Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




As Notas de Julius 2021/22 (36)

Julius Coelho, em 07.02.22

Nesta rubrica, o leitor tem a oportunidade de apreciar - e se entender, criticar as notas (0-6) que eu atribuí aos jogadores do Sporting CP e a outros intervenientes do jogo com o Famalicão da 21ª. jornada da Liga BWIN, que resultou numa vitória do Sporting por 2-0. Golos de Pablo Sarabia (6') gp e Matheus Reis (63').

Vitória leonina indiscutível mas que deu tremendo trabalho. A equipa permitiu mais espaços no seu meio campo do que o habitual, o Famalicão usou e abusou da estratégia da muita pressão individual, principalmente nos jogadores que tinham o 4º amarelo, que por isso se sentiram amarrados e condicionados em meter o pé. Foi a noite de todos vestirem o fato de macaco, de serem muito solidários na luta para defender o precioso resultado, que deu no final os merecidos três pontos. De registar também a entrada do Slimani na segunda parte que provocou uma forte explosão de entusiasmo e energia nos adeptos para um maior apoio à equipa que estava já a necessitar de um empurrãozinho.

22242004_iqFIV.png

DESTAQUE - MATHEUS NUNES - 4.5 - Saúda-se o seu regresso à sua melhor forma e num momento crucial do campeonato. Protagonizou várias arrancadas abrindo espaços e roturas num bloco adversário muito unido e muito solidário, faltou depois uma melhor decisão no último passe. Foi dos elementos que mais procurou dar linhas de passe aos colegas e recuou sempre na ajuda à sua defesa na reacção à perda da bola. De notar que acabou o jogo ainda com energia para dar mais e mais.

ANTONIO ADÁN - 4.5 - Foi protagonista de um dos momentos mais importantes do jogo, defendendo com muita categoria a grande penalidade que daria o empate ao Famalicão ao cair do pano da primeira parte, o que poderia causar problemas à equipa. Sempre muito atento e seguro voltou a brilhar quase no final da partida negando com a ponta dos dedos o golo ao adversário.

PEDRO PORRO - 3 - Um bola no poste, o penálti evitável que o Adán acabou por defender e o cartão amarelo que o tira do jogo do título no Dragão na próxima jornada, foram os momentos de maior registo do espanhol. Verdade que se não pára ali o adversário ele iria isolado para um contra ataque perigoso do Famalicão. 

GONÇALO INÁCIO - 3 - Exibição mais discreta no seu regresso à sua posição, cometeu alguns deslizes no passe mal direccionado que valeram reprimendas do seu capitão. A permanente chegada perto da sua área dos dianteiros do Famalicão limitaram-no a ficar mais posicional e mais atento às dobras.

SEBASTIÁN COATES - 4.5 - O muito acerto do timing no corte da bola é sinal claro que está de volta à boa forma que sempre nos habituou. Preencheu sempre sempre bem os espaços da sua responsabilidade e voltou a comandar com mestria toda a defesa, manteve sempre uma boa organização defensiva, principalmente na leitura do ataque à zona que limitou bastante as manobras do adversário quando tentavam ficar mais perto da área do Sporting. Teve uma noite de inesperado muito trabalho.

ZOUHAIR FEDDAL - 3 - Foi muito bravo e leão na luta do um para um, mas teve algumas dificuldades no preenchimento dos espaços na sua zona e na do Matheus Reis; valeu-lhes o capitão no acerto nas dobras mas não se livraram dos raspanetes que este lhes deu. Com o amarelo, foi sacrificado e era necessário ter ali alguém mais rápido na resposta às bolas em profundidade.

MATHEUS REIS - 3.5 - Foi das exibições porventura menos conseguidas que lhe vimos fazer nos últimos jogos, cometeu erros baralhando-se com o Feddal na leitura do espaço e foi por isso ultrapassado algumas vezes, mas foi da sua autoria um dos momentos mais importantes do jogo, quando marcou um grande golo. Muito merecido há muito e que trouxe maior tranquilidade à equipa.

JOÃO PALHINHA - 4 - Apesar da equipa acusar algum desgaste e falta de energia nesta partida, o João Palhinha foi dos elementos que mais correu. Mostrou estar preparado para o jogo do Dragão, forte na pressão ao adversário, eficaz no desarme e já se viu também a sair bem com bola. Fez a sua parte e foi poupado a meio da segunda parte.

PEDRO GONÇALVES - 3 - Ainda não saiu da muito ingrata fase cinzenta do desacerto e da desinspiração. Atirou-se ao jogo com muita vontade, participando em triangulações bem definidas mas ainda não conseguiu voltar aos seus grandes momentos de explosão em que faz a diferença. Saiu com queixas numa perna, esperamos que não seja problema muscular e que esteja apto para sexta-feira.

PABLO SARABIA - 3.5 - Marcou o penálti com a tranquilidade que lhe conhecemos e foi o seu grande momento, o de maior brilho que realizou no jogo. Sempre muito bem marcado na primeira parte só conseguiu ter mais espaço na segunda parte quando o Famalicão teve que arriscar mais, mas o desgaste geral da equipa não permitiu dar melhor sequência aos bons passes de rotura que fez.

PAULINHO - 3.5 - Fez uma exibição bem positiva, muito activo a colaborar também nas acções defensivas nos momentos de maior pressão. Sempre marcado, foi alvo de muitas faltas no meio campo adversário que raramente o deixou rodar e ficar de frente para a baliza do Luís Júnior. 

RICARDO ESGAIO - 3 - O treinador percebeu que tinha que fechar o flanco esquerdo que estava a meter água pelas dificuldades e alguma inércia do Feddal e do Matheus Reis, entrou bem no jogo e ajudou a estancar as investidas do Famalicão por aquele lado, depois com o resultado já assegurado e com a entrada do Nuno Santos passou para o lado direito.

MANUEL UGARTE - 3.5 - Entrou muito bem no jogo e voltou a mostrar que é uma mais valia para a equipa. Controlou a sua zona, saindo sempre por cima nos duelos.

BRUNO TABATA - 2 - De facto, parece render muito mais quando é titular. Pouco ou mesmo nada acrescentou com a sua entrada e optou sempre pelas decisões que não deram boa sequência aos lances que protagonizou.

NUNO SANTOS - 2 - Jogou o último quarto de hora,  quando era o momento de manter bem fechado o flanco esquerdo e segurar a vantagem dos dois golos para a conquista dos três pontos e por isso não pôde aventurar-se no ataque.

ISLAM SLIMANI - 2 - Com o resultado assegurado, Rúben Amorim ofereceu aos adeptos um dos momentos que mais desejavam na partida, fez entrar o Slimani e foi um estrondo no estádio. O argelino entrou com todas as ganas de se mostrar e foi a todas, sempre que a bola passava para o meio campo do Famalicão mostrou boa reactividade.

RÚBEN AMORIM - 5 - Cumpriu com a vitória, mantendo a distância dos 6 pontos para o FC Porto. Viu um adversário que tentou sempre complicar ao máximo a tarefa da equipa (o Famalicão tem sido das equipas mais difíceis de vencer). Reagiu pontualmente ao que o jogo exigia e com a vantagem de dois golos no marcador decidiu finalmente fazer alguma gestão, recorrendo às cinco substituições. Não quis facilitar e proteger os jogadores que tinham quatro amarelos, mesmo sabendo que iriam jogar condicionados.

RUI TEIXEIRA DA SILVA - 3.5 - Esta equipa está no 16º lugar da Liga?... Mas só com o Sporting  jogam o seu jogo da época da "champions"? Dividiram o jogo com o Sporting numa luta como se fosse o último jogo das suas vidas. A jogar desta forma em todos os jogos iriam com certeza às provas europeias, pena que se transformem tanto quando jogam com os outros dois rivais do Sporting. Exploraram ao máximo o facto de quase meia equipa do Sporting estar condicionada com quatro amarelos.

ANDRÉ NARCISO (Árbitro) - 5 - Excelente arbitragem, manteve a cabeça fria no capítulo disciplinar e só dessa forma pôde segurar o jogo, não o deixando que se descambasse pela via dos cartões que poderia ter mais tarde um desfecho muito imprevisível. Agarrou-se bem ao deixar margem para poder decidir.

Screenshot (637).png

BRUNO ESTEVES (VAR) - 5 - Noite difícil com vários lances para analisar. No capítulo disciplinar, pelas confusões que os jogadores protagonizaram com algumas discussões e em três lances na área passíveis de grande penalidade decidiu sempre bem, dois foram penálti e último lance de uma suposta mão na bola na área do Famalicão, não foi claro.

publicado às 03:35

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


1 comentário

Imagem de perfil

De Leão do Norte a 07.02.2022 às 11:11

Bom dia caro amigo Julius,
Foi uma vitória difícil mas segura. O Famalicão veio com tudo desde o primeiro minuto. Parece que o Sporting, ao contrário de outras equipas, os motiva especialmente. Há sempre ali um "estímulo" qualquer.
Depois do amarelo ao Porro temi que o Esgaio também levasse e ficássemos sem laterais direitos para o Dragão.
Também não sou partidário da estratégia do Rúben Amorim de não gerir cartões para transmitir aos jogadores que todos os jogos são importantes. Quer se queira quer não, sabemos que há jogos e jogos e, em vésperas dos chamados jogos grandes, os jogadores em risco de exclusão acabam por ficar condicionados e inibidos no seu rendimento.

Agora é ir ao Dragão com tudo e trazer os 3 pontos. Ontem não entrou mas estou confiante que na sexta-feira o Edwards vai entrar, no decorrer do jogo, e "partir a loiça" toda!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo


subscrever feeds