Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




As Notas de Julius 2023/24 (51)

Julius Coelho, em 19.05.24

Nesta rubrica, o leitor tem a oportunidade de apreciar - e se entender, criticar as notas (0-6) que eu atribuí aos jogadores do Sporting CP e a outros intervenientes do jogo com o Desportivo de Chaves da 34ª jornada da Liga Portugal Betclic, que resultou numa vitória por 0. Golos de Viktor Gyokeres 23', 27' e Paulinho 55'.

A FESTA DO CAMPEÃO

O Leão terminou a época com mais uma vitória num campeonato de sonho, 100% vitorioso em casa e com mais 10 pontos que o 2º classificado o Benfica, totalizando a sua maior pontuação de sempre, 90 pontos. Os campeões nacionais chegaram aos 96 golos (marcaram em todas as jornadas) com o seu artilheiro Viktor Gyokeres como rei dos melhores marcadores (29). Depois da festa fantástica e merecida de ontem à noite, num estádio de Alvalade enchido de cor, música e alegria será a hora de mudar o chip, recarregarem as baterias e prepararem o último jogo da época, a grande Final do Jamor. Gyokeres bisou e Paulinho levantou as bancadas do estádio com um "golazo".

428829491907bfb77016defaultlarge_1024.jpg

DESTAQUE - VIKTOR GYOKERES - 6 - A indiscutível grande figura do campeonato 2023/24.  Revigorou o ADN Sporting. Precisaria de várias páginas para descrever tudo o que fez de bem em toda a época.

DIOGO PINTO - 6 - Terá oportunidade única de se mostrar e brilhar na Final do Jamor.

RICARDO ESGAIO - 6 - É campeão nacional e o resto é conversa.

LUÍS NETO - 6 - Teve a sua despedida de sonho como jogador mas... poderá continuar com o leão ao peito noutras funções, seria merecido.

SEBASTIÁN COATES (Cap) - 6 - Voltou a ser o " EL COMANDANTE". Um dos grandes obreiros do título, nas tormentas guiou sempre a equipa por águas seguras.

GONÇALO INÁCIO - 6 - Chegou ao patamar dos craques, imprescindível na equipa base titular.

NUNO SANTOS - 6 - O motor extra que a equipa precisou em vários jogos. A irreverência que enervou adversários mas também tudo à sua volta.

MORTEN HJULMAND - 6 - O coração da equipa, bombeou futebol em toda a linha do terreno por esses estádios fora. O pêndulo perfeito da equipa que marcou ritmos seguros e competentes. Todos os caminhos do campo iam dar ao médio dinamarquês.

HIDEMASA MORITA - 6 - Quiçá os seus olhos rasgados dêem outra capacidade de visão dos lances, que magicamente antecipa. O elemento da equipa com maior competência do passe certeiro.

FRANCISCO TRINCÃO - 6 - Lembrou-se de "explodir" a meio da época após a pesarosa travessia do deserto. Não desaprendeu em nada, bem pelo contrário, transformou-se num tremendo "cracazo". Criar? Dêm-lhe a bola que ele faz o resto.

PEDRO GONÇALVES - 6 - O elemento mais completo da equipa, o mais cerebral, muito temido pelos adversários pela sua grande imprevisibilidade no que faz. Em forma ninguém o pára.

PAULINHO - 6 - Conquistou a pulso o respeito de todos mas teve que "mostrar os dentes". Talhado para resolver jogos, sendo o jogador do campeonato que mais pontos deu à sua equipa. O coro que entoa a sua música aumentou consideravelmente, hoje em dia todas as bancadas do estádio a cantam com alma.

JEREMIAH ST. JUSTE - 6 - O campeão do azar, mas levou a melhor na luta com as lesões das sua pernas muito velozes mas... de cristal. Verdade é que quando esteve a 100% foi o melhor defesa da Liga.

DANIEL BRAGANÇA - 6 - Foi a grande surpresa, a maior sensação na segunda volta do campeonato, quando a equipa ameaçou oscilar, agarrou-a pelos colarinhos e levou-a para a frente, calando muitas bocas.

MARCUS EDWARDS - 6 - É uma autêntica montanha-russa cheia de subidas e descidas, algumas vertiginosas. Um grande mistério as suas exibições, para o extraordinário e para o abismo porque nunca se sabe como vai ser.

FRANCISCO SILVA - 6 - O benjamim 2024. Quase que eram visíveis as pulsações do coração no peito, quando entrou.

RÚBEN AMORIM - 6 - E agora mister? Falta tentar ainda meter a mão na Taça e não deixá-la viajar para o Norte. A sua grande obra está concluída, trabalha agora os naturais aperfeiçoamentos para a tornar ainda mais artística. Criou uma grande base, um ADN genuíno que fez o Sporting voltar a viver os violinos e assim será para continuar, para grande alegria dos seus adeptos.

JOÃO TEIXEIRA - 3 - Com as limitações naturais de uma equipa que desceu de divisão, bateu-se com galhardia, principalmente na segunda parte depois de reduzida a dez elementos. Tentaram dar réplica ao campeão nacional que teve o ataque mais demolidor do actual futebol português.

MANUEL OLIVEIRA (Árbitro) - 3 - Hoje não há notas negativas para ninguém (?), são "tempos de festas". Recorreu às imagens do VAR por 3 vezes e aceitam-se as decisões que tomou.

RUI COSTA (VAR) - 3 - Esteve muito activo o velho freguês do norte, mas afinal a última palavra foi e será  sempre do árbitro.

publicado às 07:00

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


45 comentários

Sem imagem de perfil

De P. Vasconcelos a 19.05.2024 às 07:40

Caro Julius, uma vitória eficaz, a mostrar a solidez desta equipa. 17 vitórias em Alvalade, é memorável. Gyokeres é de facto o motor desta equipa.
Arranjar um meteoro a iluminar o céu de verde foi uma grande estratégia de marketing!
Agora, é pensar na taça. Os das antas vão-se entregar com a energia do desespero. Mas se não tivermos desconcentrações defensivas, seremos a melhor equipa.
O que terá querido JJ dizer com "forças extrafutebol"? Empresários, claques? Mas tem toda a razão em referir Varandas, ele é o líder de uma equipa diretiva de sucesso.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.05.2024 às 11:08

Um bom dia de Domingo para todos...

P. Vasconcelos era importante ganhar ontem, bater o record da pontuação que já é um marco que diferencia esta equipa e também pelo pleno de vitórias em casa, um registro impressionante que ficará para a história de uma das melhores equipas de sempre do Sporting e todos nós tivemos o privilégio de a ver jogar em todos os jogos. Isto anos atrás parecia-nos impossível de acontecer.

Teremos que estar bem fisicamente e concentrados no Domingo para a equipa poder responder bem ao modos "raiva" da equipa da família Conceição. A partir de segunda feira terá que haver uma mudança radical do chip aos nossos jogadores se necessário com uns baldes de agua fria pela cabeça abaixo, para um novo despertar para uma semana de trabalho especial.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 19.05.2024 às 12:40

"Arranjar um meteoro a iluminar o céu de verde foi uma grande estratégia de marketing!"
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.05.2024 às 12:49

sempre na vanguarda da inovação
Sem imagem de perfil

De Rumo Certo - Ventos Favoráveis a 19.05.2024 às 14:37

Até o sobrenatural vindo do além é iluminante, condizente e complementar, desde o meteorito ao novo aeroporto.
🤗🥰💪
Sem imagem de perfil

De FF a 19.05.2024 às 08:02

Bom-dia, caro Julius
Estamos todos (os sportinguistas) de parabéns.
E não tenho palavras para exprimir a enorme alegria por esta magnífica vitória.
Gostei do seu comentário sobre o Morita.
Viva o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.
FF
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.05.2024 às 11:20

FF

Estamos todos nós sportinguistas a viver uma realidade fantástica, que superou as melhores expectativas, não só ganhamos o campeonato mas também o reconhecimento geral de estarmos perante uma das melhores equipas de sempre que vestiu o manto verde e branco, os números são factuais, são impressionantes, uma verdadeira maquina de triturar.

Ainda um outro aspecto que vejo de extrema importância e que ajuda a diferenciar, a maioria das nossas grandes equipas do passado foi destruída nos finais de época após ganharem o campeonato, os problemas crónicos financeiros do clube assim o obrigavam, hoje o Sporting apresenta um estado de estabilidade a um nível dos melhores de sempre na sua história e não será tão necessário vendermos metade da equipa, é algo que temos que nos sentir orgulhosos, sabermos já que teremos outra grande equipa a competir na próxima época.
Sem imagem de perfil

De Luís Carvalho a 19.05.2024 às 09:45

Um jogo morno, muito em jeito de festa, mas bem ganho, e a festa até teve direito a um palhaço com um apito. Como é que um árbitro tão mau pode andar pela primeira categoria? Não que o Sporting tenha sido prejudicado, ou beneficiado, mas sim pela quantidade de erros absurdos que cometeu.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.05.2024 às 11:25

Luís Carvalho,

É também aí a diferença de termos uma grande equipa com a capacidade de responder até as adversidades dos maus árbitros, algo que não tínhamos em anos anteriores, um mau árbitro cozinhava-nos com facilidade o resultado.
Sem imagem de perfil

De Fernando Pais a 19.05.2024 às 09:59

Bom dia amigo Julius
Considero o seu elogio exagerado ao Pedro Gonçalves, mas possivelmente o mal é meu. Se ele pusesse mais o seu talento, que é muito, ao serviço da equipa, veja-se aquele passe para o Gyokeres no golo contra o Portimonense, para mim aquela assistência tem tanto valor como quem marca. Oxalá, que lá mais para a frente tenha que meter a viola no saco. Sporting sempre.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.05.2024 às 11:31

Fernando Pais

o Sporting com o Pedro é sempre muito mais forte, os adversários sabem-no bem, pela forma diferente que preparam o jogo. Ele dá muita imprevisibilidade ao seu futebol, do nada saca coelhos da cartola como o exemplo que descreveu.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 19.05.2024 às 10:07

Olá Julius,

Lanço-te um desafio: dar notas a todos os jogadores que participaram em mais do que 3 ou 4 jogos esta época, fazendo-lhes uma espécie de classificação final (também de 0 a 6), com alguns comentários para cada um.

Eu começo:
Gyokeres - 6 - Um monstro em tudo o que é fase atacante da equipa. Aparenta não ter grandes fraquezas e um pulmão inesgotável. Será muito dificil não sair durante a pré-época. E se isso acontecer será muito dificil substituir.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.05.2024 às 11:38

Mike Portugal

é uma bonita ideia, seria interessante apresentar esse trabalho.

No ano do anterior título, no final da época fiz um resumo individual de todos os campeões e que ficou aqui registrado, saquei a média das notas que tiveram, um registro que aproximou a justiça da sua performance na época.

Cada jogador teve direito a um post, com comentários detalhados pelo que fizeram.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 19.05.2024 às 11:53

Não te pedia tanto (post por cada jogador). Acho que bastaria um pequeno texto como eu escrevi, tudo num só post. Sim, podias fazer uma média de todas as notas que deste ou então esquecer a média e dar uma classificação simplesmente baseada na tua perceção de cada um. Ou uma mistura dos dois.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.05.2024 às 12:13

Mike ficou registado, obrigado pela dica, irei trabalhar esse "projeto" logo o após Final da Taça
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.05.2024 às 12:28

Amigo Julius,

Esqueça isso, é muito trabalho. Já na época passada não o fez por esse motivo.

Eu tenho outra ideia que apresentarei mais tarde.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.05.2024 às 12:45

Na verdade amigo Rui o ano passado faltou-me a motivação que o 4º lugar me sacou por completo.

Ser campeão é outra coisa e poderei participar com algo com muito gosto.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.05.2024 às 12:48

Amigo Rui
enviei-lhe durante a noite um e-mail com vários correios eletrônicos que pelos quais me pode contactar, já que parece estar complicado via telefone, recebeu?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.05.2024 às 12:26

Mike,

O Julius não vai fazer isso porque dá muito trabalho. Tenho outra ideia que apresentarei depois do último jogo.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 19.05.2024 às 12:31

Bom dia amigo Julius,

Uma época inolvidável, que terminou com uma festa inesquecível, para júbilo dos adeptos que bem a mereceram.

Ontem foi um dia, um jogo, um espectáculo, que ficará na memória de todos os sportinguistas, principalmente os que a ele assistiram. É assim que se fortalece o espírito sportinguistas e o Clube prospera.

Venha a Taça e o bicampeonato!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.05.2024 às 12:43

Amigo, Leão do Norte

posso estar ainda embebido pelo "tempos de festas" e querer esticar-me mas algo me diz que podemos ter condições para iniciarmos um ciclo de grandes conquistas, uma período de hegemonia no futebol nacional.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.05.2024 às 12:50

"Em Tempos de Festas"
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 19.05.2024 às 12:59

Julius, sem dúvida que temos condições para iniciarmos um ciclo de hegemonia no futebol nacional.
A sua concretização depende de nós e, infelizmente, das "condições" do futebol português.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.05.2024 às 13:09

Algo tem mudado ultimamente
Mas ainda sobram alguns Artur Soares Dias e aquele grupinho que escolhe os árbitros é um lobby dificil de destruir
Sem imagem de perfil

De No entanto há que lutar a 19.05.2024 às 14:00

Boa-tarde, caros sportinguistas,
Permitem-me meter foice em seara alheia, mas tudo isso é possível desde que a
justiça portuguesa funcione como deve ser e não apenas no campo desportivo.
Ao que parece, o presidente do clube de Carnide já está envolvido, o que é uma boa notícia, depois do bandido do norte ter sido afastado.
Pode ser desejável, mas parece-me pouco provável a conquista de títulos em todas as modalidades.
No entanto, há que lutar até o fim e cimentar o desejo de José Alvalade (tão grande como os maiores da Europa) onde, aliás, já lá entrámos.
Saudações Leoninas
FF
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.05.2024 às 14:48

No entanto há que lutar,

De facto sente-se já um aroma diferente depois de varrida tanta porcaria, mas alguma dessa trampa continua escondida debaixo do tapete.

Nós seguimos o nosso caminho na base dos valores elementares que nos fazem orgulhar a todos.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 19.05.2024 às 17:27

Infelizmente, a justiça funcionar, no campo desportivo ou não, parece ser uma incógnita.
Seria interessante saber que "condições" estiveram agora reunidas para proporcionar a existência da "operação pretoriano" que, indirectamente, contribuiu para a queda de Pinto da Costa.
Pelo menos no Porto/Grande Porto, todas as acções que agora são pomposamente divulgadas na comunicação social, e que serviram para o estabelecimento da dita operação, eram publicamente conhecidas há anos e os seus executores não tinham qualquer entrave ou preocupação em efectuá-las.
O porquê da justiça nunca ter actuado e só agora fazê-lo?
E não me respondam com a frase batida de "a justiça tem o seu tempo". Há tempos e tempos!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.05.2024 às 20:33

Creio caro amigo que na dita assembleia foram longe demais, bateram num policia e fizeram porcaria da grossa á frente de chefes da policia que estavam presentes, foram longe demais e a policia tocou finalmente a reunir, dando luz verde a acabar com toda aquela vergonha, doesse a quem doesse.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 19.05.2024 às 13:14

Amigo Julius

Uma vitória justíssima da equipa. Estão todos de parabéns, incluindo o amigo pelo excelente trabalho de análise que fez no blog. Por isso e não só, também é um campeão.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.05.2024 às 13:49

Obrigado amigo Nação Valente, por curiosidade começamos este trabalho das notas precisamente no ano do anterior título, mera coincidência mas interessante, vamos continuar porque a equipa e a atual Direção do clube merece, está a fazer um excelente trabalho.
Sem imagem de perfil

De Luis Moreira a 19.05.2024 às 13:56

Fomos (somos) a melhor equipa. E temos condições ( incluindo financeiras) para continuar ao mais alto nível nos próximos 3 anos
Abraço apertado a todos os Sportinguistas
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.05.2024 às 14:51

Luís Moreira,

A paixão em tempos de festa, só temos que desfrutar, é tão bom ser sportinguista.
Sem imagem de perfil

De Rumo Certo - Ventos Favoráveis a 19.05.2024 às 17:18

Bem, para já, só tinha feito mealheiro para a aquisição da próxima "game box", mas atendendo às previsões, parece estar curto!!!
Assim sendo, dada a plausibilidade e, que até os astros e cometas se associam á nossa grande festa, "eu farei tudo o que puder, pelo Sporting".
Ainda estou de ressaca da euforia, há 15 dias consecutivos e que ameaça ter continuidade...
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.05.2024 às 20:36

Rumo Certo - Ventos Favoráveis

na verdade ultrapassaram as nossas expectativas, foram fantásticos principalmente quando arrumaram com o Benfica 2 vezes, em 2 competições numa só semana.
Sem imagem de perfil

De Rui Câmara Pina a 19.05.2024 às 16:49

Julius, isso é que é optimismo em relação ao Diogo Pinto...Eu tremo de pensar que vamos jogar a Final com ele, mas enfim....Quanto ao resto, tudo bem, embora ontem o Coates esteve uns furos abaixo do que ele sabe e pode fazer. Mas é festa, o resto é conversa !! Vemo-nos dia 26 !!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.05.2024 às 20:37

Rui

se ele for de facto a única possibilidade que temos para defender a nossa baliza, só nos resta apoiá-lo e acreditar que vai estar à altura.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 19.05.2024 às 17:14

Amigo Julius

O jogo valeu essencialmente pelos golos e para cumprir o pleno de vitórias em Alvalade. A equipa do Sporting esteve sempre por cima com tudo controlado. Bonita a estreia de Francisco Silva. Justas as homenagens a Neto e a Adán. Impecável terminar o campeonato com mais 10 pontos que o Benfica e 18 do que o Porto. Excepcional marcar em todos os jogos do campeonato. O melhor de tudo, assistir a todo aquele sentimento de paixão sportinguista.

Agora, foco na final da Taça. Estou confiante.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 19.05.2024 às 20:43

Amigo Leão Zargo, boa noite

o facto de ainda terem que jogar a Final a equipa teve seguramente poucos dias para relaxar, o Rúben não podia deixar de forma alguma que exagerassem e por isso a equipa apresentou-se competitiva, alguns erros na defesa que não podem ser repetidos no Domingo, agora têm uma semana para afinar os índices físicos e absorverem a vitamina mental para se apresentarem finos na hora do confronto.

Ansiamos para que a festa...continue.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo