Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




As Notas de Julius 2021/22 (21)

Julius Coelho, em 29.11.21

Nesta rubrica, o leitor tem a oportunidade de apreciar - e se entender, criticar as notas (0-6) que eu atribuí aos jogadores do Sporting CP e a outros intervenientes do jogo com o Tondela da 12.ª jornada da Liga BWIN, que resultou numa vitória do Sporting por 2-0. Golos de Sarabia (10') e Paulinho (50').

Quinze minutos com entrada de leão com um futebol total levaram ao primeiro golo do jogo, depois baixaram a intensidade e relaxaram, foi o momento de testar a defesa para o dérbi. Na segunda parte, com as orelhas ainda a arder do que ouviram no balneário, voltaram a carregar no acelerador e o segundo golo chegou naturalmente e outros mais podiam ter chegado. Depois do jogo exigente contra o Borussia a equipa cumpriu o objectivo da vitória.

njegrygk.jpeg

DESTAQUE - LUÍS NETO - 5 - Jogo irrepreensível e até surpreendente do veterano rijaço como o ferro. Não tem sido opção na equipa titular mas mostrou estar em grande forma e quão útil ainda é, rápido a ler o jogo e fortíssimo na antecipação. Fez um corte do outro mundo e até bastante arriscado, imagine-se, quando o gazela Murillo isolado se preparava para bater o Adán. Manteve enorme intensidade de princípio ao fim.

ANTONIO ADÁN - 4 - Sempre muito seguro tanto entre como fora dos postes, raramente foi incomodado pelos avançados do Tondela; os problemas foram sempre resolvidos pelos seus defesas antes da bola chegar a ele com perigo.Um aspecto que é visível, o seu jogo de pés tem melhorado bastante.

RICARDO ESGAIO - 4.5 - Realizou um boa exibição, muito forte a defender, com as costas sempre bem protegidas, conseguiu libertar-se várias vezes e subir pelo seu corredor para fazer ligação com os colegas da frente. Sempre muito activo, tranquilizou o treinador que resolveu fazer descansar o Pedro Porro para o dérbi de sexta feira.

SEBASTIÁN COATES (CAP) - 4.5 - Não sabe jogar mal o capitão do Sporting, mesmo no período em que a equipa baixou substancialmente a intensidade foi sempre o gigante Seba, igual a si próprio, tanto nas intercepções da bola como a comandar toda a defesa. Teve que puxar pelos galões e gritar para todos quando viu a equipa a relaxar e a facilitar.

GONÇALO INÁCIO - 4 - Apareceu na sua posição de raís alternando algumas vezes com o Luís Neto. É um central já feito e apto para a selecção nacional. Quando a equipa deixou o Tondela pegar no jogo, a defesa voltou a mostrar porque é a menos batida do campeonato. Ainda levou uns apertões do capitão em lances em que não leu na perfeição os espaços e o timing do passe do adversário para as suas costas.

NUNO SANTOS - 3 - Seguindo as palavras do treinador, quem não estivesse bem neste jogo não jogaria o dérbi. O Nuno fez uma primeira parte irreconhecível, não ganhou um drible, menos mau a fechar o corredor mas a ligar o jogo esteve bastante abaixo do que sabe fazer. Melhorou na segunda parte e até teve oportunidade para fazer um golo num remate já dentro da área, solto e só com o guarda redes pela frente rematou forte para uma defesa de recurso.

JOÃO PALHINHA - 3.5 - Foi dos elementos que entrou muito forte no jogo até a equipa chegar à vantagem, depois reduziu bastante a intensidade e passou a gerir o esforço. Mais posicional, tentou resguardar-se, mas o azar bateu-lhe à porta num lance fortuito, numa tentativa de corte a um cruzamento para a sua área, não acertou na bola e foi traído pelo músculo da perna; veremos em breve se foi apenas um esticão ou se chegou mesmo a rasgar. Aparentemente pode ter sido só um esticão, mas que pode ser o suficiente para o afastar do dérbi.

MATHEUS NUNES - 4 - Que susto, quando aos 43' deitou-se no relvado contorcendo-se com dores numa perna, pensamos que seria um problema muscular, mas depois ele fez o gesto de uma simples pancada e felizmente pôde continuar. Uma exibição muito regular com alguns momentos de elevado nível técnico; um passe magistral com o seu pé direito a isolar o Sarabia já dentro da área adversária, deu origem ao segundo golo marcado por Paulinho.

PABLO SARABIA - 4.5 - Acabou por ser decisivo no resultado. Abriu cedo o marcador aproveitando o atraso de um defesa adversário. Podia ter feito o segundo por duas vezes na segunda parte: isolado rematou já dentro da área e permitiu a defesa do Pedro Trigueira. Felizmente que num desses lances a bola sobrou para a dupla Pote/Paulinho que obraram o segundo golo. Tirando esses lances esteve muito infeliz nos dribles e nos passes.

PEDRO GONÇALVES - 3.5 - Exibição muito discreta, não fosse o lance em que ofereceu de bandeja o golo ao Paulinho e um outro quando bem colocado, quase na zona de penálti, atirou para grande defesa do guarda-redes do Tondela e podíamos comentar que passou praticamente ao lado do jogo. Foi substituído quando ainda faltava meia hora para o final.

PAULINHO - 3.5 - Depois daqueles infernais primeiros 15 minutos, foi desaparecendo do jogo sem fazer a sua já patente pressão alta na saída da bola da defesa e do meio campo do adversário. Também deve ter ouvido ao intervalo, porque voltou a pressionar a defesa do Tondela no segundo período e acabou por marcar o segundo golo que lhe foi oferecido de bandeja pelo Pote.

DANIEL BRAGANÇA - 4 - Rúben Amorim optou por não arriscar excesso de desgaste a Matheus Nunes e substituiu-o logo a abrir a segunda parte com o Daniel. Fresco, trouxe outra dinâmica ao jogo, provocando mais intensidade e critério no passe, obrigando a uma maior circulação da bola com todos os colegas a movimentarem-se com mais rapidez. Período em que nasceram vários lances que podiam ter dado o terceiro golo.

TIAGO TOMÁS - 3 - Entrou com bastante energia a lutar e a provocar desequilíbrios na defesa do Tondela; combativo e destemido a meter o pé. A sua acção foi importante para a equipa manter-se por cima do jogo. Pressionou sempre a saída de bola do adversário. Teve também a sua oportunidade para marcar mas permitiu a defesa com os pés do Pedro Trigueira. Sofreu e fez algumas faltas na luta.

MANUEL UGARTE - 2.5 -  Está ainda alguns furos abaixo do João Palhinha para aquela tarefa de varrer o meio campo. Entrou e acumulou faltas que podia evitar. Falta-lhe ritmo para uma posição difícil mas muito importante para o jogo da equipa, tanto a ligar o jogo do ataque e muito mais a fechar os espaços ao adversário logo no meio campo, tarefas que executou de forma sofrível.

NÁZINHO - 2.5 - Entrou para o lugar do visivelmente desinspirado Nuno Santos para os 20 minutos finais do jogo, naquela que foi a sua estreia absoluta na Primeira Liga. Muito jovem (18 anos), procura ainda adaptar-se ao nível de exigência e responsabilidade desta equipa vencedora; tentou jogar simples e não comprometer.

TABATA - 2 - Entrou a substituir o Paulinho já ao cair do pano. Oito minutos em campo só deram para ganhar um ressalto perto da área do Tondela, rematou de imediato mas a bola foi interceptada por um defesa tondelense.

RÚBEN AMORIM - 5 - Continua a cobrar um impressionante número de vitórias seguidas na Liga. Chegar aos mesmos 32 pontos da classificação geral com as mesmas 12 jornadas da época passada, é obra digna. Depois de um jogo tremendo no meio da semana em que derrotou uma das mais poderosas formações do futebol mundial, manteve o plantel focado no compromisso do campeonato. Viu a equipa começar a querer cair no final da primeira parte e falou com todos ao intervalo. Assertivo na hora de refrescar a equipa e gastou as cinco substituições.

PAKO AYESTARÁN - 3.5 - Apresentou-se com invulgar ousadia em Alvalade - embora pessoalmente ausente devido à Covid-19 - com uma equipa destemida a olhar de frente o campeão. Com processos muito bem trabalhados, o Tondela disputou o resultado até  ao momento do Sporting perceber que tinha que acelerar o jogo e fazer a natural diferença. De realçar a notável exibição do seu guarda-redes que evitou com excelentes paradas que o resultado fosse mais dilatado.

HUGO MIGUEL (Árbitro) - 3.5 - Tem uma estranha forma de interpretação dos lances quando disputados com intensidade, para sua defesa marca quase sempre falta, fica mais fácil e resolve o seu problema. Errou várias vezes com essa interpretação. Decidiu bem no primeiro golo, viu que foi o defesa a atrasar a bola ao seu guarda-redes e com isso a colocar em jogo o Sarabia.

LUÍS FERREIRA (VAR) - 3.5 - No único lance em que foi chamado a intervir, na validação do primeiro golo marcado por Sarabia decidiu bem.

publicado às 06:04

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


33 comentários

Imagem de perfil

De Mike Portugal a 29.11.2021 às 08:25

Já sabíamos que o esforço da liga dos campeões iría pesar neste jogo. Nem toda a gente pode dar-se ao luxo de ter amigos nas outras equipas adversárias que só metam 9 jogadores em campo.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 29.11.2021 às 09:11

Bom dia Mike,

De esse jogo de Oeiras foi muito estranho, toda a gente pergunta porque raio o jogador do Belenenses não se deitou no relvado logo após o início do jogo, porque levaram toda aquela aberração durante toda uma primeira parte.Isso serviu a quem? Cheira a vendidos....

Quanto ao nosso jogo, esta nossa equipa tem um grande comandante a treiná-la que não a deixa adormecer, principalmente nos jogos após as grandes euforias europeias.

Imagem de perfil

De Julius Coelho a 29.11.2021 às 09:11

"De facto esse jogo de Oeiras foi muito estranho."
Imagem de perfil

De Greenlight a 29.11.2021 às 14:50

O presidente da BSad alcançou o cume da sua carreira profissional pré-futebol na PT onde foi colocado como Administrador pelo Sr. Sócrates. Assim, é fácil concluir que o presidente da BSad deve ser uma pessoa muito séria.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 29.11.2021 às 16:04

Só em Portugal acontece estas bizarrias.
Sem imagem de perfil

De Zé Manel a 29.11.2021 às 09:51

Gostei principalmente dos nossos 3 centrais. Gonçalo Inácio cada vez mais seguro a sair com bola, às vezes ainda se precipita um pouco mas está cada vez maduro. Coates já não é preciso dizer nada. Neto muito seguro e aquele corte!... Arriscado mas espectacular! Gostei menos do Nuno Santos, falhou muitos passes, também não achei que o Esgaio estivesse assim tão bem. O Pedro G. esteve muito pouco em jogo, mas quando apareceu fez a diferença. Esperemos que o Palhinha não tenha nada que o impossibilite de defrontar o benfica. Até nisso o jogo de sábado foi uma farsa, os jogadores do benfica puderam passear, sem esforçar muito e sem grande risco de lesões.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 29.11.2021 às 10:06

Bom Zé Manel,

Depois de um jogo europeu com a intensidade com que se jogou contra os alemães era natural que a equipa não conseguisse manter sempre uma intensidade alta, felizmente que entraram decididos a marcar cêdo o que facilitou para o resto da partida.

Um mês de muitas decisões para o Benfica em todas a provas foi-lhe estendida uma passadeira após o jogo exigente de Barcelona, eu não fiquei surpreendido.
Sem imagem de perfil

De FF a 29.11.2021 às 10:06

Bom-dia,
Depois da vergonha em que o "limpinho, limpinho" celebrou uma "vitória" é reconfortante celebrar mais uma vitória da equipa de futebol do SCP após o épico e contundente jogo em que o Leão devorou um tubarão.
Apesar de cada vez menos gostar de futebol, apenas me interessa saber os resultados das diversas equipas do SCP nesta modalidade, bem assim das restantes.
. Leio sempre com atenção as notas do Julius e ouço sempre as considerações do Ruben Amorim quer antes quer depois dos jogos: "A marca das grandes mentes é dizer muito com poucas palavras, já as pequenas mentes é o contrário, têm o dom de muito falar sem nada dizer" (François de La Rochefoucauld)
FF
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 29.11.2021 às 10:10

Bom dia caro amigo FF,

Ainda iremos ouvir o mestre da táctica vir comentar que a sua equipa tem o melhor ataque da prova com mais golos. Esse momento irá chegar.

Imagem de perfil

De Mike Portugal a 29.11.2021 às 11:25

Mas penso que o resultado válido para a classificação será o resultado da desistência do Belenenses SAD (derrota por 0-3) e não o de 0-7.
Sem imagem de perfil

De Daniel a 29.11.2021 às 11:36

Segundo o que o Pedro Henriques explicou, o resultado que será homologado é o 0-7, mas mais importante que isso, a verdade desportiva foi gravemente ferida no sábado e esse resultado pode ter influencia no desfecho da competição, sobretudo caso seja necessário aplicar o critério de desempate por diferença de golos, já para não falar na questão do melhor mercador, embora seja uma questão mais secundária.

Independentemente de tudo, só desejo que o Sporting ganhe na 6ª feira, com ou sem Palhinha.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 29.11.2021 às 11:40

Daniel,

Isso é um bocado estranho, porque se todos os jogadores do Belenenses SAD tivessem caído ao chão logo no 1º minuto de jogo, o resultado homologado não poderia ser 0-0.
Sem imagem de perfil

De Daniel a 29.11.2021 às 12:54

Mike,

Pois não, seria uma derrota na secretaria por 0-3, mas como o resultado foi superior a esse, o que será homologado, é o 0-7.

O Pedro Henriques explica tudo aqui:

https://maisfutebol.iol.pt/videos/61a4a9c70cf2c7ea0f0b0773/belenenses-sad-benfica-o-que-dizem-os-regulamentos

Concorde-se ou não, é o regulamento que os próprios clubes aprovaram...
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 29.11.2021 às 13:39

Obrigado pelo link Daniel. Já fica tudo mais bem explicado assim.
Sem imagem de perfil

De Paulo SCP a 29.11.2021 às 12:12

O Sporting fez um jogo competente, com alguns elementos abaixo do seu habitual rendimento, casos de NS, MN, Palhinha e Pote.
Inácio jogou na sua posição de raiz, o que deixou a nú (novamente) que nos falta um defesa central para o lado direito, que rode com Neto.
Názinho deixou boas indicações na pré-época e teve agora direito a alguns minutos nos 2 últimos encontros. Parece querer calçar os sapatos de NM, veremos se são o seu número!

Sobre o jogo do Benfica...

Confirmado que está que os jogadores do Belenenses ausentes do jogo estão infetados com a nova variante do Covid, faltará agora identificar quantos dos restantes jogadores tambem a têm e a quantos "galinhas" a passaram! Novela dos próximos dias... e deja vu
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 29.11.2021 às 16:09

Ficamos todos à espera.... mas daqueles lados só saiem decisões que os beneficie, estão e vivem acima da lei.

Paulo, é isso mesmo, apesar de alguns elementos da equipa terem estado abaixo do seu habitual rendimento cumpriram com competência, oscilaram mas depressa se recompuseram. Era expectável.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 29.11.2021 às 13:33

Boa tarde amigo Julius,

Triunfo relativamente tranquilo. É compreensível algum relaxamento da equipa após o jogo intenso contra o Dortmund e por ter marcado logo no início do jogo. É compreensível mas não aconselhável pois é neste tipo de jogos que se muito se pode perder.
Gostei muito do Neto e saúdo a justíssima escolha como destaque. O Neto já não irá ser um titular indiscutível mas é uma excelente opção para este tipo de jogos, quando é preciso rodar jogadores e manter o foco na competição. Ontem notou-se que alguns jogadores estavam "desligados" do jogo mas o Neto com a sua experiência e entrega manteve o nível e "orientou" os mais "desligados".
Pena foi a lesão do Palhinha que pelas últimas informações deve falhar o Benfica. Obviamente vai fazer muita falta mas pode ser uma oportunidade para outro Leão rugir bem alto!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 29.11.2021 às 16:22

Analiso o Neto da mesma massa do Vitorino Antunes que dão tudo em campo e sempre com enorme profissionalismo, Neto inclusive aceitou uma baixa de valores no seu novo contrato. Um grande exemplo no balneário e merece sempre muito respeito de todos.

Palhinha, teremos tempo todavia para comentar a partir de quinta feira.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 29.11.2021 às 16:27

E amigo Leão do Norte, todos apontam para ser o Ugarte a substituí-lo no derby e eu creio que vai passar pelo Daniel e o Matheus Nunes, com o Matheus a ser mais posicional e só a sair pela certa.
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 29.11.2021 às 19:48

Já se percebeu que o Julius gosta muito do D Bragança, mas eu continuo a pensar que é um jogador com boa técnica, mas pouca intensidade, sobretudo defensiva.

Consegue algum destaque porque entra quando os jogos já estão resolvidos.

Duvido muito que R Amorim aposte nele de inicio, precisamos ali de alguém com outro "nervo"
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 29.11.2021 às 19:55

Com outro nervo mas conhecedor dos timings de entrada, esse é outro aspecto e vejo o Ugarte ainda cru para titular por esse motivo. Ainda para mais num derby deste quilate.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 29.11.2021 às 15:01

Caro amigo Julius

Um golo no início da cada parte do jogo permitiu alguma gestão depois do confronto com o Borussia e antes de defrontar o Benfica. O Julius refere (e bem) os apertões que o capitão Coates deu ao Gonçalo Inácio. No fim de contas, jogar à direita ou à esquerda é bem diferente, e não se trata apenas da rotina no lugar.

Imagem de perfil

De Julius Coelho a 29.11.2021 às 16:25

Amigo Leão Zargo, mas tudo isto que está a acontecer e passar só o faz crescer ainda mais, tem tudo para vir a ser o melhor central português e um dos melhores do mundo. Vemos o caso do Coates, a idade quando chegou ao topo com a capacidade de se manter por lá.
Sem imagem de perfil

De Luis Moreira a 29.11.2021 às 15:33

Ganhamos o Neto para o jogo com o Benfica. Sem Palhinha o Ugarte vai a jogo com o Porro, o Mateus e o Mateus Reis .
Os nossos lances exteriores não são bem aproveitados ora porque os centros saiem mal ou porque metemos pouca gente na área.
De acordo com a avaliação. Não é fácil bater o Sporting

Abraço leonino

Imagem de perfil

De Julius Coelho a 29.11.2021 às 16:34

Para ganharmos os lances exteriores os na posição de extremos tèm que conseguir ganhar o drible para a profundidade e contra o Tondela raramente aconteceu, depois de facto é necessario haver mais chegada com mais elementos na area adversária o que tambem raramente aconteceu, so nos primeiros 15 minutos e a espaços na segunda parte.

Eu creio que não será o Ugarte a ir a jogo na sexta feira.
Sem imagem de perfil

De RCL a 29.11.2021 às 16:52

Julius
Os três jornais desportivos dão nota 17 a Paulinho, o terceiro, atrás de Sarabia e Neto, ambos com 18. Tendo em concordar. Paulinho lutou em todo o campo, é um jogador de equipa, brigão quanto baste; percebo muito bem a razão de Amorim quando o foi buscar a Braga. Gostaria de saber se Amorim o trocava por Diogo Jota do Liverpool. . Aposto que não. Só por Sadio Mané ou Mohamed Sala
SL
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 29.11.2021 às 19:50

Realmente D Bragança ter uma nota superior a Paulinho... também não concordo
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 29.11.2021 às 20:39

Caro amigo Mike1906

Paulinho foi muito irregular na sua exibição, enquanto o Daniel mexeu muito positivamente com o jogo, foi esse o motivo.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 29.11.2021 às 20:07

Amigo RCL,
a melhoria do jogo da equipa na segunda parte deve-se muito à intensidade que o Daniel impôs no passe sempre com bom critério, por isso o brindei com boa nota.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.11.2021 às 20:17

O Julius não é objectivo relativamente ao Daniel Bragança!
Imagem de perfil

De Luísa de Sousa a 29.11.2021 às 18:29

Que bom que somamos mais 3 pontos!
E concordo com as suas notas, Amigo Julius

Beijinhos
Resto de Dia Feliz
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 29.11.2021 às 20:37

Boa noite á leoa mais guapa da Madeira,

Jogo a jogo e lá seguimos na frente sem escândalos e sem pendejadas como as que vimos esta semana como freguês do costume.

Beijinhos e resto de noite feliz

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2014
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2013
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2012
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D




Cristiano Ronaldo