Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




As Notas de Julius 2021/22 (24)

Julius Coelho, em 12.12.21

Nesta rubrica, o leitor tem a oportunidade de apreciar - e se entender, criticar as notas (0-6) que eu atribuí aos jogadores do Sporting CP e a outros intervenientes do jogo com o Boavista da 14.ª jornada da Liga BWIN, que resultou numa vitória do Sporting por 2-0. Golos de Sarabia (53') e Nuno Santos (59').

Jogo rasgadinho mas sempre num único sentido: o da baliza do Boavista . Aconteceu algo curioso, 2 golos e 4 explosões de alegria dos adeptos leoninos; fica cada vez mais difícil marcar golos ao VAR que ao adversário. A equipa de Amorim seguiu na sua caminhada no regresso do capitão Coates, sem dar o mínimo de facilitismo e já leva mais 2 pontos (38) que na época passada com o mesmo número de jogos da Liga. Vitória clara e convincente.

20211211filipeamorim0040.jpg

DESTAQUE - PABLO SARABIA - 5 - Está a subir de forma jogo para jogo, marcou em duas jornadas seguidas e voltou a assistir desta vez para o golo do Nuno Santos e também para o falhanço incrível do Pote. Está com mais velocidade e explosão, melhorou muito no passe. Já constam rumores que o Sporting vai tentar renovar o empréstimo perante o PSG.

ANTONIO ADÁN - 4.5 - Evitou que o Boavista abrisse o marcador logo aos 8' fazendo parede ao isolado Kenje Gorré. Como disse Rúben Amorim... "É apenas Adán a ser Adán". Após este momento, passou a ser um mero espectador.

PEDRO PORRO - 4 - Exibição ao nível que nos tem habituado, num bom remate a passe de Matheus Nunes meteu a bola na baliza do iraniano em cima do final da primeira parte, mas o VAR anulou por fora de jogo. Já antes tinha oferecido o golo de bandeja ao Nuno Santos que isolado permitiu a defesa do guarda-redes do Boavista. Não voltou na segunda parte por problemas físicos.

GONÇALO INÁCIO - 3 - O treinador confirmou que está cansado e necessita de descansar, mas perante as limitações do plantel tem que seguir a jogar. Teve reacção atrasada quando o Gorré ganhou as suas costas e se isolou perante Adán. Teve um bom remate de cabeça na área do Boavista mas não se elevou o suficiente e a bola saiu por cima.

SEBASTIÁN COATES - 4 - Voltou o comandante e tudo ficou sereno lá atrás na defesa, mantendo a bola longe da sua baliza. Quase que marca num bom golpe de cabeça mas o Alireza estava atento e defendeu. Bem tentou por várias vezes os passes longos para a dupla Sarabia/Pote mas a paragem forçada desequilibrou-lhe a mira. 

MATHEUS REIS - 4.5 - Voltou a fazer uma boa exibição, sempre concentrado e disponível para tudo, aos poucos está a agarrar o lugar no onze. Também teve a sua oportunidade de marcar quando na segunda parte rematou com intenção, a bola quase que tirou tinta ao poste.

NAZINHO - 3 - Anda a dar os primeiros passos ainda a medo, tem velocidade e muita energia mas falta-lhe o resto que só vem com os jogos, defendeu melhor que na função da saída em que mostra dificuldades naturais na leitura do jogo. Não comprometeu. Foi substituído por problemas físicos (cãibras nas pernas).

MANUEL UGARTE - 4 - Exibição muito positiva e personalizada de quem se esforça para dar o máximo em cada lance que disputa. Aos poucos vão-lhe crescendo os tentáculos que amarram os adversários no meio campo, já apareceu mais vezes lá na frente a ligar o jogo e teve um excelente remate fora da área que quase deu golo.

MATHEUS NUNES - 4.5 - Teve marcação especial e apertada mas que não o impediu de escapar algumas vezes e provocar o pânico na defesa do Boavista. numa dessas fugas brilhou com um lance para o Pedro Porro, o Pote atrasou o passe por centímetros e o golo foi anulado. 

PEDRO GONÇALVES - 4 - Muito activo e sempre participativo nos lances de ataque, trocou algumas vezes com o Sarabia o centro com a direita. Podia ter marcado por duas vezes, mas ninguém vai esquecer ter enviado a bola ao lado com a baliza toda escancarada, o treinador é que não gostou nada e substitui-o pouco tempo depois.

NUNO SANTOS - 4 - Ontem fez um bom jogo, mais consistente e assertivo nos lances em que foi chamado a intervir. Marcou um golo de bandeja a passe do Sarabia mas podia ter marcado outro ainda na primeira parte quando o Pedro Porro lhe ofereceu uma bola em que só tinha o guarda-redes do Boavista pela frente.

RICARDO ESGAIO - 3 - Entrou no jogo na segunda parte após a saída forçada do Pedro Porro, cumpriu sem comprometer mas sem a mesma influência do espanhol. 

DANIEL BRAGANÇA - 3 - Entrou já com o resultado praticamente construído e fechado, o ritmo e a intensidade da equipa já dava sinais de querer baixar,  mais fresco segurou a barra no meio campo saindo sempre bem da pressão. 

TIAGO TOMÁS -2.5 - Mostrou vontade de querer voltar a mexer com o jogo, mas não teve os apoios que gostaria e correu quase sempre sozinho. Foi útil a estorvar a saída da bola do adversário.

LUÍS NETO - 3 - Com a a saída forçada do Nazinho o treinador teve que aplicar o plano B da defesa, entrada do Neto e o Reis na esquerda. Cumpriu bem numa fase do jogo em que o adversário já  conformado com a derrota dava sinais de querer atirar a toalha ao piso. 

BRUNO TABATA - 2 -  Os poucos minutos que esteve em campo deu para perceber que queria que a equipa chegasse ao terceiro golo. Fez três remates bem intencionais, um deles com excelente execução técnica obrigando a defesa apertada de Bracali.

RÚBEN AMORIM - 5.5 - Já somou mais pontos que na época passada com as mesmas 14 jornadas e já foi à Luz e a Braga. Não deixou de todo os seus jogadores relaxarem contra o Boavista, bem conscientes da importância de nova vitória depois do jogo fantástico que fizeram na Luz. Tem um tremendo discurso para o grupo que no jogo transmitem muita confiança aos adeptos que se sentem muito orgulhosos e felizes no apoio.

ARMANDO TEIXEIRA (Petit) - 3.5 - Bem tentou surpreender e quase que o conseguia nos primeiros minutos de jogo mas o Sporting tem um guarda redes chamado Adán. Depois experimentou todos os argumentos que tinha mas que foram sempre inconsequentes. Na segunda parte fizeram apenas um único remate enquadrado à baliza leonina.

NUNO ALMEIDA (Árbitro) - 3.5 - Tentou levar o jogo sem ter que mostrar os amarelos mesmo em lances que o mereciam. refugiou-se demasiadas vezes no meio campo ficando longe da bola apitando faltas à distância. Pura intuição?

VÍTOR FERREIRA (VAR) - 2 - O VAR veio para resolver lances como o agarrão ao Matheus Reis na área do Boavista, um penálti não marcado do tamanho de um elefante para quem conseguia ver formigas em alguns lances.

publicado às 03:35

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


33 comentários

Sem imagem de perfil

De Rui a 12.12.2021 às 08:14

Caro Julius, uma vitória importante, este Sporting não brinca.
Sarabia a mostrar que é uma estrela, Nuno Santos a mostrar a sua raça.
Parabéns à estreia do Nazinho, mais uma solução. Quem será o próximo? Talvez Marsá.
Destaque também a Ugarte, que tem vestido bem a camisola do Palhinha.
Venha o Penafiel!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 12.12.2021 às 10:43

Um bom dia de Domingo a todos caros amigos.

Rui esta é uma equipa e um treinador muito determinados no objectivo.
Também penso que será o Marsá o próximo
Imagem de perfil

De Greenlight a 12.12.2021 às 09:06

Caro Julius,
Sarabia não engana, é de outro campeonato. Názinho não é deste campeonato, pois ainda está muito verde. Aproveito para sublinhar a utilidade de dois habituais suplentes, Neto e Esgaio que têm, quase sempre, prestações positivas, o que demonstra que, com Ruben Amorim, a equipa não são apenas onze.
SL
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 12.12.2021 às 10:48

Amorim preparou um grupo em que todos têm uma qualidade mais aproximada do que em equipas de outros anos do Sporting. Um campeão obriga a ter um banco que responda positivamente e que não deixe a equipa cair quando entram no jogo.

Greenlight, o espanhol Sarabia agora mais adaptado e com maior ritmo mostra em muitos lances a diferença, é muito bom e rápido nas desmarcações e tem boa patada, caiu do céu, o Sporting teve muita sorte com a sua vinda.
Sem imagem de perfil

De MAV a 12.12.2021 às 09:26

Bom jogo do Sporting muita posse, boa circulação de bola mesmo com as ausências temos continuado a ganhar.
Boa análise do Julius.
Único ponto negativo mais uma vez na CI perguntas a RA sobre a sua continuidade desta vez não tendo sido tão acertivo na resposta.
Já há uma campanha na CI para tirar RA do Sporting a estratégia está em campo, como sempre aconteceu nos últimos anos quando algo é bom para o clube.
Já se viu que o raivoso do norte não recebe propostas dos grandes clubes mesmo tendo feito boas campanhas na liga dos campeões... porque será!!!
Sem imagem de perfil

De RCL a 12.12.2021 às 10:05

MAV
A resposta de Amorim foi clara;"tanto posso ir para Inglaterra ou Itália, como regressar ao Braga (o Salvador não deve ter gostado) ou ao Casa Pia".
Amorim tem os pés bem assentes na terra, diria que se preparou durante anos, sabe que a fama é efémera . Só sairá na próxima época para um projeto ganhador. Mas vai sair um dia.
SL
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 12.12.2021 às 11:02

Alguém conhecido da CS disse esta semana que era inevitável o Rúben vir a ser treinador do Benfica e que inclusive já se movimentam para isso. Eu creio que se o Rúben cair no futebol inglês já não vai sair de lá tão cêdo o que irá frustrar-lhes os sonhos. Não será por acaso que apartir de agora nas CI lhe coloquem sempre essa mesma questão.

MAV este é mesmo um Sporting determinado a vencer.
Sem imagem de perfil

De jose Gonçalves a 12.12.2021 às 10:27

Agora é trabalhar uma equipa para ir a Penafiel com o foco na vitória, sabendo que o empate chega!
Jogaria com Nuno Santos , Pote e Tabata, fazendo descansar Sarabia, no meio campo fazia descansar Mateus Nunes e na defesa talvez Inácio, pois há muito por onde escolher!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 12.12.2021 às 11:11

Atenção temos uma tarefa bem complicada na casa de uma das melhores equipas do campeonato o Gil Vicente esse sim será bem mais duro de roer, ir a Barcelos é o mesmo que ir a Guimarães ou mesmo a Braga eles na sua casa são um adversário terrível e teremos que ir aí com os melhores e muito determinados para não perdermos pontos. Eles não terão um jogo a meio da semana como o Sporting terá em Penafiel. Imagino que o Rúben já terá pensado tudo isso José gonçalves.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 12.12.2021 às 18:42

Julius, a avaliação que faz do jogo com o Gil Vicente é totalmente correcta.
Jogar em Barcelos é difícil, agravada pela excelente forma em que o Gil está.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 12.12.2021 às 20:17

Confesso que desse jogo sim, tenho alguns receios caro amigo.
Sem imagem de perfil

De jose Gonçalves a 12.12.2021 às 11:04

Sobre o próximo lançamento, julgo ser o Essugo, um lançamento mais à sério visto já ter sido utilizado alguns minutos; tem muita visão de jogo e fisicamente impoe-se nos duelos corpo a corpo!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 12.12.2021 às 11:14

Naturalmente sería o Essugo mas está tapado pelo Palhinha e Ugarte enquanto o Marsá tem menos concorrência num setor que tem maiores limitações. Gonçalo grita por algum descanso e não tem gente para poder rodar, só o Neto. O Feddal vai estar fora algumas semanas.
Sem imagem de perfil

De José Silva a 12.12.2021 às 11:16

Espero que Amorim fique muitos anos no Sporting. A C.S . (comunicação social), ligada aos rivais, anda muito nervosa...! Estão "mortos" por verem Amorim do Sportig para fora...!l
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 12.12.2021 às 11:30

Na Luz tiveram o privilégio de ver ao vivo a grande máquina que ele construiu, um Ferrari a sério e ficaram invejosos, também queriam um igual e com o não o têm querem agora tentar sabotá-lo amigo José Silva.
Sem imagem de perfil

De Luis Moreira a 12.12.2021 às 11:30

Percebeu-se muito cedo que o jogo ia dar Sporting .
Nascem como cogumelos os bons jogadores . Nazinho não engana é outro achado .Ugarte faz esquecer Palhinha e esse é o melhor elogio . Sarabia é craque mesmo .
Nuno Santos tem golo e último passe. O Matheus Reis já é uma certeza .
Muito consistente esta equipa não é fácil de bater. Em 14 jornadas sofreu 4 golos. Fantástico !
Há vários jogadores que são de grande nível .Adan, Coats, Palhinha, Matheus Nunes, Pote, Sarabia, .Já não somos o parente pobre, longe disso .
Abraço leonino
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 12.12.2021 às 11:34

Luís, esta equipa tem sede de triunfos porque está convicta que os pode alcançar e por isso faz guerra a sério em todos os jogos.
Nota-se uma tremenda determinação em todos eles e sempre muito fiéis ao jogo da equipa, todos fazem a sua parte e quando assim é tudo fica sempre mais fácil.
Sem imagem de perfil

De Liongreen a 12.12.2021 às 12:53

A conjugação de uma direção competente, uma equipa categorizada, um treinador surpreendente e uma massa de associados apoiantes dá neste resultado. Finalmente vejo no meu clube uma simbiose vencedora que está a causar inveja a muita gente. Claro que muito se deve a RA, mas este não ser vais eterno no clube, gostaria de o ver como um 2º Alex Ferguson no SCP, mas não creio ser possível, pois os tubarões estão atentos. Toda a política vencedora está instalada.
Quanto à equipa é um prazer vê-la com uma postura vencedora...
Espero, gostaria, que se mantivesse por muitos e bons anos... Parabéns à direção à equipa, a RA e à massa associativa. Quando juntos dá nisto...
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 12.12.2021 às 13:16

Liongreen,

O Sporting e os seus adeptos já mereciam isto que estão a viver, é justo para um clube que foi espoliado durante dezenas de anos pelos gangs que assaltaram o futebol português, uma melhor aplicação da justiça, a caça aos bandidos e também a chegada do VAR reuniram condições para que um clube que sempre teve uma postura diferente no desporto e na sociedade conseguisse ver o seu trabalho e dedicação ser correspondido nos bons resultados.
Sem imagem de perfil

De jose Gonçalves a 12.12.2021 às 13:13

Amorim conseguiu tudo isto, porque foi ele a fazer tudo, começando por uma base que ele criou, escolhendo e fazendo jogadores com espírito e temperamento que ele deseja!
Diferente será chegar a um Tubarão europeu com jogadores já feitos ,cheios de vicios e egos exacerbados pelo poder do dinheiro, que ao mínimo amuam e provocam divisões no bslneario; isso penso eu, não será a mesa de trabalho de Amorim, que ficará à mercê do insucesso!
Mourinho nos últimos anos tem sido o exemplo do que estou a dizer!
Boas Festas para todos!
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 12.12.2021 às 15:10

Caro amigo Julius

Na verdade, Sarabia é um excelente jogador, um dos melhores na 1ª Liga portuguesa, e é um grande reforço do Sporting. Sabemos como ele veio para o Clube, uma conjugação perfeita de factores, mas tiro o chapéu à Direcção por ter revelado argúcia e prontidão na decisão de o trazer.

Uma nota a propósito de Petit. Ganhou má fama e pouco proveito com um determinado modelo de jogo assente na excessiva agressividade dos seus jogadores e num autocarro em frente à sua baliza. Julgo que isso pertence ao passado, pois na B SAD e agora no Boavista está a aplicar um futebol mais positivo, procurando pressionar no meio campo adversário e recorrer à mobilidade e sentido de oportunidade da linha ofensiva.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 12.12.2021 às 20:22

Sem dúvida caro amigo Leão Zargo, o Petit evoluiu na sua mentalidade de treinador e deixou-se das tretas dos autocarros, teve dissabores por isso, ja se deu conta que mais vale ser despedido disputando o jogo na cara do adversário que com tácticas ultradefensivas à Vidigal.

Sarabia é como descrevi caiu do céu e de forma inesperada para todos.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2014
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2013
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2012
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D




Cristiano Ronaldo