Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




As Notas de Julius 2022/23 (10)

Julius Coelho, em 05.10.22

Nesta rubrica, o leitor tem a oportunidade de apreciar - e se entender, criticar as notas (0-6) que eu atribuí aos jogadores do Sporting CP e a outros intervenientes do jogo com o Marselha, da 3.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões e que resultou numa derrota leonina por 4-1. Golo de Francisco Trincão 1'.

SPORTING EM MODOS HARAKIRI EM MARSELHA

Três erros grosseiros do guarda redes espanhol de rajada (em 9') e que resultaram fatais, destruíram por completo toda a organização de jogo da equipa leonina, após conseguirem chegar à vantagem com um dos golos mais rápidos da história da Champion League (53s) e dominarem por completo um adversário que mostrou limitações quando em igualdade numérica. A história do jogo para o Sporting em Marselha acabou logo aos 23' quando ficou reduzido a dez elementos e já com os franceses na frente do marcador. O treinador decidiu proteger os jogadores para a segunda metade da partida, fazendo 4 substituições logo após o intervalo, optando por uma estratégia de maior contenção para evitar um resultado mais volumoso que pudesse vir a causar mais danos no grupo.

310333057_650114276480595_6588117425321724179_n.jp

DESTAQUE - FRANCISCO TRINCÃO - 3 - O momento mais alto da equipa resumiu-se aos 53 segundos de jogo, quando o Francisco Trincão numa excelente jogada individual surpreendeu todos, finalizando com um remate em arco que só acabou no fundo da baliza. Pouco depois esteve perto de fazer o segundo, mas a bola bateu numa muralha de pernas.

ANTONIO ADÁN (Cap) - 0 - Seguramente os 23' mais "horribilis" de toda a sua carreira, destruiu com os seus erros o sonho da equipa poder conquistar três vitórias seguidas na Liga dos Campeões, o que seria um feito inédito na história do Clube. Entrou em campo, mas deixou a concentração no autocarro que se perdeu no trânsito. Depois de dois erros que resultaram em golos do adversário, provocou uma saída sem timing e meteu a mão à bola fora da área, inacreditável. Ficámos incrédulos e sem palavras.

RICARDO ESGAIO - 1.5 - Como tem sido habitual, voltou a realizar um jogo muito fraco. Entende-se que um jogador tem direito a cometer erros, mas primeiro, tem que conquistar créditos e aí, poucos tem conquistado desde que voltou ao Clube. Muito preocupado com a sua posição na linha do fora de jogo mas depois falta-lhe tudo o resto.

JEREMIAH ST. JUSTE - 2 - Além dos erros do Adán, a defesa também não esteve bem, nunca deu garantias na saída da bola, cometendo vários erros sem serem provocados e o holandês ressentiu-se com a falta de uma voz de comando que o tranquilizasse e colocasse a todos na ordem. Já não voltou para a segunda parte.

GONÇALO INÁCIO - 2 - Ainda não é a sua praia assumir a posição de quarto homem, não basta ter reacção ou velocidade e controle na linha do fora de jogo, é preciso também voz de comando que não tem. Os erros do guarda-redes também foram consequência dessa falta de liderança no sentido de lhe serem oferecidas linhas de passe com melhor critério. Viu-se também com dois erros graves, quando ofereceu a bola ao adversário perto da sua área.

MATHEUS REIS - 2 - Andou aos papéis a maior parte do tempo, perdendo-se com dobras e mais dobras numa espécie de função de bombeiro, quando se pedia mais cabeça e melhor organização defensiva. Melhorou na segunda parte fechando melhor o seu lado com o Nazinho.

NUNO SANTOS - 2.5 - Curiosamente, estava a dar nas vistas na posição mais recuada a fechar muito bem o seu corredor, rápido na antecipação e no timing do corte. Foi o melhor elemento da defesa durante o período do descalabro provocado pelo Adán. No ataque ou na construção da saída de bola nunca se viu. Na segunda parte não voltou.

MANUEL UGARTE - 2 - Um erro clamoroso quando fez um passe para trás que quase isola um adversário, depois foi melhorando o seu jogo, nos movimentos de reacção e no passe com melhor critério. Também foi substituído após o intervalo.

HIDEMASA MORITA - 2.5 - Viu-se numa tarefa muito ingrata o japonês, mal se viu na primeira metade da primeira parte, depois e já com o resultado a desfavor e com a equipa com menos um elemento, assumiu a responsabilidade e atirou-se àquela luta tão desigual do meio campo, nunca se vergou. Foi o elemento que mais e melhor produziu na segunda parte mas sem resultados práticos.

PEDRO GONÇALVES - 1.5 - Isolado, teve nos pés o segundo golo que poderia ter dado uma história muito diferente ao jogo, mas não teve potência no remate nem a arte de colocar a bola fora do alcance do guarda redes francês. Sempre muito mal na recepção, perdendo inúmeras bolas para o adversário. Ficou também no balneário ao intervalo.

MARCUS EDWARDS - 3 - Deu a ideia de poder vir a fazer uma grande noite. Até aos descalabros foi o jogador mais cerebral na construção, com mais tino, um passe magistral isolou o Pote e teve outras iniciativas que fizeram a cabeça em água aos  franceses. Na expulsão do Adán, foi o sacrificado e mostrou claro desagrado na hora de sair.

FRANCO ISRAEL - 2.5 - O pior momento para um guarda redes, é entrar gelado no jogo no momento de um canto contra, dessa forma sofreu o terceiro golo, não se fez ao lance no timing correcto e sem a convicção que o lance pedia. Não se perturbou por isso e defendeu depois duas bolas bem difíceis e no quarto golo ainda defendeu o primeiro remate. Não conseguimos ainda ver e perceber as suas reais qualidades de grande ou médio guarda-redes.

JOSÉ MARSÁ - 2.5 - Foi atirado às feras na segunda parte num momento muito delicado, menos um elemento e  com 2 golos a desfavor. O jovem espanhol não tremeu e aproveitou a lição para crescer em tempos de guerra, no geral safou-se menos mal.

FLÁVIO NAZINHO - 2.5 - Entrou bem no jogo quando foi chamado logo a abrir a segunda parte, parecia poder desiquilibrar pelo seu corredor, mas o adversário depressa se adaptou e obrigou-o a recuar e a  posicionar-se mais perto da sua área.

PAULINHO - 1 - Missão ingrata que nada produziu segunda parte. Muito sozinho lá na frente viu-se muitas vezes a ter que recuar até às primeiras linhas da defesa para conseguir ter alguma bola. Conseguiu uma ou outra falta mas sem acrescentar nada no contra ataque que a equipa tanto necessitava.

ALEXANDROPOULOS - 2 - O miúdo luta que se farta, mas sem o critério que marque a diferença. Terá que reduzir perdas de bola e pensar melhor o jogo para não cair em acções constantemente precipitadas.

RÚBEN AMORIM - 3.5 - Não merece de todo a nota negativa. Viu-se no início do jogo que preparou bem a estratégia; enquanto em igualdade numérica o Sporting CP foi superior ao Marselha. Não pôde evitar os disparates do seu guarda-redes, teve que se aguentar com a tremenda realidade em que caíram após aqueles nove minutos fatais e ter que decidir; esquecer o jogo e as consequências do resultado e partir para a defesa dos seus jogadores e da equipa. Arriscou e fez as cinco substituições permitidas na primeira parte. Mostrou inteligência e coragem quando a borrada já estava feita.

IGOR TUDOR - 3.5 - Ganhou com números expressivos, mas o jogo teve uma história muito estranha, defrontou um adversário que decidiu suicidar-se e oferecer-lhe a vitória. Tudo lhe correu à feição e sem nada fazer por isso. Na verdade, até se livrou de um grande aperto quando perdia e estava a ser dominado. Depois lá pôde respirar de alívio. O mérito? Aproveitou bem os erros infantis do Sporting.

DAVIDE MASSA (Árbitro) - 3 - De forma inteligente apitou com caseirismo, na dúvida a bola ficava em casa, e nos cartões sempre teve melhor visibilidade para um dos lados.

PAOLO VALERI (VAR) - 3 - No geral não foi uma boa transmissão, foram dadas poucas repetições de alguns lances que suscitaram dúvidas. Vamos acreditar que decidiu sempre bem.

publicado às 03:34

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


89 comentários

Sem imagem de perfil

De mike1906 a 05.10.2022 às 09:57

Acho que o Julius está a ser bastante benevolente com Adan. A nota merecida era mesmo zero, porque foi zero o que fez.
Não só o que fez como as declarações no final do jogo. Foram erros mas acontece e sábado há mais... o mínimo era um pedido de desculpas aos Sportinguistas, porque errar acontece a todos agora, aquele tipo e sequência de erros, não é de todo normal.

Alem de Adan, o que dizer de Esgaio ? Ultrapassado vezes sem conta por um jogador banalíssimo como é Nuno Tavares.

Por muito boa vontade que se queira ter com ele, não tem condições para jogar no Sporting.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 05.10.2022 às 10:18

Um bom dia de quarta feira para todos..

Mike as notas vão de 1 a 6, de facto ontem o Adan não esteve lá e está a ser duramente castigado pela CS por todas as partes. Creio que o primeiro erro que deu o golo do empate ao Marselha afetou-o bastante e tirou-lhe o discernimento. Não está a ter uma boa época porque já soma outros erros graves em jogos da Liga o que nos surpreende bastante.

Esgaio é o que temos quando não à Porro, são evidentes as suas limitações, já referi aqui que se auto-acomodou quando regressou ao Sporting, ele próprio pode nem se dar conta dessa realidade, é instintivo, atingiu o máximo da sua carreira e sabe que será sempre a segunda opção, isso fá-lo não evoluir nos treinos, estagnou, pode dar o máximo fisicamente mas sem evolução. Por exemplo o Pedro Porro sabe que é o titular e joga e treina para essa responsabilidade que o mantem altamente motivado todos os dias, além disso sente que pode dar um salto ainda maior, isso fá-lo manter-lhe a evolução nos treinos porque ainda procura o seu limite. Tive casos semelhantes e o Rubén com certeza que estará a tirar as suas conclusões.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo