é responsável pela inoperância do ataque do adversário em toda a segunda parte, bloqueou-os na maior parte do tempo de jogo.Teve um tremendo remate fora da área dando vida a uma bola que quase trai o guarda redes do Estoril. Nas saídas da equipa terá que ajustar-se melhor no terreno para oferecer outra linha de passe.

MATHEUS NUNES - 4.5 - Menos exuberante por défice de inspiração mas teve um papel deveras importante no transporte da bola para a linha da frente do ataque. Executou um bom remate que quase dava jackpot na baliza do Estoril. Mostrou atitude e muita técnica quando rompia pelas linhas adversárias, criando roturas.

NUNO SANTOS - 3.5 - Não esteve ao seu melhor. Pouco inspirado, mostrou dificuldades nos duelos, desta vez perdeu mais do que ganhou, viu-se num excelente cruzamento que quase deu golo, a bola foi tirada em cima da linha de golo pelo Joãozinho.

PABLO SARABIA - 3.5 - Não está ainda entrosado nos esquemas das movimentações e por isso mostra ainda alguma lentidão a decidir, mas deixou o registo de alguns lances que mostraram um jogador inteligente e de toque fácil na bola, com capacidade de descobrir caminhos que mais ninguém vê.

JOVANE CABRAL - 3 - As suas últimas exibições muito mal conseguidas já faziam prever que voltasse neste jogo ao seu registo normal das entradas a meio das segundas partes; não trouxe nada de especial ao jogo, pareceu lento e hesitante que mostram uma crise de confiança que necessita de recuperar.

TIAGO TOMÁS - 2.5 - Entrou para os 10 minutos finais para o lugar do esgotado Pablo Sarabia, pareceu querer fazer tudo muito depressa, sem ler os tempos de jogo, precipitou-se a rematar à baliza por duas vezes matando boas movimentaçôes da equipa em contra ataque e que podiam ter terminado de melhor forma.

RICARDO ESGAIO - 2 - Entrou já em cima dos 90 minutos e só para ajudar a segurar o ouro conquistado, não fosse o diabo tecê-las.

RÚBEN AMORIM - 5 - Pediu que à equipa que desse uma boa resposta após o desaire e os jogadores corresponderam na íntegra, cumprindo especialmente na atitude, controlando o jogo na segunda parte em que abafaram o adversário. Percebeu-se que todos levaram para o campo do Estoril um único objectivo: ganhar. Fez somente três substituições, o que diz muito do compromisso assumido pelos titulares. Os adeptos sportinguistas presentes no estádio também ajudaram, dando-lhes força e confiança... foi bonito.

BRUNO PINHEIRO - 4 - Não tem as mesmas armas do seu adversário, mas bateu-se bem e até podia ter marcado primeiro não fosse o guarda redes do Sporting chamar-se Antonio Adán, o melhor guarda redes da Liga 2020. Reconheceu no final que o resultado foi justo e fica-lhe bem, tentou tudo, meteu jogadores frescos nos minutos finais, mas o adversário esteve sempre muito forte e não lhe deu quaisquer possibilidades.

TIAGO MARTINS (Árbitro) - 4 - O árbitro mais inglês que apita no futebol português, com um critério bastante largo, por vezes excessivo em que confunde faltas reais e grosseiras com faltinhas.  Mas fé-lo para os dois lados e quando assim é nada a apontar.

BRUNO ESTEVES (VAR) - 4 - Nada a registar.

publicado às 04:03

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


55 comentários

Sem imagem de perfil

De Manuel Cunha a 20.09.2021 às 05:08

Caro Julius.
Viu o mesmo jogo q eu. Muito bom Paulinho. Bolas cortadas in extremis pelo autocarro sobre a linha.
Vinagre, q tão boa pré época fez, necessita de trabalho do treinador. Notei uma boa jogada pela esquerda em q ele depois de passar para o extremo, parou e não acompanhou a jogada, e a bola foi-lhe devolvida, estava a dormir, perdendo-se a oportunidade. Vi o Joelson a fazer o mesmo, em jogo da pré época.
Gostei do Amorim ter tirado o Sarabia antes de ter tirado o Nuno Santos. Também gostei da expressão facial do Sarabia ao ser substituído. Mordia a vontade de reclamar, mas aceitou. Amorim em grande plano.
SL
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 20.09.2021 às 08:39

Bom dia caros amigos

Vinagre levou um amasso contra o Ajax e mexeu naturalmente com ele, é uma questão de confiança e continuar a trabalhar não tem outra forma.
Sarabia anda a preparar-se para poder fazer todo o jogo, fisicamente nota-se que ainda lhe falta rimo competitivo e ele também o sabe.
Sem imagem de perfil

De Manuel Parreira a 20.09.2021 às 05:31

Caro Julius.
Gostei do jogo, gostei da vitória e além disso gostei do árbitro que deixou jogar, sem apitar a qualquer sopro, oxalá haja mais arbitragens assim mas parece-me que vou ter que esperar sentado, depois de três jogos sem vencer, esta vitória vem acalmar os ânimos e mostrar que o Leão está bem vivo.
Oxalá que tenhamos o Pedro Gonçalves e o Gonçalo Inácio de volta, porque sem eles o Sporting não é o mesmo.
Força Sporting.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 20.09.2021 às 08:42

Vai haver nova paragem da Liga dentro de duas semanas e é provável que os 2 só voltem depois dessa paragem, que venham bem curados das lesões é o que pedimos.
Ontem jogaram como um campeão deve jogar sempre, com toda aquela garra, quase que os...comiam.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 20.09.2021 às 07:46

Bom dia Julius,

Vitória importantíssima!

Gostei da nossa 2a parte, jogámos com muita concentração e vontade.

Desta vez vou concordar com tudo!

SL
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 20.09.2021 às 08:45

O Estoril tem uma belíssima equipa, dá-se ao luxo de ter como ultimas reservas no banco o Geraldes e o Romário Baró, não vai ser fácil os outros 2 concorrentes ao título passarem por lá. Só a jogar daquela forma podíamos sair de lá vitoriosos.
De facto uma vitória importantíssimas em todos os aspectos.
Sem imagem de perfil

De FF a 20.09.2021 às 08:16

Bom-dia,
A vitória do jogo de futebol mais a conquista dos troféus Stromp em voleibol (masculino e feminino) constituiram uma prenda pelo 42º. aniversário do Presidente Varandas.
Parabéns Presidente.
FF
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 20.09.2021 às 08:48

Ontem muitos sportinguistas tiveram o seu aniversário, e foi uma excelente prenda para eles todos caro amigo FF. O presidente aos poucos está a convencer a esmagadora maioria dos adeptos e começa-se a sentir um ambiente de paz, todos a remar para o mesmo lado ficará mais fácil.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 20.09.2021 às 08:18

A nossa frente com o Paulinho, Pote e Sarabia terá outro poder de fogo.
Neto hoje merece um elogio e mostra que deverá ser um suplente que possa cumprir.
Fiquei preocupado com o nosso lado esquerdo, pois não temos ninguém para substituir Vinagre (Esgaio não é esquerdino embora possa fazer o lugar com competência).
Mas sobretudo a atitude foi o mais importante. Muita luta e entreajuda até ao fim.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 20.09.2021 às 08:53

Falta ritmo competitivo ao Sarabia e também entender o jogo dos colegas, quando ganhar tudo isso será uma peça importantíssima na equipa principalmente quando regressar o Pedro Gonçalves.
De facto estamos todos apreensivos com estas inesperadas fragilidades apresentadas pelo vinagre, vai ter que meter mais vinagre no jogo, assim é insuficiente, Esgaio cumpre de facto a defender a posição, mas fora do seu habitat não será tão eficaz quando a atacar.
Sem imagem de perfil

De Rui a 20.09.2021 às 08:19

Caro Julius, uma vitória importante, ainda que pela margem mínima, contra um adversário que ainda não tinha perdido no campeonato.
Acho que Sarabia merece um 4, teve um papel importante no ataque e esteve na origem do penalti, a par de Paulinho. Não sei se será coincidência, mas Paulinho tem outro protagonismo quando P. Gonçalves não joga.
A continuar assim Vinagre, em janeiro será necessário procurar outro ala esquerdo, se surgir alguma hipótese no mercado. Esperemos que ganhe mais confiança.
Agora é o Borussia, espera-se que a equipa esteja concentrada, sobretudo na defesa.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 20.09.2021 às 09:10

Não vejo fácil os outros 2 passarem pela linha com facilidades, esta equipa do Estoril joga futebol olhos nos olhos e sabem o que fazem. O futuro dirá da importancia destes 3 pontos no campo deles.
Sarabia falta-lhe ainda conseguir ser mais rápido, falta-lhe ritmo e melhor conhecimento do jogo dos colegas mas em pouco tempo estará no ponto.

Vinagre é uma questão de confiança e trabalho, abanou mas esperamos que não caia.
Antes do Borussia temos o Marítimo em Alvalade para mais 3 pontos.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 20.09.2021 às 08:33

Caro amigo Julius

Uma vitória muito importante como Palhinha realçou nos comentários no final do jogo. Pretendo destacar Paulinho, Matheus Reis e Neto frequentemente desvalorizados por alguns adeptos sportinguistas. Estiveram todos bem e, cada um à sua maneira, contribuíram para o sucesso.
Concordo com a sua apreciação ao árbitro. Critério largo, igual para todos, e nada de faltas e faltinhas que interrompem o jogo a todo o momento.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 20.09.2021 às 09:17

Neto surpreendeu, foi um leão mas quem ainda mais surpreendeu foi o Matheus Reis,atirou-se ao jogo de corpo e alma, principalmente para dar uma resposta a si próprio. Tinha que o fazer.
Ultimamente este árbitro tem optado por um critério largo, de maior risco mas o jogo corre mais, com menos interrupções e os jogadores até parecem gostar dessa forma.
Sem imagem de perfil

De SP a 20.09.2021 às 08:40

Bom dia a todos, de ontem o mais importante os 3 pts, destaco as exibições do Paulinho e do Neto, repletas de esforço, dedicação , devoção e gloria!

Sobre o Vinagre já sabemos ... muito melhor ofensivamente que defensivamente ... terá de evoluir o seu jogo.

P.S: Ontem Nuno Mendes jogou os +90 minutos do PSG, mesmo com a equipa a perder e depois empatada foi Messi quem saiu (Ronaldo a assistir de cadeira)
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 20.09.2021 às 09:23

Paulinho está completamente integrado no modelo de jogo e do que o treinador pretende dele e os resultados vão começar a aparecer.
O Vinagre com aquele amasso do Ajax ficamos todos apreensivos e a observá-lo melhor, ele sabe que os olhos de todos estão agora mais em cima dele e terá que mostrar arcaboiço para vencer a sua "guerra" terá que trabalhar muito e mater-se humilde porque deu uns passos atrás.

O Nuno Mendes já era incomparável quando saiu e ninguem deste Sporting conseguirá fazer o lugar com a mesma qualidade. Mas já sabíamos que iría ser assim.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 20.09.2021 às 11:00

Vi a primeira parte do PSG Lion, N. Mendes esteve muito bem, seguro a defender e soube sempre integrar-se na manobra ofensiva da equipa.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 20.09.2021 às 10:05

Por acaso é deste tipo de arbitragens que considero ideais, Julius. Do tipo que desfavorecem o anti-jogo, a cultura de batota e constante simulação que pára constantemente o jogo e estraga o futebol português.

Em Portugal qualquer contato que um jogador sinta atira-se logo para o chão aos gritos, o que é tão..... desleal? O nosso futebol precisa de rever estes conceitos, e como tal precisa de mais árbitros com o Tiago Martins.

Outras notas:

- Não sou fã de Neto nem de Paulinho e muito menos de Matheus Reis, mas ontem jogaram muito bem.

- Começo a duvidar do estofo de Ruben Vinagre para jogar num clube como o Sporting...
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 20.09.2021 às 11:03

Jusko bom dia,

O problema é a enorme variação do tipo de formas de apitar em Portugal, como se fossem modelos de chips diferentes e fica dificil aos jogadores adaptarem-se porque nunca sabem o que contam com o mesmo tipo de lance.

Sim é verdade os patinhos feios portaram-se bem, estiveram à altura das responsabilidades, mas não coloco de forma alguma o Paulinho no mesmo rol dos patinhos feios, ele é de outro patamar.
Sem imagem de perfil

De SP a 20.09.2021 às 11:58

Já se sabe mais o menos o "critério" dos árbitros antes dos jogos, o Tiago Martins abusa do deixar jogar outros abusam do não deixar jogar.

Deverá haver alguém na estrutura do SCP que faça um relatório pré jogo sobre as características do arbitro sobre o que os jogadores devem ter cuidado.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 20.09.2021 às 10:45

Bom dia caro Julius,
Concordo em quase tudo o que diz sobre as prestações individuais dos nossos leões, no entanto, acho que o MVP deste jogo é claramente Palhinha, fez um jogão, e se o adversário se viu impotente para dar a volta ao texto, foi muito graças a ele, esteve imperial a defender e excelente a marcar o ritmo no meio e a levar a equipa para a frente.
Sarabia precisa de tempo para se adaptar, mas creio que ainda nos vai ser muito útil, é daqueles que não engana, excelente jogador.
Gostei muito de Paulinho, tem vindo aos poucos a subir de nível e a ser decisivo nos jogos, uma bola no poste, um penalty ganho e excelentes movimentações na frente que puseram sempre em sobressalto a defesa do Estoril.
Matheus Reis: sem ser exuberante, fez uma exibição segura, muito melhor a central do que a lateral esquerdo, já tinha tido essa impressão na pré época, esteve bem, sem faltas parvas, bem posicionado, seguro no corte, muito bem, pra mim foi a melhor e maior surpresa do jogo de ontem, pode ser que nos próximos jogos demonstre porque motivo RA tem apostada e teimado nele.
Globalmente a equipa esteve bem, solida e segura, demonstrou que vinha para ganhar e o resultado até peca por escasso, frente a um Estoril que tem muito boa equipa

Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 20.09.2021 às 10:57

Já agora dizer que a arbitragem foi globalmente muito positiva, um lance ou outro menos bem mas no essencial do jogo bem, o árbitro teve um critério largo e soube tomar as decisões certas, VAR tb esteve bem mas tb não teve muitos lances de difícil análise.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 20.09.2021 às 11:10

Sinceramente a coroa do destaque servia tambem ao Palhinha que não foi de forma alguma um Palhinha, mas sim um Palhão, o próprio Porro também poderia ter sido coroado e por ultimo o Coates não só pelo que jogou mas pela garantia que deu lá atras e a toda a equipa, a musica é outra coisa com ele a jogar e até coxos jogam bem ao lado dele .

Pode ter sido uma vitória muito importante para o futuro da equipa no campeonato, este equipa do Estoril não é pera doce, é uma equipa emergente como foi o Famalicão á 2 épocas atrás.

Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 20.09.2021 às 11:13

Sim, Porro também esteve muito bem, já contra o Ajax foi dos melhores.
Com Coates a defesa é outra, pelo que joga, e faz jogar e orienta, é a voz de comando e sabe muito bem incentivar e puxar pelos seus companheiros, grande capitão!

Comentar post


Pág. 1/3





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo