Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




As Notas de Julius 2023/24 (52)

Julius Coelho, em 27.05.24

Jogo da Final da Taça de Portugal no Estádio do Jamor que resultou numa derrota por 2 após prolongamento. Golo de Jeremiah St. Juste, 20'.

A RESSACA DAS FESTAS SACOU RIGOR AO LEÃO E LÁ SE FOI A DOBRADINHA 

O Sporting deixou fugir a Taça, perdendo a oportunidade de abrilhantar a época com a tão ansiada dobradinha. Erros crassos condenaram a vitória do leão ainda muito cedo, depois de Geny Catamo oferecer de bandeja o empate (1-1) ao FC Porto (25'), um corte disparatado que isolou o Evanilson que só teve que encostar e logo a seguir aos 29', Jeremiah St. Juste ofereceu a sua expulsão ao árbitro, desconcentrado teve que parar o Galeno, em falta, depois de o deixar fugir, ficando a equipa reduzida a 10 elementos durante 90' (60' + 30'), virando o jogo do avesso e a ficar tudo a favor dos Dragões.

Foi então que a equipa de Amorim finalmente acordou e percebeu a situação, cerrou fileiras, fechando todos os caminhos para a sua baliza, numa muita clara estratégia de tracção atrás, oferecendo assim a iniciativa ao adversário que, apesar do domínio, de todo consentido, não criaram ocasiões de golo, mostrando muitas dificuldades em ultrapassar a bem organizada defesa dos leões, que lá foi resistindo e que até podia ter feito o 2-1, não fossem os excepcionais reflexos do Diogo Costa. O FC Porto conseguiu o seu golo, já no prolongamento, aos 100' , beneficiando de uma grande penalidade, resultado de mais um erro clamoroso, desta vez do jovem guarda redes Diogo Pinto, que até estava a ser muito competente dentro dos postes, com várias boas intervenções, mas errou completamente na saída e abordagem ao lance, derrubando o avançado do FC Porto. 

DESTAQUES: 

Pela positiva, GYOKERES que fez uma partida ingrata, sempre sózinho contra o Mundo, bloqueou os centrais do FC Porto, não os deixando participar na construção. HJULMAND, fez o que pôde sempre em alta rotação e nunca se lhe acabaram as pilhas. COATES, fez inúmeros cortes e foi imperador nas alturas. POTE, fortíssimo nas bolas paradas, quase todas levaram perigo à baliza do Diogo Costa. QUARESMA que deixou com a sua exibição de novo a  questão porque foi mais uma vez preterido e não foi ele o titular, voltou a secar Galeno.

Pela negativa, JEREMIAH ST. JUSTE, verdade que fez o 1-0, mas já tinha antes falhado vários passes comprometedores, a sua expulsão prematura foi uma condenação anunciada da equipa não poder chegar à vitória e à dobradinha, um lance capital em que voltou a falhar no rigor, na concentração e na reacção, por ler mal os movimentos atacantes do adversário. DIOGO PINTO, até parecia querer surpreender positivamente, felino entre os postes com varias boas intervenções, mas borrou a pintura em lances fora deles, sem a noção do timing de saída, em que falhou por 2 vezes, em lances bizarros, um deles resultou na grande penalidade que ditou a derrota da equipa. GENY CATAMO, herói no jogo contra o Benfica e vilão ontem no Jamor, claramente o elemento de menor produção e com aquele erro em que ofereceu o empate, fazendo o FC Porto acreditar que podia ganhar o jogo, erro que irá acompanhá-lo para sempre, nas piores recordações. TRINCÃO, muitos furos abaixo do que vinha produzindo, nem condução nem protecção da bola, amputando a equipa de criar na sua ala direita do ataque, pareceu acusar o "presente envenenado" do seleccionador. 

RÚBEN AMORIM acabou por não conseguir sacar o chip das festas da cabeça dos seus jogadores, a falta de rigor, concentração e alguma moleza na reacção precipitaram os vários erros na defesa que condenaram a equipa à derrota. Só acordaram quando se viram em inferioridade numérica, dando depois uma boa resposta, muito solidários entre todos, mas aquele penálti...acabou com tudo. 

Arbitragem, os múltiplos erros acumulados do árbitro FÁBIO VERÍSSIMO penalizaram sempre muito mais o Sporting, com incidência de 2 lances na área do FC Porto - mão de Octávio e derrube de Diomande pelas costas - (já para não falar na não expulsão de Varela), erros esses que deixaram dúvidas muito sérias e concretas a que o VAR JOÃO PINHEIRO decidiu fechar os olhos e ignorar flagrantemente.

Uma derrota, que não retira minimamente qualquer brilho à extraordinária época que a equipa fez e que podia ter ficado ainda mais brilhante ontem, com a conquista da Taça de Portugal na grande festa do Jamor.

publicado às 07:00

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


129 comentários

Sem imagem de perfil

De RCL a 27.05.2024 às 07:45

Bom dia Julius
Somos campeões , carago! Com mais 18 pontos que o Antas.
Ontem eles fizeram a festa dos tristes

Totalmente de acordo com a sua análise, com os três erros que assinalou entregamos o ouro ao bandido.
St. Juste foi anjinho, Galeno aproveitou o encosto para se atirar para o chão . Eles treinam esses lances.

As festas tiveram influência , os Antas apresentaram-se em melhor condição física e também Trincao sentiu a não chamada à seleção .

No Fim Somos Campeões,Carago. Vivemos os melhores 4 anos do clube. Tínhamos que comemorar,os jogadores mereceram os adeptos mereceram.
Festa é Festa
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.05.2024 às 07:53

Caro RCL,

O Julius dará a sua opinião, mas não posso deixar passar esta sua afirmação...

"os Antas apresentaram-se em melhor condição física"

A sério?... Mas quem é que jogou mais de 90 minutos em inferioridade numérica?

Mesmo nessas condições, a equipa não acusou o desgaste. Se tivesse sido ao contrário, o Antas teria andado de rastos.
Sem imagem de perfil

De RCL a 27.05.2024 às 08:01

Estava a referir os primeiros 30 minutos, chegavam quase sempre primeiro à bola. O Antas ganha o jogo com bolas em profundidade.
Reduzidos a 10 fizemos das tripas coração. A equipa acordou e não fosse a falha do miúdo, tínhamos ido a penáltis.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.05.2024 às 08:05

Nós estávamos muito bem no jogo e a liderar por 1-0. O erro do Geny ao oferecer o golo do empate alterou muito.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.05.2024 às 08:08

P.S.: As bolas em profundidade é uma questão de posicionamento e não cansaço físico.

O Galeno não tem velocidade para o St. Juste, mas posicionou-se bem para precipitar o lance.
Sem imagem de perfil

De Verdinho a 27.05.2024 às 09:49

Sim, o lance começa com o St. Juste dar 1 m de avanço ao galeno em vez de estar em cima dele. A borrada começa logo no início. Depois o outro deixa-se cair. Mas estou como o RA disse, nestes casos mais vale deixá-lo ir. O SCP com 11 contra 11 podia dar a volta ao jogo. Assim ficaram condenados. Ainda por cima com aquele calor e sol não dá para exigir aos jogadores que se excedam muito em corrida pq num instante estoiram fisicamente.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 27.05.2024 às 10:27

Verdinho

ele deu-lhe 1mt de avanço porque preocupou-se excessivamente com a linha do fora de jogo e calculou tudo mal, confiou demasiado na sua velocidade e esse avanço resultou letal.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 27.05.2024 às 09:23

Rui, por acaso senti a equipa bastante "perra" mesmo antes da expulsão.

Terão tido as festividades custos físicos e mentais para ontem?

Poderia ter sido uma época de ouro, e não foi. Ainda assim honra aos nossos campeões, que ontem fizeram o que puderam, mas com tantos erros grosseiros mais a falta de coragem do VAR no lance de Otávio... puderam pouco.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 27.05.2024 às 10:29

Estava a entrar no seu jogo habitual, o erro do Geny abanou muito a equipa.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 27.05.2024 às 10:11

Um bom dia de segunda feira para todos...

RCL, o bom e melhor momento do FC Porto durou os primeiros 5 mt, até o Sporting entrar no jogo, a partir daí passou a controla-lo e a ficar cada mais mais por cima nos lances, nos duelos, até que fez o golo naturalmente, esperava-se até que chegasse ao 2-0. O que mudou tudo foi o erro do Geny, a forma como se lhes ofereceu o empate, a equipa ressentiu-se, demorou a reagir e foi nesse mau período que o St. Juste faz outro erro e aí acabou com o jogo, verdade que nos batemos bem mesmo reduzidos a 10, mas era obvio que teríamos que entregar a bola ao FC Porto e tentar fechar os caminhos da baliza, seria escandaloso que nessas condições o FC Porto viesse a perder o jogo para um Sporting claramente inferiorizado.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.05.2024 às 08:03

Amigo Julius,

É evidente que St. Juste pôs-se a jeito para a encenação de Galeno - um dos jogadores mais porcos do futebol português - mas não deixa de ser uma encenação. Já revi o lance 20 vezes e não vejo falta alguma para justificar a expulsão.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 27.05.2024 às 10:25

Amigo Rui,

naquelas condições pôs-se mesmo a jeito e temos que aceitar qualquer fosse a decisão, o St Juste devia ter estorvado sim mas sem lhe tocar, até duvido que o Geleno marcasse já com o Diogo muito em cima, mas mesmo sendo golo teríamos todas as possibilidades de dar a volta com onze elementos.

Faço recordar aquele célebre jogo no Dragão em que o Pinheiro era o árbitro, ja depois de ter dado erradamente amarelo ao Coates expulsou-o depois num lance menos evidente que o de ontem que deu expulsão ao St Juste, nesse lance o Evanilson aproveitou o contacto físico e atirou-se para o relvado iludindo o árbitro que deu 2º amarelo ao Coates e era o jogo do título.

De todas as formas o St Juste (na minha opinião nem devia ter sido ele o titular, quando o vi a titular torci logo o nariz, porque o unico defesa que sabe parar bem o Galeno é o Quaresma e o Rúben sabe isso) devia estar mais atento à profundidade sabendo que era a única arma dos avançados do Porto.
Sem imagem de perfil

De Manuel Parreira a 27.05.2024 às 16:03

Amigo Julius, foi também assim que eu pensei, quando vi que era o St. juste e não o Quaresma torci o nariz e até disse a minha mulher “qual será a ideia de lançar o Juste no lugar do Quaresma?” Quanto ao resto tudo bem. O St. Juste foi anjinho, o Sporting a jogar 11 contra 11 nunca perdia esse jogo, paciência, eu estava bem convencido que íamos fazer a dobradinha.
Votos de uma boa semana e agora a descansar até agosto.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 27.05.2024 às 16:21

Manuel Parreira

Não foi só o lance em que foi anjinho, percebeu-se a forma como o Galeno pedia constantemente a bola, sabia que metia no bolso o neerlandês, quando o Quaresma entrou deixou de pedir a bola.
Sem imagem de perfil

De Zé Manel a 27.05.2024 às 11:48

Ontem durante o jogo não consegui perceber se era falta ou não. Hoje já revi o lance e, na minha opinião, aquilo não é falta nenhuma. Foi-se o piscineiro-mor (Taremi), ficou o discípulo (Galeno). Se há alguma falta é dele (mão na bola) quando se deixa cair. É por isso que o futebol português nunca deixará de ser um futebol de 2ª linha europeia, porque a batota compensa, porque se ganham campeonatos/troféus a fazer batota. E os srs. árbitros são complacentes. Antes do VAR eu dava-lhes o benefício da dúvida, pois tinham que tomar decisões em frações de segundo, agora com o VAR não têm desculpas, só erram porque são incompetentes ou porque estão de má fé! Ainda quero acreditar que é a 1ª opção. SL
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 27.05.2024 às 12:42

Zé Manel,

surpreenderia era o Galeno não se aproveitar da situação, desse tipo de artes de escola de malandro estamos esclarecidos faz muito tempo, mas penalizo muito mais o triplo erro do St Juste, primeiro quando não leu o lance, percebeu-se como o lançamento iria ser feito, o segundo a vantagem que deu ao Galeno porque leu mal os movimentos do fora de jogo e por último pôr-se a jeito na perseguição em cima oferecendo ao Galeno a situação favorável para executar o seu "número".
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 27.05.2024 às 08:06

Temia-se que tanta festa, mais comentários infelizes, acabassem nisto.
Infelizmente nem conseguimos aproveitar a vantagem para estabilizar o jogo e controlar com bola, conforme tão bem sabemos fazer, por causa de desconcentrações incríveis que deitaram tudo a perder.

Atribuir responsabilidade da derrota é de um facciosismo que não partilho.

Nem o lance do Octávio é penalti (bola inesperada e braço ao longo do corpo) nem Varela fez falta para 2º amarelo (falta normalíssima).

Simplesmente, não conseguimos demonstrar que somos melhores que eles (porque realmente somos melhores, o que ainda faz com que custe mais a derrota).

Paciencia, para o ano há mais.
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 27.05.2024 às 08:08

Atribuir responsabilidade da derrota ao arbitro*
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.05.2024 às 08:16

O Mike1906 é sempre o mesmo!!!

Aproveita sempre circunstâncias menos felizes para descascar ainda mais. Triste estado de espírito.

Uma coisa é os erros da nossa autoria, isso admite-se. Outra, são os erros da arbitragem.

Não é mão de Octávio?... O Diomande não é empurrado pelas costas? O Varela não cometeu faltas suficientes para justificar o segundo amarelo?

Se não consegue ver estas coisas, mais vale ficar bem calado e escusa de vir com essa conversa sem nexo das festas e de comentários infelizes.

Por essa ordem de ideias, não devíamos ter festejado o título e decerto que foi o Fábio Veríssimo que foi influenciado pelos "comentários infelizes". O Antas, mesmo com as vantagens todas no jogo, só soube aproveitar o que lhes foi dado de bandeja.
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 27.05.2024 às 08:30

A bola bate na mão do Octávio sim, de forma perfeitamente casual. Se estivesse de braço estendido era uma coisa, agora com o braço ao longo do corpo ?

Consigo ver as coisas sem palas, lamento que nem todos o consigam fazer
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 27.05.2024 às 12:46

Mike, fiquei mais curioso com o lance em que o Diogo Costa entrou dentro da baliza com a bola que também pareceu ter entrado totalmente, porque raio não mostraram mais imagens laterais? E inventaram um fora de jogo de todo inexistente, para quê, para resolver o imbróglio?
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 27.05.2024 às 16:55

Errado, há um movimento claro do braço em direção à bola, veja bem o lance. Que o árbitro não veja ainda percebo mas o VAR tem obrigação de ver, era penalty de caras. Quanto ao lance do Diomande aceito que não é falta mas aquela do Otáveio é clarinha.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 27.05.2024 às 17:50

Quando o braço não esta colado ao corpo normalmente dá grande penalidade, é interpretado como aumento da volumetria
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 27.05.2024 às 19:30

Exato Julius, e depois há o movimento do braço que é evidente
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.05.2024 às 20:34

Mike1906,

Não diga mais disparates!!! Reveja o lance.

As suas palas têm muito que se lhes diga, há muito.
Sem imagem de perfil

De RCL a 27.05.2024 às 08:15

Mike
O lance de Hjulmand com o pasteleiro era penálti. Não vou por aí .
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 27.05.2024 às 10:35

Mike,

Tantos erros de principiantes juntos num só jogo demonstram carência de concentração, a equipa voltou ao trabalho depois das festas, mas ainda não estava 100%, aqueles erros não são dão nível desta equipa do Sporting quando no seu normal. Já agora necessitamos de um guarda redes que saiba sair da baliza sem ter que fazer grandes penalidades, os nossos 3 deixam muito a desejar quando deixam os postes.

Sem imagem de perfil

De mike1906 a 27.05.2024 às 11:23

Sem imagem de perfil

De Zé Manel a 27.05.2024 às 11:55

Completamente de acordo, já vi Adan e Israel fazerem lances idênticos ao que o miúdo fez ontem. Precisamos de um GR feito. SL
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 27.05.2024 às 12:47

Que saudades do Damas, era exímio na saída dos postes, sempre com o controle dos seus movimentos.
Sem imagem de perfil

De PEDRO AMÉRICO a 27.05.2024 às 23:20

O nosso Rui Patrício está livre seria bem vindo .
Sem imagem de perfil

De José Santos a 27.05.2024 às 13:34

Ficamos a saber que uma mão inesperada dentro da grande área não é penalti....estamos sempre a aprender.
E quem vai dizer que é inesperada ou não ?
O nosso GR também não quiz fazer penalti.....mas fez !!!

SL
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 27.05.2024 às 16:57

É claro que é penalty, há um movimento claro do braço em direção à bola, não se pode falar em lance casual
Sem imagem de perfil

De José Santos a 27.05.2024 às 17:15

Claro que é penalti... .
Estava a se sarcástico....
SL
Sem imagem de perfil

De P. Vasconcelos a 27.05.2024 às 08:13

Caro Julius, custa-me "malhar" numa equipa campeã nacional, mas...
Sofrer um golo e uma expulsão, em contra-ataque... quando estamos a ganhar? Caramba, não era o Portimonense! Logo a seguir ao golo, havia que baixar a defesa, tal como fizeram depois da expulsão. Esta equipa só gosta de atacar e marcar!

Em todo o caso, foram muitos anos a ver o Sporting ganhar estas taças simbólicas, e ficar a 20 pontos do 1º lugar. Prefiro o campeonato e a champions. Eles que chorem com a taça, a esconder a época que fizeram (só não ficaram em 4º porque também aí o árbitro os salvou do braga no último jogo).
Sem imagem de perfil

De RCL a 27.05.2024 às 08:19


Essa é a questão.
No antigamente quando Sporting e Benfica andavam de mãos dadas contra o Antss, os lampiões diziam : “ o campeonato é para nós, a taça é vossa”
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 27.05.2024 às 12:53

O futebol português dá indícios de querer mudar, mas tudo isto leva o seu tempo, seria benéfico o atual presidente do Sporting manter-se no cargo mais alguns bons anos, está a cimentar rotinas e formas de estar, está cada vez mais "vivo" com os bastidores e sabe como aplicar boas estratégias.
Sem imagem de perfil

De Joël Bettencourt a 27.05.2024 às 10:42

Estava muitíssimo mais em jogo do que a simples conquista da 2ª prova mais importante do calendário nacional. E o que ontem ficou demonstrado é que ainda há um longo caminho a percorrer até voltarmos a ser um clube ganhador, a começar pelos adeptos!
Em 2000, após a conquista do campeonato 18 anos depois, claudicámos na taça (decidida na finalíssima) perante este mesmo adversário. Na altura, um amigo meu benfiquista disse-me " vocês deixaram escapar a taça e eles fizeram disso um campeonato". E foi, em parte, o que aconteceu ontem. Frederico Varandas tinha toda a razão ao proferir aquela frase (do rebentar com eles). Claramente a equipa não soube ler o contexto e encarou a partida com displicência.
Os jogadores do porto, conscientes da sua inferioridade, jogaram o "jogo da vida" e, no fim, ainda provocaram dizendo que são melhores.
Ontem foram!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 27.05.2024 às 13:05

Joël,

Que restava ao Porto fazer? Se o caro amigo fosse o seu treinador que faria? Como os prepararia mentalmente? Eles fizeram o que qualquer equipa naquelas circunstâncias faria, depois de uma época atribuladíssima e com limitações na qualidade da equipa titular e no restante plantel.

Nós tínhamos a obrigação de contrariar tudo isso, mas não fomos competentes em momentos chave do jogo, naturalmente fizemos o mais difícil que é sempre marcar o 1º golo do jogo e depois atiramo-nos de seguida para o precipício.

De todas as formas insisto que a inclusão do St. Juste foi mal decidida pelo Rúben, aí começou logo ele também a querer facilitar quando tinha em boas condições físicas o unico defesa que sabe secar o Galeno e fartou-se de mostrar isso no campeonato, mas o estatuto do Quaresma na equipa é ainda muito baixo e é fácil o treinador fazer o que quiser dele. Na verdade St Juste foi o unico elemento que eu torci logo o nariz quando soube da sua titularidade e infelizmente o jogo veio-o dar-me razão, bastava essa peça ter sido acertada para tudo poder ter sido diferente.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 27.05.2024 às 21:41

Perfeitamente de acordo, caro Joël Bettencourt. Estava muitíssimo mais em jogo do que a simples conquista da 2ª prova mais importante do calendário nacional.
Costumo dizer que aqueles tipo do Porto são como os gatos, têm 7 vidas. E quando estão à beira do KO "sacam" sempre uma vida extra que os ressuscita. Com eles não podemos facilitar a mínima e o Sporting deu-lhes essa vida extra.
Esta vitória foi comemorada por eles como se fosse um campeonato. Serviu para amenizar o enorme clima de tensão e descontentamento que lá existia, permitindo entrar de férias em alta.
Acreditem que vão recomeçar o próximo campeonato rejuvenescidos. A última imagem é a que fica.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 28.05.2024 às 00:41

Ficou a lição para o nosso treinador que terá que se auto analisar em tudo o que foi feito nesta semana de preparação, porque ficou bem à vista que não foi de todo suficiente.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 27.05.2024 às 10:52

P. Vasconcelos

este ano inverteram-se os hábitos dos últimos anos, ganhamos nós o campeonato e sem espinhas e deixamos as tacinhas para os outros, se a situação é para se repetir na próxima época, assino por baixo.

Não foi uma questão de baixar a defesa, o Geny tem o lance perfeitamente controlado mas tomou uma péssima decisão, é um jogador que está no seu primeiro ano de "escola" defensiva, sempre jogou no meio campo para a frente e é de aceitar que ainda possa cometer este tipo de erros,.

Já do St juste é menos desculpável, um central do seu nível não pode cometer aquele tipo de erros e muito menos numa final, facilitou como já estava a facilitar desde o inicio com vários erros no passe. Pareceu muito desconcentrado, a única situação que teve a seu favor no jogo, o golo que marcou. Sinceramente devo dizer que foi o único titular a que torci logo o nariz antes do inicio do jogo, na minha perspectiva vejo-o como terceira opção na hierarquia daquela posição, depois do Diomande e Quaresma, não entendo porque o Rúben optou por ele, já o escrevi aqui, desconfio que o Rúben estará refém de promessas que lhe fez, depois quando vê as barbas a arder lá mete o seu salva vidas Quaresma, não foi a primeira vez, já se repetiu antes.
Sem imagem de perfil

De De Perry a 27.05.2024 às 09:32

Já se sabia que este jogo ia ser com uma equipa ferida que ia tornar este jogo uma guerra, que iam disputar cada lance como o último da vida deles, que não podia haver erros e o que aconteceu ? Houve jogadores que acusaram a pressão. Foi um belíssimo jogo como disse Amorim para preparar melhor a próxima época. Foi pena, porque a Dobradinha estava ali á porta, por outro lado é capaz de ter sido bom, cada vez que ganhamos a dobradinha estamos 20 anos sem ganhar o campeonato, aburguesamo-nos, pensamos que somos os melhores do planeta e arredores, quando a equipa é necessário compo-la pois é longe de ser perfeita. Últimas dobradinha 1982, campeão só em 2000. A outra 2002 , outra vez campeão 2021. Para isso é melhor não a termos feito. As festas foram demais e há jogadores que não são a última coca cola do deserto, são bons jogadores, comandados por um extraordinário treinador, sem ele valem zero. Necessitamos de reforços na baliza, e nas alas. O jogo de Amorim pede muito aos alas e precisamos de reforçar as posições, não se pode andar sempre a jogar com Ricardo Esgaio. Trincão voltou aos velhos tempos, penso que é um jogador que apenas vai render nas mãos de Amorim. Gyokeres não pode ser o único jogador que estenda o jogo da equipa, era muito bom que houvesse mais alguém com profundidade. Logicamente que jogar com menos 1 lixou e alterou tudo, por esse motivo não se podiam dar mais erros e demo-los, perante um Porto que nestes jogos grandes e na liga dos campeões fez bons jogos, não se pode ir com inexperientes á missa.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 27.05.2024 às 11:09

Perry,

prezo o caro amigo escrever que o Sporting "é comandado por um extraordinário treinador" deve recordar-se aqui de algumas "discussões" que tivemos no passado.

Sim todos sabiam que o Porto iria jogar tudo nesta final e que estava a alta rodagem devido ao final do campeonato ainda lutar pelo 3º lugar, todos sabiam disso por isso a equipa teve uma semana em que pôs a festa de lado, mas não resultou suficiente, ainda ficaram arestas por limar, os erros acabaram por aparecer pelos menos experientes (Catamo e Diogo Pinto) e com muita surpresa pelo St Juste que até nem devia ter sido ele o titular.

Não creio que fosse motivos de acusar a pressão quiça nos primeiros minutos o Diogo Pinto quando teve aquela tremenda hesitação a sair da baliza num lance que devia ter sido resolvido facilmente, o erro que comete na grande penalidade não foi questão de pressão mas sim falta de experiencia. O Geny tem o lance perfeitamente controlado e facilitou, isso sim facilitou e a isso chamamos falta de mais concentração.
Quanto ao St Juste é que tenho mais dificuldades em explicar, já tinha mostrado fragilidades no Dragão, uma tremenda dificuldade em parar o Galeno, levou um amarelo muito cedo e quase que é expulso antes do intervalo, por isso já não jogou a 2ª parte e ontem voltou a cometer os mesmos erros e vejo que ninguém comenta isso, o unico no futebol português que sabe parar o Galeno, secá-lo é o Quaresma, estava lá, não estava lesionado e o Rúben terá dificuldade em explicar isso. Vão -me desculpar mas nesta tecla vou mesmo bater as vezes que for necessário.
Sem imagem de perfil

De RCL a 27.05.2024 às 13:39


St. juste é para despachar.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 27.05.2024 às 17:10

Geny vinha de lesão, não tem jogado, é bom jogador e dá mais acutilância ofensiva ao lado direito mas ontem, por estar obviamente sem ritmo, num jogo em que a exigência a defender ia ser grande, obviamente que a escolha devia ter recaído em Quaresma ou Esgaio, erro de Amorim, depois da expulsão tirar Morita não foi boa ideia, foi dar o meio campo ao Porto, tirar um dos da frente (se calhar Trincão que fez um jogo muito abaixo do normal), jogar numa espécie de 3 - 4 - 2, para não dar o meio ao Porto, assim ficámos sem meio campo e claro, o ataque pouco se via porque a bola não chegava lá. Amorim tem muitas qualidades, não tenho dúvidas mas nestes jogos e em certas decisões e promenores é que se nota alguma falta de matreirice que pode fazer a diferença. Mesmo assim a equipa lutou bravamente e se não fosse um erro escandaloso do árbitro e do video árbitro (mão evidente de Otávio dentro da área do Porto que não foi assinalada), se calhar a história do jogo podia ter sido outra. Esta derrota não apaga o que de bom fizemos esta época e espero que sirva de exemplo e experiência para o crescimento da equipa. Foi também gritante a dualidade de critérios na amostragem de cartões, mas isso era de esperar. Para vencer temos sempre que ser muito melhores que os outros porque dos árbitros que andam no futebol português já sabemos o que esperar, o respeito pelo Sporting é pouco ou nenhum.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 27.05.2024 às 18:02

Paulo Salcedas Geny quis segurar a bola, ele sabia que estava sozinho mas ressaltou-lhe no pé, de todas as formas seria uma má decisão, ali não podia facilitar de forma alguma
quando comento que a escolha deveria ter recaído no Quaresma era para o lugar do St. Juste que falhou redondamente no Dragão na marcação ao Galeno, a sua titularidade deu mais uma vida ao Galeno que agradeceu.

Na escolha do Morita para sair ja tenho as minhas dúvidas, agora sabemos que foi errada porque o Trincão falhou no que tinha que fazer, mas nesse momento o Rúben tinha que decidir e apostou no bom momento do Trincão e na sua capacidade de transporte, confesso que eu teria optado nesse momento pela mesma decisão.

Amorim calculou muito mal as suas ideias no que queria do St. Juste, defender a profundidade que o Quaresma também faz muito bem, ter mais um homem forte no jogo aereo, verdade que até foi ele que fez o golo, mas perdeu em muito para outras coisas, a marcação ao Galeno, o Rúben menosprezou o Galeno e quando tentou emendar ja estávamos em inferioridade numérica.

Entendo e todos vimos o que não surpreende a inclinação das decisões dos árbitros, mas depois de tantos tiros nos pés perdi as ganas de entrar nessa guerra tentando culpá-los de tudo o que aconteceu.
Sem imagem de perfil

De Jcscp a 27.05.2024 às 09:38

Bom dia.

Pior jogo da época.

Taça oferecida ao pior Porto dos últimos anos.

Erros a mais e muita azelhice para este nível.

Quando ficamos em inferioridade jogamos como uma equipa pequena, mantemos uma linha de cinco a defender e depois faltam jogadores para a recuperação de bola mais cedo e também para a transição quando a ganhamos mais atrás, limitamo-nos ao "pontapé para a frente" e sem nexo.

Curioso que para não fugir muito ao nosso sistema perdemos completamente a nossa ideia de jogo.
Acho que o Mister devia rever isso.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 27.05.2024 às 12:09

Jcscp,

Taça oferecida, sem dúvida, não fomos competentes em momentos chave e isso resultou letal no resultado final.

Jogar em inferioridade e ainda com tanto tempo pela frente seria suicídio se optássemos por estratégias mais ousadas, foi possível fazè-lo nos minutos finais porque eram os minutos finais e todos sabiam disso, impossível era aguentar aquele ritmo durante muito tempo quando ao Porto só tinha que saber fazer compasso de espera para ver o homem que estava solto, isso seria arrasador, não são máquinas.

Onze contra once somos superiores em quase todos os aspectos.

Eu atrevo-me a dizer que o Rúben decidiu não ir com tudo o que tinha de melhor, com o Quaresma nem aquele primeiro golo tínhamos sofrido, porque era ele que la estava.

Eu questiono o que levou o Rúben a optar pelo St. Juste, para premia-lo pels sofrimento das varias lesões? Sinceramente sou de opinião que quem devia ter tido esse premio era o Quaresma, afinal não bastou fazer o jogo que fez em Alvalade em que secou o Galeno? O mesmo fez no Dragão quando substitui-o o St Juste por este ter ficado à beira da expulsão? Tem coisas que me ficam complicadas entender.
Sem imagem de perfil

De Jcscp a 27.05.2024 às 19:29

Caro amigo Julius,

Considero o Ruben Amorim um grande treinador, que trabalhou um 3x4x3 com nuances muito próprias, resultando num modelo de jogo muito bem consolidado e difícil de contrariar.... Mas quando acontece algum percalço parece que não consegue ajustar e adaptar a equipa às contrariedades.

A equipa fica completamente descaracterizada e perde a sua identidade.

Acha que tentar discutir mais o jogo é ousado e suicida?
A mim o que me parece é que irem todos lá para trás é que não é nada dentro daquilo que é uma equipa grande.

Somos melhores e mesmo em inferioridade temos que assumir mais o jogo.

Entrava o Quaresma sim mas para o lugar do Catamo, 4 defesas, dois médios por dentro e o Pote e o Trincão nos corredores laterais.
Gyokeres na frente.

Em suma um 4x4x1 que a jogar com 10 é muito mais equilibrado e na minha opinião nada suicida.

Mas o Mister é que trabalha e ele é que sabe nós apenas mandamos uns bitaites.


Imagem de perfil

De Julius Coelho a 28.05.2024 às 00:51

Que aconteceria se é o Porto a ficar com 10 com o resultado em 1-1?

Caro amigo fez toda a diferença, podemos agora comentar que podia ter esticado ali ou acolá mas ficou numa situação muito privilegiada num dia de calor e em fim de época. Todo o treinador quando em vantagem numérica e sem ter que carregar desesperadamente como foi ontem o caso do Porto, estava empatado, pede à sua equipa alargar o jogo e procurar sempre o homem que aparece solto isso mata qualquer adversário quando faltam 60' para o final, num outro momento da época o adversário até pode fazer das tripas coração e fisicamente correrem mais, darem mais 10/15% de si próprios mais não em final de época, a faltar tanto tempo para o final e num fim de tarde quente, isso sim seria rebentar.

O Ruben optou por correr menos riscos no desgaste para tentar fazer algo nos contra ataques e depois um forcing nos derradeiros minutos ou ir para as grandes penalidades, recordo que se o Porto faz 2-1 cedo podia resultar no descalabro mental dos nossos jogadores.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 27.05.2024 às 09:53

Este jogo apenas mostrou os reforços que a equipa precisa:
- GR para substituir Adan
- Central
- Defesa esquerdo
- Extremo

Mas estes terão que ser de qualidade indiscutivel.
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 27.05.2024 às 10:12

Defesa esquerdo ? Defesa Direito não ?
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 27.05.2024 às 10:20

Defesa direito não acho tão urgente pois ainda não consigo perceber o que vale o Frenesda. Para defesa esquerdo só temos mesmo o Matheus Reis.
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 27.05.2024 às 12:35

Nesse caso o Nuno Santos passaria a jogar onde ?
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 27.05.2024 às 14:31

O Nuno não é um defesa esquerdo, embora possa fazer o corredor. Mas eu acho que precisamos dum jogador melhor que Matheus Reis e que lhe possa fazer concorrência. O Nuno serve para jogar no tridente ofensivo com Pote e Gyokeres. Ele que vá rodando com Trincão e Edwards (ambos jogadores inconsistentes, daí eu pedir um extremo).
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 27.05.2024 às 12:12

Mike,

mas desta vez um guarda redes que saiba sair dos postes sem ter que fazer falta, nenhum dos 3 que temos tem essa "arte".

Central ja temos, o belga.
Defesa esquerdo faltou o Reis, fez imensa falta ontem.

Extremo sim, hummm vem aí o Rafa.
Sem imagem de perfil

De Verdinho a 27.05.2024 às 12:26

Ui.. Rafa não... não vejo que acrescente muito mais que um Edwards ou Trincao. É mais um jogador que é capaz de algo genial e de passar jogos consecutivos sem fazer nada.
Precisamos de extremos com atitude e regulares para não ser apenas o Gyokeres a correr!.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 27.05.2024 às 13:08

Verdinho, eu gosto do Rafa e sou de opinião que viria acrescentar sim, encaixava no nosso estilo de jogo perfeitamente, encaixava sim.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 27.05.2024 às 14:32

O Rafa é super caro e, para mim não vale o dinheiro que custa.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 27.05.2024 às 15:05

Hmmmm começa a habituar-te à ideia...
Perfil Facebook

De Rocha Rocha Rocha a 27.05.2024 às 10:10

Concordo com quase tudo o que diz mas ha ainda outros factores sem querer arranjar desculpas penso que Nuno Santos, Pote e Trincao acusaram alem do corropio de entrevistas, festas etc. a injustiça da não chamada à selecção, estiveram apagados sem chama sem lutarem, depois a gestão da operação ai Israel penso que pideria ter sido operado hj repousar nos 2 ultimos jogos e jogar ontem por ultimo só mais um caso da arbiteagem a bola rematada pelo Nuno entra duzem que o arbitro marcou fora de jogo mas o jogo recomeca com o keeper adversário a repor o bola se.assinalou off sid erro pois devua terminar a jogada e ver o var, e como é possivel um treinador expulso ser autorizado a fakar com os jogadores ? Permitindo que os jogadires fossem oara junto dele aposno golo e no intervalo oara ouvirem instruções?
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 27.05.2024 às 12:19

Rocha,

esse lance nunca foram mostradas mais imagens, ficou a duvida se a bola entra, o Diogo pode ter entrada dentro das baliza com a bola na mão e não existe qualquer fora de jogo.

Independentemente do estado de espirito do Nuno, Trincão e pote não serem os melhores, não foram eles a cometer aqueles erros graves que todos vimos, esses erros sim ofereceram vantagens ao adversário.

Não conheço em detalhe o que diz a lei, mas aquele estádio tem a bancada muito em cima do banco e aberta, ele é expulso e tem que sair, ou ir para o balneário ou para a bancada mas não especifica local da bancada, nem sabemos ao certo se foi desrespeitada a regra.
Sem imagem de perfil

De De Perry a 27.05.2024 às 10:30

Percebo o que Amorim quis fazer quando houve a expulsão, substitui o Morita pelo central e ficou lá com o Trincão para jogar a médio e estender o jogo,as Trincão nunca teve essa capacidade e isso não ajudou nada a equipa. O jogador que vai regressar do Estoril agora o Mateus Fernandes era rapaz para isso, fazer o meio campo e ajudar a equipa a esticar o jogo para Gyokeres não estar tão sózinho. Pote e Hulmand fazem um bom jogo
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 27.05.2024 às 12:22

Claro, entre o Morita e o Trincão a escolha foi correta, o Trincão tem maior capacidade de carregar a bola e com menos gente à frente da defesa o Morita seria peça inútil por ter menos apoios.
Sem imagem de perfil

De MAV a 27.05.2024 às 10:48

Na minha opinião oferecemos a Taça ao clube Azul o mais fraquinho desde há muitos anos. Também penso que a recepção na câmara devia ter ficado para depois da taça. Se influenciou não sei mas o facto é que houve lapsos de concentração. Oferecemos um golo e um penalty não foram conquistados ou seja o erro não foi provocado.
Não sei porque Quaresma não joga a titular.
E Fresneda um jogador de 8M têm há frente Esgaio.
Em relação ao guarda redes enfim temos azar de ter 2 lesionados não acredito que perdiamos o jogo com Adan na baliza.
Essa lesão que era de 3 semanas foi de quantos meses?
Precisámos de um titular para a baliza e ter Israel para 2 e fazer regressar Calai
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 27.05.2024 às 13:20

MAV

Termos "oferecido" a Taça creio que a maioria dos adeptos que viu o jogo estão de acordo, têm a mesma opinião,

Concordo houve lapsos de concentração em alguns elementos, por isso ja escrevi que ja estávamos quase recuperados do relaxe das festas mas ainda não a 100% e o Rúben aprendeu também com isso.

A questão do Quaresma ontem pessoalmente sacou-me do sério, o próprio Galeno sabe e sente que tem mais possibilidades com o St. Juste, sabe como explorar e atacar as suas fraquezas, ficaram claras no jogo no Dragão em que o ST. Juste não é também expulso porque o árbitro lhe perdoou o 2º amarelo e la teve que meter o salva vidas (Quaresma)
ja o disse e reafirmo duvido que o resultado fosse o mesmo se tem optado pelo Quaresma, inibia logo o de inicio o Galeno como voltou a fazê-lo quando entrou.

O Adán também já não estava a dar grandes garantias nas saídas e agora muito menos, menos rápido e com maiores problemas em ler o timing de poder antecipar-se aos adversários fora dos postes.

Comentar post


Pág. 1/3





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo