Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




As Notas de Julius 2021/22 (40)

Julius Coelho, em 27.02.22

Pelos motivos do rebentar da desgraçada e incompreensível guerra no norte da Europa, na Ucrânia, que tanto nos afecta directa e indirectamente, o autor desta rubrica não sente a normal motivação para a apreciação em detalhe do jogo e das notas aos jogadores como sempre o faz. Pela responsabilidade assumida perante o blogue e pelo respeito por todos os leitores, faço-o, mas mais em síntese.

Nesta rubrica, o leitor tem a oportunidade de apreciar - e se entender, criticar as notas (0-6) que eu atribuí aos jogadores do Sporting CP e a outros intervenientes do jogo com o Marítimo da 22ª. jornada da Liga BWIN, que resultou num empate por 1-1. Golo de Slimani (38').

Festival de más decisões no último terço ofensivo fizeram prever um mau resultado, que veio a acontecer. Com um domínio tão absoluto em toda a partida, não se pode esbanjar pontos. Terão todos que reflectir no que falhou. 

274787948_503629771129047_4545716756408580436_n.jp

DESTAQUE - MATHEUS REIS - 4 - Destacadamente o melhor da equipa a defender e no apoio ao ataque. Mais uma assistência no golo.

ANTONIO ADÁN - 3 - Traído pelo ressalto da bola no Gonçalo Inácio, o resto do jogo foi espectador.

PEDRO PORRO - 2.5 - Raramente acertou no último passe e nos cruzamentos, mas quase que dá a vitória à equipa que infelizmente a barra e o poste negaram.

GONÇALO INÁCIO - 2.5 - Terá que atingir o patamar da regularidade, viu-se pouco no jogo.

SEBASTIÁN COATES - 2.5 - O VAR salvou-o de uma grande bronca. Tantos desperdícios na área do adversário traduz a falta de inspiração que teve em todo o jogo.

NUNO SANTOS - 2 - Torna-se muito mais difícil para todos quando não faz a parte que lhe compete e ... não fez.

MANUEL UGARTE - 3 - Melhorou com o decorrer do jogo, mas esteve sempre melhor a defender.

DANIEL BRAGANÇA - 2.5 - Sabe fazer muitíssimo melhor. Surpreendeu bastante a falta de esclarecimento no último passe.

MATHEUS NUNES - 3.5 - Pegou no jogo por várias vezes mas transformou quase sempre os lances inconsequentemente. Tanto desperdício no último passe.

PAULINHO - 1 - Não esteve em campo. Inacreditável.

SLIMANI - 3.5 - Marcou o golo mas falhou um outro de forma escandalosa; o melhor da equipa no ataque.

MARCUS EDWARDS - 2.5 - Confirmou que devia ter entrado muito mais cedo.

RÚBEN VINAGRE - 2.5 - Entrou decidido e mexeu com o jogo, mas 10' em campo não deram para mais.

RÚBEN AMORIM - 2 - Quiçá... o pior jogo a nível das competições nacionais que dirigiu esta época. Pouco ou nada correu bem na táctica que levou, dominou o jogo mas de forma muito previsível. Não leu muito bem o jogo e verificou-se que a equipa ainda não está suficientemente afinada para uma estratégia de cruzamentos constantes. Será necessário muito mais treinamento. Retardou tempo demasiado a mexer na equipa.

VASCO SEABRA - 2 - Com dois remates enquadrados com a baliza do Sporting em toda a partida conseguiu o golo que resultou num empate fortuito, de resto foi só defender até ao derradeiro segundo.

MANUEL OLIVEIRA (Árbitro) - 4 - Boa arbitragem, com alguns erros, mas naturais.

Screenshot (701).png

O vídeo do lance está disponível aqui

BRUNO ESTEVES - 4 - Ficou alguma dúvida no lance do Coates na área do Marítimo, mas o VAR é para decidir lances claros e não pareceu claro.

publicado às 04:20

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


45 comentários

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.02.2022 às 04:50

Julius,

O lance de Coates só não foi "claro" por ser o Sporting.

Onde é que o defesa mete o pé, no bolso ou na cabeça de Coates?

A imagem é bem elucidativa. O árbitro faz um gesto como se o Coates estivesse a simular e o VAR não apareceu.

Lá por não termos vencido o jogo não vamos fechar os olhos ao que está à vista.
Sem imagem de perfil

De Greenhill a 27.02.2022 às 07:58

E o salto que o jogador do marítimo faz sobre a perna do Slimani? Vão dizer que é menos violenta que a do Daniel Bragança nos Açores?
Não consigo compreender como é que o Sporting teve várias expulsões esta época por mostrar a sola, mas aos nossos adversários, só mesmo se arrancarem a perna.
Longe de fazermos um bom jogo, até pq Slimani e Paulinho não fecham os espaços, mas estes lances de arbitragem irritam-me.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 27.02.2022 às 11:41

Green, a situação é que o Daniel não devia ser expulso, aí sim ficou o erro grosseiro de quem o expulsou injustamente. Ontem também e vendo de forma crua o lance, não me parece que o jogador do Marítimo merecesse a expulsão.

Mas numa lógica de um critério com igualdade nos 2 lances, aí sim deveria ser expulso da mesma forma que o Daniel.
Sem imagem de perfil

De José Gonçalves a 27.02.2022 às 09:29

Pedro Henriques, explicou ontem que é penalty sem quaisquer dúvidas, pois Coates chega primeiro à bola sem fazer jogo perigoso e o defesa do maritimo entra de pé em riste sobre a cabeça de Coates, e confirma erro evidente do VAR!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 27.02.2022 às 11:05

Confesso que ontem não fui ver depois as repetições dos lances duvidosos do jogo como sempre faço, um problema no meu PC e com a Internet deixaram-me preso na sua resolução para poder lançar as notas.

Admito que possa ter errado na apreciação desse lance que corrido e com as imagens que nos foram permitidas ver imediatamente ao lance não me pareceu claro para o VAR poder intervir. Durante o dia irei procurar ver com mais detalhe o lance.

Sendo de facto pênalti a nota que deu ao VAR Bruno Esteves, está errada óbviamente.
Sem imagem de perfil

De RCL a 27.02.2022 às 09:03

Palhinha e Sarabia fizeram muuuuita falta; o plantel é curto, ainda mais Feedal com lesão no aquecimento(?).
Deu para perceber que Matheus Nunes /Bragança e Paulinho/Slimani não funciona; Paulinho foi deslocada para a extrema , ele que está sempre em jogo, esteve a leste. Sarábia sobretudo fez muita falta.
Ja passou à História, vamos ganhar ao FCP mas sem experiências.
SL
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 27.02.2022 às 11:08

Sinceramente mesmo com tanto desacerto no último passe o que fizeram foi mais que suficiente para ganhar, foi um festival anormal de desacertos.

Não estou tão certo da inaptidão do novo sistema apresentado pelo treinador do Sporting, até que fico com a ideia que bem treinado e claro com melhor acerto na recepção e na decisão pode resolver em muitos jogos, Slimani acabou de chegar e Paulinho não conseguiu fazer de Pote.
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 27.02.2022 às 09:51

Já ontem o escrevi, com o Coates da época passada ganhava-se o jogo, infelizmente parece que o melhor jogador da Liga na época passada desapareceu.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 27.02.2022 às 11:11

Ontem faltou claramente a estrelinha do Coates, curioso porque até que ganhou a maioria dos lances aéreos aos defesas do Marítimo mas falhou na direção da bola e tantas vezes aconteceu que só tem uma explicação, não está no seu melhor fisicamente.o que normalmente faz solto e com facilidade fê-lo quase sempre em esforço.
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 27.02.2022 às 12:41

Totalmente de acordo! SL.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 27.02.2022 às 10:16

Muitas ausências, lesões, castigos, mas sinceramente, não estava á espera da estratégia inicial da equipa, jogar com dois avançados e basicamente 3 elementos no meio campo não me parecia lógico, e efetivamente a equipa teve notórias dificuldades em jogar neste sistema havendo jogadores que claramente não renderam o que deviam (Bragança por exemplo), a juntar a isto uma defesa que parece em certos jogos tremer por tudo e por nada e temos o filme feito....
Depois o que me parece é que RA demorou demasiado tempo a mexer na equipa e quando o fez a equipa até melhorou mas podia e devia tê-lo feito mais cedo, no fim a tal fase do desespero mas não é por ter muitos jogadores dentro da ária que o número de oportunidades aumenta, é preciso qualidade para construir bem o processo de finalização e essa faltou muitas vezes. Há também o azar da bola do Porro nos ferros (incrível como não entra na baliza) e (claro) para não variar o erro grosseiro claro e evidente da falta sobre o Coates que não é assinalada, nem por árbitro nem por VAR, que tinha mais que obrigação de ver o lance.
A não ser que algo de surpreendente aconteça hoje no Dragão, este campeonato está entregue, foram erros a mais em demasiados jogos, a equipa tem demonstrado um nervosismo que eu sinceramente não compreendo, o ano passado nada disto se viu, maior razão haveria porque até aí nada tínhamos ganho, mas parece que connosco as coisas funcionam sempre ao contrário...
Mas há ainda um segundo lugar e uma taça de Portugal para conquistar, esses são grandes objetivos que eu espero e desejo que a equipa alcance.
SL
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 27.02.2022 às 11:15

Não critico a surpresa com o novo sistema do 3x2 na frente, até que gosto dele e vi que bem treinado e com mais tempo pode funcionar bem, faltou sim melhor cabeça nos jogadores que normalmente são eficazes no passe, com um índice elevado de más recepções e de más decisões no ultimo passe não existe estratégia que resista. Todavia o que fizeram foi mais que suficiente para ganhar, foram várias as vezes que conseguiram superioridade e igualdade numérica no último terço, faltou cabeça mais limpa e mais inspirada.
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 27.02.2022 às 10:37

Hoje estou 100% de acordo com a sua analise, caro Julius :)
Sem imagem de perfil

De Frederico Silva a 27.02.2022 às 10:52

Um abraço de solidariedade ao Julius e ao povo ucraniano por esta guerra sem sentido e injustificável. Perante tudo o que está a acontecer, o jogo de ontem passou para segundo plano! SL
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 27.02.2022 às 11:36

Obrigado amigo Frederico, todos temos que mostrar solidariedade ao povo Ucraniano, algo de nós se destrói com toda esta impotência que sentimos de querer ajudá-los e nada podermos fazer,é dolorosamente desumano e cruel..
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 27.02.2022 às 11:21

Tem ainda a nota ao VAR pelo lance do Coates na área do Marítimo, terei que rever melhor o lance, ontem não o pude fazer. De resto estou convicto com as notas que foram dadas.
Imagem de perfil

De Greenlight a 27.02.2022 às 11:13

Ontem, o Sporting não jogou à campeão. Claro que se tivesse sido o FCP, a jogar assim, teria vencido pois o penalti sobre Coates teria sido marcado e o agressor de Slimani teria sido expulso. Mas, enfim, aqui, como acerca da invasão da Ucrania por parte da Rússia do ditador Putin, pode sempre haver visões alternativas, cegas ou mesmo idiotas, como algumas que já apareceram, por aqui, hoje.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 27.02.2022 às 11:29

Bom dia amigo Greenlight

Em cima ja expliquei que admito o erro na nota que dei ao VAR porque não fui ver os lances duvidosos em detalhe como sempre faço no final dos jogos, hoje durante o dia irei esclarecer-me melhor nesse lance.
Mas ontem de facto faltou esse maior querer e mais entre-ajuda na equipa que impusesse maior velocidade na execução dos lances, tornaram quase sempre o jogo muito previsível, cruzamentos previsíveis e excessivas falhas na recepção da bola. Paulinho não conseguiu fazer de Pote e Nuno Santos foi uma nulidade no um para um, depois o Daniel Bragança falhou no que faz a diferença, o passe e a decisão e por último Coates mostrou que fisicamente não está bem por isso acertou sempre mal na bola sem lhe dar a direção que se exigia, não esqueçamos que no golo anulado ao Marítimo deixou-se antecipar de forma infantil.
Sem imagem de perfil

De Elitista a 27.02.2022 às 11:15

É basicamente isso!
Estamos incomparavelmente mais competitivos do que o estávamos num passado não muito longínquo mas ainda não suficientemente para vencer de forma consolidada e regular.
É concentrar esforços no que resta disputar e continuar a progredir.

SL
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 27.02.2022 às 11:32

Pois... não tem outra saída, é continuar a trabalhar para poderem estar melhor no próximo jogo e acima de tudo mais concentrados na recepção e no passe.

Não chumbo o novo sistema apresentado ontem, penso que lhe falta sim, mais treino para que com a inspiração normal dos jogadores a fazerem a sua parte pode funcionar bem.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 27.02.2022 às 11:40

Sem os 2 melhores jogadores da equipa a jogar fica sempre muito mais dificil atacar. Pote e Sarabia fazem muita falta.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 27.02.2022 às 11:49

É um facto irreversível Mike, mas o que fizeram foi suficiente para ganhar, faltou ali outro tipo de mentalidade no abordar os lances, não podemos deixar de ficar surpresos por tantas falhas anormais na recepção e na decisão quando em igualdade e em vantagem numérica e também na concretização (Slimani e Coates falharam golos feitos)

O que podemos começar a analisar é que a equipa esta época tem já um elevado (muito anormal) índice de falhanços em lances de golo feito, aí fico desarmado na tentativa de explicar ou na procura dos motivos.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 27.02.2022 às 12:38

Caro Julius

Quem tanto ataca e tão mal finaliza só se pode queixar de si próprio.

Mas hoje podemos queixarmo-nos de Ruben Amorim por tanto ter inventado num jogo em que estávamos privados dos dois melhores jogadores.

Mesmo assim: olhos postos no jogo do Porto. Os corruptos jogaram na quinta feira e o Gil Vicente tem estado muito bem esta época. Vamos ver.

Porque se ficarmos a 8 pontos a 10 jornadas do fim.... o sonho comanda a vida, mas ficará bem difícil.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 27.02.2022 às 12:51

Sim acaso ficarmos a 8 pontos fica de todo complicado, agora é concentrarmo-nos no próximo jogo e acreditar que irá correr melhor.

O que mais surpreendeu ontem foi o quase total desacerto em muitas recepções e na decisão em situações favoráveis, terá sido problema de concentração?

O golo do Marítimo foi, o golo anulado ao Marítimo também, nas falha do Coates e do Slimani na área do Marítimo também e em inúmeros lances em situação de vantagem para decidir, idem. O próprio Daniel teve um lance que acabou caricato quando com o guarda-redes do Marítimo fora da baliza perdeu-se em fintas e mais fintas sem tentar atirar para a baliza deserta.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 27.02.2022 às 16:19

Esse lance do Bragança foi exasperante.
Tanta cerimónia para rematar para uma baliza vazia.
Já no golo do Marítimo o Bragança andou perdido. Apesar do mau atraso do Nuno Santos, o Bragança displicentemente deixou o jogador do Marítimo ficar com a bola.
Sem imagem de perfil

De Rui Pina a 27.02.2022 às 12:56

Boa arbitragem? Fico perplexo com essa afirmação. O jogador do Marítimo devia ter sido expulso depois da entrada a matheus Reis, e até o analista das arbitragens da Sport TV, sempre a defender os árbitros, concede que é penalti. Aliás, Bruno Esteves é um conhecido adepto benfiquista.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 27.02.2022 às 15:50

No penalty ja expliquei em outros comentários acima que não pude ver posteriormente imagens e foquei-me no lance corrido e nas imagens que a SportTV nos deu nesse momento em que não foram claras. Se outras imagens provam o penalty obviamente que a nota do VAR Bruno Esteves está errada

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2014
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2013
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2012
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D




Cristiano Ronaldo