Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




As Notas de Julius 2022/23 (01)

Julius Coelho, em 14.08.22

Após algum tempo decorrido que aproveitei para descanso e reflexão, é com muito prazer que estou de volta ao Camarote Leonino para partilhar com os leitores as minhas análises sobre as exibições da equipa do Sporting CP e dos seus jogadores, colectiva e individualmente. Como sempre, estou disponível para responder aos comentários dos nossos amigos. Bem hajam!

Nesta rubrica, o leitor tem a oportunidade de apreciar - e se entender, criticar as notas (0-6) que eu atribuí aos jogadores do Sporting CP e a outros intervenientes do jogo com o Rio Ave, 2.ª jornada da Liga BWIN, que resultou numa vitória leonina por 3-0. Golos de Pedro Gonçalves 36', 75' e Matheus Nunes 67'.

Resposta à Leão. Após os primeiros 20' de jogo, período em que os rapazes do Sporting mostraram alguma ansiedade a quererem fazer tudo muito depressa, respiraram e acertaram depois no ritmo forte e intenso em cima de um Rio Ave muito esforçado, mas que nunca incomodou a baliza leonina até ao apito final. Mais concentração, acerto no passe e muito melhor capacidade na reacção, partiram para um triunfo incontestável. A partida foi jogada a maior parte do tempo no meio campo adversário. 3 golos, 2 bolas na barra e algumas jogadas muito bem desenhadas que encheram o olho e deixaram os adeptos do universo sportinguista mais tranquilos para o futuro imediato (Dragão).

Screenshot (1234).png

DESTAQUE - PEDRO GONÇALVES - 5 - Prepara-se para fazer uma grande época ao nível da do título; marcou em quase todos os jogos da pré-época e em 2 jornadas da Liga já leva 3 golos. Ontem marcou 2 golos mas podiam ter sido 4, isolado permitiu a defesa de Jhonatan e estoirou depois uma bola na barra. Voltou-lhe a alegria que lhe conhecemos.

ANTONIO ADÁN - 4 - Teve uma noite acentuadamente tranquila, com a defesa muito mais concentrada a ajudar. As raras vezes que interviu, fê-lo com tremenda segurança que mais tranquilizou a equipa.

PEDRO PORRO - 4 - Muito activo e disposto a ajudar a empurrar a equipa para a frente, faltou-lhe maior acerto na última decisão.

LUÍS NETO - 4 - O professor deu uma lição ao Jeremiah St. Juste que atentamente assistia no banco. Tranquilidade e muita segurança, principalmente nas bolas paradas, justificou a titularidade e provavelmente também para o próximo jogo no Dragão.

SEBASTIÁN COATES (CAP) - 4.5 - Deve ter tido uma semana difícil após o jogo de Braga. Na Liga portuguesa não há lugar para facilidades e ele sabe que a concentração máxima é o mais precioso dos segredos para minimizar os erros da equipa. Ontem voltou a mostrar excelente capacidade à reacção e notou-se uma clara evolução física, agarrou o comando e com isso ajudou a anular qualquer tentativa de atrevimento do adversário. 

GONÇALO INÁCIO - 3.5 - Também mais concentrado, preocupou-se em nunca chegar atrasado no desarme e na antecipação, cumpriu pela positiva, mas sabe fazer muito mais e melhor. 

MATHEUS REIS - 3.5 - Está a ter um início de época algo mais difícil, com menos fulgor. Ontem voltou a ser o elemento de menor rendimento da defesa, mas apresentou-se melhor que em Braga. Já saiu melhor no apoio e mais assertivo na marcação.

MANUEL UGARTE - 4.5 - Não fosse o amarelo que o condicionou e os dois golos do Pote e teria sido o melhor elemento da equipa. Na primeira parte encheu o campo no roubo da bola e na pressão ao adversário. Falta-lhe melhorar a definição do último passe no acerto e no critério. Amarelado, saiu por precaução.

MATHEUS NUNES - 4 - Não esteve tão exuberante como no jogo anterior em Braga mas realizou uma exibição segura e consistente e que culminou com o golo da noite, quiçá da jornada, que fez levantar o estádio e que arrasou a moral do adversário. Está mais adulto na leitura dos timings e cada vez mais exímio nos lançamentos teleguiados à distância.

FRANCISCO TRINCÃO - 4 - A subir de forma e de rendimento a olhos vistos, parece feliz a recuperar a confiança em si próprio, pode tornar-se decisivo na equipa neste campeonato. Jogador muito imprevisível e que olha o adversário de frente. Com um tremendo passe isolou o Pedro Gonçalves na cara do guarda-redes do Rio Ave, participou na melhor jogada da noite que culminou no 3 º golo e ainda fez estoirar uma bola na trave.

MARCUS EDWARDS - 3.5 - É um desequilibrador nato, assistiu no primeiro golo e arrastou várias vezes os defesas de Vila do Conde atrás de si. O inglês está cada vez mais entrosado na equipa e no que o treinador lhe pede. Terá que afinar mais ainda o último passe e o critério.

HIDEMASA MORITA - 2.5 - Já deu para perceber que será a muleta do Ugarte quando este tiver que sair. O nipónico cumpriu com muita seriedade e entrega, falta-lhe o melhor entrosamento para se libertar e poder assumir mais importância no jogo da equipa.

JEREMIAH ST. JUSTE - 2 - Está a aprender como melhor entrosar-se com os colegas da defesa, o Neto deu-lhe uma lição, ainda não deu para os adeptos perceberem o que pode valer. Muito ansioso nas suas acções pela muita vontade em querer mostrar-se útil, precisa primeiro de acalmar-se e jogar simples.

ROCHINHA - 2 - Está a cair rapidamente no agrado dos sportinguistas que gostam do seu futebol curto e muito imprevisível, mas cheio de coragem, sempre em cima do adversário. Será seguramente um jogador de grande utilidade na temporada. Melhor entrosado fará estragos nos adversários.

ISSAHAKU FATAWU - 2.5 - Era precisamente este tipo de jogador que faltava no plantel, grande capacidade de explosão, advinha-se-lhe grande futuro na equipa. Joga nas três posições da frente e tem uma velocidade do outro mundo. É um puro diamante a ser trabalhado pelo Rúben. Deixou água na boca aos adeptos. 

RICARDO ESGAIO - 2 - Mereceu a chamada e a ovação dos adeptos, uma coisa é ter tido uma noite menos boa em Braga (não foi o único e acontece a todos) outra bem diferente é ser alvo da fúria indigna de adeptos que pouco ou nada percebem de futebol, é injusto e desapropriado. Mais atento e focado, cumpriu bem a defender e a manter fechado o corredor, tarefa que o Porro lhe deixou quando saiu.

RÚBEN AMORIM - 4 - Boa resposta à leão àquele jogo muito estranho de Braga. A equipa apresentou-se mais focada, mais concentrada em todos os momentos de jogo e acima de tudo muito melhor na reacção e o resultado foi uma vitória incontestável que podia ter terminado com números mais expressivos. Também geriu bem as substituições.

LUÍS FREIRE - 2 - Não esteve presente por castigo. A sua equipa até entrou muito bem no jogo tapando com qualidade os espaços para a sua baliza, num sistema muito idêntico ao do Sporting (5-3), desdobraram-se com velocidade enquanto tiveram pernas, depois as melhores valias técnicas do adversário e o seu jogo mais consistente e melhor trabalhado fizeram toda a diferença e acabaram goleados, destruídos e desorientados.

MANUEL MOTA - 3 - O normal quanto aos erros que sempre existem num jogo de futebol. A tradição do Mota: cometer a maioria dos erros a prejudicar o Sporting, principalmente nos lances divididos e ainda perdoou uma expulsão a um jogador do Rio-Ave (2º amarelo). Nos jogos do Sporting gosta sempre de apitar à "inglesa".

ANDRÉ NARCISO (VAR) - 3 - É a nossa opinião que ficou uma grande penalidade por assinalar. O Trincão é derrubado com uma cotovelada no pescoço dentro da área.

publicado às 03:33

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


45 comentários

Sem imagem de perfil

De Manuel Parreira a 14.08.2022 às 03:57

Welcome back caro Julius Coelho, e’ sempre um prazer ler as suas notas, sempre muito certas e reais. Ficou sim uma grande penalidade por marcar a favor do Sporting, a sport tv mostrou o lance mais do que uma vez. O Mota fez uma arbitragem a’ sua imagem sempre em prejuízo do Sporting, mas a grande penalidade era da competência do VAR.
Saudações leoninas.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 14.08.2022 às 10:56

Bom dia caros amigos, estamos de volta para mais uma época que desejamos de grande sucesso para as cores do nosso amado clube.

Amigo Parreira estamos de acordo que gostamos muito da reação dos nossos rapazes no jogo de ontem.
Sem imagem de perfil

De Manuel a 14.08.2022 às 08:07

Obrigado por voltar, sempre evito ter de ir procurar onde ler as suas notas. Sobre o jogo. Concentração e foco. Foi o que mudou de facto. É bom que os jogadores tenham percebido. Por outro lado, irritante que o não tenham feito em Braga. Abraço
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 14.08.2022 às 11:02

Os bons resultados ficam sempre mais perto se os jogadores mantiverem a concentração em alta em todos os momentos do jogo, ontem apresentaram-se muito concentrados e prontos para a reação imediata e com isso minimizaram bastante os erros. Depois tivemos boas soluções no ataque muito destrutivas contra um Rio Ave que aos poucos foi cedendo e acabou desfeito e perdido sem conseguir tapar mais os espaços.
Sem imagem de perfil

De RCL a 14.08.2022 às 09:37

Bom regresso Julius com as suas notas ( tenha cuidado, o presidente começou a carreira política com as notas na TSF; ainda chega a PR ).
Em relação a Pote, várias vezes chamei aqui à atenção para a lesão no pé na época passada, muita gente não percebeu e toca a malhar no transmontano. Pote em condições normais é o nosso abono de família.
Matheus Nunes não fez um jogo ao seu nível mas 1 golo daqueles não se vê todos os dias( parece que a CMTV e a SPORTV não viram , passaram a noite a falar do Ramos, que já vimo é para embarretar os "bifes".
Como você diz, Trincão começa a ganhar confiança; Amorim já o conhecia, a sua contratação não foi um tiro no escuro.
Fatawu, como diz Amorim, precisa de treino, de ligar melhor com a equipa; tem grande potencial e ainda vai ajudar a equipa nesta época.
Edwards numa jogada resolve uma partida tal o seu grau de impresibilidade,
De resto, a equipa esteve mito bem
SL
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 14.08.2022 às 11:13

Sö nunca serei PR porque não tenho mesmo tempo para essas coisas e ainda tinha que ir abraçar os lampiões para os confortar cada vez que acabam em terceiro.

Pote de facto vê-se mais alegre e solto nas ações, se não tiver impedimentos físicos fará de novo uma grande época.
Matheus Nunes melhorou muito na qualidade de passe e está a chegar aquele tipo de patamar proibido para o Sporting ou futebol português.
Trincão precisa de jogos seguidos a titular para de novo recuperar a confiança em si próprio e o Rúben conhecendo-o bem sabe do que ele necessita e vai dar-lhe.
Fatawu é o jogador do plantel com maior explosão e velocidade mas ainda com um futebol selvagem que necessita de ser corrigido.


Sem imagem de perfil

De Anónimo a 14.08.2022 às 13:37

Comentário apagado.
Sem imagem de perfil

De Orlando Santos a 14.08.2022 às 15:18

Discordo, Palhinha é daqueles jogadores de trabalho que deixa espaço para que os outros lá à frente possam brilhar. Numa equipa de futebol não podem ser todos "artistas".
Sem imagem de perfil

De AHR a 14.08.2022 às 09:49

Acho que o Trincão e o Edwards deveriam ter recebido a nesma nota, ou 4 ou 3,5. É difícil dizer quem esteve melhor.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 14.08.2022 às 11:17

Diferenciei e desempatei pelos resultados práticos das suas ações nos melhores lances do jogo. As duas vezes que o Trincão isola com passes fantásticos o Pedro Gonçalves e claro a bola no barrote.
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 14.08.2022 às 10:57

Bemvindo de volta Julius! Concordo no essencial com a analise. Boa vitoria que podia ter sido ainda mais ampla. Fatawu se evoluir como desejamos, tornar-se-á num caso serio.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 14.08.2022 às 11:20

Para os desatentos o Fatawu entrou trapalhão, mas eu enxerguei outras coisas que me deixaram água na boca, é o tipo de jogador que qualquer treinador gostaria de ter. Explosão pura, velocidade e ao que se diz remate fácil e fortíssimo. Vai fazer estragos já nesta temporada.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 14.08.2022 às 11:29

Grande Julius, que excelente notícia. Sempre gostei de te ler, mesmo antes de teres iniciado esta rúbrica.
Espero que estejas bem. E em relação ao nosso Sporting só posso dizer que por enquanto.... recomenda-se!

Algumas notas minhas:

- Trincão e Fatawu vão dar-nos muitas alegrias;

- Morita tem talento e classe... diria que lhe falta músculo. Com mais alguns quilos de massa muscular poderá ser um novo Matheus Nunes;

- Ricardo Esgaio.... não alinho nas críticas a roçar o insulto que lhe estão a ser endereçadas, mas não está à altura deste clube.

- St. Juste será titular mais tarde ou mais cedo, mas creio que Ruben Amorim só pensará nisso depois do jogo no Dragão.

Vamos lá lutar pelo título porque esta equipa é boa! Abraço leonino, Julius, e bem retornado sejas!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 14.08.2022 às 11:36

Obrigado amigo Jusko, estou bem só com o tempo muito limitado mas estarei cá sempre para as notas.

De forma todavia diferente incluo também o Rochinha no duo Trincão/Fatawu. É um destruidor de autocarros.
O Esgaio concentrado é competente a defender, infelizmente o nosso clube não se pode dar ao luxo de ter 4 laterais de top.

Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 14.08.2022 às 11:39

O Rochinha é um jogador que será útil, e tem qualidade para estar no banco do Sporting como alternativa fiável exatamente para isso: desbloquear e destruir autocarros.

Mas Trincão e Fatawu são jogadores de outro planeta.

Quanto ao Esgaio.... gostava de concordar, mas quanto a mim não vale nada.

SL
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 14.08.2022 às 12:46

Temos limitações financeiras que complicam a extensão do plantel com jogadores de qualidade equiparada.
Teve a sua cota parte de culpa em Braga, mas contaram quantos elementos tínhamos dentro da área no momento do cruzamento e quantos do Braga?

Confesso que todos ficaram com a sua parte de culpa incluindo o Rúben que também aprendeu que durante um jogo daquele calibre não se pode mexer muito na equipa em tantas posições, mesmo que na teoria seria o correto, ao colocar o St. Juste mexeu de uma assentada em 3 posições, o Gonçalo foi para a esquerda e o Reis para lateral, teoricamente corretíssimo mas num inicio de época ainda sem o devido entrosamento foi "coisa" demasiada contra um adversário que optou pelo jogo direto na fé dos deuses, estou convicto que aquele cruzamento não teria tido o efeito que teve se não tivesse havido tantas mexidas na defesa.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 14.08.2022 às 11:33

Bom dia caro amigo Julius,

Fico muito satisfeito com o seu regresso.
O bom filho à casa torna e o Julius é um "filho" desta casa.

Foi um jogo relativamente bem conseguido.
O Pote está novamente em forma, totalmente recuperado e, mais importante, com grande confiança.
O "velhinho" Neto ainda dá confiança e segurança defensiva. E o Rúben Amorim confia nele.
Ainda bem que, finalmente, percebemos (ou o Matheus Nunes percebeu) que existe a possibilidade de marcar golos com remates de fora da área. É notório que o jogo do Sporting privilegia o futebol apoiado, com trocas de bola em segurança para finalizações de elevada probabilidade na área. E os adversários, sabendo disso, facilitam nas nossas trocas de bola e na marcação fora da área, concentrando-se em ocupar o espaço dentro da área. É bom que demonstremos a nossa capacidade para aproveitar essa situação caso os adversários facilitem na marcação.

Foi um bom jogo para ganhar ritmo e confiança. O próximo é totalmente diferente. Veremos como a equipa se apresenta.
Sem imagem de perfil

De RCL a 14.08.2022 às 11:53

Leão do Norte
Ao ler os seus comentários lembrei-me de Bruno Fernandes : quantos golos não marcaria na actual equipa!
Infelizmente o Sporting não tem arcaboiço económico para segurar os grandes jogadores e é pena; aliás isso é extensivo a todos os clubes, o Benfica anda numa azáfama para vender o Ramos que até dá pena
SL
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 14.08.2022 às 14:46

RCL,
Eu sei que o futebol moderno é muito científico e "adica" do arbitrariedade do remate de fora da área, mas chega a ser exasperante não aproveitar as facilidades que o adversário dá nessa zona do terreno.
Já não peço um Bruno Fernandes mas, sem abdicar do seu estilo de jogo, o Sporting poderia aproveitar mais as oportunidades que o adversário lhe concede nesta situação. Jogadores como Matheus Nunes, Trincão e até o Porro, colocariam outros problemas aos adversários.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 14.08.2022 às 11:56

Obrigado amigo Leão do Norte pela consideração que bastante me sensibiliza.

Ainda necessitamos afinar mais a reação global da equipa na perda da bola no espaço entre o meio campo e a nossa defesa, mas estamos ainda em Agosto o que é normal acontecer.
Se a equipa conseguir evoluir na qualidade de passe será um dos trunfos mais eficazes para o desgaste do adversário. Ontem foi precisamente isso que aconteceu, quando vi o Rio Ave naquele modelo defensivo percebi que só tínhamos que manter eficácia no passe a rasgar linhas e muito variável e eles não aguentariam das pernas como veio a suceder.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 14.08.2022 às 14:51

A equipa está no processo natural de afinação.
Para o próximo jogo só peço concentração e coesão defensiva, mais nada. Com a nossa mobilidade e qualidade de passe fazemos o resto.
Sem imagem de perfil

De MAV a 14.08.2022 às 11:34

Das melhores coisas que poderia acontecer aqui no blogue. Não sei de quem foi a decisão mas fazia falta uma opinião diferenciada e independente. tendo sempre respeito pela perspectiva de outrem. O que muitas vezes não acontece.
Quanto às notas hoje não posso dar grande opinião visto só ter observado até aos 56m mas vou confiar na avaliação do Julius.
Ontem Paulinho não jogou será que têm causa efeito? Logo se verá nos próximos jogos.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 14.08.2022 às 12:00

Amigo Mav, estamos de volta para mais uma época e temos motivos que nos fazem motivar, veremos que "pasa".

Num plantel tão curtinho e ainda para mais numa posição difícil como a que faz o Paulinho todos os elementos são válidos e necessários numa época que sabemos desgastante e cheia de imprevisibilidades.
Sem imagem de perfil

De De Vigia a 14.08.2022 às 12:10

Seja muito bem regressado caro Julius!!
Faziam falta os seus competentes apontamentos.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 14.08.2022 às 12:13

Obrigado amigo Vigia

Cá estarei nas notas aos nossos rapazes numa nova temporada que desejamos de sucesso.
Sem imagem de perfil

De Rui Maside a 14.08.2022 às 13:04

Vi hoje em diferido. Jogo bem conseguido, Rio Ave é fraquito, mas fraquito também era quando nos entalou no 1o ano do jx2.
Concentração e o mínimo de velocidade, chega e sobra para a nossa realidade.
Trincao precisa de atitude... ser menos Barbosa e mais Figo.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 14.08.2022 às 13:08

Também ajudamos a torná-los mais fracos, a resistência durou até onde puderam e nos primeiros 20 mt até que estiveram bem, muito eficazes nos espaços e no passe, mas a constante variação dos nossos jogadores desgastaram-nos e caíram como baralho de cartas. Depois o golo do Matheus Nunes destrói qualquer moral.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 14.08.2022 às 14:54

"... ser menos Barbosa e mais Figo" faz toda a diferença e, infelizmente, é o mais difícil.
Mas acredito que o Trincão pode chegar lá.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2014
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2013
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2012
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D




Cristiano Ronaldo