Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




As Notas de Julius 2021/22 (35)

Julius Coelho, em 03.02.22

Nesta rubrica, o leitor tem a oportunidade de apreciar - e se entender, criticar as notas (0-6) que eu atribuí aos jogadores do Sporting CP e a outros intervenientes do jogo com o Belenenses SAD da 20ª. jornada da Liga BWIN, que resultou numa do Sporting por 4-1. Golos de Paulinho 11' e 47', Pedro Porro 17', Pablo Sarabia 45+2'.

O Sporting CP amassou o Belenenses SAD no Jamor ao ritmo de uma peladinha alegre e descontraída. No rescaldo da festa pela vitória da Taça da Liga, a equipa não facilitou e goleou o adversário, com um domínio total de princípio ao fim. Importante que todos os leões que entraram na segunda parte mantiveram a intensidade da equipa e o controle da vantagem do resultado. De assinalar, também, a estreia do inglês Marcus Edwards, muito ovacionado pelos adeptos leoninos presentes no estádio.

Screenshot (629).png

DESTAQUE - PAULINHO - 5 - O efeito Slimani fêz-se sentir? Mostrou rara eficácia nas duas oportunidades que lhe surgiram, teve frieza e não falhou. Combativo como sempre, principalmente a recuperar bolas no seu meio campo ou quando os arrastava atrás de si, abrindo espaços para os colegas.

ANTONIO ADÁN - 4.5 - O golazo do Abel Camará foi um coelho que o avançado azul sacou da cartola, mas o guarda-redes leonino ainda consegue tocar na bola. Fica na retina a espectacular mancha que faz ao mesmo jogador, que lhe apareceu de frente isolado, tirando-lhe a chance de fazer o segundo golo do Belenenses SAD. 

PEDRO PORRO - 5 - Não sabe jogar mal, sempre com bom critério nas suas acções. Voltou a estar  imparável no um para um, a ganhar espaços para os cruzamentos ou passes de rotura em profundidade.  O golazo do meio da rua é a sua grande imagem de marca e fez levantar todo o estádio quando atirou à baliza aos 17', com o guarda-redes a esboçar a defesa só com os olhos.

LUÍS NETO - 3.5 - Mais solto fisicamente e a conseguir ocupar melhor os espaços entre a zona do Gonçalo Inácio e o Pedro Porro, o passe também lhe saiu mais assertivo, mas o adversário poucas vezes o pressionou.

GONÇALO INÁCIO - 4 - Voltou a dar bem conta do recado. O capitão uruguaio só pode sentir-se orgulhoso. O jogo só teve o sentido da baliza do Belenenses SAD e jogou-se quase sempre no meio campo adversário, por isso raramente foi acossado de dificuldades.

ZOUHAIR FEDDAL - 4 - Impetuoso e determinado na acção defensiva, quase sempre pela antecipação ao adversário, ganhou a maioria das disputas de bola cortando pela raíz várias tentativas do ataque da equipa de azul. Quando subiu à área do Belenenses SAD, teve a chance de marcar de cabeça por duas vezes, nas alturas e na antecipação, mas a bola saiu fora dos postes.

NUNO SANTOS - 3.5 - Fica ligado ao golo do Belenenses SAD no deficiente corte de cabeça, colocando a bola a jeito para o remate fantástico e vitorioso do Abel Camará. Mais tarde redimiu-se com um excelente cruzamento forte e tenso em que o Sarabia só teve que encostar à boca da baliza, no toma lá e faz-te famoso, para o terceiro golo da equipa.

MANUEL UGARTE - 4 - Fez uma boa partida muito equilibrada, mostrando concentração na rapidez de acção à perda da bola da equipa, foi o maior tampão, sem recorrer à falta, cortando as saídas dos azuis para o ataque. 

MATHEUS NUNES - 4 - Deu fortes indicações da sua melhor forma, executando alguns raides brilhantes com bola no meio campo adversário e já vimos também alguns dos seus famosos passes de rotura bem calibrados.

PEDRO GONÇALVES - 3 - Muito móvel na procura de espaços em que é exímio, mas pecou demasiado na finalização. Voltou a confiar na relva e esta traiu-o no que parecia um remate fácil para mais um golo, só tinha o guarda-redes pela frente, mas bola saiu para as nuvens. Tentou depois de novo o golo, numa boa acção individual mas o Álvaro Ramalho adivinhou e fez uma boa defesa.. 

PABLO SARABIA - 5 - Muito focado no compromisso da equipa, muito sério em todas as suas acções. O espanhol nunca facilita, todos os segundos de jogo para ele são sempre importantes e determinantes pela maneira como se entrega em cada lance. Mais um golo (5 na Liga) e uma assistência (6 na Liga) e outro ainda ficou por marcar, quando bem colocado não conseguiu fazer a emenda. É o elemento mais eficaz e intenso do ataque do Sporting e os adeptos adoram-no por tudo isso.

DANIEL BRAGANÇA - 3.5 - Entrou muito bem no jogo, muito vivaço nas acções em que levou quase sempre a melhor, não deixou a equipa cair na intensidade apesar do resultado dilatado no marcador. Um bom remate fora da área após ter ganho um ressalto merecia melhor sorte.

GONÇALO ESTEVES - 3.5 - O miúdo não parou um segundo após a sua entrada no início da segunda parte. Foi o jogador que mais faltas sofreu, impetuoso e imprevisível com a bola nos pés mostrou toda a sua fome do jogo e foi sempre de frente para cima deles. Teve o seu momento, um tremendo remate fora da área à Pedro Porro e quase que repetia o golazo do espanhol, que susto para o guarda-redes dos azuis.

RÚBEN VINAGRE - 3 - O adversário já tinha a toalha no chão e já só defendia muito empurrado para trás pelo melhor futebol do Sporting. O Rúben entrou e só atacou pelo seu corredor, conseguiu espaço para cruzar algumas vezes mas com pouca direcção, tentou também a sua sorte num bom remate de longe, mas sem efeito.

BRUNO TABATA - 3.5 - Entrou com a corda toda e também ajudou para que a intensidade do jogo da equipa não caísse. Forte nos duelos em que só na falta o adversário o conseguiu parar.

MARCUS EDWARDS - 3.5 - A sua entrada no jogo acabou por ser a grande surpresa, ainda sem qualquer treino. Rúben Amorim quis já dar-lhe minutos para se ambientar no sistema de jogo da equipa e até saiu-se muito bem, dando excelentes indicações para o futuro já próximo. Bom de bola, inteligente nas acções, mostrou-se num grande remate fora da área e numa acção individual em que cruzou com a bola a passar perto da linha de golo em que quase oferece ao Paulinho o hat-trick.

RÚBEN AMORIM - 5.5 - O grande mérito de ter conseguido mudar o chip aos jogadores, logo após os festejos pela grande vitória sobre o Benfica na conquista da Taça da Liga. O compromisso de todos foi total. O resultado conseguido ainda cedo, permitiu-lhe fazer boa gestão do plantel e estrear um dos dois grandes reforços que chegaram para ajudar o Sporting a atacar a segunda metade da temporada.

FRANCLIM CARVALHO - 2 - Tem uma equipa desequilibrada e não conseguiu manter por muito tempo a intensidade que a equipa do Sporting sempre provocou no jogo. Perdeu sempre em todas as zonas do campo para o adversário, apesar de na primeira parte terem tido uma grande chance de recuperar os dois golos que já tinham de desvantagem, o Adán defendeu e ficou por aí a ultima oportunidade de poderem ferir os leões. Na segunda parte foram empurrados para junto da sua área e o jogo não teve mais história.

GUSTAVO CORREIA (Árbitro) - 4 - Bem no capítulo técnico e bem na acção disciplinar, acompanhou sempre o jogo de perto e sem grandes registos de erros.

HÉLDER MALHEIRO ( VAR) - 4 - Noite tranquila do VAR, sem motivos para ter que agir. Ficou a dúvida num lance de uma cotovelada dada por um jogador azul que se pôs a jeito para o cartão vermelho.

publicado às 03:20

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


35 comentários

Imagem de perfil

De Leão do Norte a 03.02.2022 às 11:29

Bom dia caro amigo Julius,
Jogo sem grande história dada a superioridade do Sporting. Muita dessa superioridade também adveio da atitude séria e competitiva da equipa.
Não sei se o "efeito Slimani" se fez notar no Paulinho, mas há um forte componente emocional no seu rendimento. A forma diferente como celebrou os golos, principalmente o primeiro, denotou isso.
Edwards veio para acrescentar e estou fortemente convencido que, até ao final da época, ainda vai ser muito útil.
Sendo o jogo com o FC Porto praticamente decisivo, convém pensar nesse adversário apenas no devido tempo e concentrarmo-nos totalmente no jogo com o Famalicão. É a nossa tradicional "besta negra" e já nos causou suficientes dissabores.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 03.02.2022 às 11:44

Bom dia amigo Leão do Norte,

Tudo a seu tempo, o jogo no Dragão é só para a semana e temos ainda 2 objectivos importantíssimos para cumprir, ganhar ao Famalicão e ter toda a equipa depois disponível sem lesões e sem impedimentos disciplinares (temos vários jogadores com o 4º amarelo).

Todos os lances que o Paulinho tem falhado até agora estiveram por centímetros do sucesso por isso torna-se de facto um problema mental que só ele pode resolver, ontem marcou 2 golos que pareceram fáceis pela técnica elevada como executou os lances.

Edwards deixou água na boca, todos percebemos que quando estiver entrosado pode ser tremenda mais valia para acrescentar. Tem uma outra particularidade, parece ser um jogador frio, mais resistente a deixar-se envolver pelas emoções, foi um tiro certeiro trazê-lo para a equipa.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo