Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




As Notas de Julius 2021/22 (19)

Julius Coelho, em 19.11.21

Nesta rubrica, o leitor tem a oportunidade de apreciar - e se entender, criticar as notas (0-6) que eu atribuí aos jogadores do Sporting CP e a outros intervenientes do jogo com o Varzim da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, que resultou numa vitória do Sporting por 2-1. Golos de Pedro Gonçalves (67') e (88') gp.

Foi preciso chamar a 'cavalaria' para desbloquear e resolver um jogo sem chama ou grandes motivos de interesse. Equipa com muitas mexidas, principalmente na defesa, não conseguiu manter a intensidade dos primeiros 20 minutos, deixando um adversário - que a jogar sempre de bloco médio e baixo - acreditar e ganhar ânimo nos despiques. As entradas de Porro, Sarábia e Pote trouxeram de novo o ritmo que se exigia e com eles os golos que ditaram uma vitória justíssima e apuraram o Sporting para os oitavos de final da Taça.

img_920x519$2021_11_18_21_45_54_1929214.jpg

DESTAQUE - PEDRO GONÇALVES - 4 - Entrou aos 60 minutos a substituir o azarado Jovane e resolveu um jogo que parecia bloqueado. No primeiro golo teve o 'feeling' para estar no sítio certo, permitindo-lhe um remate fácil e na grande penalidade não falhou. Os golos aparecem-lhe com naturalidade. Mostra um nível de eficácia sempre muito elevado.

JOÃO VIRGÍNIA - 4 - Duas intervenções de alto nível e que foram muito importantes para impedir que o Varzim marcasse o primeiro golo do jogo. 

GONÇALO ESTEVES - 3.5 - Entrou com tudo e prometeu uma grande noite, conseguiu por várias vezes provocar desequilíbrios na defesa do Varzim e espaços para cruzar, mas faltou-lhe sempre uma melhor definição. Foi caindo de produção até ser substituído pelo Pedro Porro aos 66'.

RICARDO ESGAIO - 2.5 - Exibição bastante discreta; competente a defender mas ineficaz e pouco energético na primeira fase da construção. Ser central não é de todo a sua praia e evidencia muito pouca determinação quando a equipa ganha a bola. Tem dificuldade em compreender os espaços que lhe compete ocupar.

ZOUHAIR FEDDAL - 3 - A sua experiência ajudou a disfarçar as suas limitações para o lugar do centro da defesa, o lugar do patrão que nunca conseguiu ser, exibição desfocada e muito esforçada. Tentou fazer de Coates mas foi sempre o Feddal que conhecemos. Deixou algumas vezes o adversário ganhar vida em lances que podia e devia ter resolvido.

MATHEUS REIS - 3 - Não consegue resistir ao vício das faltas desnecessárias; tem sempre uma mãozinha a agarrar ou a empurrar desmedidamente o adversário, ou vai à queima quando bastava manter a posição. Melhor a ligar o jogo pelo lado esquerdo do ataque da equipa.

NUNO SANTOS - 3 - Um inicio de jogo bem fulgurante, ganhando na velocidade pelo seu corredor, cruzou muitas vezes com espaço para a área adversária mas definiu sempre mal. Precipitou-se na forma como abordou o avançado do Varzim dentro da sua área, no lance que precipitou a falta para grande penalidade e que resultou no golo do empate. A sua nota saiu prejudicada por isso.

DANIEL BRAGANÇA - 3 - Era jogo para poder brilhar com a braçadeira de capitão no braço e mostrar toda a sua qualidade, mas raramente se viu. Só mesmo naquele tiraço que levava o selo para um grande golo em que o guarda-redes (grande exibição) do Varzim lhe negou com a defesa mais espectacular da noite. Foi sem dúvida um dos momentos mais altos do jogo. Estranhamente, teve pouca bola e também não a procurou.

MATHEUS NUNES - 3.5 - Correu quilómetros na primeira parte na tentativa de ajudar a equipa a resolver cedo o jogo. Teve excelente oportunidade para inaugurar o marcador mas o inspiradíssimo Ismael não o permitiu com uma espantosa defesa. Com o desgaste foi naturalmente perdendo a intensidade. As entradas de Pote e Sarabia deram-lhe novo ânimo para a ligação aos colegas da frente.

TABATA - 2 - Nunca conseguiu desequilibrar nem vencer nos duelos, foi aposta falhada sem efeitos práticos nas poucas iniciativas que protagonizou. Tardia a sua substituição que já se pedia; saiu aos 66' para dar o lugar a Sarabia.

JOVANE CABRAL - 3 - Saiu lesionado com torção no joelho, depois de escorregar no excesso de areia que um deplorável relvado apresenta em algumas zonas do campo. Estava a ter uma exibição inconstante, com pouco protagonismo. Marcou um livre ao seu jeito ( é a sua grande praia) levando a bola a bater na barra sem hipótese de defesa.

PAULINHO - 2 - Totalmente ausente do jogo, foi invisível em quase todos os 90 minutos, claramente o elemento da equipa que menos produziu. Após um bom trabalho de Sarabia pelo lado esquerdo, quase que fazia um golo de belo efeito de calcanhar, a bola sobrou para o Pote que não falhou para inaugurar o marcador.

PABLO SARABIA - 3.5 - Foi decisiva a sua entrada, notou-se de imediato a melhoria da qualidade que trouxe à equipa na fase derradeira da partida, numa excelente iniciativa em que ganhou espaço já dentro da área dos poveiros, cruzou uma bola que acabou por sobrar para o Pote que não desperdiçou para o primeiro golo do jogo.

PEDRO PORRO - 3.5 - Entrou para os 25' finais ainda com o resultado empatado a zero e mexeu com o jogo; destemido nos duelos ajudou a empurrar o Varzim ainda mais para a sua grande área. Decisivo no resultado final no lance em que sofreu a grande penalidade e que deu a vitória à equipa ao cair do pano.

LUÍS NETO - 2.5 - Fica para a história da sua carreira os dez minutos que jogou contra o clube onde tudo começou para ele. O treinador sabia da importância que tinha este jogo para o Luís Neto. Ainda foi a tempo de cortar um cruzamento em que a bola ia direitinha para a cabeça de um adversário à boca da baliza do João Virgínia.

RÚBEN AMORIM - 4.5 - É sempre missão complicada voltar a impulsionar os jogadores, após paragem para os jogos das selecções. Esperava um desafio menos complicado e optou por apresentar a equipa que uns dias antes tinha feito um belo jogo-treino contra o Estoril. No entanto, as coisas pareciam querer complicar-se e sentiu a necessidade de lançar a cavalaria para resolver a contenda. E... já são nove vitórias consecutivas.

ANTÓNIO BARBOSA - 3.5 - Jogou com as armas limitadas que tem. Com um já esperado bloco médio baixo, tentou explorar os contra-ataques que chegaram à área do Sporting com algum perigo. O adversário tinha outros argumentos que fizeram a diferença. Ficou a boa imagem de uma equipa que se esforçou até ao final. Teve também um guarda-redes inspiradíssimo que ajudou a equilibrar momentos do jogo.

ANDRÉ NARCISO (Árbitro) - 3 - Usou a lei da compensação, quando entendia que errava, compensava o adversário depois. Geriu o jogo de forma sofrível tecnicamente. Nos lances de grande penalidade precipitou-se mas foi coerente, ou marcava os dois ou não marcava nenhum. 

VAR - Esta fase da competição ainda não tem o VAR. O motivo é porque há equipas dos escalões secundários em prova que não têm condições nos seus estádios para montar o sistema das câmaras.

publicado às 03:33

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


20 comentários

Imagem de perfil

De Greenlight a 19.11.2021 às 08:36

Desta vez, Julius não poupou Paulinho que foi, de facto, invisível. A jogar assim, Paulinho ainda se arrisca a ser convocado para a Selecção do Sr.Santos pois aí quem não joga nada passa despercebido.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.11.2021 às 11:55

Um bom dia de sexta feira a todos caros amigos.

Paulinho desta vez pouco ou nada se viu de facto, esteve a guardar-se para o Borussia? Veremos na terça.
Sem imagem de perfil

De Luis Moreira a 19.11.2021 às 11:14

Paulinho não esteve bem . Falta gente na área quando atacamos .Gostei do Tabata e do Mateus Reis .
É claro que a equipa com o Sarabia e o Pote é outra coisa bem melhor .
Não jogando o Adan , o Coats, o Inácio, o Porro , o Palhinha , o Sarabia e o Pote a equipa ressentiu-se mas chegou para as encomendas.

Abraço leonino
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.11.2021 às 12:02

Houve de facto vários momentos em que ninguém acompanhou alguns bons lances pelos corredores, com pouca gente na chegada facilitou a defesa dos poveiros a organizar-se melhor. Foi um dos maiores problemas do jogo da equipa, a chegada com poucos elementos.
É um assunto que o Rúben percebeu e vai concerteza tentar corrigir falando com todos. Ele próprio tem dito sempre que quem não correr não merece ter oportunidades.
Sem imagem de perfil

De Pedro Santos a 19.11.2021 às 11:14

Apreciação, em geral, correcta. Destacaria a actuação do miúdo da lateral direita que, em quanto teve pernas, jogou bastante bem para a sua tenra idade, ainda que não sujeito a grandes riscos defensivos onde denota ainda alguma ingenuidade própria do seu nível competitivo.
Na frente, invariavelmente, temos que falar de Paulinho e dizer que a sua nota é até lisonjeira. É inadmissível, dada a importância que tem no plantel desta equipa, a tao fraca produção que não tem que ver com este jogo, em particular, mas que se centra na matriz das suas actuações.
Enquanto o Sporting continuar a ganhar por um, a coisa resolve-se. Quando for necessário mais que isso, aí virá à evidência a necessidade de um ponta-de-lança goleador. Alguém que garanta , no mínimo, 15-20 golos numa época naquela posição. Em seu favor apenas se atenua a sua actuação pela falta de critério ofensivo das segundas linhas deste plantel. Nuno Santos corre muito mas decide mal, Bragança faz um jogo pouco mais que inócuo, Tabata prova mais uma vez ser um elemento sem qualidade alguma para este clube.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.11.2021 às 12:10

Tocou num ponto curioso, eu próprio senti que a nota do Paulinho está puxada para cima, mas também penso que não foi jogo para dar menos de 2 a ninguém.
O miudo Esteves é craque, só tem que continuar a crescer, tem personalidade e arrisca com a bola nos pés.

Faltou mais gente na chegada para ajudar aos bons lances do Nuno Santos, em superioridade numérica sempre na defesa os poveiros resolveram sempre com alguma superioridade os cruzamentos. Tabata é um jogador muito irregular. falta-lhe melhorar a sua mentalidade competitiva.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.11.2021 às 12:21

Quis escrever "os poveiros resolveram sempre com alguma facilidade os cruzamentos"
Sem imagem de perfil

De LeaoCapel a 19.11.2021 às 12:21

Se é verdade que houve falta de critério ofensivo, também é verdade que o proprio Paulinho anda sempre escondido e bem escondido atrás dos defesas. Nao se vê em Paulinho qualquer antecipaçâo aos centrais ou rasgo individual... zero. Para o Paulinho a bola tem que vir milimetricamente colocada e mesmo assim falha muitas vezes. Nao é avançado para o Sporting.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.11.2021 às 12:23

Terça feira vai marcar o golo da vitória com o Borussia, esteve a guardar-se para esse momento
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.11.2021 às 12:44

Na terça-feira não marca de certeza dado que o jogo é na quarta.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.11.2021 às 12:53

opsss!! .
Tem ainda mais um dia para descansar e preparar-se bem. Tem que entrar e sair com tudo do jogo. O Paulinho vai marcar, a champion é a sua praia
Sem imagem de perfil

De LeaoCapel a 19.11.2021 às 13:33

Pois entao que marque, e que o golo valha o apuramento para os oitavos. Eu quero é que ele me cale de uma vez por todas, mas está difícil.
Sem imagem de perfil

De José Silva a 19.11.2021 às 11:32

Estar a adaptar laterais para a posição de central, nem sempre calha bem. Esgaio é um excelente lateral direito, mas na posiçao de central tem as suas limitações. O Sporting devia fazer "tudo" para contratar um bom central em janeiro, até porque comtinua ainda em todas as competições e Coates de vez em quando," assusta-nos" devido ao problema que tem no joelho.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.11.2021 às 12:19

O maior problema do Esgaio na posição de central é faltar-lhe o seu habitual corredor para se disparar como tão bem sabe, a central tem que ser mais posicional e é obrigado a um maior nível de concentração com as linhas do fora de jogo. Depois perde tempo a procurar os terrenos que tem que pisar, com toda essa preocupação fica inibido e não se liberta.

Seria necessário chegar um outro central de qualidade sem dúvida, mas as finanças do clube podem impedir a sua chegada.

Neto sabemos as suas limitações, não é jogador para todos os jogos e de forma consecutiva.
Feddal tem problemas físicos e apresenta exibições irregulares
Matheus Reis não é própriamente um exemplo a seguir no futuro
Esgaio é lateral, é a sua verdadeira praia, fora dela é peixe fora de água.

E ficamos com os únicos 2 que respondem sempre bem, Coates e Gonçalo Inácio.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 19.11.2021 às 15:15

Caro amigo Julius

Concordo com a sua avaliação, e também fico com a mesma esperança relativamente ao Paulinho. Mas, fico na dúvida quanto ao Nuno Santos e à sua sua definição do jogo. A culpa foi dele ou porque tinha normalmente poucos colegas posicionados na grande área ou nas imediações?
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.11.2021 às 17:18

Boa tarde caro amigo

Um ou outro cruzamento podiam e deviam serem mais precisos mas também vimos poucos colegas a chegar e com isso a facilitarem as marcações cortando as linhas por onde a bola podia passar.

Terão que conversar todos muito bem sobre esse problema que se repete muitas vezes nos jogos.

A grande arma do Bayern quando ataca é exactamente meterem muitos na chegada e com isso dão mais alternativas ao colega que conquista espaço na profundidade.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 19.11.2021 às 19:52

Boa noite caro amigo Julius,
Já ontem aqui referi que na taça de Portugal nunca se pode facilitar ou dar por garantido um jogo. A natural diferença de valores é esbatida por um certo relaxe da equipa favorita e por um agigantar da outra equipa. Neste contexto um Varzim motivado e aguerrido, apoiado por uma massa adepta entusiasta, dificultou bastante a nossa tarefa.
O objectivo é ter um plantel homogéneo, onde todos contém, mas há sempre jogadores mais decisivos e que por esse motivo são habituais titulares.
No entanto o mais importante foi conseguido e seguimos em frente. Gostei bastante do "miúdo" Gonçalo Esteves. Para quem só tem 17 anos já joga tanto! Vai ter um futuro brilhante.
Um destaque para o Neto que viveu um jogo especial. As reacções de apreço de que foi alvo por parte do Varzim são reveladoras de como o seu comportamento e profissionalismo marcam os clubes por onde passa. A exemplo do que também acontece com o Zenit.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.11.2021 às 21:49

Boa noite amigo Leao do Norte
Uma equipa nova com os mecanismos do treino muito perros, o que trouve obvios desiquilibrios na dinamica e na intensidade que foram muito bem aproveitados pelo adversário que fazia o jogo da época.

Depois a entrada de jogadores melhor entrosados e com outro calibre resolver a situação.
O que vi mais negativo foram os inumeros cruzamentos com direçâo à toa.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.11.2021 às 21:50

Resolveram a situação
Sem imagem de perfil

De RCL a 19.11.2021 às 22:36

Paulinho etá em vários golos do Sporting nesta época, ontem, mais uma vez, não marcou mas deixou as portas escancaradas para Pedro Gonçalves que terá feito o golo mais fácil da carreira.
Paulinho, mesmo jogando pouco, está lá. Mais importante que Paulinho marcar é o Sporting ganhar. Ontem nona vitória seguida.
SL

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo