Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




As Notas de Julius 2023/24 (08)

Julius Coelho, em 01.10.23

Nesta rubrica, o leitor tem a oportunidade de apreciar - e se entender, criticar as notas (0-6) que eu atribuí aos jogadores do Sporting CP e a outros intervenientes do jogo com Farense da 7ª jornada da Liga BETCLIC, que resultou numa vitória por 3-2. Golos de Viktor Gyokeres 21' e 90' (penálti) e Pedro Gonçalves 35'.

LEÃO GANHOU, MAS SAIU CHAMUSCADO DO S.LUÍS

O Sporting saiu do Algarve na liderança isolada do campeonato após um jogo muito estranho, esteve tão perto de poder golear  o adversário como o de ter saído vergado a um resultado escandaloso. A jogar em superioridade numérica e com 2 golos de diferença, permitiu com grande surpresa que o Farense chegasse ao empate com 2 tiros de livre, valeu um penálti já ao cair do pano (90'), que deram a vitória e os 3 pontos. O início da partida até que foi muito prometedor, 2 golos e expulsão de um jogador adversário, anteviam uma vitória fácil e por números expressivos, mas nada disso aconteceu, inexplicavelmente a equipa entrou numa espiral de erros individuais e colectivos que quase deitavam tudo a perder, levando os adeptos a um tremendo ataque de nervos., Estranhamente o Farense manteve-se sempre no jogo e acreditou que podia fazer história, empatou a partida e quase que chega a um escandaloso 3º golo. Terão todos que reflectir bastante no que aconteceu.

image.jpg

DESTAQUE - VIKTOR GYOKERES - 4.5 - Foi o herói, empurrou a equipa para a vitória. Marcou os dois penáltis com classe, não dando a mínima hipótese de defesa ao Ricardo Velho. O único elemento da equipa que nunca acusou a pressão. Teve as dificuldades esperadas em conseguir espaço num campo mais pequeno para aplicar a sua força e velocidade, nas raras vezes que o teve, fez estragos na defesa, como na primeira vez que conseguiu escapar, foi por ali fora e só parou quando cruzou para o lance que resultou no primeiro penálti.

ANTONIO ADÁN - 2 - Voltou a provar que livres directos perto da sua área são como penáltis, cada tiro cada melro, e foi sempre assim desde que chegou ao Sporting. Tem dificuldade na reacção do ataque à bola, quando reage já a bola vai a entrar na sua baliza. Fez defesa importante que evitou o terceiro golo do Farense.

RICARDO ESGAIO - 1 - Consegue com facilidade espaço para cruzar como quer, mas tudo destrói depois nos cruzamentos sempre mal direccionados, um lateral do Sporting tem que ter mais qualidade nesse tipo de lances. Um desastre.

OUSMANE DIOMANDE - 3 - Voltou a destacar-se no trio dos centrais, com melhor acerto, mas também acusou a saída do capitão (patrão), desgastou-se em acções extra, acudir para dobrar algumas bolas no centro e mesmo no lado oposto da defesa, para reparar erros dos colegas. Na hora de atacar a vitória deu preciosa ajuda aos colegas da frente nas acções de empurrar o adversário para trás , para junto da sua área.

SEBASTIÁN COATES (Cap) - 1 - Teve uma saída prematura do jogo (12'), quando parecia arrancar para mais uma exibição ao seu nível, mas após um excelente corte num movimento acrobático, forçou a perna ou o joelho e sentiu dor, resolveu que era melhor parar e ficar por aí.  

GONÇALO INÁCIO - 2.5 -  Assumiu a posição do centro da defesa com a saída do capitão, mas nunca conseguiu assumir o comando, andou à deriva em vários lances e falhou algumas intersecções de bolas longas que causaram problemas e desgaste nos colegas na ajuda para reparar o erro. Faltou-lhe maior serenidade para poder ler melhor os lances e poder transmitir mais segurança à equipa. 

NUNO SANTOS - 3 - Muito envolvido com o jogo, até porque grande parte dos lances de ataque da equipa passaram pelo seu corredor. Teve os seus momentos altos, 2 grandes remates, um voou por cima e o outro escaldou as mãos do Ricardo Velho, marcou o pontapé de canto que resultaria no segundo golo O seu pior momento quando se lembrou de fazer uma bicicleta perto da sua área na zona frontal, pôs-se a jeito e teve azar, livre, cartão amarelo e golo do adversário, terá que ter mais cabeça neste tipo de abordagem.

MORTEM HJULMAND - 1 - Jogo para esquecer do dinamarquês. Nunca conseguiu entrar no jogo e por isso tudo lhe saiu mal, foi menos um em toda a primeira parte. Uma falta disparatada que lhe provocou um cartão amarelo e um livre perigoso que resultaria no primeiro golo do adversário e pouco depois nova má abordagem à bola, lance em que acabou por escapar ao vermelho perdoado pelo árbitro. Não surpreende ter ficado na cabine após intervalo.

HIDEMASA MORITA - 3 - Exibição intermitente, teve um bom inicio de jogo, foi durante algum tempo o elo perfeito de equilíbrio da equipa, num meio campo com menos Hjulmand, mas após a vantagem de 2 golos entrou em acções mais desequilibradas, menos pensadas e com muita precipitação, deixando-se envolver depois pela pressão, quando a equipa da casa chegou ao empate.

PEDRO GONÇALVES - 3.5 - O mais esclarecido no transporte da bola,  tentou várias acções com sucesso de rotura e já em zonas de finalização com remates que feriram o adversário, um deles fora da área numa execução perfeita deu o segundo golo à equipa. Manteve-se até final em alta rodagem, sem acusar o facto do adversário ter empatado a partida, teve por 2 vezes o 3º golo nos pés.

MARCUS EDWARDS - 2 - Voltou às exibições da aselhice, a mostrar grande fragilidade nos contactos físicas, (sempre que se encostam cai como uma pena) e desconcentrado, como no lance que se deixou antecipar no centro do terreno e que quase termina no 3º golo do adversário, os dribles nunca lhe saíram, com excepção precisamente na sua última tentativa, quase no final do jogo, quando apareceu estatelado no relvado, dentro da área do Farense e que resultou com o árbitro a marcar o penálti que deu o golo da vitória no jogo. 

MATHEUS REIS - 2.5 - Entrou cedo no jogo, a substituir o capitão, parece estar melhor fisicamente que nos jogos anteriores, correu muito e viu-se solto sempre pronto a ir a todas, mas pecou na má leitura dos lances, muita precipitação que os danou. Por 2 vezes chegou à área adversária com espaço para cruzar, quando a equipa procurava voltar à vantagem no resultado, mas faltou precisão na direcção da bola.

PAULINHO - 3 - Deu outra dimensão ao ataque, sempre muito envolvido nas acções que obrigaram os centrais adversários a maior atenção e a ficarem mais posicionais a defender. Conseguiu chegar à bola em 2 cruzamentos, mas não conseguiu dar a força necessária nos cabeceamentos.

GENY CATAMO - 1 -  Substituição falhada, não acrescentou nada à equipa quando mais precisava na hora do risco total na busca da vitória, foi sempre desarmado facilmente nas tentativas de aplicar os seus dribles rápidos, parece passar uma fase de menor convicção, de menor confiança.

DANIEL BRAGANÇA - 1 - Também pouco ou nada acrescentou com peso notado, nas suas acções nos 10' que jogou, mais fresco e com energia para ajudar a equipa a chegar ao golo da vitória, correu muito atrás da bola, mas poucas vezes a encontrou ou veio ter com ele.

RÚBEN AMORIM - 3 - Que sufoco mister. Com o ouro em ambas as mãos e quase que o entregam ao bandido. Não se compreende porque vários elementos da equipa não conseguiram decifrar o que o jogo pedia a partir da vantagem de 2 golos e ainda em superioridade numérica, porque afinal, todos os de Faro compreenderam perfeitamente e deram lição na leitura. Tão perto de golear e tão perto de um resultado que seria um escândalo e que deixaria marcas incalculáveis na equipa, escaparam de boa. Vai servir para reflectirem e conversarem todos já no treino imediato, perceberem o que afinal aconteceu. como se pode deixar o adversário alimentar-se das adversidades que a equipa lhe provocou?.

JOSÉ MOTA - 3 - Quase que viu o sonho realizar-se. O mérito da sua equipa nunca ter saído do jogo e manter-se sempre crente até ao fim, sem nunca se desmantelar, mesmo a perder por 2 e a jogar com 10 contra o líder do campeonato. Verdade que os 2 tiros certeiros de livre que deram o empate foram fundamentais, a vitamina que alimentou a fé. Aplicaram as armas que poderam e aceita-se, muito por culpa do Sporting, que as permitiu e não conseguiu contrariar.

LUÍS GODINHO (Árbitro) - 2 - Vários erros técnicos e disciplinares e que geraram discussão, atiraram o jovem arbitro alentejano para uma nota negativa. Verdade que perdoou o segundo cartão amarelo ao dinamarquês do Sporting, mas parece também ter errado no primeiro amarelo, o avançado farense faz falta primeiro, atirando com a mão ao peito do Morten, ou marcava a primeira falta ou não marcava nada. A bicicleta do Nuno é executada sem adversários por perto, é já na queda do jogador do Sporting quando um adversário se acerca precisamente para provocar o contacto, ajuizou mal o lance e com consequências. No último penálti, apitou prontamente e não foi contrariado pelo VAR.

MANUEL MOTA (VAR) - 1 - Também errou grosseiramente, devia ter chamado o árbitro para ver as imagens do lance que resultou na expulsão, nem amarelo quanto mais vermelho, o guarda redes ainda está dentro do lance e nunca se irá saber se chegaria à bola. Errou no último lance de penálti, o Zé Luís já lá tinha a perna quando a inglês lhe tocou e caiu.

publicado às 10:30

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


118 comentários

Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 01.10.2023 às 10:47

Basicamente de acordo com tudo, muito boa análise do Julius. Muito preocupante a questão dos livres directos perto da área, já encaixámos 3 golos, todos bem batidos, mas todos com possível defesa. Israel na Liga Europa poderia ser uma possibilidade. Depois há jogadores que são de uma generosidade tremenda e até conhecem os movimentos certos, mas não acertam um passe, Esgaio é o melhor exemplo. Enfim, salvaram-se os 3 pontos com um penálti à Taremi.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 01.10.2023 às 12:50

Um bom dia Domingo para todos caros amigos

É isso mesmo amigo Manuel salvaram-se os 3 pontos, mas vão ter que dissecar tudo o que aconteceu ao detalhe, o treinador já disse que vai rever o jogo hoje, tem que haver explicações para que a equipa não racione quase em bloco, verdade que o Coates fez muita falta no comando mas isso não explica tudo, não tiveram calma a ler o jogo, a fazer correr a bola na largura e com teimosia sem pressas a fazê-los correr e desgastar.
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 01.10.2023 às 16:32

Caro Julius, obrigado pelo Manuel, mas fico-me pelo Luís. Um abraço.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 01.10.2023 às 16:45

Puxa peço desculpa, devo ter trocado os comentários e na hora de lhe responder fiquei com o nome gravado, isso `para quem passou a noite em branco fica mais perto também de errar, as minhas desculpas amigo Luís Carvalho.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 01.10.2023 às 16:47

E como continuo "bêbado" de sono nem dei pelo erro, estarei mais atento, obrigado.
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 01.10.2023 às 16:53

👍👍👍
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 01.10.2023 às 11:01

Caro Julius

Estas vitórias são agridoces. Por um lado terminar um sofrimento com três pontos no bolso é um daqueles prazeres da vida.

Por outro, irrita um bocado estar a ganhar 2-0 contra 10, e terminar o jogo com o credo na boca.. a aprender que nada está ganho antes dos "prognósticos".

Duas notas:

- Infelizmente acho que o grande jogador e grande capitão que é Coates já não voltará ao que era. Até ao final da sua carreira a sua curva descendente será cada vez mais acentuada.

- O jogo para a Taça após a paragem das seleções tem de ser o momento da afirmação de Fresneda. É cada vez mais insuportável ver Esgaio de verde e branco!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 01.10.2023 às 12:57

Amigo Jusko,

ficaram quase todos aziados, nós porque escapamos de boa, os de Faro porque afinal passaram a ter o pássaro na mão, os rivais porque já faziam conta à vida

Coates até estava a iniciar bem o jogo, recorda-se de segundos antes ele ter feito um corte numa ação acrobática, eu fiquei a pensar se não o teria lesionado e quando o vi a falar muito com o Gonçalo percebi que algo ja se estava a passar, ele já passava instruções para o Inácio porque teria que sair.

Aquele corte e da forma forte como jogou a bola é difícil não dar lesão, e infelizmente os meus receios confirmaram-se.
Sem imagem de perfil

De Elsa a 01.10.2023 às 11:09

Bom-dia Julius,

Há jogos assim em que parece que está tudo controlado e de repente está-se com a corda na garganta.

O Sporting apesar de ter uma equipa muito superior não fez um bom jogo, o Farense foi abnegado e estiveram muito perto de serem recompensados por isso.

Boa análise aos casos também, numa noite má dos arbitros onde os critérios deixam a desejar e, aqui, independentemente de quem foi mais ou menos favorecido.

Sejo como for, o Sporting está a calar todos os que, no inicio do campeonato, já o davam como arredado da luta pelo título.

Ahah! Muito bem o destaque 😁😁😁! O Gyokeres é fantástico! Quando me lembro que nós demos 25M pelo Crabral ...ai!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 01.10.2023 às 13:05

Elsa sempre bem vinda,

o futebol é assim mesmo, afinal nunca está controlado, podemos recordar aquele resultado de 4-0 quando o Manuel José treinava em África e virou 4-4.
Um golo do adversário pode mudar tudo se não meterem trancas à porta.

Mas a jogar em superioridade numérica fica mais confuso ainda, se corresse mal iría ter consequências no grupo, causaria danos imprevisíveis, safaram-se de boa e não vão esquecer tenho a certeza.

Agora e só entre nós, creio que momento que fez o Godinho descambar foi quando marcou, mal, o livre na zona frontal no lance da bicicleta do Nuno Santos e que deu golo ao Farense, percebeu depois que errou e isso afetou-o, creio que foi isso que pesou para decidir o ultimo penalti, a consciência corroeu-o, acontece.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 01.10.2023 às 13:59

Elsa quanto ao Capitão América, sempre aquela máquina, tem outra mentalidade competitiva e não se deixou levar, ficou e seguiu imune aquele estranho ataque de aselhices que atacou os colegas da equipa, e por isso teve a frieza suficiente para marcar os 2 penaltis sem tremer marcando-os com...classe.
Sem imagem de perfil

De Elsa a 01.10.2023 às 14:21

Isso Julius,

Uma outra mentalidade, nem mais! E não é fiteiro o que ainda me faz gostar mais dele!!!
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 01.10.2023 às 14:04

O Cabral, Jurasek, João Victor, Scheldrup, Tengstedt, Bah, o Trubin ainda não me convence....

Elsa, é indiscutível que o teu clube está com um bom plantel, embora me pareça que na frente de ataque está aquém de Sporting e Porto.

Mas a comprarem jogadores por preços claramente acima do que valem vejam lá se não entram em bancarrota a médio prazo.

Sê bem regressada ao blog, gosto sempre de te ler.
Sem imagem de perfil

De Elsa a 01.10.2023 às 14:32

Viva Juskowiak,

Muito obrigado 🙂!

Bem os jogadores que menciona são casos diferentes mas, na minha opinião, neste momento, temos pior equipa do que o ano passado e, concordo há reforços que aina não me convenceram, a ver vamos.

O Sporting reforcou-se bem e estrategicamente, o Gyokeres - lá estou eu, mas é inevitável 😂 - encheu-me as medidas desde o primeiro jogo, tudo nele grita qualidade. O Morten é muito inteligente e tem um bom "pontapé", mas, do meu ponto de vista, falta-lhe alguma intensidade defensiva e é um bocadinho destemperado no tempo de corte, o Diomande, ok já anterior, também foi um achado.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 01.10.2023 às 15:46

Gosto muito de Hjulmand, penso que claramente veio trazer o músculo e o jogo aéreo de que o Sporting gritantemente precisava. Mas ontem fez um jogo mauzinho, é verdade.

De resto, estou em crer que o Sporting este ano fez um dos melhores mercados de sempre: comprou pouco mas comprou bem.

Todos estes jogadores vieram acrescentar qualidade, e são jogadores de presente e de futuro.

A ver vamos, Elsa, mas este ano prevejo - com todas as reservas de que os prognósticos são sempre falíveis - que o Marquês vai vestir de verde e branco!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 01.10.2023 às 16:02

Calma amigo Jusko

Ainda nem deu para dar início à onda verde, vamos com calma e entretanto jogar melhor do que ontem fizemos, agora são mais 2 jogos seguidos para depois haver nova paragem para a seleção, que creio chega em boa hora à equipa.
Sem imagem de perfil

De Elsa a 01.10.2023 às 17:03

Juskowiak,

Ui ainda estamos no início 🙂, ainda é muito cedo para essas previsões mas, como compreenderá, para mim, o Marquês tem mais encanto pintado de vermelho.

Seja como for, este campeontso está muito interessante e isso é bom, só não quero que seja o FCP a festejar, isso é que não 😡!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 01.10.2023 às 17:05

O Marquês tem ao seu lado não é um qualquer gatinho, É UM LEÃO.
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 01.10.2023 às 11:18

Inexplicável como conseguimos descontrolar-nos com um jogo aparentemente resolvido com extrema facilidade.

Só não concordo com a nota de R. Amorim. Acho que merecia menos. A entrada do Paulinho voltou a equilibrar o meio campo, deixou-se de notar que o Farense tinha menos 1.

Depois continua a não se perceber porque Fresneda não joga, quando as alternativas são Esgaio e, pior ainda Geny que apenas sabe correr e fazer uma finta com o pé esquerdo que já todos os defesas conhecem.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 01.10.2023 às 13:11

Mike,
independentemente do que aconteceu lá dentro, a verdade é que a equipa teve um resultado positivo que a catapultou para a liderança isolada, nesse cenário não lhe podia dar nota negativa, o ter um 3, verdade que é positiva no limite, mas de certa forma castiga-o e anota que algo não correu bem.

Penso que ontem o Esgaio e o Geny facilitaram a eventual entrada do Fresneda nos próximos jogos, ambos estiveram mal e com o Fresneda na fila, pode haver mudanças na direita da equipa, todavia o Rúben nunca foi treinador de deixar cair à primeira os seus jogadores, tem a faceta da teimosia, mas ontem foi medonho o que fizeram e tudo tem limites.
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 01.10.2023 às 20:47

Sem imagem de perfil

De Paulo a 01.10.2023 às 11:23

Trabalho da equipa de arbitragem: nota 3 (três) -p/especialista Duarte Gomes n'ABola.
Suficiente, portanto.
SL
Sem imagem de perfil

De Irineu a 01.10.2023 às 12:53

Foi! Efetivamente, suficiente.
Contudo, a nota em apreço corresponde a uma escala (0-10) de avaliação desempenho.
Saudações Leoninas
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 01.10.2023 às 14:00

Exatamente, por isso bem negativa.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 01.10.2023 às 13:16

Paulo a classificação do Duarte Gomes é diferente da minha aqui, o 3 para ele é negativa e para mim é positiva, na fronteira do negativo e positivo, depois o Duarte Gomes é um ex árbitro e sabemos como lhe fica difícil (nem todos sentem da mesma forma) penalizar colegas.

Dou um exemplo claro, o lance que levou à expulsão do Gonçalo Silva é um erro muito grave, só aí o árbitro e VAR cavaram a sentença da nota negativa.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 01.10.2023 às 11:33

Bom dia amigo Julius,

Hoje, mais a frio, ainda continuo a recuperar das emoções de,ontem.
Há muito tempo que não me irritava e sofria tanto com um jogo do Sporting.

Como escrevi ontem, com Godinho ou sem Godinho, com Matheus Oliveira ou sem Matheus Oliveira, com Mota ou sem Mota, não há qualquer razão para, estando a vencer por 2-0 contra 10 elementos, o Sporting sofrer o que sofreu e fazer sofrer os adeptos como fez. Há que ter "killer instinct" e não dar vida ao adversário.
Tivemos um penalty salvador, caso contrário eram dois pontos incompreensivelmente perdidos. Caímos, que nem patinhos, na esparrela da "raposa" velha que é o José Mota.

Para mim só Gyokeres e Diomande se safaram.
Adán confirmou uma realidade. Livres do adversário que levem a direcção da baliza são golo. Hjulmand teve um jogo para esquecer. Há noites assim.

Não me alongo para não ser mais agressivo com a equipa.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 01.10.2023 às 13:35

Amigo Leão do Norte,

Até que penso que o principal adversário do Sporting foram eles mesmos, o adversário estava nas cordas e seria um moribundo em todo o resto do jogo se a equipa cumpre os princípios básicos de quem está à frente no resultado e joga em superioridade numérica e que não foram cumpridos, os erros maiores foram consentidos e não provocados pelo adversário que o melhor que podia fazer era tentar não cometer erros, deixando-se levar pelas ofertas que o Sporting podia oferecer.

Houve um estranho alinhamento dos astros para que várias coisas corressem mal, não foi azar longe disso, foi incompetência dos nossos, incompetência mental, eu lhes diria isso hoje na cara.

Vejamos:
O Nuno a ganhar por 2 golos não pode andar a fazer acrobacias, bicicletas perto da sua área é pôr-se a jeito por muita razão que tenha do lance.

o Morten a ganhar por 2-0 não pode entrar em despiques individuais provocados pelo adversário, tem que ter cabeça, afetou-o de tal forma que não tardou a cometeu um erro técnico que o levou sem pensar a fazer falta grosseira, aí ficou com um amarelo e meio e o treinador ficou obrigado a sacá-lo do jogo

A equipa a ganhar por 2 golos e em vantagem numérica tem que ter tranquilidade na posse, fazer circular a bola com segurança e teimosia em toda a largura sem atacar o adversário, fazê-lo cansar psicologicamente com o tempo a correr a favor, não pode andar constantemente a partir o jogo e entrar no jogo de feição do adversário que tinha que correr e arriscar, tem que haver mais cabeça, com naturalidade marcavam mais 2 ou 3 golos.
A equipa a ganhar por 2 golos, não pode oferecer bolas de contra ataque com espaço aberto, por cortes de antecipação primária, como aconteceu com o Edwards comido como um juvenil

Facilitaram e tiveram o resultado, um animal ferido, quase morto como o caso da serpente, torna-se ainda mais mortifero se pensarem que ja está acabada.

O Gyokeres vem de outra mentalidade e passou ao largo do vendaval de asneiras que atacou a equipa.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 01.10.2023 às 15:20

Julius 100% de acordo.
O Farense estava "morto" e só o Sporting o poderia "ressuscitar". E "ressuscitou".
O que o Farense podia fazer?
Agrupar-se na defesa, tentar transições e esperar por ofertas do Sporting.
Podem dizer que é futebol e pode acontecer. Mas só acontece por descuido e facilitismo da equipa que, sendo muito superior, dá ofertas.
Sem imagem de perfil

De Luis Moreira a 01.10.2023 às 11:58

A saída de Coats enervou a equipa e depois a saída de Hajmand com o recuo de Pote desequilibrou a equipa. Mas a verdade é que nem sempre dois livres dão em golo.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 01.10.2023 às 12:02

Luís Moreira, contra o Sporting a probabilidade de dois livres frontais darem dois golos é mais elevada que contra outras equipas.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 01.10.2023 às 13:42

Luís Moreira,

Se for o Adan na baliza? Ai dão, dão!!,
Nos 2 livres porque raio eu adivinhei o pior, antes de serem marcados? O hábito faz o monge e estamos vacinados, com o melhor que sabe fazer, mas também com o pior que o persegue desde que chegou.

As ações descontroladas do Morten descontrolaram sim, ele ficou logo afetado e inseguro, teve que sair e voltarem a formula antiga do meio campo sem levarem o adversário a sério pensando que estaria KO.

A saída forçada do Coates afetou mais o Gonçalo que ficou inexplicavelmente à deriva, parecia não estar preparado para essa eventualidade e acusou.
Sem imagem de perfil

De Rumo Certo - Ventos Favoráveis a 01.10.2023 às 12:05

Saudações, caro Julius,
Julgo que em resumo, a história deste jogo, é um extraordinário manual, fiel exemplo e exercício de várias lições, de muito do que não deveria acontecer, sob pena de não se atingirem os objectivos.
Na minha modesta opinião e sem qualquer habilitação, que não seja a de mero espectador e sofredor pelas nossas cores e símbolos.
Certamente que a sagacidade e competência do nosso Mestre Amorim e a sua equipa, saberá alertar e corrigir o devido e necessário, tanto a nível individual como colectivo.
Mais uma vez, plenamente de acordo com as suas precisas e balizadas análises, quase uma redundância da minha parte.
Não tenho por hábito e formação, tecer críticas destrutivas e, muito menos em períodos contraproducentes, mas atendendo à conjuntura favorável, creio que existem factos a merecer atenta e cuidada correção.
E tal, faz parte da dinâmica de aperfeiçoamento e acerto numa competição de fundo e regularidade, porque a perfeição é uma utopia.
De facto o resultado final é agridoce e, foi mesmo o que de melhor acabou por acontecer.
Também todos sabemos, que não existem equipas a lutar para serem campeãs, que jogam sempre bem e de forma convincente durante toda a época.
Só após o apito final, este meu acelerado coração baixou o ritmo de bombagem, pelo menos até à próxima quinta-feira.
Abraço, muita Saude e
Saudações Leoninas
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 01.10.2023 às 14:18

Rumo Certo - Ventos Favoráveis

Eu como treinador pegaria precisamente nos acontecimentos deste jogo e organizava um manual do que não se deve fazer contra um adversário em desvantagem numérica e no marcador, é preocupante os jogadores terem-se deixado cair em situações tão primárias que quase a levam ao suicídio.

No que se passou ontem, não chega só o Mestre Amorim, terá que ter a ajuda dos mais velhos e tarimbados da equipa, têm que falar todos olhos nos olhos, dissecar todos os erros que foram cometidos, a maioria e os mais graves nem foram provocados pelo adversário e isso é que torna a situação mais estranha e mais grave, volto a sublinhar, safaram-se de boa e terá que servir de exemplo duro e claro para o resto da temporada.
Houve momentos que fizeram tudo ao contrário do que deveria ser feito, o próprio jovem treinador aprendeu a lição, percebeu que tem que fazer stop imediato a um tipo de rota que leva a colisão, que tem tudo para correr mal, faltou mais tranquilidade na posse, em toda a largura do terreno a imporem um carrossel que obrigaria o adversário a ficar mais impaciente e cometer ele mesmo também erros.

Podemos chamar-lhe maturidade? Talvez, mas acima de tudo é mental, decifrar o que o jogo pede de forma simples sem complicar
Sem imagem de perfil

De José Gonçalves a 01.10.2023 às 12:10

Bom dia,
Há outro erro do árbitro que mudaria o rumo do jogo e que ninguém falou: penalty sobre Paulinho, quando tenta fazer bicicleta, e é encostado, provocando o desequilíbrio!
Enfim um rol de erros que adulteraram o trajeto do jogo, mas que não puseram em causa a justeza do resultado, pois o Sporting foi dominador, não tendo no entanto feito um bom jogo, devido a desconcentração e desacerto de alguns jogadores; de resto fica como positivo a força, poder e ideia de jogo do sistema de Amorim que empurra os adversários para a sua área, esperando os momentos certos para o golo, provenientes do erro do adversário ou das suas mais valias técnicas!
Esta equipa, sem estas irregularidades ocasionais, tem estofo de campeão!
Força Sporting!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 01.10.2023 às 14:25

José Gonçalves

Eu vi esse lance em detalhe e esperei pelas imagens, verdade que é estorvado na sua ação, mas é uma bicicleta e o adversário não vai ficar simplesmente a olhar o espetáculo, vai seguramente encostar-se como que quisesse disputar o lance, não agarrou nem rasteirou, encostou, dificilmente seria marcado penalti, mas....

Algo que comenta e tem razão em afirmar para que não existam dúvidas, a vitória do Sporting é justíssima, creio que isso ninguém pode colocar em causa, não foi obtida da forma que mais gostaríamos mas foi de plena justiça, fale o que falarem o Mota e os aziados.
Sem imagem de perfil

De RCL a 01.10.2023 às 12:54

Julius
Globalmente de acordo com a sua análise, apenas 4 notas:
Revi o jogo na SpotTV hoje de manhã:
- no livre de Mortem, antes houve falta do jogador do Farense.
- a bicicleta de Nuno não é falta ,não colocou ninguém em risco, o Farense fez fita.
- o penálti de Edwards é duvidoso, concordo mas antes houve 2 não marcados sobre Paulinho e o mesmo Edwards.
- Adan só tem alguma culpa no primeiro golo , no segundo nem de avião lá chegava; será justo referir que safou o terceiro golo de Matheus.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 01.10.2023 às 14:26

RCL,

Eu refiro e detalho no post grande parte dos lances que comenta.

Comentar post


Pág. 1/3





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo