Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




As Notas de Julius 2022/23 (16)

Julius Coelho, em 30.10.22

Nesta rubrica, o leitor tem a oportunidade de apreciar - e se entender, criticar as notas (0-6) que eu atribuí aos jogadores do Sporting CP e a outros intervenientes do jogo com o Arouca, da 11ª. jornada da Liga BWIN, que resultou numa derrota do Sporting por 1-0.

OUTRA VEZ O MESMO FILME...

Dominar no campo todo o adversário, nunca foi garantia de vitória. Um filme repetido por várias vezes na presente época. O leão voltou a dar passos atrás na recuperação aos lugares de acesso à liga milionária. A equipa com muitas alterações nos titulares, até que teve um bom início de jogo, com dinâmica e movimentações constantes no meio campo do Arouca, por várias vezes conseguiu que a bola entrasse entre as últimas linhas do adversário e criar oportunidades claras de golo, mas... não foi competente na finalização e acabou por pagar a factura; um canto ao 2º poste (mais um), a equipa voltou a sofrer e tudo se complicou ainda mais. O treinador do Sporting CP ainda tentou responder, utilizou as cinco substituições logo aos 58' , colocou vários titulares, mas já não havia chama nem inspiração de ninguém, e para piorar a situação, voltaram a ser perdulários com outras tantas oportunidades desperdiçadas.

Screenshot (1451).png

DESTAQUE - SEBASTIÁN COATES - 3 - Em tanta falta de inspiração, o capitão acabou por ser o mais regular da equipa, voltou a ter que fazer horas extraordinárias como ponta de lança e esteve perto de fazer o empate, um tremendo cabezazo a responder a um cruzamento de régua e esquadro do Pedro Porro, proporcionou a defesa da noite ao guarda-redes do Arouca.

ANTONIO ADÁN - 3 - Mais um golo a frio, sofrido ao segundo poste em que não tem responsabilidades, logo a seguir evitou o segundo com excelente defesa a um remate à queima. Já na primeira parte fez outra enorme defesa a um remate forte na cara do adversário. 

RICARDO ESGAIO - 2.5 - Voltou a fazer um jogo fraco para variar. Desastrado nos cruzamentos e quando aparece sozinho pela direita na area  adversária, podia ter fuzilado, mas atirou denunciado, contra o corpo do guarda redes Arruabarrena.  O que dá à equipa é de uma diferença abismal em comparação com o jovem espanhol Pedro Porro.

GONÇALO INÁCIO - 2 - Fez uma mau jogo, lento na reacção e com pouca dinâmica no apoio na construção, um erro grave na primeira parte, quase que oferece o golo ao Arouca, recupera a posição numa transição rápida do adversário e depois não acompanha a desmarcação do avançado que entra isolado dentro da área, valeu o guarda-redes espanhol com grande defesa a salvar a situação.

MATHEUS REIS - 3 - Foi evidente o seu desgaste e as dificuldades em acelerar o jogo, consequência do embate europeu, mas deu o máximo, tentando sempre apoiar e ligar-se com as linhas da frente, a defender e do seu lado só por uma vez entraram, mas o Adán resolveu.

FLÁVIO NÁZINHO - 1 - Fica difícil avaliar as prestações deste jovem lateral, defende deficientemente, ataca sem a garra de leão. O treinador continua a dar-lhe oportunidades mas ainda está por provar que as merece. Um momento positivo, cruzou com régua e esquadro para o espaço onde apareceu o Esgaio a esbanjar soberana oportunidade de golo. De certo modo, esteve ligado ao golo, uma vez que João Basso estava mesmo à sua frente.

DÁRIO ESSUGO - 2 - Não foi a solução que o treinador mais esperava e que a equipa necessitava, demasiado trapalhão e lento a decidir no passe, valeu alguns bons cortes em lances que podiam gerar perigo. Ficou mal na fotografia no golo do Arouca, dado que era ele que estava a dar cobertura a João Basso. Permitiu completamente o cabeceamento.

PEDRO GONÇALVES - 1 - Foi um festival de más decisões, é estranho vermos este Pedro Gonçalves tão diferente para pior, comparado com as épocas anteriores. Passes sem nexo, falhas nos cortes, tudo sempre num timing errado. Podia ter marcado por três vezes em oportunidades que por norma nunca falha, mas....que se passa Pote? Aquela perdida nos últimos instantes do jogo, uma bola que lhe sobrou redondinha na zona do penálti e atira para fora? Antes isolou-se e depois deixa-se apanhar por dois defesas antes de atirar à baliza? Este não é o Pedro Gonçalves. 

FRANCISCO TRINCÃO - 1 - Acabou o jogo como começou, cansado e sem chama. Podia ter inaugurado o marcador logo no início, isolou-se pela esquerda, mas permitiu a defesa do guarda redes do Arouca. Perdeu o pouco gás que tinha muito cedo e eclipsou-se da partida.

ROCHINHA - 2.5 - Acabou por ser o melhor da primeira parte, o mais dinâmico e que mais vezes acelerou o jogo, um bom lance pela direita em que se isolou, mas não teve a frieza de ver a desmarcação do colega Arthur que seria só encostar para dentro da baliza, preferiu rematar contra o guarda redes, que já tinha feito a mancha.

ARTHUR GOMES - 2.5 - Dos mais activos na primeira parte, também deu aceleração ao jogo  carregando a equipa em alguns lances, mas tomou quase sempre as decisões erradas, perdeu um golo cantado aos 10' com a baliza escancarada.

MANUEL UGARTE - 2 - Um dos pesos pesados que ficou de prevenção no banco de início. O golo do Arouca atirou-o para jogo, mas notou-se bem o desgaste, tentou mas nunca conseguiu imprimir ritmo alto. Num fantástico lançamento descobriu o Pedro Porro isolado que acabou por falhar o golo na melhor jogada da equipa.

JEREMIAH ST. JUSTE - 3 - Entrou bem no jogo, não perdeu um único duelo, era hora de atacar e foi dos que mais empurrou a equipa para a frente nos minutos finais, na busca do golo. Fresco mostrou velocidade e boa dinâmica.

PEDRO PORRO - 3 - Não estaria nos seus planos e do treinador ir a jogo, mas o golo do Arouca alterou tudo. Não recuperou do jogo europeu e jogou em esforço e em sofrimento físico, mas fez logo a diferença, mesmo estando a 30% valeu mais que toda a frescura do Ricardo Esgaio. Uma grande perdida após uma excelente desmarcação  em que apareceu isolado na área adversária e um cruzamento teleguiado para o melhor lance de golo, o cabezazo do Coates. 

NUNO SANTOS - 2 - Notou-se que não estava mentalmente preparado para ir a jogo, também foi chamado de urgência e tudo lhe correu mal. Faltou-lhe frescura física e mental para melhor esclarecimento dos lances. Raramente conseguiu conquistar espaço livre para cruzar, que é a sua principal e mais mortífera arma. Em duas ocasiões teve a baliza à sua frente, mas decidiu mal.

MARCUS EDWARDS - 2 - Foi a última cartada do treinador quando ainda faltava mais de meia hora para o final.  Também muito desgastado nunca conseguiu dar ritmo elevado ao seu jogo, vários lances perdidos por más decisões. Brilhou numa jogada dentro da área, em que enganou os defesas e cruzou para o meio da área, gerando uma clara oportunidade de golo desperdiçada. 

RÚBEN AMORIM - 2 - São inúmeras as oportunidades de golo que a equipa falha de forma inacreditável. A falta de frescura física não pode explicar tudo, é sempre responsável pelas escolhas da equipa e é avaliado depois pelos resultados. A equipa voltou a oferecer 3 pontos aos adversários directos e quando o FC Porto tinha escorregado minutos antes nos Açores. O título começa a ser uma miragem e com tamanha inconsistência nos resultados o acesso à Liga dos Campeões começa a estar seriamente em risco. Esperemos que todo o esforço despendido na segunda parte, na tentativa da remontada, não traga consequências para o jogo de terça feira contra os alemães.

ARMANDO EVANGELISTA - 4 - Não podia imaginar melhor cenário, tudo encaixou na perfeição, as estrelas alinharam-se no sítio exacto. Um adversário a chegar ao jogo muito desgastado e a ser obrigado a mexer radicalmente na equipa, uma equipa nova (nunca tinham jogado juntos), o desperdício de inúmeras oportunidades flagrantes de golo do Sporting, marcar um golo na tal bolita parada do costume, após erro grosseiro na defesa adversária, um árbitro encomendado e igual a si próprio nos jogos que apita do Sporting e claro por último, estacionar todos os autocarros em frente da sua baliza e fé nos deuses. Correu bem,  bateu tudo certo.

RUI COSTA (Árbitro) - 1 - Os sportinguistas esperam e desesperam pela hora de esta abécula deixar a arbitragem. Persona non grata, todos os detalhes são aproveitados para decidir contra o Sporting, até o acabar a primeira parte antes da hora, tal era a pressa... Tantos anos a apitar e tantos jogos do Sporting que apitou e não há um único jogo em que os sportinguistas não tenham fortes razões de reclamar deste Rui Costa, é de família, não apareceu em Arouca por acaso.

HUGO MIGUEL (VAR) - 3 - Pelo protocolo não existiram lances que pedissem a sua intervenção, mas o protocolo deveria alargar-se aos lances de amostragem dos amarelos. O Gonçalo Inácio leva um amarelo em que nem falta houve.

publicado às 03:04

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


140 comentários

Imagem de perfil

De Luis Pedro a 30.10.2022 às 10:00

Bom dia meus caros, a unica pergunta que eu faria ao Mister Amorim: Jovane Cabral ficou no banco o tempo todo, porque?

Cumprimentos.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 30.10.2022 às 10:23

Um bom dia de Domingo para todos caros amigos,

Já comentei aqui, o Jovane é um mistério, não entendo o tipo de gestão que lhe é feita, se estava no banco é para quê? Para montra para Janeiro? Se a ideia era fazer descansar os titulares então porque não passa do banco? Está a preparar-se para a taça da Liga? Um grande mistério e entretanto a equipa continua a ceder terrenos proibidos numa época de objetivos mínimos.
Sem imagem de perfil

De Elitista a 30.10.2022 às 11:07

Bom dia,
Desculpem a intromissão.
Já eu perguntar-lhe-ia qual o problema dele em trabalhar com jogadores que deram muito ao SCP.
Começou por se picar com a Jeremy Mathieu, recusou Adrien Silva e foi o que sabemos com Slimani. O jogador argelino foi dos atletas, que vestiram a verde e branca, mais acarinhados pela Nação Sportinguista. A mim, pessoalmente, incomodou-me sobremaneira a forma como foi empurrado pela porta dos fundos. E a vocês?
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 30.10.2022 às 11:31

Elitista não será justo agora voltarmos ao tema do Slimani, não sabemos o que se passou no real e acredito que o Slimani não tenha estado bem naquele período do ramadão, recorde que ele veio precisamente para dar uma ajuda à equipa nos jogos chave do campeonato e da taça de Portugal contra o Porto, jogos que coincidiram nesse período do ramadão e o Slimani quiça borrifou-se para os objetivos da equipa e foi egoísta sem se esforçar minimamente a mudar alguns dos costumes do ramadão, nesse período, quando outros muçulmanos de outras equipas rivais fizeram-no, a isso chamo compromisso, neste caso entendo perfeitamente o treinador.
Sem imagem de perfil

De Rui Câmara Pina a 30.10.2022 às 11:36

Amorim gosta dos jogadores que dão tudo nos treinos, não era o caso de Slimani, e o próprio balneário entrou em colisão com ele. Não é por aí que se pode criticar o treinador, mas sim pelo plantel demasiado curto em que ele insistiu, quando as "segundas linhas" nem dão para o 6º lugar.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 30.10.2022 às 11:56

Claro, concordo, também penso assim.
Sem imagem de perfil

De Elitista a 30.10.2022 às 11:58

Confesso-me surpreendido com os conhecimentos que o Julius e o Rui têm acerca do que se passa no balneário do Sporting. Também confirnam uma tendência perigosa tão Sportinguista.
Ou seja, Slimani, com o seu típico trincar de língua demonstrativo de garra, esteve no Sporting sob o comando de 2 treinadores que potenciaram um jogador de 500 mil euros em 30 milhões mesmo com este a facilitar nos treinos?! A sério que acreditam nisso?
Então e o Mathieu? Também ia para os treinos jogar sudoku?
E porque não veio Adrien?
Ainda não perceberam que há um padrão?
Mais do que serem jogadores maduros, todos têm estatuto!
Coates tinha que ficar por ser o capitão.
Adán nunca fora titular e Feddal era um ilustre desconhecido.
Meus caros, eu não defendo a saída de Ruben Amorim nem nada que se pareça, mas não foi a endeusar quem quer que seja que os grandes colossos criaram o palmarés que têm! Deus, no Sporting Clube de Portugal, só o Leão do símbolo. Todos nós tivemos, e vivemos, o sonho de termos, finalmente, contratado um génio. Amorim é um bom treinador. Mas génios, são os que fazem omeletas com menos ovos do que os outros como, por exemplo, ganhar uma taça das taças com o Aberdeen, e que ganham mais vezes do que os outros.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 30.10.2022 às 12:07

Só separei o Slimani desse padrão, e sim tive algum conhecimento do que aconteceu, depois vivo num pais muçulmano e conheço todos os costumes e o perfil de quem os pratica na íntegra, não coloco em dúvida o esforço do atleta nos treinos e nos jogos, mas é preciso ver em que condições físicas o fez, eu por exemplo hoje mal dormi, porque estive a elaborar as notas durante a noite, se me convidarem para um jogo de ténis hoje à tarde, eu vou e acredite que vou dar tudo e com a língua trincada nos dentes, mas levarei de certeza uma "sova" porque não estou minimamente em condições normais.

O Slimani não dormia nas noites do ramadão, porque a tradição, os costumes assim o obriga, talvez agora consiga entender melhor o que aconteceu.
Sem imagem de perfil

De Elitista a 30.10.2022 às 13:40

Portanto, o que o caro Julius está a afirnar, é que Ruben Amorim foi o único treinador do Sporting que não soube lidar com as peculiaridades religiosas de Slimani e um dos treinadores, em todo o mundo que não consegue gerir atletas que cumprem o Ramadão.
Não me leve a mal, mas essa atitude faz-me lembrar uma certa massa adepta que justifica o rendimento miserável do puto 120 milhões com a escolha errada do clube e as opções do Simeone...
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 30.10.2022 às 14:48

Em França ele dá-se bastante melhor porque lá tem muitos jogadores muçulmanos nas equipas e os treinadores são mais passivos, mas deixe que lhe conte que o ramadão não é momento religioso na mesma altura do ano, o ramadão salta todos os anos cerca de 10 dias e antes coincidia em fim de época ou antes ainda, na pré -época, na sua primeira passagem pelo Sporting é só uma questão de se fazer as contas e compreenderá porque não houve atritos com o Jorge Jesus, porque se fosse em plena competição a coisa iria azedar da mesma forma e logo com ele.

No próximo ano ainda será mais dentro da época e mais ainda nos anos seguintes. Tem impacto e quem estiver bem identificado com o fenómeno religioso sabe que tem impacto.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 30.10.2022 às 14:55

Agora como tornear a questão depende muito da responsabilidade de cada um com o compromisso com o clube que lhe paga, tem opções, adiar o ramadão 1 mês, ou então como a maioria faz abdica da primeira refeição e vai dormir apos a refeição da meia noite, pelo menos dorme bem e não fica acordado até as 5h da manha, hora da ultima refeição. Alguns se coincidir a segunda refeição com a hora dos jogos, comem no intervalo ou pelo menos umas peças de fruta tipo bananas.

Mas tem muçulmanos mais conservadores e radicais que levam tudo à risca e passam a noite a falar com as famílias em video chamada até chegar as 5h da manha para a primeira refeição e só depois vão dormir poucas horas , ora isto dias a fio enfraquece fisicamente não à volta a dar.
Sem imagem de perfil

De Elitista a 30.10.2022 às 15:11

Meu caro Julius, muitos jogadores muçulmanos já actuaram no Sporting e, que me lembre, nunca o Ramadão foi motivo de afastamento.
E o Feddal? Não é muçulmano?
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 30.10.2022 às 15:52

Como ja expliquei acima, caro Elitista

Não é um padrão esse estado religioso tem diferenças
- Adianta 10 dias cada ano, por isso faz vários anos que coincidia com o período das férias e antes da pré - época, só agora começa a entrar em plena competição.

- Nem todos os muçulmanos vivem o ramadão da mesma forma, os profissionais de futebol podem ajustar as suas vidas à sua profissão se o quiserem, se forem menos radicais.
Têm 3 refeições, a primeira após o pôr do sol, a segunda à meia noite após a priere e a terceira e ultima às 5 da manha antes do sol nascer, a maioria fica acordado ate as 5h da manha, a passearem nas ruas ou ficam dentro casa com as famílias, os mais responsáveis abdicam da ultima refeição e vão dormir à meia noite após a segunda refeição, ou ainda cumprem a primeira que é a principal vão dormir abdicando da segunda e acordam às 5h da manha para tomarem a ultima principalmente beberem líquidos. A maioria cumpre de facto à risca e sentem-se no pleno direito do cumprimento e levam a mal a quem os questionar, ficam irritadiços.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 30.10.2022 às 15:54

Se recorda, por coincidência ou talvez não, o Feddal também esteve ausente dos jogos nesse período, digo talvez não, porque pode ter havido entre ele e o treinador uma outra forma de abordar a questão, mais pacífica e o treinador ter compreendido e evitou mais complicações até porque ja estava com guia de marcha.
Sem imagem de perfil

De Seve a 30.10.2022 às 12:05

E também lhe perguntava porque "despachou" o Tiago Tomaz? e porque insiste no Nazinho, que é jogador de Liga 5, jamais pode jogar no SPORTING! E como se dão 5 milhões pelo Esgaio (que joga com uma caixa de sapatos amarrada aos pés... )
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 30.10.2022 às 12:09

Seve,

Agora fica fácil disparar para várias questões, recordo a época passada e o apagão do Tomaz, todos comentavam que não estava a progredir mas sim a retroceder, uma saída só lhe iria fazer bem, recorda-se?
Sem imagem de perfil

De Elitista a 30.10.2022 às 13:56

E está a progredir, não está?
Acha que foi o Fernando Santos o génio que descobriu Cristiano Ronaldo?
Mas teria sido ele o jogador que foi se não tivesse chegado às mãos de Alex Fergunson?
É que apostar em jovens não é o mesmo que transforna-los em grandes jogadores.
Portanto, nem alinho no apontar de dedo a Ruben Amorim, mas também não faço parte do séquito que o endeusa. Para mim, um treinador faz sentido enquanto a equipa se mantiver a progredir.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 30.10.2022 às 14:59

Elitista, imagino que de alguma forma também foi atleta no passado e sabe que tem atletas que só conseguem progredir se saírem da sua zona de conforto onde não são exageradamente acarinhados e têm que se fazer à vida.
Sem imagem de perfil

De Elitista a 30.10.2022 às 15:14

É uma hipótese, sim. Passa-se com muitos jogadores. No entanto, não me parece ser o caso de TT.
Há, por ali, muitas coisas por explicar e que, aparentemente, estão a minar o balneário.
Quem sabe, uma delas não se chama Paulino, e não falo do roupeiro...
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 30.10.2022 às 17:11

3 dias antes em Inglaterra ninguém falaria em balneário minado, bem pelo contrário.
Sem imagem de perfil

De de-nunes a 30.10.2022 às 16:03

É o que dá fazer se uma equipa de futebol com base em amizades.

O Grego não jogou grande coisa, já encostou de vez...,o Esgaio, e o Paulinho, fazem merda atrás de merda e continuam a ser aposta.

O Slimani tinha mais que razão...com o Arouca o Superslim molhava a sopa.

Não demora muito para se voltar aos orçamentos de 25 milhões€ e contratações de 3 milhões€ paar reforçar o plantel.

Milhões e milhões€ para dar ao jorge mendes...Pente fino ás contas do sr. varandas é urgente.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 30.10.2022 às 17:10

Ok caro de-nunes caiu o Carmo, a Trindade abanou, mas ainda está de pé, vamos com calma e ajudar para que também não caia.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.10.2022 às 17:18

Já apaguei vários comentários deste sujeito. Não merece atenção alguma!
Sem imagem de perfil

De de-nunes a 30.10.2022 às 17:26

Não se pode criticar o Amorim, só pq foi campeão.

É mais que obvio que as regras não são iguais para todos...o Esgaio e talvez o Paulinho já deviam estar mais que encostados, tal as asneiras que fazem, oportunidades atrás deoportunidades e rendiemnto catastrófico por parte de Esgaio e até Paulinho, que n faz golos a ninguém.

Senão queria o Slimani, tinha que ir buscar um PL como deve ser.

Já se viu que o Mister é teimoso, e quem vai pagar mais uma vez a fatura é a tesouraria do Sporting...o Mister esta a borrifar se para o estado que o Sporting atravessa.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 30.10.2022 às 17:34

Apesar de tudo, das criticas muitas vezes justas, eu próprio já critiquei sendo um defensor de algumas das suas qualidade, não coloco de forma alguma o Paulinho no mesmo saco do Esgaio.
Sem imagem de perfil

De de-nunes a 30.10.2022 às 17:39

Em parte tb concordo. Apesar de o Paulinho ter alguma qualidade, O Mister Amorim, foi quem inflacionou o Seu passe, com a teoria era o Paulinho ou ninguém.

O Mister não pode estar acima do Sporting, apesar de lhe reconhecer muiot valor, é um teimoso e a sua teimosia leva-o a querer recupuerar o Esgaio e o Paulinho, antes de reconhecer o erro e tentar retifica lo.

E alem do mais é incompreensivel como n existe plano B,..n sai do 3-4-3 e quando esta apertado lá vai o Coates para PL.

Parece á distrital!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 30.10.2022 às 17:42

Provavelmente trouxemos de lá os jogadores errados, com o dinheiro dos 2 quase que trazíamos o Horta e o Al Musrati e ficávamos melhor servidos.
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 30.10.2022 às 10:14

O Julius só veio confirmar aquilo que eu também penso. Parecia o jogo com o Varzim, podíamos estar ali a noite toda que a bola não entrava, apesar de ontem até termos tido oportunidades para marcar.

Algumas opções demonstram grande falta de qualidade (a de Nazinho é gritante, no posicionamento, no dominio de bola... basta compararmos com Nuno Mendes quando chegou à equipa principal) e depois a habitual falta de pontas de lança.

Eu não sei nem me interessa de quem é a culpa, agora basta olhar para os rivais, todos com 3 ou 4 pontas de lança.

Nós temos 1... que nem sempre joga.

Para uma liga como a portuguesa em que a maior parte das equipas jogam fechadas lá atrás, só por milagre se consegue ter sucesso a jogar assim... e esse milagre aconteceu há 2 anos.

Tão depressa não deve haver outro...
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 30.10.2022 às 10:19

E nada pode ser mais irritante do que ver um bom cruzamento feito para a área do adversário, e quem está lá para o receber?

O Edwards ou o Rochinha enfiados entre os centrais! Aaaaaaaargh!! [>;P]
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 30.10.2022 às 10:24

Imagem de perfil

De Julius Coelho a 30.10.2022 às 11:25

Lá enfiados no meio, nem se vêm, são abafados,.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 30.10.2022 às 10:37

Mike falta pragmatismo a vários jogadores da equipa o que é sinónimo de falta de convicção o que arrasta a falta de confiança. Na hora de rematar à baliza não à convicção no golo e perdem o discernimento de como têm que fazer.

Depois conseguimos vários livres directos e uma mão cheia de cantos sem qualquer resultado, o adversário basta-lhe uma só bola parada para fazer golo , algo não bate certo, uma defesa que era invejada por todos transformou-se numa defesa de papel.
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 30.10.2022 às 10:44

Sim, já tivemos melhores dias a defender, sobretudo nas bolas paradas
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 30.10.2022 às 11:01

A resposta a isso até é simples de analisar, temos comentado os motivos, ou principal motivo, perdemos altura e isso na alta competição paga-se caro.
Sem imagem de perfil

De GreenHill a 30.10.2022 às 12:38

Essa de que tivemos mais oportunidades... no final arouca tem 5 remates enquadrados e o Sporting 7. É tão justo o arouca ganhar como seria o sporting.
Os jogadores insistem em fazer passes difíceis em vez de jogarem prático como faziam na 1ra época Amorim. Ninguém consegue chegar à cabeça da área e rematar na direcção da baliza, em vez disso passam a bola para as alas e cruzam para ninguém.
Amorim já está em modo defensivo a meter miúdos lá para dentro, só por meter, para depois justificar o mau resultado. Sem terem sido enquadrados um a um em jogos anteriores com a equipa titular. Essugo e Rodrigo Ribeiro foram lançados o ano passado e dp não houve continuidade e agora com maus resultados começa a lançar outra vez...
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 30.10.2022 às 13:11

Quando falei em oportunidades estava a fazer a comparação para o jogo com o Varzim, onde nem oportunidades tivemos.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 30.10.2022 às 14:27

Os remates enquadrados não estão relacionados com as oportunidades.
Ontem tivemos remates enquadrados sem qualquer perigo e o Pote falhou escandalosamente uma oportunidade com um remate ao lado, a rasar o poste.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 30.10.2022 às 14:29

E o Porro com outro nas mesmas circunstâncias.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 30.10.2022 às 15:08

Nesse remate foi mesmo excesso de confiança, ele pensou que iria mesmo ser golo, por isso toda aquela frustração a seguir ao lance.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 30.10.2022 às 15:06

Um jogador novo numa equipa acaba por ser absorvido mas mais que um altera muitas coisas no jogo da equipa, em Arouca tivemos uma equipa nova sem as rotinas dos movimentos.

O facto de exagerarem nos passes, quando podem e devem ser pragmáticos é não os ter no sítio para assumir, clara falta de confiança na finalização, depois houve remates demasiado disparatados sem nexo e isso ainda tira mais confiança a quem remata e a quem viu o que aconteceu.

Não entendo porque o Arthur tem a baliza escancarada e não atirou à baliza preferindo mais um passe e com isso perdeu-se a oportunidade.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 30.10.2022 às 15:12

Até o Nuno Santos, sempre acutilante e rematador, perdeu uma clara oportunidade quando, na cara do guarda-redes, preferiu passar ao Pote que estava marcado.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 30.10.2022 às 15:58

Sinceramente penso que o Nuno não se preparou para o jogo de ontem psicologicamente da mesma forma que o faz quando sabe que é titular, estava em fase de descompressão do jogo violento que teve em Inglaterra.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 30.10.2022 às 10:16

Até custa vir aqui, Julius. E sim, é tempo de definir objetivos.

Pote....... é um desperdício no meio campo, logo ele que é o melhor finalizador da equipa.

Matheus Reis..... que tantos surpreendeu no ano passado, hoje é uma sombra do que jogador que foi até há 5 meses..

Nazinho..... que vá rodando na B ou seja emprestado, pois por enquanto não vale nada.

Gonçalo Inácio..... creio que nunca passará disto. Um bom jogador para o campeonato português, mas insuficiente para ser titular no Sporting.

Trincão..... Hugo Viana, reencarnaste?

Ruben Amorim.... o dilema de meter um bom 11 de jogadores exaustos ou um 11 medíocre de jogadores frescos. Poderia correr mal de qualquer maneira, mas preferiu tentar a Champions com a melhor equipa refrescada. O problema é que como diz o Carlos, um pouco exageradamente: "temos 2 ou 3 bons jogadores e o resto é conversa".

Siga o andor, que ainda há muito futebol por jogar esta época.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 30.10.2022 às 10:42

Um facto que podemos e devemos comentar, a equipa está a perder muitos jogos e corre o risco de voltar a hábitos antigos, no perder "no pasa nada" è normal e foi precisamente o que Rúben Amorim trouxe de novo e diferente ao Sporting, o fim dessa forma de estar, trouxe a sagacidade das vitórias e nada disso está a acontecer agora. É momento de refletirem o que está tão mal, porque já não é menos bem é mesmo muito mal, para tanta inconsistência da equipa profissional de futebol do Sporting.,
Sem imagem de perfil

De GreenHill a 30.10.2022 às 13:18

O Pote devia ir para o banco umas semanas para perder a mania que é estrela e voltar a ser prático na decisão dos lances em vez de andar a querer fazer bonitos a fintar 2 e 3 jogadores.

Quanto ao Mateus Reis não compreendo as sistemáticas críticas. É o central que melhor sai com bola e isso ajuda muito no desenvolvimento das jogadas e é rapido. Mais depressa o Gonçalo Inácio acumula asneiras do que Reis.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 30.10.2022 às 13:24

Pote a jogar no meio campo, ele que é de longe o jogador com maior killer instinct que temos. Ser prático quando se está fora da sua posição natural não é fácil para ninguém.

Mateus Reis.... que bem jogou no ano passado, e quão "regularmente" joga agora. Que saudades do MR do ano passado.

Gonçalo Inácio só tem 21 aninhos.... mas realmente esperava-se que já estivesse a jogar a um nível superior agora.

O mercado de janeiro tem de ser forte e cirúrgico, com a entrada de pelo menos 3 jogadores. Nem que se chega para começar a preparar a próxima época.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 30.10.2022 às 17:38

Pote está a necessitar de levar uma "tareia" nos treinos, anda a ser ultrapassado com relativa facilidade na velocidade com e sem bola.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 30.10.2022 às 15:12

Green ninguém critica o Reis, simplesmente comentamos a verdade, esta saturado de jogos e não se tem apresentado com a mesma frescura da época passada, mas nestes últimos 2 jogos vi-o mais solto, parece estar em recuperação física.

O pote exagera de facto e tem que fazer um reset e rebobinar na sua forma de enfrentar o jogo e os lances, de facto jogando simples, parece que jogar simples se tornou mais difícil para todos.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 30.10.2022 às 10:28

Julius,
O Sporting Clube de Futebol é um clube pobre, com tiques e manias de rico.
Desde 1970

P.S. O Rúben Amorim em risco?!.
Oh!.. E porquê?.
Terça-feira ganhamos
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 30.10.2022 às 10:47

Amigo Carlos TNT

Em risco? Onde viu isso escrito? Não misturemos as coisas, tudo a seu tempo, no seu timing e não é hora para esse tipo de discussão. Ninguém é masoquista no Sporting, melhor que todos nós que estamos de fora, eles lá dentro sabem perceber o que corre tão mal e tem sim que haver reação, neste estado atual das coisas a verdade é que não está a funcionar e não venham com a conversa que faz parte do crescimento, ninguém cresce no meio de tantas derrotas.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 30.10.2022 às 11:11

Escrevi no Post Scriptum

Ontem li aqui no blog muita critíca dos nossos adeptos leoninos sobre esse tema
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 30.10.2022 às 11:23

Nunca leio os comentários da noite após jogo, primeiro porque estou concentradíssimo a elaborar as notas e não teria tempo, segundo porque não devo ser influenciado por nada e por ninguém, por isso o melhor é mesmo não ler.

Quando termino as notas já são altas horas da madrugada, passo muito rapidamente os olhos por cima do que escreveram mas sem o detalhe porque tenho que ir dormir. No dia seguinte já não vou ler nunca, já passou.
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 30.10.2022 às 10:36

Estou cada vez mais convencido que Amorim perdeu um pouco o norte. Sabemos que a Liga propôs o adiamento do jogo, Amorim recusou porque tudo planeado, que confia no Essugo e no Nazinho, em todos. Terá sido uma decisão bem ponderada, o que quer dizer com o planeamento do mundial? Não creio que o Sporting tenha muitos jogadores no mundial. Indo ao jogo, foi revoltante ver golos infantilmente falhados, como igualmente foi muito revoltante ver a forma quase pueril como a equipa defende as bolas paradas, sem intensidade, sem agressividade, sem antecipação. Amorim expôs o Sporting a uma derrota perfeitamente evitável, que pode ter comprometido o acesso à Champions na próxima época, o que será desastroso. Será que Amorim está mais preocupado em fazer boa figura na Champions do que com a Liga? Se está, está errado e alguém deveria dizer-lhe isso, por muito que se confie na sua competência, há que ser racional.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 30.10.2022 às 10:58

Luís algo estou convicto o Amorim como pai do projecto, ama todos os seus filhos e está empenhadíssimo em que todos façam figura em cada jogo oficial seja contra quem for e em que competição for.

Mas urge refletir, tem coisas que não se pode falhar constantemente, a equipa não pode ter uma enxurrada de bolas paradas a favor com resultado zero em golos e ao adversário basta-lhe ter uma única bola parada, um livre ou um canto e fazer golo ao Sporting, isso tem acontecido desde o início da época.

Já foi comentado que a equipa perdeu altura e com isso poder aéreo é factual, o que se estranha é não ter havido o cuidado de repor esse detalhe tão importante, um detalhe que nos deu vários golos marcados nas duas ultimas épocas e que impediu outros tantos golos dos adversários.

O próprio Coates agora mais sozinho nas áreas fica mais limitado, porque os adversários só ficam mais preocupados com ele.
Nas bolas a favor só têm que o marcar a ele e nas bolas contra ninguém vai cruzar para a sua zona só se fossem burros.
Surpreende-me o Rúben que se mostra tão inteligente para tantas coisas e não percebeu este tremendo erro e que nos tem custado tão caro, ainda só estamos em Outubro.
Sem imagem de perfil

De José Gonçalves a 30.10.2022 às 11:12

Atenção que estas quebras, não acontecem só ao Sporting, neste momento acontece ao Atletico Madrid, o Liverpool perdeu em casa, o Eintrach perdeu em casa, isto é o Futebol !
No entanto, há jogadores que precisam de ganhar confiança, acredito numa boa resposta 3/ feira e o resto ainda se pode concertar.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 30.10.2022 às 11:18

Quebras todos têm José Gonçalves,

Mas temos que analisar as circunstâncias das mesmas, o que viveram essas equipas nos últimos 10 anos por exemplo, nós Sporting não temos toda essa margem que essas equipas têm para errar ou para ter quebras.
Sem imagem de perfil

De Elitista a 30.10.2022 às 11:00

Bom dia Julius,
Tempos difíceis...
Vou só fazer dois ou três reparos.
Diz que o campeonato é uma miragem?
Meu caro, isso já não é optimismo, é negação.
O campeonato está entregue para euforia das massas! Quando é o clube da populaça a ganhar, tudo está bem e até a dívida externa do país parece ter sido perdoada.
Em bom rigor, Pote só teve uma boa época no Sporting. Já a anterior foi uma lástima. Ou ele percebe o que quer da vida ou estará de regresso a Famalicão não tarda.
Rúben Amorim merece nota 1. Qualquer treinador do Sporting Clube de Portugal é contratado para servir o clube, não as suas teimosias! Chame-se ele Jurgen Klopp, Pepe Guardiola ou Ruben Amorim.
O SCP é uma instituição centenário que foi fundada para ganhar. Tem uma das melhores escolas de futebol do mundo. Tanto quanto sei, não tem nenhuma escola de treinadores e muito menos de teimosia. Mal acabou a época 2020/2021, toda a gente ligada ao futebol disse que o Sporting havia sido campeão por ter sido uma época atípica devido à covid. Sempre esperei que Ruben Amorim, fosse teimoso ao ponto de provar o contrário.
Acho que todos já sentiram, minimamente, a colossal chacota de que o SCP e as suas gentes têm sido alvo. Não somos surdos, anafabetos nem autistas.
"Agora, na melhor das hipóteses, já só em 2040" dizem eles às gargalhadas...
Ruben Amorim deve terminar o contrato. Foi demasiado dispendiosos para, agora, ainda termos que o indmenizar. Para além disso, despedi-lo antes não mudará o rumo dos acontecimentos. Contudo, devo alertar para o facto de que Alex Fergunson só há um!
Não é por deixar um treinador no cargo eternamente que os resultados aparecem.
A mim, podem colocar-me 20 anos no lugar que dificilmente ganharei um só jogo.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 30.10.2022 às 11:14

Elitista, não nos percamos no turbilhão dos acontecimentos, teremos sim que refletir e analisar com a cabeça fria, a equipa esta repleta de equívocos e saberemos as reais causas? Será que esse fardo deve ser carregado só pelo treinador?

Eu pessoalmente ainda estou cheio de dúvidas e de interrogações, por uma lado até gosto do futebol que o Sporting pratica durante parte do tempo nos jogos, por outro não compreendo tantas derrotas contra adversários manifestamente inferiores quando contra equipas de outra dimensão nos batemos sem medo e até conseguimos coisas fantásticas.

Falta consistência e numa época larga o mais importante é a consistência, aí começam a perceber-se os equívocos do plantel, a tremenda mescla de jogadores top com projetos duvidosos de jovens jogadores, a equipa perde a chama, os jogadores top desgastados não conseguem depois disfarçar os problemas e quem os substitui é manifestamente inferior.

Continuo ainda a acreditar que os problemas que são reais são detalhes que podem ser reparados com algum esforço financeiro.
Sem imagem de perfil

De Elitista a 30.10.2022 às 11:30

Dei a minha opinião relativamente aos intervenientes que o caro avalia...
Os detalhes vão ser reparados daqui a quantas época ou décadas?
Meu caro, só quem for autista não reparou nos seríssomos danos que dois últimos jejuns seguidos provocaram no nosso clube!
Eu estou farto de alertar! O Sporting Clube de Portugal, tal como o conhecemos, não aguentará um terceiro jejum!
Lembre-se que o Stade de Reims foi finalistas duas vezes da Taça dos Clubes Campeões Europeus...
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 30.10.2022 às 11:38

Obviamente que essas reparações terão que ser feitas urgentemente, problemas detetados, problemas resolvidos, mas isto no futebol o rapidamente leva o seu tempo, existem janelas de transferências para isso mesmo, eu já dou de barato os títulos esta época, os erros são evidentes e tem coisas que que só no final da época se conseguem reparar, o que não vou entender é se não ficarmos classificados para a liga milionária, isso sim seria um sério e tremendo retrocesso de um projeto que é vendido como de sucesso.
Sem imagem de perfil

De RCL a 30.10.2022 às 11:47

"O SCP é uma instituição centenenária que foi fundada para ganhar"
Pois, Pois...como dizia o outro.
Campeonatos desde 1962( em 1958 ainda jogaram 3 violinos):
1962;1966;1970;1974;1980;1982;2000, 2002;2021.. Nove títulos, o último de Amorim.
De 1980 até os dias de hoje, o Sporting ganhou 5 campeonatos; Pinto da Costa 24 .
E porque?
O filme que começa agora a passar, é velho como a ferrugem, já o vi n vezes; o resultado também. Mais 17/20 anos de seca.
SL
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 30.10.2022 às 12:17

Tudo é possível caro RCL

Até podemos ver a parte positiva do seu plano, seremos campeões dentro de 17/20 anos, teremos festa nessa altura de certeza

O futebol é uma caixa de pandora com vida, tudo muda sem previsões de acerto garantido, vamos acreditar que o clube esta melhor hoje que à 3 anos atrás e que tem melhores condições para responder aos problemas, acredito na reação, afinal todos os projetos necessitam de reformulações, de acertos e adaptações as novas realidades que vão acontecendo.
Sem imagem de perfil

De GreenHill a 30.10.2022 às 13:12

Meu caro, criticar o estado das coisas acho normal. Dar o exemplo do maior trafulha do futebol português... não sei onde quer chegar.. Mas eu não vou por aí.
Sem imagem de perfil

De Elitista a 30.10.2022 às 14:09

GreenHill, termos a convicção de que, em Portugal, jogar na zona baixa ajuda a ganhar, é uma coisa. Justificarmos uma era de sucesso de um clube que, em 40 anos, conquistou mais títulos do que o SCP em toda a sua existência e que conquistou quase o dobro dos títulos internacionais do que o Sporting ganhou de campeonatos nacionais no mesmo periodo, com máfias, corrupções e etc., já é calimerismo e desonestidade intelectual.
E porque não pesquisar o que foi esse clube e as lutas desiguais que teve de travar até 1983?
E quem eram os puritanos que ganhavam títulos até esse período e que métodos utilizavam?
Por favor! Sejamos competentes e joguemos à bola!
Esse tipo de argumentação de coitadinho só nos enterra ainda mais e deixa os adversários a rir a bandeiras despregadas!
Sem imagem de perfil

De RCL a 30.10.2022 às 14:38

GreenHil
Vivi muito esse tempo. Digo-lhe , nos Sportinguista ajudámos o trafulha que até dizia aos capangas : "meus amigos preocupem-se com o Benfica, o Sporting, eles lixam-se uns aos outros". Das pouca coisas que concordo com o trafulha.
SL
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 30.10.2022 às 15:15

O que ganhou a equipa do norte não se valoriza, ficou provado como ganhou. Não vale tudo.
Sem imagem de perfil

De Elitista a 30.10.2022 às 17:45

Caro Julius, não embarque nessa bacoquice!
Isso é paleio de perdedor. Vá lá dizer isso a um portista que ele desara a rir na sua cara.
Quantos títulos lhes foram retirados?
Suponho, pelo seu discurso, que o beifica tem o museu cheio de troféus valiosos conquistados com a maior honestidade...
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 30.10.2022 às 17:51

Isso tem pano que nunca mais acabava, é um assunto deveras com pilhas de dossiers acumulados, mas em síntese aí vai;
- Roubaram durante décadas,
- Juntaram o espólio dos roubos
- Compraram equipas milionárias com o espólio roubado
e foi assim que chegaram onde estão, porque beneficiaram de um estado politico e de justiça portuguesa que ignoraram o futebol, deixando-o transformar-se num estado dentro de um estado.
Sem imagem de perfil

De GreenHill a 30.10.2022 às 19:13

Elitista, primeiro ofereceram viagens e depois fruta e chocolate. Quando já não dava para usar as técnicas directas, usaram (e usam) os gorilas dos super dragonetes para coagir os sr do apito.

Quando se altera os resultados e se vai consecutivamente à champions é fácil ter boas equipas. Jogadores e empresários colam-se sempre ao que vence. Quantas vezes assisti ao Sporting a tentar comprar no mercado interno e os jogadores a irem parar ao Porto??
O Sporting não conseguia comprar no nosso campeonato. Está esquecido??
Tome uns comprimidos. E quando os puritanos do Sporting e Benfica fizeram trafulhices ainda não havia o fosso que a champions criou... tome mais uns comprimidos sff.
Sem imagem de perfil

De De Vigia a 30.10.2022 às 11:29

Caro Julius, há dias atrás, após a eliminação da Taça, disse que ainda tínhamos 3 competições a disputar.
Neste momento (a não ser que aconteçam milagres o que é pouco provável) estamos apenas em duas e apenas numa podemos discutir o troféu....
O que mais nos irá acontecer?????
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 30.10.2022 às 11:42

De Vigia,

Eu tenho sido faz algum tempo mais pessimista ou pragmático se quiser, eu já comentei que face ao estado atual das coisas e o que tem acontecido na época, aceito só conseguirmos o objetivo do acesso à Liga dos Campões, ja estou conformado para essa possibilidade. Ficaria profundamente desapontado com tudo e com todos se nem isso conseguirmos, até porque seria um cartão vermelho ao atual projeto.
Sem imagem de perfil

De De Vigia a 30.10.2022 às 15:00

Estou muito pessimista amigo Julius, esta época será para esquecer (ou sempre lembrar....).
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 30.10.2022 às 15:15

Tenho fé ainda nos lugares de acesso á Europa Champion.
Sem imagem de perfil

De José Silva a 30.10.2022 às 11:34

Muito estranho Amorim não ter aceitado o adiamento do jogo, ainda por cima depois de um jogo tão desgastante para a liga dos campeões e com apenas dois dias de intervalo..! Amorim, comete um erro muito grave se pensar que o título que ganhou há dois anos é suficiente para fazer o que lhe dá na cabeça...se fosse o F.C-Antas, teria logo aceitado a adiamento, não tenho a mínima dúvida. E não ter sequer um ponta de lança para meter quando a maior parte das equipas jogam atrás, é outra coisa que nunca vou entender...! Quis fazer uma coleção de "extremos" e pontas de lança, não temos nenhum, depois de ter mandado embora o Slimani, e não sei se já repararam que se o jogo da próxima terça feira correr mal, a época em termos desportivos, p+raticamente acaba, restando apenas uma taça de "menor" valia desportiva para disputar ( taça da liga). Estou muito desiludido, e espero mesmo que no fim da época,a culpa não morra solteira...
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 30.10.2022 às 12:22

José Silva, vou correr o risco de ser indelicado para o treinador do Sporting, quando não é de todo essa a minha intenção, creio que o Amorim ficou convicto que iria ganhar, menosprezou o Arouca e confiou em demasia nas suas ideias de escolha para o jogo e saiu-lhe furado, com estrondo.

Não sabia dessa possibilidade de adiamento e sim sem dúvida que o Sergio adiaria sem pestanejar.

Foi algo mais que o jovem treinador do Sporting aprendeu com tudo o que aconteceu, contou com o ovo no........e saiu queimado.

No futuro irá pensar mais na decisão a tomar.
Sem imagem de perfil

De Rui Câmara Pina a 30.10.2022 às 11:38

O que todos nós concordamos é que a preparação deste época em termos de entradas e saídas de jogadores (com a notável excepção de Morita) foi catastrófica. E aí a culpa é de todos: Direcção, Hugo Viana e até do treinador.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 30.10.2022 às 12:27

Não é fácil dizermos com naturalidade que foi tão horrivelmente errada, tão mal preparada, sabemos que foi, mas custa dizê-lo, eu pessoalmente não entendo tantos equívocos na preparação num clube da dimensão do Sporting que gasta fortunas em contratar pessoas qualificadas para a gestão do futebol profissional, estamos no novo milénio, em 2022 e ainda temos disto no Sporting?

Melhor é fingirmos que não foi nada disso que aconteceu e pensarmos em outras coisas, siga...
Sem imagem de perfil

De Anonimus a 30.10.2022 às 12:58

Pois, é melhor fingir. Até porque ninguém previa isto aquando da construção do plantel, apenas os catastrofistas do quanto pior melhor.
Sempre vi o Sporting como o espelho do país. No estádio que derrapou financeiramente e ficou como ficou, na gestão de "excelência " feita pela elite da alta finança nacional, endividamento...
Hoje é a falta de espírito crítico. Se alguém critica o que for, é um brunista e tem é de fechar a matraca e calar a azia; se alguém elogia é um varandista golpista sem exigência máxima. O mesmo que na política, evidentemente...
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 30.10.2022 às 15:17

Como anónimo fica difícil poder responder-lhe.
Sem imagem de perfil

De P. Vasconcelos a 30.10.2022 às 11:42

Este Sporting exige muita paciência aos adeptos, como já aconteceu no passado. Mesmo assim, há uma diferença: agora há um projeto, há unidade entre estrutura, treinador e jogadores, há formação a aparecer, há Champions (com os prémios, que são muito importantes).
Falta a sorte: finalização e lesões. As lesões deste ano são enervantes.
Não concordo com as notas de Nazinho e Essugo, acho que fizeram mais e que a derrota não foi falha deles. Nazinho preocupou-se em defender, como Esgaio. Mesmo assim, N. Santos de início poderia ter feito alguma diferença. Também Paulinho faz muita falta, não obstante os detratores.
Como treinador de bancada, acho que as férias do mundial podiam servir para inovar no sistema tático. Atiro que um sistema 4-2-3-1 poderia fazer por vezes algum sentido, com Pote no centro de ataque e um ponta-de-lança, Paulinho e algum reforço que possa vir.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 30.10.2022 às 11:54

(4-2-3-1) esse é o meu sistema preferido o que mais trabalhei nas minhas equipas e que mais sucesso me deu. Adoro esse sistema e sei-o de cor e salteado, todas as variantes que pode ser explorado no jogo consoante o perfil de jogadores que tivermos para o executar. tempos!!!! Alguma nostalgia a recordá-los caro P. Vasconcelos.

Não vamos só pela sorte meu caro, não pode explicar tudo, poderia num jogo ou outro mas em vários deixa de ser esse o fator determinante.

Názinho pouca acrescenta à equipa, não é consistente e fraco nos duelos quando não tem terreno livre à sua frente, na marcação em cima então é fraquissímo, pouca experiência a perceber os espaços a atacar.

O Essugo tem uma envergadura física notável, tem raça a ir para cima deles mas depois no passe fica muito a desejar, tudo isso soma detalhes a menos quando deviam ser ao contrário.

Recordo a tal máxima que não me canso de escrever e que dizia aos meus jogadores como programa cerebral,
- Se cada um fizer a sua parte fica mais fácil para todos.

Repare que tirando o guarda redes cada um representa na equipa no mínimo 10%, basta um deles não os dar e vai sobrecarregar nos outros.
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 30.10.2022 às 12:46

Penso que Nazinho nem sequer é o melhor na sua posição na equipa B, se é para se dar oportunidades, que se dê uma oportunidade ao Diogo Travassos
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 30.10.2022 às 15:18

Será mesmo Názinho ou Mázinho?
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 30.10.2022 às 15:32

Julius, era bom que fosse como o Mazinho, o jogador brasileiro conhecido por esse nome e que foi campeão do Mundo em 1994.
Sem imagem de perfil

De GreenHill a 31.10.2022 às 09:30

Também acho que um 4-2-3-1 podia ser a solução. Mas tenho dúvidas se colocava o Pote no meio ou no banco.
O meio campo necessitava de um jogador raçudo tipo Nuno Santos não um papa natas que não ajuda a defender.
Opções para o meio:
1) Ugarte e Morita com NS à frente
2) Ugarte e NS com Morita à frente
3 Ugarte e Morita com Artur à frente

Gosto da entrega de Artur. Parece-me uma excelente contratação, com enorme potencial, sem medo de ter bola. A jogar regularmente vai ser um grande jogador.

Nas alas Trincao e Edwards podendo alternar com NS ou Artur. E ainda temos Jovane e Rocinha.
Onde não temos alternativa é ao Avançado e nos médios centro/defensivos.


Comentar post


Pág. 1/3





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo