Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




As Notas de Julius 2023/24 (21)

Julius Coelho, em 10.12.23

Nesta rubrica, o leitor tem a oportunidade de apreciar - e se entender, criticar as notas (0-6) que eu atribuí aos jogadores do Sporting CP e a outros intervenientes do jogo com o Vitória de Guimarães da 13ª jornada da Liga BETCLIC, que resultou numa derrota por 3-2. Golos de Gonçalo Inácio 41' e Nuno Santos 77'.

FALTOU CABEÇA, ESTOFO E UM ÁRBITRO & VAR HONESTOS

O Sporting caiu em Guimarães e é derrotado pela segunda vez em duas semanas a oportunidade de cavar uma vantagem confortável na liderança agora repartida com o FC Porto, que recebe em Alvalade na próxima jornada. A equipa conseguiu o mais difícil, chegar à vantagem no marcador, mas um penálti inventado pelo árbitro deu o empate ao adversário, mesmo ao cair do pano da primeira parte (45+7). A entrada do Nuno Santos (fez o 2-2) na segunda parte, trouxe à equipa maior velocidade na procura de voltarem à vantagem, ofereceu de bandeja ao Francisco Trincão soberana oportunidade para fazer o 2-1 (rematou à figura do guarda redes vimaranense), mas os erros de Morita e sobretudo de Adán repartidos com a defesa, mataram a noite do leão, num jogo em que no conjunto de Rúben Amorim houve vários momentos de desconcentração de alguns jogadores que tiveram uma prestação de sub-rendimento.

Screenshot (886).png

DESTAQUE - GENY CATAMO - 3.5 - Dos mais regulares em todo o jogo, tentou várias vezes dar ritmo mais acelerado para contrariar a lentidão com que a equipa construía os lances de ataque. Ganhou a maioria dos duelos, obrigando o Guimarães a jogar quase sempre com as suas linhas muito recuadas.

ANTONIO ADÁN - 2 - Continua a alternar o bom (fez 2 excelentes defesas a negar o golo ao Guimarães) e o péssimo, voltando a borrar a pintura, uma má abordagem em que se colocou a jeito no lance que abriu caminho ao penálti de João Pinheiro. Tem também responsabilidades, repartidas, no terceiro golo que ditou a derrota da equipa, fazendo mal a mancha quando o poste estava a seu cargo.

RICARDO ESGAIO - 1 - Jogar bem um jogo muito de vez em quando é manifestamente curto para se ser jogador do Sporting. Ontem voltamos a ver a sua versão normal, uma fraca prestação com vários erros no passe e na abordagem dos lances. Sempre muito limitado quando o adversário não dá espaços.

OUSMANE DIAMONDE - 2.5 -  Fazer de Coates, só mesmo o Coates. Começou bem, imperial no corte mas o segundo golo do adversário perturbou-lhe a concentração e o norte dos espaços, com culpas directas no 3º golo, comido numa tabela tão simples.

GONÇALO INÁCIO - 3 -  O Pote e o Trincão fizessem os golos cantados na baliza do Bruno Varela e o jogo teria tido um outro desfecho, com o jovem central a sair de uma noite muito positiva. Fez o primeiro da noite pleno de oportunidade, mas depois também acusou a forma como sofreram o segundo golo e foi por ali abaixo, perdeu serenidade e precipitou-se várias vezes, errando vários passes.

MATHEUS REIS - 2.5 - Quando encostado à linha é uma nulidade no apoio da construção, com muita falta de critério na decisão no último terço e com cruzamentos disparatados. Demasiado previsível nos seus movimentos.

MORTEN HJULMAND - 3 - Cauteloso no tempo de entrada pelo receio do amarelo que o retiraria do clássico, atacou a bola e o adversário só pela certa. Evitou o contacto físico o que lhe retirou muito do seu potencial, ainda assim teve exibição positiva, com vários cortes importantes pela boa leitura que teve dos lances.

HIDEMASA MORITA - 2 - Continua em evidente sub-rendimento e com o agravante de ter cometido erros e falhas de concentração que não lhe são habituais, precipitou-se quando não leu bem o lance que resultou no 2º golo do Guimarães, desviando a bola para dentro da sua baliza quando ia direitinha para as mãos do Adán. Momento alto, quando num passe acrobático assistiu para o Gonçalo Inácio fazer o primeiro golo do jogo.

PEDRO GONÇALVES - 3.5 - Com mais concentração podia ter feito o 2-0 aos 45+1', precipitou-se no timing na sua arrancada em que se isolou e chapelou o Bruno Varela, golo anulado por muito pouco. Esteve nos dois golos da equipa, no passe para Morita no 1º e desmarcou o Nuno Santos no 2º.

MARCUS EDWARDS - 2 - Exibição muito cinzenta, nunca conseguiu concluir os lances, perdendo vários por antecipação dos defesas adversários e por não largar a bola no momento certo, deu muito pouco à equipa.

VIKTOR GYOKERES - 2.5 - A pior exibição desde que chegou, tudo lhe saiu errado, teve grande oportunidade de isolar facilmente o Nuno Santos para eventual remontada (seria a segunda da noite), mas mediu muito mal o passe. Deixou-se aprisionar na teia montada pelos centrais vimaranenses que abusaram do contacto físico, várias (muitas) vezes na falta clara, a que o árbitro fez vista grossa em toda a primeira parte.

NUNO SANTOS - 3.5 - Esteve à beirinha da remontada, mas o passe de morte do Viktor saiu para as suas costas e logo a seguir de ter feito o 2-2 após fuzilar o Bruno Varela. Mostrou sempre inconformismo até ao derradeiro segundo, empurrando a equipa sempre para a frente.

PAULINHO - 2 - Compreende-se a sua entrada e no momento certo, mas foi ineficaz nas suas acções, sempre muito precipitadas e que pediam melhor decisão.

FRANCISCO TRINCÃO - 2.5 - Tentou levar a sua magia ao ataque, com alguns (poucos) movimentos bem executados na diagonal, na procura de espaços a rasgar a última linha da defesa vimaranense, mas faltou uma melhor sincronização com os colegas. Teve soberana oportunidade de fazer o 2-1, rematou de primeira mas à figura do guarda redes Bruno Varela, podia e devia ter feito melhor.

RÚBEN AMORIM - 2 - O que conta são os resultados e o Sporting vai no 4º jogo sem ganhar aos cinco primeiros classificados na Liga, terá que reflectir, não pode ser só coincidência, estará a faltar algumas coisas importantes e terá que analisar a fundo. Verdade que é sempre por detalhes que acabam mortos na praia, mas só ao Sporting acontecem esses detalhes? Tem sido sempre com muito esforço e muito trabalho para a equipa chegar ao golo e depois o adversário em lances muito simples mete a bola na baliza do Adán, algo não estará a bater certo. As experiências antes feitas com o Esgaio a central nunca resultaram, porquê repetir? Com a saída do Hjulmand quem ficou a cargo de fechar à frente dos centrais? Foi treinado ou foi solução de recurso? Ficou confuso e deu em mais um derrota no espaço de 2 semanas, com 6 pontos a voarem.

ÁLVARO PACHECO - 4 - Preparou bem o jogo, recuar a equipa para sair só em contra-ataque, anular algumas das peças principais do Sporting, especialmente Gyokeres, mas teve um grande aliado, será que já sabia? O árbitro permitiu o vale tudo para pararem o sueco e ainda lhes ofereceu um penálti em lance escandaloso. Aproveitou e bem depois os erros da defesa do Sporting para marcar mais dois golos, teve mérito na ousadia.

JOÃO PINHEIRO (Árbitro) - 1 - Mais uma arbitragem habilidosa deste árbitro que soma erros e mais erros nos jogos do Sporting, fácil e inteligente a sua estratégia, deixar o jogo correr para os 2 lados, sabendo que grande parte do tempo estaria o Sporting no ataque e com isso a defesa contrária iria cometer faltas que ignorou, para depois seguir o mesmo critério nos raros lances de ataque do Guimarães e nas pouquíssimas faltas (6) cometidas pela defesa do Sporting e com isso limpou-se, deu uma imagem de igualdade, mas muito mentirosa. A cereja no topo do bolo, a prontidão ao assinalar um penálti escandaloso, como mostraram as imagens.

HUGO MIGUEL (VAR) - 1 - Um mistério, alguém que explique o reaparecimento deste árbitro no VAR, precisamente num jogo complicado para o Sporting, depois de ter sido castigado com 2 meses de ausência por um erro em que beneficiou precisamente o mesmo Sporting, curioso!. Que coragem teve ele em não chamar o árbitro para ver as imagens do lance escandaloso do penálti!!! E agora vai acontecer-lhe o quê?...

Talvez, a exemplo de António Nobre e Artur Soares Dias, vai ser premiado com jogos nas Arábias, com Pinheiro a seu lado. Quando pensamos que mau trabalho vai ser punido, acaba por ser premiado, tal a podridão do sistema vigente.

publicado às 03:34

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


70 comentários

Sem imagem de perfil

De De Perry a 10.12.2023 às 06:15

Como não consigo dormir, escrevo. Está tudo dito pelo Sr. Julius. Somos sempre roubados por um núcleo de árbitros que arbitram os jogos principais e que estão sempre no campo ou no VAR, todos sabíamos que o árbitro Miguel estava condicionado após o jogo do Casa Pia e o conselho se arbitragem colocou-o lá de propósito para facilitar a vida a João Pinheiro que sempre roubou o Sporting na sua vida de arbitragem. É um homem do sistema. Quanto ao jogo há jogadores que são uns moles para jogarem este tipo de jogos. O meio campo tirando estes 2 homens Morita e Hulmand não tem mais ninguém e não vou dizer mais nada, manda minha opinião e experiência de Sporting estes jogos têm que se jogar a querer mais que os outros. Dou um exemplo com Rúben Amorim o jogo do Arsenal o ano passado, a equipa deu tudo e foram felizes é assim que tem de ser nestes jogos, por isso são especiais e para grandes homens, que ficam na história. O jogo do Porto é vital agora e vai demonstrar se têm estofo e sinceramente não peço a vitória que é o mais importante mas a entrega de todos dentro do campo se perdermos por motivos de arbitragem que é o mais provável ou de falta de sorte, estamos cá para amparar os nossos e que nos defendem nas 4 linhas. Também vai ser o jogo que vai demonstrar se há jogadores que não têm capacidades para jogar no Sporting e para os seus objetivos
Sem imagem de perfil

De De Perry a 10.12.2023 às 06:43

Faltou-me falar num ponto muito importante o árbitro do VAR no jogo do Casa-Pia Sporting o Sr Hugo Miguel foi castigado por 2 meses por ter errado nesse jogo numa ação grosseira de um fora de jogo que deu golo para o Sporting , nesse jogo também não chamou o árbitro num pênalti que existiu para o Sporting. No malfadado jogo de ontem ele continua a dormir e não chamou o árbitro que era o mínimo que se podia exigir para ver a jogada que deu o pênalti para o Vitória de Guimarães. Se não lhe for aplicada uma sanção como lhe foi aplicada no jogo do Casa Pia em que o conselho de arbitragem fez a declaração mais rápida que já vi após um jogo é uma vergonha e este sistema tem que ser atacado com tudo e aí a Direção do Sporting não pode continuar a meter a cabeça na areia, mais no fim do jogo do Casa Pia o nosso treinador no fim do jogo disse com toda a propriedade que erros daqueles não podem acontecer, ontem nem sequer falou do árbitro não é de ter marcado o pênalti é de não ter ido verificar ao VAR. Fica a nota
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 10.12.2023 às 20:29

O nosso treinador não comenta as arbitragens, a mão é sempre pesada para o Sporting quando contesta seja o que for que tenha a haver com árbitros, nesse aspecto estou de acordo para que não seja castigado, agora o Sporting tem mais gente que pode falar, o presidente sim pode fazê-lo, afinal pode ser castigado não joga e não treina e a sua opinião tem mais peso.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 10.12.2023 às 11:40

Um bom Domingo para todos.

Perry, no geral estou de acordo com o seu comentário, de facto foi muito estranho a escolha do Hugo Miguel para este jogo, obvio que estava condicionado e por isso faltou-lhe os ditos cujos para chamar o árbitro no lance da grande penalidade, percebeu que o melhor é aderir ao sistema se quer ter futuro no VAR.

Quanto ao jogo da próxima segunda feira é hora desta equipa do Sporting fazer pela vida se quer mesmo alcançar o objetivo, agora ficaram todos juntos na classificação e do 1º ao 4º vai um simples deslize.
Sem imagem de perfil

De Yazalde a 10.12.2023 às 06:32

Fomos roubados a descarada por um vídeo arbitro do sistema, o vídeo arbitro é bom mas se estão lá árbitros corruptos é aesma coisa que nada ,falando do árbitro voucher, ja se sabia que nos ia prejudicar, no principio do jogo ate era bem falante para os jogadores nao entrarem em despiques, mas é um ranhoso, esse o oliveira, artur dias, são maus demais porque inclinam o campo contra o Sporting, o penaty nao existe em parte nenhuma o mangas ia para a rua, faz lembrar a mão do Ronnie, e muitas outras, os rivais tem tacas nas vitrinas roubadas ao Sporting
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 10.12.2023 às 10:25

E ainda há outra coisa de quem ninguém fala, antes de simular a queda daquela maneira, Mangas está em jogo ?
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 10.12.2023 às 20:35

Mike confesso que fiquei tão chateado que preferi ficar o mais ausente de tudo, um dia destes mando o futebol para o outro lado, já esteve mais longe, não preciso do futebol para nada, nem para me entreter tenho coisas (felizmente) muito melhores para passar o tempo, pode ser que seja desta e se for, vou de vez.

Num país de corruptos em que a principal mensagem a passar é da corrupção para as novas gerações que já acham tudo normal, pois só podem ter o país que merecem..

Já me desliguei da seleção, a seguir será do resto que tenha a ver com futebol, estou profundamente decepcionado e na verdade penso que deixou de valer a pena.

Quanto a esse pinheirote, aparecer numa madrugada de cabeça para baixo pendurado num candeeiro de uma rua qualquer, era o melhor exemplo para todos os pendejos,.
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 10.12.2023 às 20:48

Eu sou teimoso e continuo a ter esperança. Se analisar friamente, se calhar não devia. Mas pronto. Sabe Julius a primeira coisa que fiz ontem quando o jogo acabou ? Comprar bilhete para mim e para o meu filho para o jogo com o fcp. Não hão-de ser mais fortes e teimosos que nós.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 10.12.2023 às 21:23

Estou desgastado com tanta situação evidente e ninguém move uma palha, está sempre tudo bem passe o que passar,

todos comentam e com razão o lance do pênalti mas e.. antes? Quando aconteceu esse pênalti eu ja estava pelos cabelos com o Pinheiro e já estava decidido que lhe daria nota 1ainda antes do pênalti, o que ele fez foi inacreditável, fez o que quis e lhe apeteceu, teve que ser o 4º árbitro a marcar faltas, porque ele deixava passar tudo, o Gyokeres foi constantemente agarrado e impedido de disputar os lances e nem uma falta marcou em toda a primeira parte, e depois da mer...... que fez com o penalti veio a limpar-se na segunda parte, marcando algumas faltas sobre o Gyokeres que até houve resposta das bancadas com aplausos, será que ninguém viu isso?

Teve ligação a conferencia arranjada em cima do joelho do Rui Costa, precisamente pouco antes do inicio da partida de Guimarães? Para mim teve.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 10.12.2023 às 11:42

Yazalde, não foi só o pênalti,

toda a primeira parte o árbitro permitiu muitas faltas com o principal lesado o Sporting que obviamente atacou mais vezes e ele sabia disso, foi uma arbitragem engenhosa.
Sem imagem de perfil

De P. Vasconcelos a 10.12.2023 às 08:29

Caro Julius, agora já mais a frio, uma derrota completamente injusta para o Sporting. Não há palavras para falar desta arbitragem. A frustração é maior por ver que, da maneira como a equipa joga, já poderia ter uma grande vantagem no 1º lugar.
Em todo o caso, não percebi a opção de Amorim em deixar N. Santos no banco. Geny foi uma boa aposta, deveria ter sido Esgaio a não ser titular.
Vamos ver contra o Porto. Mas, perdoem-me a honestidade, estou céptico: a equipa joga bem, mas... Espero enganar-me.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 10.12.2023 às 12:05

P. Vasconcelos,
Nos jogos principais levamos com o Artur Soares Dias e agora com o João Pinheiro e ambos foram protagonistas a empurrar o Sporting para trás, imagino que será o Luís Godinho no próximo jogo
Sem imagem de perfil

De LondonLion a 10.12.2023 às 08:35

Fez-me lembrar o jogo de Braga quando fomos campeoes - contra tudo e contra todos mas desta vez nao correu bem.

Sem contar com as ajudinhas ao Porto so nas ultimas 3 jornadas em 2 jogos fomos de uma situacao e que poderiamos esta a 10 pontos do Benfica e 6 do Porto para 1 do Benfica e zero do Porto. 15 pontos para os principais rivais so em dois jogos. Contando desde a primeira jornada ja vao para 30 ou assim. E este ano temos um Sporting forte e um Porto e Benfica mediocres.

As ridiculas declaracoes contra o VAR no jogo do Casa Pia foi coisa que nunca vi com erros mais evidentes. E neste caso pensei que todos os penalties eram revistos pelo VAR. Que nojo.

O Joao Pinheiro e sobejamente conhecido como Benfiquista ferrenho com odio ao Sporting. Po-lo a arbritar os nossos jogos e mesmo a cuspir-nos na cara. Ja vai em mais de uma duzia de casos. Se os gangsters da Juve Leo prestassem para alguma coisa em vez de atacar os jogadores do clube faziam-nos um favor em relacao a ele e ja nao digo mais.

Nos anos que somos campeoes sao anos em que com arbritos isentos ganhariamos por mais de 20 pontos. Que tristeza de futebol nacional.
Sem imagem de perfil

De De Perry a 10.12.2023 às 09:28

Por acaso o Sr . Lindona falou em coisas com ligação a este fomos roubados e há outra a expulsão do Inácio em Braga já se sabia o que ia dar ao menor pretexto, e o mesmo Inácio falha em Guimarães quando mais necessitamos dele, como na Luz, não é um líder e a não ser no Arsenal o ano passado, num jogo que não tinhamos pressão nenhuma, falha sempre. Os grandes jogadores são aqueles que não falham sob pressão, que se impõem nesses jogos
Sem imagem de perfil

De Yazalde a 10.12.2023 às 11:04

Sim a juve Leo devia ser mais interventiva noutras ações, só sabem e atacar os jogadores do próprio clube, e mandarem tochas, só tem é conversa e multas para o clube pagar, deviam fazer pela calada da noite umas esperasitas ao Sor árbitros, não digo ir para os extremos mas uns empurrões , e fazer lhes umas festas,
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 10.12.2023 às 20:37

Já esteve mais longe, um dia deste temos uma surpresa.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 10.12.2023 às 12:24

LondonLion,

estou de acordo com tudo o que escreveu, ja está a ser um campeonato de nojo, eu tantas vezes que escrevi no inicio, ainda em Agosto, que devido ao enorme valor que a UEFA vai distribuir na próxima liga milionária que iria valer tudo na nossa liga, os trapaceiros e bandidos iriam atuar mesmo á descarada e aí está, os do norte porque estão na iminência de perderem o tacho e só os resultados desportivos os podem salvar e esses não têm vergonha nenhuma.

Do outro lado da circular, o desastre da europa colocou-os em pé de guerra interna e só o campeonato os pode salvar, dessa forma vai valer tudo e como sempre o Sporting vai ser a vitima a comer de cebolada.

De todas as formas não podemos cometer tantos erros como ontem a equo9pa pos-se a jeito.

Não estou de acordo quando dizem escrevem que os jogadores e banco se comportaram muito bem perante as adesividades, pudera isso era o que "eles" queriam para saltarem vermelhos para nos inferiorizarem para o jogo com o Porto, felizmente que nessa parte a equipa não lhes deu esse prazer.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 10.12.2023 às 12:26

adversidades
Sem imagem de perfil

De RCL a 10.12.2023 às 09:38

Julius
Só a arbitragem não explica a derrota. Claro que o penálti foi inventado, aos vitorianos era permitido as sarrafadas ; essa arbitragem era expectável.
Mas Amorim, ao retirar Mortem Hjulmand , entregou o ouro ao bandido; recuou Pedro Gonçalves que era o avançado mais produtivo, deixou Gyokeres só. O treinador do VG agradeceu.
Sei que houve o golo de Morita, o frango de Adan ,contingências do jogo, mas no mínimo tínhamos que sair com o empate.
Pouparam-se os amarelados mas perdemos 3 pontos e tenho as mais sérias dúvidas na vitória contra o Antas; mesmo com jogadores da equipa B dão o litro. São mais competitivos.
Resta-nos falar das arbitragens.
Sem imagem de perfil

De Jose a 10.12.2023 às 09:47

Percebes muito pouco de futebol, só sabes dar à língua.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 10.12.2023 às 12:42

RCL,

Temos também que falar do jogo, eu não gostei da insistência em repetir o Esgaio como central, logo nos primeiros minutos percebeu-se que tínhamos ali menos um, o esforço que ele fazia para jogar benzinho sem falhar e não é esse tipo de jogador que queremos no Sporting, o Esgaio andou sempre no limite da falta, foi comido varias vezes e então no passe não acertou um, não entendo o que o Rúben vê nele, escrevem que descascamos no Esgaio pudera, eu não me satisfaço por ele fazer um bom jogo ás quinhentas, depois de fazer uns quantos muito sofríveis, ontem era o dia D e falhou como costume, bastava ver o seu semblante, em pânico porque percebia que não estava à altura e tinha medo de falhar, é isso que queremos? O Rúben não vê isso? A lateral ainda se vai safando quando o adversário permite espaços, ontem sem espaços viu-se o quanto é limitado.

Depois o Edwards ontem pecou na maioria dos lances, deixou-se encurralar na maioria deles e por isso perdeu inúmeras bolas e por ultimo o japonês tem andado em sub-rendimento há vários jogos, ontem voltou a estar muito mal com a agravante de cometer vários erros que não lhe são habituais na saída e depois aquele golo inexplicável.

De futuro seria melhor analisarem até que ponto é útil trazer jogadores que vão ausentar-se no mês de Janeiro e Fevereiro e ainda jogadores que para jogarem nas suas seleções têm que viajar em pouco tempo mais de 48h de avião, todas essas horas de voo são propícias depois a lesões, a verdade é que ele ainda não recuperou a 100% e agora que necessitamos dele na sua melhor forma física é o que se vê
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 10.12.2023 às 20:41

Quanto à substituição do Hjulmand entendo o Rúben, confesso que eu possivelmente faria o mesmo, a forma aguçada como estava o árbitro não me surpreenderia que tinha em mente retirar o dinamarquês do próximo jogo, fazia parte da agenda.
Perfil Facebook

De Mike Portugal a 10.12.2023 às 09:51

Mais uma prova que Adan não serve para GR do SCP. Já são demasiadas falhas.
- GR novo
- Lateral direito novo
- Médio Centro novo
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 10.12.2023 às 12:56

Mike,

O Adán ate que fez boas defesas a remates de golo feito, mas foi lento a ler o lance do 3º golo e não foi a melhor abordagem no lance do pênalti, pôs-se a jeito sem necessidade, depois claro, o árbitro transformou um segunda amarelo e expulsão com um pênalti, tudo mau de mais.

Ontem ficou mais que provado o quanto a equipa está coxa na direita, merece um melhor jogador ali.

Ontem o Rúben fez só 3 substituições, ainda podia fazer mais 2 e quem tinha no banco, um miúdo júnior, o Essugo, o Luís Neto e o Quaresma, isso diz também muita coisa.
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 10.12.2023 às 10:20

No essencial concordo com tudo exceto no lance anulado a Pote. Não foi ele que se desmarcou cedo demais, Edwards é que demorou mais do que devia a soltar a bola.

Aquele penalti fez-me voltar no tempo aos anos 90 em que eramos roubados à descarada. Perdeu-se completamente a vergonha.

O celebre golo aos 3 mins com o Casa Pia estava atravessado e era uma questão de tempo até ser "cobrado"

Assistir a isto ao mesmo tempo que vemos uma expulsão perdoada no Dragão a Pepe, já depois de um penalti escandaloso também perdoado a Eustáquio, demonstra bem o que aí vem.

Não obstante tudo isto, acho que R Amorim se desorientou. Inventou sem necessidade no 11 inicial e depois jogou o tudo ou nada contra uma equipa que sabe trocar a bola, desta vez saiu o nada.

Por ultimo dizer que ou se resolvem rapidamente os problemas mais gritantes da equipa (gr, lat direito e medio centro ou medio ofensivo descendo Pote para o meio campo) ou vamos ter mais uns quantos dissabores.

E não venham com a conversa do dinheiro, há opções até na liga portuguesa bastante interessantes sem custarem um balurdio, desde logo guarda redes

Sem imagem de perfil

De De Perry a 10.12.2023 às 11:08

Sr. Mike mas para haver reforços é necessário que o treinador o queira. Todos víamos que era necessário um avançado e ele nunca o quis, o Slimani também foi de vela, comprar para não jogarem não vale a pena gastar dinheiro
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 10.12.2023 às 12:16

Claro, tem que ser o treinador a ver isso. Esperemos que não insista em não ver o óbvio.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 10.12.2023 às 20:43

Ele vê e bem mas tem outras coisas.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 10.12.2023 às 13:05

Mike,

Entre Pote e colega do passe exigia-se melhor sincronização, tinham tempo e espaço para isso, esses erros os rivais raramente cometem e temos que melhorar aí, esse lance tem que sair, são muitos erros por falhas no timing, isso é falta de concentração, fiquei irritadíssimo, ninguém ligou a isso porque não conhecem o jogo, foi uma tremenda falha que não devia acontecer, o problema é que é o tipo de falhas que se repetem muitas vezes.

A questão é, falhando um central a opção é o Esgaio? Isso pode resultar contra um certo tipo de adversários não contra equipas que sabem jogar no espaço, aí ele fica todo borrado como se viu, mas eu já vi isso mais vezes, surpreende-me o Rúben não ver e acreditar em milagres.
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 10.12.2023 às 13:18

Sim, não só esse como outros passes falhados sem pressão, é demasiado o que se falha e não foi só ontem.

Quanto a Esgaio, não percebi, porque não colocar o Matheus a central e o Nuno Santos na ala logo de inicio ? Sinceramente não percebo, para quê inventar ?
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 10.12.2023 às 20:45

O Rúben, tenho a certeza que rápido percebeu que errou.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 10.12.2023 às 11:04

Julius,

Como sabes sou daqueles sportinguistas que com a idade deixou de suportar a velha ladainha do "fomos roubados", e da suposta conspiração que Portugal inteiro moveu contra o Sporting para que deixássemos de ser campeões com regularidade.

Mas ontem, Julius, ontem! Aquele penalty, Julius! O VAR viu o que o país inteiro viu: não há contato e há uma simulação ostensivamente ridícula.... aceito que o Pinheiro tenha sido induzido em erro, mas o VAR valida isto??

Há mais para dizer, Julius. Digo noutro comentário.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 10.12.2023 às 13:13

Jusko

É impossível o árbitro ter visto, ainda para mais com o suposto toque tapado pelo corpo do Adán, o arbitro não podia nunca ter visto mesmo que tivesse havido contacto, aproveitou e apontou porque quis depois o Miguel condicionado pelos motivos que já foram comentados fez o resto, com essa decisão deu a resposta ao sistema de que lado afinal está.

As minhas reação foram varias nesse lance, primeiro fiquei fulo com o Adán que não necessitava de se expor daquela forma, precipitou-se, faltou cabeça para ler o lance, depois vi as imagens e respirei de alivio, não era pênalti, entretanto o tempo de espera pensei eu que era para chamar o arbitro e depois vejo o arbitro a confirmar o pênalti, afinal existe o VAR para quê? Lá vai outra vez o Miguel para a jarra o lugar nem chegou a arrefecer, é um tipo fraco que como se diz no Peru "no pasa nada, no sirve".
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 10.12.2023 às 13:22

E as linhas do VAR para verificarmos que o Mangas estava em jogo ? Nada...

Foi uma vergonha, já para não falar nas faltas que o árbitro não marcou, algumas delas teve que ser o 4º arbitro e o fiscal de linha a alertarem que era falta e ele lá teve que assinalar.

Inacreditável, isto só me fez lembrar arbitragens do nível de um Martins dos Santos, Guimaros, Calheiros e outros que tais...
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 10.12.2023 às 20:46

Portugal no futebol é um País do 3º mundo.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 10.12.2023 às 11:13

Falando de futebol:

Um dia irei a Guimarães de propósito para assistir a um jogo do VSC, porque em Portugal não há estádio como aquele nem adeptos como aqueles. Aquela ambiência faz-me lembrar os estádios da Escócia ou da Irlanda. O problema é o reverso da medalha.... adeptos apaixonados, mas também muito problemáticos...

- Ontem vi o Nuno Santos do ano passado. Garra, atitude, e muita qualidade.

- Infelizmente também vi o Esgaio, o Paulinho e o Trincão de sempre. Começa a ser confrangedor vê-los de verde e branco porque não duvidando que jogam o que podem, a verdade é que podem pouco.

- Adan, onde está o Adan do primeiro ano? O terceiro golo foi um peru, e ninguém me tira da cabeça que o segundo seria defensável por um bom guarda-redes. E Adan já não o é.

Continuo a dizer: não sei se quero que o Sporting passe o playoff da Liga Europa. Não sei mesmo.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 10.12.2023 às 13:24

Jusko,
A liga Europa pois.....

Eu ando nisto faz tempo e vou dizer algo que vai parecer absurdo, na minha ideia todo aquele foclor à volta do Estoril-Porto foi tudo mesmo foclor, o Sergio sabe mais a dormir que a esmagadora maioria acordados, ele quis sair da taça da Liga para atacar o campeonato, ele não quis fazer o desgaste do jogo com o Benfica que até podia resultar também em desgaste psicológico em caso de nova derrota ou ainda ter que fazer a final, por isso armou a equipa daquela forma esquisita, depois claro é só fazer o papel de muito chateado com os jogadores, a mim nunca me irá enganar. Ele quer e só o campeonato, que pode salvar o padrinho nas eleições, eles estão com tudo para o vencer e vai fazer o que for necessário, nao tenho quaisquer duvidas, a ele não comem de cebolada.

Nos temos é que abrir a pestana e focarmo-nos na melhor estratégia, porque vai ser duro, muito duro e não vai haver espaço para meninos.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 10.12.2023 às 14:13

Julius, a sua teoria sobre o Estoril-Porto não é descabida.
Na época passada o Porto, a nível nacional, venceu todos os títulos menos o campeonato. E foi considerada uma má época pelos adeptos.
Este ano eles trocam tudo pelo campeonato.
Sem imagem de perfil

De P. Vasconcelos a 10.12.2023 às 15:42

Vou dar uma opinião que certamente será cínica.
No futebol moderno, para os 3 grandes (e o Braga, que subiu de patamar financeiro com os investimentos em jogadores e ordenados), só interessa o campeonato por causa da Champions. Mais ainda o Porto, com os problemas financeiros que tem.
De resto, Taça de Portugal e Taça da Liga, são torneios que dão prestígio.
Se o Porto precisasse mesmo de ganhar ao Estoril teriam ganho, mesmo recorrendo às estratégias habituais (influência sobre árbitros e jogadores da outra equipa, etc.)
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 11.12.2023 às 10:40

Estou de acordo,
Entendo que a prova das secundárias que pode dar mais desgaste é a taça da Liga porque a taça de Portugal normalmente é jogada ao fim de semana com intervalo de 1 semana intercalada com o campeonato mantendo-se claro as competições europeias durante o meio da semana.

A taça da Liga tem o epicentro do desgaste nas meias finais e final e perante equipas que vão ao play-off da Liga Europa a gestão pode obrigar a prescindir desse desgaste da taça da Liga e foi isso mesmo que o Sergio equacionou para mais iria defrontar o Benfica nas meias finais e o Sporting ou o Braga na final, foi esperto atirou isso para canto e não quer colocar em risco o objectivo principal que é o campeonato, tudo isto perante as dificuldades que tem esta época no que respeita ao plantel bem mais apertado na qualidade.

Foi tudo estratégico, no final da época pensando ele que quem se irá rir vai ser ele.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 11.12.2023 às 10:46

Normalmente o Porto não terá que ir ao Play-off da Liga Europa porque se cai então será mais um motivo extra para ter que gerir o ataque ao objectivo principal, o Porto anda preso por arames, no limite.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 10.12.2023 às 20:49

Leão do Norte eu não tenho dúvidas que foi estratégia do Sérgio e da Cúpula do Porto, eles sabem enganar os tolos, sempre o fizeram.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 10.12.2023 às 14:48

Juskowiak, assistir a um jogo em Guimarães é uma experiência que recomendo vivamente.
Mas não vá quando o Vitória jogar contra o Sporting. Nem vá para a zona afecta aos adeptos visitantes ou identificado com adereços do clube visitante.

Tenho sentimentos díspares em relação ao adeptos do Vitória e aos jogos em Guimarães.
São adeptos fervorosos, que na esmagadora maioria só se identificam com o Vitória, e proporcionam um ambiente único em Portugal. Mas têm o lado do fanatismo e da intolerância que isso provoca.
E falamos de um comportamento transversal, para o bem e para o mal, do avós aos netos, dos instruídos aos "analfabetos". Parece um comportamento tribal.

Já assisti a variadíssimos jogos em Guimarães e não só com o Sporting. Mas há anos que recuso ver o Sporting naquele estádio. Foi lá, juntamente com as Antas, que passei os piores tormentos num jogo de futebol.
Agora apenas vou lá pelo gosto de sentir um ambiente único em Portugal.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 10.12.2023 às 20:53

Isso hoje comparado com o antigamente, com o Vitória do Pimenta Machado "no pasa nada", os jogadores e treinadores do Sporting eram cuspidos e agredidos no túnel, tornando um ambiente idêntico ao que vivi na selva amazónica, ganhar ali era quase impossível, no regresso do intervalo para as segundas partes os nossos jogadores entravam já todos borrados.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 10.12.2023 às 11:38

Bom dia amigo Julius,

Mais um jogo de frustração "made in Sporting".

Árbitro, VAR, erros próprios... mas ontem dei por mim a pensar que um só jogador pode fazer a diferença e contribuir para um diferença de 6 pontos. Falo do guarda-redes
Há pouco tempo o Porto foi a Guimarães tendo sido massacrado em grande parte do jogo. Por acção do seu guarda-redes, que realizou uma exibição monstruosa (como várias esta época), saiu de lá com os 3 pontos, quando nem 1 justificou no jogo jogado.
O Sporting foi a Guimarães, dominou o jogo e, também por acção do guarda-redes, saiu de lá com 0 pontos.
Sei bem que o futebol não se resume a este simplismo, mas os jogos em Guimarães contribuíram para uma diferença de 6 pontos entre Sporting e Porto, muito por acção dos guarda-redes. Tendo, em jogo jogado, o Sporting sido muitíssimo melhor que o Porto.

A abécula de apito na boca fez o trabalho "habitual", o VAR veio cobrar uma dívida, o Guimarães jogou para as simulações e no erro do Sporting, mas não podemos facilitar o trabalho a estes artistas. Especialmente na concentração e na intensidade. Não podemos oferecer penetrações básicas em tabela, nem perder tantas segundas bolas.
E o habitual aconteceu. Precisamos de 3 ou 4 oportunidades flagrantes para fazer um golo e o adversário cada vez que lá vai marca!
Gostei muito do Nuno Santos e teria-o escolhido para homem do jogo. Pelo que jogou, pela forma como puxou pelos colegas e pela facto de não se deixar intimidar e responder, ao seu estilo, ao ambiente infernal de Guimarães.

Destacou um aspecto importante. O Sporting vai no 4° jogo sem vencer contra os 5 primeiros. É algo que deve fazer meditar o Rúben Amorim.
Tem uma semana para chegar a conclusões e inverter este registo no próximo jogo do campeonato.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 10.12.2023 às 13:40

O Grande problema amigo Leão do Norte

é que agora vamos para este jogo no tudo ou nada e isso não é bom, tínhamos tudo para que fosse o adversário ir para Alvalade pressionado e afinal quem acaba mais pressionado é o Sporting, quem quer ser campeão tem forçosamente fazer melhores resultados contra os 5 primeiros, os jogos entre rivais são importantíssimos para as contas finais, não ganhamos ao Braga, Benfica e Guimarães por detalhes, não pode ser só coincidência, o Rúben terá que refletir.

Para mais na segunda feira vamos defrontar o melhor Porto da época e imagino um Malheiro, o Ferrari vermelho ou o Tiago Martins a apitar o jogo, o melhor deveria ser o Fábio Veríssimo, reparte os erros.

O Nuno quase que faz a remontada foi a nota mais positiva da equipa e a negativa o Adán e o Esgaio.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 10.12.2023 às 14:56

Quero estar bem enganado, mas imagino o próximo jogo com o Porto na linha do habitual.
O Sporting a entrar com tudo, a criar oportunidades, e o Diogo Costa intransponível. O Porto, no seu registo clássico, matreiro, "sujo" e com a benevolência do árbitro, a marcar na meia oportunidade que tiver.
Depois é ver as artimanhas a sobreporem-se à qualidade de jogo.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 10.12.2023 às 20:55

O Porto procurou sempre estar por cima antes de defrontar o Sporting em Alvalade, é histórico em toda a era do bandido, porque a estratégia do jogo altera completamente, eles na retranca á espera do erro e nós a termos que abrir as pernas, foi sempre assim.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo