Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




As Notas de Julius 2022/23 (40)

Julius Coelho, em 02.04.23

Nesta rubrica, o leitor tem a oportunidade de apreciar - e se entender, criticar as notas (0-6) que eu atribuí aos jogadores do Sporting CP e a outros intervenientes do jogo com o Santa Clara da 26.ª jornada da Liga BWIN, que resultou numa vitória por 3-0. Golos de Paulinho 14', Francisco Trincão 22' e Marcus Edwards 52'.

LEÃO CONFIRMOU O BOM MOMENTO 

Rúben Amorim parece ter encontrado finalmente os pontos de equilíbrio da equipa, chegaram tarde na época mas talvez ainda a tempo de pelo menos poder vir a garantir um dos objectivos principais, que é o acesso aos milhões da liga milionária. Jogo muito competente, muito vivo na primeira meia hora e de um só sentido em toda a partida no regresso do leão à competição. Sem nunca facilitarem até a vitória ficar praticamente garantida ainda cedo, aos 52 minutos, quando Marcus Edwards faz o 3-0. Os açorianos acusaram a diferença no resultado que podia ter ficado ainda mais dilatado e nada fizeram para responder, mesmo quando a equipa de Alvalade baixou consideravelmente o ritmo após as substituições a meio da segunda parte. Só por uma vez criaram perigo à baliza do Sporting, quando já nos descontos, tiveram um remate enquadrado, com a bola a beijar o poste com o guardião espanhol batido.

Screenshot (69).png

DESTAQUE - FRANCISCO TRINCÃO - 4 - Todos da equipa titular apresentaram-se com fome de bola, com uma exibição global equilibrada sem ninguém a destacar-se, a eleição cai no Trincão pela sua enorme disponibilidade no apoio ao trio da construção (Paulinho, Marcus e Pedro Gonçalves). Finalmente mostrou a capacidade de jogar o jogo todo sem grandes oscilações, marcou o segundo da noite e podia ter bisado por duas vezes.

ANTONIO ADÁN - 3.5 -  Das noites mais tranquilas que teve em Alvalade, o adversário só ameaçou e com um remate ao poste, segundos antes do final do jogo.

ARTHUR GOMES - 4 - candidato ao destaque, a sua exibição foi a boa surpresa depois das dúvidas que se levantaram pelas ausências do Ricardo Esgaio e do Bellerín. Dois piques para cortar bolas nas costas dos colegas centrais já batidos, destacaram a sua competência, até parecia que já jogava há anos naquela posição.É verdade que o adversário ajudou, fez dele mais extremo que lateral e sendo um extremo...

OUSMANE DIOMANDE - 4 - Começou o jogo a central à direita, passou para o centro da defesa com a saída do Gonçalo inácio e acabou na esquerda com a saída do Matheus Reis e não se notou diferenças; personalidade e tremenda capacidade de antecipação. Precisa sim de melhorar a precisão do passe nas combinações triangulares nas saídas.

GONÇALO INÁCIO - 3.5 - Alternou passes falhados com outros de perfeição, esteve sempre mais em foco com o que fazia no apoio à construção do que a defender, contra um adversário que quase nunca conseguiu passar do meio campo. Quase que marca com um bom cabezazo após uma bola parada. O resultado no placard já dilatado na primeira parte, permitiu a sua substituição por precaução ao intervalo, por ter torcido um pé.

MATHEUS REIS - 3.5 - Exibição quanto baste, muito activo na reacção pondo à prova algumas vezes a sua boa velocidade, não facilitou e fez bem a sua parte. O momento mais alto quando saiu a meio da segunda parte para dar lugar ao regresso do Luís Neto após longa paragem.

NUNO SANTOS - 3 - No segundo terço do terreno foi rei, mais infeliz nas acções no último terço, aí nada lhe saiu bem apesar das inúmeras tentativas de cruzamentos e passes para as costas da defesa açoriana.

MANUEL UGARTE - 3.5 - Mal tinha desfeito a mala da viagem, após longas horas de avião ainda chegou a tempo para fazer uns bons kilómetros a correr no relvado de Alvalade e com um dedo da mão atado com uma protecção. Já joga de olhos fechados naquele meio campo e não sabe jogar mal.

PEDRO GONÇALVES - 4 - Também candidato ao destaque, só que não jogou o tempo todo. Construiu muito jogo pelo interior e pela ala esquerda, rompendo as linhas do Santa Clara por várias vezes. Exímio no passe curto para o espaço que inventa, mostrou estar confiante e em forma. Fez a assistência para o golo do Paulinho.

MARCUS EDWARDS - 4 - Podia ter sido o destaque do jogo, voltou a ser o atacante mais desequilibrador, marcou um belo golo com o pé direito após uma bola lhe ter sobrado já dentro da área adversária e podia ter marcado mais dois, mas não foi eficaz. Fez ainda a assistência para o golo do Trincão. Saiu aos 75' para gestão de esforço, quarta feira vai ser mais duro em Barcelos

PAULINHO - 4 - Uma exibição muito viva a confirmar o bom momento com a confiança em alta. Devia ter sido o destaque, marcou o sempre difícil primeiro golo que desbloqueou o jogo e ainda participou no 3º golo marcado pelo colega Edwards. Por duas vezes chega uma nada atrasado a cruzamentos à boca da baliza.

JEREMIAH ST JUSTE - 3 - Após um grave défice de centrais, o Sporting passou ao luxo de ter quantidade e qualidade nesse sector, com seis centrais polivalentes, quiçá a equipa da Liga melhor apetrechada no eixo defensivo. Com o regresso do malogrado Luís Neto, o treinador pode fazer a gestão ajustada para ter sempre três centrais prontos para ir a jogo e sem se notar a ausência de ninguém. St. Juste fez o seu "treino intensivo" na segunda parte, já a preparar Barcelos e Casa Pia.

LUÍS NETO - 4 - Para grande parte do público que foi assistir ao jogo, a entrada do Luís Neto aos 70' foi o principal destaque da partida, grande ovação de todos e de pé em Alvalade que emocionaram o veterano jogador e capitão. Nota alta pela perseverança e grande fé de que iria retornar à competição. Agora vai encontrar uma realidade diferente, terá que enfrentar maior concorrência para o lugar ( St. Juste e Diomande).

HIDEMASA MORITA - 2 - Mais uma viagem muito desgastante por ter ido jogar pela sua selecção do Japão, jogos que têm afectado a sua performance com a equipa do Sporting. Jogou os últimos 20', sempre num ritmo baixo, moderado, modo de gestão.

MATEO TANLONGO - 2.5 - O miúdo mostrou muita raça nos duelos, não deu espaço algum ao adversário caindo-lhe logo em cima, algo que ainda não lhe tínhamos visto. Com adversários mais subidos joga mais recuado, onde já mostrou o seu bom lançamento teleguiado. Com o Santa Clara encostado às cordas, o jovem argentino e com a língua nos dentes não lhe deu tréguas na pressão. Deixou boas indicações da sua evolução.

ROCHINHA - 2 - O treinador ao lançá-lo no jogo depois de tanto tempo ausente, quis dar-lhe a possibilidade de poder renascer a motivação que lhe permita acreditar que vale a pena sempre lutar por um lugar, terá que continuar a trabalhar e mostrar que também tem unhas de leão.

RUBÉN AMORIM - 5 - Que desperdício as derrotas com o Chaves, Arouca e Marítimo, esta equipa, este futebol estaria agora a lutar pelo título. Encontrou finalmente os pontos de equilíbrio da equipa, tarde na época, mas visando já um futuro próximo que pode trazer a consistência exibicional. Resolveu os problemas na defesa, melhorou a consistência do Paulinho, do Trincão e do Marcus, acertou nas posições onde o Pedro rende mais e com tudo isso, a equipa até parece outra.

DANILDO ACCIOLY - 2 - Não há muito para dizer. A sua equipa tem deficiências que um treinador não vai conseguir resolver sem um melhoramento significativo dos activos à sua disposição.

ANDRÉ NARCISO (Árbitro) - 5 - O melhor elogio, é que quase nem demos por ele, assim deveriam ser todos os árbitros.

TIAGO MARTINS (VAR) - 3 - Pôde dormir a sesta, tudo aconteceu muito certinho lá no relvado, sem casos.

publicado às 03:34

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


19 comentários

Imagem de perfil

De Mike Portugal a 02.04.2023 às 11:07

Jogo contra uma equipa que não criou nenhum problema. Foi a altura perfeita para ter um jogo destes para podermos recuperar fisicamente alguns jogadores. E mais uma vitória.

Agora é esperar que o Braga e o Porto percam pontos.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 02.04.2023 às 12:12

Um bom dia de Domingo para todos.

Mike em Barcelos vai ser diferente e de facto este jogo até que serviu para reunir a todos e focá-los de novo no objetivo.
surpreendeu-me o Santa Clara cometer tantos erros defensivos, pareciam estar a jogar sobre brasas, verdade que pressionamos bastante na primeira meia hora principalmente, jogando um futebol com várias movimentações que criaram muitas dificuldades, nesse período qualquer equipa iria ter problemas contra o Sporting de ontem.
Sem imagem de perfil

De Rui Câmara Pina a 02.04.2023 às 12:16

Amorim fez bem em poupar alguns jogadores, os três próximos jogos são fora: Gil Vicente, Casa Pia e Juve. E esses não vão ser pêra-doce como foi este. Quanto ao Ugarte, que pena que não se ter posto uma cláusula rescisão de 80 milhões quando foi contratado....
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 02.04.2023 às 13:03

Rui,

O Coates ficou de fora e ninguém ficou preocupado, há uns tempos atrás seria uma preocupação.

Agora vem aí um período pesado, os 3 jogos que assinalou e podemos juntar ainda mais 2, Juventus em Alvalade e Guimarães fora, 5 jogos quase de rajada que vão já definir em muito a temporada da equipa.

Felizmente não à lesões, inclusive o Daniel Bragança ja treina no relvado, podemos ter toda a gente pronta para esta maratona, vamos apoiar a rapaziada, vão precisar da ajuda dos adeptos.
Sem imagem de perfil

De RCL a 02.04.2023 às 12:50

Concordo com as notas do Julius
Surpresa o desempenho de Arthur, ou talvez não; trata muito bem a bola, por pouco não fez um golo de levantar o estádio. Finalmente temos o problema da primeira volta resolvido: os centrais e agora com o regresso de Luís Neto, temos jogadores para enfrentar o que ai vem.
Amorim mestre em recuperar jogadores :Paulinho, Esgaio, Trincão, Arthur e Rochinha. O importante é a equipa, não as individualidades.
Como já disse noutro post, temos equipa para ganhar os próximos 9 jogos da Liga.
SL
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 02.04.2023 às 13:09

RCL,

Arthur esteve bem de facto, mas ajudou o Santa Clara ter ficado a maior parte do tempo encolhido no seu meio campo o que fez do Arthur mais extremo que lateral, creio que o Rubén já previu que seria assim que ía acontecer.

O destaque será sempre primeiro a equipa sem dúvida, só dessa forma poderão gerir melhor o esforço, ontem estiveram muito iguais quase todos, o que confirma que jogaram bem como equipa, coesos e solidários a defender e a atacar, dessa forma tornam-se sempre uma equipa difícil de bater.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 02.04.2023 às 13:40

Bom dia caro amigo Julius,

Foi um jogo tranquilíssimo. Esta equipa do Santa Clara é muito fraquinha. Foi mais difícil manter o foco que construir o resultado.
Globalmente a equipa esteve muito bem, sendo difícil destacar alguém. Pelo simbolismo destaco o Neto.
O Artur provoca-me um misto de sensações. Muito gingão, muito activo, mais fico com a sensação que, de acordo com o potencial que se lhe adivinha, a sua exibição fica sempre aquém. Espero mais dele, nomeadamente na objectividade e na produtividade.

Com o nível de competência que a equipa atingiu é de lamentar o início de campeonato, em especial as derrotas que referiu (às quais junto a do Boavista, que também me está "atravessada"). Mas é um alerta para a importância de preparar bem a época, de forma a começar o campeonato em força desde a primeira jornada. Correr atrás do prejuízo...

Todos a Barcelos para apoiar a equipa no difícil, mas importantíssimo, jogo com o Gil Vicente.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 02.04.2023 às 14:30

Amigo Leão do Norte,

A equipa do Santa Clara tem sido observada nos últimos jogos o que também foi motivo para o pedido de adiamento do jogo em Barcelos, o Rúben sabia que este jogo iria apenas servir para reunir as tropas e fazer um treino puxadinho e mais a sério como preparação para o que aí vem, por exemplo Porto, Braga e Benfica não podem fazer o mesmo, têm todos jogos mais complicados.

Arthur tem ainda 24 anos a tempo de melhorar em muitos aspectos, por exemplo o dar-se mais ao jogo e sem medo de ter bola, a verdade é que já não é o mesmo jogador quando chegou ao Sporting, hoje consegue ler melhor o jogo e como posicionar-se. As derrotas inesperadas com equipas do outro campeonato tiveram consequências cruéis e agora só resta continuar a correr na recuperação e ver o que dá.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 02.04.2023 às 14:47

Julius,
Só individualizei o Arthur por lhe reconhecer potencial para chegar longe, não como aposta falhada. Tenho sempre a expectativa que faça uma exibição condizente com esse potencial.
Lá chegará esse dia!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 02.04.2023 às 15:02

E tem de facto muito potencial, parece-se ser o mais rápido juntamente com o Fatawu no golpe sobre a bola, o chamado ataque da serpente.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 02.04.2023 às 15:02

Do plantel claro.
Sem imagem de perfil

De AHR a 02.04.2023 às 14:16

O Sporting está a jogar bem, e finalmente parece estar a obter vitórias de forma tranquila. Lamento é que esta estabilização do futebol só esteja a ser conseguida a nove jornadas do fim da Liga, quando os lugares cimeiros estão praticamente definidos. Mesmo que o Sporting acabe em terceiro lugar, com hipóteses de disputar a Liga dos Campeões, isso não altera o facto de achar que esta foi uma época perdida (claro que se o Sporting ganhasse a Liga Europa este pensamento sofria uma reviravolta). A ideia que fica é que a pré-época do Sporting só agora terminou. Diria que se a Liga começasse agora, o nivel exibicional actual do Sporting permitia-lhe disputar o primeiro lugar. Fica a esperança que, se esta equipa se mantiver, a próxima época possa correr melhor. O problema é que é de esperar que alguns dos jogadores mais influentes do Sporting rumem a outras paragens. E não são precisos muitos, para destabilizar um futebol que só agora parece ter encontrado a estabilidade. Se isso acontecer, o que é provável, por razões financeiras, mais um reset da equipa acontece, e lá tem o Amorim que atravessar um novo período de experiências até atingir o equilíbrio ótimo da equipa. Faço votos é que esse equilíbrio não seja atingido apenas a nove jornadas do fim. Terá que ser bem antes, se o Sporting quiser ter aspirações de alcançar o título.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 02.04.2023 às 15:00

AHR,

O futebol provoca surpresas a toda a hora e é perigoso a equipa pensarmos que ok já está, finalmente conseguiram a estabilidade exebicional, tem sido de facto um bom período mas o mais difícil está para vir, à frente temos já 6 jogos de rajada, 4 fora e só 2 em Alvalade. creio que será a fase mais complicada da época, não só pela valia dos adversários mas pelo facto de irem acontecer quase uns em cima dos outros com pouca margem de recuperação.

Felizmente já começamos bem a série a ganhar e sem lesionados.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 02.04.2023 às 16:29

Jogo fácil e sem história. O Santa Clara deste ano é muito fraco e além disso poupou muitos dos seus titulares para os ter frescos para o "seu" campeonato.

Uma nota: achei muito interessante a aposta de Artur para lateral. A ver em jogos futuros.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 02.04.2023 às 17:55

Juskowiak boa tarde

De facto o jogo desenvolveu-se mais fácil que imaginamos inicialmente porque é sempre uma incógnita as reações dos jogadores após as paragens para os jogos das seleções.

Artur acabou por ter a vida facilitada por 2 razões a maior parte do tempo o Santa Clara andou empurrado para trás o que permitiu o Artur ser mais extremo que defesa, depois porque o Diomande cobriu-lhe bem as costas e depois aconteceu o mesmo com o St.Juste.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 02.04.2023 às 18:10

Mas na teoria pode mesmo resultar. É veloz, agressivo, raçudo.... e convenhamos que nunca será um extremo de topo.

Ontem lembrei-me do Maxi Pereira e do Miguel, que eram banais extremos antes de serem adaptados a laterais.

Um caso a acompanhar com muito interesse.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 02.04.2023 às 17:14

Amigo Julius

Destaco igualmente Rúben Amorim, o seu trabalho de preparação dos jogos e a forma como os jogadores se apresentam em campo. É o caso de Arthur Gomes e o jogo que fez ontem, evidentemente que ele tem muito mérito, mas não se pode ignorar como o treinador o preparou para corresponder daquela forma.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 02.04.2023 às 17:59

Amigo Leão Zargo boa tarde,

O Rúben voltou a merecer nota alta exatamente pela forma como passou a mensagem a todos, o grupo está totalmente comprometido com os jogos que faltam e estão preparados mentalmente para sofrer se necessário.
Sem imagem de perfil

De Luis Moreira a 03.04.2023 às 13:52

Com esta defesa vamos longe Não sofre golos e constrói. Em jogod contra os grandes podemos jogar com :

St. Just - Demonde - Coats - Inácio - Matheus

De primeira categoria

Abraço

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo