Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




As Notas de Julius 2021/22 (32)

Julius Coelho, em 23.01.22

Nesta rubrica, o leitor tem a oportunidade de apreciar - e se entender, criticar as notas (0-6) que eu atribuí aos jogadores do Sporting CP e a outros intervenientes do jogo com S.C. Braga da 19ª. jornada da Liga BWIN, que resultou numa derrota do Sporting por 2-1. Golo de Pedro Gonçalves 24'.

Um chorrilho de erros individuais (os centrais estiveram irreconhecíveis) na segunda parte e com isso ofereceram uma vitória inesperada, caída do céu, ao adversário. Após um domínio absoluto durante os primeiros 45 minutos de jogo, a equipa descontrolou-se emocionalmente com o golo do empate do Braga, perdeu o controle dos timings do passe e das movimentações, muito pela precipitação em querer jogar depressa, faltou depois serenidade e maior concentração nas várias oportunidades flagrantes que tiveram e que dariam certamente a vitória. Um início do ano de todo imprevisto e que já somam duas derrotas com os consequentes 6 pontos perdidos na Liga. É hora de reunir toda a gente.

tabata2.jpg

DESTAQUE - BRUNO TABATA - 3.5 - Com a queda emocional a pique da equipa após o golo do Braga, a entrada do Bruno Tabata trouxe alguma esperança de chegarem de novo à vantagem. Entre tanto desacerto e precipitação foi o que melhor definiu, empurrando e carregando a equipa para a frente, ganhou sempre o espaço para cruzar ou para o passe a rasgar entre as linhas do Braga.

ANTONIO ADÁN - 3 - A noite desastrada dos centrais afectou a sua usual tranquilidade. Não esteve tão seguro nem assertivo no jogo de pés e no segundo golo do SC Braga pareceu demasiado descaído para a direita e por isso chegou tarde; também não acreditou que o avançado iria rematar dali.

RICARDO ESGAIO - 3 - Fez uma boa primeira parte, principalmente no plano táctico, mas contra uma equipa como o SC Braga não pode existir tanto espaço entre ele e o Gonçalo Inácio no corredor. Na segunda parte enervou-se e precipitou muito as suas decisões.

GONÇALO INÁCIO - 1 - Temos escrito que está fora de forma. Quando o Braga subiu as linhas logo a abrir a segunda parte, entrou numa espiral de erros que não se compreende, lento a recuperar bolas que já estavam na sua zona de domínio, desastrado a construir e no passe, muito desconcentrado na leitura dos lances. Está a passar uma péssima fase.

SEBASTIÁN COATES - 1 - Já indicámos várias vezes que o capitão entrou neste novo ano muito desalinhado das exibições que têm sido a sua grande marca. A maior parte do jogo de construção passa pelos seus pés, raramente acertou com os lançamentos largos e baixou excessivamente o ritmo. Depois, aquele erro inacreditável que levou ao lance do penálti e que acabou por afundar equipa. No momento que ela tanto necessitava de comando para voltar a assentar o seu jogo, não esteve lá.

ZOUHAIR FEDDAL - 2 - O menos culpado do desastre da defesa, mas também mostrou demasiada lentidão com a bola nos pés a construir, acabou por ser o primeiro sacrificado substituído por Bruno Tabata. 

MATHEUS REIS - 2 - O jogo menos conseguido das últimas semanas, esteve ligado ao momento do penálti, devia ter tido outra abordagem na leitura do lance. Depois deixou-se contagiar pela lentidão dos colegas da defesa na fase de construção. Logo a seguir ao golo do empate do Braga, ofereceu de bandeja uma bola para golo que o Paulinho esbanjou.

JOÃO PALHINHA - 3 - Fez uma boa primeira parte, cortando todas as investidas do adversário, mas surpreendeu bastante o nervosismo que apresentou e transmitiu à equipa logo após o golo do empate do Braga. Precipitado e fora do timing nos cortes e no passe, querendo fazer tudo muito depressa. Caiu a pique na segunda período, até ser substituído pelo Ugarte.

MATHEUS NUNES - 3.5 - Uma primeira parte em que encheu o campo, previa-se que seria mais uma daquelas noites para recordar, executou passes mágicos teleguiados com um deles a colocar a bola redondinha na frente do Pote para o primeiro golo do jogo. Depois, deixou-se também afundar na segunda parte, perdendo o tino da leitura do jogo. Meteu-se nas confusões com investidas com bola mas sempre muito atabalhoadas, caiu no engodo do jogo físico que o adversário queria. 

PABLO SARABIA - 2 - Seguramente o jogo menos conseguido do extremo espanhol desde que chegou a Alvalade. Esteve invariavelmente eclipsado no meio das linhas defensivas do adversário, errando frequentemente nas decisões que tomou. Pedia-se a sua substituição mais cedo. Desinspiradíssimo.

PEDRO GONÇALVES - 3.5 - Excelente primeira parte, sempre muito disponível nas linhas de passe e construiu espaços de desequilibro nas linhas da defesa do Braga. Pensou-se que iria disputar o destaque do jogo com o Matheus Nunes, marcou o primeiro golo do jogo, podia e devia ter resolvido os problemas da equipa no momento quando esta perdeu a confiança, teve duas oportunidades soberanas na cara do guarda-redes do Braga para dar a vitória ao Sporting, em ambas permitiu a defesa do Matheus.

PAULINHO - 2.5 - O perdulário, um cruzamento de régua e esquadro de Matheus Reis que cabeceou a tirar a tinta ao poste, o guarda-redes nem se mexeu. Um lance praticamente a seguir ao golo do empate do Braga e que traria de novo a confiança à equipa. Depois voltou a falhar o golo que seria o do empate num remate ao lado do poste. 

MANUEL UGARTE - 1.5 - Desta vez não entrou muito bem no jogo, não acertou um passe, também contaminado pela precipitação, não meteu a água na fervura que se lhe pedia. Foi opção falhada, nem defendeu bem e ajudou pior os colegas no ataque.

JOVANE CABRAL - 1.5 - De todos o menos culpado por a equipa não ter conseguido o golo que impediria a derrota. Saúda-se o seu regresso mas no jogo nada fez que acrescentasse, muito fora de órbita. Era o Daniel Bragança que o jogo pedia.

RÚBEN AMORIM - 3 - Viu chegar ao fim uma bonita e longa série de vitórias em casa, um jogo muito inglório porque tiveram oportunidades suficientes para assegurarem os três pontos. Têm que voltar a treinar com muito mais afinco a definição frente à baliza, nas zonas de remate. Não foi muito feliz com as substituições, salvo o Bruno Tabata. Quando o SC Braga empatou e viu a equipa perder confiança e precipitar-se, devia ter feito entrar o Daniel Bragança, ele sabe manter a frieza dos seus bons passes e está a passar por um bom momento de forma, foi o maior pecado que cometeu.

CARLOS CARVALHAL - 4 - Finalmente ganhou o seu dia de festa, têm carradas de razões para festejar, ganharam ao campeão, ganharam a uma grande equipa. O Sporting pôs-se a jeito e aproveitaram da melhor forma a noite desastrada da defesa leonina, depois a sorte e a ineficácia dos avançados do Sporting ajudaram para a festa. Um triunfo bem caídinho do céu.

HUGO MIGUEL (Árbitro) - 3 - Tecnicamente muito implicativo, a apitar a tudo o que mexia, prejudicou com isso bastante a dinâmica que o Sporting tentava colocar no jogo na procura do golo da vitória, beneficiando muito mais os bracarenses. No lance do penálti foi chamado pelo VAR. Disciplinarmente teve decisões mais justas e acertadas.

Screenshot (603).png

JOÃO PINHEIRO - 3 - O lance do penálti deixa muitas dúvidas na intensidade, mas em outra zona do campo seria falta, por isso...

publicado às 03:19

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


97 comentários

Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.01.2022 às 05:23

Um bom dia de Domingo para todos caros amigos, independentemente da tristeza que nos invade pela derrota inesperada do nosso clube.

Haverá certamente opiniões contrárias ao ter escolhido o Bruno Tabata para o destaque, mas é também uma forma de castigar todos os que jogaram de início e que tiveram o pássaro na mão e deixaram-no fugir, porque entraram em modus de facilitismo, cometendo vários erros estúpidos, lances já com a bola em posse e controlada e para piorar a situação não tiveram depois cabeça para se auto-controlarem, para que pudessem agarrar de novo o pássaro que esteve sempre ao alcance.
Fica a grande mágoa do desperdício de 6 pontos em 2 jogos em que tiveram sempre os adversários na mão durante todo o tempo de jogo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.01.2022 às 10:21

Pensava eu que o propósito do DESTAQUE era para dar valor à performance de um jogador do Sporting, em vitória, empate ou derrota, e não para "castigar" a equipa.

Decerto que o erro de interpretação é meu!!!

P.S.: Há cerca de uma hora que reflicto sobre o "livro" propagandista do outro leitor. Para já, decidi não agir, mas note-se que por muito simpático que o Julius lhe seja, eu ainda sou o administrador deste blogue e a última palavra é sempre minha.

Considera-se sportinguista, mas não é a primeira vez que tenta usar este espaço para propaganda avulsa do género. Há uma grande diferença entre criticar construtivamente, quando há causa para isso, e desvalorizar o Sporting ou quem o representa dignamente, mesmo reconhecendo que, por vezes, erros são cometidos.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 23.01.2022 às 14:31

Oh, oh.. Eu é que sou o "Presedente" desta coisa!!
Sem imagem de perfil

De FF a 23.01.2022 às 13:46

Boa-tarde,
Por morrer uma andorinha não acaba a Primavera.
FF
Sem imagem de perfil

De Rui a 23.01.2022 às 07:29

Caro Julius, pouco há a dizer que já não tenha sido dito: um penalty muito forçado que não justifica a derrota, a desconcentração dos defesas centrais e a falta de eficácia no ataque. Algo está a deixar os jogadores nervosos, será a herança de serem campeões? No ano passado não tinham essa pressão.
Mesmo assim, daria destaque a P. Gonçalves, pelo golo e pelo que fez na 1ª parte.
Sem imagem de perfil

De Everton Costa a 23.01.2022 às 10:29

Concordo com o destaque ao Pote, até porque o Tabata a exceção de um quase cruzamento completo nada fez.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.01.2022 às 11:10

Tinha tudo preparado para dar o destaque primeiro ao Matheus Nunes e depois ao Pedro Gonçalves, deixaram-se envolver depois mais pela emoção que com a cabeça e não conseguiram libertar-se, escolhi o Tabata porque ganhou os duelos no um para um desde que entrou.
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 23.01.2022 às 13:32

Plenamente de acordo. não percebo este destaque ao Tabata. Entrou para a esquerda e nada fez de útil, foi para a direita e fez esse tal cruzamento, de resto...
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.01.2022 às 14:59

Ganhou os duelos e não se deixou cair na precipitação.
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 23.01.2022 às 15:48

Não deixou? A primeira acção dele no jogo foi oferecer um canto desnecessário ao atrapalhar-se com M Reis. E por algum motivo o treinador o mudou de ala...
Sem imagem de perfil

De Greenhill a 23.01.2022 às 15:38

Sim não concordo com tabata. Não trouxe nada ao jogo. Mais depressa escolhia o Matheus Nunes, grande passe e fez várias arrancadas.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.01.2022 às 15:44

Sabia e já esperava reação na escolha, este jogo pode ter marcado um momento importante no percurso do Sporting na competição.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.01.2022 às 11:07

Aconteceram as duas ao mesmo tempo, a ineficácia do ataque e a desconcentração dos defesas centrais como muito bem descreveu. O Golo do Braga fez-lhes desabar a pressão de não poderem perder mais pontos, creio que ainda é o efeito da derrota nos Açores, sentem o objectivo do título a complicar-se.
Sem imagem de perfil

De Pedro Santos a 23.01.2022 às 08:09

Gosto de comentar na sua rubrica. É um dos poucos redatores com quem se pode discutir e expressar uma opinião.

O Sporting fez duas partes bem distintas. Mas a segunda foi desastrosa, embora não apenas por culpa própria.
Já se percebeu que Inácio e Esgaio não combinam. Digo-o com muita pena porque são dois jogadores que eu aprecio muito, tanto pelo seu esforço, como pela inteligência táctica que oferecem. Um deles tem que sair.
Palhinha e Nunes perderam o élan, tal e qual como o ano passado por esta altura quando o motor da equipa perdeu gás e as exibições ressentiram-se.
Dessa vez foi João Mário que acusou o desgaste e seria Nunes a demonstrar serviço.Só que na altura tínhamos 10 pontos de avanço, agora não…!
Na frente, no entanto, residem os maiores problemas.
O melhor é Sarabia e se tiver em dia não torna-se uma perda imensa para a equipa.
Paulinho oferece muito apoio táctico à equipa mas não é ponta de lança, nem goleador. E ninguém pode aspirar a um título, em condições normais, sem um goleador.
O ano passado fomos campeões e tínhamos um goleador. Pote foi o coelho saído da cartola por quem ninguém esperava… nem ele, sequer!
Mas não é um goleador. Longe disso…
E perdemos uma oportunidade única de o termos vendido por um valor de mercado que nunca voltará a atingir.
O conjunto desta equipa é excelente e superiormente liderada, mas falta-lhe maior qualidade individual em determinados sectores.
Amorim tem feito, por isso, das tripas coração por este clube mas continua a ser humano e por isso também falha por vezes.
Longe de concordar com a relevância dada a Tabata, é incompreensível como o melhor jogador da jornada anterior nem sequer entrou neste jogo, mesmo no momento que a equipa mais pedia cérebro e capacidade técnica que só Bragança poderia proporcionar àquele meio campo.

Raramente comento arbitragens, sobretudo nestes blogs. Admito mesmo que se comentam erros inadvertidamente, fazendo isso parte de um contexto realista que difere largamente das teorias conspirativas com que os fanáticos se alimentam constantemente para esconder os erros próprios.
No entanto, não posso deixar passar determinado padrão.
É, para mim, inacreditável que o lance do penálti do Braga seja motivo de paragem e revisão de imagens pelo VAR. Não é este minimamente o critério que o protocolo sugere. Mais ainda quando na mesma situação num lance em tudo idêntico passado na área do Braga não houve o mesmo critério de avaliação.
Ao árbitro não cabe acatar sempre as “dúvidas” do VAR e Hugo Miguel foi absolutamente cobarde em não ter decidido manter o seu próprio critério de avaliação em campo, mesmo depois de rever imagens onde ninguém, nem ele sequer, consegue visionar com certeza alguma uma falta naquela jogada.

Uma última palavra que incomodará certamente muitas consciências por aqui…
Toda a vida fui Sporting desde que me conheço e por isso sócio há 45 anos.
Vi muita gente passar por este clube e a única coisa que me conforta e me orgulha é o símbolo do Sporting. Imutável.
As pessoas estão la para o servir, umas melhor que outras, mas nenhuma tem a mínima importância face à grandiosidade da colectividade desportiva.
Varandas não é um líder, não tem mínimas características para o ser, sobretudo por manifesta falta de carisma.
Pode ser eventualmente um bom gestor de competências, espero que sim, mas todo o seu mandato foi e é apenas segurado por uma escolha e nada mais.
Não houvesse Amorim e provavelmente não continuaria a ser o presidente do clube.
A entrevista que deu, a meio da época, foi desprovida de sentido e num momento completamente errado.
Apenas e só um alimentar de ego… patético.
E nem precisava daquilo para nada porque a sua vitória de março está mais que garantida. O clube agradeceria-lhe.
Portanto, a sua existência depende da permanência de Amorim, sendo que a saída deste ditará o fim do ciclo de Varandas.
Amorim abandonará o clube um dia, seja por mérito próprio ou por demérito.
É inevitável porque ninguém é nem eterno nem isento de erros.
Pela minha parte, o meu desejo é vê-lo no clube por muitas mais épocas, pois acredito que é mesmo a pessoa ideal para comandar esta equipa.
E desejo-o pelo Sporting apenas. Varandas apenas beneficiará desse factor.
Que o saiba aproveitar em prol do clube e do seu também.
Sem imagem de perfil

De Paulo Matos a 23.01.2022 às 09:54

Não sou defensor de individualidades. Acima de tudo o clube.
Vir a terreiro numa altura de derrota, criticar este ou aquele, é oportunismo.
Rúben Amorim é sem dúvida uma figura chave, neste Sporting. Mas, é desonesto, escamotear quem apostou nele e assumiu o risco.
Se Varandas não é o presidente ideal, que se perfilem alternativas credíveis e se apresentem a votos. Ou, só há vontade de criticar, quando se perde? Identificam-se problemas, mas depois falta a coragem para apresentar soluções.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 23.01.2022 às 11:02

Comentário apagado.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 23.01.2022 às 12:41

"Em minha opinião, repito, em minha opinião, Varandas não é presidente para o Sporting. Sendo isto um clube democrático, seria aceitável haver quem o aprove ou não."

Pedro Santos,

Isto já eu digo desde que ele entrou, pela forma como entrou, pelo que fez e disse em campanha e pela famosa frase do "filma a fivela" no ataque a Alcochete. Não tem carisma e nunca terá.
Dito isto e apesar de não gostar dele, vou votar nele. Para que me prove que a contratação de Keizer não foi apenas um golpe de azar e que a contratação de Ruben Amorim não foi apenas um golpe de sorte. Mas este não é o post para falar disto.
Perfil Facebook

De Vítor Cruz a 23.01.2022 às 13:01

Até pode ser verdade que sem Amorim podia já não haver Varandas, mas também será verdade que sem Varandas também nunca teria havido Amorim.
Enfim estamos em baixa, Duas derrotas num curto espaço e é altura de se porem em causa presidente, estrutura e, às tantas, treinador.
Felizmente que agora temos um presidente que não interfere no trabalho do treinador, como antes não aconteceu com Leonardo Jardim (acabou por ter que se ir embora), Marco Silva, e no final até com o "mestre da tática".
A verdade é que começam a vir ao de cimo as fragilidades do plantel e a ausência de avançados com capacidade de finalização (Pote ainda é irregular nas finalizações, Sarabia parece-me um jogador vulgar e Paulinho é um desastrado nos momentos decisivos - foi-o nos Açores e foi-o hoje). Mas nós temos que estar conscientes da realidade, basta olhar para os avançados dos nossos rivais. Nos momentos decisivos as grandes oportunidades de golo, como ontem, não foram concretizadas. É aí que o FCP é muito mais forte - em desvantagem cai em cima do adversário e marca, porque são vários os seus jogadores que tem possibilidade de o fazer com eficácia.
deixem o treinador e todo o "staf" trabalhar em paz, porque não podemos exigir muito mais.
Vítor Cruz
Sem imagem de perfil

De Rui a 23.01.2022 às 11:05

Concordo que uma derrota num jogo nada tem a ver com a questão da presidência de Varandas.
Deve-se debater a presidência, mas em publicações próprias, que certamente surgirão neste blog até às eleições.
Ontem foi uma derrota num jogo de futebol, ponto final.
Sem imagem de perfil

De Elitista a 23.01.2022 às 12:10

Concordo, em absoluto, com o seu comentário, Rui. Deixe-me só fazer um pequeno reparo: ontem não foi só uma derrota num jogo, foi a segunda em 3 jornadas, com tudo o que ela acarreta para o clube e, sobretudo, para os adeptos que são sempre quem mais sofre e menos culpa tem...
Sem imagem de perfil

De JCR a 23.01.2022 às 18:24

Então mas agora já estamos a discutir o Varandas?! Querem ver quem é bom é o "apaixonado" que está no Big Brother? A época passada de enormes sucessos, no futebol e modalidades, já se esqueceram disso? Eu também queria ontem ganhar, todos queríamos, mas a culpa foi dos jogadores e treinador, ou querem que Varandas também vá calçar umas botas de futebol, para ir para o campo? Que país e clube de maldizentes que somos, tenham dó...ou melhor ainda, candidatem-se às eleições do nosso clube, que têm lugar em 5 de Março de 2022, tá quieto...
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 23.01.2022 às 11:21

Se há defeito que abomino é a ingratidão.

E vir numa derrota malhar em tudo e todos e em particular no presidente que nos devolveu o título de campeões é pura ingratidão!

Varandas merece crédito. Ponto. E este bota-abaixismo de prováveis contornos eleitoralistas no rescaldo de uma derrota só fica mal a quem o pratica.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 23.01.2022 às 12:04

Comentário apagado.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 23.01.2022 às 12:36

Se há coisa que não sou é seguidista. E obviamente o Sporting é um clube democrático.

O que me incomodou no seu comentário é que escreveu um testamento SÓ para falar mal. Dos jogadores, das opções do mercado, do plantel, do presidente.... tudo negativo, tudo bota-abaixismo, tudo maledicência.

Questiono: se por acaso ontem tivéssemos ganho ter-se-ia dado ao trabalho de escrever este comentário? É que parece-me que o caro é daquelas vozes histéricas que só aparecem nos maus momentos, e devo confessar que, vivendo em democracia ou não, tal postura estritamente destrutiva é bastante irritante.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.01.2022 às 11:32

Ainda continuo a acreditar nesta equipa para o objectivo principal que é o título mas já o escrevi aqui antes, se todavia não o conseguirem "no pasa" nada, mantêm todos toda a confiança dos adeptos. Ontem brindaram-nos como uma muito boa primeira parte, agradável de se ver.
O lance dos golos do Braga tínhamos a bola controlada em nosso poder, facilitaram e pagaram por isso.
Claro que a ausência do Porro faz-se sentir muito na equipa, dá muitas outras coisas que o Esgaio não consegue dar.

O VAR existe para reverter decisões em lances claros e o lance do pênalti não é de todo claro e o árbitro mandou seguir. Podemo admitir que houve infração do Reis mas não é clara nas imagens que nos foram dadas, de todas as formas tiveram mais de meia hora para voltar a marcar um golo e foi aí que mais falharam.
Com a precipitação, o querem jogar depressa excessiva enervaram-se e pedia-se a entrada do Daniel que traría por certo mais cérebro e frieza no passe.
Por último esperemos que o Rúben continue por muitos e largos anos, o seu trabalho é muito bom.
Perfil Facebook

De Vítor Cruz a 23.01.2022 às 13:12

Não houve grande penalidade e a partir daí o Sporting ficou estranhamente nervoso, como já tinha acontecido nos Açores. Foi o VAR que "obrigou" o árbitro a marcar uma grande penalidade inexistente - O contacto é claramente provocado pelo movimento do avançado do Braga, o Mateus Reis vai a passar por trás dele para ocupar uma posição defensiva e estende a perna para intercetar a bola. mas o movimento que provoca o contacto é do avançado do Braga.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.01.2022 às 13:25

De todas as formas é sempre um lance que deixa claras dúvidas e o VAR não foi criado para impôr decisões na dúvida. Se existem outras imagens que não foram públicas pois que as mostrem.
O Hugo Miguel vai-se -lá saber porque se acobardou, esta época apresentou-se bem diferente, aquele caldinho no final do jogo do Belem SaD/Porto fez-lhe mudar muitas coisas, teve consequências. Quando não se pode combater o sistema o melhor é aderir a ele.

Agora nasceu outra fonte de rendimentos para as televisões, a guerra das imagens, escondem imagens de lances como trunfo para aumentar audiências mais tarde e aí a SportTV anda a fazer jogo sujo.
Sem imagem de perfil

De Rumo Certo - Ventos Favoráveis a 23.01.2022 às 13:18

Carisma?
Sim Senhor, nos adversários mais directos tem havido presidentes que supostamente o têm, mas esses, estão confrontados com processos em Tribunal e pronunciados como arguidos.
E de políticos carismáticos então, está o País infestado e alguns presos.
A Honestidade, a Seriedade, a Amizade, a Liderança aceite e não imposta, a Disciplina, o Respeito, a independência profissional, económica e financeira, estas sim, é que são as qualidades de carácter, que em conjunto definem e classificam quem tem carisma.
Dizer umas loas populistas em púlpitos de arregimentados irresponsáveis e mentecaptos que nada de útil ou digno de registo fizeram na Vida, apenas esses, podem receber o aplauso de incautos e insanos da mesma iguala.
O edifício e alicerces de uma Vida digna e honrada, tem por base a construção, tijolo a tijolo e, argamassa de reforço e junção harmoniosa das peças.
Apenas precisa de vontade, coragem, tenacidade, persistência e projecto mobilizador e tangível.
Fala baratos com timbre de voz colocada, não significam, nem representam NADA.
A obra nasce, fazendo-se e avaliando-se consecutivamente, não se pré anuncia ou apregoa com total vacuidade de soluções ou caminhos.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.01.2022 às 13:44

É de todo muito complicado, eu até díria impossível discutir a política interna do clube sem atritos entre os adeptos, depois de vermos Pinto da Costa e Luis Filipe Vieira a unirem a esmagadora maioria do universo dos seus adeptos, fica tudo bem explicado, quando 2 marginais conseguem uma coisa dessas vamos continuar a discutir o quê? O adepto terá de facto a noção exacta do que pretende para o seu clube? Tenho dúvidas.
Sem imagem de perfil

De RCL a 23.01.2022 às 14:36

Muito bem !
Felizmente ainda existem pessoas como o caro.
Há gente que considera o Big Bhroter como o acontecimeto do século . Triste país que tem personagens dessas e apaparicados pelos que , não se sabe como, chegaram ao poder.
SL
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.01.2022 às 15:01

Isso designa-se gente com o QI muito baixo, contra isso nada se pode fazer.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 23.01.2022 às 15:26

Depois de ler este longo texto, onde expressa, com todo o direito, opiniões tão subjectivas, como quaisquer outras, vou passar ao lado da análise do treinador de bancada que todos gostamos de ser, para me focar apenas num ponto, que considero estranho.

A minha estranheza prende-se com o facto de dedicar um parágrafo ao presidente Varandas, desconsiderando-o no exercício do seu cargo. Mas a que propósito vem esta abordagem sobre o presidente no contexto em que é feita? Mas a que propósito e com que conhecimentos, o considera inapto para o cargo? Mas com que lógica põe em causa o seu direito à livre expressão, no âmbito do cargo que exerce?

A única crítica que não se pode fazer a Varandas é a falta de descrição no exercício das suas funções. Porque o quer amordaçado? Por não ter carisma? Por não ser um líder? O que é um líder? o que anda aos pulos a roubar protagonismo a quem o tem?

Gato escondido com o rabo de fora?

.



Sem imagem de perfil

De Zé Pevide a 23.01.2022 às 15:52

Quem é vc? Tem alguma solução válida? Não tem! Cala então a matraca.
Sem imagem de perfil

De MAV a 23.01.2022 às 10:24

Para se perder, muitos vezes há erros colectivos ou individuais, mas penso que nestas duas derrotas são erros clamorosos a nivel individual.
É verdade que há jogadores em baixo de forma mas o plantel não têm a profundidade que todos queriamos, além disso têm faltado aquela estrelinha que houve o ano passado.
Quero relembrar o Julius que Coates pode estar em esforço por causa do joelho.
Inácio não está em forma mas Neto é melhor? Falta velocidade a Inácio é incrível está sem pique e comete erros que em forma não cometia.
Falta o tal PL para estes jogos não quero acreditar que RA não o pense mas o mais certo é não haver € para o que pretende.
Por em dúvida as opções de RA não me parece correcto ele trabalha no dia a dia
Sabe muito bem o que faz e elevou esta equipa onde ninguém sonhava olhem para o lado e vejam os outros orçamentos.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.01.2022 às 11:44

O que marca mais o jogo é que em todos os momentos a equipa mostrou superioridade, na primeira parte deu banho de bola ao Braga que marcou depois os seus golos por erros da nossa defesa que não provocaram, oferecemos de bandeja.
O Coates se está em esforço do joelho não devia ir á sua seleção, só irá piorar, ele devia falar com o selecionador do Uruguai, admito que seja esse o problema porque está muito fora de forma e por isso perde confiança quando com a bola no pé.
Para aquele lado só temos mesmo o Inácio e o Neto, de facto o miudo parece estar saturado de jogos porque lhe falta a alegria que solta os jogadores, em bolas lançadas nas suas costas tem mostrado lentidão na resposta e também muita hesitação na construção, mas tudo pode mudar de uma semana para a outra.
Na frente tivemos oportunidades claras para marcar, a bola que cai ali na pequena área na cabeça do Paulinho é meio golo, teve pouca sorte em não lhe dar o rumo certeiro. O Pote voltou também a isolar-se na segunda parte e precipitou o remate demasiado frontal. De todo não mereciam perder o jogo.
Sem imagem de perfil

De Liongreen a 23.01.2022 às 11:26

Então achavam que o o papa e o delfim do orelhas andavam a dormir ? Achavam que iriamos ser bicampeões ? Ingénuos. Assim nem o 3º lugar que pode ir para o benfica b (braga).
Continuar a insistir num Esgaio que não sabe centrar nem defender, ter um Coates do passado, um Paulinho que querem fazer dele um matador mas que só sabe adornar a bola nos momentos mais decisivos, continuar com um Nunes com ares de vedeta que há alguns jogos não faz nada, o palhinha iden, assim pomo-nos a jeito e abrimos brechas para os inimigos e brunecos. HUMILDADE falta nesta equipa e na equipa diretiva. Estou em crer que vamos esperar mais dezanove anos ?
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.01.2022 às 11:52

Liongreen, nem oito nem oitenta,

Fizeram um bom jogo na primeira parte antes dos erros que foram aproveitados com 100% de eficácia do Braga e aí a sorte não acompanhou.
Não estando o Porro temos o Esgaio e o jovem Esteves e o Rúben treina com eles todos os dias, o Esgaio conhece bem a sua anterior equipa e não esteve mal na primeira parte. Verdade que os seus cruzamentos são quase sempre inconsequentes mas taticamente cumpriu bem.
Discordo que o Nunes tenha ares de vedeta quando vejo precisamente o contrário, se à jogador ali humilde é ele mas deixou-se cair na precipitação como todos os colegas, faltou sim mais cabeça na leitura do jogo.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 23.01.2022 às 15:33

Liongreen

Eis aqui uma das máximas do futebol. "num dia é-se bestial, no outro é-se besta". Se esta equipa que ganhou um título contra tudo e contra todos, porque perdeu já não presta, porque não arranja uns bons milhões para comprar outra? É que o clube não os tem.

Por outro lado parece-me que ainda não percebeu qual é o projecto para o clube, traçado por esta estrutura.
Sem imagem de perfil

De Elitista a 23.01.2022 às 19:19

Desculpe, Nação Valente, mas, então, a estratégia do clube está a ser adulterada! Temos um miúdo para jogar a lateral direito e temos levado com Esgaio que é um dos negócios mais ruinosos da história do SCP!
Essa argumento de "fomos campeões na época passada" é para durar até quando? Quer dizer, porque almoçamos já não é preciso jantar?
À fome com que estou, o título do ano passado nem como entrada serviu! Quero muito mais!
Erros todos cometemos, agora insistir neles à espera que resultem já não se enquadra no falhanço sem dolo!
Paulinho e Esgaio foram dois erros como houve muitos no passado!
Erros caros! Mas, em três jornadas, perdemos dois jogos porque, objectivamente, estes dois senhores, entre outros, tiveram falhanços decisivos! Onde está a política de dar oportunidade aos miúdos da cantera?!
Vamos continuar a perder pontos à espera que duas contratações falhadas resultem ou porque fomos campeões na época passada e tudo é justificado e justificável?
Vou contar-lhe algo que visionei, há uns meses, num programa da RTP.
Era uma entrevista da Fátima Campos Ferreira a Sérgio Conceição. A certa altura ele conta que foi abordado por um adepto, na cidade do Porto, que lhe disse de forma séria, "Mister, está a dever-nos um campeonato"! Sabe porquê? Porque nas três épocas completas de SG no FCP (agora já leva quatro), só havia sido campeão em duas delas, permitindo, pelo meio, um título ao nosso vizinho.
Percebe a diferença? O homem já tinha sido campeão duas vezes! E não há cá essa conversa bajuladora dos heróis imortais que devem figurar no Olimpo, etc.. É para ganhar sempre!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 23.01.2022 às 23:37

Caro Elitista,

Sou sportinguista há muitas décadas, do tempo em que o Sporting ia vencendo, um ou outro campeonato. Tinha passado o tempo dos cinco violinos, e quem veio a seguir não tinha a mesma qualidade.
Terminou o tempo do futebol quase amador. Na transição para o futebol profissional ficámos para trás. Começou o declínio. Depois acresce o domínio do chamado "sistema". Os adversários directos colocaram o Sporting numa espécie de "gueto".

Nunca deixei de acreditar que o Clube renasceria, quando se unisse com um projecto de prazo, para fazer um caminho que permita recuperar o atraso. Aí podemos aspirar a lutar por todas as provas. Penso que ainda estamos longe, o que não significa ambição de ganhar todos os jogos. Mas só ambição não chega, é preciso um bocadinho mais. E se se puser o projecto em causa, como tem acontecido de outras vezes, continuaremos a viver de fogachos,

Continuamos na luta e não se pode pôr tudo em causa por perder pontos. Todos os irão perder. E tenho confiança na equipa técnica para corrigir e melhorar. Mas uma coisa é certa: quando se perde perdemos todos, e não posso pensar que não estejam os melhores em campo. São os que temos. Se não são suficientemente bons, na sua perspectiva, o que quer fazer? Não chove dinheiro em Alvalade.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 23.01.2022 às 11:29

Caro Julius

Muitos erros, um penalty duvidoso, e no meu entender a baixa de forma de Coates está a dar cabo de nós. É o nosso general, o pai desta equipa. E em má hora irá para a sua seleção.

Mas fora tudo isto, tivemos oportunidades de sobra para resolver o jogo. E ontem perdemos pela má qualidade na finalização.

Se os batoteiros do Douro ganharem já ficaremos a 6 pontos... nada de irrecuperável, mas revalidar o título ficará mais difícil.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.01.2022 às 12:01

Bom desses eventuais 6 pontos depende de nós recuperar metade no jogo lá no Porto. Recordo o lance do Taremi a empurrar claramente na área do Porto o Coates a impedi-lo de fazer o golo que seria o da vitória e com este mesmo VAR deixaram passar.
O Lance não é claro e não devia intervir por isso, o Hugo Miguel não os teve no sítio e acobardou-se, se à outras imagens pois que nos mostrem.
O Coates de todo não devia ir à seleção, mau para ele que não está bem fisicamente, mau para a equipa que está a ter um arranque complicado neste novo ano e vai jogar nos próximos jogos o futuro da temporada.
O grupo está a oscilar mas pode dar boa resposta e recuperar o seu ADN.
Sem imagem de perfil

De Rui Pina a 23.01.2022 às 11:52

Continuo a dizer, o Sporting precisa com urgência de um central de qualidade. mas pelos vistos não há interesse nisso....o que é lamentável.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.01.2022 às 12:06

Existe um plano estratégico financeiro rígido perante as circunstâncias dificeis que são por todos nós conhecidas, um bom central custa dinheiro, mas não estará imagino eu descartada essa possibilidade. A equipa para ter um melhor equilibrio necessita desse central e de um ponta de lança.
Ainda é a equipa que está viva em todas as frentes.
Sem imagem de perfil

De Rui Pina a 23.01.2022 às 12:44

Mas um central de qualidade até pode vir por empréstimo (como veio Coates e outros, no passado), é uma questão de conhecimento de mercado e de oportunidade.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.01.2022 às 13:03

Não estará por certo descartada essa possibilidade, mas a estratégia é entrar alguém para o presente e futuro até porque o Neto só lhe foi dada a oportunidade para mais uma época, caso o Quaresma continue a não convencer terão que contratar mesmo um central. Se não forem 2 porque começo a desconfiar do estado físico do Feddal.
Sem imagem de perfil

De Rui Pina a 23.01.2022 às 13:57

Concordo com o que diz...resta saber os responsáveis
Sem imagem de perfil

De Elitista a 23.01.2022 às 11:57

A Família Sportinguista, ciclicamente, lá elege umas vacas sagradas.
Atingido esse estudo, ao eleito só são contabilizadas as ações positivas, o que faz de mal ou, simplesmente, não faz é completamente branqueado.
Entre as resignadas (sim, infelizmente, já voltamos a esse tão conhecido estado de espírito) mensagens trocadas com uns amigos Sportinguistas, ontem no final do jogo, o tema dominante foi a mania de fazer "bonito" de Pedro Gonçalves! Á conta dele, desperdiçaram-se oportunidades que colocariam o SCP com 3 golos no placard - numa delas, a fechar a 2ª parte, sem o GR na baliza, enviou a bola 2 metros ao lado quando tinha espaço e tempo para fazer o que devia - e as falhas na defesa não teriam o destaques que, lamentavelmente, assumiram.
Os erros de de Pote foram tão ou mais decisivos quanto os de Gonçalo Inácio, portanto, não merece 3,5 mas 1!
Também Paulinho (nem comento) não merece 2,5 mas 1!
O lance que resulta no penalty começa num erro de Adán que tinha Inácio isolado na lateral e preferiu complicar. Merece 2! Diga-se, a esse propósito, que aquelas brincadeiras á boca da baliza podem estar muito na moda e serem muito eficazes (serão?) mas já nos causaram muitos calafrios e são de um risco extremo.
Nenhum treinador que perde merece nota positiva! Seja ele quem for! Ruben Amorim merece 2!
Quanto ao resto, é como digo acima, estamos de volta aos velhos tempos.
Temos uma equipa de futebol inconstante, com claro défice de competitividade e (já dizia Pedro Barbosa), amiúde, parece um bando de bons rapazes, muito amiguinhos uns dos outros, que está a disputar num jogo de solteiros contra casados.
E, lá está, corre mal porque tem que correr mal! Nem vou dar exemplos de outros clubes que me caem todos em cima, mas sugiro a esta cambada (hoje, como há duas jornadas atrás, merecem esta distinção depreciativa) que aprenda com a nossa secção de Futsal! Essa, sim, representa o que significa o Sporting Clube de Portugal e com o qual sonho! Os Magos do Futsal nunca se cansam de ganhar e auferem umas migalhas, quando comparado com a cambada do futebol.
Os nossos Futsalistas, possuem o nível de competitividade imprescindível a qualquer clube que almeje ser hegemónico!
Aos sócios e adeptos, deixo um forte e sentido abraço de solidariedade na frustração. À cambada, desejo que tenham um Domingo tão mau quanto está a ser para mim e vai continuar.
O campeonato, para nós, acabou!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.01.2022 às 12:28

Ainda não atiro definitivamente a toalha ao chão, espero pelo jogo no Dragão e aí decidimos no final, mas já vamos para lá como que fragilizados, com um tipo de estratégia que vai obrigar a risco, porque só a vitória vai interessar a partir de agora. Aí sim, voltamos ao antigamente, à posição de muito a jeito a que o Porto quase sempre nos colocou nas vésperas de jogar com o Sporting. Mas confio na fibra e qualidade da nossa equipa, afinal tiveram capacidade de arrasar na Luz.

Perante tantas falhas na zona de finalização, só lhes resta voltarem ao treino duro e intenso dos remates, não têm outra forma.Vão todos conversar bastante estou seguro e vão limpar a cabeça.

Uma equipa que engoliu o adversário numa primeira parte e consegue depois ter 4 ocasiões flagrantes de marcar na segunda parte, o seu treinador não pode merecer nota negativa. A derrota também faz parte do processo e necessitam de também de a sentir dura, dessa forma sabem o que fazer, o que mais podem fazer para que não se repita.
Sem imagem de perfil

De Elitista a 23.01.2022 às 13:23

Não comungo da sua fé e, no final da época, só um de nós terá razão. Torço veementemente para que seja o Julius.
Contudo, e apesar de fortemente atacado neste espaço, eu avisei, a seguir ao desaire nos Açores, que os sinais deixados eram altamente alarmantes! Tinha razão...
São demasiados filmes destes já presenciados. Há coisas que saltam à vista!
Sinceramente, não entendo o que se passou a seguir ao jogo em Carnide. Tudo começou a descambar a partir daí!
Temos opiniões divergentes no tocante a avaliar a prestação do treinador. Para mim, num clube com mentalidades ganhadora, nunca o treinador tem nota positiva quando perde.
Sem imagem de perfil

De MAV a 23.01.2022 às 13:49

O mais interessante é que não o vi por aqui com os seus "sinais" na taça e com o Vizela. Mesmo que o Sporting não ganhe nada e fique em 3 lugar RA tem todo o meu apoio. Fez o que ninguém fez em 20!!!! Anos com metade do orçamento de alguns treinadores que lá passaram.
Já começa em alguns ditos sportinguistas este fadinho da desgraça
Sem imagem de perfil

De Elitista a 23.01.2022 às 14:59

MAV, não tem que me ver nem deixar de ver por aqui! Não lhe devo explicação alguma para e por ter a minha opinião. Mas já que tomou a liberdade, aqui vai: começo por sugerir-lhe interpretar ou, se é caso disso, aprender a interpretar melhor a língua de Camões! Não pus em causa Rúben Amorim! Apenas digo que, para mim, NENHUM treinador merece nota positiva num jogo no qual saiu derrotado - sim, Pep e Jurgen, também serve para vocês. E deixe-me que lhe diga algo ainda mais importante! É graças a adeptos que se contentam em ganhar de 20 em 20 anos que o SCP é o motivo do anedotário nacional em matéria de futebol...
Há duas semanas era o típico discurso de quem tem ADN perdedor "ah e tal, não vamos por tudo em causa, foi só uma derrota, somos campeões, esta equipa já nos deu muito, etc."!
Pronto! O caro MAV almoçou hoje? Óptimo, agora só volta a comer daqui a um ou dois meses, certo?
Não? Então mas se já almoçou... Já "teve muito"!
O apoio que a Nação Sportinguista deu aos meninos após a catástrofe nos Açores, foi agradecido ontem!
Tem toda a razão, já não nos davam isso há 20 anos!
A maioria dos meus amigos, adeptos de clubes adversários, ao darem-me os parabéns pela conquista do campeonato acrescentavam "isto so volta a suceder daqui a 20 anos!"
Hoje, esses comentários voltaram com toda a veemência e frequência!
Isso não o incomoda? Pois, a mim, por de mais!
Será que ninguém percebe a vital importância de ganharmos este campeonato?!
"Ah e tal, nenhum jogador gosta de perder"! ENTÃO QUE NÃO PERCA, PORRA! É este o espírito! É assim tão difícil de atingir?!
Vemo-nos nas ruas a festejar daqui a... outros 20!
Sem imagem de perfil

De MAV a 23.01.2022 às 17:29

Pois olhe afinal somos 2 porque pelos vistos também não sabe interpretar o que eu escrevi, em nenhum momento está em contexto ficar feliz por ganhar de 20 em 20.
Se eu me preocupar com o que dizem os adversários então nos últimos 40 anos já nem via o Sporting. Essa cultura de exigência foi muito usada pelo antigo presidente para justificar certas atitudes.
As vitórias trazem esse adn não é preciso assobiar ou pior quando se perde. Mas sim apoiar essa é a parte dos adeptos. A estrutura têm a outra parte fazer sentir na pele o que é representar o Sporting e a responsabilidade associada.
Sem imagem de perfil

De Elitista a 23.01.2022 às 17:48

O anterior presidente é preocupação sua, não minha - nunca falo nele nem me interessa.
Para mim, presidentes foram José Roquette, Dias da Cunha e Frederico Varandas. Porquê? Porque foram campeões desde o tempo em que acompanho futebol - antes tinha outros interesses típicos da adolescência.
Meu caro, isso do apoio tem que se lhe diga! Eu sou Sportinguista! Não de A, B, C ou D!
Quando perdemos, perdemos!
Para vitórias morais, não contem comigo! Isso é coisa de lagarto e eu sou Sportinguista!
Para mim, o que os outros pensam do SCP tem tanta importância quanto o que eu mesmo penso. Não sou autista, vivo em sociedade!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.01.2022 às 14:14

Mas podem acontecer situações no jogo que podem ultrapassar o controle do treinador, referi que na minha opinião o seu pecado foi não ter atirado para o jogo o Daniel quando viu a equipa a cair emocionalmente e a jogar de forma muito precipitada, creio que o surgimento das oportunidades flagrantes para fazer o golo contiveram-no, acreditou que o golo acabaria por surgir, entraram numa espiral, o jogo partido e a jogaram a roleta russa, a bala acabou por sair mas injustamente para o lado errado.

Eu escrevi que espero pelo final do jogo no Dragão para tirar as conclusões mais definitivas, não pelo final da época.
Sem imagem de perfil

De Elitista a 23.01.2022 às 15:10

Não está em causa a sua interpretação dos acontecimentos, ou o seu critério.
É apenas a minha maneira de ver as coisas. O responsável pela equipa é o treinador. Quando a equipa não ganha, o seu trabalho tem, obrigatoriamente, que ter avaliação negativa.
É uma questão de cultura e mentalidade! Quem não sente as derrotas, nunca adquirirá rotinas de vitória...
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.01.2022 às 15:17

Mas é aí que não creio que discordamos, o Rúben é um ganhador nato não é um perdedor, bem pelo contrário. Está ainda numa fase prematura da sua carreira e está a aprender como lidar com muitas coisas que ficam difíceis de as controlar mas é um ganhador nato.

Só um ganhador nato pode fazer o que fez na época passada, convenhamos, é a equipa que ainda está em todas a frentes, vai gerindo e potencializando as limitações ao máximo, como se diz na gíria espremendo tudo muito bem espremidinho, não merece traições de ninguém, dos próprios jogadores que o atraiçoaram nos Açores e tão pouco dos adeptos pela posição permanente de desconfiança.
Sem imagem de perfil

De Elitista a 23.01.2022 às 17:56

É-o com toda a certeza!
Como disse, é apenas uma questão de critério meu.
Não penso que haja desconfiança da Família Sportinguista em relação ao Rúben. Não sinto isso.
Já em relação a supostas vacas sagradas, a conversa é outra.
Ontem, o descontentamento era direccionado para o trio Pote, Paulinho, Egaio e, confesso, fiz parte do coro!
Mas já hoje surge uma publicação que dá Pote como melhor em campo!
O defeito deve estar em mim e nas dezenas de Sportinguistas com quem partilho opinião pessoalmente. Devemos ser de uma casta inferior ou... exigente!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.01.2022 às 20:15

Bom , agora já nada se pode fazer dos pontos que ontem deixamos, os de Braga levaram-nos e fizeram muito menos por isso que a nossa equipa, temos um grupo de qualidade e que sabem jogar bom futebol, podem ganhar os jogos todos da Liga até final, mas agora só interessa o jogo contra o Santa Clara, à também uma taça da Liga para tentar ganhar.
A transformação de mentalidade que comenta estamos todos de acordo, mas só isso não faz ganhar os jogos, é um processo que terá que levar o seu tempo, ninguém pode chegar ao futebol atual português e desatar a ganhar tudo, tantas forças invisíveis que o impedem depois quando se perde por culpa própria como ontem e nos Açores reagimos numa exigência superior porque sabemos que estamos condenados a ter que ser mais perfeitos e a jogar muito mais para poder vencer essas tais forças invisíveis.
Temos sim que apoiar o processo que os responsáveis do clube têm em marcha, processo que combate ao mesmo tempo toda essa gente corrupta que nos rouba todos os anos.
Sem imagem de perfil

De Elitista a 23.01.2022 às 22:03

Sim, obviamente que esta rapaziada tem muito para dar - daí a minha irritação. Claro que não vamos ganhar os jogos todos, são muitas competições com adversários difíceis.
Para já o que há é a taça da liga e é nesse objectivo que deve estar o foco.
Amanhã é outro dia...

Boa semana,

SL
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.01.2022 às 22:13

É isso mesmo, avida só tem que continuar, de algo temos a certeza é que este grupo não é de se vergar facilmente, estamos confiantes que irão trabalhar ainda mais para poderem estar mais fortes nos próximos jogos.

Ficou também provado que a ausência do Pedro Porro faz maio diferença que pudêssemos imaginar, quizá do próprio treinador pudesse pensar
Sem imagem de perfil

De Elitista a 23.01.2022 às 22:57

Sim, faz!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 23.01.2022 às 16:04

Caro Elitista,

Mesmo considerando que não temos a melhor equipa de Portugal, que não jogamos sozinhos, que os atletas são pessoas e não robôs, se tivesse limitado o seu primeiro comentário, ao comportamento da equipa em campo, diria que "é um poeta".

Ao tratar os nossos(?) atletas como cambada, não posso deixar de mostrar o meu maior repúdio. Não havia necessidade porque não merecem. Dão o seu melhor em campo, suam a camisola, e seguramente nunca querem perder. Cometem erros? Quem não os comete? Pela arrogância que demonstra, estou convicto que nunca comete erros! Bem haja, pois deve ser caso raro.

Acreditar que se pode passar de 8 para 80 de um dia para o outro, leva-me a crer que vive numa realidade paralela. Nesta realidade real, não é assim que as coisas funcionam. Esta equipa, desvalorizada por muitos, na época anterior, conseguiu com a estratégia do jogo a jogo, sem pressão, ganhar o campeonato. Este ano é a única que ainda compete em todas as frentes, tendo feito uma primeira volta muito boa, contra adversários directos, superiores. São jogadores que fazem o seu melhor, não são uma cambada. Costuma dizer-se: "quem não sabe perder, também não merece ganhar". Se não sabe ajudar, não complique..
Sem imagem de perfil

De Elitista a 23.01.2022 às 18:16

Caríssimo Nação Valente,

Se a designação o ofende, nada posso fazer...
Eu, quando falho, pago! E sou obrigado a produzir 8 horas (as que me pagam, fora as que dou pro bono) 5 dias por semana! E nunca posso descansar sobre algo que tenha feito no passado!
E não lhe custará acreditar que o meu recibo de vencimento não tem as mesmas cores que o dos jogadores.
Essa é a realidade na qual vivo!
Nessa mesma realidade, o SCP compete com um clube que tem o dobro dos nossos campeonatos e com um outro que, em 40 anos, já nos ultrapassou largamente. Porquê? Porque instituíram uma exigência máxima a quem veste a camisola e são intolerantes à derrota!
Na sua realidade, esses acontecimentos hediondos resultaram de corrupção, embora nunca lhes tenham retirado qualquer título e tenham arrecadado uns quantos internacionais com os quais nós nem sonhamos (conquistar a LC no formato actual).
Lamento que cambada como eu não goste de ver os nossos intocáveis Senhores Jogadores não colocar em campo a seriedade, rigor e competência que o salário (mínimo nacional, claro está) que auferem exige! Isso, claro, para nem falar do extremo privilégio de envergar a lendária camisola do SCP que, a quem realmente sofre com as derrotas do nosso clube, custa 100€.
Exigências! Ou não...

E não é de mais lembrar que o caro Nação Valente já terá ficado ofendido por chamarem cambada a ídolos tipo Futre, Inácio, Fernando Mendes, Paulo Costa, Alhandra, Caneira, Cadete, Moutinho, João Mário, Podence, Rafael Leão, etc., e eles, agradeceram...
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 23.01.2022 às 15:20

Caro Elitista! Adeptos de "só quando as coisas correm bem?" NÃO, OBRIGADO
Sem imagem de perfil

De Elitista a 23.01.2022 às 17:58

...
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 23.01.2022 às 19:19

Elitista,
Não dúvido, nem questiono, a sua elevada exigência competitiva. Partilho até da sua extrema necessidade num clube como o Sporting. Mas certamente ela não é superior à minha. Temos é formas diferentes de a expressar publicamente.
Mas apelar ao exemplo do nível competitivo da equipa de futsal não me parece o melhor. Penso que aludiu a este exemplo baseado nos resultados das duas equipas, mas a qualidade relativa de ambas é o principal factor desta diferença e não o espírito competitivo de cada uma delas.
Mais de metade da selecção campeã do mundo e da europa de futsal é formada por jogadores do Sporting. Sérios candidatos a melhor jogador, guarda-redes e treinador do mundo são nossos profissionais. Seguramente que não se cansam de ganhar, mas a qualidade que apresentam no panorama mundial, em comparação com a equipa de futebol, faz muita diferença nas conquistas, por mais vontade de vencer que ambas tenham.
Nunca é demais utilizarmos casos de sucesso como estímulo mas convém termos a noção da comparabilidade das realidades.
Sem imagem de perfil

De Elitista a 23.01.2022 às 22:12

Caro Leão do Norte,
Tem toda a razão.
Sei a diferença de enquadramento de uma e outra realidades.
Aqui o pretendido era demonstrar que só uma mentalidade fortíssima consegue desafiar o risco de a equipa (de futsal) perder a motivação por já ter conquistado tudo!
Sabes como é, as derrotas afectam o discernimento!
E de tão desabituados que estávamos...
Esperemos pelo regresso de bons dias.

SL
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.01.2022 às 22:30

A equipa de futsal vive uma realidade diferente até em termos de soluções, é um grupo mais pequeno e mais fácil de gerir, foi determinante a continuidade do guarda-redes brasileiro,bastava ele não ter renovado e as coisas poderiam passar a ficar diferentes, faz a diferença em muitos jogos que se anteviam equilibrados.

Depois tem um outro aspecto o facto de terem sido campeões europeus enche-os de brio em todos os jogos, afinal são os campeões europeus e isso leva-os sempre a jogar no limite, é vitamina extra.
Sem imagem de perfil

De Elitista a 23.01.2022 às 23:00

Sim tem funcionado como estímulo mas é muito frequente ocorre o inverso. Por isso é que a mentalidade e místicos é decisiva.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 23.01.2022 às 23:25

Tinha interpretado como um "recado" baseado na diferença de conquistas.
Essa motivação constante da equipa de futsal é algo que devemos salientar mas o facto de saberem o quão bons são também ajuda. A qualidade e a "pressão" constante do treinador. É esta "pressão" que o Rúben Amorim certamente não vai deixar de exercer.
Também já não estava habituado a derrotas. E quero continuar a não estar!
SL
Imagem de perfil

De Luísa de Sousa a 23.01.2022 às 12:08

Querido Amigo Julius ...
Quero acreditar que estamos numa fase menos boa, com mais dificuldades, o que acontece a todas as equipas!
Fiquei muito triste com este resultado, inesperado, com alguns erros individuais que nos fizeram perder pontos!
Digo e repito, é só uma má fase e depressa vamos recuperar e voltar às alegrias.
Quanto à sua pontuação, concordo com todas.
Acredito muito na nossa equipa e no seu treinador


Feliz Domingo
Beijinhos
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.01.2022 às 12:34

Querida amiga, bom dia

Estamos desolados pelos eventuais 6 pontos que iremos ficar do primeiro classificado, posição de todo estranha para esta grande equipa. Uma fase menos conseguida mas que irão dar a volta e trazer ainda muitas alegrias no curso desta época, acredito que sim. O treinador é um craque e vi ontem nele que não aceita perder por nada, é um vencedor nato e vai dar boa resposta.

Resto de um feliz Domingo

Beijinhos
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 23.01.2022 às 12:51

O jogo não foi bom mas já se adivinhavam dificuldades por já termos notado que há jogadores fora de forma, seja pelo Covid, seja por outras razões.
Ainda noutro canal de Sportinguistas se falava sobre haver comunicação entre 1 jogador jovem do SCP e outro do FCP no whatsapp. Pode ser algo completamente inocuo ou pode ser o passar de informações, mas isso caberá aos dirigentes tratar porque penso que essa informação lhes vai ser passada.

Mas não tenhamos dúvidas que a força do FCP não é exclusiva às 4 linhas. Já disse aqui várias vezes que o esquema tem muitos anos de existência e há muitos amigos envolvidos. Nem sequer será por Pinto da Costa sair que esse esquema cairá.
Temos que nos mentalizar que a época passada tivemos muita sorte em vários jogos, que poderíamos ter perdido pontos e não perdemos. Esta época seria difícil manter o nível de sorte em alta. Conjugando isso com as movimentações nos bastidores, no início da época eu não esperava que fossemos lutar pelo título, sinceramente. Mas o que veio alimentar esperança foi o facto do SLB ter estado muito mal, o que nos catapultou para cima.

Sim, podemos culpar um ou outro jogador individualmente, mas milagres só acontecem 1 vez. Se a direção quer mesmo lutar pelo título até ao fim terá que abrir os cordões à bolsa e contratar jogadores de mais valia este mês. Senão, mais vale admitir que não lutamos pelo título mas sim pelo 2º lugar.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.01.2022 às 13:16

Mas começa a ser tarde, o Porto está focadíssimo em não vacilar e têm a máquina a "trabalhar" nesse sentido, falharam a época passada porque cometeram erros e facilitaram, não acreditaram que o Sporting fosse tão longe, mesmo assim tentaram sacar-nos o título numa grande investida nas derradeiras jornadas, recordamos por exemplo Famalicão e o plano do Soares Dias em Braga.

Eventualmente uma diferença de 6 pontos e ainda termos que lá ir pode ser já demasiado tarde, agora entendem melhor a minha reação após com o que a equipa fez nos Açores, vi ali algo que não devia ter nunca acontecido, ontem pagaram por isso, porque no golo do empate do Braga a equipa sentiu a carga de não poder perder mais pontos, a derrota dos açores deixou consequências.

Verdade que o estrondo em todos os níveis do Benfica catapultou-nos para cima, vive-se essencialmente essa rivalidade nos adeptos e que envolvem muito o grupo de trabalho e toldou-se-lhes a vista, o principal inimigo esteve sempre a norte.

O ter que contratar começa a ganhar mais forma visando o futuro e já não tanto o presente imediato, estes 6 pontos perdidos em tão pouco tempo têm consequências.
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 23.01.2022 às 13:43

Já ontem o referi e volto a dizer, independentemente da qualidade de Edwards, faz-nos nesta altura mais falta um ponta de lança que marque golos, ou um defesa central, ou um lateral esquerdo do que um medio ofensivo
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.01.2022 às 14:34

É um contra senso, a equipa está a jogar melhor que na época passada mas menos eficaz na finalização e na defesa, o facto de sentirem que já não têm tanta necessidade de se agarrarem uns aos outros como o tiveram que fazer na época passada tem causado algum facilitismo em momentos do jogo.

Têm uma política de entradas no grupo muito restrita e com visão principalmente do futuro.

O Rúben sempre disse, isto pode mudar de uma semana para a outra, à que manter a união e os olhos bem abertos.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 23.01.2022 às 17:41

É "tarde" porque esta época o FCP não menosprezou o SCP como fez na passada. Perceberam que a equipa técnica do SCP sabe o que está a fazer e que não poderiam perder tantos pontos como na época passada.

Eu quase que apostava o meu ordenado que o FCP tem pessoas cujo o seu trabalho principal é tentar encontrar formas de infetar os jogadores do SCP e SLB com covid, seja pelos conhecidos ou sítios por onde andam. Não duvidem disto.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.01.2022 às 20:23

Mike eu nao duvido um só segundo e se formos por aí teria muito mais a dizer mas aqui não é de todo o local mais indicado.

Não esqueçamos o comportamento do jogador do Belem Sad que tudo fez para ser expulso no jogo contra o Porto e o mais rápido possível.


Pagamentos a jogadores adversários,
Covid,
arbitragem,
C. Disciplina
C. Social

É muita coisa a ultrapassar.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2014
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2013
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2012
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D




Cristiano Ronaldo