Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




As Notas de Julius 2021/22 (10)

Julius Coelho, em 03.10.21

Nesta rubrica, o leitor tem a oportunidade de apreciar - e se entender, criticar as notas (0-6) que eu atribuí aos jogadores do Sporting e a outros intervenientes do jogo com o Arouca da 8.ª jornada da Liga BWIN, que resultou numa vitória leonina por 2-1. Golos apontados por Matheus Nunes (14' ) e Nunes Santos (54').

A equipa cumpriu com uma vitória indiscutível, que podia ter ficado logo resolvida na primeira parte, mas com tanto desperdício... depois surgiu o golo do Arouca e o desgaste da Champions League na segunda parte e lá tiveram que vestir o fato macaco para agarrarem e segurarem os 3 pontos até final. Uma noite em que as principais estrelas do costume estiveram apagadas, mas brilhou um cometa espanhol.

0jl15545.jpg

DESTAQUE - PABLO SARABIA - 5 - Cada vez mais perto do que pode fazer, foi o cometa de uma equipa pouco inspirada. Dele saíram os principais lances de verdadeiro perigo para a baliza do Arouca, assistiu nos 2 golos da vitória e ainda podia ter marcado por três vezes, faltou uma melhor definição. Muito competitivo todo o tempo que esteve em campo, a defender, a atacar e a servir os colegas. Sem dúvida que é o grandes reforço desta época. Ficámos surpreendidos com a sua substituição.

ANTONIO ADÁN - 3.5 - Conheceu nova tripla de centrais à sua frente. Teve que mostrar serviço na segunda parte com intervenções seguras, no golo sofrido é um jackpot do adversário, 3 elementos do Arouca no meio de 7 do Sporting em que todos tocam na bola até acabar dentro da baliza. Foi solicitado pelos colegas a jogar como os pés mais vezes que o habitual e saiu-se sempre bem.

PERDRO PORRO - 3 - Jogo muito pouco conseguido e sempre atrapalhado. Mais lento na resposta, teve alguma dificuldade em ligar com o Ricardo Esgaio nas saídas. Na segunda parte piorou e já não se viu mais a subir pelo seu corredor, levou amarelo num lance em que foi agredido e ficou mais nervoso e alterado; foi o passo para sair de cena, o treinador substitui-o dois minutos depois.

RICARDO ESGAIO - 2.5 - Só se deu verdadeiramente por ele quando o Pedro Porro saiu e voltou ao lugar devido na lateral direita. Antes deu nas vistas a correr atrasado atrás do endiabrado Bukia (sacou três amarelos a jogadores do Sporting) que viria a cruzar para o golo do Arouca.

SEBASTIÁN COATES (CAP) - 3 - Conheceu nova dupla de centrais a seu lado e acusou, cometendo falhas no passe que não lhe são usuais, depois recompôs-se e fez uma segunda parte muito mais perto do seu melhor nível. Na hora do aperto voltou a ser o comandante que conhecemos.

MATHEUS REIS - 4 - Deve ter sido o jogo que acertou mais e melhor, muito activo quis mostrar serviço e que merece as oportunidades que o treinador lhe tem dado. Mostrou que consegue ser rápido a recuperar as suas costas, tem evoluído na leitura dos espaços entre ele e o lateral cometendo menos erros e menos faltas. Procura ganhar confiança no passe na saída.

NUNO SANTOS - 4 - Numa estratégia muito ofensiva da equipa surpreendeu a jogar como lateral e foi altamente competente a defender. Marcou o segundo golo cheio de intenção e convicção enganando o guarda-redes do Arouca num momento crucial, logo a seguir ao golo do empate do adversário; já tinha cruzado muito bem antes para o Sarabia no lance do primeiro golo.

JOÃO PALHINHA - 3 - Jogo discreto de uma grande estrela que pouco brilhou na noite; o esforço despendido no excelente jogo que fez na Alemanha deixou-lhe marcas. Foi dos que vestiu o fato macaco na segunda parte, agarrando-se a todos os colegas, na defesa da vantagem que daria os três preciosos pontos.

MATHEUS NUNES - 3 - Estava no sítio certo para empurrar a bola para o fundo das redes no primeiro golo madrugador da partida, aproveitando um bola dada de bandeja pelo Sarabia no "toma lá e faz-te famoso". Depois, pouco mais se viu e foi mais uma estrela que se foi apagando até ser substituído. Tentou sem êxito as suas habituais arrancadas com a bola colada ao pé, mas a jogar mais descaído para o lado esquerdo nunca o favoreceu a ele nem a equipa.

DANIEL BRAGANÇA - 4.5 - Excelente início de partida, pautando o ritmo da equipa nas saídas para o ataque. Tirou o protagonismo habitual ao Matheus Nunes (empurrado mais para a esquerda) com os seus passes muito precisos e imprevisíveis a rasgar as linhas do meio campo do Arouca. Na segunda parte foi perdendo gás e já não conseguia acompanhar o ritmo do jogo; o adversário ameaçava apoderar-se do meio campo e saiu para entrar o mais fresco Ugarte.

PAULINHO - 3 - Jogo mais de esforço físico, conseguia o mais difícil, ganhar a bola, mas depois não lhe dava o melhor seguimento definindo quase sempre mal na entrega ao colega. Foi infeliz nas opções que teve, quando tentava as desmarcações para os passes de Sarabia que acabaram quase sempre nos pés da defesa adversária. Quase que marca nos primeiros lances da partida, mas tinha o guarda-redes adversário muito em cima a fazer a mancha.

LUÍS NETO - 3.5 - Depois das boas exibições nos últimos jogos, surpreendeu ter aparecido no banco. Aproveitando a saída inevitável do Pedro Porro, o treinador desfez o erro inicial e recompôs a defesa. Neto e Esgaio voltaram para os seus lugares e na hora certa porque o Arouca já ameaçava voltar a poder fazer estragos; ajudou a partir daí a controlar melhor a defesa até ao final.

BRUNO TABATA - 2 - Jogou? No registo vem que entrou aos 70 minutos, muito tempo em jogo para fazer tão pouco ou quase nada. Falta-lhe garra e alegria para conseguir melhor critério no que (não) faz.

TIAGO TOMÁS - 2.5 - Está-lhe muito difícil voltar a arrancar nota positiva. Na pressão ao adversário menos mal, correu muito para pressionar, mas depois nunca ganhou um lance no despique, deixando-se antecipar quase sempre. A equipa perdeu claramente capacidade de ataque nesta troca com o Sarabia.

JOVANE CABRAL - 2 - Voltou a confirmar que está a atravessar um péssimo momento, parece que desaprendeu de jogar o seu futebol. Mesmo quando teve espaço nunca o soube aproveitar, com a defesa adversária mais virada para o ataque optou por decisões ao nível de um principiante juvenil.

MANUEL UGARTE - 3 - Junto com o Luís Neto, foi quem veio do banco acrescentar, pena que só tenha entrado a dez minutos do final; com mais cabeça e qualidade acalmou o meio campo da equipa que estava quase perdido para o Arouca. Ajudou a estancar as tentativas de ataque esforçado do adversário. Mostrou ser uma opção muito válida para os futuros jogos da equipa.

RÚBEN AMORIM - 4 - Ganhou os preciosos três pontos que era o mais importante, após uma deslocação extremamente difícil à Alemanha para a Liga dos Campeões. Fez algumas experiências surpreendendo com a equipa titular, mas nem tudo saiu bem; ainda corrigiu oportunamente a defesa com a entrada do Luís Neto e terá que encontrar melhor solução na distribuição de tarefas na dupla Daniel Bragança/ Matheus Nunes. A equipa ganhou o melhor do Daniel mas perdeu o melhor do Matheus.

ARMANDO EVANGELISTA - 3.5 - Se o Sporting tivesse concretizado as oportunidades claras de golo na primeira parte, o jogo teria tido uma história muito diferente. Quem não marca fica a jeito de sofrer. O Arouca fez um golo fortuito num lance de jackpot, que sai uma vez num milhão e a partir daí, sim, conseguiram enervar o Sporting, acreditaram no duplo jackpot e ameaçaram de forma guerreira e organizada a última linha dos leões.

RUI COSTA (Árbitro) - 3 - Cometeu erros na apreciação das faltas e quase que perdia o controlo do jogo com a confusão que surgiu na segunda parte, no lance que envolveu o Pedro Porro, distribuindo vários amarelos mas sem admoestar o principal prevaricador o Bukia. Precipitação do auxiliar a apontar fora de jogo no primeiro golo do Sporting num lance difícil em que só o Var poderia analisar e confirmar.

MANUEL OLIVEIRA (VAR) - 5 - Deixou todos em suspense no lance do primeiro golo; o árbitro e o auxiliar já tinham ajuizado fora de jogo de Sarabia, mas lá meteu a régua e o esquadro nas linhas e repôs a verdade.

publicado às 04:19

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


51 comentários

Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 03.10.2021 às 12:05

Quem é o "Bruno Amorim", Julius?

Mais uma vitória, e em boa hora pára o campeonato. Paulinho que aproveite a paragem para treinar a finalização que bem precisa.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 03.10.2021 às 12:47

Caro amigo Jusko

É facil responder , o treinador é dos últimos a levar a nota e quando lá chego ja são sempre altas horas da madrugada e bom também joguei na alemanha e ressenti-me do desgaste .

Sem dúvida que esta paragem ao contrário de outras vem no momento certo, tenho a sensação que vamos ver depois uma equipa renovada em muitos detalhes.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo